PT87718B - Aparelho destruidor de agulhas hipodermicas - Google Patents
Aparelho destruidor de agulhas hipodermicas Download PDFInfo
- Publication number
- PT87718B PT87718B PT8771888A PT8771888A PT87718B PT 87718 B PT87718 B PT 87718B PT 8771888 A PT8771888 A PT 8771888A PT 8771888 A PT8771888 A PT 8771888A PT 87718 B PT87718 B PT 87718B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- needle
- transformer
- support
- box
- housing
- Prior art date
Links
Landscapes
- Elimination Of Static Electricity (AREA)
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
- Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)
- Surgical Instruments (AREA)
Description
(57) Resumo:
[Fig·]
DESCRIÇÃO | |
DA | |
PATENTE DE INVENÇÃO | |
N.° 87 718 | |
REQUERENTE: | SOCIEDAD AMERICANO BARCELONESA INTERNACIONAL DE COMERCIO, S.A. E GUILERA, S.A., espanholas, com sede em C.Brasil, 8, 08028 , Barcelona, ESpanha, e Pl. de Espanya, 2 , 08750 Molins de Rei, Barcelona, Espanha , respectivamente. |
EPÍGRAFE: | APARELHO DESTRUIDOR DE AGULHAS HIPODÉRMI |
CAS | |
INVENTORES: | Carlos Guilera Poch. |
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883. Espanha, em 2 de Julho de 1987,sob o ns . 8702222. |
WPI. MOO 113 RF W32
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
O presente invento diz respeito a um aparelho destruidor de agulhas hipodérmicas que compreende essencialmente um transformador (1) cujo primário recebe a tensão da rede e cujo secundário proporciona uma tensão reduzida e uma intensidade de corrente elevada, e um
SOCIEDAD AMERICANO BARCELONESA INTERNACIONAL DE COMERCIO
S.A., e GUILERA S.A.
APARELHO DESTRUIDOR DE AGULHAS HIPODÉRMICAS
par de eléctrodos (4,5) que se acham ligados ao secundário do transformador (1), indo entre os eléctrodos (4,5) circu lar uma corrente de intensidade elevada quando os eléctrodos (4,5) são postos em contacto um com o outro mediante uma agulha hipodérmica (12) que vai assim ser destruída pe la passagem da referida corrente eléctrica.
(
ANTECEDENTES DO INVENTO
É sabido que para a administração de produtos injectáveis a uma pessoa ou a um animal se utili zam seringas com agulha hipodérmica descartáveis, quer dizer que são utilizadas apenas uma única vez, com a finalidade de eliminar os riscos de contágio de doenças tais como a hepati. te, a SIDA, etc., uma vez que a esterilização não é suficien te para anular o referido risco.
Além disso, apesar da eliminação da agulha hipodérmica, exista o risco de contágio devido ao facto de a pessoa se poder picar involuntariamente no momen to em que procede à introdução da agulha no interior do recep táculo original ou ao manipular os desperdícios clínicos. Também existe o perigo de poder tornar a ser utilizada depois de ter sido abandonada entre os desperdícios.
DESCRIÇÃO DO INVENTO
Com o aparelho característico do invento evita-se o referido risco de contágio uma vez que a agulha hipodérmica é destruída completamente.
aparelho destruidor de agulhas
-4hipodérmicas, objecto do presente invento, compreende essen cialmente um transformador cujo primário recebe a tensão da rede e cujo secundário proporciona uma tensão reduzida e uma intensidade de corrente elevada, e um par de eléctrodos que se acham ligados ao secundário do transformador. Entre os referidos eléctrodos circula uma corrente de elevada intensidade quando estes mesmos eléctrodos são postos em contacto um com o outro mediante uma agulha hipodérmica, a qual vai ser destruída pela passagem da referida corrente eléctrica.
Deste modo, devido ao facto de a agulha hipodérmica ficar totalmente destruída, evita-se o risco de contágio existente.
Os eléctrodos deverão ser de pre ferência feitos de um metal precioso ou de outro material semelhante, resistente a corrente de intensidade elevada.
aparelho característico do invento compreende um suporte para o transformador e uma cobertura colocada por cima do referido suporte. A referida cobertura encontra-se dotada de uma ranhura com um plano in clinado interior próprio para a extracção da agulha hipodér mica da seringa à qual se acha acoplada, encontrando-se na extremidade desta ranhura formando um alojamento próprio pa ra o posicionamento da cabeça da agulha, de maneira que quan do se faz deslocar lateralmente a seringa, a agulha vai sepa rar-se da seringa.
