PT873493E - Granalha inofensiva para o ambiente - Google Patents

Granalha inofensiva para o ambiente Download PDF

Info

Publication number
PT873493E
PT873493E PT97900329T PT97900329T PT873493E PT 873493 E PT873493 E PT 873493E PT 97900329 T PT97900329 T PT 97900329T PT 97900329 T PT97900329 T PT 97900329T PT 873493 E PT873493 E PT 873493E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shot
lead
layer
core
grit
Prior art date
Application number
PT97900329T
Other languages
English (en)
Inventor
David Bradley Taylor
Original Assignee
David Bradley Taylor
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by David Bradley Taylor filed Critical David Bradley Taylor
Publication of PT873493E publication Critical patent/PT873493E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K95/00Sinkers for angling
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B7/00Shotgun ammunition
    • F42B7/02Cartridges, i.e. cases with propellant charge and missile
    • F42B7/04Cartridges, i.e. cases with propellant charge and missile of pellet type
    • F42B7/046Pellets or shot therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

s
DESCRIÇÃO "GRANALHA INOFENSIVA PARA O AMBIENTE" A presente invenção refere-se a granalha para utilização em pistolas. Em particular, a invenção refere-se a granalha que possui um núcleo metálico constituído por chumbo ou liga de chumbo. A granalha gasta que fica no solo pode constituir um problema para aves. Essa granalha gasta é frequentemente apanhada ou ingerida com gravilha pelas aves e pode também ser engolida e introduzida na moela da ave. 0 chumbo da granalha é quebrado e absorvido pela ave frequentemente em doses letais. A granalha gasta de chumbo que fica no solo pode também constituir um problema ambiental devido à lixiviação do chumbo que provoca o envenenamento tóxico do solo ou de fontes de água ou ser digerido por aves.
Foram feitas tentativas no passado para remediar este problema por meio de revestimento dos grânulos individuais de granalha com uma camada de barreira para evitar que o chumbo tóxico seja absorvido pelo solo ou que as aves digiram os grânulos de granalha. Contudo, as técnicas de revestimento actuais não provaram ter sucesso completo dado que os revestimentos conhecidos podem ser consumidos ou erodidos pela acçãò abrasiva de uma moela de ave.
As técnicas de revestimento conhecidas envolvem geralmente o revestimento da granalha de chumbo ou de liga de chumbo com pelo menos uma camada de um material de revestimento não tóxico resistente ao desgaste que actua como blindagem ou barreira ao núcleo tóxico de chumbo ou dc liga de 1 chumbo. Os materiais de revestimentos conhecidos compreendem adequadamente um lubrificante de tipo película sólida, por exemplo, politetrafluoroetileno ou dissulfureto de molibdénio. É apresentado em GB-A-2141360 um exemplo desse tipo de granalha de chumbo ou de liga de chumbo revestida. 0 lubrificante de tipo película sólida é um material de revestimento conhecido preferido dado que é simultaneamente não tóxico e inerte reduzindo assim o perigo para o ambiente causado pela granalha gasta. Idealmente cada grânulo 0 é coberto com um revestimento coerente ou contínuo do material de revestimento. Podem ser aplicados diferentes materiais de revestimento em diferentes operações de revestimento, por exemplo por meio de um processo de imersão ou de pulverização. Para aumentar a adesão desses revestimentos podem ser utilizadas resinas adesivas. 0 revestimento aplicado a cada grânulo pode não ser espesso tendo, por exemplo, entre 0,01 e 0,02 mm de espessura.
Embora os revestimentos conhecidos aplicados a granalha não pretendam danificar o ambiente, eles não evitam que as aves e animais semelhantes efectivamente digiram a granalha quando ela tenha sido utilizada e permaneça no solo. Se ela for digerida o revestimento pode ser removido o que resulta na absorção do chumbo pela ave. A presente invenção pretende proporcionar granalha dotada de um revestimento não tóxico que actua em primeiro lugar como blindagem ou barreira em torno do núcleo de chumbo ou liga de chumbo da granalha para vedar completamente o núcleo do exterior protegendo, desta forma, o ambiente do núcleo tóxico da granalha e em segundo lugar evitando que as aves tentem engolir, digerir ou ingerir ou mesmo apanhar grânulos de granalha gastos que ficam no solo. Mais particularmente a granalha revestida inclui uma substância ou substâncias não tóxicas que actuam como material repugnante ou repelente ou para dissuadir as aves de tentarem comer os grânulos de granalha, em primeiro lugar, ou, oc os grânulos de granalha tiverem sido introduzidos na boca da ave, provocar, devido à natureza da 3ub3tâncio ou substâncias, a rejeição imediata pela ave que expelirá a granalha revestida. Essas substâncias são designadas nesta especificação como "materiais repugnantes". Constitui também um objectivo preferido proporcionar uma granalha revestida na qual o selante ou camada de revestimento aplicados não afecta adversamente as capacidades de granalhagem da granalha.
Assim a presente invenção, no seu âmbito lato, refere-se a uma granalha que possui um núcleo de chumbo ou de liga de chumbo e pelo menos uma camada não tóxica em torno do núcleo que efectua a selagem do núcleo do exterior e que se destina a permanecer em posição após uso da granalha, sendo a granalha caracterizada por a referida pelo menos uma camada compreender um material repugnante que actua como repelente para evitar ou dissuadir as aves de ingerirem ou engolirem a granalha. A(s) camada(s) não tóxica(s) são destinadas a evitarem que o material tóxico do núcleo entre em contacto com o ambiente exterior dissuadindo animais selvagens, em particular aves, de tentarem engolir ou digerir granalha gasta. 0 núcleo da granalha é convenientemente totalmente rodeado ou encapsulado por uma camada de barreira que compreende uma mistura de pelo menos um material repugnante e de outro material de revestimento, por exemplo, um material inerte não tóxico do tipo acima referido, para proporcionar a granalha com uma selagem. É possível, contudo, ter, por exemplo, uma camada separada de selagem ou de barreira ou de blindagem rodeando completamente o núcleo metálico e o material repugnante aplicado separadamente no topo da camada de barreira. Neste caso, o material repugnante não necessita ser aplicado numa cobertura contínua. A camada envolvente deve ser resistente à degradação ambiental e em particular não deve ser significativamente removida por desgaste durante um determinado período de tempo. É tombem preferido que qualquer 3 1
