PT800050E - Arma de fogo para fins multiplos - Google Patents

Arma de fogo para fins multiplos Download PDF

Info

Publication number
PT800050E
PT800050E PT97104545T PT97104545T PT800050E PT 800050 E PT800050 E PT 800050E PT 97104545 T PT97104545 T PT 97104545T PT 97104545 T PT97104545 T PT 97104545T PT 800050 E PT800050 E PT 800050E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
module
length
reduced
assault
weapon
Prior art date
Application number
PT97104545T
Other languages
English (en)
Inventor
Rudolf Brandl
Heinz Matt
Original Assignee
Heckler & Koch Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heckler & Koch Gmbh filed Critical Heckler & Koch Gmbh
Publication of PT800050E publication Critical patent/PT800050E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41CSMALLARMS, e.g. PISTOLS, RIFLES; ACCESSORIES THEREFOR
    • F41C27/00Accessories; Details or attachments not otherwise provided for

Description

u Κ t DESCRIÇÃO "ARMA DE FOGO PARA FINS MÚLTIPLOS" A presente invenção refere-se a uma arma de fogo para fins múltiplos, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, com as seguintes caracteristicas: - um módulo de carabina de grande calibre permitindo disparar projécteis com estabilização giroscópica, com uma peça de percussão que pode ser armada por uma mola percutora, e - um módulo de arma de assalto que pode ser montado de forma amovível no módulo de carabina de grande calibre, com um mecanismo de disparo.
Uma arma de fogo para fins múltiplos deste tipo ficou a ser conhecida pela patente US-A-3 507 067, se for aceite o princípio de que se pode considerar um lança-granadas como sendo uma carabina de grande calibre para disparar projécteis com estabilização giroscópica, o que no entanto só se pode fazer dentro de certos limites..
Na arma de fogo para fins múltiplos já conhecida um lança-granadas de cano curto, com uma coronha própria, encontra-se montado por debaixo do cano de uma carabina automática convencional. A parte de coronha comporta uma peça de percussão, uma mola percutora e um gatilho. 0 lança-granadas pode ser separado da carabina automática pela extracção de uma cavilha. A publicação em questão não permite deduzir se esta operação de separação é feita pelo soldado propriamente dito, isto é, sem a ajuda de ferramenta especial, ou se a dita separação só pode ser realizada numa oficina de armamento. 1 | Lz ^ O lanca-granadas é uma arma de fogo que permite lançar os projécteis um a um, sendo bastante imprecisa e tendo um comprimento não superior ao do cano da carabina automática. Só por esse motivo é possível reunir numa unidade ambos estes módulos de arma de fogo.
Também as patentes DE-A-1 944 625 e GB-A-2 218 191 revelam uma arma de fogo automática com um lança-granadas amovível montado por debaixo do cano daquela arma. Neste contexto a patente GB-A-2 218 191 mostra uma particularidade: a carabina automática é do assim chamado modo de construção Bullpup, no qual o punho se encontra à frente do carregador. Por esse motivo o lança-granadas sobressai ligeiramente em relação à boca do cano da carabina automática, uma vez que o punho posicionado muito à frente impede que o lança-granadas possa ser colocado mais atrás.
Independentemente da sua utilização em carabinas automáticas e em lança-granadas, desenvolveram-se entretanto cartuchos para fins militares, tratando-se da assim chamada munição inteligente, que têm um efeito substancialmente maior quando atingem o alvo. 0 cano do lança-granadas com a sua culatra encontra-se firmemente montado na carabina automática ou na arma de assalto e não pode nem deve ser retirado pelo atirador. 0 facto é que não se pode efectuar disparos com o sistema lança-granadas sem a coronha da arma de assalto, devido ao elevado recuo do lança-granadas, que iria lesionar o atirador.
Também numa arma de fogo para fins múltiplos descrita no registo de patente europeia 0 294 346 os sistemas de uma espingarda de caça semiautomática e de uma pistola metralhadora estão unidos de forma praticamente inseparável numa arma de fogo unitária para fins múltiplos, arma na qual o sistema de grande calibre só está dimensionado para atirar chumbo, projécteis de 2 Γ u bnrrar.ha ou projécteis similares e para atirar ainda projécteis sem estabilização giroscópica a distâncias que são muito curtas, enquanto que o sistema de pistola metralhadora se destina a tiros de maior alcance, apesar de o cartucho de pistola utilizado ter uma reduzida prestação balística.