-5Deste modo a extracção da agulha da seringa é realizada ao mesmo tempo em que se procede à sua destruição, simplificando-se as operações a realizar.
Na zona do alojamento próprio pa. ra o posicionamento da cabeça da agulha encontram-se situadas umas tiras de protecção a fim de se evitar a projecção de partículas para o exterior durante a realização do proce_s so de destruição da agulha.
suporte do transformador também serve de suporte a uma caixa amovível que se acha reaberta interiormente com um revestimento metálico e que é colocada justamente debaixo da agulha hipodérmica que se pretende de_s truir a fim de poder recolher os residuos da referida agulha Esta caixa está cheia com uma solução anti-séptica a fim de se reduzir os possíveis riscos de infecção.
Outras características do aparelho são aquelas que consistem no facto de o suporte do trans formador e da caixa compreender uma divisória de separação própria para isolar electricamente a caixa e o transformador e no facto de o próprio transformador se encontrar montado sobre dois ressaltos do suporte a fim de se evitar um possi. vel curto-circuito provocado por derrame do líquido da caixa.
A zona do alojamento próprio para o posicionamento da cabeça da agulha é constituída por um corpo amovível cujo alojamento pode ter diversos diâmetros, graças ao que o alojamento se pode adaptar aos diversos diâ
-6--metros das agulhas e se torna mais fácil proceder à opera ção de substituição das tiras de protecção.
circuito eléctrico também com preende um fusível para protecção do utilizador em caso de se dar um curto-circuito ocasional. É suficiente um fusível de 30 AA tensão no primário do transformador é a tensão da rede, e no secundário a tensão é de valor muito baixo, inferior a 5 V- Deste modo o risco de lesão do utilizador é praticamente inexistente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para uma melhor compreensão daquilo que foi dito até agora irá a seguir ser feita uma des crição pormenorizada do invento em correspondência com os desenhos anexos nos quais, de uma maneira esquemática e ape nas a título de exemplo não limitativo, se representa um ca so prático de realização do invento.
Nos referidos desenhos a Figura 1 é uma vista em perspectiva do aparelho característico do presente invento; a Figura 2 é uma vista em alçado e em cor te do aparelho da Figura 1; a Figura 3 θ uma vista de pormenor e em corte da zona da cobertura correspondente à ranhura; e a Figura 4 é um esquema eléctrico do mesmo apare-7DESCRIÇÃO DE UM MODELO DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL lho.
Conforme se pode ver nas figuras o aparelho destruidor de agulhas hipodérmicas característico do presente invento compreende essencialmente um transformador (1) cujo primário (2) recebe uma tensão reduzida e uma corrente de intensidade elevada, e um par de eléctrodos (4-,5) que se acham ligados ao secundário do transformador.
Conforme se acha representado na Figura 2, os eléctrodos encontram-se equipados com umas pequenas placas (6,7) de metal precioso ou de outro material semelhante, resistente a correntes de intensidade elevada.
aparelho característico do pre sente invento compreende um suporte para o transformador e uma cobertura colocada por cima do referido suporte. A refe rida cobertura acha-se equipada com uma ranhura no extremo da qual se encontra situado um alojamento de encaixe próprio para orientar a agulha que se pretende destruir na direcção de contacto com os dois eléctrodos que se acham montados na face interior da cobertura.
aparelho característico do invento compreende um suporte (8) para o transformador e uma cobertura (9) colocada por cima do referido suporte. Çonfor me se encontra representado na Figura 5, a cobertura (9)
-8encontra-se equipada com uma ranhura (10) com um plano in clinado interior (11) próprio para a extracção da agulha hipodérmica (12) da seringa (13) à qual se acha acoplada.
Na extremidade da ranhura (10) encontra-se situado um alojamento (14) próprio para o posi. cionamento da cabeça da agulha, de maneira que quando se faz deslocar lateralmente a seringa (13), a agulha (12) vai separar-se da seringa.
Na zona do alojamento (14) próprio para o posicionamento da cabeça da agulha (11) encontra-se situada umas tiras de protecção (15) a fim de se evitar a projecção de partículas para o exterior durante a realização do processo de destruição da agulha (12).
