PT8617U - Estrutura unidireccional com paineis prefabricados auto-sustentados de betao armado - Google Patents

Estrutura unidireccional com paineis prefabricados auto-sustentados de betao armado Download PDF

Info

Publication number
PT8617U
PT8617U PT861792U PT861792U PT8617U PT 8617 U PT8617 U PT 8617U PT 861792 U PT861792 U PT 861792U PT 861792 U PT861792 U PT 861792U PT 8617 U PT8617 U PT 8617U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
panels
concrete
rods
panel
longitudinal
Prior art date
Application number
PT861792U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8617T (pt
Original Assignee
Manuel Santalla Isla
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Manuel Santalla Isla filed Critical Manuel Santalla Isla
Publication of PT8617T publication Critical patent/PT8617T/pt
Publication of PT8617U publication Critical patent/PT8617U/pt

Links

Landscapes

  • Building Environments (AREA)
  • Floor Finish (AREA)

Description

MANUEL SANTALLA ISLA "ESTRUTURA UNIDIRECCIONAL COM PAINÉIS PREFABRICADOS AUTO-SUSTENTADOS DE BETÃO ARMADO"
OBJECTO DO MODELO DE UTILIDADE O presente modelo de utilidade refere-se a uma estrutura unidireccional com painéis prefabricados auto-suportados, de betão armado, que possui uma série de caratcerísticas relevantes em comparação com as estruturas actualmente usadas nas mesmas utilizações.
As referidas estruturas ou armações são elementos utilizados na construção para separar os diversos andares de um edifí. cio e podem ser construídas de materiais diversos, desde a madei^ ra e tijolo até ao betão armado, utilizado actualmente. 0 objecto do presente modelo de utilidade consiste em pro porcionar uma estrutura nova, com base em elementos préfabricados de betão armado que reduza o custo da mão-de-obra e dos materiais usados, bem como a adopção de soluções técnicas para problemas que se colocam no campo da sua aplicação, como sejam os do isolamento térmico e acústico.
ANTECEDENTES DO MODELO DE UTILIDADE
Os sistemas de estruturas que têm sido utilizados desde há muito tempo, evoluem em função do material utilizado para as mesmas.
Assim, há sistemas de estruturas à base de madeira, outros ã base de ferro e, mais moderadamente, os que se baseiam no betão armado, estes últimos feitos à base da colocação de abobadilhas entre vi- gotas dispostas longitudinal ou transversalmente, efectuando-se sobre as mesmas um vazamento de cimento ou de betão, armado com armaduras de aço torcido, que proporcionam uma maior resistência ã flexão, bem como uma absorção da flecha produzida, por se aumen tar o módulo resistente, por adopção destes varões.
Outras estruturas ou armações baseiam-se na instalação de peças prefabricadas de betão armado, incluindo no seu interior uma armadura de aço torcido, que se instalam facilmente na obra, mas que, devido ã sua forma construtiva, levantam problemas de iso lamento técnico e acústico.
Os problemas que se colocam nestes sistemas de betão armado residem no próprio material utilizado. Assim, é necessária uma mão-de-obra muito especializada para a colocação dos ferros das armaduras de distribuição, sendo também muito grande o tempo de presa do betão, o que encarece o custo da construção, sem se chegar a resolver outros problemas colocados, como sejam os do isolamento térmico e acústico.
DESCRIÇÃO DO MODELO DE UTILIDADE
Para evitar os inconvenientes atrás mencionados, segundo o presente modelo de utilidade foi concebida uma armação unidirec cional que emprega painéis préfabricados autossuportados, de betão armado.
Estes painéis autossuportados apresentam uma forma geral prismática, com um certo comprimento e de secção trapezoidal, em cujo interior está colocado umnúcleo de poliestireno extrudido, que desempenha as funções de cofragem para a fabricação do painel e de isolamento térmico e acústico do mesmo. Previu-se a possib_i lidade de o núcleo de poliestireno apresentar uma configuração tu bular com cavidades longitudinais.
Este núcleo é fixado no painel por meio de estrias com secção em cauda de andorinha. 0 painel segundo o presente modelo de utilidade apresenta uma nervura longitudinal de cada lado emergente da base maior do mesmo.
Interiormente, todo o painel com as nervuras laterais tem incorporada uma armadura de aço torcido para o seu reforço, sal_i ente exteriormente, formada por varões do referido material, ao longo das nervuras laterais, e varões longitudinais na base menor da secção trapezoidal. Nesta base menor, inclui-se uma rede distribuidora, constituída por varões longitudinais e transversais. Há também estribos laterais salientes verticalmente das nervuras, que possibilitam a uniaão perfeita entre painéis.
Os painéis assim formados são colocados na obra, preenchendo-se os espaços que ficam entre os mesmos, unindo antes as armaduras de ligação (prolongamento dos estribos para resistir aos esforços de corte no painel), com outros varões de aço torcido, utilizando para o enchimento betão de obra, formando-se assim o pavimento ou o tecto de um andar.
