PT90562B - Maquina portatil e processo para a formacao de terrenos reforcados por fios texteis - Google Patents

Maquina portatil e processo para a formacao de terrenos reforcados por fios texteis Download PDF

Info

Publication number
PT90562B
PT90562B PT90562A PT9056289A PT90562B PT 90562 B PT90562 B PT 90562B PT 90562 A PT90562 A PT 90562A PT 9056289 A PT9056289 A PT 9056289A PT 90562 B PT90562 B PT 90562B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ejectors
machine according
ground
granular material
formation
Prior art date
Application number
PT90562A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90562A (pt
Inventor
Michel Audouin
Original Assignee
Texsol Applic Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Texsol Applic Sa filed Critical Texsol Applic Sa
Publication of PT90562A publication Critical patent/PT90562A/pt
Publication of PT90562B publication Critical patent/PT90562B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D3/00Improving or preserving soil or rock, e.g. preserving permafrost soil
    • E02D3/005Soil-conditioning by mixing with fibrous materials, filaments, open mesh or the like

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Investigation Of Foundation Soil And Reinforcement Of Foundation Soil By Compacting Or Drainage (AREA)
  • Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)

Description

Descrição referente à patente de invenção de Sociáte d’Application du TEXSOL, francesa, industrial e comercial, com endereço postal em Solte POstale n°. 62, 91401 ORSAY Cádex, França, (inventor: Michel Audouin, residente na í'rança) para MáQUINA PORTÁTIL E PROCESSO PARA A FORMAÇÃO
DE TERRENOS ESFORÇADOS POR FIOS ΤΕΣTEIS
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a uma máquina portátil destinada a projectar fios têxteis, em particular para a formação de terrenos reforçados const .tuídos por uma mistura tridimensional de tais fios, convenientemente enredados na mistura, e um material granular, tal como areia, enviada para sobre o terreno segundo um Jacto acelerado por interméj· dio de meios de alimentação anexos·
A presente invenção refere-se também a um processo de formação da terrenos assim constituídos, util: zando uma tal máquina.
Gomo se descreve em especial na paten—. te europeia N2. 80.400.379·6 depositada em 21 de Março de 198© conhece-se já um processo de formação de terrenos que consiste em misturar intimamente um material granular, em particular a— reia, com fios sintáticos enredados. Ensaios feitos mostraram que um tal material apresentava efectivamente boas qualidades de comportamento e de coesão, por exemplo utilizando proporções
— ponderais de fios e de areia {jCom fios tendo, por exemplo, '-se que um fio com um título (ima por cada 1000 metros).
da ordem de 1,5 para mil, e isso um título de 33θ decitex (recordaigual a um tex tem um peso de 1 graCom base no modelo de utilidade FE 2 572 431, depositado em 26 de Outubro de 1984 pela Requerente conhece-se além disso uma máquina que peimite misturar intimamente um material granular com fios têxteis enredados convenien.]temente distribuídos e tensos.
j iías tratava-se nesse caso de um equipamento pesado realizado em tomo de um veículo tractor motoriizado, do tipo todo o terreno, equipado com uma lança orientái :jvel que permite intervir a distância em estaleiros vastos, por iexemplo contra um grande talude ou uma falésia.
! Ora verificou-se que um certo número íí · . w de estaleiros, tendo em atenção as suas dimensões, não necessitavam da intervenção de tais unidades.
j Ha prática, verificou-se mesmo que o jque constituía uma vantagem para certos locais (trabalho a disHtância, grande caudal de material depositado) podia tornar-se um inconveniente ou mostrar-se inadaptado em especial no caso de terrenos de difícil aproximação, por exemplo por falta de víj IpLe acesso, de condições naturais desfavoráveis, etc., ou ainda de zonas de intervenção pouco extensas, mesmo exíguas.
' É para satisfazer esta necessidade e ue maneira a pirmitir ao operador encarregado» da máquina poder controlar a qualidade do material que vai depositar, assegurando—lhe no entanto condições de trabalho convenientes, que se propõe, segundo a presente invenção, uma máquina portátil, ca— racterizada por compreender uma manga provida de uma pega e terninada por uma cabeça equipada com ejectores, cada um dos quais compreende uma tubeira de ejecção alimentada com fios e reeeben—
- 2 g ’ϋύι
