PT858318E - Composicoes cosmeticas contendo filtros uv-a fotostaveis - Google Patents

Composicoes cosmeticas contendo filtros uv-a fotostaveis Download PDF

Info

Publication number
PT858318E
PT858318E PT96937228T PT96937228T PT858318E PT 858318 E PT858318 E PT 858318E PT 96937228 T PT96937228 T PT 96937228T PT 96937228 T PT96937228 T PT 96937228T PT 858318 E PT858318 E PT 858318E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compounds
cosmetic compositions
formula
represent
filters
Prior art date
Application number
PT96937228T
Other languages
English (en)
Inventor
Alexander Aumuller
Horst Westenfelder
Martin Holderbaum
Karin Sperling
Thomas Wunsch
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of PT858318E publication Critical patent/PT858318E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/40Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q1/00Make-up preparations; Body powders; Preparations for removing make-up
    • A61Q1/02Preparations containing skin colorants, e.g. pigments
    • A61Q1/04Preparations containing skin colorants, e.g. pigments for lips
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q17/00Barrier preparations; Preparations brought into direct contact with the skin for affording protection against external influences, e.g. sunlight, X-rays or other harmful rays, corrosive materials, bacteria or insect stings
    • A61Q17/04Topical preparations for affording protection against sunlight or other radiation; Topical sun tanning preparations
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K2800/00Properties of cosmetic compositions or active ingredients thereof or formulation aids used therein and process related aspects
    • A61K2800/40Chemical, physico-chemical or functional or structural properties of particular ingredients
    • A61K2800/52Stabilizers

