PT91495B - Aperfeicoamento de recipientes metalicos - Google Patents

Aperfeicoamento de recipientes metalicos Download PDF

Info

Publication number
PT91495B
PT91495B PT91495A PT9149589A PT91495B PT 91495 B PT91495 B PT 91495B PT 91495 A PT91495 A PT 91495A PT 9149589 A PT9149589 A PT 9149589A PT 91495 B PT91495 B PT 91495B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
flange
lid
container
edge
forming
Prior art date
Application number
PT91495A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91495A (pt
Original Assignee
Rheem Ind Comerc Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rheem Ind Comerc Sa filed Critical Rheem Ind Comerc Sa
Publication of PT91495A publication Critical patent/PT91495A/pt
Publication of PT91495B publication Critical patent/PT91495B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D7/00Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal
    • B65D7/12Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal characterised by wall construction or by connections between walls
    • B65D7/34Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal characterised by wall construction or by connections between walls with permanent connections between walls
    • B65D7/36Containers having bodies formed by interconnecting or uniting two or more rigid, or substantially rigid, components made wholly or mainly of metal characterised by wall construction or by connections between walls with permanent connections between walls formed by rolling, or by rolling and pressing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rigid Containers With Two Or More Constituent Elements (AREA)
  • Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)

Description

CIPIENTES METÁLICOS
Foram introduzidos certos aperfeiçoamentos na forma do objecto do presente invento tanto na configuração como na orientação cas bordas reservadas para o fecho da extremidade inferior, ou fundo, contraposta à extremidade de topo ou tampo a ser aberta para despejar o conteúdo.
Como é do conhecimento dos técnicos do ramo, o fabrico e estruturação dos recipientes de folha, de flandres ou semelhantes, conhecidos como latas, vem sofrendc uma contínua evolução no sentido de se atingirem múltiplos objectivos técnicos e economicos essencialmente voltados para o incremento da velocidade de produção aliada ao aumento zs * da resistência e a garantia de estanquecidade do recipiente (tendo em vista que em geral os produtos alimentícios são acondicionados sob pressão ou sob vacuo) tudo isto dentro de um quadro de redução de custos e atendendo cada vez mais às exigências estéticas e ao designe do produto, já que a embalagem desempenha um papel cada vez .m^is relevante na promoção do produto nela veiculado.
Uma primeira evolução ocorreu no sistema de fecho do corpo da lata, em que se passou da sobreposição e granpeamento das bordas livres (formando um engrossamento longitudinal anti-estético e prejudicial ao fecho das extre midades) cara a actual soldagem por resistência eléctrsca
61.322
LIP/12O7/Ô9
Case 096/88
que permite a junção coplanar das beiradas livres por fusão do material, resultando assim na eliminação das ligas de sol da á base de chumbo 0 qual pode passar para o conteúdo da la ta, em prejuízo do utilizador, devido à alta toxidade do mes mo.
Quanto á aplicação dos tampos nas 2 extremidades (base e topo) o estado da técnica previa diversos sistemas de recravação por rotelagem em que a tampa era apli cada sobre a extremidade flangeada da lata obtendo-se uma bomba saliente (ver Figura 1) resultando numa lata com a apa rência clássica (ver Figura 2) da tipo largamente utilizado para bebidas e alimentos. 0 fabricante do alimento recebe do fabricante de latas o recipiente com a estruturação da Fig.
1, isto é, com 0 fundo fechado e o topo aberto para permitir o enlatamento do produto e sucessivo fecho com recravação da tampa obtendo (Fig. 2) um acabamento idêntico para as 2 extremidades.
referido sistema amplamente usado e conhecido apresenta diversos inconvenientes dentro dos quais avultam:
- 0 processo normal de recravação requer que o painel centra dp tampa ou fundo seja rebaixado aproximadamente, 3 mm em relação ã extremidade mais saliente da recngvação. Isto torna mais fácil a deformação do recipiente quando submeti do a pressão interna (o que acontece normalmente nos processos de esterilização de alimentos) e requer, portanto, um aumento considerável da espessura da tampa em relação à espessura do corpo·
- Para a recravação da zona periférica das tampas com zona flangeada do corpo formando o rebordo externo exige-se mui to material para a conformação da dobra em labirinto.
- Do ponto de vista estético e pratico a presença dos 2 rebordos salientes apresenta alguns inconvenientes na estoca gem e empilhamento das latas.
Como recente avanço sobre a referida técni-261.322 DIP/1207/89 Case 096/83 ca, a. própria autora deste invento já desenvolveu uma série de aperfeiçoamentos do produto e dos meios de fabrico.
No pedido de Patente SúO5ól3 de 01.11. 84 descreveu um primeiro aperfeiçoamento substancial na estruturação dos recipientes e no processo de recravação das tampas, em que ao contrário do rebordo externo (figuras 1 e
2), introduz o conceito de recravação interna partindo de uma tampa posicionada internamente e recravada por interseção com a borda flangeada, para dentro da ext remi da de-base da lata, utilizando ferramentas recravadoras especiais (fig 4 a 8 do citado pedido) com sistema de rotelagem periférica
A lata apresentava como caracteristica básies estrutural o facto de a sua base ou fundo, ter o rebordo resultante da recravação, inscrito na linha periférica do corpo da lata e tendo as espirais do labirinto achatadas e dispostas num plano paralelo à base e ortogonal ao eixo x-x’ da lata (fig. 3).
