PT9160U - Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos - Google Patents

Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos Download PDF

Info

Publication number
PT9160U
PT9160U PT916095U PT916095U PT9160U PT 9160 U PT9160 U PT 9160U PT 916095 U PT916095 U PT 916095U PT 916095 U PT916095 U PT 916095U PT 9160 U PT9160 U PT 9160U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bag
animal
urine
emptying
sleeve
Prior art date
Application number
PT916095U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9160T (pt
Original Assignee
William John Mcnamara
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by William John Mcnamara filed Critical William John Mcnamara
Publication of PT9160T publication Critical patent/PT9160T/pt
Publication of PT9160U publication Critical patent/PT9160U/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO PARA A RECOLHA DAS FEZES E DA URINA DE EQUÍDEOS O presente modelo de utilidade refere-se a um dispositivo para recolher e conter a urina e outros excrementos de equideos e outros animais, tendo em vista melhorar as condições de limpeza nos estábulos e locais análogos, ao mesmo tempo que se liberta máo-de-obra para outras tarefas. 0 objecto do presente modelo de utilidade consiste em proporcionar um tal dispositivo que resolva o referido problema, de modo a causar o menor desconforto possível para o animal que o usa, sendo previstas formas de realização apropriadas para animais macho e para animais fêmea. Por outro lado, o dispositivo pode ser usado para facilidade de recolha de amostras das fezes ou da urina para efeitos de análises.
Segundo o presente modelo de utilidade este problema é resolvido por meio de um dispositivo essencialmente constituído por um receptáculo que pode ser aplicado convenientemente no corpo quer de machos (inteiros ou castrados) quer a fêmeas (inteiras ou castradas), susceptivel de recolher e reter as fezes e a urina e adaptável ao ventre do animal, estendendo-se até à zona das costelas. As matérias recolhidas são recebidas num compartimento dianteiro, para serem descartadas, eventualmente para serem utilizadas como estrume; nesta disposição, o peso do sistema e do seu conteúdo distribui-se por uma parte substancial do corpo do animal. Meios de retenção impedem o refluxo dos ditos excrementos; tais meios podem ser 1 constituídos por uma válvula de retenção formada por um tubo flexível, com uma das extremidades fixada na abertura do receptáculo e que se expande para dar passagem aos excrementos mas que não permite que estes sejam expelidos em sentido contrário por qualquer contra-pressão que, pelo contrário, provoca o colapso do tubo.
Nos desenhos anexos representa-se uma forma de realização do presente modelo de utilidade, apenas a titulo ilustrativo. As figuras representam: A fig. 1, o dispositivo segundo o presente modelo de utilidade fixado no corpo de um cavalo, por exemplo um garanhão; A fig. 2, uma vista em perspectiva do dispositivo destinado a uma égua, num corte que permite ver a válvula formada por um tubo; A fig. 3, uma vista de cima de um suporte moldado de borracha com uma abertura do dispositivo das fig. 1 e 2; A fig. 4A, uma vista em perspectiva de uma forma de realização do dispositivo para um macho; A fig. 4B, uma vista em perspectiva de uma forma de realização para uma fêmea ou égua, sem o tampão de esvaziamento;
As fig. 5, 6 e 7 respect ivamente vistas de lado, de frente e de cima do dispositivo da fig. 4A; A fig. 8, uma vista de trás dos dispositivos para macho ou para fêmea correspondente às figuras anteriores; 2
As fig. 9 e 10, cortes longitudinais dos dispositivos para fêmea e para macho, na posição de utilização respectivamente por uma égua ou por um garanhão.
Como observação preliminar geral resultante do exame dos desenhos, deve notar-se que o dispositivo para a fêmea está adaptado para receber uma mistura de excrementos sólidos (fezes) e líquidos (urina) e o seu esvaziamento faz-se de maneira completa através da abertura (20) na parte traseira, podendo portanto prescindir-se do tampão de drenagem (21) que está representado na fig. 4 como fazendo parte do dispositivo para o macho, embora possa ser desejável ter também no dispositivo para a fêmea um tampão de drenagem (22) (fig. 2).
Como se ilustra na fig. 1, o sistema de recolha/retenção, quer para o macho quer para a fêmea, tem a forma de um saco alongado em forma de gamela, flexível (23) susceptivel de se adaptar substancialmente à forma do ventre do animal, e estendendo-se de trás para a frente até à zona das costelas. Este sistema permite recolher os excrementos que de outro modo sujariam os estábulos, etc. e utilizá-los convenientemente onde for necessário. 0 saco (23) pode ser feito de qualquer material impermeável, resistente e flexível, por exemplo uma combinação de plástico, serapilheira e borracha. 0 saco pode ser fixado no cavalo por meios de suporte, por exemplo correias ou arreios ajustáveis (24), de material leve e expansível, de modo a não limitar indevidamente a liberdadevde movimentos do animal. Podem usar-se grampos e molas de abertura rápida de plástico. Os meios de suporte podem ainda incluir uma cobertura ou manta (25) com correias (6) e (27) para o pescoço e para o peito, respectivamente. 3 0 suporte pode globalmente distribuir o peso total do sistema e do seu conteúdo por uma parte importante do corpo do animal, por exemplo por meio de correias associadas com as zonas da rabadela, das coxas, do dorso, do peito e/ou das espàdulas. A abertura (20) proporciona a passagem para a bolsa (28) que é a parte principal do sistema. Estendendo-se por cima da abertura (20), uma parte traseira (29) do saco (23) define uma abertura (30) para a cauda do animal. Usualmente o animal levanta a cauda um pouco quando sente necessidade de defecar (ou de urinar, no caso da fêmea). A disposição de (29) e (30) pode ajudar ou permitir este movimento da cauda para proporcionar uma passagem mais larga/mais livre dos excrementos para a bolsa (23) do que a permitida normalmente pela abertura (20). A versão para o macho representada nas fig. 4A, 6, 7 e 10 tem uma passagem (31) para a urina com uma abertura superior situada por baixo ou para receber o pénis do animal (não representado) e que conduz à válvula de retenção (32) e depois para o receptáculo (33), a partir do qual a urina pode ser drenada através do tampão (21).
Se se desejar podem proporcionar-se outras aberturas, com fecho de correr, ou um fecho de tecido "velcro", para o esvaziamento rápido.
Do exposto fica claro que o presente modelo de utilidade proporciona um dispositivo de recolha e retenção dos excrementos de equídeos que pode ser facilmente esvaziado e limpo, distribuindo-se o seu peso de maneira relativamente uniforme pelo corpo do animal. 4
Além disso proporciona-se um meio simples de recolha destas matérias por exemplo para análises a efectuar.
Embora o presente modelo de utilidade tenha sido descrito principalmente para a sua utlizaçáo em equideos é evidente que pode adaptar-se para ser usado com outros quadrúpedes, por exemplo gado vacum, burros, mulas, lamas e outros animais domésticos ou domesticáveis. Para os fins desta memória descritiva, o termo "equideos" deve incluir esses animais.
Lisboa, | 3 ABR< 1995
0 AGENTE OFICIAL
5

