PT82967B - Colchao de relaxacao - Google Patents

Colchao de relaxacao Download PDF

Info

Publication number
PT82967B
PT82967B PT82967A PT8296786A PT82967B PT 82967 B PT82967 B PT 82967B PT 82967 A PT82967 A PT 82967A PT 8296786 A PT8296786 A PT 8296786A PT 82967 B PT82967 B PT 82967B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
user
mattress
layer
relaxation
bubbles
Prior art date
Application number
PT82967A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82967A (fr
Original Assignee
Nat Relax Sarl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nat Relax Sarl filed Critical Nat Relax Sarl
Publication of PT82967A publication Critical patent/PT82967A/pt
Publication of PT82967B publication Critical patent/PT82967B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/08Fluid mattresses or cushions
    • A47C27/081Fluid mattresses or cushions of pneumatic type

Landscapes

  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Chemical Or Physical Treatment Of Fibers (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um colchão de relaxação, adaptado em especial para sustentar um utilizador em flutuação entre duas águas de modo tal que a maior parte do seu corpo fique imerso precisamente até à superfície da água, ficando imersa, na posição estendida, sobre o colchão a face deste utilizador e, em particular o nariz e a boca deste.
São conhecidas as vantagens da relaxação corporal, tanto do ponto de vista físico como psíquico· 6 igualmente sabido que esta relaxação se efectua de maneira tanto mais eficaz quanto mais o corpo do indivíduo esteja colocado num ambiente que exerce sobre o mesmo uma acção suave de massagem ou simplesmente de suporte equilibrado. A utilização das técnicas de flutuação é a este respeito particularmente útil, permitindo manter o corpo num meio ambiente cuja tem peratura, teor de sal ou de outros agentes minerais, densidade, etc., podem ser ajustados à vontade. Igualmente, independentemente das utilizações com finalidades medicinais ou de
CR.
tratamento, é conhecido o prazer que se obtem pelo emprego de colchões flutuantes usados numa piscina ou na praia.
Todavia, estes objectos bem conhecidos, geralmente constituídos por um invólucro de borracha ou de ma terial plástico estanque, cheios de ar, não permitem uma flutuação entre duas águas da pessoa que utiliza o colchão e sobretudo não permite a manutenção do corpo do utilizador numa posição perfeitamente estendida, devido às diferenças que existem entre os pesos das diversas partes do seu corpo que exercem no colchão esforços de intensidades distintas e modi ficam por conseguinte a planeidade do colchão. Em particular no caso das aplicações medicinais destes colchões, estes são de facto geralmente excluídos, sendo eles, na sua forma clássica, mais usados como objecto de divertimento do que como instrumentos eficazes e medicinais reconhecidos de distenção e de relaxação.
A presente invenção tem por objecto. um colchão de relaxação que evita estes inconvenientes e que permite em especial uma flutuação do corpo de um utilizador estendido sobre o colchão, flutuação que se efectua entre duas águas, com a manutenção desse corpo perfeitamente plano, conservando o corpo em todos os pontos da sua superfície uma for ma plana ou muito sensivelmente plana.
Para isso, o colchão considerado é caraeterizado por compreender duas camadas sucessivas unidas e sobrepostas cada uma delas formada por um invólucro estanque, a primeira das quais, aquela que é destinada a receber o corpo do utilizador, contém um certo número de bolhas de ar contí guas mas separadas, que apresentam um volume sensivelmente idêntico em todos os pontos na referida camada e compreendendo a segunda camada bolhas de ar igualmente contíguas e separa das, mas com volumes diferentes conforme a sua localização nesta camada, apresentando as bolhas de ar da segunda camada um volume proporcional à densidade relativa das diferentes partes do corpo do utilizador estendido no colchão.
Assim, prevendo na segunda camada disposta sob a primeira, bolhas de ar de volumes variáveis de acordo
com a extenção da camada, assegura-se um suporte adaptado do corpo do utilizador estendido no colchão exercendo contra o peso deste, devido à impulsão de Ar.quimedes, um esforço variá vel maior para as partes do corpo mais densas, tais como a ca beça, a bacia, o tronco, e menos elevada nas outras partes.
Realiza-se assim uma estabilização do uti lizador na posição ideal, perfeitamente plana, facilitando de maneira sensível o efeito de relaxação pretendido, com uma melhoria notável da reacção oferecida pelo colchão ao peso que ele suporta. Nomeadamente, torna-se aqui possível uma adaptação estreita à forma do corpo em todos os seus pontos e, mais especialmente, assegurar um apoio da coluna vertebral do utilizador numa posição exactamente horizontal, constituindo esta parte do corpo uma zona particularmente sensível e cujo efeito sobre a relaxação do utilizador é completamente primordial.
Segundo uma característica particular da presente invenção, o colchão apresenta uma forma geométrica adaptada à morfologia geral do corpo do utilizador nomeadamen te com uma cavidade de cada lado das pernas deste.
