PT86071B - Processo para a preparacao de adubos apropriadospara viticultura contendo biomassaproveniente do desenvolvimento de bolores - Google Patents

Processo para a preparacao de adubos apropriadospara viticultura contendo biomassaproveniente do desenvolvimento de bolores Download PDF

Info

Publication number
PT86071B
PT86071B PT86071A PT8607187A PT86071B PT 86071 B PT86071 B PT 86071B PT 86071 A PT86071 A PT 86071A PT 8607187 A PT8607187 A PT 8607187A PT 86071 B PT86071 B PT 86071B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fertilizer
mold
biomass
quality
increase
Prior art date
Application number
PT86071A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86071A (en
Inventor
Stephan Naschberger
Original Assignee
Biochemie Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Biochemie Gmbh filed Critical Biochemie Gmbh
Publication of PT86071A publication Critical patent/PT86071A/pt
Publication of PT86071B publication Critical patent/PT86071B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05FORGANIC FERTILISERS NOT COVERED BY SUBCLASSES C05B, C05C, e.g. FERTILISERS FROM WASTE OR REFUSE
    • C05F5/00Fertilisers from distillery wastes, molasses, vinasses, sugar plant or similar wastes or residues, e.g. from waste originating from industrial processing of raw material of agricultural origin or derived products thereof
    • C05F5/006Waste from chemical processing of material, e.g. diestillation, roasting, cooking
    • C05F5/008Waste from biochemical processing of material, e.g. fermentation, breweries
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A40/00Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production
    • Y02A40/10Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production in agriculture
    • Y02A40/20Fertilizers of biological origin, e.g. guano or fertilizers made from animal corpses

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)

