PT89846B - Dispositivo depilador - Google Patents

Dispositivo depilador Download PDF

Info

Publication number
PT89846B
PT89846B PT8984689A PT8984689A PT89846B PT 89846 B PT89846 B PT 89846B PT 8984689 A PT8984689 A PT 8984689A PT 8984689 A PT8984689 A PT 8984689A PT 89846 B PT89846 B PT 89846B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pins
belt
motor
hair
epilator
Prior art date
Application number
PT8984689A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89846A (pt
Inventor
Abraham Nussbaum
Original Assignee
Crestmoore Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from IL85568A external-priority patent/IL85568A0/xx
Application filed by Crestmoore Ltd filed Critical Crestmoore Ltd
Publication of PT89846A publication Critical patent/PT89846A/pt
Publication of PT89846B publication Critical patent/PT89846B/pt

Links

Landscapes

  • Hair Curling (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)
  • Brushes (AREA)

Description

presente invento refere-se a um dispositivo depilador para remoção de pelos compreendendo uma carcaça de agarrar a mão tendo um motor eléctrico e um interruptor eléctrico montado na referida carcaça para ligar e desligar o referido motor, e um corpo de arrancar pêlos montado na base de motor montada rotativamente na dita carcaça, tendo com uma placa de secção exposta, tendo uma pluralidade de pinos rotativos prolongados montados em chumaceiras na periferia da placa de secção exposta e uma cinta posta em movimento pelo referido veio central do motor, que corre continuamente em torno dos referidos pinos ro tativos prolongados; de modo que quando o aparelho depilador é posto em contacto com os pêlos do corpo estes são presos em in tervalos entre os referidos pinos prolongados e a referida cin ta rotativa que aperta os pêlos no sentido da rotação dos refe ridos pinos, e arrancando assim os referidos pêlos.
FlGt
GS 7 89 2723 h
LEfiÕRlA DESCRITIVA .7 n t e c e d entes do In v e n t o presente invento refere-se a dispositivos depiladores para removerem os pêlos do corpo tais como os que são utilizados para fins cosméticos.
Foram propostos no passado um certo número de dispositivos depiladores para este porpósito. Alguns destes dispositivos incluem discos dispostos de modo a formarem intervalos com configurações semelhantes a cunhas para prenderem e arrancarem os pê los; um dispositivo deste tipo é descrito na patente dos ELA 2 900 661. Outros dispositivos incluem molas helicoidais que defJL nem intervalos entre as suas espiras para prenderem os pêlos; exemplos deste último tipo encontram-se descritos nas patentes dos Eua 1 232 617, 4 079 741 e 4 524 772, sendo os dois primeiros molas helicoidais axiais e o último uma mola arqueada e descrevendo a patente dos ELA 4 726 375 um cilindro rotativo de borracha ou de plástico provido de fendas para prender os pêlos entre as fendas e arrancá-los, ao rodar em torno do seu eixo. Constitui o objectivo deste invento proporcionar um dispositivo depilador que não emprega nem discos nem molas helicoidais, mas que define os intervalos destinados a prenderem os pêlos de uma outra maneira que apresenta várias vantagens em relação a ^rte anterior, como será definido abaixo.
De acordo com o presente invento é proporcionado um dispositivo depilador para remover os pêlos do corpo, que compreende uma carcaça de agarrar à mão, com um motor eléctrico e um interruptor montado na referida carcaça para ligar ou desligar o referido motor. Está também incluído um corpo para arrancar pêlos tendo por base o motor, montado rotativamente na referida carcaça e apresenta uma placa de secção exposta com uma pluralidade de pinos rotativos montados em chumaceiras existentes na periferia da referida placa exposta. Lma cinta accionada pelo veio central do referido motor corre continuamente em torno dos refe ridos pinos rotativos prolongados quando se liga o motor de modo que, quando o dispositivo é posto em contacto com os pêlos
789
2723 tí
do corpo estes serào presos nos intervalos entre os referidos pinos prolongados e a cinta rotativa apertando os pêlos no sentido da rotação dos referidos pinos e cinta e arrancando assim os ditos pêlos.
Uma diferença substancial de construção do dispositivo depilador do presente invento em relação aos dispositivos descritos da arte anterior existentes reside no facto de a secção exposta do dispositivo em contacto com a pele, não é de metal mas uma cinta de borracha ou de elastómero, que corre continuamente em torno dos pinos.