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

1 1
DESCRIÇÂO
"COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS CONTENDO FILTROS UV-A FOTOSTÁVEIS" A presente invenção refere-se à utilização de dinitrilos do ácido difenilmalónico, substituídos, como filtros UV-A fotostáveis em composições cosméticas para a protecção da epiderme humana contra a radiação UV, em especial no intervalo de 320 a 400 nm.
Os agentes de protecção contra a luz solar, utilizados em composições cosméticas, têm por finalidade impedir, ou pelo menos reduzir nos seus efeitos, as influências nocivas da luz solar sobre a pele humana. Além disso, estes agentes de protecção contra a luz solar servem também, no entanto, para a protecção de outros constituintes da destruição ou da degradação pela radiação UV. A radiação solar que atinge a superfície da Terra tem uma fracção de radiação UV-B (280 a 320 nm) e de radiação UV-A (> 320 nm) que se situa imediatamente a seguir à região da luz visível. A influência sobre a pele humana torna-se notada, em especial no caso da radiação UV-A, por queimaduras solares. Nesta conformidade, a indústria oferece um grande número de substâncias que absorvem a radiação UV-B e, por consequência, impedem as queimaduras solares.
Recentemente, investigações dermatológicas mostraram também que a radiação UV-A pode, na verdade, causar igualmente lesões da pele, des-truindo, por exemplo, a queratina ou a elastina. Deste modo a i / elasticidade da pele e o seu poder de retenção de água são reduzidos, isto é, a pele torna-se menos elástica e tem tendência para a formação de fissuras. A elevada frequência observada do cancro da pele em regiões de forte radiação solar mostra claramente que também podem ser causados pela luz solar danos do património genético das células, em especial pela radicação UV-A. Todos estes conhecimentos deixam pois transparecer a necessidade do desenvolvimento de substâncias filtrantes mais eficientes para a gama dos UV-A.
Subsiste, pois, uma necessidade crescente de agentes de protecção contra a luz para composições cosméticas, que possam, sobretudo, servir como filtros UV-A, e cujos máximos de absorção se devem situar, por conseguinte, na gama de cerca de 320 até 380 nm. Para se alcançar a acção pretendida com uma quantidade de utilização o menor possível, os agentes de protecção contra a luz solar desta natureza deverão, adicionalmente, possuir uma extinção específica elevada. Além disso, os agentes de protecção contra a luz solar para composições cosméticas têm que satisfazer ainda uma série de outras exigências, por exemplo, boa solubilidade em óleos cosméticos, elevada estabilidade das emulsões preparadas com os referidos agentes, inocuidade toxicológica, assim como reduzido odor próprio e fraca coloração.
Uma outra exigência que os agentes de protecção contra a luz solar têm que satisfazer é uma fotostabilidade satisfatória. No entanto, isto não é garantido com os agentes de protecção contra a luz solar que absorvem a radiação UV-A, presentemente disponíveis, ou é-o apenas de uma forma insatisfatória. 3
(
Na Patente Francesa n.° 2 440 933 é descrito como filtro UV-A o 4-(l,l-dimetiletil)-4'-metoxidibenzoiImetano. Ê proposto combinar este filtro UV-A especial, que é comercializado pela Firma GIVAUDAN com a designação "PARASOL 1789", com diversos filtros UV-B para se absorverem todas as radiações UV com um comprimento de onda de 280 até 380 nm.
No entanto, este filtro UV-A, se for utilizado isoladamente ou em combinação com filtros UV-B, não é suficientemente estável foto-quimicamente para garantir uma protecção permanente da pele durante uma exposição prolongada à luz solar, o que exige uma aplicação repetida a intervalos regulares e curtos, se se pretender obter uma protecção eficaz da pele contra todas as radiações UV.
Por conseguinte, de acordo com a Patente EP 0514491 os filtros UV-A de fotostabilidade insatisfatória devem ser estabilizados através da adição de 2-ciano-3,3-difenilacrilatos, que servem, eles próprios, de filtros para a gama UV-B.
Subsistia, pois, o problema de se proporem agentes de protecção contra a luz solar para fins cosméticos, que absorvam na gama dos UV-A e que sejam fotostáveis.
Este problema é solucionado de acordo com a invenção com a adição de compostos de fórmula I