Poderão incluir-se, de preferência, neste enchimento ele mentos longitudinais de polietileno extrudido para melhorar o iso lamento térmico e acústico entre as uniões dos painéis.
De acordo com as especificações feitas pela direcção da obra, os painéis podem ser diferentes no que respeita ao acabamen to da superfície, apresentando ã vista superfícies lisas ou rugo sas, conforme a sua localização na obra. O modo de funcionamento desta armação é semelhante ao fun cionamento convencional do sistema de armação de vigotas duplas, muito resistente à flexão, sendo no entanto mais fácil de montar devido ao facto de o painel segundo o presente modelo de utilidade ter incorporada a armadura de distribuição, de modo que apenas se preenchem as cavidades longitudinais formadas entre painéis adjacentes.
Para facilitar a compreensão das características do mode lo de utilidade e fazendo parte da presente memória descritiva for necem-se desenhos anexos cujas figuras representam, com carácter ilustrativo e não limitativo, o sistema de armação segundo o pre sente modelo de utilidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras dos desenhos anexos representam: A fig. 1, uma perspectiva do painel autossuportado, na qual pode ver-se o núcleo interior de poliestireno e os varões de aço torcido que dele emergem, segundo o presente modelo de utili dade ; A fig. 2, uma perspectiva parcial das peças que constituem a armadura interior do painel, formada pela rede distribuidora, os varões longitudinais e os respectivos estribos, bem como os estribos e varões usados para a armação entre painéis; A fig. 3, uma vista da colocação dos painéis em obra por união das suas nervuras, antes de efectuar o vazamento do betão sobre os mesmos; e A fig. 4, um corte dos painéis colocados em obra, depois de feito o vazamento.
DESCRIÇÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
Com referência ãs figuras, a armação segundo o presente modelo de utilidade é formada por painéis autossuportados (1) de betão armado, em cujo interior hã um núcleo de poliestireno extru dido (2), que resolve os problemas do isolamento térmico e acús- tico, com nervuras longitudinais (3) que serão invadidas pelo be tão, na fase de moldação do painel.
Deste painel sobressai a respectiva armadura, constituída por varões (5) , de preferência de aço torcido, que ficam sali_ entes das nervuras (6), e outros varões (7) do mesmo material que ficam salientes da base menor do painel. A armadura deste painel é constituída além disso por uma rede distribuidora (8), situada na base menor da mesma, para o seu refroço, e estribos laterais (9) em forma de U, ficando um dos braços do U saliente verticalmente para cima formando a nervura lateral (6) .
Estes painéis autossuportados são modelados num molde no qual é colocado o núcleo de poliestireno (2) e a armadura, ccm todos os elementos (5, 7, 8 e 9). Uma vez tudo colocado, vaza-se o betão que, depois da sua consolidação e depois de se retirar do molde, forma o painel (1) autossuportado com a sua armadura, com o núcleo interior de poliestireno (2) solidário com o mesmo.
Os painéis (1) assim modelados são colocados em obra encostados, unindo-se as suas nervuras laterais (6), como se mostra na fig. 3, enchendo-se em seguida as cavidades (10) que ficam en tre as mesmas com betão da obra (11), posicionando previamente os varões (12) , bem cano estribos rectangulares (13) do mesmo material, que constituem os estribos da armação e que rodeiam os varões da armação (12). É viável a colocação de elementos longitudinais de poliestireno extrudido para resolver os problemas de isolamento térmico e acústico que possam surgir nas uniões entre os painéis.
Uma vez consolidado o betão, obtém-se um pavimento compacto, muito resistente à flexão, e uma grande absorção da flecha -6-,· í * produzida. 0 cabamento superficial deste piso será completado com uma placa ou outro material definido pela direcção da obra, embo ra os referidos painéis possam ser usados com a face ã vista, da do que a sua superfície pode apresentar rugosidades para garantir a aderência perfeita do reboco posterior e a fixação do pavimento, ou então um acabamento mais fino, para que não necessitem de um reboco de acabamento, por exemplo no caso de pisos de estacio namento, locais comerciais, etc. Isso resulta do facto de o painel autossuportado (1) ser fabricado às avessas, isto é, com o molde invertido, sendo a parte superior, quando da fabricação, a parte inferior da armação, podendo ter o acabamento que se desejar.
Estes painéis (1) adaptam-se a qualquer tipo de apoio, por meio das suas nervuras laterais (6), com as quais se consegue facilmente o grau de encastramento desejado.

