PT823468E - Material para a detencao do fogo e processo para a producao de um material desta natureza - Google Patents

Material para a detencao do fogo e processo para a producao de um material desta natureza Download PDF

Info

Publication number
PT823468E
PT823468E PT97108439T PT97108439T PT823468E PT 823468 E PT823468 E PT 823468E PT 97108439 T PT97108439 T PT 97108439T PT 97108439 T PT97108439 T PT 97108439T PT 823468 E PT823468 E PT 823468E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fire
cellulose
water
mixed
added
Prior art date
Application number
PT97108439T
Other languages
English (en)
Inventor
Heinz Peter Wunram
Original Assignee
B & F Formulier Und Abfull Gmb
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by B & F Formulier Und Abfull Gmb filed Critical B & F Formulier Und Abfull Gmb
Publication of PT823468E publication Critical patent/PT823468E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/0008Organic ingredients according to more than one of the "one dot" groups of C08K5/01 - C08K5/59
    • C08K5/0066Flame-proofing or flame-retarding additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K3/00Use of inorganic substances as compounding ingredients
    • C08K3/01Use of inorganic substances as compounding ingredients characterized by their specific function
    • C08K3/016Flame-proofing or flame-retarding additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K21/00Fireproofing materials
    • C09K21/14Macromolecular materials

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Fireproofing Substances (AREA)
  • Sealing Material Composition (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MATERIAL PARA A DETENÇÃO DO FOGO E PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DESTA NATUREZA" A presente invenção refere-se a um material para a inibição do fogo, o qual se expande a uma temperatura ambiente elevada, assim como a um processo para a produção de um material para a inibição do fogo, deste tipo. É já conhecida a utilização, em canais de cabos, como uma camada de protecção contra o fogo, apta para ser aplicada por pintura e/ou pulverização, de materiais intumescentes que, a uma temperatura que excede consideravelmente a temperatura ambiente, se expandem na forma de um material espumado, de forma estável, que inibe o fogo e que isola termicamente o interior do canal. Encontra-se disponível um material desta natureza, por exemplo, com a designação comercial "Pyro-Safe"; não levanta problemas na aplicação e não liberta gases tóxicos, nem, em particular, na sua manipulação, nem na presença de fogo. Para uma determinada alta temperatura, alcançada rapidamente no caso de um incêndio, forma-se por todo o lado um corpo esponjoso cuja espessura excede várias vezes a espessura inicial da camada aplicada e, deste modo, devido ao aumento de volume originado pela expansão no caso de um acidente associado a uma elevação de temperatura, por exemplo, um incêndio, produz temporariamente uma acção de bloqueio no trajecto das correntes, na proximidade do ponto de vedação. 0 material expansível é, como regra geral, embalado em cartuchos e é manipulado e aplicado nesta forma. Nestas condições, provou-se que um material desta natureza, constituído por fungicidas, dispersantes e humectantes, plastificantes, meios de protecção contra a geada, cargas, corantes, os propulsantes que provocam a expansão, o material 1 v
U de bloqueio que promove a acção de bloqueio do material expansível, e aglutinantes, só está apto a ser aplicado durante um período de tempo limitado, e que, depois disso, se consolida numa forma de tipo borracha, por segregação de água. Na maior parte dos casos já não pode, então, ser retirado dos cartuchos e também já não pode ser empregue para a função pretendida. A invenção resulta, pois, de se ter colocado o problema de se ultrapassar esta dificuldade e de se produzir um material do tipo citado anteriormente, de tal modo que o mesmo seja aplicável sem limitações, mesmo que seja produzido em cartuchos, e que possua um tempo de armazenagem longo.
