PT84083B - Apara-frutos mecanico - Google Patents

Apara-frutos mecanico Download PDF

Info

Publication number
PT84083B
PT84083B PT84083A PT8408387A PT84083B PT 84083 B PT84083 B PT 84083B PT 84083 A PT84083 A PT 84083A PT 8408387 A PT8408387 A PT 8408387A PT 84083 B PT84083 B PT 84083B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rods
trimmer
cloths
tractor
fruit
Prior art date
Application number
PT84083A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84083A (pt
Original Assignee
Luis Maria Soares E Goes Caupe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luis Maria Soares E Goes Caupe filed Critical Luis Maria Soares E Goes Caupe
Priority to PT84083A priority Critical patent/PT84083B/pt
Publication of PT84083A publication Critical patent/PT84083A/pt
Priority to IT8852806U priority patent/IT8852806V0/it
Priority to ES8800038A priority patent/ES2008952A6/es
Priority to IT67003/88A priority patent/IT1218943B/it
Publication of PT84083B publication Critical patent/PT84083B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D2046/262Collecting surfaces extended around a tree in order to catch the fruit

Landscapes

  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Harvesting Machines For Root Crops (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
I
Resumo
O presente invento diz respeito a um aparelho para apanha de frutos de preferência azeitonas, amêndoas, nozes e ameixas, frutos esses com queda provocada por vibradores. E essencialmente constituído por duas varas (1) de preferência tubulares que ligados a um sistema hidraul/ co (2) de preferência de um tractor (3) agrícola ou industrial í puxa para abrir e empurra para fechar um número de varetas(4) também tubulares que sustentam os panos (5) de recolha dos frutos. Sempre que o sistema se encontre aberto as varetas
LUIS MARIA SOARES E GOES CAUPERS
APARA-FRUTOS MECÂNICO (4) dispoe-se em torno do tronco da árvore de forma radial e os panos (5) configuram o pano de um chapéu de chuva invertj_ do. Quando o aparelho se encontra fechado e depois de elevado pelo sistema hidráulico do tractor permite a descarga dos frutos recolhidos para dois depósitos colocada lateralmente e na rectaguarda do tractor.
-30 presente invento diz respeito a um aparelho de recolha de frutos de preferência daqueles que são feitos cair da árvore por processos mecânicos e mais especialmente para a azeitona e amêndoa sujeitos a apanha mecânica.
A colheita mecânica nomeadamente a efectuada com vibradores de tronco, vibradores de prenada, penteadores de rama, etc., perde muito da sua eficácia pelo simples facto da recolha não ser até ao presente facilmente mecanizada. Com efeito, não surgiram ainda quaisquer sistemas satisfatórios que complementasse o trabalho dos aparelhos .atrás referidos principalmente dos vibradores de tronco sem dúvida os mais utilizados nos países olivículas; por esse motivo continua a ser indispensável que uma equipe de oito pessoas, mudando rapidamente pares de panos ou redes, acompanhem o trabalho da máquina no seu ritmo de operação (até 60 árvores por hora) e mais 4 pessoas que retirem os frutos recolhidos desses panos ou redes e os despejem num reboque.
Atendendo aos enormes custos actuais da mão-de-obra, às eventuais condições climatéricas ” adversas (muito características em Portugal durante o período da colheita da azeitona) e a desejada rapidez da recolha dos frutos das grandes plantações nomeadamente dos olivais (de modo a não ter que iniciar a colheita com o fruto demasi£ do verde e acaba-la com o fruto excessivamente maduro) este novo aparelho vem preencher uma lacuna importante na recolha dos frutos, nomeadamente aquela que se pratica no sector olivícula .
Conforme anteriormente referido existem tentativas de semi-mecanização de apanha e recolha de frutos que no entanto não dispensam um volume considerável de mão-de-obra nem representam uma eficácia que se coadune com a mecanização e rapidez de execução atingida pelos vibradores de tronco ou outras quaisquer máquinas que se destinem
-4a fazer cair o fruto.
Dentro dos sistemas de recolha utilizados faz-se nesta referência ao que recorre a panos de dimensões adequadas que são arrastados pelo chão, qualquer que seja o estado do terreno, de uma árvore para a outra. Estes panos além de apresentarem um desgaste muito acentuado, que se reflete na sua substituição constante são normalmente manuseados por um número apreciável de pessoas, embora possam ser também arrastados por meios mecânicos. Estes dois inconvenientes, mão-de-obra necessária e desgaste dos panos traduzem-se no fim da campanha de apanha, por exemplo, da azeitona, num capital muito apreciável.