I -L—-/
t camada de cobertura aplicada ao núcleo da granalha deve ser deformável de modo resiliente de modo a adoptar a forma do núcleo de chumbo ou de liga de chumbo se este último se deformar em uso por exemplo após a granalha ter atingido o alvo.
Exemplos de materiais repugnantes que podem ser incluidos em uma ou mais camadas aplicadas ao material do núcleo metálico são materiais aromáticos naturais ou sintéticos ou outros materiais incluindo especiarias, óleos e produtos quimicos. Um material repugnante particularmente eficaz é a malagueta ou pó de malagueta. Outros exemplos específicos são óleo e sabão de cravo. Esses materiais repugnantes possuem um sabor ou aroma que é repelente a qualquer ave que tente apanhar, engolir ou digerir os grânulos de granalha. Geralmente esses materiais repugnantes repelentes pelo sabor terão um gosto amargo. Outros exemplos de materiais repugnantes repelentes pelo sabor são soluções aplicadas às unhas humanas para dissuadir o roer das unhas. Esse tipo de solução pode secar e formar uma camada de barreira eficaz por si própria. Alternativamente, a solução pode ser misturada com outros materiais de revestimento. Alternativamente e/ou adicionalmente o material repugnante pode ter um cheiro ou odor repelentes. Todos esses materiais repugnantes são, obviamente, não tóxicos e actuam meramente como repelentes para evitar ou dissuadir positivamente as aves de engolirem granalha A camada ou camadas aplicadas ao núcleo da granalha não se degradarão de preferência no ambiente após uso. Em particular a camada ou camadas não devem ser removidas por desgaste quando permanecem no solo ou se dissolvem na água. A camada ou camadas de revestimento podem ser aplicadas por meio de qualquer técnica de revestimento conhecida, tal como pulverização, rolamento, imersão (incluindo imersão e escorrimento e imersão com rotação), revestimento de cortina, electroforese, autofore3e, revestimento por rolo e impressão. 4 A camada ou camadas de revestimento podem ser secas ao ar, curadas em forno, curadas por feixes electrónicos, curadas por raios Infravermelhos, curadas por radiação ultravioleta, ou curadas por qualquer modo adequado.
Será agora descrita uma realização prática da invenção como exemplo apenas, com referência particular ao seguinte exemplo não limitativo.
EXEMPLO
Foi efectuada a limpeza da superfície de granalha de chumbo convencional removendo lubrificantes e óxidos superficiais por agitação da granalha numa suspensão aquosa de material de limpeza, por exemplo pó de limpeza de cozinhas durante cerca de 10 minutos, lavando a granalha limpa com água e finalmente secando a granalha. A granalha limpa foi em seguida agitada ou pulverizada com uma suspensão aquosa de politetrafluoroetileno finamente dividido (ou qualquer outro material inerte adequado) e seca por meio de aquecimento num forno a uma temperatura de cerca de 250°C para fundir as partículas de politetrafluoroetileno em pó numa selagem de revestimento contínuo do núcleo de chumbo da granalha do exterior. A granalha foi em seguida arrefecida para a temperatura ambiente. Este revestimento de selagem é resiliente porque se pode deformar sem fissurar ou ser removido do núcleo de chumbo subjacente. Durante o uso da granalha e em particular do núcleo de chumbo ele é deformado quando a granalha atinge um alvo. O núcleo de granalha selado foi em seguida aplicado por pulverização ou mergulhado numa solução concentrada de pó de malagueta e a granalha revestida foi deixada secar naturalmente actuando o revestimento de selagem como base para receber o material de malagueta repugnante na granalha selada e revestida. Verificou-se que o núcleo estava completamente isolado do ambiente exterior. A granalha foi introduzida num cartucho para pistola de granalha de modo conhecido. Após o dioparo do cartucho a partir de uma pistola de granalha, verificou-se que a incorporação da malagueta no revestimento selante da granalha gasta actuava como repelente positivo para aves dissuadindo-as de digerir a granalha tratada.
Pode ser obtida granalha de acordo com a invenção por meio do tratamento de granalha convencional de chumbo ou liga de chumbo que é o tipo preferido de granalha para uso em cartuchos para pistolas de granalha para variados usos. Essa granalha tratada pode ser utilizada com segurança sem que o núcleo tóxico de chumbo da granalha gasta entre em contacto com o solo e com o ambiente e sem que a granalha seja digerida por aves. A encapsulação do núcleo de chumbo da granalha proporciona convenientemente granalha com um revestimento deslizante que permite que a granalha gasta que permanece no solo se difunda no solo a uma velocidade maior do que a granalha não tratada. Essa granalha gasta é assim desprovida da sua superfície activa mais rapidamente do que a granalha não tratada. Além disso, se uma ave for ferida por exemplo na área dos intestinos, por granalha encapsulada, a camada de encapsulação permitirá que a ferida cicatrize sem que a granalha provoque um envenenamento pelo chumbo. A granalha de acordo com a invenção é comparativamente racional no uso e é segura para o ambiente e para o utilizador. As aves são positivamente dissuadidas de tentarem comer granalha gasta que permanece no solo por meio da inclusão de material repugnante/repelente.
Lisboa, 20 de Novembro de 2001
O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL 6

