PT87467B - Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao - Google Patents

Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao Download PDF

Info

Publication number
PT87467B
PT87467B PT8746788A PT8746788A PT87467B PT 87467 B PT87467 B PT 87467B PT 8746788 A PT8746788 A PT 8746788A PT 8746788 A PT8746788 A PT 8746788A PT 87467 B PT87467 B PT 87467B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cavity
plate
sensor
pressure
force
Prior art date
Application number
PT8746788A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87467A (pt
Inventor
Roberto Dell Acqua
Original Assignee
Marelli Autronica
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marelli Autronica filed Critical Marelli Autronica
Priority to PT8746788A priority Critical patent/PT87467B/pt
Publication of PT87467A publication Critical patent/PT87467A/pt
Publication of PT87467B publication Critical patent/PT87467B/pt

Links

Landscapes

  • Force Measurement Appropriate To Specific Purposes (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)

Description

SENSOR ELECTRICO DE FORÇAS E/OU DEFORMAÇÕES,
UTILIZÁVEL EM PARTICULAR COMO SENSOR
DE PRESSÃO
A presente invenção refere-se a um sensor eléc trico de forças e/ou deformações, utilizável em particular como sensor de pressão.
Mais especificamente, a presente invenção tem por objecto um sensor que compreende uma estrutura de suporte que inclui um elemento deformável elasticamente por acção de uma força ou pressão a medir e sobre a qual é depositado pelo menos um elemento piezo-resistivo sensível constituído por uma resistência de película espessa ou uma película fina, suportando a referida estrutura meios electricamente condutores ligados ao referido pelo menos um elemento sensível e apropri^ ados para permitir a ligação a meios de circuitos de alimenta ção e processamento.
Nos sensores conhecidos deste tipo, utilizados em particular como sensores de pressão, os elementos sensíveis piezo-resistivos são depositados por serigrafia numa face de uma lâmina fina coretituída por exemplo por um material cerâmico. Tal lâmina é depois apertada entre duas meias conchas rígidas, também elae constituídas por um material cerâmico. As duas meias conchas formam no seu conjunto uma cápsula e uma delas habitualmente apresenta uma abertura para a ligação a um ambiente no qual se pretende detectar a pressão.
Tais sensores conhecidos apresentam portanto um certo número de peças (lâmina, meias conchas) que devem ser coladas entre si, por exemplo com a utilização de uma goma vítrea cozida no forno. Além disso, nesses sensores conhecidos a ligação dos elementos piezo-resistivos a circuitos de alimen tação e processamento exteriores implica a deposição, por exem pio por processos de gerigrafia, de pistas condutoras na lâmina deformável que suporta os elementos piezo-resistivos e sobre pelo menos uma das meias conchas que formam a cápsula. A ligação das pistas condutoras das ditas meias conchas com as pistas condutoras da lâmina que leva os elementos piezo-resistivos requer pois precauções e operações particulares, por exemplo o recurso a furos metalizados na meia concha.
No conjunto, tendo em vista o que se disse ante riormente, os sensores conhecidos são de fabricação complexa e dispendiosa.
objecto da presente invenção consiste em pro porcionar um sensor eléctrico do tipo atrás definido, o qual apresenta um número reduzido de peças, tem dimensões e peso consideravelmente menores do que os dispositivos conhecidos e apresentam custos de fabricação decididamente mais baixos.
Tal objectivo é realizado segundo a presente in venção por meio de um sensor eléctrico de forças e/ou deformações, utilizável em particular como sensor de pressão, caracte rizado pelo facto de a referida estrutura de suporte ser constituída por uma placa rígida, numa face da qual é aberta uma cavidade cuja parede do fundo é fina e susceptível de se defor mar elasticamente sob a acção de uma força ou pressão a medir, sendo o referido pelo menos um elemento sensível depositado na outra face da referida placa, em correspondência com a parede de fundo da cava e sendo os referidos meios condutores igualmente aplicados na referida outra face da placa.
No sensor segundo a presente invenção, a estru tura de suporte reduz-se a uma única peça, isto é, a placa r_í gida, e o elemento elasticamente deformável por acção da força ou pressão a medir é constituído pela parede de fundo da referida cavidade. A estrutura do sensor resulta portanto extremamente simplificada. Além disso, quer os elementos piezo-resistivos, quer as pistas condutoras para a sua ligação a circuitos de alimentação e/ou processamento podem ser depositados por um processo de serigrafla numa só superfície, isto é, na face da placa rígida oposta àquela onde é aberta a cavidade .