Entre outras desvantagens além das atrás citadas, que se poderiam apontar para uma recolha manual dos frutos salientamos:
- Falta de amortecimento da queda do fruto provocado eventual deterioração que se torna mais sensível quanto mais mole for a contextura do fruto;
A ausência de uma mecanização efj_ caz na recolha do fruto, tem além da desvantagem já referidas entre outras:
- completa ausência de limpeza do fruto, quer por contacto directo com o chão quer por contacto e poeiras provenientes da árvore ) ;
- grande morosidade da apanha manual;
- trabalho excessivamente duro o que a mão-de-obra, já muito escassa, procura fugir;
Este novo aparelho vem resolver completamente estes inconvenientes e desvantagens anteriormente apontados conforme se demonstrará no decorrer desta descrição.
Com efeito, além de prever uma mecanização total e que se completa poucos segundos após a vibração do tronco com a consequente queda dos frutos, consegue eliminar a mão-de-obra exigida na técnica anterior e pode trabalhar mesmo com tempo chuvoso.
Assim este aparelho convenientemente acoplado a um tractor, por exemplo, tractor agrícola (a partir de 40 cv são suficientemente para o pôr em pleno funcionamento) reduz para dois o número de pessoas (anteriormente de 13 para uma colheita com cadência normal), uma para o vibrador e outra para o tractor que acciona o aparelho, trata-se com efeito de um aparelho de construção muito simples e que se agrega a um tractor ou máquina agrícola que debite potência de preferência sob a forma hidráulica. 0 referido aparelho é éssencialmente constituído po· im chassis que se liga de preferência ao carregador frontal do tractor, chassis esse que suporta duas varas tubulares que accionadas de modo conveniente pelo sistema hidráulico do tractor fazem movimentar de modo giratório um número conveniente de varetas que sustentam os panos de recolha dos frutos. As referidas varetas quando abertas dispôe-se radialmente com relação ao tronco da árvore, formando o painel de recolha constituído pelos vários panos suportados pelas referidas varetas como que um chapéu de chuva invertido.
Tal configuração final do aparelho permite não só recolher o fruto como também amortecer a sua queda evitando qualquer deteriorização.
Logo que a árvore tenha sido vibrada o sistema hidráulico faz, novamente através das referidas varas tubulares por eles movidas, fechar o aparelho
-6recolhendo os frutos no centro do painel circular de recolha formado pelos diversos panos. 0 transvase para qualquer depósito colocado na rectaguarda do tractor faz-se levantando os braços do carregador frontal, facto que faz abaixar a periferia do painel de recolha convenientemente dobrado e subir o centro do painel provocando o descarregamento dos '· . frutos por gravidade.
Dos referidos depósitos, os frutos podem ser transferidos também mecanicamente e também por gravidade através do sistema hidraúlico da rectaguarda para um reboque agrícola.
Para mais fácil compreensão da descrição pormenorizada do que se segue, juntam-se em anexo três folhas de desenhos em que:
A figura 1 representa uma viste em alçado lateral do conjunto aparelho e tractor agrícola, es_ tando o apara-frutos mecânico do invento numa posição de total_ mente aberto;
A figura 2 representa uma viste em planta do aparelho do invento numa posição de totalmente aberto;
A figura 3 representa uma vista em alçado lateral do conjunto apare 1ho-tractor estando o aparelho do invento numa posição de totalmente fechado e em posição de descarga dos frutos para depósitos colocados na rectaguarda do tractor;
A figura 4 representa uma vista em planta de um pormenor de uma possível execução para o sistema de accionamento montado entre o sistema hidráulico do carregador frontal do tractor, e as varas tubulares que transmitem o movimento giratório às varetas de suporte dos panos de recolha.
Conforme se pode observar o aparelho objecto do invento é essencialmente constituído por; um chassis (6) formado por duas barras (7) que são convenientemente ligadas aos braços (8) do carregador frontal do tractor (3). As referidas barras (7) são dispostas paralelamente a uma distância conveniente uma da outra, distância que é função da distância dos braços (8) do carregador frontal e que se pode fazer variar diminuindo ou aumentando a barra de ligação (9).
