PT88377B - Palangre para uso em pesca ao corrico - Google Patents

Palangre para uso em pesca ao corrico Download PDF

Info

Publication number
PT88377B
PT88377B PT88377A PT8837788A PT88377B PT 88377 B PT88377 B PT 88377B PT 88377 A PT88377 A PT 88377A PT 8837788 A PT8837788 A PT 8837788A PT 88377 B PT88377 B PT 88377B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
main line
claw
spherical
longline
line
Prior art date
Application number
PT88377A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88377A (pt
Original Assignee
Trondur Fridrik Sorensen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Trondur Fridrik Sorensen filed Critical Trondur Fridrik Sorensen
Publication of PT88377A publication Critical patent/PT88377A/pt
Publication of PT88377B publication Critical patent/PT88377B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K91/00Lines
    • A01K91/18Trotlines, longlines; Accessories therefor, e.g. baiting devices, lifters or setting reelers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K91/00Lines
    • A01K91/03Connecting devices
    • A01K91/04Connecting devices for connecting lines to hooks or lures

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Mechanical Means For Catching Fish (AREA)
  • Biological Depolymerization Polymers (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)

Description

MEMORIA descritiva
Este invento refere-se a um palangre para uso em pesca ao cor rioo, compreendendo uma linha principal com estralhos de_s_ tacáveis a ela ligados, cada um levando um anzol, sendo os ditos estralhos ligados à linha principal através de peças esféri cas, que são fixadas à dita linha principal e formadas por anéis com a forma exterior esférica.
E conhecido no ofício como prender os estralhos destacáveis, mas todos os processos usados anteriormente para efectuar esta ligação são baseados em dispositivos relativamente complexos, o que dificulta as operaçães de ligar e desligar os estra1 hos.
A patente Norte-Americana número US 4 023 302 divulga um palangre no qual as peças esféricas são fixadas em intervalos convenientes, tendo cada peça um rasgo periférico no qual o estralho é atado.
objectivo do presente invento é proporcionar um palangre de concepção simples, o que facilita o ligar e desligar tan to manual como automático dos estralhos à linha principal.
Este objectivo é realizado num palangre do tipo acima de_s crito o qual é caracterizado por, cada estralho ser ligado a uma peça em forma de garra, a qual através de acção de mola de pres_ são é adaptada para se prender de modo amovível às peças esfér_i cas da linha principal, quando a peça em forma de garra é desl_o cada ao longo da linha principal, com as suas garras envolvendo a dita linha.
Deste modo, é constituído o palangre, no qual o estralho pode ser facilmente ligado à linha principal e poste riormente desligado da dita linha principal, possivelmente através de um mecanismo automático, uma vez que com vista a efectuar a dita ligação, é apenas necessário ligar a peça em forma de garra com as suas garras à volta da linha principal, e subsequentemente deslocar a dita peça ao longo da linha principal até a peça esférica penetrar sob pressão na peça em forma de garra. 0 desli_ gar é efectuado de acordo com a mesma prática e consequentemente
113
Ρ Θ496ΡΤ KS/AB
-3é muito simples de efectuar, possivelmente através de uma máqu_i na automática, enquanto recolhe o palangre do mar. Como resultado disto o engate por acção de mola entre a peça em forma de garra e a peça esférica é conseguido pelo deslocamento da peça em forma de garra ao longo da linha principal, conseguindo-se uma ligação especialmente eficaz entre os estralhos e a linha principal, com vista a absorver as forças de tracção na direcção do anzol do estralho.
De acordo com o invento, a peça em forma de garra pode preferencialmente ter entalhes para encaixe livre e rotativo da peça esférica, resultando daqui que a peça em forma de garra r_o da, em qualquer instante sob tensão, até ficar alinhada com o estralho, em particular mantendo uma posição que assegura a melhor ligação possível à peça esférica.
De acordo com o invento, os bordos livres das garras podem, preferencial mente, ter saliências afiladas voltadas uma pa_ ra a outra.
Ainda de acordo com o invento, a peça esférica pode ser fixa à linha principal por fundição directa, em particular a pe_ ça esférica não necessita de nenhum outro meio de fixação.
