PT91015B - Aperfeicoamentos intoduzidos na fabricacao de utensilios de escrita que permitem controlar o consumo - Google Patents

Aperfeicoamentos intoduzidos na fabricacao de utensilios de escrita que permitem controlar o consumo Download PDF

Info

Publication number
PT91015B
PT91015B PT91015A PT9101589A PT91015B PT 91015 B PT91015 B PT 91015B PT 91015 A PT91015 A PT 91015A PT 9101589 A PT9101589 A PT 9101589A PT 91015 B PT91015 B PT 91015B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ink
writing
charge
substance
consumption
Prior art date
Application number
PT91015A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91015A (pt
Original Assignee
Sanchez Muliterno Eduardo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8259773&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT91015(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sanchez Muliterno Eduardo filed Critical Sanchez Muliterno Eduardo
Publication of PT91015A publication Critical patent/PT91015A/pt
Publication of PT91015B publication Critical patent/PT91015B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K5/00Pens with ink reservoirs in holders, e.g. fountain-pens
    • B43K5/02Ink reservoirs
    • B43K5/12Ink reservoirs with ink-level inspection means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)
  • Control Of El Displays (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA FABRICAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE ESCRITA QUE PERMITEM CONTROLAR O CONSUMO
O objecto da presente invenção consiste em aperfeiçoamentos introduzidos na fabricação de elementos de escrita, por exemplo esferográficas ou similares que permitem controlar em qualquer momento o consumo de tinta, bem como o que resta de tinta que falta consumir no elemento de escrita.
Actualmente, e com referência ao estado da técnica, pode dizer-se que as cargas de tinta para esferográficas ou similares são constituídas por dispositivos tubulares metálicos e opacos que impedem que em qualquer altura se veja o consumo ou o que resta de tinta para consumir ou, pelo contrário, são feitos de plástico transparente nos quais é por vezes problemático ver qual o consumo ou o resto de tinta que falta consumir, visto que, regra geral, ficam restos de tinta aderentes às paredes do depósito, impedindo-se em primeiro lugar um controlo da tinta restante em cada momento para consumir, ao mesmo tempo que há um desperdício manifesto de tinta que fica irremediavelmente sem possibilidade de ser usada.
Finalmente deve mencionar-se que o facto de não se saber nestes elementos a quantidade de tinta que ainda há para consumir, conduz a que qualquer dificuldade de escrita ou interrupção momentânea leva a pensar erradamente no esgotamento da carga, o que corresponde portanto a uma despesa suplementar ao deitar fora o elemento de escrita.
De acordo com a patente DE-C-974 635 o depósito da tinta de uma caneta de tinta permanente é feito de um material plástico transparente e contém meios que formam uma janela. Um tubo de suporte é formado no depósito da tinta por moldação por injecção, resultante dai um tubo de suporte com janelas para controlar o esgotamento da tinta. Esta construção é desvantajosa porque, como atrás se explicou, a tinta pode aderir às paredes de plástico das janelas e obstruir a vista.
Por conseguinte, o objecto da presente invenção consiste em proporcionar dispositivos de escrita que não tenham os inconvenientes atrás referidos para o controlo do esgotamento da tinta.
O problema é resolvido com dispositivos de escrita que permitem controlar o esgotamento da tinta com várias aberturas ou janelas de passagem junto do ponto de escrita indicando o nível de carga, incorporando uma certa quantidade de uma substância colorida brilhante na extremidade livre da carga de tinta do dispositivo de escrita, tendo essa substância uma densidade menor do que a da tinta e não sendo miscível com a tinta, mantendo-se no entanto em contacto constante com a extremidade da carga de tinta e definindo um plano comum de separação das duas.
É ainda um objecto da presente invenção uma carga transparente de tinta que contém além da tinta uma substância de côr brilhante não miscível com a tinta e com uma densidade menor do que a da tinta.
Com os aperfeiçoamentos introduzidos na fabricação de tais cargas ou depósitos de tinta para os elementos de escrita resolveram-se todas as dificuldades atrás indicadas as quais incidem maiormente na utilização das actuais esferográficas.
Os referidos aperfeiçoamentos podem cifrar-se nos seguintes pontos significativos. Em primeiro lugar a carga de tinta, tal como é realizada habitualmente, conterá na zona superior de pega ou extremidade aberta, uma substância com uma densidade inferior à da tinta, não miscível com a referida tinta e com uma côr muito brilhante, sendo assim a união entre os dois elementos, isto é, entre a tinta usada basicamente para a substância superior, muito marcada, sendo um sinal inequívoco da quantidade de tinta gasta e da que fica por consumir.
O consumo da tinta pela utilização paulatina do elemento de escrita fará com que o nível da escrita vã descendo e com esta tinta desça também a substância adicionada na sua extremidade, uma vez que a depressão criada na descida da tinta incidirá igualmente na substância extrema que estará em contacto com a extremidade livre da tinta, mas nunca se misturando com uma mesma, visto que uma mistura de ambos os materiais, se eles fossem miscíveis, retiraria todo o valor da adição de um tal produto, se ficasse de maneira muito difundida na zona terminal ou de esgotamento da tinta e o início da substância marcadora.
Em segundo lugar, a referida carga ou depósito de tinta são envolvidos por um corpo ou carcassa de esferográfica, no qual, numa zona próxima ou junto da ponta, estabelecer-se-ão uma ou mais aberturas verticais e da passagem, de modo que permitam observar parcialmente o depósito de tinta no qual a tinta actuará como se fosse a coluna de mercúrio de um termómetro, excepto que a tinta desce, de modo que quando a carga estiver completa apenas se verá uma côr escura.
fazer uma descrição pormenorizada da presente mesma será feita com referência aos desenhos a título de exemplo e sem qualquer carácter limitativo, representam uma forma de realização preferida da presente invenção e cujas figuras representam:
Para invenção, a anexos que,
A fig. 1, uma vista em perspectiva em pormenor, ampliada, da zona de união da extremidade de tinta e da substância adicionada;
A fig. 2, em corte, a união entre a tinta e a substância na outra extremidade;
A fig. 3, várias fases no consumo da esferográfica montada, vendo-se através de aberturas laterais e descida progressiva da tinta.
Na fig. 1, vê-se uma vista em perspectiva dos aperfeiçoamentos da presente invenção que consistem em dispor um tubo ou depósito de preferência alongado (1) e feito de um material plástico transparente. 0 referido elemento alongado possui elementos adicionais tradicionais e fora do contexto da presente invenção, uma certa carga de tinta de escrita (2) que é a que propriamente se utiliza no elemento de escrita.
Na extremidade livre da tinta adicionou-se à tinta (2) uma substância (3) não miscivel com a tinta de escrita (2) . Esta substância é escolhida de modo que não surjam, em relação à tinta, problemas de comportamento diferente. Esta substância adicional (3) será de uma côr muito brilhante que indica de maneira simples - sem entrar em maiores pormenores - o nível aproximado de tinta que resta para consumir, uma vez que a superfície de separação (4) será facilmente visível de qualquer distância apropriada.
Esta substância (3) de côr muito brilhante será adicionada numa quantidade determinada, de 4 a 6 mm, próxima de mas independente do diâmetro do depósito ou carga de tinta, dado que se estimou ser este o comprimento de carga mais apropriado, sendo o suficiente para observar com bastante pormenor e sem esforço a situação da tinta. Este comprimento não é excessivo. 0 fabricante não o introduziu para obter uma menor duração de utensílio de escrita com a consequente economia de tinta introduzida.
A fig. 2 representa um corte do depósito ou carga de escrita (1) no qual se incorporam a carga de tinta (2) e a substância colorida de marcação (3) que, devido à sua côr brilhante, facilite a visão perfeita da mesma e a linha de separação (4) com a tinta. Os dois elementos, a tinta (2) e o produto superior de marcação (3), não se misturam, definindo entre si de maneira muito visível a superfície de separação.
Os bordos de contacto do elemento de marcação tal como os da tinta com as paredes laterais interiores do depósito que os contém têm uma forma semelhante a uma cavidade. Isso indica a tensão superficial que actua nos dois produtos.
Na fig. 3 vê-se a carga da esferográfica montado no corpo ou carcassa exterior (10) , tendo numa zona próxima da ponta da esferográfica janelas ou aberturas (9) que embora estejam representadas em número de três e sejam circulares, podem tomar qualquer forma optativa, por exemplo rectangular, quadrada, alongada, etc. Estas janelas indicarão o nível de tinta da carga da esferográfica. 0 efeito da tinta, ao passar pelas referidas aberturas lembra um termómetro, excepto que se desloca apenas para baixo. A outra extremidade da carga descendente será a que permitirá controlar em qualquer instante a tinta que resta para consumir. A substância de côr brilhante incorporada na extremidade da carga de tinta facilitará em elevado grau a observação através das aberturas (9) , permitindo a visão até à sua abertura inferior que indicará que a carga se encontra no seu nível de capacidade mínimo.
Lisboa, 29 de Junho de 1989