Este problema é solucionado, de acordo com a invenção, por um material desta natureza, com a seguinte composição em percentagem em peso: (a) 25 45 O Ό de aglutinante, 0 0,5 O, O de fungicida, 0,2 - 1 % de dispersante e humectante, 1 5 % de plastificante e 0 2 O Ό de meio de protecção contra a geada; (b) 20 40 O. *o de cargas, 0 3 O O de corante, (c) 4 6 O o de agente propulsante que promove a expansão, 16 25 g_ o de material de bloqueio que promove a acção de bloqueio do material vedante expansível, e (d) 0,2 - 1,5 % de celulose hidratada.
Descobriu-se que tem lugar uma consolidação do material numa forma de tipo borracha, por acção das substâncias de bloqueio presentes, que impede o emprego posterior, a qual tem o objectivo de, em caso de incêndio, se formar uma crosta sólida que consolida o material expandido e que o põe em condições de se manter firme, mesmo perante um forte jacto de 2
água, como é necessário no combate a incêndios; a consolidação do material, depois do seu aumento de volume, permite que a acção de vedação se mantenha, mesmo que lhe seja directamente aplicado um jacto de água. 0 polifosfato de amónio, que é correntemente utilizado como substância de bloqueio e é mesmo muito apropriado para o efeito, é responsável, em especial, por uma solidificação do material que ocorre, em função do tempo, mesmo antes de uma utilização conveniente, porque absorve a água que se encontra dispersa no aglutinante e que normalmente assegura a fácil maneabilidade do material. Devido ao polifosfato de amónio a dispersão coagula e desagrega-se, e perde-se a consistência pastosa do material.
Muito surpreendentemente provou-se que este efeito pode ser eliminado se, entretanto, for também adicionada ao material uma parte de celulose, a qual absorve a água da dispersão e preserva esta da coagulação. É ainda de destacar que, nestas condições, não tem qualquer importância a composição química da celulose. A sua proporção no material, em percentagem em peso, é relativamente reduzida; oscila entre 0,1% em peso e 0,5% em peso, tendo sido então obtidos, quase sempre, bons resultados.
As reivindicações secundárias contêm outras formas de realização vantajosas do material de acordo com a invenção. É obtido um material particularmente eficaz através da composição química apresentada no exemplo 1 a seguir.
Exemplo 1, composição de um material de acordo com a invenção (em % em peso): (aglutinante e adesivo) 34,3 % de dispersão de acrilato, formada por 65% de acrilato e 35% de água 4,1 % de resina alquídica, 0,3 % de fungicida, 0,1 % de aditivo dispersante, 3 Γ 0,3 % de agente humectante, 2.0 % de polibuteno (plastificante), 1,2 % de monoetilenoglicol (agente de protecção contra a geada), 20 % de carbonato de cálcio, (cargas) 8 % de talco, 5.1 % de grafite expandida (agente propulsante), 11,7 % de borato de zinco, (material de bloqueio) 1.2 % de fibras de vidro, 7,8 % de polifosfato de amónio, 0,3 % de celulose, a que foram adicionados 4% de água.
Um material desta natureza permanece nos cartuchos, apto a ser empregue, durante um longo periodo de tempo, e pode, em conformidade, ser retirado e ser aplicado sem problemas.
Para a produção de um material de acordo com a invenção destacou-se como sendo essencial que, neste caso, primeiro a celulose fosse misturada com água e em seguida, depois da subsequente expansão da celulose, fosse adicionado o polifosfato de amónio. Esta sequência, por si só, é decisiva para a eficácia da preparação, mas não o facto de a celulose ser incorporada no material isoladamente ou em combinação com o polifosfato de amónio. É, por conseguinte, possível, por um lado, que a celulose seja primeiro misturada com a água por agitação, depois da expansão subsequente seja misturada com o poli-fosfato de amónio e seja adicionada nesta forma aos restantes componentes do material, já misturados, mas, por outro lado, é igualmente possível que primeiro a celulose e, depois da sua expansão, o polifosfato de amónio, sejam adicionados ao material, já misturado, formado pelos restantes componentes.
Além disso é conveniente que, na produção do material de acordo com a invenção, sejam misturados inicialmente os componentes na forma de pó e em seguida sejam adicionados os 4 constituintes líquidos; estes, muito preferivelmente, são previamente misturados em separado.
Lisboa, 14 de Julho de 2000 O AGENTE OFICIAI. DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. 5

