PT89551B - Moldes para a fundicao de metais e alimentadores com camisas contendo filtros para uso com esses moldes - Google Patents

Moldes para a fundicao de metais e alimentadores com camisas contendo filtros para uso com esses moldes Download PDF

Info

Publication number
PT89551B
PT89551B PT89551A PT8955189A PT89551B PT 89551 B PT89551 B PT 89551B PT 89551 A PT89551 A PT 89551A PT 8955189 A PT8955189 A PT 8955189A PT 89551 B PT89551 B PT 89551B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filter
shirt
nat nat
mold
jacket
Prior art date
Application number
PT89551A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89551A (pt
Inventor
David Richard Butler
George Snow
Philip Sandford
Max Gerhard Neu
Jean Pierre Villani
Alain Teyssedre
Roland Lenoir
Original Assignee
Foseco Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=27450035&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT89551(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from GB888802082A external-priority patent/GB8802082D0/en
Priority claimed from GB888802083A external-priority patent/GB8802083D0/en
Priority claimed from GB888818229A external-priority patent/GB8818229D0/en
Priority claimed from GB888818186A external-priority patent/GB8818186D0/en
Application filed by Foseco Int filed Critical Foseco Int
Publication of PT89551A publication Critical patent/PT89551A/pt
Publication of PT89551B publication Critical patent/PT89551B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C9/00Moulds or cores; Moulding processes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C9/00Moulds or cores; Moulding processes
    • B22C9/08Features with respect to supply of molten metal, e.g. ingates, circular gates, skim gates
    • B22C9/086Filters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Filtering Materials (AREA)