A zona do alojamento (14) próprio para o posicionamento da cabeça da agulha (12) é cons tituída por um corpo amovível cujo alojamento pode ter vários diâmetros, graças ao que o alojamento se pode adaptar aos diversos diâmetros da agulha e se torna mais fácil pro ceder à substituição das tiras de protecção (Í5)· suporte (8) do transformador (Figura 2) também serve de suporte a uma caixa amovível (16) que se acha recoberta interiormente com um revestimen to metálico. A caixa (16) é colocada justamente debaixo da agulha hipodérmica (12) que se vai.destruir a fim de poder recolher os resíduos da referida agulha. No entanto, a fim de se reduzir ainda mais os possíveis riscos de infecção, a caixa (16) pode ser cheia com uma solução anti-séptica (17) no seio da qual irão então mergulhar os resíduos resul tantes da operação de destruição da agulha (12).
suporte (8) do transformador (1) e da caixa (16) compreende uma divisória de separação (18) própria para isolar electricamente a caixa (16) e o transformador (1). 0 próprio transformador (1) encontra-se montado sobre uns ressaltos (19) do suporte (8) a fim de se evitar um possivel curto-circuito no caso de se dar um derrame acidental do líquido (17) que se acha contido na caixa (16).
funcionamento do aparelho deduz-se facilmente a partir daquilo que foi dito anteriormen te e será conforme se indica a seguir.
Quando se fecha o interruptor (20) o primário (2) do transformador (1) vai ficar sob tensão. I mediatamente se acende a lâmpada de sinalização (21) (Figura 4) .
Quando se aplica tensão ao prima rio (2) obtém-se no secundário (3) uma tensão reduzida, inferior a 5 V. 0 enrolamento secundário é concebido de manei ra a que quando a agulha (12) é colocada entre os eléctrodos, a corrente eléctrica circulante possa atingir um valor elevado sem que no entanto se chegue a formar arco voltaico, dada a resistência eléctrica da agulha (12).
Quando se introduz a agulha hipo. · dérmica 112) no alojamento (14) produz-se o referido aumento de intensidade da corrente, provocando uma grande eleva-lO-
ção da temperatura da agulha que provoca a sua destruição por fusão.
Deste modo, devido ao facto de a agulha hipodérmica ficar totalmente destruída, evita-se o risco de contágio existente.
Depois da agulha ter sido destru ida, e visto a sua cabeça se encontrar colocada no alojamen to (14-), quando se obriga a seringa (15) a deslocar-se late ralmente ao longo da ranhura (10), o plano inclinado (11) vai empurrar a cabeça da agulha (12) para baixo, obrigando-a a separar-se da seringa (15)· A cabeça da agulha (12) vai cair dentro da caixa (16) que se acha cheia com uma solução anti-séptica (17)·
Em caso de curto-circuito aciden tal, devido a ter-se introduzido algum objecto metálico estranho pela ranhura (10) e pelo alojamento (14-), o fusível (22) iria interromper o circuito, evitando-se assim possíveis lesões no utilizador do aparelho.
A descrição que acaba de ser apre' sentada corresponde a uma forma de realização concreta do in vento, no entanto devem ser consideradas como compreendidas dentro do âmbito do mesmo todas as possíveis variantes aces siveis a qualquer entendido nesta matéria.
Claims (6)
- la. - Aparelho destruidor de agu lhas hipodérmicas, caracterizado por compreender essencialmente um transformador cujo primário recebe a tensão da rede e cujo secundário proporciona uma tensão reduzida e uma intensidade de corrente elevada, e um par de eléctrodos que se acham ligados ao secundário do transformador, indo entre os referidos eléctrodos circular uma corrente de intensidade elevada quando os referidos eléctrodos são postos em contacto um com o outro mediante uma agulha hipodérmica que vai assim ser destruída pela passagem da referida corrente eléctrica.
- 2a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os eléctrodos serem feitos de um metal precioso ou outro material semelhante, resistente a intensidades de corrente elevadas.5a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um suporte para o transformador e uma cobertura que se acha situada por cima do referido suporte e que se acha dotado de uma ranhura com um plano inclinado interior próprio para a extracção-12da agulha hipodérmica da seringa à qual esta se acha acopla da, encontrando-se na extremidade da referida ranhura situado um alojamento próprio para o posicionamento da cabeça da agulha, de maneira que quando se faz deslocar lateralmen te a seringa, a agulha separa-se da seringa.
- 4a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de que na zona do alojamento próprio para o posicionamento da cabeça da agulha se acham situadas umas tiras protectoras próprias para evitar a projecção de particulas para o exterior durante a rea lização do processo de destruição da agulha.