Description

A prGec-nte invenção refere-se ao processo para a preparação dum adubo para viticultura caracterizado por se secar e processar biomassa proveniente do desenvolvimento de bolores, opcionalmente enriquecida em potássio e/ou magnésijo por adição dos correspondentes sulfatos.
A presente invenção refere-se a um processo para ; preparação de adubos apropriados para viticultura, através ’· da secagem e processamento de biomassa proveniente do desenvolvimento de bolores. Esto adubo pode também ser aplicado · em solos-problema, produz excelentes rendimentos com melhor t
qualidade e além disso reduz a frequência de clorose.
fendo em conta que as culturas de videira se encon tram frequentemente em locais-problema, uma adubação adequada torna-se muitas vezes igualmente problemática. £ frequente o aparecimento de carências de elementos nutritivos ou de efeitos causados por uma adubação excessiva. Oolos com altos valores de pH e subsolos comprimidos ou incrustrados são especialmente sensíveis. Lais locais podem sofrer temporariamente de um excesso de humidade de modo que a abundância de azoto pode dar origem à formação de veneno vegetal amoníaco. Restes solos, os iões nutritivos são reacumulados e esta concentração excessiva pode posteriormente provocar a coi rosão das raízes, mm alguns locais, apesar da presença predominante de cascalho, ocorrem por vezes acumulações de lama nos níveis superiores do solo por meio de ácido sílico gelatinoso. ia bém aqui se encontram frequentemente problemas semelhantes aos já descritos.
Os excessos de azoto nas soluções presentes nos solos são mais comuns no caso da utilização de adubos minerais do que no caso da aplicação de adubos orgânicos adequados. Esporadicamente podem também surgir problemas depois da aplicação de, elevadas doses de estrume, visto que uma parte do azoto está presente sob a forma solúvel em água, as razões podem ser as mesmas.
Torna-se então evidente que a videira exige muito de um adubo.
Cs adubos orgânicos, que contêm azoto exclusivamei. te combinado, correspondem com facilidade a estas f<xi Jmicias. rara se obterem resultados favoráveis, a mineralização não deve ser lenta demais, para se garantirem efeitos satisfatórios na fase inicial do desenvolvimento vegetativo. Para ta] é necessária uma proporção 3/1; inferior a 10 assim como uma
boa capacidade de decomposição dos compostos - 0 (a expressão proporção 0/1; refere-se à relação em peso de carbono organicamente combinado para azoto). 3Ó assim se atinge a estimulação desejada de microrganismos e de pequenos seres vivos do solo. A inofensividade higiénica e a ausência de metais pesados bem como a de outros elementos prejudiciais são condições essenciais para um adubo para viticultura.
A adubação na viticulturas é na sua generalidade uma tarefa difícil. Por um lado, a matéria nutritiva extraída pela uva é bastante baixa (8 Eg de L/1CC .EI), por outro lado a videira necessita na primavera da presença no solo cie uma solução com um teor de E suficiente para se poder expandir com vi Or.
micélio de bolores seco, i.e., biomassa proveniente do desenvolvimento de bolores, que se obtém na secagem de micélio de bolor por exemplo da estirpe de produção de pe nicilina Penicillium Orysogenum, foi durante décadas usado como suplemento alimentar. Apesar deste produto poder ser usado como alimento, em relação a outros produtos concorrenciais (ração de albumina) superior. C micélio de te composição:
, nao apresenta quaisquer vantagem bolor apresenta por exemplo, a se.jiin seca........
orgânica mín.
Substância bubstância
Azoto orgânico combinado ..........
P205 ..............................
K2C...............................
OaC...............................
mgO ...............................
Oligoelementos e vitaminas.
^sta análise e típica de um produto ao acrescentado potassa e magnésio.
<595 / /
5.5
1.5
3.5
5,0
1.5 /
qual foi
Gs respectivos valores dos