Description

MOLDES PARA A FUNDIÇÃO DE METAIS E ALIMENTADORES COM CAMISAS CONTENDO FILTROS PARA USO COM ESSES MOLDES que apresenta
FOSECO INTERNATIONAL LIMITED, inglesa, industrial e comercial, com sede em 285 Long Acre, Nechells, Birmingham,
B7 5JR, Inglaterra.
RESU70
A invenção refere-se a um molde (61) para a fundição de metais, que tem uma cavidade de moldes (52) e um canal de gito (63) em comunicação directa com a cavidade do molde (64) e com uma camisa(64) de material refractário, tendo um filtro de cerâmica celular (65) fixado dentro da referida camisa, colocado no canal do gito (63). 0 molde, que não possui sistema de canais de alimentação além do canal do gito, pode ser um molde de areia ou uma coquilha metálica para a produção de peças fundidas mediante fundição em coquilha sob acção da gravidade ou de uma pressão reduzida. C filtro cerâmico celular pode ser do tipo de estrutura em favo de mel que se prolonga entre as superfícies externas do filtro ou do tipo de estrutura que tem células interligadas como, por exemplo, uma espuma cerâmica.
A presente invenção refere-se a moldes para a fundição de metais e alimentadores com catr.isa contendo filtros e destinados a serem asados nos referidos moldes.
Os moldes, tais como moldes de areia ou coquilhas metálicas,
para o vazamento de metal· em fusão têm, em geral, uma cavidade de moldaçao para a produção da peça de fundição pretendida e um sistema de canais de alimentação que consiste, geralmente, em um canal de gito, uma ou mais barras de alimentação e um ou mais respiradouros e, se possível, uma ou meis cavidades de alimentação situadas por cima ou ao lado da cavidade do molde. Durante a solidificação, os metais vazados no estado líquido sofrem uma diminuição de volume. Por este motivo, ao fazer-se o vazamento dcs metais fundidos para dentro dos moldes, é geralmente necessário empregar colunas de alimentação e de carga de metal líquido, colocadas por cima ou ao lado das peças de fundição a fim de compensar a contracção de volume que se dá quando as peças de fundição solidificam. 'Ta prática é usual rodar cada coluna de alimentação de metal líquido com uma camisa exotérmica e/ou termicamente isolada a fim de conservar o metal no estado fundido durante o intervalo de tempo maior possível e, desse ir.odo, melhorar o efeito de alimentação e possibilitar que o seu volume no sistema de alimentação seja reduzido ao mínimo.
sistema de canais de alimentação liga o ponto de entrada do metal no estado fundido no molde com a cavidade de moldaçao e garante não apenas que a cavidade do molde seja cheia com metal fundido de maneira satisfatória mas também que o metal fundido se escoe para dentro da cavidade do molde sem turbulência. 8e o metal fundido se escoar para um molde com movimento turbulento, pode ocorrer a formação de projecções de metal, ou pode ficar retido no metal causando assim porosidades nas peças fundidas e, quando se fundem metais facilmente oxidáveis, tais como alumínio, provoca a oxidação do metal e a produção de inclusões de óxidos nas peças fundidas. 0 uso de um sistema de canais de alimentação obriga a vazar uma maior quantidade de metal do que a necessária para a produção de uma determinada peça fundida e não é raro que o peso total que enche o sistema de canais de uma peça fundida atinja cerca de tal.
alimentação, para se obter / do respectivo peso toÀ Requerente descobriu agora que a necessidade do uso de um sistema de canais de alimentação pode ser considerável ou completamente eliminada pela inserção num molde, no ponte de entrada do metal fundido na cavidade do molde, de uma camisa de material refractário, que tem um filtro de espuma de cerâmica fixado no seu interior.
De acordo com a presente invenção, proporciona-se um molde para a fundição de metais que de de ta um compreende uma cavidade de mole um canal do gito que comunica directamente com a cavidado molde e tem, instalada no canal do gito, de material refractário, que possui, afixado cerâmico celular.
filtro
Consoante zação num descrito, rio e que rior.
uma camisa féilá dentro, uma outra característica da invenção, molde para fundição de metal conforme proporciona-se uma camisa feita tem um filtro cerâmico celular para está a utiliacima ref rac tafixado no seu inteNa presente memória descritiva, usa-se a expressão canal do gito para significar qualquer passagem utilizada como meio de entrada do metal fundido na cavidade do molde.
molde de acordo com a presente invenção não possui nenhum sistema de canais de alimentação além do canal do gito mas, além da cavidade do molde e do canal do gito, o referido molde pode também ter uma ou várias cavidades de alimentação.
molde e a camisade acordo com a invenção podem ser empregados na fundição de uma diversidade de metais não ferrosos, ror exemolo, alumínio e ligas de alumínio, bronze de alumínio,
magnésio e respectivas ligas, zinco e respectivas ligas e chumbo e respectivas ligas, ou na fundição de metais ferrosos, tais como ferro e aço.
C molde pode ser um molde de areia preparado consoante a prática convencional de fundição, ou ser um molde permanente, por exemplo, uma coquilha metálica destinada à produção de peças fundidas mediante a fundição em coquilha sob pressão da gravidade ou a fundição em coquilha sob pressão reduzida.
material de que é feita a camisa deve ser suficientemente refractário para resistir à temperatura do metal a ser fundido no molde. Os materiais adequados incluem metais, materiais cerâmicos, materiais refractários feitos de partículas ligadas, tais como a areia siliciosa e materiais refractários em partículas ligadas, termicamente isolantes, que contêm fibras refractárias. Para algumas aplicações, a camisa pode conter também materiais exotérmicos.
Dá-se preferência a uma camisa feita de material refractário ligado e que é fabricada desidratando uma pasta aquosa que contém material fibroso e um aglutinante e opcionalmente um material em partículas sobre um conformador apropriado retirando a camisapara fora do conformador e, em seguida, aquecendo a camisaâ fim de eliminar a água e endurecer ou curar o aglutinante. As camisas deste tipo podem ser fabricadas rigorosamente com tolerâncias apertadas tanto nas superfícies externas, como nas internas. Este facto é importante porque a superfície externa deve ser tal que a camisa se ajuste aperta damente ao canal do gito de uma coquilha ou molde sem que seja esmagada nem flutue quando o metal é na coquilha ou ao molde de areia. A exactidão das de areia despejado dimensões da superfície interna é importante para garantir a inserção e a colocação do filtro. Estas camisas são também resistentes à erosão e isto assegura que as partículas e as fibras não se-