Uma outra arma de fogo para fins múltiplos, conhecida da requerente, é formada por uma simples carabina de repetição, do tipo por exemplo utilizado na primeira grande guerra como. carabina militar, na qual está integrado um sistema de pistola metralhadora. Também neste caso o sistema de pistola metralhadora não pode ser desmontado pelo fuzileiro, caso contrário a afinação complexa deste sistema de pistola metralhadora em relação ao dispositivo de mira do sistema de carabina de repetição seria anulada a cada utilização. Além disso não é possível aceitar que sob a designação de carabina de infantaria se entenda uma "carabina de grande calibre", para a qual no âmbito da presente invenção entra em linha de conta um calibre da ordem de grandeza de 20 mm.
Independentemente da sua utilização em carabinas automáticas e em lança-granadas desenvolveram-se entretanto cartuchos de grande calibre para fins militares, que são designados por "munição inteligente". Uma "munição inteligente" deste tipo, que eventualmente actua em conjunto com um sistema de condução de tiro montado na própria arma, melhora substancialmente o efeito sobre o alvo, uma vez que reage ela própria ao alvo.
Os projécteis desta "munição inteligente" têm uma velocidade inicial que é muito maior do que a dos cartuchos para o cano de lança-granadas de início referido e um efeito no alvo que ultrapassa muitas vezes o de um projéctil de uma arma semiautomá-tia. 3
t
Como é do conhecimento geral, a energia que se pode obter à boca de uma arma de fogo de mão depende do impulso a que o atirador ainda é capaz de resistir. Este impulso pode tornar-se menor quando a duração da sua incidência for aumentada, por exemplo por meio do recuo da culatra após o tiro.
Para em consequência disto não expor o atirador a solicitações demasiado elevadas, o cartucho de grande calibre atrás referido requer portanto uma arma· de fogo com recuo da culatra, isto é, trata-se de uma carabina semiautomática. Deverá pôr-se totalmente de parte a possibilidade da emissão de rajadas, devido ao elevado recuo.
Devido às boas propriedades balísticas do cartucho de grande calibre atrás referido, é, para além do elevado efeito sobre o alvo, também muito bom a precisão de acerto no alvo a uma distância que vai por exemplo até aos 1.000 m, de modo que será bastante conveniente equipar, por exemplo num grupo de infantaria, um ou dois homens com uma arma de fogo semiautomática de grande calibre e de peso superior ao normal. Devido ao elevado peso da munição o poder de fogo de uma arma semiautomática deste tipo é no entanto bastante limitado. Além disso o poder de fogo de um grupo de infantaria é substancialmente enfraquecido se dois homens não forem capazes de disparar rajadas contínuas. Se bem que seja possível equipar os correspondentes fuzileiros de uma pistola, esta tem o inconveniente de se tornar necessário transportar mais um tipo de cartucho para uma arma que é manuseada em separado. De igual modo não é recomendável equipar estes fuzileiros de uma pistola metralhadora ou de uma arma de fogo automática ou de uma arma de assalto, uma vez que estes equipamentos suplementares são demasiado pesados e atravancantes, podendo afectar fortemente as actividades de um fuzileiro. 4
Tomando como ponto de partida a problemática apontada, a invenção tem o objectivo de aperfeiçoar uma arma de fogo para fins múltiplos do tipo em questão de tal maneira que seja possível melhorar de maneira simples e fiável a capacidade geral de defesa do fuzileiro.