na qual R1 e R2 representam radicais com 1 a 18 átomos de carbono, iguais ou diferentes, de cadeia linear ou ramificada, alifáticos ou cicloalifáticos, que estão em posição para e/ou orto, e em que R1 pode representar adicionalmente um átomo de hidrogénio, e em que ainda n representa os números 1 ou 2, desde que estes compostos tenham a sua absorção essencial no intervalo de 320 até 380 nm, como filtros UV-A em composições cosméticas para a protecção da pele humana contra a radiação solar, conjuntamente com compostos que absorvam na gama dos UV-B, conhecidos por si para composições cosméticas.
Por radicais alifáticos e cicloalifáticos entendem-se, sobretudo, radicais de hidrocarbonetos eventualmente interrompidos por átomos de oxigénio.
Nestas condições, é preferida a utilização de compostos de fórmula I
i na qual R1 eR2 são iguais ou diferentes e representam radicais alquilo de cadeia linear ou ramificada, com 1 a 18 átomos de carbono, nos quais a cadeia de alquilo pode estar interrompida por átomos de oxigénio, e em que R1 também pode representar hidrogénio e n representa os números 1 ou 2.
Interessam em especial os compostos de fórmula I nos quais R1 e R2 representam radicais alcoxi de cadeia ramificada com 3 a 12 átomos 5
de carbono, iguais ou diferentes, que estão em posição para, e n tem em cada caso o valor 1, e R1 também pode representar hidrogénio. São especialmente preferidos os seguintes compostos individuais, nos quais R1 e/ou R2 estão em posição para e representam n-propoxi- n-butoxi- 2-metilpropoxi- 1,1 -dimetilpropoxi- hexoxi- heptoxi- 2-etilhexoxi- ísopropoxi-1 -metilpropoxi-n-pentoxi-3-metilbutoxi-2,2 -dimetilpropoxi-1 -metil-1 -etil-propoxi-e/ou octoxi- e em que R1 também podé representar hidrogénio.
Os compostos a utilizar de acordo com a invenção são preparados convenientemente de forma conhecida por si, de harmonia com um processo de acordo com Georges Charles, Buli. Soc. Chim. 1962, pãg. 1559, no qual, em vez de benzofenona, se fazem reagir como compostos de partida as correspondentes iminas de fórmula II
II na qual R1 e R2 e n têm os significados indicados acima, com dinitrilo de ácido malónico em dissolventes orgânicos polares, na ausência de água. 6
Este processo tem várias vantagens: não é necessário qualquer catalisador; os rendimentos são melhores e a reacção desenrola-se a temperaturas mais baixas. Os compostos de partida de fórmula II podem ser obtidos, por exemplo, de acordo com o processo da Descrição DE-A 4442138.
As composições cosméticas que contêm agentes de protecção contra a luz solar são realizadas, em regra, à base de uma substância de suporte que contém pelo menos uma fase óleo. No entanto, também são possíveis composições unicamente de base aquosa (gel). Por conseguinte, interessam óleos, emulsões óleo-em-água e água-em-óleo, cremes e pastas, batons de protecção dos lábios ou geles.
Estas composições de protecção contra a luz solar podem, em conformidade, apresentar-se numa forma líquida, pastosa ou sólida, por exemplo, como cremes água-em-óleo, cremes e loções óleo-em-água, cremes espumas em aerossol, geles, óleos, batons cremosos, pós, "sprays" ou soluções alcoólico-aquosas.
Os componentes oleosos habituais na cosmética são, por exemplo, óleo de parafina, estearato de glicerilo, miristato de isopropilo, adipato de diisopropilo, 2-etilhexanoato de cetil-estearilo, poliisobutenos hidrogenados, vaselina, triglicéridos de ácidos caprílico/cáprico, cera microcristalina, lanolina e ácido esteárico.
As substâncias auxiliares cosméticas correntes, que podem interessar como aditivos, são, por exemplo, emulsionantes, como etoxilatos de álcool gordo, ésteres de sorbitano de ácidos gordos, ou derivados de lanolina, espessantes, tais como carboximetilcelulose ou ácidos poliacrílicos reticulados, conservantes e perfumes. Por fim, 7 \ podem ser utilizadas em combinação outras substâncias, conhecidas por si, que absorvam na gama dos raios UV-A, desde que sejam estáveis no sistema global da combinação de filtros de UV-A e de UV-B a utilizar de acordo com a invenção. São ainda objecto da presente invenção composições cosméticas que contêm como agentes de protecção contra a luz solar, de 0,1 até 10% em peso, de preferência de 1 a 7% em peso, referido à quantidade total da composição cosmética, de um ou mais dos compostos de fórmula I, em conjunto com compostos que absorvam na gama dos UV-B, conhecidos por si para composições cosméticas, sendo os compostos de fórmula I utilizados em regra em quantidade menor do que os compostos que absorvem na gama dos UV-B. A maior parte dos agentes de protecção contra a luz solar nas composições cosméticas que servem para a protecção da epiderme humana consiste em compostos que absorvem a luz UV na gama dos UV-B, isto é, na gama de 280 até 320 nm. A título de exemplo, a proporção dos agentes de absorção de UV-A a utilizar de acordo com a invenção é de 10 a 90% em peso, de preferência de 20 a 50% em peso, referida â quantidade total de substâncias que absorvem radiação UV-A e UV-B.