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES DISPOSITIVO PARA A RECOLHA DAS FEZES E DA URINA DE EQUÍDEOS 1 - Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos, quer para machos, quer para fêmeas (inteiros ou castrados), caracterizado por incluir um saco alongado flexível susceptivel de se adaptar substancialmente ao ventre do animal e que se estende da parte traseira até à zona das costelas, ou próximo da mesma, e meios de fixação que permitem que o animal leve consigo o referido saco.
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os meios de fixação incluirem correias ou arreios ajustáveis de modo a suportar o peso do sistema e do seu conteúdo através das zonas da rabadela, das coxas, do dorso, do peito e/ou das espáduas.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por incluir meios para esvaziar o dispositivo sem ter de desligar o dispositivo ou alguma das suas partes.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os meios de esvaziamento proporcionarem a drenagem do material fluente do sistema.
  5. 5 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por apresentar meios sensíveis ao movimento da cauda do animal para auxiliar ou permitir a passagem dos excrementos para o saco quando o animal sente a necessidade de defecar ou urinar, permitindo o 1 fecho ou a limitação da abertura depois de terminado o ciclo respectivo.
  6. 6 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por incluir um receptàculo para as fezes situado à frente de um saco para a urina e/ou para as fezes que constitui a parte principal do sistema e pode ser posicionado por baixo da cauda do animal, substancialmente entre as suas pernas traseiras.
  7. 7 - Dispositivo para a recolha dos excrementos de equídeos que de outro modo sujariam o pavimento ou o chão de estábulos, pátios, "paddocks" e similares e que permite que essas matérias sejam depositadas quando e onde se desejar, caracterizado por incluir meios de fixação, uma bolsa de recolha para as matérias relativamente sólidas e compartimento dianteiro para receber e reter as matérias relativamente fluidas, de modo tal que o peso total do sistema e dos seus conteúdos se distribui por uma porção substancial do corpo do animal.
  8. 8 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por se proporcionarem meios de esvaziamento para a drenagem dos materiais fluidos do compartimento dianteiro.
  9. 9 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por incluir meios de válvula de retenção constituídos por um funil ou manga flexível, de modo que o material fluido possa deslocar-se para a frente, para o compartimento dianteiro e nele ser retido.
  10. 10 - Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizado por incluir uma manga ou funil flexível, com uma das suas extremidades mais larga fixada 2 em torno do interior de uma abertura traseira do referido saco, sendo o restante da manga susceptivel de se estender para o interior do saco sob a acçào do peso dos excrementos caindo para o interior da referida abertura para a admissão da matéria no saco através de uma extremidade interior estreita da referida manga, de modo que, na eventualidade de se gerar uma contra-pressão que tenda a espremer a matéria de novo para a abertura, seja esmagada e sofra colapso sob a acção da referida pressão de maneira a fechar efectivamente a referida abertura. Lisboa , |8 ABR. 19S5 0 AGENTE OFICIAL
    3
PT916095U 1994-09-29 1995-04-18 Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos PT9160U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AUPM327594 1994-09-29