Este objectivo atinge-se fazendo com que - o módulo de carabina de grande calibre tenha a configuração de um módulo de carabina semiautomática de grande calibre e - o módulo de arma de assalto tenha a configuração de uma arma de assalto de comprimento reduzido. A servir por assim dizer de módulo de base utiliza-se portanto uma carabina semiautomática de grande calibre, optimizada no que se refere à posição do cano, à posição e à configuração do apoio de ombro, bem como eventualmente também à da parte de coronha, de modo que seja possível efectuar um tiro de precisão sem solicitar em excesso o fuzileiro, o que é de todo inconveniente . 0 por assim dizer módulo suplementar ao módulo de base é formado por uma arma de assalto de comprimento reduzido, que quanto ao princípio de funcionamento se distingue de uma arma de assalto simples pelo facto de apresentar um apoio de ombro reba-tivel, retráctil ou nomeadamente amovível, de acordo com a invenção. A omissão do apoio de ombro reduz o peso desta arma de assalto e torna ainda menor o seu comprimento. A localização da arma de assalto de comprimento reduzido em relação ao apoio, representado pelo apoio de ombro da carabina semiautomática de grande calibre, é menos vantajosa do que a do cano de grande calibre. 0 recuo da arma de assalto de comprimento reduzido, dimensionada para um moderno cartucho de por exemplo .223 ou menor, é no entanto muito mais reduzido do que o do cano de grande calibre. Se bem que o recuo da arma de assalto de comprimento reduzido actue portanto numa direcção oblíqua em relação ao apoio de ombro, é no entanto vantajoso no que se refere ao seu efeito sobre a arma de fogo para fins múltiplos, dado que este é reduzido, devido à pouca força que exerce.
Uma outra vantagem da invenção reside no facto de a arma de assalto de comprimento reduzido se encontrar montada na carabina semiautomática de grande calibre numa posição angular e axial fixa, isto é, de uma maneira que assegura que a fixação utilizada não fique frouxa ou se solte de qualquer outra maneira.
Na arma de fogo para fins múltiplos, que constitui a referência do género em questão, esta fixação numa posição angular e axial fixa não era possível na íntegra porque as dimensões e o recuo do lança-granadas nela utilizado eram demasiado grandes para permitir uma fixação deste tipo por um período de utilização mais longo.
Tanto a carabina semiautomática de grande calibre como também a arma de assalto de comprimento reduzido podem dispor na arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a invenção do seu carregador próprio, que é encaixado e retirado no respectivo módulo perpendicularmente à direcção do tiro. Deste modo os dois carregadores não podem interferir um com o outro, mesmo que o fuzileiro fixe no carregador em questão um segundo carregador por meio de uma fita isoladora ou por um outro meio apropriado.
De preferência a arma de assalto de comprimento reduzido encontra-se fixada de forma amovível na carabina semiautomática de grande calibre. Para este efeito é possível equipar os dois módulos de configurações ou montagens em forma de cauda de andorinha, que serão por exemplo complementares uma da outra e que permitem encaixar um no outro os dois módulos. Um bloqueio mantém então os módulos na sua posição final. Também são possíveis outros tipos de montagem, do tipo por exemplo conhecido das al- 6 ças telescópicas. Este aperfeiçoamento da invenção tem a vantagem de não só permitir a substituição de módulos defeituosos, mas também de permitir a fixação às correspondentes metades de dispositivo de montagem de outros dispositivos que não sejam o módulo complementar inicialmente previsto.
Assim, a carabina semiautomática de grande calibre pode também ser ligada a um bipé ou a um suporte em forma de carro. A arma de assalto de comprimento reduzido pode ser fixada a uma outra arma, por exemplo a uma bazuca anti-tanque, ou ao cano de uma peça de artilharia leve e sem recuo, assumindo as funções de uma metralhadora coaxial, ou então pode ser montada sob a forma de uma arma estacionária, por exemplo num veiculo blindado, para poder varrer zonas que se encontram nos ângulos mortos do fogo das armas de bordo.
Como acima se descreveu, o dispositivo de disparo da arma de assalto de comprimento reduzido, que substitui a peça de punho, é então de preferência por sua vez substituído por um outro dispositivo de disparo capaz de ser actuado por um disparo à distância, através de um impulso eléctrico ou por meio de vim cabo de tracção.