Outras características e vantagens do sensor segundo a presente invenção aparecerão na descrição pormenorizada que se segue, feita com referência aos desenhos anexos, z fornecidos a título meramente ilustrativo e não limitativo, nos quais:
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um sensor segundo a presente invenção;
A figura 2, uma vista em corte feito pela linha (il-ll) da figura 1; e
A figura 3, uma vista em corte análoga à vista da figura 2, que mostra uma outra forma de realização do sensor segundo a presente invenção.
Com referência à figura 1, um sensor eléctrico de forças e/ou deformações e, em particular, um sensor de pres (
são segundo a presente invenção, compreende uma placa rígida
de suporte (1), constituída por exemplo por um material cerâ
mico. Numa face da placa (1), como se vê em particular na fi-
gura 2, é aberta uma cavidade (2), cuja parede de fundo (2a) é fina e susceptível de se deformar elasticamente sob a acção de uma força ou pressão a medir.
A placa (1) pode ter por exemplo uma espessura de 1,5 a 3 mm* A espessura da parede de fundo (2a) na cavidade é de por exemplo 150 a 200 micrómetros,
A cava (2) tem de preferência a forma cilíndri ca ou ligeiramente tronco-cónica com uma secção transversal que se reduz progressivamente no sentido da parede de fundo (2a).
Na outra face (lb) da placa (1), na forma de realização ilustrada, são depositadas, por um processo de serigrafia, quatro resistências de película espessa ou fina (r), que funcionam como elementos sensíveis piezo-resistivos. Tais resistências podem ser por exemplo ligadas entre si para formar um circuito em ponte de Wheatstone. As ligações entre as várias resistências são realizadas por meio de pistas conduto ras (c), igualmente depositadas na face (lb) da placa usando técnicas de serigrafia.
As resistências (r) são depositadas numa aréola indicada com (lc) na figura 1, correspondente à parede de fundo (2a) da cava (2). Tal parede serve portanto de elemento deformável elasticamente que, por acção de forças ou pressões a medir, é susceptível de determinar deformações corresponden tes das resistências (r) e as consequentes variações da sua /7resistência óhmica.
As resistências (R) são ligadas a um circuito de processamento indicado no seu conjunto pela referência (3) na figura 1, o qual é vantajosamente realizado, por exemplo na tecnologia dos circuitos híbridos, na mesma face (lb) da placa (1) na qual são aplicadas as resistências. A ligação en tre as resistências (r) e o circuito de processamento (3) é realizada por meio de pistas condutoras (c) depositadas por serigrafia.
circuito (3) pode compreender por exemplo um amplificador operacional destinado a amplificar a tensão entre dois vértices opostos do circuito em ponte formado pelas resistências.
Por meio de outras pistas condutoras (d) (figura 1), o circuito (3) pode ser ligado a circuitos exteriores ao sensor e a uma fonte de tensão de alimentação.
O sensor representado nas figuras 1 e 2 tem a cava (2) aberta e destina-se a permitir por exemplo a efect^i vação de medidas de pressão relativa. Para a medição da pressão relativa num determinado ambiente, a cava (2) pode ser acoplada a esse ambiente por meio, por exemplo, de um tubinho, uma de cujas extremidades é introduzida à força ou fixada por outro meio, na boca da cava (2).
Para a medição de pressões absolutas, o sensor anteriormente descrito pode ser modificado da meneira ilustrada na figura 3. Também nessa forma de realização, a placa (1) apresenta uma cavidade (2), tendo todavia uma abertura de entrada (2b) que apresenta dimensões transversais reduzidas re6
lativamente às dimensões transversais da cava. Tal abertura é fechada e selada de maneira estanque por exemplo por meio da deposição de uma gota de estanho (4).
Desse modo, define-se no interior da placa (1) uma cavidade (5) fechada estanque aos gases. Se, com meios já conhecidos, se produzir nessa cavidade um vazio, o sensor assim realizado fornecerá indicações sobre as pressões absolutas medidas.
sensor segundo a presente invenção apresenta numerosas vantagens.
Em primeiro lugar, a estrutura de um tal sensor compreende uma só peça, facilmente realizável, por exemplo por estampagem ou sinterização. Não são portanto exigidas operações de montagem e colagem como nos sensores segundo a técnica anterior.
Uma outra vantagem reside no facto de todas as operações de deposição serigráfica terem de efectuar-se numa única superfície, isto é, na face (lb) da placa de suporte <Z. (1).
As dimensões totais e o peso do sensor resultam, por outro lado, bastante reduzidos e o fabrico do sensor é no seu conjunto mais simples e economico.