Outra importante vantagem do dispositivo reside no facto de o mesmo arrancar os pêlos em todas as direcções simultaneamente, enquanto os dispositivos da arte anterior actuam todos apenas numa direcção.
Lima outra vantagem importante do presente dispositivo reside no facto de o pêlo ser puxado paralelamente à pele e a partir de testes realizados, comparando o funcionamento do presente dispositivo com as unidades da arte anterior, verificou-se que esta caracteristica reduz grandemente as dores durante o processo de depilação.
Uma outra vantagem do aparelho é a sua forma compacta que permite a utilização de uma carcaça mais pequena do que seria necessário para os dispositivos descritos na arte anterior.
Na concretização preferida o motor instalado é um motor de 10 watt de corrente contínua com 5000 a 10.000 r.p.m. alimentado por pilhas ou acumuladores recarregáveis de 9 Volt ou qualquer outra fonte de energia adequada.
A concretização preferida apresenta uma carcaça feita de ABS ou de plástico semelhante. t'a concretização preferida a referida cinta rodando em torno dos pinos é feita de borracha ou qualquer elastómero adequado ou plástico flexível adequado; a cinta pode ser plana ou cilíndrica com uma largura de 3 a 5 mm.
A estrutura da referida cinta pode ser plana, circular, trapezoidal ou uma combinação de plana ou circular, a i'im de se obter um coe ficiente de atrito melhor entre a cinta e os pêlos a arrancar pode dar-se a superfície exterior da cinta uma certa rugosidade
789
2723 b
-4ou introduzirem-se pequenas saliências em forma de dentes de for ma que, quando a cinta entra em contacto com os pêlos estes serão presos pela cinta e puxados para os referidos pinos para serem depois arrancados.
Da concretização preferida, a secção exposta para contacto com o corpo do utilizador é uma placa feita ou de aço ou de piás tico rígido ou de elastómero, de 3 a 5 mm de espessura com furos de chumaceiras dispostos na periferia numa forma de ϊ ou qualquer outra forma adequada. 0 número de pinos presentes na dita secção exposta seria qualquer número aceitável entre um mínimo de 2 a 30 (ou mais) .
Os pinos têm uma altura de 5 a 8 mm e 2 a 4 mm de diâmetro e rodam livremente no interior de furos de chumaceira na secção exposta. Os pinos podem ser feitos de qualquer material rígido e resistente como aço, borracha ou plástico. Os prolongamentos dos pinos para fora da secção exposta estariam numa gama de comprimentos de 3 a 5 mm de acordo com a largura da referida cinta.
Das concretizações preferidas a combinação de pinos e cinta pode ser como se segue:
- dois pinos com uma cinta correndo entre eles;
- ou três pinos com a cinta correndo pelo exterior dos mês mos formando um triângulo; esta estrutura mostrou ser eficiente para pèios longos;
- ou uma pluralidade de pinos dispostos em circunferência correndo a cinta na periferia exterior;
- ou uma pluralidade de pinos colocados numa circunferência interior e uma outra pluralidade de pinos numa circunferência exterior com a cinta correndo alternadamente entre um pino interior e um pino exterior;
- ou uma pluralidade de pinos, correndo a cinta em torno dos mesmos num percurso cruzado, aumentando-se deste modo o efej_ to dc puxar os pêlos;
- ou um dispositivo depilador em que o referido dispositivo tem uma pluralidade de pares de pinos, tendo uma cinta que corre entre os referidos pinos e em que cada um dos referidos pares de pinos é posto em rotação pelo pino de accionamento li68 769
2723 b
gado ao referido veio de accionamento central; e tendo um terceiro pino rotativo livre associado ao referido pino de accionainento passando a referida cinta entre eles de modo a que quais quer pêlos presos pela cinta na proximidade dos referidos dois piros associados, serS) arrancados pelo movimento roi-ativo dos pinos e da cinta;
- ou um dispositivo tendo, em vez de um par de pinos, uma configuração de pinos triangular, com pinos rotativos associados dispostos na proximidade de qualquer número de pinos no triângulo, de modo que cada cabeça de vértice de triângulo tendo os referidos dois pinos a referida cinta correndo entre os mesmos, possa actuar como uma unidade depiladora.
Estes dois últimos dispositivos são particularmente úteis para a depilação de pêlos curtos ou na depilação de pêlos que tenham sido previamente tratados com óleo ou creme.