Como substâncias filtros de UV-B que são empregues em combinação com os compostos de fórmula I utilizáveis de acordo com a invenção, interessam quaisquer substâncias filtros de UV-B. São de referir, a título de exemplos:
η.° substância n.° CAS (= ácido) 1 ácido 4-aminobenzóico 150-13-0 2 benzilidenobomano-2-ona-metil-sulfato de 3-(4'-trimetilamónio) 52793-97-2 3 salicilato de 3,3,5-trimetil-ciclohexilo (homosalatum) 118-56-9 4 2-hidroxi-4-metoxi-benzofenona (oxibenzonum) 131-57-7 5 ácido 2-fenil-benzimidazol-5-sulfónico e os seus sais de potássio, sódio e de trietanolamina 27503-81-7 6 ácido 3,3'-(l,4-fenilenodimetino)-bis-(7,7-dimetil-2-oxobi-ciclo[2.2.1]heptano-l-metanossulfónico) e os seus sais 90457-82-2 7 4-bis(poHetoxi)amino-benzoato de polietoxietilo 113010-52-9 8 4-dimetilamino-benzoato de 2-etilhexilo 21245-02-3 9 salicilato de 2-etilhexilo 118-60-5 10 4-metoxi-cinamato de 2-isoamilo 7/6/7-10-2 11 4-metoxi-cinamato de 2-etilhexilo 5466-77-3 12 2-hidroxi-4-metoxi-benzofenona-5-sulfona (sulisobenzonum) e o sal de sódio 4065-45-6 13 3-(4’-sulfo)-benzilideno-bomano-2-ona e sais 58030-58-6 14 3-(4'-metil)-benzilideno-bomano-2-ona 36861-47-9 15 3 -b enzilidenobomano-2 -ona 16087-24-8 16 l-(4'-isopropilfenil)-3-fenilpropano-1,3-diona 63260-25-9 17 salicilato de 4-isopropilbenzilo 94134-93-7 18 2,4,6-trianilino-(o-carbo-2'-etilhexil- l'-oxi)-1,3,5-triazina 88122-99-0 19 ácido 3-imidazol-4-il-acrílico e o seu éster etílico 104-98-3* 20 2-ciano-3,3-difenilacrilato de etilo 5232-99-5 21 2-ciano-3,3-difenilacrilato de 2'-etilhexilo 6197-30-4 22 o-amino-benzoato de mentilo ou: 2-aminobenzoato de 5-metil-2-(l-metiletilo) 134-09-8 23 p-aminobenzoato de glicerilo ou: 4-aminobenzoato de 1-glicerilo 136-44-7 24 2,2'-dihidroxi-4-metoxibenzofenona (dioxibenzona) 131-53-3 25 2-hidroxi-4-metoxi-4-metilbenzofenona (mexonona) 1641-17-4 26 salicilato de trietanolamina 2174-16-5 27 ácido dimetoxifenilglioxálico ou: 3,4-dimetoxi-fenil-glioxalato de sódio 28 3-(4'-sulfo)-benzilideno-bornano-2-ona e os seus sais 56039-58-8 9 ι· ί
Por fim, são também de mencionar pigmentos micronizados, como dióxido de titânio e óxido de zinco.
Os compostos utilizáveis de acordo com a invenção distinguem-se em regra por um poder de absorção especialmente alto na gama da radiação UV-A. Além disso, são facilmente solúveis em óleos cosméticos e podem ser facilmente incorporados em formulações cosméticas. As emulsões preparadas com os compostos I distinguem-se em especial pela sua elevada estabilidade, e os próprios compostos I pela sua elevada fotostabilidade, e as composições preparadas com os compostos I pela sua sensação agradável sobre a pele. É conhecida da Patente US 3 270 045 (1966) a utilização de compostos de fórmula n (Xa) (AR)i \
„CN (AR) 2 /
'CN (X2) m na qual AR representa um anel aromático e Xi também representa um radical alcoxi, como agentes de protecção contra a luz para a estabilização dos próprios materiais orgânicos que são alterados por radiação UV, em especial plásticos. Entre o grande número de substâncias que requerem estabilização contra a radiação UV, tais como, materiais plásticos, folhas, materiais espumados, cuja superfície tem que ser protegida, citam-se também "polimentos, cremes, loções e semelhantes". No entanto, de todo o contexto desta patente os especialistas na técnica não podem deduzir o conteúdo da presente invenção, isto é, (a) a utilização destes compostos como agentes de protecção contra a luz solar, para a pele humana, (b) encontrar uma selecção, no que se refere ao agente de protecção contra a radiação UV- 10 A, e (c) a utilização deste em combinação com compostos, conhecidos por si para composições cosméticas, que absorvem na gama dos UV-B.
Isto é tanto mais válido, quanto é facto que esta literatura provém do ano de 1966 e, como se disse acima, até ao presente não foi apresentado para a utilização cosmética qualquer agente de absorção de UV-A estável, antes pelo contrário, o desenvolvimento desenrolou-se no sentido de uma estabilização externa apenas com agentes de absorção de UV-A estáveis.
Preparação
Exemplo 1