Claims (7)

1.- Sensor elêctrico de forças e/ou deformações, utilizável em particular como sensor de pressão, que compreende uma estrutura de suporte (1) que inclui um elemento (2a) deformável elasticamente por acção de uma força ou pressão a medir e sobre a qual é depositado pelo menos um elemento sensível piezo-resistivo (R) constituído por uma resistência de película espessa, suportando a referida estrutura além disso meios electricamente condutores (C) ligados ao referido pelo menos um elemento sensível (R) e apropriados para permitir a ligação a meios de circuitos de alimentação e/ou processamento (3) , caracterizado pelo facto de a referida estrutura de suporte ser constituída por uma placa rígida (1) em uma de cujas faces (la) é aberta uma cavidade (2) cuja parede de fundo (2a) é fina e susceptível de se deformar elasticamente sob a acção de uma força ou pressão a medir, sendo o referido pelo menos um elemento sensível (R) aplicado na outra face (lb) da referida placa (1) em correspondência com a parede de fundo (2a) da cava (2) , sendo os referidos meios condutores (C) igualmente aplicados na referida outra face (lb) da placa (1) .
2. - Sensor de acordo com a reivindicação 1, em particular para a medição de pressões relativas, caracterizado pelo facto de a referida cavidade (2) ser aberta.
(
3. - Sensor de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a referida cavidade (2) ter uma forma substancialmente cilíndrica.
4. - Sensor de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a referida cavidade (2) ter uma forma substancialmente tronco-cónica ou tronco-piramidal, com dimensões transversais que se reduzem no sentido da parede de fundo (2a).
<‘ .
5. - Sensor de acordo com a reivindicação 1, particularmente para a medição de pressões absolutas, caracterizado pelo facto de a abertura de entrada (2b) da referida cavidade (2) ser fechada por meios de selagem estanques aos gases (4) de tal modo que definem na espessura da placa (1) uma cavidade fechada (5) , na qual se faz o vácuo.
6. - Sensor de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, no qual a referida estrutura de suporte (1) tem além disso meios de circuitos (3) de alimentação e/ou de processamento dos sinais fornecidos pelo referido pelo menos um elemento sensível (R), caracterizado pelo facto de os referidos meios de circuitos (3) serem aplicados na face (lb) da referida placa (1) na qual é depositado o referido pelo menos um elemento sensível (R).
7.- Sensor de acordo com a reivindicação 6, caracteriza- do pelo facto de os referidos meios de circuitos serm realizados r' com a tecnologia dos circuitos híbridos,
I .<
c ..
Lisboa, 12 de Maio de 1988
O Aqente Oficial da Propriedade Industrial ___ / , V
RESUMO
Sensor eléctrico de forças e/ou deformações, utilizável em particular como sensor de pressão
A invenção refere-se a um sensor de forças e/ou deformações utilizável em particular como sensor de pressão, o qual compreende uma estrutura de suporte constituída por uma placa rígida (1), em uma de cujas faces (la) está aberta uma cavidade (2). A parede do fundo (2a) da cavidade (2) é fina e susceptível de se deformar elasticamente sob a acção de uma força ou pressão a medir. A outra face (lb) da placa (1) , em correspondência com a parede do fundo (2a) da cavidade (2), é aplicado pelo menos um elemento sensível piezo-resistivo (R), constituído por uma resistência de película espessa. Nessa face (lb) da placa (1) são além disso aplicados meios electricamente condutores (C) ligados ao elemento y- ou aos elementos sensíveis (R), para permitir a sua ligação a circuitos de alimentação e processamento (3). Convenientemente, tais circuitos (3) podem ser realizados com a tecnologia dos circuitos híbridos de película espessa ou uma película fina na mesma face (lb) da placa de suporte (1) que leva o elemento ou os elementos piezo-resistivos (R).
Para medições de pressão absoluta, a abertura de entrada (2b) da cava (2) pode ser fechada e selada de maneira estanque aos gases, de modo a definir na espessura da placa (1) uma cavida-11 de fechada (5) na qual se faz o vácuo.
RB 3
PT8746788A 1988-05-12 1988-05-12 Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao PT87467B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8746788A PT87467B (pt) 1988-05-12 1988-05-12 Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8746788A PT87467B (pt) 1988-05-12 1988-05-12 Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87467A PT87467A (pt) 1989-05-31
PT87467B true PT87467B (pt) 1993-12-31