Em particular, o colchão apresenta uma parte mais estreita sob a cabeça e o tronco do utilizador para permitir a passagem livre dos braços deste e uma parte mais larga sob o tronco e de um e do outro lado das pernas do utilizador.
Numa variante, o colchão apresenta uma forma geométrica qualquer, nomeadamente rectangular ou apresen tando escalões ao nível da cabeça.e do tronco a fim de facilitar o fabrico industrial em série do colchão.
Por outro lado também e de acordo com diversas variantes de realização de um colchão segundo a presente invenção, as camadas sobrepostas do colchão podem ser realizadas com material plástico ou com borracha em especial e de preferência de materiais plásticos do género da espuma de polietileno ou equivalentes.
Outras característieas de um colchão de relaxação constituído segundo a presente invenção serão ainda evidentes na descrição que vai seguir-se de um exemplo de rea3
lização dado a título indicativo e não limitativo, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista de cima de um colchão de relaxação de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção, com arranque parcial;
A fig. 2, uma vista de lado e com corte transversal de um pormenor do colchão considerado, que ilustra em especial a estrutura com duas camadas sobrepostas deste; e
A fig. 3, uma vista de cima de uma outra variante de realização.
No exemplo representado na fig. 1, o colchão segundo a presente invenção, com a referência global (1), apresenta um perfil particular adaptado em especial à morfologia do utilizador estendido sobre este colchão e flutuando, graças ao mesmo, entre duas águas. A parte (2) mais estreita destina-se ao apoio da cabeça do utilizador, a parte (3) ao tronco deste e a parte (4) ao resto do corpo, em especial às pernas estendidas que repousam igualmente de cada um dos lados do colchão. Vantajosamente, este pode compreender uma parte vazia (5) formada entre as zonas do colchão que suportam as pernas.
Segundo a presente invenção, o colchão (1) é realizado por meio de duas camadas sobrepostas, respectivamente (6) e (7), destinando-se a camada superior (6) a receber o corpo do utilizador que fltua sobre o colchão, enquanto que a camada (7) situada por baixo da anterior está completamente imersa. A camada (6) é formada por um invólucro estanque de borracha ou de um material sintético apropriado , em cujo interior ficam aprisionadas bolhas de ar (8) uniformemente repartidas por toda a extensão desta camada, apresentando estas bolhas de ar um volume sensivelmente igual umas às outras. Estas bolhas estão separadas por zonas (9) onde as duas paredes da camada (6) estão unidas, podendo o fabrico de urra tal camada ser facilmente realizado por qualquer processo clássico que permita, uma vez a camada cheia de ar, pré-mo.ldar . esta
nomeadamente a quente para a formação das bolhas pretendidas.
A segunda camada (7) do colchão compreenda como a anterior, bolhas de ar (10) contíguas estendendo-se por toda a superfície da camada e separadas umas das outras por zonas estanques (11). Porém, neste segundo caso e de acordo com uma caractrística essencial da presente invenção, as bolfes de ar (10) apresentam um volume que pode ser variável de umas para as outras e em particular segundo a localização sob o corpo do utilizador, estando as bolhas de maior volume repartidas nas zonas do colchão destinadas a receber as partes do corpo que apresentam a maior densidade, tais como a cabeça, a coluna vertebral e, de uma maneira geral, os elementos principais do esqueleto do utilizador.
No exemplo ilustrado na fig. 1, o colchão (1) apresenta uma forma bem adaptada à do corpo do utilizador, o que exige um fabrico particularmente difícil de realizar em grandes séries. Um tal colchão será pois mais especialmente destinado a usos medicinais para flutuação em atmosfera ou em meio controlados. Pelo contrário, na variante de acordo com a fig. 3, o colchão (12) apresenta uma forma geométrica simples e mais directamente apropriada a uma utilização em piscinas ou na praia, para brincadeira’ e divertimento .
Do que atrás se referiu resulta evidentemente que a forma particular do colchão não é de maneira, nenhu ma limitativa da presente invenção. Do mesmo modo, é evidente que a estrutura das duas camadas sobrepostas poderia sofrer numerosas alterações de acordo com a natureza dos materiais que constituem o invólucro destas camadas e o processo de fabrico das bolhas de ar nestas. Também poderia encarar-se a uti^ lização de outras estruturas nas quais as duas camadas sobrepostas anteriores fossem associadas a uma ou duas camadas suplementares de protecção ou a um invólucro exterior que envolva o conjunto .
Finalmente, sem sair do âmbito da presente invenção, poderia dar-se às bolhas de ar que constituem as camadas sobrepostas formas diferentes da esférica, por exemplo alongadas, em crescente, cúbicas, em coroa, etc., a fim de obter uma adaptação ainda mais perfeita a todas as formas dos utilizadores segundo as zonas de apoio no colchão.

