PT90980A - Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos - Google Patents

Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos Download PDF

Info

Publication number
PT90980A
PT90980A PT9098089A PT9098089A PT90980A PT 90980 A PT90980 A PT 90980A PT 9098089 A PT9098089 A PT 9098089A PT 9098089 A PT9098089 A PT 9098089A PT 90980 A PT90980 A PT 90980A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
reinforced
winding
fluorinated polymer
continuous filaments
fibers
Prior art date
Application number
PT9098089A
Other languages
English (en)
Inventor
Wayne Francis Gentile
Harvey Louis Kliman
Original Assignee
Du Pont
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Du Pont filed Critical Du Pont
Priority to PT9098089A priority Critical patent/PT90980A/pt
Publication of PT90980A publication Critical patent/PT90980A/pt

Links

Landscapes

  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Reinforced Plastic Materials (AREA)

Description

Ε. I. DU PONT DE NEMOURS AND COMPANY "COMPÓSITOS ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS FLUORADOS REFORÇADOS COM FIBRAS DE FILAMENTOS CONTÍNUOS"
Enquadramento Gerai da Invenção A presente invenção refere-se refere-se a uma matriz de resina de polímeros fluorados reforçada com fibras de filamentos contínuos e, mais particularmente, refere-se a compósitos estruturais formados a partir de uma tal matriz de resina para utilização em ambiente corrosivo a alta temperatura.
Muito embora se saiba que as resinas de polímeros fluorados são resistentes à corrosão em ambientes químicos severos, os compósitos reforçados com fibras para utilizações finais estruturais com base nessas resinas não têm sido considerados práticos por causa da sua pequena resistência mecânica e dos seus pequenos módulos de dobragem. As propriedades mecânicas equivalentes não têm sido possíveis de obter. Seria muito desejável proporcionar uma estrutura compósita com elevada rigidez, resistência mecânica e resistência à corrosão apropriadas para as condições de tra balho a altas temperaturas que encontram em ambientes químicos severos.
Sumário da Invenção A presente invenção refere-se a um compósito que compre endê umâ matriz de resina de polímero fluorado ou de fldor-carbono reforçada com fibras de filamentos contínuos. Preferível- mente^ as fibras de filamentos contínuos são fibras de carbono alinhadas numa direcção axial e o polímero fluorado 4 preferivelmente um copolímero de etileno/tetrafluoroetileno. A propor ção da fibra para resina está compreendida dentro do intervalo desde cerca de 10 ató cerca de 70 %. Tambóm se abragem no seu âmbito estruturas com formas específicas, não planares, assim como planares, formadas a partir desses compósitos.
Breve Descrição dos Desenhos
As figuras 1-3 são representações esquemáticas de um aparelho apropriado para utilizar na presente invenção para formar estruturas compósitas com uma forma não planar.
Descrição Pormenorizada da Invenção
Um processo preferido para a formação de uma estopa precursora de uma matriz de resina reforçada com fibras de filamentos contínuos encontra-se descrito na patente na patente de invenção norte-americana número b.6^0.861, de acordo com o qual se obtám um material reforçado com fibras fazendo passar um conjunto de filamentos prá-aquecidos e sob tensão sobre uma cabeça de extrusao em forma de arco, em que o polímero 4 feito passar atravós do conjunto do feixe de filamentos para revestir os filamentos com polímero. A patente de invenção norte--americana número 6MD.861 4 incorporada na presente memória descritiva como feferencia. Quando se forma essa estopa de fi bra de carbono com uma resina de polímero fluorado, descobriu-^se ser útil para manusear a fibra de carbono aplicar um acaba mento lubrificante antes de pré-aquecer os filamentos.
Outras técnicas para a aplicação do polímero da matriz incluem o espalhamento da resina sob a forma de pé sobre a fi* bra, seguida de aquecimento para fundir a resina ou intermistu ra das fibras de resina com a urdidura dos filamentos contínuos e em seguida o aquecimento das fibras de resina até fundirem formando dessa forma um conjunto de resina da matriz e de película. A estrutura compésita pode obter-se por uma variedade de técnicas. Assim, uma forma de estopa, como se descreveu antes, pode ser transformada numa estrutura enrolada de filamentos ou uma pluralidade de de segmentos dessa estopa pode ser em pilhada e aquecida sob pressão para formar uma estrutura compósita distinta.
Para formar uma estrutura enrolada de filamentos, utili za-se um aparelho como o representado nos desenhos e referido no pedido de patente de invenção norte-americana copendente com o número 095 235, depositado em 11 de Setembro de 1987, que é usado para formar uma estrutura a partir de uma pluralidade de comprimentos de resina de polímero fluorado reforçada com fibras de filamentos contínuos. Ma is particularmente, como se mostra nas Figuras 1 a 3, à cabeça em que assenta o fio da realização prática da presente invenção 4 geralmente designada pelo número 10 e representa-se como incluindo um carreto transversal (12), sobre o qual se monta um braço de alimentação (1½) móvel em di- reacção a e afastamento de um mandril rotativo (16). 0 carreto transversal, o braço de alimentação e o mandril são um enrolado r de filamentos de eixo triplo do modelo W-60-16 com um compu %