do uma alimentação de fluído sob pressão destinado a projectar os fios para o exterior das tubeiras, para o terreno em formação, estando os referidos ejectores dispostos em pelo menos uma rampa e montados oscilantes nas mesmas.
De preferência, os movimentos de oscilações dos ejectores serão sincronizados por meio de um sistema de pequenas bielas que ligam entre si os ejectores. Estas bielas que poderão ser ajustáveis em comprimento, poderão constituir meios completamente adaptados para regular a amplitude de oscilação destes.
Segundo uma outra característica da presente invenção, á igualmente encarada a hipótese de a máquijna compreender meios que permitem fazer variar a frequência e/ou a amplitude de oscilação dos referidos ejectores.
Notar-se-á igualmente que a conduta de alimentaçãá com fluído sob pressão das tubeir.as de ejecção dos fios poderá incluir uma torneira de regulação do caudal de fluído, permitindo a velocidade de ejecção dos fios.
Deste modo, será possível assegurar 1 um depósito controlado destes fios no terreno e isso nas melhores condições de realização, por uma regulação simples conjugada com a velocidade de ejecção dos fios, quer da amplitude, quer da frequência das oscilações dos jectores.
No que respeita ao processo de formação de terrenos reforçados segundo a presente invenção e utilizando uma máquina do referido tipo, notaremos que ele ê caracterizado por, enviando-se para uma zona de terreno a reforçar de largura determinada uma quantidade definida de material granular, se imprimir aos ejectores um movimento alternativo de ou cilações de modo a varrer toda a largura considerada de terrenos, com uma regulação tal que os jactos de fios se sobreponham dois a dois.
Assim, poderá assegurar-se uma coesão ί perfeitamente convertente entre o material granular e os fios, praticamente qualquer que seja a natureza do teri'eno a consolidar ou a formar.
A presente invenção e a sua realização serão mais claras com o auxílio da descrição que vai segui: -se, feita com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista esquemática de conjunto da máquina se gundo a presente invenção ilustrando claramente a sua forma de pistola,
A fig. 2, uma vista de frente da cabeça de ejecção da máquina segundo a seta (II) da fig. 1,
A fig. 5» uma vista em corte, ao nível desta mesma cabeça feito pela linha (III-III) da fig. 1; e
A fig. 4, esquematicamente, a maneira como oscilam os ejec tores e como se efectua o depósito conjugado doe fios e do material granular.
Descrever-se-á a presente invenção fazendo primeixamente. referência à fig. 1, na qual está ilustrada a máquina portátil (1) segundo a presente invenção, que se apresenta com o aspecto geral de uma pistola provida de uma manga (2) ou cano sensivelmente rectilíneo e alongada, e um punho ou coronha (5) , que permite ao operador pegar com a mão na máquina.
A manga (2) liga o punho (5) a uma cabeça (4) equipada com ejectores (5), cada um dos quais compreende uma tubeira de ejecção (6) alimentada com fios têxteis (?){ e destinada a, sob a pressão de um fluído, de preferência um líjquido, por exemplo um jacto de água, projeetar os fios para a zona de terreno em formação.
- 4 4 ?J>
j! Tal como estão ilustrados, os ejecto-i jres (5) estão dispostos na cabeça (4) segundo uma rampa de eixoj Igeral (8) dirigido sensivelmente perpendicularmente à manga (2)j e na qual os ejectores (5) estão montados oscilantes.
jj A alimentação com fluído sob pressão •'conveniente destes ejectores é assegurada por uma conduta de j alimentação (9) ligada a uma canalização de montante (não repre· sentada).
ji Notar-se-á igualmente que a pistola iestá além disso provida de uma conduta flexível (10) complemenJtar de alimentação com ar comprimido, cuja utilidade se compreI enderá melhor mais adiante.
Fazendo agora referência às fig. 2 e 3, nas quais está ilustrada em pormenor a cabeça da máquina ao ; nível dos seus ejectores, nota-se que o movimento alternativo de oscilação destes últimos é assegurado por meio de um excêntrico (11) de eixo sensivelmente perpendicular ao da rampa (8) e que está montado numa manga (12) aplicado par meio de um d ede ! (15) ao corpo de um dos ejecbcres. Uma série de pequenas bielas li (14), de preferência com comprimento regulável, ligam entre si dois ejectores consecutivos, de modo a asééegurar aos memos de preferência um movimento de oscilações conjugadas síncronas
Sa (15) © (16) representaram-se os pontos de fixação das pequenas bielas (14) ao nível de cada um dos quatro ejectores (fig. 2). ilas poderiam prever-se iguaimen·i' te outros pontos de fixação, tais como (15*) e (16*), de modo a aumentar o campo de regulação da amplitude de oscilação dos referidos ejectores.