Claims (1)

  1. Colchão de relaxação, caracterizado por compreender duas camadas sucessivas (6,7) unidas e sobreposta^ cada uma delas formada por um invólucro estanque e contendo a primeira das camadas, aquela que é destinada a receber o corpo do utilizador, um certo número de bolhas de ar contíguas (8), mas separadas, que apresentam um volume sensivelmente idêntico em todos os pontos da referida camada e compreendendo a segunda bolhas de ar (10), também contíguas e separadas, mas com volumes diferentes conforme a sua localização nessa camada, apresentando as bolhas da segunda camada um volume proporcional à densidade relativa das diferentes partes do corpo do utilizador estendido no colchão.
    Colchão de relaxação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma forma geométrica adaptada à morfologia geral do corpo do utilizador com uma cavidade de um e do outro lado das pernas deste.
    Colchão de relaxação de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por apresentar uma parte mais estreita sob a cabeça e o tronco do utilizador para permitir a passagem livre dos braços deste e uma parte mais larga sob o tronco e de um e do outro lado das pernas do utilizador.
    Colchão de relaxação de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por apresentar uma forma geométrica qualquer, nomeadamente rectangular ou compreendendo escalões ao nível da cabeça e do tronco a fim de facilitar o fabrico industrial em série do colchão.
    - 52 Colchão de relaxação de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as camadas sobrepostas do colchão serem realizadas de material plástico ou de borracha e, de preferência, de materiais plásticos do género da espuma de polietileno ou equivalentes.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na França em 12 de Oulho de 1985, sob o n2. 85 - 10715.
PT82967A 1985-07-12 1986-07-11 Colchao de relaxacao PT82967B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8510715A FR2584590B1 (fr) 1985-07-12 1985-07-12 Matelas de relaxation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82967A PT82967A (fr) 1986-08-01
PT82967B true PT82967B (pt) 1992-08-31

Family

ID=9321249

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT82967A PT82967B (pt) 1985-07-12 1986-07-11 Colchao de relaxacao

Country Status (10)

Country Link
US (1) US4741057A (pt)
EP (1) EP0209440B1 (pt)
JP (1) JPS6226011A (pt)
AT (1) ATE41732T1 (pt)
AU (1) AU5921586A (pt)
BR (1) BR8603247A (pt)
DE (1) DE3662580D1 (pt)
ES (1) ES8707091A1 (pt)
FR (1) FR2584590B1 (pt)
PT (1) PT82967B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH01199294A (ja) * 1988-02-04 1989-08-10 Matsushita Electric Ind Co Ltd ガス検針自動通報装置
US4860397A (en) * 1988-08-17 1989-08-29 Gaymar Industries, Inc. Pneumatic cushion
FR2664145B3 (fr) * 1990-07-03 1992-06-12 Literie Artisanale Matelas de relaxation.
US5162007A (en) * 1990-10-18 1992-11-10 Phillip Leslie Air-bubble cushion, mattress and water float items
ES2137982T3 (es) * 1992-02-20 2000-01-01 Robert H Graebe Estructura de cojin modular con una base de espuma.
JP2554543Y2 (ja) * 1992-02-28 1997-11-17 株式会社三協精機製作所 人形等のアクション機構
US5243722A (en) * 1992-04-06 1993-09-14 Ignaty Gusakov Fluid cushion
CA2592512C (en) 2002-05-06 2010-07-20 Roho, Inc. Multi-layer cushion and cover
US20050017565A1 (en) * 2003-07-22 2005-01-27 Sprouse Anthony Eric Office chair with inflatable cellular insert
US20050151410A1 (en) * 2003-07-22 2005-07-14 Sprouse Anthony E.Ii Chair with inflatable cellular insert
US9504621B2 (en) 2011-06-09 2016-11-29 Molnlycke Health Care Usa, Llc System and method for patient turning and repositioning with simultaneous off-loading of the bony prominences
US9814642B2 (en) * 2011-06-09 2017-11-14 Molnlycke Health Care Ab Mattress system including low pressure communication air chamber
US10925790B2 (en) 2011-06-09 2021-02-23 Mölnlycke Health Care Ab System and method for patient turning and repositioning
US10363185B2 (en) 2014-09-04 2019-07-30 Mölnlycke Health Care Ab System and method for off-loading of the body in the prone position and for patient turning and repositioning
US9198522B1 (en) * 2014-10-21 2015-12-01 Cloud Fitness Co., Ltd. Cushion device for an exercising apparatus