jam arrastadas da superfície pelo metal vertido para dentro decamisa e, através do filtro, para dentro da cavidade do mol de.
Para facilitar a fabricação, a camisa terá em geral uma secção transversal horizontal circular mas a secção transversal horizontal de camisapode ser, por exemplo, oval, rectangular ou quadrada.
filtro de cerâmica celular pode ser, por exemplo, de um tipo de estrutura em favo de mel, com células que se prolongam entre duas superfícies externas do filtro, ou de uma estrutura que possui poros interligados, tal como uma espuma cerâmica.
Os filtros de espuma cerâmica são os preferidos e esses filtros podem ser feitos usando um processo convencional para a produção de espuma cerâmica, em que uma espuma orgânica, geralmente uma espuma de poliuretana, é impregnada com uma pasta aquosa de material cerâmico contendo um aglutinante, a espuma impregnada é seca a fim de se eliminar a água e a espuma impregnada e seca é aquecida ao rubro para queimar totalmente a espuma orgânica e produzir a espuma cerâmica.
filtro é montado, de preferência, junto da ou encostado na extremidade inferior da camisa. 0 filtro pode ser fixado dentro da camisa por meio de um adesivo.
A camisarefractária pode ser feita integralmente com o filtro formando-a em volta da superfície lateral do filtro. Durante a formação é conveniente tapar as faces abertas do filtro para evitar que o material, de que é feita a camisa, penetre nos poros do filtro bloqueando-os. Quando a camisa e o filtro se destinam a ser empregados na fundição de alumínio, a tampa po· de ser com vantagem uma folha de alumínio, a qual ao ser utilizada é imediatamente derretida pelo alumínio fundido que é
-A . r
O
vazado para dentro da camisa.
A camisa que contém o filtro pode também ser convenientemente moldada pela inserção do filtro na camisa durante a fabricação dacamisa e deformação da parede da camisa em volta do filtro de modo que o filtro seja mantido firmemente na sua posição. A 'camisapode ser produzida mediante a desidratação de uma pasta aquosa contendo material fibroso refractário sobre um conformador, separação da camisa assim moldada do conformador, introdução de um filtro numa extremidade da camisa de tal maneira que o filtro seja colocado adjacente à referida extremidade da camisa,deformação da parede d?, camisa, por exemplo, por compressão em volta do filtro de modo que este seja mantido no seu lugar e aquecimento da camisa a fim de endurecer o aglutinante.
A camisa pode ser também formada em duas partes e uma extremidade de cada uma das duas partes pode ser fixada numa face do filtro, por exemplo, por meio de um adesivo e a superfície lateral do filtro é vedada para evitar a fuga do metal derretido quando está a ser usada.
Acamisa pode ter uma ou várias saliências ou ressaltos na sua superfície interna, para a colocação do filtro na posição pre tendida.
Numa forma de realização preferida da camisa de acordo com a presente invenção, o filtro é colocado sobre uma ou várias saliências junto da ou perto da base da camisae é mantido na sua posição por meio de uma ou várias saliências existentes na superfície interna da camisa ou na superfície lateral do filtro.
Ainda que se possa usar uma pluralidade de saliências distanciadas em volta do perímetro da camisa ou adjacentes à sua base, é preferível que a camisa tenha uma única saliência que se
prolonga em toda a volta do perímetro. Uma saliência que se prolonga totalmente à volta do perímetro da camisanão apenas coloca o filtro na posição desejada mas também impede que o metal não passe através do filtro quando se insere a camisano canal do gito de um molde e se faz passar o metal derretido através dela.
Embora possa ser utilizado um filtro com uma ou várias saliências preferem-se as saliências alongadas no interior da camisa para que o filtro possa ser colocado na saliência ou saliências centralmente, por cima da abertura existente na base da camisa.
As saliências existentes na superfície interna da camisa podem ser como pequenos gumes de faca, mas prefere-se que sejam nervuras com maiores dimensões. As saliências ficam, de preferência, equidistantemente espaçadas em torno do perímetro da superfície interna dacamisa e são afuniladas de baixo para cima.
filtro é inserido na camisadesde o topo, cclocado na saliência ou saliências e mantido na sua posição pelas saliências. A existência das saliências garante que possam ser toleradas pequenas variações de tamanho que ocorrem nos filtros com as mesmas dimensões nominais, porque filtros de tamanho ligeiramente diferente podem mesmo assim ser firmemente retidos no seu lugar.
A combinação dos dois tipos de saliências permite o transporte das mangas sem que os filtros sejam desencaixados e impede cue os filtros flutuem quando o metal derretido é vazado para os moldes dentro dos quais estão colocados os referidos filtros .
C comprimento dacamisa pode ser igual ou semelhante à espessura do filtro, de modo que a camisatem a forma de um anel em volta do filtro. Mo entanto, prefere-se que o comprimento da [camisa seja nitidamente maior que a espessura do filtro, de moneira que o metal derretido possa, ser vazado para dentro da jmenra, evitando-se assim a possibilidade de o metal se escapar para dentro da cavidade do molde passando em volta do lado externo da. camisa. Se fôr desejado, e para ajudar o enchimento da camisa,, a extremidade superior dacamisa pode ser alar gada de modo a ter o formato de um funil.
Para inserir e instalar acamisa no canal do gito do molde, prefere-se que a superfície externa dacamisa seja afunilada e que o canal do gito tenha um alargamento correspondente, dependendo a inclinação da parede do facto de a camisater de ser inserida no gito por cima ou por baixo. Prefere-se também que a superfície externa dacami.sa ou a superfície do molde que rodeia o canal do gito tenha meios de retenção da camisa para manter esta firmemente na sua posição, depois de ter sido inserida no canal do gito. Cs meios podem ser, por exemplo protuberâncias tais como nervuras feitas na superfície lateral da camisa ou protuberâncias do género de nervuras formadas no canal do gito de um molde de areia mediante a utilização de um cor-formador convexo durante a fabricação do molde, ou, .no caso de se tratar de protuberâncias num molde metálico ou coquilha, por exemplo, nervuras maquinadas na superfície do molde ou da coquilha que envolve o canal do gito.