teores de K20 e MgO no produto natural situam-se nos 1,2 % e 0,25 Os valores da análise na totalidade mostram descidas normais nos adubos orgânicos. Esta biomassa de bolor, que consiste em micélio derivado de uma estirpe de penicilínio, completada com sulfato de potássio e/ou de magnésio, deu os melhores resultados em solos difíceis. Através de urns.
a Ucação regular de um adubo deste tipo segundo o processo patenteado Af-PS 581 929» é possível um duradouro reverdescimento de por exemplo uma pista de esqui a grande altitude.
Através dum incremento de actividade'dos microrganismos, serão simultaneamente melhoradas a reprodução de húmus e as características físicas do solo, além’de se obter uma libertação de azoto através da mineralização. 0 efeito do azoto será amplamente activado em sincrOnia com a necessidade das plantas.
Não é a recear um excesso temporário de azoto, tal como 0 provocado por adubos minerais solúveis em água. Deste modo, exclui-se uma das causas para uma acentuada sensibilidade à clorose. Por vezes a utilização de um adubo de biomas sa de bolor gera temporariamente azoto superficial através dos microrganismos.
Descobriu-se recentemente que a biomassa de bolor, por exemplo, micélio de bolor de Penicillium Ohrysogsnum, é especialmente apropriado x^ara a adubação de videiras.
A invenção refere-se a um processo para a preparação de adubos para viticultura, segundo o qual se utiliza una biomassa de bolor, por exemplo micélio de Penicillium Chryso genum. Oom 0 objectivo de aumentar os valores de K2C e pode-se acrescentar uma quantidade limitada de adubo mineral; seria apropriado um adubo de potássio e/ou magnésio (por exemplo: adubo de sulfato de potássio e/ou magnésio), ^ste produ to concentrado contém, para utilização de acordo com 0 proi
cesso da invenção entre 85 a 95% em peso de micélio de bolor seca (por exemplo 90%) e 5 a 1% em peso de sulfato de potás sio e/ou magnésio (por exemplo 10%).
A quantidade de adubo a dispender está dependente de vários factores, como por exemplo da qualidade do solo, dm geral, pode-se atingir um êxito razoável, utilizando este adubo concentrado era quantidades compreendidas entre os I5CC Kg e 1.000 Kg por hectare e por ano.
I;Os testes seguintes foram estabelecidos os critérios analíticos necessários para um adubo para viticultura (as abreviaturas s.s. e t.t. referem-se a substância seca e teor total, respectivamente): rxames .Jlcrobiológicos:
i Mb W*·· n. iwwWK- ι·ί· imt w . R2. total de germes ...........
. Salmonelas ....................
. Qlostrídios reduzidos em sulfito ..........................
50C/g dos quais
COO bacilos em 5x2Óg não comprováveis abaixo de 1 CCC/g
Cs resultados dos exames microbiolôgicoo não indicaram qualquel inconveniência higiénica.
Análise da Penicilina por meio de ensaio de difusão agrária:
. Organismo em teste:
, Limite aprovado:
. Resultado:
Bicillus stearothermophilus
0,02 ^g/g
Sensível à Penicilinase Penicilina iião detectável feor de metais pesados:
. Ri mg/kg s.s.
. Or mg/kg s.s.
. Pb mg/kg s.s.
• ug mg/kg s.s.
η n • · Xw • · 7,5
.. 0,2
.. 0,011
Elementos determinantes do valor:
. Teor de água ...........%4,4 . hlatéria orgânica % i.d. s.s. 79,6 . N (Kjeldahl) .......... % i.d. s.s. 6,23
Constituintes solúveis em ácido:
. P2C5 % s.s. ...................'1,3 . 220 > s.s. 4,4 . :..g % S.S. 1,2 .Ga % s.s 5,7 . Fe mg/kg s.s. ...... 420 . .,.n mg/kg s.s. ... 26 . Ou mg/kg s.s. ... 17 . Zn mg/kg s.s. 61 . Co mg/kg s.s 5,7 . 2 - total mg/kg s.s 3,4 . 4,.0 mg/kg s.s. ......... 0,63
Tolerância gelas Plantas:
Qm ensaio de tolerância pelas plantas realizado com agrião indica que uru adubo de biomassa de bolor misturado até uma quantidade de 1£·. com um substrato (mistura normal) não é prejudicial para a planta.
Os resultados da análise provam a inofensividade ecológica e o alto teor em elementos determinantes do valor. A partir dos resultados do ensaio de tolerância de plantas conclui-se que uma adubação excessiva e praticamente impossível. begundo critérios analíticos, o adubo contém os requisitos necessários para a viticultura.