As barras (7) comportam ainda um mecanismo de ligação de tomada de força dos braços hidra£ licos do sistema hidráulico (2) do carregador do tractor (3) às varas tubulares (1). A figura 4 representa em pormenor uma execução preferida do referido sistema de ligação. As varas tubulares (1) são convenientemente fixas a dois braços (10) articuladas e com possibilidade de rotação em torno dos eixos (11) colocados nas extremidades das barras (7). Por seu lado, os referidos braços são ligados a corrediças (12) curvas que são guiadas pelos braços (13) também com possibilidade de movimento de rotação em torno dos eixos (14) e que são directamente acoplados por qualquer meio adequado ao sistema hidráulico (2) donde recebem a força motriz para movimen tar as varas (1). Na figura 4 pode observar-se ainda a configuração das varas tubulares (1) para permitir abraçar o tron_ co genericamente assinalado pela referencia (15).
-80 aparelho é ainda constituído pelas varetas (4) em numero conveniente as quais estão ligadas a um suporte (16) o qual apresenta movimento de rotação em torno de um eixo (17) fixo às barras (7) do chassis (2).
Tanto as varas tubulares (1) como um numero conveniente de varetas (4) apresenta a sua extremidade (18) ligeiramente recurvada de modo a evitar que os panos assentem no chão e deixem sair alguns dos frutos reco 1h i dos.
Todas as extremidades das varetas (4) estão ligadas às barras (7) dos chassis através de cabos (19) os quais se fixam por qualquer meio conveniente num ponto (20) excêntrico em relação ao centro de confluência das varetas (4) de modo a obrigar que as referidas varetas (4) apresentem um movimento de elevação das extremidades quando se efectua o fecho do aparelho.
funcionamento do aparelho é bastante simples como se pode aliás depreender de simplicidade da sua concepção.
tractor aproxima-se da árvore de onde se pretende recolher os frutos com o aparelho totalmente fechado tal qual se mostra na fig.3 mas numa posição em que o carregador se encontra na posição mais baixa e o aparelho com a mesma inclinação que a vareta (21) da fig. 1.
Na posição de fechado, as varas tubulares (1) estão encostadas às varetas, uma vara tubular de cada lado, e os braços (10) estão voltadas para fora.
Logo que se acciona o sistema hidráulico (2) do tractor (3) os braços (10) deslocam-se com movimento de rotação para dentro e no seu trajecto arrastam as varas tubulares (1) que por sua vez puxam as varetas (4) ligadas umas às outras através dos próprios panos que sustentam ou por qualquer sistema conveniente. 0 movimento termina logo que os braços se encontrem na posição em que estão representados na fig.4. Em tal posição o aparelho completamente aberto apresenta a forma representada na fig 1 ou, com uma vista em planta, a forma representada na fig 2.
Conforme se pode observar a configuração do painel formado pelos panos (22) entre as varetas (4) é a de um chapéu de chuva invertido, forma ideal para recolher os frutos caídos aquando a vibração do tronco. Nesta posição uma área de solo considerável (dependendo do comprimento das varetas utilizadas e dos panos que elas suportam) está recoberta com os panos ainda que no lado do tractor os panos estejam sobre-e1evados. Apenas uma área muito pequena e perfeitamente desprezável em termos de recolha de frutos junto ao tronco e entre as duas barras (7) do chassis não fica directamente protegida por este aparelho embora fique protegido pela pinça do vibrador de onde os frutos já caiam para cima dos panos do aparelho.
Uma vez executada a vibração resta então ao tractorista accionar novamente o sistema hidráulico (2) para fechar o aparelho até à posição inicial. Para esse
-10efeito são agora as varas tubulares (1) que empurrando uma para cada lado as varetas (4) conseguem fechar o aparelho, tomando o aparelho a configuração de dois meios chapéus de chuva fechados.
Na posição de fechado os frutos aglomeram-se no centro de cada uma das metades do painel de reco 1 ha.
Basta então elevar os braços(22) do carregador do tractor (3) atravésdo sistema hidráulico (23) para que os frutos possam ser descarregados por gravidade para contentores (24) colocados sensivelmente ao lado das rodas traseiras do tractor. Estes contentores (24) podem também eles ser descarregados utilizando o sistema hidráulico (25) traseiro do tractor. A descarga efectua-se ainda por gravidade para um reboque agrícola, tal como se representa na fig,3.