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Utensílio de escrita que permite verificar permanentemente o esgotamento da tinta com várias aberturas (9) ou janelas de passagem (9) junto da ponta de escrita indicando o nível de carga, caracterizado por se incorporar uma certa quantidade de uma substância colorida brilhante (3) na extremidade livre da carga de tinta (1) do utensílio de escrita, por esta substância ter uma densidade menor do que a da tinta e não ser miscível com a tinta (2) mas manter-se em contacto constante com a ponta extrema da carga de tinta e criar um plano comum (4) que separa as duas, definindo o referido plano comum desse modo o nível de carga.
  2. 2. Utensílio de escrita de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por independentemente do diâmetro da carga de tinta, a substância colorida brilhante (3) incorporada na extremidade livre da carga de tinta, ter de preferência um comprimento compreendido entre um mínimo de 4 mm e um máximo de 6 mm.
  3. 3. Cartucho de tinta para verificar permanente o esgotamento da tinta num dispositivo de escrita de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por conter além da tinta uma substância colorida brilhante que tem uma densidade menor do que a da tinta e não é miscível com a tinta mas mantém-se em contacto permanente com a ponta extrema da carga de tinta.
    0 requerente reivindica a prioridade do pedido espanhol apresentado em 9 de Janeiro de 1989, sob
PT91015A 1989-01-09 1989-06-29 Aperfeicoamentos intoduzidos na fabricacao de utensilios de escrita que permitem controlar o consumo PT91015B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8900060A ES2012584A6 (es) 1989-01-09 1989-01-09 Perfeccionamientos introducidos en la fabricacion de elementos de escritura que permiten controlar el consumo.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91015A PT91015A (pt) 1990-07-31
PT91015B true PT91015B (pt) 1995-12-29