Claims (2)

  1. -7- -7-
    REIVINDICAÇÕES 1. Estrutura unidireccional com painéis prefabricados auto sustentados, de betão armado, do tipo formado por painéis com nervuras laterais préfabricadas, de betão armado, que se instalam nas obras para formar os diferentes pisos das mesmas, caracteri-zada por ser constituída por painéis (1), que contêm no seu inte rior um núcleo (2) de poliestireno ou similar, que actua como iso lante térmico e acústico, com estrias longitudinais (3), de preferência numa das suas faces maiores, apresentando os painéis (1) interiormente uma armadura, que fica saliente numa parte dos mes mos, constituída por uma rede de distribuição (8) na parte superior, varetas longitudinais (7,5) a alturas diferentes e estribos (9) laterais, fazendo-se a união entre painéis por meio do enchi_ mento dos espaços ocos (10), formados entre painéis adjacentes com as suas nervuras (6) contíguas, com betão, depois de colocar varetas longitudinais (12) e estribos verticais (13), que completam a estrutura, tendo sido previstos diferentes acabamentos superfi ciais do painel (1), que apresenta uma superfície rugosa ou então um acabamento mais fino.
  2. 2. Estrutura unidireccional de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, ao preencher os espaços ocos (10) entre painéis com betão de obra, se disporem elementos longitudinais de material isolante térmico e acústico. O Agente Oficial da Propriedade Industrial
    RESUMO "ESTRUTURA UNIDIRECCIONÃL COM PAINÉIS P RÉ FAB RICADOS AUTO-SUSTENTADOS DE BETÃO ARMADO" O modelo de utilidade refere-se a uma estrutura unidirec cional constituída por uma série de painéis (1) préfabricados com a secção transversal genericamente trapezoidal, de betão armado, em cujo interior se aloja um elemento (2) de poliestireno extrudido, de isolamento térmico e acústico. Na moldação deste painel (1) utiliza-se como molde o pró prio elemento (2), que ficará solidário com o mesmo, incluindo--se neste processo uma armadura formada por varetas (7) que fica rão situadas na base menor do trapézio, juntamente com uma rede de distribuição, e varetas (5), situadas longitudinalmente em ner vuras (6) que emergem do painel, bem como estribos em U que emergem verticalmente da mesma nervura (6) . Esta armadura fica saliente de ambos os extremos do painel para a sua ligação posterior com outros painéis. Na estrutu ra do pavimento, os painéis são unidos pelas suas nervuras (6) preenchendo—se o espaço oco entre as mesmas com betão de obra, colocando-se outras varetas de reforço, podendo intercalar-se ele mentos longitudinais isolantes. Aplicação na construção civil para separar os diferentes andares de um edifício.
PT861792U 1991-10-25 1992-10-23 Estrutura unidireccional com paineis prefabricados auto-sustentados de betao armado PT8617U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9102374A ES2048630B1 (es) 1991-10-25 1991-10-25 Forjado unidireccional con panales prefabricados autoportantes de hormigon armado.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8617T PT8617T (pt) 1993-06-30
PT8617U true PT8617U (pt) 1995-12-29