tador N-210, fornecido pela firma McClean Anderson de Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos da América, Montados no braço de alimentação, encontram-se os aquecedores de infravermelhos (28), um gúiamento aquecido e um aquecedor de chama aber ta (22) (Figura 1).
Como o carreto (12) à atravessado longitudinalmente pelo mandril (16), uma pluralidade de comprimentos de fios impregnados com resina termoplástica (2½) é puxada de uma plurali dade de bobinas de embalagem de abastecimento (26) montadas num urdidor de desenrolamento (25) de encontro a um nível desejado de contra-tensão aplicada por um mecanismo (não representado) associado ao urdidor para controlar a tensão de desenrolamento nas bobinas (26), tal como um compensador de tensão do tipo 800C012, fornecido por Compensating Tensions Controle, Inc., de West Caldwell, Nova Jérsia, Estados Unidos da América.
Quando a cabeça de assentamento do fio se move em relação à estrutura que está a ser enrolada no mandril (16) os comprimentos de fio (2½) impregnados com resina termoplástica são expostos a aquecedores radiantes (18) (modelo 5535,' fabricado por Research Inc., de Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos da América). Nestes aquecedores a resina .termoplástica é aquecida a uma temperatura que está a 10°C da sua temperatura de fusão. Os comprimentos de fio passam então através de um gúiamento aquecido (20) que, na forma de realização preferida, é um olho circular feito de alumínio, com acabamento anodizado duro revestido com Teflon. 0 gúiamento é envolvido com um aquecedor de bandas operado electricamente (20a) (tal como um aquecedor de banda MI do modelo MBIEJNI.) , que faz subir a temperatura c· *
do termoplástico até uma temperatura superior superior ao seu ponto de fusão, mas inferior à temperatura de degradação, que se deve escolher de modo a ser inferior ao ponto de fusão das fibras de reforço. Montado na extremidade anterior do braço de alinhamentação (lt), encontra-se um aquecedor de chama aber ta (22), (um maçarico de propano Vulcan Universal com um' bico número 3) > sobre o qual as fitas (2<+J passam para a posição de assentamento (28) no mandril (16). Este aquecedor aquece a su perfície da parte que está a ser enrolada -no mandril através de aquecimento induzido do mandril e efectua o aquecimento di-recto dos comprimentos do fio (2*+) à medida que eles se deslocam do guiamento (20) para a posição (28) para garantir supérfí cies alinhadas fundidas na posição de assentamento (28).
Na Figura 2, o aquecedor de chama aberta (22) é substituído por um aquecedor de infravermelhos (221) (modelo 5535» fornecido pela firma Research Inc.) e na Figura 3 o aquecedor de chama é substituído por um aquecedor de ar quente (22") (Ser pentine VI, modelo CHEI28767, fornecido por Sylvania).
Exemplos
Exemplo 1
Um conjunto de filamentos de grafite contínuos Hercules AS1* tendo sproximadamente 300Ò filamentos é revestido com copo-límero de etileno/tetrafluoroetileno (como se descreve na paten te de invenção norte-americana número k.123.602), usando um pro cesso de injecção por fusão (como se descreve na patente de invenção norte-americana número ^.6^0,861) numa gama de *+0 a 60 %
em volume de nível de revestimento*
Buas a quatro bobinas de fio revestido deste filamento de grafite são montadas nas bobinas de rolo de alimentação com um mecanismo para controlar a tensão de desenrolamento (compen sador da tensão do tipo 800C 012, fornecido pela firma Compensating Tension Controls, Inc.). 0 conjunto de filamen tos ê avançado por meio de um mandril com forma elíptica com mo vimento de rotação, montado a jusante e aplica-se uma tensão de aproximadamente 2000 gramas a cada 'conjunto de filamentos em mo vimento por meio do mecanismo de tensão. 0 conjunto de filamen tos em movimento passa através da parte da "cabeça" do enrolado r de filamentos de jusante, que contém: 1) uma secção de pré-aquecimento (aquecida com aquecedor de infravermelhos), que aquece o conjunto de filamentos a 320°C, seguida por: 2) um olho de guiamento que ê pré-aquecido a 320°C com aquecedores de banda, 3) uma fonte de ar quente de aquecimento que fica colocada proximo do mandril com movimento de rotação (afasta da cerca de 3 centímetros) e mantém a temperatura do filamento a 320°C e hj e conjunto de filamentos é finalmente assente num man dril aquecido electricamentg (a cerca de de 280°C). 0 enrolador controlado por computador é pré-programado para produzir um tubo com o comprimento de cerca de 1,8 metros (6 pés), com ângulos de enrolamento 5°/90°/+1f5°/90o/+if5°/90o.
Depois de se completar o enrolamento, o mandril e o tu- 2
feo são arrefecidos durante apróximadamente uma hora ate a temperatura ser igual a cerca de 100°C.
Estas estruturas comportaram-se .satisfatoriamente em ambientes corrosivos a alta temperatura.
Exemplo 2
Transformou-se grafite revestida, como se referiu no Exemplo 1, por enrolamento em chapas compdsitas unidireccio-nais com a espessura de 1/8". Estas chapas foram subsequente mente ensaiadas de acordo com a maneira de proceder de ensaio ASTM D 790. A resistência à flexão foi igual a 3850 kg/cm2 (55*000 psi) e o módulo à flexão foi de 812.000 kg/cm2 (11,6 milhões de psi).
Rei-