Claims (7)

  1. ν'
    REIVINDICAÇÕE S 1. Material para a inibição do fogo, que se expande a uma temperatura ambiente elevada, caracterizado pela seguinte composição em percentagem em peso: (a) 25 - 45 % de aglutinante, 0 0,5 % de fungicidas, 0,2 1 % de dispersante e humectante, 1 5 % de plastificante e 0 - 2 % de meio de protecção contra a geada; (b) 20 - 40 % de cargas, 0 3 % de corantes, (c) 4 - 6 % de agente propulsante que promove a expansão, 16 - 25 % de material de bloqueio que promove a acção de bloqueio do material vedante expansível, e (d) 0,2 - 1,5%, de preferência 0,1 a 0,5%, de celulose hidratada. Material para a inibição do fogo, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pela seguinte composição em percentagem em peso: 38 o. o de aglutinantes e adesivos, 0,3 o o de fungicidas, 0,4 % de dispersante e humectante, 2,0 o o de plastificante, 0,4· % de agente de protecção contra a geada 28 o, Ό de cargas, 1,3 % de corante, 5,1 % de propulsante, 20,7 O Ό de material de bloqueio e 0,3 O ‘5 de celulose contendo água. 1 Γ U, t
  2. 3. Material para a inibição do fogo, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pela seguinte composição em percentagem em peso: 34,3 % de dispersão de acrilato e 4,1% de resina alquidica como aglutinante e adesivo 0,3 % de fungicida, 0,1 % de aditivo dispersante, 0,3 % de humectante, 2.0 % de polibuteno como plastificante, 1,2 % de monoetilenoglicol como agente de protecção contra a geada, 28 % de cargas, 5.1 % de grafite expandida como agente propulsante, 11,7 % de borato de zinco, 1,2% de fibras de vidro e 7,8% de polifosfato de amónio como material de bloqueio, 0,3 % de celulose contendo água.
  3. 4. Material para a inibição do fogo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por ser utilizada como carga uma mistura de 15 a 25%, de preferência 20% de carbonato de cálcio e 5 a 10% , de preferência 8% de talco. 5. Material para a inibição do fogo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por ser utilizado óxido de ferro como corante. 6. Material para a inibição do fogo, de acordo com uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por a dispersão de acrilato consistir em 65% de acrilato e 35% de água • 7. Material para a inibição do fogo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por serem adicionados à celulose 3 a 5% de água, de preferência 4% de água. Processo para a preparação de um material para a inibição do fogo, de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 2 8. 7, caracterizado por primeiro a celulose ser misturada com água e, depois da subsequente expansão da celulose, ser adicionado o polifosfato de amónio.
  4. 9. Processo para a preparação de um material para a inibição do fogo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a celulose ser primeiro misturada com a água por agitação, depois da expansão subsequente ser misturada com o polifosfato de amónio e ser adicionada, nesta forma, aos restantes componentes, já misturados, do material de bloqueio.
  5. 10. Processo para a preparação de um material para a inibição do fogo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por serem adicionados ao material formado pelos restantes componentes já misturados, primeiro a celulose e, depois da sua expansão, o polifosfato de amónio.
  6. 11. Processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 10, caracterizado por serem misturados inicialmente os componentes na forma de pó e em seguida serem adicionados os constituintes líquidos.
  7. 12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os constituintes líquidos serem misturados separadamente . Lisboa, 14 de Julho de 2 000 O AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    3
PT97108439T 1996-08-07 1997-05-26 Material para a detencao do fogo e processo para a producao de um material desta natureza PT823468E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19631813A DE19631813B4 (de) 1996-08-07 1996-08-07 Feuerhemmender Werkstoff und Verfahren zur Herstellung eines solchen Werkstoffes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT823468E true PT823468E (pt) 2000-10-31

Family

ID=7801985

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97108439T PT823468E (pt) 1996-08-07 1997-05-26 Material para a detencao do fogo e processo para a producao de um material desta natureza