Processo geral: 0,2 moles de benzofenona alquilada são misturados, em 200 ml de heptano, com uma quantidade equimolar de malonodinitrilo e 20 ml de uma mistura catalisadora de acetato de amónio/ácido acético glacial (relação molar 1:4) e ferveu-se ao refluxo durante 20 horas, em separador de água. Durante a reacção são adicionados, de hora a hora, mais 3 ml da mistura catalisadora. Por fim, o resto de catalisador é separado a cerca de 50°C e deixa-se arrefecer até à temperatura ambiente. Os produtos precipitam. Em seguida estes são separados por filtração por sucção e são recristalizados várias vezes em acetato de etilo. Os produtos que ocorrem na forma de um óleo são purificados através de uma coluna de sílica-gel, com cloreto de metileno como eluente (rendimento: 35%). As substâncias preparadas individualmente estão indicadas no quadro 1. 11
Quadro 1 composto n.° estrutura λ max. [nmj (CH2C12) Eh p.f. [°C] 1 s< >-( CN W H25C120 360 470 64-66 2 \_/ CN ItC H9C4O 360 630 80-82 3 H7C3Q W ,-( CN H7C3O 344 730 90-94 4 H17C8Q W H17C8O 346 460 01 12
Processo geral para a preparação de emulsões para fins cosméticos
Todos os componentes solúveis em óleo são aquecidos a 85°C numa caldeira com agitação. Quando todos os componentes estão fundidos, ou formam uma fase líquida, é incorporada a fase aquosa mediante agitação. A emulsão é arrefecida, sob agitação, até cerca de 40°C, é-lhe adicionado perfume, é homogeneizada e em seguida é arrefecida até 25°C sob agitação contínua.
Composições
Exemplo 2
Composição para a protecção dos lábios até 100 Eucerinum anidro 10.00 glicerina 10.00 dióxido de titânio 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 2 8.00 metoxicinamato de octilo 5.00 óxido de zinco 4.00 óleo de rícino 4.00 estearato/caprato/caprilato/adipato de pentaeritritilo
3.00 estearato de glicerilo SE 2.00 cerca de abelhas 2.00 cera micro cristalina 2.00 bentonite Quartenium-18 1,50 copolímero PEG-45/dodecil-glicol
Exemplo 3
Composição para filtro solar com micropigmentos até 100 água 13 10,00 metoxicinamato de octilo 6,00 PEG-7-óleo de rícino hidrogenado 6,00 dióxido de titânio 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 4 5,00 óleo mineral 5,00 p-metoxicinamato de isoamilo 5,00 propileno-glicol 3,00 óleo de jojoba 3,00 4-metilbenzilideno-cânfora 2,00 copolímero PEG-45/dodecil-glicol 1,00 butil-metoxidibenzoilmetano 1,00 dimeticona 0,50 PEG-40-óleo de rícino hidrogenado 0,50 acetato de tocoferilo 0,50 fenoxietanol 0,20 EDTA Exemplo 4 Gel isento de gordura até 100 água 8,00 metoxicinamato de octilo 7,00 dióxido de titânio 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 2 5,00 glicerina 5,00 PEG-25 PABA 1,00 4-metilbenzilideno cânfora 0,40 polímero reticulado acrilatos Cio-C 0,30 imidazolidinil-ureia 0,25 hidroxietil-celulose
0,25 metilparabeno de sódio 0,20 EDTA dissódico 0,15 aroma 0,15 propilparabeno de sódio 0,10 hidróxido de sódio Exemplo 5 Creme solar (LSF 20) até 100 água 8,00 metoxicinamato de octilo 8,00 dióxido de titânio 6,00 PEG-7-óleo de rícino hidrogenaclo 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 2 6,00 óleo mineral 5,00 óxido de zinco 5,00 palmitato de isopropilo 5,00 imidazolidinil-ureia 3,00 óleo de jojoba 2,00 copolímero PEG-45/dodecil-glicol 1,00 4-metilbenzilideno cânfora 0,60 estearato de magnésio 0,50 acetato de tocoferilo 0,25 metilparabeno 0,20 EDTA dissódico 0,15 propilparabeno
Exemplo 6
Creme solar resistente à água até 100 água 8,00 metoxicinamato de octilo 5,00 PEG-7-óleo de rícino hidrogenado 5,00 propilenoglicol 4,00 palmitato de isopropilo 4,00 triglicérido caprílico / cáprico 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 3 4,00 glicerina 3,00 óleo de jojoba 2,00 4-metilbenzilideno cânfora 2,00 dióxido de titânio 1,50 copolímero PEG-45/dodecil-glicol 1,50 dimeticona 0,70 sulfato de magnésio 0,50 estearato de magnésio 0,15 aroma Exemolo 7 Leite solar (LSF 6) até 100 água 10,00 óleo mineral 6,00 PEG-7-óleo de rícino hidrogenado 5,00 palmitato de isopropilo 3,50 metoxicinamato de octilo 0,5-10 composto do quadro 1, n.° 2 3,00 triglicérido caprílico/cáprico 3,00 óleo de jojoba 2,00 copolímero PEG-45/dodecil-glicol 16 to
0,70 sulfato de magnésio 0,60 estearato de magnésio 0,50 acetato de tocoferilo 0,30 glicerina 0,25 metilparabeno 0,15 propilparabeno 0,05 tocoferol
Lisboa, 2 h JUL ANA SILVA CARVALHO Adjunto
Dra. Maria PPWra Pen eira Agente Ofcló' de .3 ’r<j R. Costlto, 53 -:? - .·->- 'ev _.:i3QA Telefs. 213 851339 - 21361 oi) óO

