PT863220E - Elemento de ligacao - Google Patents

Elemento de ligacao Download PDF

Info

Publication number
PT863220E
PT863220E PT97810129T PT97810129T PT863220E PT 863220 E PT863220 E PT 863220E PT 97810129 T PT97810129 T PT 97810129T PT 97810129 T PT97810129 T PT 97810129T PT 863220 E PT863220 E PT 863220E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
maximum
connecting element
max
alloy
Prior art date
Application number
PT97810129T
Other languages
English (en)
Inventor
Pius Schwellinger
Dietmar Schroder
Original Assignee
Alusuisse Tech & Man Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8230165&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT863220(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Alusuisse Tech & Man Ag filed Critical Alusuisse Tech & Man Ag
Publication of PT863220E publication Critical patent/PT863220E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C21/00Alloys based on aluminium
    • C22C21/06Alloys based on aluminium with magnesium as the next major constituent
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22FCHANGING THE PHYSICAL STRUCTURE OF NON-FERROUS METALS AND NON-FERROUS ALLOYS
    • C22F1/00Changing the physical structure of non-ferrous metals or alloys by heat treatment or by hot or cold working
    • C22F1/04Changing the physical structure of non-ferrous metals or alloys by heat treatment or by hot or cold working of aluminium or alloys based thereon
    • C22F1/053Changing the physical structure of non-ferrous metals or alloys by heat treatment or by hot or cold working of aluminium or alloys based thereon of alloys with zinc as the next major constituent

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Insertion Pins And Rivets (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Wire Bonding (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Piezo-Electric Or Mechanical Vibrators, Or Delay Or Filter Circuits (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)
  • Joints With Pressure Members (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)