De acordo com outras formas de configuração da invenção poderá ser vantajoso fixar a arma de assalto de comprimento reduzido por debaixo do cano da carabina semiautomática de grande calibre (carabina numa disposição com canos sobrepostos) ou ao lado do mesmo (carabina de dois canos dispostos lado a lado). Na disposição de carabina de canos sobrepostos a arma de fogo para fins múltiplos, de acordo com a invenção, é achatada e por isso cómoda de transportar, estendendo-se no entanto bastante em altura. Desde que a arma de assalto de comprimento reduzido tenha uma alavanca de carregamento lateral e uma ejecção lateral de cartuchos não se torna necessário submetê-la a qualquer modificação . 7
Tratando-se de canos dispostos lado a lado, ambos os canos se encontram à mesma altura. 0 afastamento entre a linha de mira e o eixo da alma do cano da arma de assalto é menor do que no caso anterior, o que reduz as possibilidades de falhas de tiro. A fixação da arma de assalto de comprimento reduzido do lado direito ou do lado esquerdo da carabina semiautomática de grande calibre pode no entanto exigir que a alavanca de carregamento e/ou o dispositivo de ejecção da arma de assalto de modelo Standard que se utiliza tenham de ser modificados. Sempre que a alavanca de carregamento da arma de assalto de comprimento reduzido se encontrar no entanto disposta do ládo de cima e a ejecção se efectuar também para o lado de cima, estes dispositivos podem estar colocados sem problemas tanto do lado direito como do lado esquerdo da carabina semiautomática de grande calibre.
De acordo com mais outra forma de configuração especialmente vantajosa da invenção o dispositivo de mira da carabina semiautomática de grande calibre está adicionalmente dimensionado para ser utilizado em conjunto com a arma de assalto de comprimento reduzido. Nesta arma de fogo para fins múltiplos pode portanto suprimir-se a segunda alça habitualmente necessária, o que. proporciona vantagens especiais no que se refere ao peso, à ma-neabilidade e à manutenção da arma. Além disso o atirador pode dar tiros de dois tipos totalmente distintos, sem modificar a sua posição em relação à arma. Só agora é possível aperfeiçoar um dispositivo de mira habitualmente utilizado numa carabina semiautomática de grande calibre de maneira a poder ser utilizado também para uma arma de assalto de comprimento reduzido adicionalmente existente que, como é conhecido, está em condições de realizar um tiro de precisão a uma distância de algumas poucas centenas de metros.
Neste aspecto será além disso vantajoso para a forma de configuração de acordo com a invenção que o dispositivo de disparo da arma de assalto de comprimento reduzido apresente botões 8 (“ L·, ^—¢. \] ' de pressão. Isto reduz a probabilidade de o alvo sair do alcance da mira quando o atirador aponta ao alvo, devido à força exercida pelo referido atirador numa direcção que não é a do cano da arma, força essa destinada à actuação do dispositivo de disparo.
De maneira especialmente vantajosa o dispositivo de disparo é constituído por um dispositivo de segurança e por um gatilho sob a forma de botões de pressão, que podem mover-se transversalmente à direcção do cano da arma de assalto de comprimento reduzido. Para actuar a arma já só é então necessário que o atirador mova os dedos e não o braço que se desloca por exemplo ao longo do cano. É deste modo possível reduzir ao mínimo os movimentos laterais involuntários da arma de fogo para fins múltiplos ao apontar ao alvo e durante a actuação simultânea do dispositivo de disparo.
De maneira vantajosa o dispositivo de disparo está concebido sob a forma de um módulo de substituição destinado a ser montado em vez da habitual coronha.
De acordo com uma variante de realização da invenção o módulo funcional comporta o gatilho para o módulo de carabina semiautomática de grande calibre, módulo esse que por sua vez só apresenta a parte do dispositivo de disparo necessária à ignição e à interrupção. Entre o módulo funcional e o módulo de grande calibre encontra-se disposto um acoplamento que transmite o movimento do gatilho e eventualmente também do dispositivo de segurança (ambos fixados no módulo funcional) ao módulo de grande calibre. 0 acoplamento pode por exemplo consistir num dispositivo que é constituído por uma vara que é movida para o lado de fora do módulo funcional ao actuar o gatilho do mesmo, vara essa que exerce uma pressão contra uma vara oposta, sujeita à pressão de uma mola e existente no módulo de grande calibre. Prevêem-se contactos que transmitem os sinais eléctricos entre os dois módulos . 9 Γ“ \!
Lc.
Na medida em que se pretende utilizar a arma de fogo para fins múltiplos unicamente como carabina de grande calibre, o módulo funcional não é mais do que uma coronha que comporta o gatilho e o dispositivo de segurança, bem como os elementos de comando para a parte electrónica e o dispositivo de mira do módulo de grande calibre.