Claims (2)

REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de compostos de fórmula I I na qual R1 e R1 representam radicais alifáticos ou cicloalifáticos com 1 a 18 átomos de carbono, de cadeia linear ou ramificada, iguais ou diferentes, que estão em posição para e/ou orto, e em que R1 pode representar adicionalmente um átomo de hidrogénio, e ainda em que n representa os números 1 ou 2, como filtros UV-A em composições cosméticas para a protecção da pele humana contra a radiação solar, conjuntamente com compostos que absorvam na gama dos UV-B, conhecidos por si para composições cosméticas.
1 Utilização, de acordo com a reivindicação 1, de compostos de fórmula I i na qual R1 e R1 são iguais ou diferentes e representam radicais alquilo de cadeia linear ou ramificada, com 1 a 18 átomos de carbono, nos quais a cadeia de alquilo pode estar interrompida por átomos de oxigénio, e em que R1 também pode representar hidrogénio e n representa os números 1 ou 2.
2 4
Utilização, de acordo com a reivindicação 1, de compostos de fórmula I, na qual R1 e R2 representam radicais alcoxi de cadeia ramificada com 3 a 12 átomos de carbono, iguais ou diferentes, que estão em posição para, e n tem em cada caso o valor 1, e R1 também pode representar hidrogénio. 4. Composições cosméticas contendo agentes de protecção contra a luz solar, para a protecção da epiderme humana contra a luz UV na gama de 280 até 400 nm, caracterizadas por conterem, como filtros UV-A fotoestáveis, quantidades eficazes de compostos de fórmula I de acordo com a reivindicação 1, na qual R1 e R2 e n têm os significados indicados na reivindicação 1, numa substância de suporte apropriada em cosmética, conjuntamente com compostos que absorvem na gama dos UV-B, conhecidos por si para composições cosméticas. 5. Composições cosméticas contendo agentes de protecção contra a luz solar, de acordo com a reivindicação 4, contendo como filtro UV-A compostos de fórmula I de acordo com a reivindicação 1, na qual R1 e R2 representam radicais alcoxi iguais ou diferentes com 1 a 18 átomos de carbono e n representa os números 1 ou 2, e R1 também pode representar um átomo de hidrogénio. Composições cosméticas contendo agentes de protecção contra a luz solar, de acordo com a reivindicação 4, nas quais a substância de suporte apropriada para cosmética contém pelo menos uma fase óleo. Lisboa, 2 h JUL. 2001
Adjunto
PT96937228T 1995-11-03 1996-10-25 Composicoes cosmeticas contendo filtros uv-a fotostaveis PT858318E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19540952A DE19540952A1 (de) 1995-11-03 1995-11-03 Photostabile UV-A-Filter enthaltende kosmetische Zubereitungen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT858318E true PT858318E (pt) 2001-10-30