Ressaltam da descrição anterior todas as vantagens que este novo aparelho introduz na apanha-mecân i ca.
E no entanto a drástica redução de mão de obra que possibilita um rendimento elevado na colheita, agora totalmente mecanizada. A título de exemplo, pode referir-se que na apanha da azeitona a redução de pessoal empregue é de mais de 5/6, factor que se reflecte de maneira muito vincada no custo total do kg da azeitona.
-11Por outro lado, este novo aparelho, vem potenciar os actuais maios mecânicos existentes. Acresce ainda dizer, que dentro do sector olivicula e aos preços actuais um aparelho deste invento fica sem duvida alguma, completamente amortizado numa colheita.
Ao modelo de execução que se descreveu e se apresentam nos desenhos. São possíveis várias alterações e variantes, as quais se devem contudo considerar como incluídas no âmbitp das seguintes reivindicações.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    Ia. - Apara-frutos mecânico, caracterizado v.:.r por ser constituído por duas varas (1), de preferência tubulares, apoiadas num chassis (6) constituído por duas barras (7) paralelas interligadas, varas essas ligadas a um sistema hidráulico (2), tipo macaco hidráulico, que uma vez accionado faz movimentar de modo giratório todo um conjunto de varetas (4), também tubulares, que sustentam panos de configuração conveniente.
  2. 2a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por todo o sistema ser facilmente acoplado ao carregador frontal (3) de tractores agrícolas ou industriais, os quais fornecem a referida força motriz às duas varas tubulares (1) através do sistema hidráulico (2) .
  3. 3a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as referidas varetas (4) serem ligadas a um suporte (16) através de cavilhões, suporte que apresenta um movimento de rotação em torno de um eixo (12) fixo ao chassis (6) formado pelas barras (7) de engate nos braços do carregador frontal (3) do tractor.
  4. 4a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as varas tubulares (1) terem uma configuração conveniente para abraçar o tronco (15) das árvores, junto ao chassis (6).
  5. 5a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as varas tubulares (1), logo que accionadas pelo macaco hidráulico (2), puxarem as restantes varetas (4) através dos panos (22) ou qualquer sistema conveniente, varetas essas que sustentam os panos de modo a que se disponham radialmente, configurando os referidos panos, logo que completamente estendidos, um chapéu de chapéu de chuva invertido.
  6. 6a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as referidas varas tubulares (1) empurrarem as restantes varetas (4) de sustentação dos panos, sempre que o aparelho se encontre aberto,£ que se accione o sistema hidráulico para efectuar o fecho do aparelho, posição em que o aparelho se assemelha a dois meios chapéus de chuva fechados.
  7. 7a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, logo que o parelho se encontre fechado (3) e depois de convenientemente elevado pelo carregador frontal do tractor, permitir descarregar por gravidade os frutos recolhidos para dois depósitos (24) colocados sensivelmente ao lado das rodas traseiras do tractor, depósitos esses que de preferência se encontram ligados ao sistema hidráulico traseiro (25) do tractor para posterior elevação e descarga por gravidade para um reboque agrícola.
  8. 8a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as varas (1) e um número conveniente de varetas (4) apresentarem na sua extremidade livre a ponta ligeiramente recurvada para cima, de modo a conferir ao pano (22) uma inclinação que evite a queda dos frutos recolhidos para o chão.
  9. 9a. - Apara-frutos mecânico, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as extremidades livres das varetas (4) se encontrarem ligadas por cabos (12) ao chassis (6), mas de modo excêntrico em relação ao centro de confluência das varetas, para obrigar estas a um movimento de elevação das extremidades quando se efectua o fecho do aparelho.
PT84083A 1987-01-09 1987-01-09 Apara-frutos mecanico PT84083B (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT84083A PT84083B (pt) 1987-01-09 1987-01-09 Apara-frutos mecanico
IT8852806U IT8852806V0 (it) 1987-01-09 1988-01-08 Apparecchio per la raccolta di frutti
ES8800038A ES2008952A6 (es) 1987-01-09 1988-01-08 Cosechadora de frutos mecanica.
IT67003/88A IT1218943B (it) 1987-01-09 1988-01-08 Apparecchio per la raccolta di frutti