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2193750A (en) * 1936-08-18 1940-03-12 Welker Harry Logue Air cushion and process for making the same
US2434641A (en) * 1946-02-20 1948-01-20 Henry L Burns Resilient seat cushion
US3102280A (en) * 1961-10-10 1963-09-03 Frederick F Williams Buoyant exercising device or toy
US3363272A (en) * 1965-09-08 1968-01-16 Robert M. Channon Portable sun bathing device
US3553068A (en) * 1967-10-11 1971-01-05 Phillips Petroleum Co Foamed cushioning material
DE1951476A1 (de) * 1969-10-13 1971-07-08 Meyer Geb Urbank Liegematte
US4005236A (en) * 1973-05-16 1977-01-25 Graebe Robert H Expandable multicelled cushioning structure
NZ179918A (en) * 1976-02-04 1979-01-11 Porner M J Shin pad cushioning sheets with open faced bubbles
US4287250A (en) * 1977-10-20 1981-09-01 Robert C. Bogert Elastomeric cushioning devices for products and objects
US4181548A (en) * 1978-03-06 1980-01-01 Weingarten Joseph L Laminated plastic packaging material
DE3039956A1 (de) * 1980-10-23 1982-05-27 Friedrich 8950 Kaufbeuren Horn Therapiekissen
US4406628A (en) * 1981-06-03 1983-09-27 Mcneil Corporation Training device for swimmers
US4571195A (en) * 1983-11-03 1986-02-18 Brooks William A Jun Recreational apparatus
US4666414A (en) * 1985-03-13 1987-05-19 Fox Nelson C Flotation device

Also Published As

Publication number Publication date
ATE41732T1 (de) 1989-04-15
EP0209440A1 (fr) 1987-01-21
FR2584590B1 (fr) 1987-11-20
AU5921586A (en) 1987-01-15
FR2584590A1 (fr) 1987-01-16
DE3662580D1 (en) 1989-05-03
BR8603247A (pt) 1987-03-17
EP0209440B1 (fr) 1989-03-29
PT82967A (fr) 1986-08-01
US4741057A (en) 1988-05-03
ES556944A0 (es) 1987-08-01
JPS6226011A (ja) 1987-02-04
ES8707091A1 (es) 1987-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT82967B (pt) Colchao de relaxacao
US3145990A (en) Rocking amusement apparatus
US2149140A (en) Angular pillow
US1693867A (en) Water shoe
US1886522A (en) Diving raft
US3936896A (en) Buoyant shoe
US5758370A (en) Foot bath
WO2014177731A1 (es) Bañador flotador para aprender a nadar
US3279102A (en) Play footwear
US4662010A (en) Floater waterbed
ES2908434T3 (es) Bañera para simular la flotación corporal
US1697957A (en) Abdominal exercising device
US1345096A (en) Foot massager and strengthener
US4858262A (en) Confined liquid flotation mattress
WO2012051686A1 (pt) Disposição introduzida em artefato flutuante esférico para caminhar sobre a água
US1752191A (en) Sea tub
ES2543691B1 (es) Bañador flotador para aprender a nadar, mejorado
US1866200A (en) Stabilizing supporting device for bodies on water
CN201033628Y (zh) 水上行走靴
RU2202265C1 (ru) Устройство для водных процедур
ES1274869U (es) Colchoneta tumbona refrigerada
KR200250074Y1 (ko) 척추 유연성 운동 곡면 판대
RU2132286C1 (ru) Аквастул
ES1225356U (es) Almohada ergonomica
JP3584409B2 (ja) 育児用補助器

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920211

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940831