Family

ID=7776510

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96937228T PT858318E (pt) 1995-11-03 1996-10-25 Composicoes cosmeticas contendo filtros uv-a fotostaveis

Country Status (11)

Country Link
US (1) US6007828A (pt)
EP (1) EP0858318B1 (pt)
JP (1) JPH11514655A (pt)
AT (1) ATE201817T1 (pt)
AU (1) AU706868B2 (pt)
CA (1) CA2234121C (pt)
DE (2) DE19540952A1 (pt)
DK (1) DK0858318T3 (pt)
ES (1) ES2158358T3 (pt)
PT (1) PT858318E (pt)
WO (1) WO1997017054A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2241645A1 (en) * 1997-07-14 1999-01-14 F. Hoffmann-La Roche Ag Light-screening agents
DE19748755A1 (de) * 1997-11-05 1999-05-06 Beiersdorf Ag Verwendung von 1,1-Dicyano-2,2-diphenyl-ethen und dessen Derivate gegen die UV-induzierte Zersetzung von Dibenzoylmethan und dessen Derivate
DE10240322B4 (de) * 2002-08-31 2004-08-26 Schwan-Stabilo Cosmetics Gmbh & Co. Kg Lipidhaltige Zubereitung, und deren Verwendung
JP2021024840A (ja) * 2019-08-08 2021-02-22 山田化学工業株式会社 色素化合物

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1242780B (de) * 1960-07-15 1967-06-22 Riedel De Haeen Ag Schutzmittel gegen ultraviolette Strahlen in UEberzugsmitteln, Lacken und Folien auf Nitrocellulose- und Polyesterbasis
DE1221225B (de) * 1961-03-16 1966-07-21 Gen Aniline & Film Corp Stabilisierung organischer Stoffe gegen UV-Strahlung
US3270045A (en) * 1961-03-23 1966-08-30 Gen Aniline & Film Corp Diphenyl methylene-malononitrile compounds
US3275520A (en) * 1962-05-29 1966-09-27 Gen Aniline & Film Corp Methods for protecting the skin against actinic radiations

Also Published As

Publication number Publication date
ATE201817T1 (de) 2001-06-15
CA2234121A1 (en) 1997-05-15
ES2158358T3 (es) 2001-09-01
DE59607052D1 (de) 2001-07-12
AU706868B2 (en) 1999-06-24
AU7491996A (en) 1997-05-29
CA2234121C (en) 2005-07-05
WO1997017054A1 (de) 1997-05-15
DK0858318T3 (da) 2001-09-03
EP0858318B1 (de) 2001-06-06
JPH11514655A (ja) 1999-12-14
DE19540952A1 (de) 1997-05-07
US6007828A (en) 1999-12-28
EP0858318A1 (de) 1998-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6037487A (en) Photo-stable cosmetic and pharmaceutical formulations containing UV-filters
US6436373B1 (en) Oligomeric diarylbutadienes
ES2201621T3 (es) Derivados de alf-alquil-estireno dimeros como filtro ultravioleta fotoestable en preparados cosmeticos y farmaceuticos.
US6238649B1 (en) Cosmetic and pharmaceutical preparations containing photostable UV filters
AU757965B2 (en) 4,4-diarylbutadienes as water-soluble photostable UV filters for cosmetics and pharmaceutical preparations
AU773111B2 (en) Use of amino-substituted hydroxybenzophenones as photostable UV filters in cosmetic and pharmaceutical preparations
US6069258A (en) Cosmetic preparations comprising photostable UV-A filters
US20050249681A1 (en) Use of diketopiperazine derivatives as photostable uv-filters in cosmetic and pharmaceutical preparations
US6603014B1 (en) Use of cyclic enamines as light protection agents
US6407247B1 (en) Photo-stable cosmetic and pharmaceutical formulations containing UV-filters
CA2365563A1 (en) Use of sunscreen combinations comprising, as essential constituent, 2,2'-p-phenylenebis (3,1-benzoxazin-4-one) as photostable uv filters in cosmetic and pharmaceutical preparations
US6090374A (en) Cosmetic and pharmaceutical preparations comprising photostable UV filters
PT858318E (pt) Composicoes cosmeticas contendo filtros uv-a fotostaveis
US6132703A (en) Cosmetic and pharmaceutical preparations containing photostable UV filters
ES2441362T3 (es) Mezcla compuesta de un filtro para UV-A y uno para UV-B
US6524560B1 (en) Use of substituted vinyltetrahydronaphthalenes and vinyl-benzotetrahydropyrans as light protection agents
AU754785B2 (en) Use of isoindolinone derivatives as stabilizers for organic materials