Description

DESCRIÇÃO “ELEMENTO DE LIGAÇÃO’* A invenção refere-se a um elemento de ligação de uma liga de alumínio do tipo AlZnMgCu, com um veio para a ligação de componentes de alumínio, magnésio ou suas ligas, especialmente um parafuso ou um rebite.
Para a ligação de componentes utilizam-se frequentemente parafusos e rebites estampados com a forma de rebites maciços ou semicôncavos. Um dispositivo de fixação de auto-estampagem para a produção de uma ligação por rebite com utilização de rebites semicôncavos é por exemplo descrita na WO-A-95/09307.
Um campo de utilização importante dos elementos de ligação deste tipo é a indústria de construção de automóveis. Com a utilização crescente de materiais de alumínio e de magnésio neste domínio, ganha também importância a utilização de parafusos e de rebites de estampagem de materiais de alumínio. Até agora utilizaram-se substancialmente parafusos de aço e rebites de estampagem de aço que, por razões de corrosão galvânica e de corrosão nas fendas, tinham de ser feitos de aço inoxidável. As diferenças entre alumínio e aço relativamente às propriedades físicas tais como coeficiente de dilatação térmica, módulo de elasticidade, etc., podem, especialmente no caso de variações de temperatura, originar tensões adicionais ou uma formação de fendas na ligação. A utilização de uma matéria prima com propriedades químicas, electroquímicas e físicas semelhantes seria portanto de grande interesse para os elementos de ligação. A fabricação de parafusos e de rebites de ligação de ligas de alumínio é tecnicamente possível. Em volume restrito, fabricam-se por exemplo parafusos do /
material conhecido AA7075, em que se consegue uma resistência à tracção de cerca de 500 a 600 MPa. Um alargamento das possibilidades de utilização só seria possível se os mencionados elementos de ligação fossem fabricados de maneira económica a partir de materiais com maior resistência mecânica. Materiais conhecidos com maior resistência mecânica são as ligas AA7049, 7049A, 7149, 7249, 7349, 7449 e 7055, cuja fabricação no entanto não é simples. Na WO-A-96/34993, é além disso mencionada para a fabricação de rebites a liga AA7050 cuja composição é 6,2% de Zn, 2,2% de Mg, 2,3% de Cu e 0,12% de Zr. Por causa da sua tendência para formar fendas ao solidificar, estes materiais não são simples de vazar e a fabricação de grandes barras e lingotes como materiais de partida para a laminagem ou prensagem verifica-se ser muito dispendiosa e por consequência anti económica. Além disso, venfica-se que estes materiais em todos os estados de tratamento térmico são susceptíveis de corrosão sob tensão e corrosão em camadas. A invenção tem portanto o objectivo de proporcionar uma liga com a qual se podem fabricar os elementos de ligação do tipo mencionado antes com elevada resistência mecânica de maneira simples e económica.
Para se atingir o objectivo da presente invenção utiliza-se a liga que é constituída por 6.0 a 8,0 % em peso de zinco 2.0 a 3,5 % em peso de magnésio 1,6 a 1,9 % em peso de cobre % em peso de zircónio % em peso de crómio 0,05 a 0,3 máx 0,30 3 'ty máx 0,50 % em peso de manganês máx 0,10 % em peso de titânio máx 0,20 % em peso de silício máx 0,20 % em peso de ferro outras impurezas individuais com o máximo de 0,05 % em peso, no total máximo de 0,15 % em peso e o restante alumínio e impurezas inevitáveis. O material utilizado de acordo com a presente invenção é, em relação aos materiais muito resistentes comparáveis do grupo AA7xxx, facilmente vazável e processável também de maneira fácil por prensagem e laminagem. A resistência à corrosão é igualmente essencialmente melhor do que a das ligas comparáveis conhecidas de acordo com o estado da técnica.
Por causa das propriedades químicas e físicas semelhantes dos materiais de alumínio e de magnésio, a ligação de componentes de materiais de magnésio ou de materiais de alumínio e magnésio realiza-se preferivelmente com o elemento de acordo com a presente invenção obtida a partir de uma liga de alumínio.
Para < ds elementos individuais da liga são válidas as seguintes gamas preferidas (% em peso): zinco 6,6 a 7,3, especialmente 6,7 a 7,1 magnésio 2,3 a 3,2, especialmente 2,6 a 2,9 zircónio máx 0,20, especialmente 0,13 a 0,18 crómio máx 0,10, especialmente máx 0,05 manganês máx 0,25, especialmente máx 0,15 titânio máx 0,05, silício máx 0,15, especialmente máx 0,12
ferro máx 0,15, especialmente máx 0,12. O material prévio apropriado para a fabricação de parafusos e rebites são varões prensados por extrusão, em que com o material prévio para os rebites de estampagem se pode por exemplo pensar na utilização de chapas.