Sempre que o módulo funcional tiver a configuração de uma arma de assalto· de· comprimento reduzido, a sua coronha comporta i um dispositivo de comutação, com o qual o gatilho pode ser alternadamente comutado para o módulo de grande calibre ou para a arma de fogo de assalto. Além disso prevêem-se dispositivos de segurança para ambos os módulos, bem como a comutação raja-da/tiro singular da arma de fogo de assalto, e eventualmènte ainda elementos de comando para o sistema electrónico. Neste caso a coronha que integra os elementos de comando acabados de referir pode de preferência ser substituída por um punho achatado, que é utilizado sempre que é unicamente usado o módulo de arma de assalto. Neste caso será também vantajoso fixar ao módulo de arma de assalto um apoio de ombro rígido, rebatível ou retráctil, bem como eventualmente um dispositivo de mira e/ou um punho de transporte. O acoplamento pode ser tapado pelo apoio de ombro a fixar ou de maneira vantajosa estar associado à coronha que comporta os elementos de comando para ambos os módulos. Assim é possível que o fuzileiro equipado da arma de fogo para fins múltiplos concebida de acordo com a invenção monte ele próprio a arma que melhor se presta às circunstâncias existentes no campo, e isto a partir de um sistema modular transportado na viatura. Durante a marcha o fuzileiro traz por exemplo consigo um módulo de arma de assalto, à qual foi eventualmente fixada uma pega vulgar e/ou um apoio de ombro. 0 módulo de grande calibre com a sua parte electrónica, que é menos robusto e mais caro, permanece protegido no interior da caixa de transporte. 10
Sempre que se torna necessário utilizar o módulo de grande calibre a partir de posições bem preparadas e fixas, basta escolher como módulo funcional um módulo de punho, uma vez que para rechaçar um possível assalto se torna de qualquer das maneiras necessário prever a existência de metralhadoras. Neste caso é vantajoso utilizar a arma de fogo para fins múltiplos unicamente sob a sua forma de uma carabina semiautomática de grande calibre .
Quando se pretende no entanto utilizar a arma de fogo para fins múltiplos concebida de acordo com a invenção para uma missão de tropas de choque, por exemplo para destruir uma posição de artilharia inimiga, será vantajoso escolher o módulo funcional com a configuração de uma arma de assalto, uma vez que nessas condições o fuzileiro está em larga medida entregue a si próprio, ficando em condições de estar à altura de qualquer situação com a arma para fins múltiplos assim equipada.
Se, finalmente, o fuzileiro ficar por exemplo para trás da frente inimiga e for obrigado a abrir o seu caminho até às suas próprias linhas, pode numa emergência deixar para trás o módulo de grande calibre, que só por si, sem o módulo funcional, não estaria operacional, continuando a dispor com o módulo de arma de assalto de uma arma de defesa ligeira que não lhe dificulta os movimentos quando se tornar necessária uma marcha mais longa.
Também a primeira variante de realização pode ser utilizada da maneira acima descrita, no âmbito das suas possibilidades.
Exemplos de realização, bem como outras vantagens da invenção são explicadas com um pormenor ainda maior e a título de exemplo mediante os desenhos esquemáticos anexados. As figuras do desenho mostram: 11
Fiq. Fig. : Fig. Fig. Fig. Fig. Fig. te", fins bocas 1 uma vista do lado esquerdo de um primeiro exemplo de realização da arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a invenção, uma vista em planta da arma de fogo representada na fig. 1, 3 uma vista frontal da arma de fogo representada na fig. 1, 4 a vista em alçado lateral da arma de assalto de comprimento reduzido que se adapta ao primeiro exemplo de realização, numa representação em separado, 5 uma vista de um módulo de carabina semiautomática de grande calibre, de acordo com um segundo exemplo de realização, da arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a invenção, com um módulo funcional desmontado, que tem a configuração de um punho, 6 um módulo funcional próprio para o módulo de grande calibre da fig. 5, configurado à maneira de uma arma de assalto de comprimento reduzido, transformada em arma de assalto com punho desmontado, com alça e com coronha de encostar ao ombro desmontada, e 7 o módulo de grande calibre da fig. 5, com arma de assalto de comprimento reduzido nele montada.