Finalmente de acordo com o invento, a peça esférica pode ter uma forma simétrica e ser instalada de tal modo, que pode ser colocada ou retirada do conjunto com a peça em forma de gaj? ra por ambos os lados das garras, em particular o processo de ligação ou de desligar é ainda mais simples, visto que as peças esféricas podem ser instaladas na linha principal sem controlo da sua orientação.
invento será agora descrito em maior detalhe com referência ao desenho no qual:
a figura 1 mostra uma parte do palangre, de acordo com o invento, com algumas partes retiradas por uma questão de clareza;
a figura 2 mostra um estralho ligado à peça esférica e visto de cima, também com parte do estralho retirado por uma questão de clarezaj
113
Ρ 8496ΡΤ KS/AB
-4a figura 3 é um corte pela linha III —III da figura 1, e a figura 4 é uma parte da linha principal mostrada na figura 1, uista sob tensão aplicada segundo a direcção do estralho.
palangre visto na figura 1 compreende uma linha princ_i pal 1 e uma ramificação ligada ou estralho 2 com um anzol 13. Quando em uso, o palangre tem um elevado número de estralhos li. gados à linha principal, em intervalos convenientes. No desenho, por uma questão de clareza, apenas se mostra um simples es tralho 2. As peças metálicas esféricas 3 são colocadas em intervalos apropriados para a ligação dos estralhos 2, tendo cada peça uma forma parecida com um anel de superfície exterior esfjS rica.
No extremo oposto ao anzol 13 cada estralho tem uma peça em forma de garra 4 na qual, a linha que faz parte do estralho 2 é ligada através de um furo 5, o qual tem uma dilatação para receber um nó da dita linha, no lado oposto ao do anzol.
A peça em forma de garra 4 tem duas garras 6 e 7, tendo viradas uma para a outra saliências afiladas, respectivamente B e 9. 0 espaço entre as garras 6 e 7 têm dimensães tais que o deslocamento da peça em forma de garra 4 ao longo da linha priri cipal, na direcção da seta 10 da figura 1, com a linha introduzida no espaço entre as ditas garras 6 e 7, resultará em que a peça em forma de garra 4 passará por esse espaço e alojar-se-á no lugar, como resultado da elasticidade intrínseca da peça em forma de garra 4. Na parte interna das garras 6 e 7, como se mostra na figura 3, a peça em forma de garra 4 está provida de um entalhe circunferencial 11, o qual é disposto de modo a rece ber a peça esférica de tal modo que ela pode rodar e virar livremente na posição entre as garras 6 e 7.
A peça em forma de garra 4 é desenhada de tal modo, rel_a tivamente ao espaço entre as pontas livres das saliências 8 e 9, que a linha principal 1 passa por ele sem qualquer dificuldade mas a peça esférica não pode passar entre as ditas saliências. Assim assegura-se que de um esforço no estralho 2 não resultará que a peça em forma de garra salte do seu encaixe com a peça es
113
Ρ 8496ΡΤ KS/AB
-5férica 3. A possibilidade da peça esférica 3 rodar e virar livremente dentro do entalhe 11 da peça em forma de garra 4 impl_i ca que a peça em forma de garra 4 esteja colocada, em cada instante, principal mente em linha com o resto do estralho 12, quan do haja uma tensão aplicada no dito estralho através da força de tracção ilustrada na figura 4 pela seta 12. Então, a peça em forma de garra não saltará da linha principal 1 mesmo que a direcção da força de tracção faça um ângulo agudo com a linha principal 1.
Preferencial mente a peça em forma de garra 4 é fundida njj ma só peça a partir de um material plástico adequado, enquanto que a peça esférica 3 é fabricada a partir de um material metálico, que seja resistente à água do mar e que seja possível durante o fabrico fundir a peça esférica 3 directamente sobre a linha principal 1.
Como se pode ver no desenho, a peça em forma de garra é simétrica relativamente a dois planos perpendiculares, em part_i cular um dos ditos planos passa pelo meio das garras e compreen de o eixo longitudinal do furo 5. Deste modo é realizado um d_e senho muito simples que permite que a peça em forma de garra 4 seja deslocada até engatar na peça esférica 3 por qualquer dos seus lados.
invento foi descrito em referência a uma realização preferencial. Contudo várias modificaçães podem ser feitas, sem desvio da concepção do invento.
Por exemplo, a forma exterior da peça em forma de garra pode variar, de modo a poder adaptar-se ao processo como vai ser ligada e desligada da peça esférica 3. Se desejável, este ligar e desligar pode ser executado através de uma máquina automática.