Numa outra concretização o referido motor acciona um veio central tendo nele montado um carreto; e o referido carreto acciona, com o auxílio de uma pluralidade de carretos engrenados no referido primeiro carreto do veio central, uma pluralidade de veios auxiliares que fazem rodar diversos dos referidos pinos em torno dos quais corre a referida cinta. Este mecanismo propor cior.a uma melhor distribuição da potência para rotação dos referidos pinos e cinta.
Noutra concretização preferida a cabeça de arrancar que inclui os referidos pinos e a cinta pode ser desmontada do corpo do dispositivo principal; adoptando um arranjo do tipo cassete que inclui os pinos e a cinta montados numa peça de plástico com umci pluralidade de acoplamentos de veios, todos para serem montados e articulados nos referidos veios postos em rotação pelos referidos veio central e motor.
De modo que quando a cassete da cabeça de arrancar é articulada nos referidos veios accionados pelo motor e o motor é ligado através do referido interruptor o processo de arrancamento pode ser iniciado, quando os pêlos do utilizador são postos em contacto com os referidos pinos e a referida cinta em rotação. Este dispositivo permite ao utilizador desfazer-se da cabeça deÔ8 789 2723 Β
-6piladora após uma série de utilizações ou lavá-la e limpá-la,depois de cada utilização, dos pêlos que permanecem na superfície dos referidos pinos ou cinta. 0 dispositivo pode ser projectado de modo a incluir várias combinações de pinos e cinta como se descreve abaixo para diferentes tipos ou comprimentos de pêlos.
fuma outra concretização preferida do invento é proporcionado um dispositivo depilador para remover os pêlos do corpo que compreende uma carcaça de agarrar à mão tendo um motor eléctrico; um interruptor eléctrico montado na carcaça para ligar ou desligar o referido motor; e uma base de motor montada na referida carcaça tendo uma placa de secção exposta tendo uma pluralidade de pinos montados em chumaceiras montadas na periferia da referida placa exposta, sendo os referidos pinos seguros a uma pluralidade de carretos, que engrenam uns nos outros e prolongando, -se os referidos pinos para fora dos ditos carretos; e uma cinta que contorna os pinos de modo que, quando os pinos rodam, a cir.ta corre continuamente ao longo dos mesmos; e tendo o referi do motor eléctrico um veio fixo a um carreto de accionamento que engrena em qualquer dos referidos carretos seguros nos refe ridos pinos de modo que quando o motor roda o carreto de accionamento engrena um dos referidos carretos que põe todos os outros em movimento, fazendo portanto rodar os pinos que fazem correr a cinta continuamente, de forma que, quando o dispositivo é posto em contacto com os pêlos do corpo estes serão presos nos intervalos entre os pinos prolongados e a cinta rotativa, apertando os outros pêlos no sentido da rotação dos pinos e cinta que se encontram em movimento, arrancando assim os pelos.
Outras características do invento podem ser observadas na descrição abaixo da concretização preferida representada nos de. senhos.
Descrição dos Desenhos
A fig. 1 representa uma secção transversal da carcaça, o motor e a secção de placa exposta.
A fig. 2 representa uma vista de topo da secção exposta ro
-7có 7c9 2723 b
d-ndo, mostrando os pinos e a cinta.
A fig. 3 representa ue detalhe ampliado da secção de placa exposta .
A fig. 4 representa uma vista de topo dos carretos engrena dos uns nos outros e no carreto de accionamento montado no veio, e mostra também os pinos e a cinta.
A r’ig. 5 representa uma secção transversal da engrenagem do pino e da cinta.
As figs. 6, 7, 8, 9 e 10 representam diferentes combinações de arranjos de pinos e cinta.
As figs. 11 e 12 representam um mecanismo de accionamento de veio único ligado a um corpo de arrancar tendo três pinos e uma cinta.
As figs. 13 e 14 representam um aparelho com um motor que põe em rotação um veio central que está ligado a um carreto que engrena em três carretos periféricos ligados por sua vez a três veios de accionamento. Estes três veios podem ser ligados a um corpo de arrancar representado com a forma de uma cassete desta cável.
As figs. 15 e 16 representam arranjos de pares ou triângulos de pinos com a cinta correndo em torno dos mesmos tendo um ou mais pinos adjacentes ao pino de accionamento.
Descrição do Invento dispositivo depilador representado na fig. 1 compreende uma carcaça de agarrar à mão 11 tendo nela alojado um motor 12. Este motor é ligado por meio de um interruptor 13. 0 veio 15 do motor atravessa a placa de secção exposta 16 e põe em movimento a cinta 17 que corre entre os pinos 18. 0 corpo de base 14 do motor encontra-se montado na carcaça 11 e está ligado á placa de secção exposta 16.