Faz-se agora referência mais particu-u larmente à fig. Jpãranotar que o excêntrico (ll) é arrastado em rotação em tomo do seu eixo (11a) por intermédio de um veio(hao repre sentado) comandado por um motor rotativo esquematizado em
(17), o qual é alimentado com ar comprimido pela conduta (10) atrás referida, sob o impulso de um motor, arrastando o excêntrico (11), que é montado sem rotação na sua manga (12), esta manga num movimento rectilíneo alternativo. Por meio do dedo (13), o movimento é transmitido a uma. das cabeças de ejecção, ao nível de uma peça intermédia (24), que é montada em rolamentos (25) cujo anel interior (não representado) recebe um veio (26) ligado rigidamente em (27) a uma peça fixa (28), por sua vez ligada rigidamente ê manga (2). 0 movimento de oscilação dos ejectores vai pois efectuar-se em torno do eixo (26a) do veio (26) disposto sensivelmente paralelo à manga (2).
Na fig· 3, vê -se igualmente que a cojn— duta flexível (9) de alimentação com fluído sob pressão (água) das tubeiras (6) se divide, ao nível da cabeça de ejecção da máquina, numa série de tubos flexíveis (19) (ver também a fig.
2) que desembocam cada um deles por uma passagem (19a) junto da extremidade (6a) de admissão de uma das tubeiras ao nível da qual é igualmente admitido um fio (7), depois de este ter sido guiado por um olhai (20) com parede de cerâmica, montado numa placa de suporte (21), por sua vez fixada numa caixa (22) de protecção dos órgãos de comando dos ejectores.
Vamos agora considerar os meios de controlo da máquina, visto que na prática se mostrou ser útil ter a possibilidade de regular, de preferência de maneira combinada, a amplitude de oscilação e a frequência de oscilaçães dos ejectores, de modo a poder ajustar de maneira fina a repartição dos fios no terreno.
No.,-que respeita à amplitude das osci· lações, recorreu-se a um sistema de regulação do tipo de parafuso (14a) - porca (14b) montado em cada biela. Quanto à frequência de oscilações, previu-se controlá-la por meio de um diapositivo de regulação, tal como uma torneira (29) montada na proximidade da coronha (3) e permitindo actuar no caudal de ar comprimido que se escoa através da conduta (10) e portanto na velocidade de rotação do motor (17)
- 6 /
Restava o problema do doseamento dos fios/material granular,
Na medida em que a conduta (9) de alimentação dos ejectores (5) com fluído sob pressão (água sob pressão) atravessa a pistola da base da sua coronha até junto da extremidade da sua manga (2), esse problema foi resolvido, prevendo, ua proximidade da coronha (5) da pistola, uma tomei ra doseadora (30) que permite controlar o caudal de água e por tanto a velocidade de ejecção dos fios.
Da descrição anterior, verifica-se que a máquina descrita á de utilização muito flexível. A sua manipulação fácil permite visar precieamente a zona do terreno onde se pretende intervir, podendo a largura 1 deste terreno ser, tal como se ilustra na fig. 4, adaptada às condições de intervenção pela regulação conveniente das pequenas bielas (14), as quais, como se compreendeu, determinam a amplitude de oscilação dos ejectores.
Na fig. 4 indicou-se por X o ângulo de oscilação de um dos ejectores.
Na prática, uma boa cobertura do te3>reno com um enredamento correcto entre os fios e a areia foi obtida regulando estas bielas de modo que os Jactos de fios de-}· senbocando de duas tubeiras (6) contíguas se sobreponham dois a dois. No decurso destes intervenções, a frequência de oscilação das cabeças de ejecção tinha sido ajustada (actuando na toi^ neira (29)) de modo tal que os fios projectados na massa de arçia fiquem tensos e não soltos.
Quanto ao caudal de fios a depositar ele tinha sido regulado (actuando na torneira (30)) de modo que se obtenha, em peso, uma relação fios/areia compreendida entre 1 e 2 por mil.
- 7 Na fig. 4, pode ver-se que em (31) sé representou além disso esquematicamente a parte extrema de vazamento do material granular que é projectado em quantidade controlada no exterior de um tubo flexível de grande diâmetro ligado' a um compressor de ar (não representado) , o qual poderá eventuiítmente ser utilizado também para a alimentação com ar comprimid^ do motor (17) da máquina.