Claims (4)

  1. REIUINDICAÇÕES
    1 - Palangre para uso em pesca ao corrico, compreendendo uma linha principal (1) com estralhos (2) destacáveis, cada um contendo o respectivo anzol (13), sendo os ditos estralhos (2) ligados à linha principal (1) através de peças esféricas (3), as quais são fixas à dita linha principal e formadas por anéis tendo uma superfície exterior esférica, caracterizado por, cada estralho (2) estar ligado a uma peça em forma de garra (a), a qual através de uma acção de mola de pressão é adaptada para se prender de modo amovível a uma das peças esféricas (3) da linha principal (1), quando a peça em forma de garra (A) é deslocada ao longo da linha principal (1) com as suas garras (6, 7) envolvendo a dita linha.
  2. 2 - Palangre, de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por, a peça em forma de garra (A) ter entalhes (11) para encaixe livre e rotativo da peça esférica, resultando que a peça em forma de garra roda, em cada instante sob tensão, até ficar alinhada com o estralho, em que mantém uma posição que asse gura a melhor ligação possível à peça esférica.
  3. 3 - Palangre, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por, os bordos livres das garras (6, 7) apresentarem saliências afiladas voltadas uma para a outra.
    A - Palangre, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado por, as peças esféricas (3) serem fixadas à linha principal (1) por fundição directa.
  4. 5 - Palangre, de acordo com qualquer uma das reivindicaçães anteriores, caracterizado por, as peças esféricas (3) terem forma simétrica e serem concebidas de tal modo que podem ser movimentadas para dentro ou para fora do seu encaixe com as peças em forma de garra em qualquer dos lados das suas garras (6, 7).
PT88377A 1987-08-31 1988-08-30 Palangre para uso em pesca ao corrico PT88377B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE8703365A SE458736B (sv) 1987-08-31 1987-08-31 Laangrev med laengs huvudlinan anordnade kulformade kroppar och med tafsar vilka innefattar kloformade kroppar vilka under snaeppverkan bringas i utloesbart ingrepp med de kulformade kropparna

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88377A PT88377A (pt) 1989-06-30
PT88377B true PT88377B (pt) 1993-09-30

Family

ID=20369431

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88377A PT88377B (pt) 1987-08-31 1988-08-30 Palangre para uso em pesca ao corrico

Country Status (10)