Na fabricação de elementos de ligação de material passando de varões em primeiro lugar vaza-se a liga para obtenção de biletes para prensagem e prensa-se o bilete depois de um recozimento de homogeneização para se obter um material prévio sob a forma de varões. Depois de um recozimento de dissolução e arrefecimento brusco, este é em geral processado por deformação a frio para se obter os elementos de ligação que em seguida são submetidos a um endurecimento térmico para se obter a resistência mecânica pretendida com suficiente alongamento. Numa variante de acabamento especialmente preferida, que permite um maior grau de deformação a frio com correspondente aumento da resistência mecânica e sobretudo origina uma maior resistência à corrosão, o material prévio antes da deformação a frio para obtenção de parafusos ou para obtenção de rebites é submetido a um recozimento de evolução regressiva a uma temperatura de cerca de 180 a 260°C durante um intervalo de tempo de cerca de 5 segundos a 120 minutos. Neste caso, é válido um curto tempo de tratamento para uma elevada temperatura de tratamento técnico
No elemento de ligação de acordo com a invenção é possível obter resistências mecânicas de até 740 MPa com um endurecimento térmico para o estado T 6 ou T 7.
Os parafusos ou os rebites prontos tratados termicamente podem de acordo com o domínio da utilização ser eloxidados, revestidos, envernizados ou protegidos 5 contra a corrosão de outra maneira. Numa realização melhorada da ligação podem vedar-se parafusos por exemplo também com uma camada de Teflon ou uma camada de Ormocere. Em certos casos é também vantajosa uma vedação e colagem correspondente ao conhecido processo Sped-Cap. A vantagem das ligas utilizadas de acordo com a presente invenção é evidenciada na seguinte descrição de exemplos de realização preferidos.
Exemplos
Vazaram-se 7 ligas com uma composição de acordo com o Quadro 1 de maneira a obter-se um bilete vazado de 220 mm φ e um comprimento de cerca de 1500 mm. Efectuou-se uma refinação dos grânulos com arame TÍ5B1 adicionado directamente na calha de vazamento. A fundição do bilete realizou-se em todas as ligas de acordo com as seguintes condições:
Velocidade de aprofundamento 6,5 a 7 m/min Água de arrefecimento 75 1/min Nível do menisco 42 mm Nível de água 40 cm abaixo da coquilha
Antes da divisão para a obtenção de dois lingotes com 660 mm de comprimento realizou-se um recozimento a 460° durante 6 horas. Em seguida realizou-se um recozimento a alta temperatura a 470°/3h + 480°/18h (a liga 6 foi recozida com 470°C/21 h).
Em cada liga prensou-se indirectamente um perfil plano 10x50 mm e um varão redondo de 40 mm de diâmetro. A temperatura do lingote montou a cerca de 230° a 260°C, a temperatura do recipiente foi mantida a cerca de 300°C. A 6 velocidade de prensagem montou a aproximadamente 2 a 2,8 m/min. O recozimento de solubilização realizou-se a uma temperatura de 470 + 3°C durante um intervalo de tempo de 0,5 h.
No Quatro 2 estão indicadas os dados de todas as ligas que foram obtidas com um perfil plano de 10x50 mm. O tratamento térmico realizou-se em cada caso como se indica seguidamente:
Recozimento de solubilização: 470°C/0,5 h Estiramento. < 1% Armazenagem intermédia: < 1 dia Endurecimento: Estado T 651: 130°C/14h
Estado T 7351: 105°C/5h + 175°C/7h
De todas as ligas realizaram-se ensaios de tracção e ensaios de tracção com entalhe na direcção longitudinal. Os valores das características mecânicos à rotura foram medidos na direcção transversal.
Com os valores da resistência mecânica indicados no Quadro 2 pode pensar--se que a resistência à tracção atinge maiores valores no elemento de ligação porque se verifica um reforço a frio.
Todas as ligas nos dois estados de tratamento térmico foram submetidas a um ensaio de corrosão sob tensão de formação de fendas. Todas amostras resistiram ao ensaio sem a formação de fendas de corrosão sob tensão. 7
Quadro 1
Liga N° Si Fe Cu Mn Mg Cr Zn Zr 1 0.008 0.02 1.8 - 2,7 - 6.9 0,14 2 0.10 0.06 1.8 - 2.7 - 6.9 0.L5 0.10 0.19 1.7 2.7 - 6,9 0.15 4 0.10 0.20 1.9 0.20 2.7 - 6.9 0.14 5 0.04 0.06 1.8 0.20 2,7 - 6.8 0.14 6* 0.04 0.06 L.9 - 2.0 - 8.8 0.15 7 0.04 0.06 1.7 0.23 2.7 0.25 6.0 - *) não de acordo com a invenção
Quadro 2
Liga N° Estado Dirccção da tensão Rm (MPa) Rpo.; (MPa) A, (%) Ag (%) Rink/ Rpn; Kr MPa mK" 1 L 708 680 10.5 6.6 1,06 T651 T 654 532 12.7 7.6 - 23.0 L 614 578 10.0 4.77 1.15 T7531 T 578 524 12.5 6.5 - 27.4 2 L 698 670 10.2 5.40 1,05 T651 T 644 584 12.7 8.5 - 20,7 L 610 576 9.4 4.28 0,81 T7531 T 556 494 12.7 6.8 - 33.4 3 L 700 676 10.4 4.54 0.857 T651 T 634 585 11.5 6.1 - 19.8 L 602 559 9.9 5.03 1.04 T7531 T 550 491 12.3 7.6 - 33.0 4 L 702 671 10,3 5.99 0,88 T651 T 642 583 10.8 6.9 - 22.2 L 614 585 8.1 4.07 0,92 T7531 X 570 498 11.5 6.8 - 30.8 5 L 713 686 11.0 5,77 1,03 (37) T651 T 653 589 12,2 7.1 - 28 L 624 592 9.1 4.37 1,10 (60) T7531 T 582 524 12.6 7.2 - 32.1 6 L 720 675 11.6 5.55 1.10 T651 T 634 577 12.1 6.5 - 29.2 L 574 513 12.6 5.06 L,22 T7531 T 521 460 13.4 6.4 - 73.8 7 L 682 634 11.2 7.84 0.867 T651 T 622 522 12.1 8.6 - 34.5 L 609 576 9.2 4.41 0.971 T7531 T 547 456 12.0 7.6 - 45.7