Claims (2)

  1. V *
    caçoes R e i v i n d i 1Compósito, caracterizado pelo facto de compreender uma matriz de resina de polímero fluorado reforçada com fibras de filamentos contínuos.
  2. 2.- Compósito de acordo com a reivindicação 1, caracteriza- ! do pelo facto de as referidas fibras contínuas serem fibras de .carbono alinhadas. 3Compósito de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o mencionado polímero fluorado ser um copolí-mero de etileno /tetrafluoroetileno. 4Compósito de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o seu módulo de flexão ser maior do que 140 000 Kg/cm2 (dois milhões de Lisboa, 26 de Junho de 1989 O Agente Oficial da Propriedade Industrial
PT9098089A 1989-06-26 1989-06-26 Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos PT90980A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9098089A PT90980A (pt) 1989-06-26 1989-06-26 Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9098089A PT90980A (pt) 1989-06-26 1989-06-26 Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT90980A true PT90980A (pt) 1991-02-08

Family

ID=20084516

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9098089A PT90980A (pt) 1989-06-26 1989-06-26 Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT90980A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3616123A (en) Helicoid laminate comprising several continuous tiered strips
IE912152A1 (en) Apparatus and method for winding fiber reinforced¹thermoplastic resin tow and product thereof
SK5432001A3 (en) Hollow solid generated by rotation and method for making same
US20190338087A1 (en) Graphene-augmented composite materials
US4975321A (en) Structural composites of fluoropolymers reinforced with continuous filament fibers
KR20010039562A (ko) 강화 섬유와 열가소성 유기 재료의 섬유로부터 형성되는복합 테이프를 제조하는 공정
US5160568A (en) Apparatus including a heated guide eye for winding a plurality of lengths of thermoplastic resin impregnated yarns
US20220143913A1 (en) Methods to produce low-defect composite filaments for additive manufacturing processes
WO2022057298A1 (zh) 3d打印用长玄武岩纤维热塑性耗材、其制备方法及制备装置
JP2969141B2 (ja) 複数の熱可塑性樹脂含浸ヤーンを巻き取る装置と方法及びその製品
PT90980A (pt) Compositos estruturais de polimeros fluorados reforcados com fibras de filamentos continuos
US5160561A (en) Method for winding a plurality of lengths of thermoplastic resin impregnated yarns using a heated guide eye
US5256230A (en) Winding of resin impregnated fibers using a heated guide
EP0347826B1 (en) Structural composites of fluoropolymers reinforced with continuous filament fibers
US5069959A (en) Structural composites of fluoropolymers reinforced with continuous filament fibers
JPH0724830A (ja) 熱可塑性一方向プリプレグシートの製造法
JPH11130882A (ja) ヤーンプリプレグおよびその製造方法
KR890003570B1 (ko) 한 방향 코우머섬유 시이트상물에 의해 강화된 프리프레그시이트의 제조방법
PT87696B (pt) Composito de matriz polimerica reforcada com filamentos inorganicos revestidos com um polimero tendo um modulo intermediario entre o da matriz e o dos filamentos
JPH02173125A (ja) 繊維強化樹脂複合体プリプレグの製造方法
EP0276055B1 (en) Method of producing thin reinforced resin sheet
JPH03243333A (ja) 繊維強化熱可塑性樹脂管の製造方法
JPH0562894B2 (pt)
US20160114500A1 (en) Method and apparatus for producing a carbon-fiber-reinforced polymers additiuonally reinforced by alumina nanofibers
US20210122125A1 (en) Polymer composites and methods of making

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950915