Claims (7)

  1. j— Lc, ^^ REIVINDICAÇÕES 1. • Granalha que possui um núcleo de chumbo ou de liga de chumbo e pelo menos uma camada não tóxica em torno do núcleo que efectua a selagem do núcleo do exterior e que se destina a permanecer em posição após o disparo da granalha, caracterizada por a referida pelo menos uma camada compreender um material ou materiais repugnantes que actuam como repelente para evitar ou dissuadir aves de ingerirem ou engolirem a granalha.
  2. 2. Granalha de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida pelo menos uma camada não tóxica compreender uma camada encapsulante que inclui o(s) referido(s) material(is) repugnante(s).
  3. 3. • Granalha de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida pelo menos uma camada compreender uma camada encapsulante interna que rodeia completamente e efectua a selagem do núcleo de chumbo ou de liga de chumbo e uma camada externa que inclui o(s) referido(s) material (is) repugnante(s).
  4. 4. Granalha de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada por a referida pelo menos uma camada encapsulante ser resistente à degradação ambiental.
  5. 5. Granalha de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 4, caracterizada por a referida camada encapsulante compreender um material resiliente.
  6. 6. Granalha de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o referido material repugnante compreender malagueta ou pó de malagueta. 1
  7. 7. Cartucho para pistola de granalha que incorpora granalha de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores. Lisboa, 20 de Novembro de 2001 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL 2
PT97900329T 1996-07-10 1997-01-10 Granalha inofensiva para o ambiente PT873493E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB9614468.8A GB9614468D0 (en) 1996-07-10 1996-07-10 Shot

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT873493E true PT873493E (pt) 2002-02-28

Family

ID=10796659

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97900329T PT873493E (pt) 1996-07-10 1997-01-10 Granalha inofensiva para o ambiente

Country Status (4)