Os termos utilizados para as posições, tais como "à fren- "do lado de cima" e outros, referem-se à arma de fogo para múltiplos na sua posição horizontal de disparo, em que as apontam para o lado da frente. 12 I . I—«j
u A melhor vista de toda a arma de fogo para fins múltiplos e de acordo com uma primeira forma de realização vantajosa é a da fig. 1.
Esta arma de fogo para fins múltiplos apresenta um módulo de base que é constituído por uma carabina semiautomática de grande calibre 1, que pode estar equipada de um punho tradicional 6, de uma coronha de encostar ao ombro 16 e de um dispositivo de mira optoelectrónico, por exemplo uma alça telescópica com ponto luminoso ajustável, com um telémetro acústico ou de outro tipo e com um sistema electrónico de actuação sobre os projéc-teis de grande calibre. À frente do punho encontra-se localizado na posição habitual um gatilho 10 que, em conjunto com um dispositivo de segurança não representado na figura, forma o mecanismo de disparo. À frente do gatilho encontra-se disposto um carregador achatado 8 para cartuchos de grande calibre, carregador esse que se projec-ta para o lado de baixo.
Na coronha de encostar ao ombro 16 pode estar integrado um dispositivo amortecedor de choques formado por exemplo por almofadas de borracha. 0 prolongamento do eixo do cano de grande calibre (sem índice de referência) intersecta a superfície de apoio traseira da coronha de encostar ao ombro 16.
Um módulo de arma de assalto de comprimento reduzido 4 encontra-se representado na fig. 4 e comporta um cano, um mecanismo de culatra e de recarga com um carregador achatado 12 que se projecta para o lado dc baixo, bem como um mecanismo de disparo 14. Faltam a culatra de encostar ao ombro e o punho. O mecanismo de disparo 14 apresenta botões de pressão móveis no sentido transversal, que servem de dispositivo de segurança e de gatilho. 13 p Lc,
Além disso o módulo de arma de assalto de comprimento reduzido 4 está provido de uma caixa que forma um apoio para a mão em torno da embocadura do carregador achatado 12, bem como à frente do mesmo.
Como se mostra na fig. 1 o módulo de arma de assalto de comprimento reduzido 4 encontra-se fixado do lado de baixo da carabina semiautomática de grande calibre 2 numa posição situada à frente do carregador 8 daquela carabina, e isto por meio de uma montagem 18 que é fixa, mas amovível. Esta montagem 18 pode por exemplo ter a configuração de uma montagem por encaixe des-lizante, com dois pares de encaixes macho e fêmea complementares um do outro, dispostos do lado de baixo da carabina semiautomática de grande calibre 12 e do lado de cima da arma de assalto de comprimento reduzido 4, comportando um pino de bloqueio que atravessa transversalmente a extremidade traseira da arma de assalto de comprimento reduzido 4 e a carabina semiautomática de grande calibre 2 (fig. 2) .
Os dois canos encontram-se sobrepostos bem junto um do outro e terminam no mesmo plano vertical.
Para efectuar o tiro a mão direita do atirador dextrímano agarra o punho 6. 0 indicador da mão direita está pronto para actuar o gatilho 10, a mão esquerda encontra-se colocada em torno do carregador 12 da arma de assalto e puxa a carabina para fins múltiplos firmemente contra o ombro do atirador por intermédio da coronha de encostar ao ombro 16.
Ao fazê-lo, o polegar da mão esquerda do atirador, que agarra o carregador achatado 12, ou um outro dedo dessa mão esquerda, assenta a partir do lado esquerdo da arma, que é visível nas fig. 1 e 4, no gatilho em forma de botão de pressão do dispositivo de disparo 14 pelo lado oposto da arma, numa posição em que se encontra pronto para disparar. 14
Tratando-se de um atirador canhoto, devem trocar-se a mão direita e a mão esquerda na descrição acima efectuada. O dispositivo de disparo 14 da arma de assalto de comprimento reduzido 4 pode no entanto estar também disposto de ambos os lados, para permitir não só a um canhoto como também a um dextrímano actuar da melhor maneira a arma de fogo para fins múltiplos.
Sem que a cada utilização se torne necessário efectuar ou alterar uma única manipulação, o atirador está sempre preparado para disparar alternativamente a carabina semiautomática de grande calibre 2 ou a arma de assalto de comprimento reduzido 4. Enquanto isto o dispositivo de mira 20 mostra-lhe uma imagem ajustada para ambas as armas, permitindo um tiro de precisão com qualquer uma das duas armas 2, 4.