A camisa refractária é preferivelmente montada no canal do gito de modo que a extremidade inferior decamisa e o filtro não entrem em contacto com a peça fundida. Pode conseguir-se isso por exemplo, incorporando uma saliência por cima da base do canal do gito e assentando a camisana saliência.
Quando se produz uma peça fundida que exige um alimentador usando o molde e acamisa de acordo com a presente invenção, é possível colocar a camisaqne contém o filtro na cavidade do alimentador e utilizar o alimentador como canal do gito. Em tais aplicações, será usual empregar uma camisaque tem propriedades exotérmicas e/ou isolantes do calor, bem como refractárias a fim de conseguir uma alimentação satisfatória da peça fundida.
Quando se pretende que a camisa desempenhe a função de uma r i alimentadora num molde para fundição de metais ferrosos, o filtro é preferivelmente montado pelo menos a 0,5 cm, mais preferivelmente a pelo menos 1 cm da extremidade inferior da camisa. Expresso em termos de altura global da manga, o filtro é de preferência instalado acima da extremidade inferior da bamisa igual a, no mínimo, 10 % e, no máximo, 75 / da altura de. camjsa.
Depois do vazamento e à medida que o metal solidifica e contrai na cavidade do molde, o metal derretido é alimentado a partir da cavidade dacamisa através do filtro para compensar a ccntracção e para originar uma peça fundida sem defeitos. Após a solidificação, a peça fundida é retirada do molde e o gito/alimentador é removido.
Para facilitar a remoção do gito/alimentador, um macho de ruptura pode ser colocado entre a extremidade inferior da- camisa e a cavidade do molde conforme a prática usual. 0 macho de ruptura pode ser fixado na base da camisq se se desejar, por exemplo, por meio de um adesivo ou moldando o macho de ruptura de modo que uma parte do macho de ruptura possa ser empurrada e penetre dentro dacamisa. Como alternativa, o macho de ruptura pode ser formado integralmente com sr camisa.
Por meio do uso de uma camisade material refractário tendo um filtro nela incluso e de um molde de acordo com a invenção, não havendo nenhum sistema de canais de alimentação além do canal do gito, é possível produzirem-se peças fundidas mais economicamente em comparação com as práticas convencionais da
fundição dos metais con moldes de areia oli da fundição em coquilha sob pressão da gravidade, porque a eliminação do sistema de canais de alimentação reduz de modo significativo o peso do notai que tem de ser fundido a fim. de produzir uma determinada peça fundida e torna-se necessário retirar menos rebordos da peça fundida.
A construção de um molde de areia ou a concepção de uma coquilha para fundição em coquilha por acção da gravidade é simplificada e ambos podem ser fabricados de tamanho menor em comparação com os moldes de areia ou as coquilhas convencionais. Uma coquilha já existente pode ser modificada para originar um molde consoante a invenção bloqueando o seu sistema de canais de alimentação e, se necessário, o trabalho à máquina do canal do gito da coquilha para possibilitar a inserção da cami sa·.
Além disso, o metal pode ser fundido a temperaturas mais baixas e, no caso da fundição em coquilha por gravidade, com temperaturas da coquilha mais baixa.
As peças fundidas produzidas em moldes de acordo com a presente invenção têm características de solidificação direccional aperfeiçoadas e ficar, praticamente isentas de porosidades e inclusões e, como resultado, apresentar boas propriedades mecânicas, tais como o alongamento e a boa maquinabilidade e são estanques à pressão.
A invenção é ilustrada, com referências aos desenhos em anexo, nos quais as Figuras 1 a 5 representam cortes verticais das camisas segundo a invenção;
a ^igura 6 representa um semicorte horizontal da camisa da Figura 5;
a Figura 7 representa um corte vertica’ de um molde de areia convencional para a produção de uma peça fundida de alumínio com a forma de placa; e a Figura 8 representa um corte vertical de um molde de areia consoante a invenção, para a produção da peça fundida de alumínio da Figura 7.
Às Figuras 9 e 10 representam cortes verticais de outras formas de realização de moldes de acordo com a invenção.
A Figura 11 representa uma vista em planta superior diagramática de uma cabeça de cilindro de alumínio por fundição em coquilha metálica convencional por fundição em coquilha por acção da gravidade; e a Figura 12 é uma vista em planta superior diagramática da cabeça de cilindro de alumínio da Figura 11, por fundição num molde de acordo com a invenção, mediante vazamento em coquilha por acção da gravidade.
Fm relação à Figura 1, uma camisade alimentação 1 de secção transversal horizontal circular, possui uma parte superior 2 que tem a forma de funil e uma parte inferior 3 que é cilíndrica. Um filtro 4 de espuma cerâmica, tendo uma superfície afunilada apertando de cima para baixo correspondente à inclinação da parte em forma de funil 2 da camisa 1, é colocado no fundo da parte afunilada 2 e por cidia da extremidade inferior 5 da camisa,aproximadamente a 27 λ da altura global da
Referindo à Figura 2, uma camisade alimentação 11 de secção transversal horizontal circular tem uma parte superior 12 que é afunilada e uma parte inferior 13 cuja parede tem uma espessura maior do que a da parte superior, de modo a originar um ressalto 14- Um filtro 15 de espuma cerâmica é colocado sobre
- o ressalto 14 por cima da extremidade inferior 16 de carois?, aproximadamente a 27 % da altura total da camisa 11.
Em relação à Figura 3, uma camisa 21 de secção transversal horizontal circular feita de uma composição constituída por material refractário fibroso, material refractário em partículas e um aglutinante, tem um filtro de espuma cerâmica 22 montado adjacentemente à extremidade inferior 23 da mencionada camisa. Durante a fabricação da camisa 21, depois da inserção do filtro 22 e antes de o aglutinante endurecer, a parede 24 do tubo na extremidade inferior 23 é deformada por meio de uma ferramenta de aperto, de modo a reter o filtro no lugar desejado. A produção da camisa é depois concluída com o aquecimento do tubo, a fim de endurecer o aglutinante.