Family

ID=8273956

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT861792U PT8617U (pt) 1991-10-25 1992-10-23 Estrutura unidireccional com paineis prefabricados auto-sustentados de betao armado

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2048630B1 (pt)
PT (1) PT8617U (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2169652B1 (es) * 2000-03-02 2003-11-01 Sist S De Ingenieria Autoporta Forjado unidireccional con paneles prefabricados de hormigon armado, y molde para fabricacion de los paneles.
ES2368048B1 (es) * 2008-11-18 2012-04-30 Prensoland, S.A Placa alveolar antis�?smica.
ES2699083B2 (es) * 2016-01-27 2019-12-12 Prensoland Sa Máquina de fabricación en continuo de placas pretensadas de hormigón y componente de dicha máquina
CN106088454A (zh) * 2016-06-16 2016-11-09 湖南三快而居住宅工业有限公司 挤出成型的穿筋预制板及其制作方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1275848A (fr) * 1960-12-09 1961-11-10 Hourdis perfectionné
US3224725A (en) * 1962-03-09 1965-12-21 Masonite Corp Floor pan form
NL7411231A (nl) * 1974-08-23 1976-02-25 Ballast Nedam Groep Nv Bekistingselement.
EP0065089B1 (de) * 1981-05-18 1984-12-05 Carl, Heinz, Ing.grad. Verdrängungskörper

Also Published As

Publication number Publication date
ES2048630B1 (es) 1996-08-01
PT8617T (pt) 1993-06-30
ES2048630R (pt) 1996-01-16
ES2048630A2 (es) 1994-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5845445A (en) Insulated concrete form
US3552076A (en) Concrete form
US6167671B1 (en) Prefabricated concrete wall form system
US7752819B2 (en) Assemblage concrete system and methods of constructing thereof
US7409800B2 (en) Structural thermal framing and panel system for assembling finished or unfinished walls with multiple panel combinations for poured and nonpoured wall
CZ254795A3 (en) Building element
US8443560B2 (en) Concrete form block and form block structure
US20010029717A1 (en) Composite building block with modular connective structure
US20090218474A1 (en) Single faced insulated concrete form
GB2060026A (en) Building blocks
KR20180097175A (ko) 산업용 절차를 통해 작업 현장에서 내부 충전물을 벽에 부어 넣을 수 있도록 내부에 공간이 연결되어 있고 그 세로축의 외부에 구조가 있는 망상 프레임이 있는 구조 벽
US8074958B1 (en) Lintel form for concrete and block constructions
PT8617U (pt) Estrutura unidireccional com paineis prefabricados auto-sustentados de betao armado
US1951421A (en) Wall structure
US3881291A (en) Panel mold for forming composite concrete-reinforced walls
US1053646A (en) Building construction.
US1355572A (en) Concrete building and concrete building construction
US1562706A (en) Concrete building element
EP2405079B1 (en) Detachable formwork set with a multi-layered wall blank
US3405495A (en) Building wall construction with laterally spaced panel members
US1795338A (en) Building construction
KR20190028138A (ko) 그래픽 콘크리트패널 및 이를 이용한 구조물 시공방법
US1099953A (en) Fireproof-building construction.
BRPI0901829A2 (pt) sistema construtivo com painéis modulares reutilizáveis para moldagem de paredes de concreto
JPH09296551A (ja) コンクリート壁の鉄筋組構造およびそれを使用したコンクリート壁の構築工法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19930203

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19950918

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 19970331