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6001285A (pt)
EP (1) EP0823468B1 (pt)
AT (1) ATE194643T1 (pt)
DE (2) DE19631813B4 (pt)
DK (1) DK0823468T3 (pt)
ES (1) ES2150170T3 (pt)
GR (1) GR3033868T3 (pt)
PT (1) PT823468E (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19704833A1 (de) * 1997-02-08 1998-08-13 Gruenau Gmbh Chem Fab Feuerwiderstandsfähiger Öffnungsverschluß
US5968669A (en) * 1998-06-23 1999-10-19 J. M. Huber Corporation Fire retardant intumescent coating for lignocellulosic materials
EP1207183B1 (de) * 2000-11-09 2004-04-14 Niemann, Hans Dieter Formmasse zur Herstellung von aufschäumen- den Brandschutzformteilen
US7045079B2 (en) * 2001-03-09 2006-05-16 3M Innovative Properties Company Aqueous intumescent fire barrier composition
US6989113B1 (en) 2001-04-30 2006-01-24 No-Burn Investments, L.L.C. Fire retardant
US20030038272A1 (en) 2001-08-24 2003-02-27 Figiel Edmund W. Fire retardant foam and gel compositions
US6982049B1 (en) 2003-12-03 2006-01-03 No-Burn Investments, L.L.C. Fire retardant with mold inhibitor
US7587875B2 (en) * 2004-10-04 2009-09-15 No-Burn Investments, L.L.C. Fire resistance rating system
US20050022466A1 (en) * 2004-10-04 2005-02-03 No-Burn Investments, L.L.C. Fire resistance rating system
US7482395B2 (en) * 2005-01-24 2009-01-27 No-Burn Investments, L.L.C. Intumescent fire retardant latex paint with mold inhibitor
US20070170404A1 (en) * 2006-01-20 2007-07-26 No-Burn Investments, Llc Fire retardant with mold inhibitor and insecticide
US9005642B2 (en) * 2006-01-24 2015-04-14 No-Burn Investments, L.L.C. Intumescent fire retardant paint with insecticide
US20070185238A1 (en) * 2006-02-06 2007-08-09 No-Burn Investments, Llc Paint with mold inhibitor and insecticide
KR101391431B1 (ko) 2013-04-16 2014-05-27 고삼석 난연성 수지 조성물과 이로부터 얻어진 난연성 도막 및 난연성 수지의 도포방법
EP2933312A1 (de) 2014-04-16 2015-10-21 HILTI Aktiengesellschaft Brandschutzdichtmasse und deren Verwendung
EP2933313A1 (de) 2014-04-16 2015-10-21 HILTI Aktiengesellschaft Brandschutzzusammensetzung und deren Verwendung
CN108531054B (zh) * 2018-04-25 2020-08-25 中南林业科技大学 一种相变膨胀防火的多组分醇酸树脂透明底漆及其制备方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2704897C2 (de) * 1977-02-05 1992-02-06 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Aufblähbare, flammhemmende Überzugsmassen
US4247435A (en) * 1978-10-02 1981-01-27 Monsanto Company Intumescent fire retardant coating compositions
US4543281A (en) * 1982-05-07 1985-09-24 A/S Norsk Kabelfabrik Fire or flame barrier material
US4529467A (en) * 1983-10-25 1985-07-16 Ppg Industries, Inc. Fire protective intumescent mastic composition and method employing same
US4588510A (en) * 1984-03-07 1986-05-13 University Of Dayton Intumescent fire extinguishing solutions
US5175197A (en) * 1990-01-10 1992-12-29 Minnesota Mining And Manufacturing Company Water-based intumescent fire barrier caulk
DE4023310A1 (de) * 1990-07-21 1992-01-23 Bayer Ag Intumeszenztraeger und deren verwendung
DE4101539A1 (de) * 1991-01-19 1992-07-23 Pfersee Chem Fab Zusammensetzung zur flammfestausruestung von fasermaterialien
US5387655A (en) * 1991-09-09 1995-02-07 Chemische Fabrik Budenheim Composition with integral intumescence properties
US5185103A (en) * 1991-12-23 1993-02-09 Ppg Industries, Inc. Intumescent flame retardant composition
DE4142903A1 (de) * 1991-12-24 1993-07-01 Gruenau Gmbh Chem Fab Brandschutzmasse und ihre verwendung
DE4311794A1 (de) * 1993-04-09 1994-10-13 Gruenau Gmbh Chem Fab Brandschutzmaterial

Also Published As

Publication number Publication date
DE59701996D1 (de) 2000-08-17
DK0823468T3 (da) 2000-11-06
ES2150170T3 (es) 2000-11-16
ATE194643T1 (de) 2000-07-15
US6001285A (en) 1999-12-14
DE19631813B4 (de) 2006-03-09
GR3033868T3 (en) 2000-10-31
EP0823468B1 (de) 2000-07-12
DE19631813A1 (de) 1998-02-12
EP0823468A1 (de) 1998-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT823468E (pt) Material para a detencao do fogo e processo para a producao de um material desta natureza
EP0332928B1 (de) Brandschutzelemente
US5356568A (en) Intumescent heat- and fire-resistant composition and substrate coated therewith
US5391721A (en) Aqueous film forming foam concentrates for hydrophilic combustible liquids and method for modifying viscosity of same
EP0243576B1 (de) Intumeszierende Polysiloxan-Formmassen
EP0219024B1 (de) Brandschutzmaterial
DE3722359A1 (de) Flammhemmende beschichtungszusammensetzung
WO1993013183A1 (de) Brandschutzmasse und ihre verwendung
DE69508115T2 (de) Anschwellender kitt
CA2438865C (en) Aqueous intumescent fire barrier composition
US4097385A (en) Fire-proofing sealing elements
US4251430A (en) Fire resistant additive for hardenable resin compositions
PT77523B (en) Process for the preparation of an adhesive mixture for fireproofing and for the compositions containing same
WO1987000852A1 (en) Fire retardant composition
ES2953745T3 (es) Elementos de protección contra incendios libres de isocianato
US3558486A (en) Fire fighting compositions with asbestos thickening agent
US5330785A (en) Method for the sealing of unstable rock strata
EP0346001A2 (en) Flame retardant coating
SU1513005A1 (ru) Композици дл огнезащитного покрыти электрических кабелей
AT354582B (de) Verfahren zum schuetzen von bauteilen aus z.b. metall oder beton im brandfalle
JPS62167370A (ja) アスベスト公害排除組成物
CA2026631C (en) Method for sealing mine workings
SU1709110A1 (ru) Св зующий состав дл создани защитных покрытий
US2008034A (en) Water and weatherproofing magnesia cement
JPS61120872A (ja) 難燃性塗料組成物