Country Link
US (1) US6173652B1 (pt)
DK (1) DK0873493T3 (pt)
GB (1) GB9614468D0 (pt)
PT (1) PT873493E (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6938552B2 (en) * 2003-06-17 2005-09-06 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Corrosion-resistant structure incorporating zinc or zinc-alloy plated lead or lead-alloy wires and method of making same
GB2401562B (en) * 2003-06-19 2005-03-30 David Taylor Improvement to lead sheet materials
WO2005119166A2 (en) * 2003-11-26 2005-12-15 Solucorp Industries, Ltd. Self-remediating projectile
SE0601689L (sv) * 2006-08-15 2008-02-16 Lead Tech Ab Metod och system för beläggning av blykomponenter
WO2009025938A1 (en) * 2007-07-09 2009-02-26 Authement Joseph Sr Shotgun shells having colored projectiles and method of using same
US20110290141A1 (en) * 2010-05-25 2011-12-01 Engel Ballistic Research Subsonic small-caliber ammunition and bullet used in same
US20110290142A1 (en) * 2010-05-25 2011-12-01 Engel Ballistic Research Inc. Subsonic small-caliber ammunition and bullet used in same

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1865727A (en) * 1927-08-04 1932-07-05 Western Cartridge Co Process of making shot
US2772634A (en) * 1950-02-16 1956-12-04 George G Oberfell Shotgun cartridge and shot for the same
US2919647A (en) * 1953-05-25 1960-01-05 Olin Mathieson Ammunition
US3267035A (en) * 1964-05-22 1966-08-16 Continental Oil Co Composition for and method of lubricating bullets and shot
US3363561A (en) * 1966-01-28 1968-01-16 Dow Chemical Co Plastic coated shotgun pellets
US4080899A (en) * 1976-12-20 1978-03-28 Luban William L Light reflective shot pellets
JPS53142098A (en) 1977-05-18 1978-12-11 Nippon Oil & Fats Co Ltd Bullet for shotgun using iron case shot
GB2079418A (en) 1980-07-11 1982-01-20 Crowcroft Peter Lester Shot
GB2141360B (en) 1983-05-27 1986-12-31 David Bradley Taylor Means for reducing environmental pollution and toxicity from lead articles
US4714023A (en) * 1986-03-27 1987-12-22 Brown John E Non-toxic shot
US4731189A (en) 1986-09-29 1988-03-15 Gregg Jr George L Bullet lubricant and method of compounding said lubricant
US5088415A (en) 1990-10-31 1992-02-18 Safety Shot Limited Partnership Environmentally improved shot
US5189252A (en) * 1990-10-31 1993-02-23 Safety Shot Limited Partnership Environmentally improved shot
SE9202926L (sv) * 1992-10-07 1994-04-08 Boliden Mineral Ab Hagel för jakt på villebråd samt framställning av sådana hagel
US5368866A (en) 1993-10-25 1994-11-29 Loucas; Athena P. Deer repellent composition, process for making same, and a treatment method for applying the same

Also Published As

Publication number Publication date
GB9614468D0 (en) 1996-09-04
DK0873493T3 (da) 2001-12-17
US6173652B1 (en) 2001-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5122518A (en) Insecticides
US4578263A (en) Pharmaceutical pellet
PT873493E (pt) Granalha inofensiva para o ambiente
US5618548A (en) Process and product for attracting animals and covering human scent
RU2458506C1 (ru) Инсектицидная шашка (варианты)
CA2240933C (en) Environmentally sealed shot
RU2660282C1 (ru) Инсектицид
US4520043A (en) Method of preventing corrosion of a metal casket
FR2845378A1 (fr) Base fumigene et utilisations
SK6921Y1 (sk) Repelent alebo insekticĂ­d, spĂ´sob distribĂşcie repelentu alebo insekticĂ­du v priestore
KR101966893B1 (ko) 야생 유해동물 피해 감소제 조성물 및 이의 제조방법
GB2099699A (en) Device for introducing nutrients and/or therapeutic materials into ruminant animals
US6423330B1 (en) Pesticidal composition and method
US2175112A (en) Insecticide or vermin destroying shell
JPH01172302A (ja) 土壌殺菌用粒状クロルピクリン製剤およびその製造法
US2036638A (en) Parasiticide
US1702168A (en) Fumigant
FI70113B (fi) Foerfarande och komposition foer bortjagande av faoglar i synnerhet hackspettar
SU1436857A3 (ru) Способ герметизации капсул
US1461340A (en) Radioactive spray material
GB2345835A (en) Soluble fish feed encapsulated in an edible permeable skin
KR960008826Y1 (ko) 벽지
JPH0123441B2 (pt)
AU1322397A (en) Composition for combating nuisance caused by garbage in garbage containers and use of the composition
CN110122455A (zh) 一种芡实的杀虫方法