Family

ID=8259773

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91015A PT91015B (pt) 1989-01-09 1989-06-29 Aperfeicoamentos intoduzidos na fabricacao de utensilios de escrita que permitem controlar o consumo

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0381818B1 (pt)
JP (1) JPH02190400A (pt)
AT (1) ATE123999T1 (pt)
DE (1) DE68923166T2 (pt)
ES (1) ES2012584A6 (pt)
PT (1) PT91015B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4133628C2 (de) * 1991-10-10 1994-11-03 Staedtler Fa J S Schreibmittelbehälter für flüssige Schreib-, Zeichen-, Mal- oder sonstige Aufzeichnungsmittel, insbesondere für Tinten oder Tuschen
US5954443A (en) * 1993-07-23 1999-09-21 Bacon; Bruce Allen Method for marking the external surface of a strand of material
BR9304806A (pt) * 1993-11-23 1995-07-18 Lapis Johann Faber S A Lápis particularmente lápis de cor e conjunto de lápis
KR20010043725A (ko) * 1998-05-27 2001-05-25 미쓰비시 펜슬 가부시키가이샤 필기구
DE29809761U1 (de) * 1998-05-29 1998-08-06 Schwan-STABILO Cosmetics GmbH & Co, 90562 Heroldsberg Stift
AU2008100039B4 (en) * 2008-01-14 2009-04-23 Schwan-Stabilo Schwanhaeusser Gmbh & Co Pen with symbolic indicator
US9510668B2 (en) * 2011-04-29 2016-12-06 Colgate-Palmolive Company Oral care implement having visual indicator of depletion of a fluid

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE239980C (pt) * 1910-01-24
US1409613A (en) * 1921-08-25 1922-03-14 Strasser Robert Fountain pen
BE476909A (pt) * 1947-01-31
DE974635C (de) * 1950-10-29 1961-03-30 C Josef Lamy Verfahren zum Herstellen von Fuellhalterschaeften aus thermoplastischen Kunststoffen mit zum Teil durchsichtigem Tintenraum

Also Published As

Publication number Publication date
ATE123999T1 (de) 1995-07-15
DE68923166D1 (de) 1995-07-27
ES2012584A6 (es) 1990-04-01
DE68923166T2 (de) 1996-02-29
EP0381818B1 (en) 1995-06-21
EP0381818A1 (en) 1990-08-16
JPH02190400A (ja) 1990-07-26
PT91015A (pt) 1990-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91015B (pt) Aperfeicoamentos intoduzidos na fabricacao de utensilios de escrita que permitem controlar o consumo
ES2091466T5 (es) Aparato de escritura con liquido de escritura alojado libremente en un recipiente.
US3077046A (en) Illuminable fish lure
US2215084A (en) Balanced writing implement
US10285346B2 (en) Water level indicator
CA2041822C (en) Envelope sealing device
WO2020180150A1 (ko) 승강 회전 및 교체 가능한 캐릭터 인형을 갖는 필기구
WO1991012492A1 (en) Attachable type protractor for measuring perpendicularity and horizontal level
EP0896885A1 (en) Cap for writing instruments
US2638829A (en) Developing apparatus
CN2329527Y (zh) 大容积圆珠笔
BR8101714U (pt) Disposição introduzida em prendedor de papel
CN209051766U (zh) 一种玻璃面板的包装箱
KR200162855Y1 (ko) 어린이용 학습구
JPS5997636A (ja) 石けん溶液のための交換可能な容器
US20180228101A1 (en) Water level indicator
CN212242753U (zh) 一种带有分体式补光结构的铅笔
KR200366620Y1 (ko) 캐릭터 모양의 뚜껑이 제공된 필기구
JPH0755515Y2 (ja) タイムインジケーター
EP3556202B1 (en) Water level indicator
KR200439138Y1 (ko) 필기구가 부설된 비밀펜
BRPI0405530A (pt) aperfeiçoamentos introduzidos em cartucho de reposição para impressoras de jato de tinta
GB356436A (pt)
JP3034689B2 (ja) 筆記具用替芯ケース
KR200299112Y1 (ko) 이중분리구조를 갖는 낚시찌

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950908

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980331