Claims (10)

1 J \ REIVINDICAÇÕES 1. Elemento de ligação de uma liga de alumínio do tipo ALZnMgCu, com um veio para ligação de elementos construtivos de alumínio, magnésio ou suas ligas, especialmente parafusos ou rebites, caracterizado pelo facto de a liga consistir em 6,0 a 8,0 % em peso de zinco 2,0 a 3,5 % em peso de magnésio 1,6 a 1,9 % em peso de cobre 0,05 a 0,3 % em peso de zircónio máx 0,30 % em peso de crómio máx 0,50 % em peso de manganês máx 0,10 % em peso de titânio máx 0,20 % em peso de silício máx 0,20 % em peso de ferro outros componentes individuais máximo 0,05 % em peso, no total máximo de 0,15 % em peso e o resto alumínio e impurezas inevitáveis.
2. Elemento de ligação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a liga conter 6,6 a 7,3, preferivelmente 6,7 a 7,1% em peso de zinco.
3. Elemento de ligação de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a liga conter 2,3 a 3,2, de preferência 2,6 a 2,9% em peso de magnésio.
4. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,20, de preferência 0,13 a 0,18% em peso de zircónio. 2
5. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações l a 4, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,10, de preferência um máximo de 0,05% em peso de crómio.
6. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,25, de preferência um máximo de 0, 15% em peso de manganês.
7. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,05% em peso de titânio.
8. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,15, de preferência um máximo de 0, 12% em peso de silício.
9. Elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de a liga conter um máximo de 0,15, de preferência um máximo de 0, 12% em peso de ferro.
10. Processo para a preparação de um elemento de ligação de acordo com uma das reivindicações 1 a 9 por vazamento da liga de modo a obter-se um lingote de prensagem, recozimento de homogeneização do lingote e prensagem do lingote de modo a obter-se um material prévio, recozimento de dissolução e arrefecimento brusco do material prévio, processamento do material prévio para obtenção de elementos de ligação por deformação a frio e endurecimento térmico do elemento de ligação, caracterizado pelo facto de, antes da deformação a frio, se efectuar um recozimento de regressão a uma temperatura de 180 a 260°C durante 5 segundos a 120 minutos. | Lisboa, 7 de Set^pbro de 2000
ZGZt ZZ fAK?AIO a/ív:'.:. Rua ÚQ Sisliri, !93, r/c-Drt. 12SQ LSbSCíA
1 RESUMO “ELEMENTO DE LIGAÇÃO” Para a produção de elementos de ligação apropriados para a ligação de componentes de construção de alumínio, magnésio ou suas ligas, reivindica-se uma liga de alumínio do tipo AlZnMgCu que consiste em 6,0 a 8,0 % em peso de zinco 2,0 a 3,5 % em peso de magnésio 1,0 a 3,0 % em peso de cobre 0,05 a 0,3 % em peso de zircónio máx 0,30 % em peso de crómio máx 0,50 % em peso de manganês máx 0,10 % em peso de titânio máx 0,20 % em peso de silício máx 0,20 % em peso de ferro componentes individuais no máximo 0,05 % em peso, no total máximo de 0,15 % em peso e o resto alumínio e impurezas inevitáveis. O elemento de ligação caracteriza-se por possuir uma elevada resistência mecânica com suficiente alongamento assim como por uma elevada resistência à corrosão.
PT97810129T 1997-03-06 1997-03-06 Elemento de ligacao PT863220E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP97810129A EP0863220B2 (de) 1997-03-06 1997-03-06 Schraube oder Niet aus einer Aluminiumlegierung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT863220E true PT863220E (pt) 2000-12-29

Family

ID=8230165

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97810129T PT863220E (pt) 1997-03-06 1997-03-06 Elemento de ligacao

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0863220B2 (pt)
AT (1) ATE195557T1 (pt)
DE (1) DE59702201D1 (pt)
DK (1) DK0863220T3 (pt)
ES (1) ES2150208T5 (pt)
GR (1) GR3034859T3 (pt)
PT (1) PT863220E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6267684B1 (en) 1997-04-30 2001-07-31 Allfast Fastening Systems, Inc. Rivets and rivet manufacturing methods
DE19840298A1 (de) * 1998-09-04 2000-03-16 Ejot Verbindungstech Gmbh & Co Selbstgewindeformende Schraube aus Leichtmetall und Verfahren zu ihrer Herstellung
RU2165995C1 (ru) * 1999-10-05 2001-04-27 Государственное предприятие "Всероссийский научно-исследовательский институт авиационных материалов" Высокопрочный сплав на основе алюминия и изделие, выполненное из этого сплава
JP3543267B2 (ja) * 2000-05-31 2004-07-14 福井鋲螺株式会社 アルミ製打込みリベット
DE102005014606A1 (de) * 2005-03-31 2006-10-05 Richard Bergner Verbindungstechnik Gmbh & Co. Kg Verfahren zur Herstellung eines Befestigungselements sowie Befestigungselement, insbesondere Schraube
DE102009039817A1 (de) 2009-09-02 2011-03-03 Profil Verbindungstechnik Gmbh & Co. Kg Selbststanzendes Mutterelement und Zusammenbauteil bestehend aus dem Mutterelement und einem Blechteil
JP6091046B2 (ja) * 2010-11-10 2017-03-08 株式会社トープラ アルミ合金ボルトの製造方法及びアルミ合金ボルト
WO2020099174A1 (en) 2018-11-12 2020-05-22 Aleris Rolled Products Germany Gmbh 7xxx-series aluminium alloy product
WO2020148140A1 (en) * 2019-01-18 2020-07-23 Aleris Rolled Products Germany Gmbh 7xxx-series aluminium alloy product