Como sucessivo avanço tecnológico a mesma autora realizou o invento descrito no Pedido de Patente PI 860.5741 de 21.11.86 introduzindo importantes inovações no processo e no equipamento para o fabrico da lata com as caracteristicas acima referidas, prevendo ao contrário do sistema de recravação por rotelagem, a aplicação de uma axial deformadora mediante o emprego de ferramenta de compressão ilustrada nas figuras 2 e 7 do citado pedido de patente ferramenta esta aplicável em máquinas automáticas, multi-estações (fig. 8) para a conformação do corpo de lata e a recravação, por esmagamento, da tampa seladora.
á agora obecto do presente invento um posterior aperfeiçoamento da estrutura d? lata conforme é descrita no Pedido de Patente PI 840.5613 essencialmente caracterizado pelo facto de o rebordo interno, resultante da recravação, estar disposto em sentido não plano, formando uma superfície toroidal da base da lata (figuras 4 e 5).
As vantagens técnicas decorrentes da a-3-
61.322
DIP/1207/39
Case 096/38 ludida especial configuração, podem ser reunidas assim;
- Maior garantia de estanquecidade, em relação ao estado da técnica, apresentado na Fig. 3, pelo facto de o maior desenvolvimento das camadas deformadas aumenta o efeito de labirinto que garante a est anquecidade.
- Evitam-se movimentos de desligamentos entre as paredes sobrepostas do labirinto (10) o que pode ocorrer no caso de contactos em plano (07), (Fig. 3)«
- A configuração toroidal do rebordo permite maximizar a furção seladora do material vedante. Devido à deformação toroidal, provocam-se, no interior das camadas sobrepostas, reacçòes elásticas que aumentam a pressão entre as faces em contacto, melhorando assim a resistência ao vazamento.
- Do ponto de vista estético, a lata apresenta-se como se fosse do tipo Se 2 partes (corpo e tampa) tendo porém menor custo de fabrico.
- A formação do labirinto por elementos não-planos confere ao conjunto maior resistência a choques e deformação o que possibilita a utilização de material com menos espessura,gerando resultados económicos relevantes ao consi/derar-se o facto de que a industria de latas é montada em função de altíssimas produções onde pequenos avanços tecnológicos geram resultados magníficos.
invento será agora ilustrado e descrito à luz dos desenhos anexos aos quais;
- A Fig. 1 mostra esquematicamente e em secção ampliada longitudinal, uma lata conhecida;
- A Fig. 2 mostra ut® vista em pres'péctiva da lata da Fig. 1 conforme se apresenta ao utilizador.
- A. Fig. 3 mostra em vista esquemática e em secção longitudinal desproporcional, a lata melhorada do objecto do pedido de patente PI 340.5613, com uma respectiva vista em escala ampliada detalhando o labirinto da recravação do fundo da lata;
- A Fig. 4 mostra em vista desproporcional, esquemática e en
-461.322 ΌΙΡ/1207/39 Case 096/88
secção longitudinal, a lata aperfeiçoada deste invento com o respectivo detalhe em vista ampliada do labirinto aperfeiçoado resultante da recravação do fundo da lata; e
- A Fig. 5 mostra em vista desproporcional, esquemática e ert secção longitudinal, uma realização preferencial do objecto do presente invento, com o respectivo detalhe em vista ampliada do labirinto da recravação do fundo da lata.
Pelos desenhos nota-se que as latas hoje produzidas pelos fabricantes utilizando a técnica actual e entregues às industrias para o enlatamento do respectivo produto (alimentício ou outro) apresentam um corpo cilíndrico (1) com a extremidade superior (ou boca) flangeada (2) pji— ra a recravação final da tampa (3) após o enlatamento do produto.
Na base ou fundo (4) da lata, partindo de igual flangeamento e utilizando a recravação por rotelagem, a tampa (5) θ recravada sobre a extremidade livre e flangeada, formando 0 rebordo extremo (8) com um labirinto direccionado segundo o eixo x-x' da lata.
A lata da Fig. 3 apresenta-se com a flange (2) da boca (9) normalmente voltada para fora e a flange (6) do fundo (4) voltada para dentro de modo que a tampa (5) é aplicada por dentro do corpo (ver configuração partilhada da sua aproximação axial no sentido da flecha T) sendo recravada com a orientação final dos elementos do labirinto dispostos em planos paralelos, sobrepostos (colocando) apondo a linha P-ii ortogonal ao eixo x-x* d? lata formando o rebordo interno (7)·
Este recipiente metálico aperfeiçoado, figuras 4 e 5, apresenta uma configuração especial do rebordo inferior (13) em que a flange (15) do corpo (14) recravado sobre a borda periférica (10) da tampa (12) apresenta umí. configuração substancialmente não-plana e não-paralela, definindo um rebordo toroidãl (13) em que as bordas (10) da tampa (12) apresentam 2 saliências convexas espaçadas (10 a,
-361.322
DIP/12O7/Ô9
Case 096/83
d) e uma intermediária, côncava, (10 b) formando com a extremidade livre (10 c) uma ampla curvatura em contacto complementar com a extremidade flangeada (15, 15 a) do corpo (14) ·
A extremidade (15 a) termina pressionando o material vedante (11), alojado na curvatura interna (10 d) da tampa (12). A referida tampa (12) é preferencialmente do tipo ilustrado na Fig. 2 (ref. 10 e 11) do pedido de patente PI 360.5741 referente também a este depositante (requerente).
A orientação do refeoido rebordo toroidal (15) pode tanto ser do tipo coplanar como nas Figs. 4 e 5, com relação ao plano PH, como pode estar inclinada num certo grau, não alterando este facto a caracteristica essencial da configuração ondulada do labirinto.
Uma configuração preferencial do recipiente é a apresentada na Fig. 5, na qual a flange inferior (15)» próximo da região onde é praticada a recravação conforme o presente invento, forma uma superfície cénica (17) permitindo que esta extremidade possa encaixar no rebaixo de uma tampa convencional (3)· permitindo o empilhamento das latas, o que facilita o seu manuseio e exposição.
A referida superfície cónica (17) deve ser tal que a distância (d) meça, aproximadamente duas vezes ou mais a espessura da folha que compõe o corpo da lata (14) deposito do primeiro pedido para o invento acima descrito, foi efectuado no Brasil, em 20 de Agosto de 1988, sob o n° PI 3304455·