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT84083A PT84083B (pt) 1987-01-09 1987-01-09 Apara-frutos mecanico

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84083A PT84083A (pt) 1987-09-18
PT84083B true PT84083B (pt) 1995-07-06

Family

ID=20083970

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT84083A PT84083B (pt) 1987-01-09 1987-01-09 Apara-frutos mecanico

Country Status (3)

Country Link
ES (1) ES2008952A6 (pt)
IT (2) IT8852806V0 (pt)
PT (1) PT84083B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT94709A (pt) * 1990-07-16 1992-02-28 Johanna Wilhelmina Van Mourik Sistema de derrube de frutos arboreos
ES2065213B1 (es) * 1992-03-23 1995-10-16 Ruiz Esteban Morales Maquina cosechadora de frutos desprendidos por vibracion.

Also Published As

Publication number Publication date
PT84083A (pt) 1987-09-18
IT1218943B (it) 1990-04-24
IT8867003A0 (it) 1988-01-08
ES2008952A6 (es) 1989-08-16
IT8852806V0 (it) 1988-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6539697B2 (en) Apparatus and method for knocking down and crushing farm crop residue
US2641888A (en) Bean harvester
US3713234A (en) Transplanter with stress compensating blade guide means
US2788141A (en) Tobacco cropping machine
US3540195A (en) Mowing machines
US2337699A (en) Beet harvester
PT84083B (pt) Apara-frutos mecanico
US2517063A (en) Comb type cotton harvester
US2997114A (en) Peanut harvester
US2573971A (en) Front end rake means for tractors
US2882982A (en) Cultivator for peanuts and the like
US3106968A (en) Combination weeding and cultivating attachment for a towing vehicle
US1763646A (en) Cotton harvester
BR102013031650A2 (pt) máquina derriçadora articulada tratorizada de frutos de café e similares
CN114846930A (zh) 一种除茬搂草机
US1713397A (en) Cotton-harvesting machine
US1429163A (en) Stalk cutter
US3142949A (en) Bean picker
BR102018002069A2 (pt) Colhedora agrícola para a colheita de cana-de- açúcar inteira
US3678667A (en) Loose peanut recovery apparatus
US2930436A (en) Cutter for vine crops
BR102020021781A2 (pt) Colheitadeira de mandioca
US1776129A (en) Bean harvester
US3312287A (en) Reel type stone picker
US2746228A (en) Comb attachment for cotton strippers

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960831