ua fig. 2 é mostrada uma vista de topo da placa de secção exposta 16 em que roda o veio 15 do motor arrastando a cinta 17 que corre a volta os pinos 18.
A fig. 3 representando uma secção transversal ampliada da
769 2723 b
-8placa de secção exposta 16 mostra fures de chumaceira 19 com a for ma de T rias quais os pinos 18 ficam alojados e desse modo fixos em relação a carcaça (não representada).
A ?ig. 4 mostra uma concretização alternativa em que o veio 25 do motor põe em rctaçào um carreto 27 que engrena num outro carreto que põe em movimento uma pluralidade de carretos en grenados uns nos outros, dispostos na periferia da placa exposta 20. Os pinos 21 são fixados aos carretos 29, movem-se livrernente em furos de chumaceira situados na placa exposta 20. Os pinos são um pouco prolongados e uma cinta 23 é enrolada em tor no dos pinos e roda livremente quando se liga o motor para fazer rodar todos os carretos.
A fig. 5 representa uma secção transversal da placa exposta 20 tendo furos de chumaceira 22 com a forma de T, nos quais são encaixados os pinos 21. Os pinos 21 prolongam-se através de carretos 29 aos quais se encontram seguros. A cinta 23 é enrola da em torno dos referidos prolongamentos dos pinos.
A Fig. 6 representa dois pinos 31 e 32 tendo uma cinta que corre entre os mesmos.
A 1'ig. 7 representa um arranjo triangular tendo três pinos 34, 35 e 36 com uma cinta 37 que corre pela periferia exterior dos pinos.
A fig. 8 representa uma pluralidade de pinos 39 e uma cinta que corre pela periferia exterior dos referidos pinos.
A Fig. 9 mostra vários pinos colocados na periferia exteri or de um primeiro circulo e uma pluralidade de pinos 42 colocados na periferia de um segundo circulo interior e uma cinta 43 que corre pela periferia exterior dos pinos 41 e pela periferia interior dos pinos 42.
A Fig. 10 mostra uma série de pinos 44 dispostos em triângulo com uma cinta 45 que corre em torno dos pinos num percurso c ru zado.
as i’igs. 11 e 12 mostram duas secções transversais de um arranjo de um dispositivo tendo um motor 50 que faz rodar um veio 51 ligado a um pino de accionamento 52 que, por meio da cin ta 57 põem em rotação os pines exteriores 55 e 56. A ligação do
7 29 2723 Β
-9veio 31 ao pino 52 pode ser feita de forma destacável de modo que o corpo de arrancar 58, em que se encontram montadas a cinta e os pinos, possa ser destacado, substituído ou removido do corpo principal.
As iigs. 12 e 13 mostram um aparelho depilatório tendo um motor 60 ligado a um veio 61 tendo nele montado um carreto 62.
carreto 62 engrena em três outros carretos 63, 64 e 65 que fazem rodar três veios 66, 67 e 68 montados numa placa terminal 69. À cassete depiladora 70 tem vários pinos 71 na face exterior tendo montada uma cinta (não representada) encontrando-se nos pinos referidos, elementos de acoplamento 72, 73 e 74 dispostos na face interior dos pinos 71 que vão fazer o acoplamento aos veios 66, 67 e 68, e tendo o corpo da cassete 70 um aro circular 75 na superfície interior que vai engatar na placa 69 do motor quando se efectua o acoplamento dos pinos com os veios.
Assim,quando a cassete 70 estiver montada na placa de motor 69 e o motor 60 estiver ligado, fazendo rodar o veio central 61 e portanto os três veios auxiliares 66, 67 e 68, os elementos de acoplamento 72, 73 e 74 fazem rodar os pinos 71 obrigando a cinta (não representada) a correr socre estes e permitindo portanto ao utilizador fazer a depilação.
As Bigs. 15 e 16 mostram um outro arranjo de cintas e pinos tendo na iig. 15 uma pluralidade de pares de pinos 81 com uma cinta 84 que corre entre eles e estando um dos pinos ligado ao veio posto em rotação pelo motor. Um terceiro pino 83 encontra-se colocado na vizinhaça imediata do pino aecionado 81 correndo a cinta 84 entre os pinos 81 e 83. A operação de arrancamento dos pêlos é efectuada no ponto de união dos pinos 81 e 83 e da cinta 84.
A i'ig. 16 mostra um arranjo semelhante ao anterior em que um triângulo de pinos 85, accionados pelos veios rotativos, ten do uma cinta 86 que corre entre os pinos e junto de cada pino 86 um segundo pino 87 é colocado e posto em rotação pelo pino 85 e pela cinta 86. A operação de arrancamento dos pêlos é efec. tuada no ponto de união dos pinos 85 e 87 e da cinta 86.
3e bem que o invento tenha sido descrito em correlação com
7 89
2723 8
μ·
-10a concretização preferida deverá enter.der-se que muitas outras variantes, modificações e aplicações do invento podem ser efectuadas todas dentro do âmbito das reivindicações.
3%