òão também importantes os efeitos sobre a qualidade das uvas do vinho, enquanto os aumentos de1 quantidade são muitas vezes uma questão de oferta de azoto, um aumento notável de qualidade com adubos minerais exige um conhecimento
preciso das características biológicas, químicas e físicas do solo. Uma distribuição da quantidade de adubo em várias doses seria necessária. Lm comparação com uma oferta adequada às plantas de substâncias nutritivas essenciais, um abastecimento equilibrado de oligo-elementos s uma tarefa difícil.
hum adubo com base em biomassa de bolor, os macro-elementos, especialmente o azoto, são proporcionados nas me lbores condições através da própria libertação provocada pela planta, de modo que uma divisão das doses de aau.be não é necessária. Cs micro-nutrientes estão contidos em pelo menos quantidades mínimas, em solos com teores normais não são então de prever carências em oligo-elementos. Gomo se sabe, existem vários microrganismos do solo com condições para act.L var elementos nutrientes vestigiais, de modo que um adubo que estimula a vida do solo, provoca indirectamente um moino:? abastecimento de substâncias nutritivas. õJm adubo dc biomassa de bolor é mais fácil de manusear e o perigo de unia adubação excessiva é claramente minimizado, lendo em conta que as quantidades totais a dispender podem ser ministradas numa dose única, surgem também vantagens de carácter técnico.
io exemplo seguinte são revelados os efeitos vantajosos de uma aãubação com biomassa d-s bolor.
.mxemplo:
mxperiência na região vinícola de íattendorf, terra no de cascalho com pronunciadas crostas calcárias e camadas de argila em níveis mais profundos, valor do p.i de 7,8 a 8,4» Casta da Videira Azul Portuguesa.
Dados de Qualidade„ e t.uantidade ( .stado da cepa, rendimento da uva, qualidade do mosto)
dados de Qualidade e Quantidade (dstado da cepa, rendimento da uva, aualidade do mosto)
-.*· II. --1--.-. ----- .· . ' * ' _ ·. .·_-ίΙΤ·- . — II·· T T II. , Í..F1 J 1Ί - II - .I.IJ T1Í - _ ~~ll II J|.~~···· ΙΓ I 11--1111-^Parcelas nulas
1985
23.9·
1985
5.10.
1985
5.10.
Grau Cchsle
GmK° **)
Açúcar total (S/D
Acidez titulável
Ácido tartárico (g/1) pá
P total (g/1) Iendimento (Kg/cepa)
Clorose / )
16,C
15,6
75.5
15.5
17,0
95,0
19,1
168
151
11,5
5,1
0,71
190,1
140
182
10,5
3,0
0,98
2,72
1C,C
174,6
L.11 , L—
8,5
3,0
0,59
10,0
5,1
Γ S 7
V $ u /
9,5
5,1
1,04
5,57
Grau ae mosto de
Klosterneuburg, um parâmetro p/teor de açúcar.
ji.
dubo mineral (kg/ha)
1986; 450 jjAO (11? 1), 100 Qripleph.osphat (45 P2 05), 5CC rateutkali (110 K2 G).
adubo foi ministrado em dose única no princípio da Irisiavera.
- 9 Os nomes NAC, Triplephosphat e Fateutkali são marcas registadas de três adubos diferentes.
Produção de Biosol®:
---------,
Biosol^é um derivado da fermentação da penicilina. As matérias de fermentação normais como a farinha de soja, sacarose, lactose, oligo-elementos e vitaminas são mis tarados com água, esterilizados e inoculados com a estirpe do bolor renicillium Ohrysogenum. ho decorrer da fermentação as substâncias nutritivas são transformadas em biomassa de bolor. I.o momento da colheita, a biomassa de bolor húmica é separada por filtração da fase lícjuiua que contém penicilina e é seca a uma temperatura compreendida entre os 150 e os 15C°C com um tempo de permanência de 4 a 6 horas. A biomasoa seca será ainda completada com IC/ de sulfato de potássio e/ou de magnésio (Fatentkali) e, após a granulação, é ensaca, a como adubo completo.
Composição:
biosol®indica os seguintes componentes:
?eor de água / . 4,4 . ugcria/organxca ,.- x · d. s · s. .····.·.*.79,m i (x.j e Idahl) , i o.. s.s. ···«········*·□, ip
P2 c> ; c* >s
•:2 05 Ç“. c
«·- íj) /* s < > s
Ca /·- e
Fe mg/kg s.s
...n xj/kg s.s
4,4
1,2
5,7
• 17,Cu mg/kg s.s
An mg/kg s.s.....
.xo mg/kg s.s. ....
” β T * iaó/&£ S · s
..o mg/kg s.s.....
61,5,7 /?