- 5^· - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o suporte do transformador também servir de suporte a uma caixa amovivel que se acha recoberta interiormente com um revestimento metálico e que vai ser colocada justamente debaixo da agulha hipodérmica que se pretende destruir a fim de poder recolher os resíduos da referida agulha.
- 6a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida caixa se encon trar cheia com uma salução anti-séptica a fim de se reduzir-137â· - Aparelho de acordo com as os possíveis riscos de infecção.reivindicações 3 e 5, caracterizado por o suporte do trans formador e da caixa compreender uma divisória de separação própria para isolar electricamente a caixa e o transformador.
- 8b. - Aparelho de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o transformador se encon trar mostrado sobre dois ressaltos do suporte a fim de se vitar um possível curto-circuito devido e um esvaziamento cidental do liquido contido na caixa.- Aparelho de acordo com as reivindicações 1 e 4, caracterizado por a zona do alojamen to próprio para o posicionamento da cabeça da agulha ser constituida por um corpo amovível cujo alojamento pode ter diversos diâmetros, graças ao que o alojamento se pode adag tar aos diversos diâmetros de agulha e se facilita a opera ção de substituição das tiras de protecção.Lisboa, 14 de Junho de 1988J. F Ξ R E I R A DA CRUZ Ajante Cuckl ua PrcprieJ2.2 IzJustrial rua viCToa ccnc-ON, io-a. i.· 1200 LISBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ES8702222U ES1002776Y (es) | 1987-07-02 | 1987-07-02 | Aparato destructor de agujas hipodermicas |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT87718A PT87718A (pt) | 1989-06-30 |
PT87718B true PT87718B (pt) | 1993-11-30 |
Family
ID=8251963
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT8771888A PT87718B (pt) | 1987-07-02 | 1988-06-14 | Aparelho destruidor de agulhas hipodermicas |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
ES (1) | ES1002776Y (pt) |
PT (1) | PT87718B (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6759619B2 (en) | 2000-06-16 | 2004-07-06 | Javier Ortega Nieto | Surgical scalpel electrical incinerating device |
-
1987
- 1987-07-02 ES ES8702222U patent/ES1002776Y/es not_active Expired
-
1988
- 1988-06-14 PT PT8771888A patent/PT87718B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT87718A (pt) | 1989-06-30 |
ES1002776Y (es) | 1989-02-01 |
ES1002776U (es) | 1988-06-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US4628169A (en) | Mini electrical syringe needle destroyer | |
JPS6040060A (ja) | ミニ形注射針廃棄器 | |
Neill et al. | Behavioral effects of lesions or cholinergic blockade of the dorsal and ventral caudate of rats. | |
EP0332584A2 (en) | Apparatus for instantaneously destroying used injection syringe needles | |
Vanderwolf et al. | Behavior of the rat after removal of the neocortex and hippocampal formation. | |
Berntson | Blockage and release of hypothalamically and naturally elicited aggressive behaviors in cats following midbrain lesions. | |
US5264675A (en) | Method and apparatus for destroying a syringe needle | |
US5138124A (en) | Apparatus for destroying hypodermic needles | |
KR100482675B1 (ko) | 주사기바늘의전기적파괴장치및방법 | |
US20140166624A1 (en) | Method and apparatus for electrically destroying a syringe needle of a pen-type hypodermic syringe | |
DE69320145T2 (de) | Vorrichtung und verfahren zum vernichten von spritzennadeln | |
PT87718B (pt) | Aparelho destruidor de agulhas hipodermicas | |
GB2211420A (en) | Improvements relating to the destruction of hypodermic needles | |
Forrest et al. | Prognosis of eye complications caused by phenothiazines. | |
Dey et al. | Anterior cerebellum as a site for morphine analgesia and post-stimulation analgesia | |
Prakash et al. | A case report of megaloblastic anemia secondary to lithium. | |
KR860001566B1 (ko) | 소형 주사바늘 폐기기 | |
US2802090A (en) | Vaporizer | |
US5148004A (en) | Contaminated needle sterilizer | |
US1337798A (en) | Therapeutic apparatus for treatment of the lower portion of the body | |
US2051719A (en) | Electric vaporizer | |
KR19980059228U (ko) | 폐주사기의 주사바늘 제거장치 | |
WO2013039502A1 (en) | Needle disabling device | |
JPH02238831A (ja) | 動物の体力回復装置 | |
US7034243B2 (en) | Apparatus for electrically disintegrating hypodermic needle |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19930506 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19941130 |