Claims (7)

1®. - Aparelho depilador, caracterizado por compreender:
- uma carcaça de agarrar a mão provida coai um motor eléct ri co,
- meios de interruptor operativamente associados com o motor para o ligarem ou desligarem de uma fonte de energia,
- uma pluralidade de pinos ligados operativamente ao motor para rotação,
- uma cinta ligada para correr ccntinuamente em torno de, peio menos, dois dos pinos pelo que, quando o aparelho é posto em contacto com os pêlos do corpo um feixe de pê los pode ser preso entre um dos últimos pinos referidos e a cinta que aperta o feixe entre eles para os arrancar do corpo.
2a. - aparelho depilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o motor ter um veio ao qual os pinos se encontram acoplados.
33. - Aparelho depilador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o número de pinos utilizados estar compreendido entre 2 e 30 inclusivé.
4-. - Aparelho depilador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a carcaça formar uma base que define uma pluralidade de furos de chumaceira com a forma de T em secção trans versai nos quais se apoiam os pinos para rotação.
5a. - Aparelho depilador de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a cinta ser piana ter uma largura de 3 a 3 mm.
G'1- . - Aparelho depilador de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a cinta ter secção transversal circular, ter mn diâmetro compreendido entre 3 e 5 mm.
7-. - Aparelho depilador de acordo com a reivindicação 3,
Gb 789
-12caracterizado por a cinta ser uma combinação de uma porção plar.a com uma porção com uma secção transversal circular, tendo usa largura compreendida entre o e 5 au.
R’. - aparelho depilador de acordo con: a reivindicação 3, caracterizado por a cinta ter pequenas saliências em fornia de dentes na sua superfície.
9-. - Aparelho depilador de acordo oom a reivindicação 3, caracterizado por a carcaça ser feita de material resiliente, o motor ser de corrente contínua com uma potência de 10 watt e ser operável de 5.000 a 10.000 r.p.m., ser alimentado por urna fonte de energia descartável ou recarregável constituída por pilhas ou acumuladores de 9 Volt ou uma alimentação de energia eléctrica externa.
lOâ . - Aparelho depilador para remover os pêlos do corpo caracterizado por compreender:
- uma carcaça de agarrar à mão tendo um motor eléctrico ne la montado,
- meios de interruptor eléctrico montados na carcaça e associados ao motor para o ligarem ou desligarem a fonte de energia,
- formando a carcaça uma base onde se encontrem 2 a 30 furos de chumaceira com a forma de '1' em secção transversal, em cada um dos quais se apoia um pino para rotação,
- pinos projectados para fora da base e acoplados a um veio do motor de modo a serem accionados por este,
- uma cinta enrolada continuamente a volta dos pinos pelo que quando o motor funciona o veio roda pondo os pinos em. rotação, a cinta é obrigada a correr de forma contínua, de modo que, quando a base for colocada em contacto com os pêlos do corpo um feixe destes é preso entre um dos pinos e a cinta, apertando o feixe entre eles e arrancando-o do corpo.
PT8984689A 1988-02-28 1989-02-24 Dispositivo depilador PT89846B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL85568A IL85568A0 (en) 1988-02-28 1988-02-28 Depilatory device
US07/258,584 US4923463A (en) 1988-02-28 1988-10-17 Depilatory device for removing hair