Assim, por um deslocamento, ao longo da zona de terreno a formar, do operador que segura na mão a máquina segundo a pro sente invenção e do manipulador do tubo de vazamento da areia que repartirá esta na largura 1_ de terreno, poderá tratar-se todo comprimento desejado de intervenção e controlar em qualquer instante a espessura ou a altura de terreno formado.
Ê claro que a presente invenção não • se limita estritamente ao único modo de realização que se aca1 ba de descrever.
Em particular, poderia prever-se a instalação dos ejectores de maneira diferente, colocando-os por exemplo numa rampa dirigida paralelamente à manga da máquina. Teria podido então imprimir—se aos ejectores um movimento osci-P latério alternativo segundo um plano sensivelmente paralelo à manga.
Seria também possível distribuir os ejectores em várias rampas.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lfi Máquina portátil destinada a projecti fios têxfceis em particular para a formação de terrenos reforça.
    «ir dos constituídos por uma mistura tridimensional de tais fios j convenientemente enredados na mistura e por um material granular enviado para o terreno segundo um jacto acelerado por intermédido de meios de alimentação separados, caracterizada por compreender um cabo (2) provido de uma pega (5) e terminado poir uma cabeça (4) equipada com ejectores (5)» cada um dos quais compreende uma tubeira (6) de ejecção alimentada com fios e recebendo uma alimentação (9) de fluído sob pressão destinado a projectar os fios (7)» no exterior das tubeiras, para o terre-! no em formação, estando os referidos ejectores (5) dispostos em pelo menos uma rampa (8) e montados oscilantes nesta rampa.
    - 2s Lláquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os movimentos de oscilação alternativas diferentes ejectores (5) serem sincronizados por intermédio de um conjunto de pequenas bielas (14) que ligam os ejectores ent si.
    dos □ •e
    - 30 í i
    I lláquina de acordo com a reivindicaçãc í2, caracterizada por o movimento coordenado de oscilação dos ejectores ser assegurado por intermédio de um excêntrico (11) que actua nos referidos ejectores (>)· _ 4£ _ reivindicações anteriores (29) para fazer variar a
    Máquina de acordo com qualquer das , caracterizada por compreender meios frequência de oscilação dos ejectores.
    - 5â iláquina de acordo com as reivindicações 3 ou 4, caracterizada por o referido excêntrico (11) ser ji movidopor um motor rotativo (17) alimentado com ar sob pressão , jj compreendendo a conduta (10) de alimentação com ar comprimido i do motor uma torneira (29) de regulação do caudal de ar permitindo cotrolar a frequência de oscilação dos ejectores (5)·
    - 6ã Máquina de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por a conduta (9) de alimentação com fluído sob pressão das tubeiras (6) dos ejecto| res compreender uma torneira (30) de regulação do caudal; de í fluído permitindo controlar a velocidade de ejecção dos fios têxteis e í - 7& - .
    Máquina de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por compreender meios (14, 15, 16) para regular a amplitude de oscilação dos ejectores ·
    - 82 Máquina de acordo com a reivindicaj ção 7i caracterizada por as pequenas bielas (14) que são ajustáveis em comprimento constituírem os referidos meios de regulação da amplitude de oscilação dos ejectores (5)·
    - 9a reivindicações 2 a cada um provido de das pequenas bielas
    Máquina de acordo com qualquer das 8, caracterizada por es ejectores estarem, diferentes pontos de ancoragem (15,16,15*,16’) (14).
    Processo de formação de terrenos ref :>r- 10 ç«dos constituído» por wsa aistura tridimensional de um aatori granular e de fioe têxteis, por ceio da uma máquina de acordo coa qualquer das rsiviniic ações anteriores, caracterizado por, ao enviar para uma zona de terreno a reforçar com uma largura
    JL determinada, una quantidade definida de material granular, se iapriair aos ejectores (5) um movimento alternativo ds osci lação, de rodo a varrer toda a largura considerada da terreno cox una regulação tal que os jactos de fios se sobreponham doi a deis.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido francês apresentado en 16 de, la lo de 19S3 sob o £12. SS 06529.
PT90562A 1988-05-16 1989-05-15 Maquina portatil e processo para a formacao de terrenos reforcados por fios texteis PT90562B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8806529A FR2631357B1 (fr) 1988-05-16 1988-05-16 Machine portable et procede pour la formation de terrains renforces par des fils textiles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90562A PT90562A (pt) 1989-11-30
PT90562B true PT90562B (pt) 1994-04-29