Em uso, a camisa 21 é inserida no canal do gito de um molde de tal maneira que a extremidade inferior 23 fique adjacente à cavidade do molde e o metal no estado líquido é despejado na parte superior da camisa 21 e passa pelo filtro 22 entrando na cavidade do molde.
Relativamente à Figura 4, umacamisa 31 feita de material refractário isolante térmico tem uma superfície lateral externa 32 com a forma afunilada desde o fundo 33 dacamisa até o topo 34. 0 lado interior d? cami_sa 31 tem um ressalto 35 no fur do 23 da manga 31, sobre o qual é fixado um filtro de espuma cerâmica 36. Em uso, o camisa 31 é inserida num canal do gito do molde que tem uma superfície lateral inclinada com uma inclinação correspondente à da superfície lateral externa 32 da 'camisa 31·.
Referindo as Figuras 5 e 6, umacamisa 41 com a secção transversal horizontal circular feita de material refractário tem um; ressalto 42 na base 43 que se prolonga em volta do perímetro do camisa '41..
e
A camisa 41 possui também cinco nervuras 44 alongadas, equidistantes, em volta da sua superfície interna 45 e adjacentes à base 43. As nervuras 44 estreitam-se desde .a respectiva extremidade inferior 46 até à sua extremidade superior 4? e a manga 41 afunila-se desde o topo 43 até à base 43. Acamisa 41 cor tém um filtro de espuma cerâmica 49 com a secção transversal horizontal circular, que é inserido ne camisa 41 no topo 43, iústalrdo sobre o ressalto 42 e é mantido no seu lugar pelas nervuras 44.
Fm uso, a camisa 41 é inserida no canal do gito de um molde e o metal derretido é vazado para dentro da parte superior 48 d? camisa 41 e atravessa o filtro 49 para entrar na cavidade do molde.
Referindo a Figura 7, uir. molde de areia 51 com uma cavidade de molde 52, para a produção de uma peça de fundição, de alumínio com a forma de placa tem um casquilho de vazamento 53, um sistema de canais de alimentação que compreende um canal do gito 54, um depósito inferior 55, uma barra transportadora 56 e um canal do gito 57 e uma cavidade de alimentação 53. A cavidade de alimentação 53 é forrada com ume camisa cilíndrica de alimentação isoladora do calor'59, feita de material refratário de fibras ligadas e de material refractário em partículas não fibroso.
Fm utilização, o metal derretido é vazado para dentro de um cosquilho de vazamento 53 e passa através do sistema de canais de alimentação até entrar na cavidade do molde 52 e na cavidade de alimenteção 58
Fm relação à Figura 8, ur.
de uma peça de fundição de alumínio com a tica à produzida segundo de 62 c um canal de gito vazamento nem sistema de olde de areia 61 para a produção forma de placa, idên a Figura 7, tem uma cavidade de mol53. 0 molde não possui casquilho de canais de alimentação. 0 canal de gilor, fe tículas nao
ao cade parrâr/· i c s.
G.Í c na..id o o canal do gito fica
Yoldes do tino nas para a guras fundição cm x 2 cr.
de alumínic peso total da peça metálica fundida, usando o molde representado na ^igura 7, era de 5 kg e o peso total da peça metálica fundida mediante o emprego do molde representado na Figura S era de 3 kg. Por conseguinte, o emprego de um molde conforme a invenção representou uma economia de 2 kg no peso total da peça metálica fundida.
Pelatlvamente à Figura 9, uma camisa, com a superfície lateral afunilada 71 desde o diâmetro interno de 75 nm na parte superior até um diâmetro interno de 40 mm na base é equipada com um filtro circular de espuma cerâmica 72 com 55 mm de diâmetro, mantido no devido lugar pela parede afunilada d;a camisa. A camisa é instalada num molde de areia 73 de maneira que a camisa 71 proporciona o único meio de entrada do metal na caviaado do molde 74, que é usado para produzir uma peça fundida de ferro dúctil com a forma de placa medindo 26 x 26 x 3 cm.
Quando o ferro fundido é vazado para dentro da camisade alimentação de maneira a encher a cavidade do molde e a cavidade dá camisa,, o peso total do metal vazado era de 16,3 kg. Depois I de a placa ter solidificado, a peça fundida foi retirada do molde e o alimentador foi batido para fora. Removeram-se 2 mm
da superfície da chapa mediante uma operação de alisamento e a placa foi examinada por meio de uma técnica de penetração de corante. Havia muito pcuc-as inclusões.Para comparação, produziu-se uma peça de fundição semelhante, num molde com um canal de gito, um sistema de canais de alimentação e um alimentador revestido com ura camisare material refractário isolante térmico com 75 mm de diâmetro e 100 mm de altura. 0 peso total da peça metálica fundida era de 23,15 kg, que é 6,35 kg maior do que o peso da peça fundida obtida mediante o uso da camisade alimentação de acordo com a presente invenção. Além diseo, o exame da chapa fundida, através da técnica de penetração de corante, após a remoção de uma película de 2 mm da superfície revelou a existência de um certo número de inclusões.
Reportando-nos à Figura 10, um molde de areia SI para a produção de uma chapa fundida tem uma cavidade de molde 82 e um canal de gito 83 com uma parte superior 84 e uma parte inferior 85. A parte inferior 85 é formada por um conformador afunilado, que possui recessos longitudinais na sua superfície lateral, e os recessos formam nervuras 8o na superfície do material do molde que rodeia a parte inferior 85.. Un camisa 87 tendo um filtro de espuma cerâmica 88 fixado dentro dela, como se mostra na Figura 4, é inserida na parte inferior 85 do canal de gito 83 s é mantido firmemente no seu lugar pelas nervuras 8o. Em uso, o metal derretido é vazado para dentro da parte superior 34 do canal de gito 83, e o metal passa através do filtro de espuma cerâmica 88 para dentro da cavidade do molde 82.
Em relação à. Figura 11, urna peça de fundição com a forma de caheça de motor de alumínio 91, produzida por fundição em coquilha por acção da gravidade, tendo quatro cilindros 92 e duas sedes de válvula 93 por cada cilindro, possui um sistema de canais de alimentação que consiste num canal de gito 94 li-
c
gado, através de barras de alimentação 95 e canais de gito 9Ξ à cavidade com a forma de cabeça do motor e três alimentadores cilíndricos 97 e um alimentador alongado 93.