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89846A PT89846A (pt) 1989-10-04
PT89846B true PT89846B (pt) 1994-03-31

Family

ID=26321772

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8984689A PT89846B (pt) 1988-02-28 1989-02-24 Dispositivo depilador

Country Status (9)

Country Link
JP (1) JPH01297002A (pt)
AR (1) AR244523A1 (pt)
BR (1) BR8900922A (pt)
FI (1) FI890920A (pt)
HU (1) HUT51471A (pt)
NZ (1) NZ227966A (pt)
PL (1) PL277966A1 (pt)
PT (1) PT89846B (pt)
RO (1) RO109498B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012047836A1 (en) * 2010-10-05 2012-04-12 Lifecell Corporation Machine and method for hair or bristle removal

Also Published As

Publication number Publication date
AR244523A1 (es) 1993-11-30
FI890920A (fi) 1989-08-29
JPH01297002A (ja) 1989-11-30
NZ227966A (en) 1990-06-26
PT89846A (pt) 1989-10-04
PL277966A1 (en) 1989-12-11
RO109498B1 (ro) 1995-03-30
BR8900922A (pt) 1989-10-24
FI890920A0 (fi) 1989-02-27
HUT51471A (en) 1990-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2738669B2 (ja) 脱毛器具
CA1229284A (en) Apparatus for hair removal
US4222398A (en) Electrically powered hair rolling device
US7665422B2 (en) Electric rotary pet brush
US5057115A (en) Hair removal device with improved coupled-disc element
US3551932A (en) Electric toothbrush
US4917678A (en) Depilatory device
US5078715A (en) Depilatory device
WO2011119196A1 (en) Apparatus for stimulating fresh skin
PT89846B (pt) Dispositivo depilador
EP0330779B1 (en) Depilatory device for removing hair
US1555522A (en) Rotary toothbrush
US3128761A (en) Roller massaging machine
CA1266193A (en) Dental prophylaxis device and process
US2331621A (en) Integument treating apparatus
JPS5816662Y2 (ja) 電動歯ブラシ
US1775693A (en) Fish-scaling machine
JPS5955203A (ja) 脱毛装置
JPH04348704A (ja) 脱毛装置
KR900007538B1 (ko) 자동치솔
EP0362341A1 (en) Device for removing hairs
BE356995A (pt)
JPH04218103A (ja) 共振器による毛抜き
JPH0616212Y2 (ja) 管路插通装置
JPH03193003A (ja) 脱毛装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930927

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19950331