Family

ID=9366329

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90562A PT90562B (pt) 1988-05-16 1989-05-15 Maquina portatil e processo para a formacao de terrenos reforcados por fios texteis

Country Status (6)

Country Link
US (1) US4900194A (pt)
JP (1) JPH0249811A (pt)
FR (1) FR2631357B1 (pt)
MY (1) MY103114A (pt)
PT (1) PT90562B (pt)
SU (1) SU1759236A3 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI91984C (fi) * 1992-12-10 1994-09-12 Yit Yhtymae Oy Menetelmä maahan muodostettavan rakenteen vahvistamiseksi
US6042305A (en) * 1997-08-15 2000-03-28 Ppg Industries Ohio, Inc. Fiber-reinforced soil mixtures
CN107135698B (zh) * 2017-05-27 2023-03-31 中节能铁汉生态环境股份有限公司 一种集成式射流喷丝植生系统、补强土植生系统及补强土植生方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4645381A (en) * 1980-03-19 1987-02-24 Etienne Leflaive Building material, its application for embankment, surfacing, or as foundation mass over a loose ground, and method and installation for the production of said material
US4662946A (en) * 1982-10-05 1987-05-05 Mercer Frank B Strengthening a matrix
FR2572449B1 (fr) * 1984-10-25 1987-02-20 France Etat Ponts Chaussees Procede et installation de mise en place d'un materiau particulaire renforce par un element lineaire continu
FR2572435B3 (fr) * 1984-10-26 1987-03-06 Texsol Applic Machine et procede pour la formation de terrains renforces de fils textiles.
US4666346A (en) * 1986-03-24 1987-05-19 Hanna-Beric Systems, Inc. Rotatable fill pipe with collapsible backfill elbow and method of employing same to blind-fill underground voids

Also Published As

Publication number Publication date
FR2631357B1 (fr) 1990-07-27
MY103114A (en) 1993-04-30
JPH0249811A (ja) 1990-02-20
PT90562A (pt) 1989-11-30
FR2631357A1 (fr) 1989-11-17
US4900194A (en) 1990-02-13
SU1759236A3 (ru) 1992-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3490654A (en) Controlled volume systems for pneumatic discharge of powdered and granular materials and the like
DE68918875T2 (de) Feldspritze.
US3647140A (en) Sprinkler construction
US4709860A (en) System for applying pesticides without drift
US3567120A (en) Method for spreading powder and device therefor
EP3612317B1 (de) Gebläsesprühvorrichtung
DE3014776A1 (de) Vorrichtung zum eintragen auffolgender schussfadenlaengen bei einer schuetzenlosen webmaschine
PT90562B (pt) Maquina portatil e processo para a formacao de terrenos reforcados por fios texteis
BR102013012438B1 (pt) conjunto borrifador, aparelho borrifador portátil e processo para operar um aparelho borrifador portátil
US4596362A (en) Water jet driven rotary sprinkler
US4947581A (en) Spray shield assembly
US2613993A (en) Sprinkler
US2370408A (en) Spray gun apparatus
US4826079A (en) Moving means for fountain nozzle
US3334389A (en) Troweling device
US2592609A (en) Magnetically controlled rotary water sprinkler
US2719753A (en) Portable spraying apparatus
DE19840051A1 (de) Verfahren zur Rohrinnenbeschichtung und Anlage
JP3232135U (ja) 散水器
DE60012060T2 (de) Regner mit einstellbaren Wasserstrahlen
RU223754U1 (ru) Распределитель пневматической зерновой сеялки
CN211136818U (zh) 一种喷砂设备用改进型瞄准装置
US1225857A (en) Sprinkling device.
DE3208442A1 (de) Verteilerkopf fuer eine beregnungseinrichtung
JP2516412Y2 (ja) 釣用仕掛けのエダス固定具

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931007

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950430