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES lê.- APERFEIÇOAMENTO DE RECIPIENTE METÁLICOS do tipo em três partes com costura longitudinal do corpo por resistência eléctrica, sendo uma extremidade ou ca-661.322 DIP/12O7/S9 Case 096/88 ζ-/ beça da lata dotada de flangeamento (16) voltada para fora para recravação periférica externa da tampa após o enchimento da lata e dotada de tampa (12) montada internamente por recravação periférica interna sobre a flange (15) voltada pa ra dentro, da extremidade inferior da lata (14), formando un labirinto com planos sobrepostos definindo um rebordo (13), caracterizado pelo facto do dito rebordo (13) apresentar uma configuração substancialmente toroidal com a extremidade flangeada (15) da parede (14) formando involuções alternadas e complementares àquelas da borda (10) da base (12) em disposição de não-paralelismo com o plano (P-h) de base.
  2. 2ê. _ APERFEIÇOAMENTO DE RECIPIENTES METÁLICOS” de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a tampa (12) da extremidade da base ser preferencialmente do tipo ilustrado no pedido de patente PI 360.5741, e que após a recravação apresenta uma érea central plana e uma borda (10), tendo três saliências, duas convexa:, (10 a, 10 d) e uma central côncava (10 b), sendo a extremidade livre (10 c) amplamente recurvada em concavidade e terminando radialmente voltada para o eixo geométrico do corpo (14) da lata, sendo totalmente envolvida pelas contínuas camadas (15) do terminal flangeado do corpo (14).
  3. 3á - APERFEIÇOAMENTO DE RECIPIENTES METÁLICOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o fundo do recipiente apresentar duas partes (12, 15) herméticamente unidas por meio de uma camada elástica de vedante (11), localizada no interior de uma reentrância (10 d) da tampa (12), e considerado que preferencial· mente, próximo do rebordo (13) a flange (15) apresenta uma certa inclinação, formando uma região cónica (17), cujo diâmetro (d) mede aproximadamente duas vezes mais que a espessura da folha que compõe a lata (14).
PT91495A 1988-08-26 1989-08-18 Aperfeicoamento de recipientes metalicos PT91495B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR8804435A BR8804435A (pt) 1988-08-26 1988-08-26 Aperfeicoamento em recipientes metalicos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91495A PT91495A (pt) 1990-03-08
PT91495B true PT91495B (pt) 1995-07-06