Claims (2)

  1. 0 ensaio de tolerância da planta indica que o Biosol©, misturado com um substrato vegetal até uma quantidade de 1%, não provoca quaisquer danos à planta.
    Cs resultados são em múltiplos aspectos surpreendentes. 3ão notáveis os aumentos de quantidade e de qualidade registados com o adubo de biornassa de bolor. C rendimento bruto da casa Azul lortuguesa supera logo no primeiro ano em 23/ as parcelas de controlo não adubadas, Também a qualidade foi claramente melhorada; no termo da experiência o colheita (2$.9·, 5-1C-) o grau de mosto de Elosterneuburg registou u.i aumento da ordem dos 6% e 7/> respectivamente e o teor total de açúcar um aumento de 6% e 11/ em relação aos valores registados pelas parcelas de controlo.
    A colheita experimental de 1985 (15·9.1986) confii mou o ano anterior, os GidL0 podem ser melhorados em cerca de 1%, o teor de açúcar em. 17/ e o rendimento da uva abe 57/. C adubo de biornassa de bolor traz por conseguinte não só cor. sideráveis aumentos de qualidade como também de quantidade.
    Bem dúvida que com a utilização de um adubo mineral, o enàimento bruto em relação àe parcelas nulas aoentot em cerca de 13/; contuao este aumento atingiu apenas um terço da subida registada com a utilização do aciuoo de biomasss. de bolor. Lo que respeita à qualidade, o adubo uim.ral mostrou-se bastante negativo. Cs valores de açúcar situam-se cerca de 21/ abaixo dos registados com o adubo de- biomassa de bolor. Valores satisfatórios semelhantes aos obtidos com ves duma o adubo de biomassa de bolor só foram possíveis atra distribuição da quantidade de adubo em várias doses, ião são de excluir a curto prazo suplementos nutritivos.
    As diferenças são significativas já que, com o adt. bo mineral, dispendem-se 117 rg/ha, com o adubo orgânico ape, nas 36 Kg/ha. Também os acessos de clorose foram favoravel- mente afectados no segundo ano, com um valor cLe 6,1$ claramente inferior ao dos valores comparativos das outras varian tes.
    REIVXLDICAÇ0E5:
    1-, - Processo para a preparação de adubos apropriados para viticultura, caracterizado pelo facto de se secar o processar biomassa obtida como resíduo no desenvolvimento de bolores, por exemplo, micélio de Penicillium Chryaogenum.
  2. 2t... - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se misturar 85 a 95’·· peso de micélio de bolor seco 5 a 1% em peso de sulfato de potássio e/ou de magnésio, expresso nos respectivos óxidos.
    pi·. - Processo para aõubação de vinhas, caracteri·· zaco pelo facto de se aplicar ao terreno a adubar uma quantidade do adubo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores compreendida entre cerca de Eg e 1CCO Eg por hectare e por ano.
PT86071A 1986-11-05 1987-11-03 Processo para a preparacao de adubos apropriadospara viticultura contendo biomassaproveniente do desenvolvimento de bolores PT86071B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0294586A AT387768B (de) 1986-11-05 1986-11-05 Verfahren zur duengung von weinkulturen durch anwendung eines duengers aus pilzbiomasse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86071A PT86071A (en) 1987-12-01
PT86071B true PT86071B (pt) 1990-11-07

Family

ID=3542831

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86071A PT86071B (pt) 1986-11-05 1987-11-03 Processo para a preparacao de adubos apropriadospara viticultura contendo biomassaproveniente do desenvolvimento de bolores

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0266737A3 (pt)
JP (1) JPS63134591A (pt)
AT (1) AT387768B (pt)
AU (1) AU607441B2 (pt)
PT (1) PT86071B (pt)
ZA (1) ZA878328B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATA10288A (de) * 1988-01-20 1990-11-15 Biochemie Gmbh Verfahren zur revitalisierung von forstkulturen durch anwendung eines duengers aus pilzmycel von penicillium chrysogenum
AT392268B (de) * 1988-05-13 1991-02-25 Biochemie Gmbh Verfahren zur herstellung eines duengers aus bakterienbiomasse und dessen anwendung als organischer spezialduenger
CN105075788A (zh) * 2015-07-21 2015-11-25 天长市翔净蔬菜种植发展有限公司 一种无公害营养丰富葡萄的种植方法
CN108029435A (zh) * 2018-01-18 2018-05-15 邹志光 一种杨梅的种植方法
CN110037054B (zh) * 2019-04-16 2021-04-20 云南大学 一种提高烟草抗病性的水溶性多肽诱导剂及其应用
CN111972206B (zh) * 2020-08-04 2022-05-24 何风杰 一种葡萄稀植垄栽促早栽培方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DD139083A1 (de) * 1978-10-02 1979-12-12 Bernd Olesch Verfahren zur herstellung eines penicillinfreien myzeltrockenproduktes
DE3106649A1 (de) * 1981-02-23 1982-09-09 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt "verfahren zur herstellung von penicillinfreien myzelmassen aus fermentativ gebildeten penicillinproduktionskulturen und ihre verwendung als tierfutter und duengemittel"
AT381927B (de) * 1983-02-24 1986-12-10 Biochemie Gmbh Verfahren zur rekultivierung von mit pflanzen unbewachsenen boeden durch kombinierte anwendung eines duengers aus pilzbiomasse und eines polybutadienoel-erosionsschutzmittels