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2314183A1 (de) * 1973-03-22 1974-10-03 Herbert Dobbertin Verfahren zur herstellung von zeitlich unbegrenzt schlagbarem nietdraht
FR2482982A1 (fr) * 1980-05-23 1981-11-27 Fraimant Jean Jacques Procede de fabrication de pieces d'assemblage en alliage d'aluminium
EP0462055A1 (de) 1990-06-11 1991-12-18 Alusuisse-Lonza Services Ag Vormaterial aus einer superplastischen AlZnMg-Legierung
GB9016694D0 (en) * 1990-07-30 1990-09-12 Alcan Int Ltd Ductile ultra-high strength aluminium alloy extrusions
DE69630949T3 (de) * 1995-05-01 2013-08-14 Mcdonnell Douglas Corp. Herstellung von vorbeschichteten aluminiumlegierungsteilen

Also Published As

Publication number Publication date
DE59702201D1 (de) 2000-09-21
EP0863220A1 (de) 1998-09-09
EP0863220B1 (de) 2000-08-16
ES2150208T5 (es) 2004-06-16
EP0863220B2 (de) 2003-10-01
DK0863220T3 (da) 2000-12-27
ES2150208T3 (es) 2000-11-16
ATE195557T1 (de) 2000-09-15
GR3034859T3 (en) 2001-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5345056B2 (ja) 熱処理可能な高強度アルミニウム合金
US20170314113A1 (en) Ultra high strength 6xxx forged aluminium alloys
US7252723B2 (en) AlCuMg alloys with high damage tolerance suitable for use as structural members in aircrafts
US3642542A (en) A process for preparing aluminum base alloys
CA2523674C (en) Al-cu-mg-ag-mn alloy for structural applications requiring high strength and high ductility
JP2010018875A (ja) 高強度アルミニウム合金、高強度アルミニウム合金鋳物の製造方法および高強度アルミニウム合金部材の製造方法
ES2537781T3 (es) Perfil extruido de aluminio estable frente a la corrosión y procedimiento para la fabricación de un componente de estructura
PT863220E (pt) Elemento de ligacao
TWI434939B (zh) 鋁合金及其製備方法
JP2001517735A (ja) アルミニウム系合金及びその熱処理方法
JP2009203516A (ja) アルミニウム合金
JP2021526594A (ja) 向上した耐食性を有する、Al−Mg−Mn合金板製品を製造する方法
US10724127B2 (en) Low density aluminum-copper-lithium alloy extrusions
JPS60121249A (ja) 耐応力腐食用アルミニウム基合金
US20050000604A1 (en) Aluminum alloy, cast article of aluminum alloy, and method for producing cast article of aluminum alloy
JPH01225756A (ja) 高強度A1‐Mg‐Si系合金部材の製造法
JP5575028B2 (ja) 高強度アルミニウム合金、高強度アルミニウム合金鋳物の製造方法および高強度アルミニウム合金部材の製造方法
NO131035B (pt)
Liao et al. Effect of cold-rolling on mechanical properties and microstructure of an Al-12% Si-0.2% Mg alloy
US20090047171A1 (en) 6000-series aluminium extruded material superior in paint-baking hardenability and method for manufacturing the same
US1716943A (en) Aluminum-beryllium alloy and method of treatment
JPS62207842A (ja) 高強度アルミニウム合金
US20210172044A1 (en) High Strength Press Quenchable 7xxx alloy
JPS6135262B2 (pt)
PT1442150E (pt) Ligas de alumínio-silício possuindo propriedades mecânicas melhoradas