Country Link
US (1) US4829696A (pt)
EP (1) EP0308379B1 (pt)
JP (1) JPH01112937A (pt)
DE (1) DE3869296D1 (pt)
DK (1) DK159898C (pt)
ES (1) ES2031637T3 (pt)
IS (1) IS1422B6 (pt)
NO (1) NO170663C (pt)
PT (1) PT88377B (pt)
SE (1) SE458736B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IS1730B (is) * 1988-09-06 1999-09-06 ævarr Jonsson Sigurbjörn Hólkfesting öngultaums við línu; aðferð og búnaður til að skipta sjálfvirkt um slitna tauma
SE467903B (sv) * 1990-01-16 1992-10-05 Trondur Fridrik Soerensen Maskin foer automatisk paafoering och avtagning av tafsar hoerande till laangrev
NO177921B1 (no) * 1993-10-06 1996-01-08 Dyrkorn As Forbindelsesanordning for feste av forsyn til line
AUPN537195A0 (en) * 1995-09-12 1995-10-05 Savaglia, Ian Fish hook trace and container
US5950348A (en) * 1996-08-02 1999-09-14 Gruel; Alfredo Fishing lure adapter
KR20040040098A (ko) * 2002-11-06 2004-05-12 임재경 민물낚시용 쌍 바늘채비
US7155858B2 (en) * 2003-11-04 2007-01-02 William Alfred Caldwell Trotline leader system

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1252621A (en) * 1917-04-16 1918-01-08 Richard Henry Smith Fishing-hook-leader-adjusting terminal and outrigger device.
US1670185A (en) * 1927-06-06 1928-05-15 Bond John William Fishing-line attachment
US2766547A (en) * 1954-02-23 1956-10-16 Clarence C Gallagher Fishhook leader
US2908989A (en) * 1958-04-14 1959-10-20 Angelo A Povinelli Fishing aid
US3435552A (en) * 1966-06-27 1969-04-01 L & H Mfg Co Floatable trotline
GB1225769A (pt) * 1967-06-26 1971-03-24
US3818625A (en) * 1973-01-23 1974-06-25 T Shults Trotline reel
US4125958A (en) * 1976-06-25 1978-11-21 Bernard Cote Tension release coupling for fishing line
NO142601C (no) * 1978-11-17 1980-09-17 Mustad & Soen As Apparat for avtagning av loesbare forsyn fra fiskeline

Also Published As

Publication number Publication date
EP0308379B1 (en) 1992-03-18
US4829696A (en) 1989-05-16
IS1422B6 (is) 1990-03-28
PT88377A (pt) 1989-06-30
DK482188D0 (da) 1988-08-30
SE8703365L (sv) 1989-03-01
ES2031637T3 (es) 1992-12-16
DK159898B (da) 1990-12-31
IS3387A7 (is) 1989-03-04
EP0308379A1 (en) 1989-03-22
NO170663C (no) 1992-11-18
NO883666D0 (no) 1988-08-17
DK159898C (da) 1991-05-21
JPH01112937A (ja) 1989-05-01
SE458736B (sv) 1989-05-08
DE3869296D1 (de) 1992-04-23
NO170663B (no) 1992-08-10
DK482188A (da) 1989-03-01
NO883666L (no) 1989-03-01
SE8703365D0 (sv) 1987-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3533184A (en) Clip for connecting a snood to a fishing line
US2448752A (en) Fishing rod holder
PT88377B (pt) Palangre para uso em pesca ao corrico
US3750323A (en) Fishing jig
US3659370A (en) Trolling device and system
US3905148A (en) Outrigger fishing line system with line release
US3988850A (en) Fishing line tensioner and tackle holder
US2567777A (en) Fishing signal
US2531816A (en) Trotline fishing reel
US3516190A (en) Fishing rod holder
US7637466B2 (en) Urological instrument mounting device
US2988311A (en) Fishing pole holder
US4864767A (en) Fishing line jaw-type connector
US1174319A (en) Fish-rod holder.
CA1323759C (en) Connector apparatus
US3190594A (en) Outrigger pole holder
GB2200022A (en) Fishing tackle
US3120715A (en) Fish line sinker holder
US4235037A (en) Fish line sinker
US2782547A (en) Fishing rod handle and reel seat
US3971153A (en) Device for use with fishing tackle
US20210120795A1 (en) Fishing tackle and method of use thereof
US4882871A (en) Hook-disgorging device
US1362781A (en) Fisherman's bob
KR850000913A (ko) 두편성형조정가능한 낚시대손잡이

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930315

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940930