Claims (3)

  1. gado, através de barras de alimentação 95 e canais de gito 9Ξ à cavidade com a forma de cabeça do motor e três alimentadores cilíndricos 97 e um alimentador alongado 93.
    A peça fundida 91 é produzida mediante o v.sarnento do alumí-
    nio fundido dentro Λ ~ uO canal de gito 9 4, de modo qu e ele se escoa através do s iste ma de canais de alim.entaç ão até à cavi- dade em coquilha e às cavidades de alimentação. Referindo à Figura 12, uma peça de fundição com a forra o de c a-
    beça. de motor de alumínio 101 idêntica à representada na Figura 11, tendo quatro cilindros 102 e duas sedes de válvula 103 por cada cilindro possui três alimentadores cilíndricos 1C4A, 104B, 1040 e um alimentador alongado 105 mas não possui um sistema de canais de alimentação. Antes da produção da peça fundida, umacamisa refractária de material refractário fibroso ligado e de partículas não fibrosas tendo um. filtro de espuma cerâmica fixado dentro dacamisa numa extremidade, foi inserida na cavidade da coquilha por gravidade, para se obter c alimentador central 1043 dos três alimentadores cilíndricos, de forma que a extremidade do fundo dscamisa contendo o filtro de espuma cerâmica estava justamente por cima da parte superior da cavidade da coquilha. A peça fundida 101 foi produzida pelo vazamento do alumínio fundido para dentro da cavidade para o alimentador 104B, de maneira que ele passasse através :da camisae do filtro para dentro da cavidade da coquilha e para as outras cavidades de alimentação. 0 peso total da peça fundida representada na Figura 11 era de 19,0 kg, constituídos pela soma de 10,5 kg da própria cabeça do motor 6,0 kg dos alimentadores e 2,5 kg do sistema de canais de alimentação. 0 peso total da peça fundida representada na Figura 12 foi de
    16.5 kg, resultando, assim, numa economia de metal fundido de
  2. 2.5 kg em comparação com a peça fundida representada na Figura 11.
    •η τγ ν
    u
    1=. - Molde para a fundição de mc-tais, com uma cavidade de molde (62,74-,82) , caracterizado pelo facto de o molde ter um canal do gito (63,83) que comunica directamente com a cavidade do molde e no canal do gito ser montada uma. camisa(34,71, 87) de material rsfractário tendo um filtro de cerâmica celular (55,72,33) nela incluso e fixado.
    2â. - 110 Ide de acordo com a reivindicação 1., cara cterizado pelo facto de 0 molde ser formado de areia. 3-. - Molde de acordo com a reivindicação 1, cara cterizado pelo facto de 0 molde ser uma coquilha metálica. 4§. - Molde de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracteri-
    zado pelo facto de o canal do gito (83) ter protuberâncias (85) para reterem acamisa (87) na devida posição.
    5-. -Camisa de material refractário para ser usada num molde para a fundição de metais de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo facto de a camisa(1,11,21,31,41,64,71, 37) possuir um filtro de cerâmica celular (4,15,22,35,49,65, 72,88) fixado no seu interior.
    6â. -Camisa de accrdo com a reivindicação 5, caracterizada pelo facto de o filtro possuir células que se prolongam entre as duas superfícies externas do filtro.
    7a. -Camisa de acordo com a reivindicação 5, caracterizada ceio facto de o filtro ser feito de uma escama cerâmica.
  3. 33. -Camisa, de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 7, caracterizada pelo facto de 0 filtro (22,35,49,55,38) ser instalado na ou adjacente à extremidade inferior de camisa(21,31,
    41,54,87).
    9â. - Camisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 7, co.racterizada pelo facto de 0 filtro (4,15,22,35,49,65,72,88) ser instalado pelo menos a 0,5 cm da extremidade inferior da uamisa (1,11,21,31,41,54,71,87).
    109. -Camisa de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo facto de 0 filtro (4,15,22,35,49,65,72,88) ser montado pelo menos a 1 cm da extremidade inferior da camisa(1,11,21,
    31,41,64,71,87).
    lia. -Camisa de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizada pelo facto de 0 filtro colocado por cima da extremidade inferior
    71,87), no mínimo a 10 % e no máximo a 75 misa.
    (4,15,36,74,88) ser ia camisa(1,11,31, 7- da altura da ca129. -camisa de acordo 11, caracterizada pelo tos (14,35, 42) na sua filtro.
    com qualquer das reivindicações 5 a facto dea.caraisa ter um ou mais ressalsuperfície interna para a colocação do
    13-. -Camisa le acordo com qualquer das reivindicações 5 a 12, caracterizada pelo facto de o filtro ser fixado dentro da camisa por meio de um adesivo.
    ο
    143. -Camisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a
    11, caracterizada pelo facto de a camisa ser formada inteiriça ccm o filtro mediante a formação da camisa em volta da superfície lateral do filtro.
    15=· -Camisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 11, caracterizada pelo facto de o filtro (22) ser inserido na cami sa(21) durante a fabricação desta e a parede (24) de camisa ser deformada em volta do filtro para manter o filtro na sua posição.
    16^. -Càmisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 11, caracterizada pelo facto de a camisa ser formada por duas partes, uma extremidade de cada parte ser fixada numa face do filtro e a superfície lateral do filtro ser vedada.
    17â. -Camisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 12, caro.cterizada pelo facto de a camisa (41) ter uma ou mais saliências (44) na sua superfície interna para manter o filtro (49) na sua posição.
    18â. -Camisa de accrdo com a reivindicação 17, caracterizada pelo facto de as saliências (44) serem nervuras igualmente distanciadas em volta do perímetro da superfície interna (45) da camisa(41) e as nervuras terem as faces inclinadas de baixo (46) para cima (47).
    19-· -Camisa de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 12, caracterizada oelo facto de o filtro ter uma o u vá rias s ali S ncias na sua superfície lateral para manter o
    -Γ sua pc-
    21--. -Camisa de acordo
    20, caracterizada pelo ra fixado na sua base.
    com qualquer das reivindicações 5 a facto de e camisa ter uma zona de ruptu22a. -Camisa le acordo com qualquer das reivindicações 5 a 2C, caracterizada pelo facto de a camisa possuir uma zona de ruptura formada como peça inteiriça com a referida camisa.
    233· -Camisa lo acordo com qualquer das reivindicações 5 a 22, caracterizada pelo facto de a camisa ter saliências na sua superfície· externa para manterem a camisa na sua posição dentro de um canal do gito do molde.
    Lisboa, 27 de Janeiro de 1989
    0 Agente Oficial -da P.ropr.i e.dade Industrial
    Λ—1 JL· Cr /-Américo da Silva Carvalho
    Agenta Oficia! de Propriedade loduetríel R. Caatilfw, 201 -3.c E.-WOO LISBOA
    Velefs. 65 13 39 - 65 46 1 3
    T>eé>e/juoL G -u!JL
    FIG. 4
    3/ 34
    35 3& 33 í^oóeco Jjrter natío na L Li tru tezi- ha&eco ^nter^^Lcor^L· ^mcteJc %c&eóc> íntev-rationaL LlmliêJÍ.
    Deóemos
    FIG. 9
    FIG. 10 ÔI4 33 35
    66 S2 Ô7 f-<X£jC£i untebriatiorôL ramctegL
    Dêí&ÊLLHOà 6-μ5&
PT89551A 1988-01-30 1989-01-27 Moldes para a fundicao de metais e alimentadores com camisas contendo filtros para uso com esses moldes PT89551B (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB888802082A GB8802082D0 (en) 1988-01-30 1988-01-30 Feeder sleeves
GB888802083A GB8802083D0 (en) 1988-01-30 1988-01-30 Mould & method of casting nonferrous metals
GB888818229A GB8818229D0 (en) 1988-07-30 1988-07-30 Tube having filter therein for use in casting of non-ferrous metals
GB888818186A GB8818186D0 (en) 1988-07-30 1988-07-30 Tube having filter therein for use in casting of non-ferrous metals