Family

ID=4045483

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91495A PT91495B (pt) 1988-08-26 1989-08-18 Aperfeicoamento de recipientes metalicos

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP0356874B1 (pt)
JP (1) JPH0794255B2 (pt)
AR (1) AR244620A1 (pt)
AT (1) ATE66883T1 (pt)
AU (1) AU619314B2 (pt)
BR (1) BR8804435A (pt)
CA (1) CA1333475C (pt)
DE (2) DE68900243D1 (pt)
ES (1) ES2014388T3 (pt)
GR (2) GR900300075T1 (pt)
MX (1) MX173480B (pt)
PT (1) PT91495B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE9013185U1 (de) * 1990-09-17 1990-11-22 Schmalbach-Lubeca AG, 3300 Braunschweig Mehrteilige Dose o.dgl. Behälter, insb. aus Blech oder Blechverbundmaterial
CN101575024A (zh) * 2009-06-02 2009-11-11 新协力包装制品(深圳)有限公司 包装盒
CN103818608B (zh) * 2013-11-11 2018-11-27 东莞市汇美制罐有限公司 小型三片异形罐五层卷边结构及其卷封方法
CN108820458A (zh) * 2018-06-19 2018-11-16 铜陵美子园农特产品加工有限公司 一种生姜存储罐
WO2024177516A1 (en) * 2023-02-20 2024-08-29 Punchbowl Packaging Limited A packaging container, manufacturing process and manufacturing apparatus