Family

ID=20084229

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8746788A PT87467B (pt) 1988-05-12 1988-05-12 Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT87467B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT87467A (pt) 1989-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4222277A (en) Media compatible pressure transducer
US6023978A (en) Pressure transducer with error compensation from cross-coupling outputs of two sensors
JPH02502568A (ja) 機械的な運動増幅手段を備えたコンパクトな力トランスジューサ
JPS63501380A (ja) 2重ダイヤフラム式差圧型変換器
PT83393B (pt) Extensometro de pelicula espessa para detectar tensoes e deformacoes em elementos e estruturas mecanicos
US3645137A (en) Quartz pressure sensor
GB2194341A (en) Capacitive acceleration sensors
ATE43180T1 (de) Messwertaufnehmer zum elektrischen messen von kraeften, drehmomenten, beschleunigungen, druecken und mechanischen spannungen.
PT83394B (pt) Dispositivo de medicao da pressao
US4966039A (en) Electrical force and/or deformation sensor, particularly for use as a pressure sensor
SE8700556L (sv) Tryckgivare
US5079953A (en) Pressure gage
JPH05340963A (ja) 加速度信号発生器
PT87467B (pt) Sensor electrico de forcas e/ou deformacoes, utilizavel em particular como sensor de pressao
US3910106A (en) Transducer
US5034848A (en) Low pressure sensor
US5479716A (en) Capacitive based gravity sensor
GB2159628A (en) Capacitive inclination and levelness-measuring instrument
PT83392B (pt) Dispositivo sensor de aceleracao ou vibracao
GB2217017A (en) Detector for use in the capacitative measurement of pressure in gases
GB2112524A (en) Displacement or inclination sensors
EP0338180A1 (en) An electrical force and/or deformation sensor, particularly for use as a pressure sensor
US3013236A (en) Pressure responsive electrical instrument
CH669260A5 (it) Dispositivo elettrico per misurare la pressione statica di un fluido.
JPH064305Y2 (ja) 小型水圧センサ

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930621

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20011231