Also Published As

Publication number Publication date
AU8066387A (en) 1988-05-12
EP0266737A2 (de) 1988-05-11
PT86071A (en) 1987-12-01
AU607441B2 (en) 1991-03-07
ZA878328B (en) 1989-06-28
AT387768B (de) 1989-03-10
EP0266737A3 (de) 1988-10-19
JPS63134591A (ja) 1988-06-07
ATA294586A (de) 1988-08-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Cassan et al. The effect of the Ascophyllum nodosum extract Goëmar GA 14 on the growth of spinach
Karyoti et al. Effects of irrigation and green manure on corn (Zea mays L.) biomass and grain yield
Houghland The influence of phosphorus on the growth and physiology of the potato plant
WO2015053574A1 (ko) 인삼재배용 토양개량 또는 생장촉진용 조성물
Pellicer et al. Carbon and nitrogen mobilization in Larix× eurolepis leafy stem cuttings assessed by dual 13C and 15N labeling: relationships with rooting
PT86071B (pt) Processo para a preparacao de adubos apropriadospara viticultura contendo biomassaproveniente do desenvolvimento de bolores
Aisha et al. Effect of natural and/or chemical potassium fertilizers on growth, bulbs yield and some physical and chemical constituents of onion (Allium cepa L.)
US7825266B1 (en) Extraction of fulvic minerals from humic substances
Araujo et al. Nitrogen fertilization of coffee: organic compost and Crotalaria juncea L.
Shahin et al. Impact of amino acids, vinasse and humic acid as soil application on fruit quality and quantaty of" Kalamata" olive trees
Foy Tolerance of eastern gamagrass to excess aluminum in acid soil and nutrient solution
Freyman et al. Effect of fertilizer on pinegrass in southern British Columbia.
Owen et al. The nitrogen status of soils Part I. The nitrification of some nitrogenous fertilizers
Spain Forage potential of allic soils of the humid lowland tropics of Latin America
Brown et al. Effect of sulfur and manure on availability of rock phosphate in soil
CN105085033A (zh) 一种猕猴桃种植花期专用肥
CN110240522A (zh) 一种番茄用炭基肥料
KR20210054624A (ko) 수용성 게르마늄과 각종 추출물을 포함하는 액상 비료를 이용한 인삼 재배 방법
Ahmed et al. Effect of calcium superphosphate and sulphur fertilizer on the growth, herb yield and active ingredient of Ambrosia maritime
Beyer The effect of chelating agents on the later break yields of Agaricus bisporus
KR100865354B1 (ko) 침엽수용 완효성 비료 및 이의 제조방법
WO2015199523A1 (es) Fertilizante que incluye acetato de magnesio para aportar el magnesio requerido por los vegetales
KR100817358B1 (ko) 누룩을 이용한 액비제조방법
Ismagilova et al. The evaluation of changes in soil humic substances composition and their nature in long-term experiments of Germany and Russia
El-Sayed et al. Mineral and Organic Additives Combination as a Modern Technique for Maximizing Crop Productivity in Organic Farming Systems

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19910909