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89551A PT89551A (pt) 1989-10-04
PT89551B true PT89551B (pt) 1994-01-31

Family

ID=27450035

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89551A PT89551B (pt) 1988-01-30 1989-01-27 Moldes para a fundicao de metais e alimentadores com camisas contendo filtros para uso com esses moldes

Country Status (16)

Country Link
US (2) US4928746A (pt)
EP (1) EP0327226B2 (pt)
JP (1) JPH01224139A (pt)
KR (1) KR960007624B1 (pt)
AU (1) AU601315B2 (pt)
BR (1) BR8900385A (pt)
DE (3) DE68900192D1 (pt)
ES (1) ES2012621A6 (pt)
FR (1) FR2626508B1 (pt)
GB (1) GB2214849B (pt)
GR (1) GR3002808T3 (pt)
HK (1) HK104791A (pt)
MX (1) MX170056B (pt)
PT (1) PT89551B (pt)
SE (1) SE503653C2 (pt)
SG (1) SG87491G (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8822643D0 (en) * 1988-09-27 1988-11-02 Hepworth Refractories Locking pouring cup
DE4012093C1 (pt) * 1990-04-14 1991-07-04 Didier-Werke Ag, 6200 Wiesbaden, De
DE9110958U1 (pt) * 1991-09-04 1991-10-17 Rath (Deutschland) Gmbh, 4050 Moenchengladbach, De
DE9111443U1 (pt) * 1991-09-14 1991-11-14 Rath (Deutschland) Gmbh, 4000 Duesseldorf, De
US5503214A (en) * 1994-04-04 1996-04-02 Cmi International, Inc. Mold and method for casting a disk brake rotor
US5425410A (en) * 1994-08-25 1995-06-20 Pyrotek, Inc. Sand casting mold riser/sprue sleeve
US5896912A (en) * 1995-04-27 1999-04-27 Hayes Wheels International, Inc. Method and apparatus for casting a vehicle wheel in a pressurized mold
US6133340A (en) * 1996-03-25 2000-10-17 Ashland Inc. Sleeves, their preparation, and use
US6289969B1 (en) 1998-04-08 2001-09-18 Foseco International Limited Metal casting
GB2352992B (en) * 1999-08-05 2002-01-09 Pyrotek Engineering Materials Distributor device
EP1076119A1 (en) * 1999-08-11 2001-02-14 ABB Alstom Power (Schweiz) AG Apparatus and method for manufacture a directionally solidified columnar grained article
DE10015325A1 (de) * 2000-03-28 2001-10-04 Volkswagen Ag Karosseriebauteil aus Stahl
US20020184970A1 (en) * 2001-12-13 2002-12-12 Wickersham Charles E. Sptutter targets and methods of manufacturing same to reduce particulate emission during sputtering
JP3592252B2 (ja) * 2001-04-05 2004-11-24 日信工業株式会社 鋳造方法及び鋳造装置
US20040238152A1 (en) * 2003-05-27 2004-12-02 Edgardo Campomanes Modular gating system for foundries
US6986380B1 (en) 2004-07-30 2006-01-17 Hayes Lemmerz International, Inc. Vehicle wheel mold having a screenless gate
DE102005019385A1 (de) * 2005-04-26 2006-11-02 AS Lüngen GmbH & Co. KG Filterspeiser und Verfahren zur Herstellung einer Giessform
DE202005017074U1 (de) * 2005-10-28 2005-12-29 GTP Schäfer Gießtechnische Produkte GmbH Speiseranordnung mit einem Stopfen zum Verschließen ihrer Eintrittsöffnung
US7140415B1 (en) 2005-10-31 2006-11-28 Ford Global Technologies, Llc Method and apparatus for direct pour casting
WO2008024425A2 (en) * 2006-08-23 2008-02-28 Peio Todorov Stoyanov Method and apparatus for filtered and controlled flow metal molding
JP5007214B2 (ja) 2006-12-12 2012-08-22 花王株式会社 溶湯異物除去用部品
DE102008058205A1 (de) * 2008-11-20 2010-07-22 AS Lüngen GmbH Formstoffmischung und Speiser für den Aluminiumguss
US20110309115A1 (en) * 2010-06-18 2011-12-22 International Engine Intellectual Property Company Llc Direct side pour riser sleeve
TWI581953B (zh) * 2011-01-07 2017-05-11 麥科恩威特爾萊伊有限責任公司 製造輪子之系統
DE102011120416A1 (de) 2011-12-08 2013-06-13 Ask Chemicals Gmbh Filter für die Filtrierung von flüssigen Metallen mit einem Filtergehäuse und einem in dem Filtergehäuse aufgenommenen hülsenförmigen Filterelement
CN102527943B (zh) * 2012-03-30 2014-02-19 河南广瑞汽车部件股份有限公司 顶置阻流过滤缓冲式铸造浇注工艺方法
CN103522473B (zh) * 2013-10-24 2016-01-27 正泰电气股份有限公司 浇注互感器模具蜂窝孔盖板
DE202013104836U1 (de) 2013-10-29 2014-01-30 Foseco International Limited Speiseraufbau
CN104353788B (zh) * 2014-10-08 2016-08-17 辽宁伊菲科技股份有限公司 铝合金铸造用一体浇口杯的制造方法
DE102015101912A1 (de) 2015-02-10 2016-08-11 Foseco International Limited Eingussspeiser mit integriertem losen Filter, Gusssystem bestehend aus dem Eingussspeiser und einem Formmodell und Verfahren zur Herstellung einer Gussform sowie Gussverfahren unter Verwendung dieses Gusssystems
DE102015101913B3 (de) * 2015-02-10 2016-05-12 Foseco International Limited Eingussspeiser mit integriertem losen Filter, Gusssystem bestehend aus dem Eingussspeiser und einem Formmodell und Verfahren zur Herstellung einer Gussform
GB2544330B (en) * 2015-11-13 2018-07-04 Cat International Ltd Apparatus for filtering molten metal and method of manufacturing the same
CN105798238B (zh) * 2016-06-02 2019-06-07 四川共享铸造有限公司 一种气缸盖的底注式浇注系统
DE102017119443B3 (de) 2017-08-24 2018-10-11 Foseco International Limited Eingussspeiser mit integriertem Filter
FR3080052B1 (fr) * 2018-04-12 2021-05-21 Psa Automobiles Sa Procede de fabrication d'une piece de fonderie sous pression
US20220055096A1 (en) * 2020-08-21 2022-02-24 Porvair, Plc Pour Cup with Filter Lock
EP4357048A1 (en) * 2022-10-17 2024-04-24 Nemak, S.A.B. de C.V. Apparatus and process for casting metal parts