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9160T PT9160T (pt) 1996-03-29
PT9160U true PT9160U (pt) 2000-01-31

Family

ID=3777898

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT916095U PT9160U (pt) 1994-09-29 1995-04-18 Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT9160U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT9160T (pt) 1996-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5738047A (en) Equidae manure/urine catcher
US5386802A (en) Animal excrement collector
US5937795A (en) Pets disposable potty
US4969419A (en) Device for collecting animal excrement
US3817217A (en) Sanitary refuse receiver and harness device (for use on small animals)
US3850159A (en) Device for collecting animal urine
US3270714A (en) System for collecting urine from pregnant mares
US5787843A (en) Animal urine collection device
US20050224015A1 (en) Animal waste collecting device
JP2003517286A (ja) 動物に着用される糞または尿収集装置
NZ529655A (en) A urine collecting device for a harness system
WO1997021343A1 (en) Excrement holder for domestic quadrupeds
PT9160U (pt) Dispositivo para a recolha das fezes e da urina de equideos
EP3995085A1 (en) Urine collection device for animals
WO1999057969A1 (en) Equidae excrement catcher/holder device
BR102022016748A2 (pt) Bolsa porta-sacos portátil para descarte dos dejetos de animais de estimação
AU689508B2 (en) Equidae manure/urine catcher
CN210406630U (zh) 一种放牧羊的粪尿收集装置
AU725205C (en) Excrement holder for domestic quadrupeds
AU770618B2 (en) Manure or urine collecting device worn by the animal
WO2000060928A1 (en) Equidae excrement catcher/holder device
JP3139084U (ja) 多用途型の簡易携帯トイレ
US398379A (en) Manure and urine conduit
US20220400654A1 (en) Wearable feline waste collector and method of making same
WO2008090300A1 (en) Animal waste collector

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19950508

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19991028