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR410543A (fr) * 1909-03-16 1910-05-23 William Righter Comings Procédé de fabrication de boites ou récipients en carton, métal malléable ou autres matières pouvant etre repoussées ou embouties
ZA767130B (en) * 1976-12-06 1977-10-26 Metal Box Co Ltd Containers
GB2031768B (en) * 1978-10-11 1982-06-16 Metal Box Co Ltd Making container bodies
BR8405613A (pt) * 1984-11-01 1986-06-10 Rheem Metalurgica Sa Recipiente e processo de recravacao das extremidades do mesmo
FR2585332B1 (fr) * 1985-07-24 1988-11-04 Carnaud Emballage Sa Procede d'assemblage d'un corps de boite et d'un fond ou couvercle, dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede et emballage obtenu par sa mise en oeuvre
BR8605741A (pt) * 1986-11-21 1988-06-28 Rheem Ind Comerc Sa Processo de recravacao de uma tampa em um corpo metalico para formar um recipiente basicamente cilindrico,dispositivos para uso no mesmo,maquina para recravacao de recipientes e tampa de lata

Also Published As

Publication number Publication date
BR8804435A (pt) 1990-04-17
CA1333475C (en) 1994-12-13
JPH02166048A (ja) 1990-06-26
PT91495A (pt) 1990-03-08
AU619314B2 (en) 1992-01-23
ES2014388A4 (es) 1990-07-16
AU3806189A (en) 1990-03-01
MX173480B (es) 1994-03-08
DE356874T1 (de) 1990-08-16
EP0356874B1 (en) 1991-09-04
ES2014388T3 (es) 1993-08-16
EP0356874A1 (en) 1990-03-07
AR244620A1 (es) 1993-11-30
ATE66883T1 (de) 1991-09-15
GR900300075T1 (en) 1991-07-31
GR3003167T3 (en) 1993-02-17
JPH0794255B2 (ja) 1995-10-11
DE68900243D1 (de) 1991-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107264911B (zh) 包装套筒、包装件以及包装件的制造方法
EP0673843B1 (en) Paperboard container and method for fabricating the same
US4313553A (en) Container with extensible pouring spout
US3774801A (en) Reinforced metal can end
US4718596A (en) Folding tray
US5020955A (en) Method of manufacturing a closure unit made of sheet metal or plating and container having a closure unit obtained thereby
CZ287730B6 (en) Prismatic layered packing with flat folded gable part and process for producing thereof
EP0197614A2 (en) Bottom design of packing containers
JPH02270543A (ja) カートンスリーブ用エンドプレス
SU1463131A3 (ru) Упаковочный контейнер из гибкого материала
US3038634A (en) Flanged container having controlled corner folds
JPS6344439A (ja) 平頂容器及びそれを作製する為の素材
PT91495B (pt) Aperfeicoamento de recipientes metalicos
JP3002753B2 (ja) 紙主体積層体製容器およびこれの底部圧着装置
US3901431A (en) Cylindrical leak-resistant, thermoplastic coated, paperboard container
US4756470A (en) Carton and blank for packaging ice cream or the like
JPS61502252A (ja) 厚紙容器の為の平頂端蓋を形成するための素材及び平頂の液体運搬用の厚紙容器
US4801073A (en) Liquid packaging container with a filmed-over notch
US2120258A (en) Container
SU1456003A3 (ru) Заготовка дл коробки с плоской торцевой частью
US5102006A (en) Container for gastight packing
US4569474A (en) Continuous sealing rim for carton
US1356344A (en) Transparent-walled container and process of making same
US874346A (en) Method of forming sheet-metal receptacles.
JPH1053268A (ja) 略円筒形の容器に用いられる略円形の端部密封ふた

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980831