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US825090A (en) * 1905-08-12 1906-07-03 John J Turner Skimming-gate.
US1049877A (en) * 1912-09-06 1913-01-07 Herman H Lange Pattern for skim-gates.
US1657952A (en) * 1926-04-14 1928-01-31 Zoda Salvatore Skim gate
US2150510A (en) * 1936-09-28 1939-03-14 Kelsey Hayes Wheel Co Apparatus for forming castings
CH437664A (de) * 1965-12-17 1967-06-15 Buderus Eisenwerk Giessfilter für Giessformen
US3433293A (en) * 1966-12-19 1969-03-18 Abex Corp Mold for casting railroad car wheels
FR1603006A (pt) * 1968-04-12 1971-03-15
DE2101270A1 (de) * 1971-01-13 1972-07-27 Bosch Gmbh Robert Batterieladeeinrichtung fuer Fahrzeuge
SE7411720L (pt) * 1973-09-28 1975-04-01 Namco Aikoh Ltd
US3893917A (en) * 1974-01-02 1975-07-08 Alusuisse Molten metal filter
US3981352A (en) * 1975-11-21 1976-09-21 Howmet Corporation Metal casting mold with bonded particle filter
US4154289A (en) * 1976-04-06 1979-05-15 Marie-Therese Simian Gating system
US4574869A (en) * 1981-01-22 1986-03-11 Foseco International Limited Casting mould, and cavity former and sleeve for use therewith
GB2112309B (en) * 1981-12-23 1986-01-02 Rolls Royce Making a cast single crystal article
US4697632A (en) * 1982-06-11 1987-10-06 Howmet Turbine Components Corporation Ceramic porous bodies suitable for use with superalloys
US4591383A (en) * 1982-09-30 1986-05-27 Corning Glass Works Apparatus and method of filtering molten metal using honeycomb structure of sintered alumina as filter element
DE3340417A1 (de) * 1983-11-09 1985-05-15 Gebrüder Lüngen GmbH & Co KG, 4006 Erkrath Filterelement zum filtrieren von metallschmelzen
GB8400970D0 (en) * 1984-01-13 1984-02-15 Foseco Int Metal casting moulds
JPS6289560A (ja) * 1985-06-27 1987-04-24 Toyota Motor Corp 金型鋳造法
JPS6221458A (ja) * 1985-07-18 1987-01-29 Nabeya:Kk 垂直鋳込方法
JPS63132748A (ja) * 1986-11-21 1988-06-04 Foseco Japan Ltd:Kk 垂直分割鋳型にセラミツクフオ−ムフイルタ−を設置する方法
US4708326A (en) * 1986-12-15 1987-11-24 Swiss Aluminium Ltd. Vented pouring cup for molten metal casting

Also Published As

Publication number Publication date
MX170056B (es) 1993-08-05
HK104791A (en) 1991-12-27
GB2214849A (en) 1989-09-13
FR2626508B1 (fr) 1994-03-18
JPH01224139A (ja) 1989-09-07
US4961460A (en) 1990-10-09
DE3902151A1 (de) 1989-08-10
BR8900385A (pt) 1989-09-26
SE8900319L (sv) 1989-07-31
GR3002808T3 (en) 1993-01-25
US4928746A (en) 1990-05-29
AU2838189A (en) 1989-08-03
FR2626508A1 (fr) 1989-08-04
EP0327226B2 (en) 1998-04-01
SG87491G (en) 1991-11-22
KR890011645A (ko) 1989-08-21
SE8900319D0 (sv) 1989-01-30
KR960007624B1 (ko) 1996-06-07
GB2214849B (en) 1991-09-04
GB8900874D0 (en) 1989-03-08
EP0327226B1 (en) 1991-08-14
DE8900819U1 (pt) 1989-04-06
ES2012621A6 (es) 1990-04-01
PT89551A (pt) 1989-10-04
AU601315B2 (en) 1990-09-06
EP0327226A1 (en) 1989-08-09
DE68900192D1 (de) 1991-09-19
SE503653C2 (sv) 1996-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT89551B (pt) Moldes para a fundicao de metais e alimentadores com camisas contendo filtros para uso com esses moldes
US6289969B1 (en) Metal casting
US10688555B2 (en) Method and casting mould for the manufacture of cast parts, in particular cylinder blocks and cylinder heads, with a functional feeder connection
JPH01245959A (ja) 鋳型の注湯装置
CN101559478B (zh) 具有冷却装置的合金铸锭模及铸锭方法
CN109261896A (zh) 一种牧草收集机械用弧形针的浇注砂型以及浇注方法
EP0230149B1 (en) Method, apparatus and feeder sleeves for the production of casting moulds
US4188010A (en) Casting risers
JPH05185179A (ja) 縦に分割される押湯ユニット内蔵鋳型
ES2653521T3 (es) Proceso de fundición para bloque de motor de combustión de pistón alternativo
US3680628A (en) Device for excluding slag and other floating impurities from molten metal as the metal is poured into a mold
CA1304559C (en) Moulds for metal casting and sleeves containing filters for use therein
CN208408474U (zh) 一种动车牵引电机壳体浇注系统
CA1304561C (en) Tube having filter therein for use in the casting of metals
CN109079108A (zh) 壁厚相差悬殊的推进器导流罩的铸造方法
WO2011154561A1 (es) Procedimiento de obtencion de una pieza metalica
AT135091B (de) Verfahren zur Herstellung feuerfester Gußstücke.
CN219074348U (zh) 用于大型铝合金砂型铸造的3d打印成型定量浇口杯
CA1304562C (en) Tube having filter therein for use in the casting of metals
SU876263A1 (ru) Литейна форма
JPS6221453A (ja) 中空鋳物およびその製法
SU1528615A1 (ru) Литейна форма дл получени отливок направленной кристаллизацией
SU366921A1 (pt)
CN117226039A (zh) 一种用于浇注盲孔铸铁管的砂型及方法
JPS566045A (en) Manufacture of cylinder head

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930720

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960131