Como as fig. 2 e 3 mostram, a arma de fogo para fins múltiplos tem globalmente uma forma achatada e pode por isso ser comodamente transportada ao ombro, por meio da correspondente cor-reia de transporte (não representada na figura).
Ao disparar com a arma apoiada esta é assente através da protecção de mãos da arma de assalto de comprimento reduzido 4, sendo o carregador 12 dessa protecção comprimido de encontro ao apoio. A mão esquerda do atirador assenta sem exercer pressão sobre o carregador 8 e prime a partir dai o dispositivo de disparo 14.
Entre a coronha de encostar ao ombro 16 e o sistema da carabina semiautomática de grande calibre 2 ou a parte traseira da mesma encontra-sc disposto um amortecedor de choques 22, apenas esboçado esquematicamente, que prolonga a duração do impulso do recuo, reduzindo a sua força. Assim, o atirador é capaz de disparar com precisão utilizando munições que provocariam um recuo já não suportável se o amortecedor de choques 22 não existisse. 15 I ^ O amortecedor de choques 22 pode ter a configuração de um bloco de borracha ou de um amortecedor por atrito, sendo no entanto dada preferência a um amortecedor hidráulico. 0 segundo exemplo de realização encontra-se representado nas fig. 5 a 7 e distingue-se do primeiro exemplo representado nas fig. 1 a 4 no seguinte: - o módulo de grande calibre 2' não apresenta um punho próprio nem um gatilho ou um dispositivo de segurança próprios e - o módulo de arma de assalto 4' apresenta uma coronha vulgar 6' . 0 módulo de grande calibre 2' está provido de um dispositivo de mira 20 e comporta um carregador 8. Entre o módulo de grande calibre 2' e o módulo funcional (módulo de punho 24 ou módulo de arma de assalto 4' ) prevê-se um acoplamento (não representado na figura) que actua ao ligar o módulo funcional 4', 24 ao módulo de grande calibre 2' e que transmite as actuações de um mecanismo universal de disparo 34 montado no módulo funcional 4', 24 ao módulo de grande calibre 2'. Não é possível disparar só com o módulo de grande calibre 2', uma vez que este não tem mecanismo de disparo próprio. A fig. 5 mostra um módulo de punho 24, que nessa figura forma o módulo funcional. Este módulo de punho 24 apresenta um punho 6' com um gatilho, uma alavanca de segurança e botões de comando 36 para os dispositivos electrónicos.
Quando este módulo de punho 24 for fixado no módulo de grande calibre 2’, obtém-se uma carabina semiautomática de grande calibre. O acoplamento acima referido e os contactos (não representados na figura) estabelecem uma ligação de comando entre o mecanismo de disparo e o módulo de grande calibre, bem como 16 t h u κ
Vi entre os botões de comando 36 e os respectivos dispositivos do módulo de grande calibre 2'. A fig. 6 mostra um módulo de arma de assalto de comprimento reduzido 4' com um carregador 12. Nesta arma o punho 6' comporta um mecanismo universal de disparo 34, os já referidos botões de comando 36, uma alavanca selectora de módulo 30 e uma alavanca selectora de modo de disparo 32. A posição em que se encontra a alavanca selectora de módulo 30 define se o mecanismo universal de disparo 34 está ligado ao módulo de arma de assalto 4' ou ao módulo de grande calibre 2', para desencadear o correspondente tiro. A alavanca selectora de tiro define, conforme a posição em que se encontra, os modos de funcionamento segurança, tiro individual ou rajada (a rajada só se aplica ao módulo de arma de assalto 4' ) .
Do lado de cima do módulo de arma de assalto 4' pode adaptar-se um punho 2 6 de arma de assalto, com uma alça convencional. Esse punho cobre então os contactos acima referidos. Do lado de trás do módulo de arma de assalto 4' pode adaptar-se um apoio de encosto ao ombro 28 para a arma de assalto, apoio esse que cobre as partes do acoplamento acima referido, partes essas que se encontram dispostas no módulo de arma de assalto 4'. Deste modo é possível obter a partir do módulo de arma de assalto 4' uma arma de fogo de assalto inteiramente válida, na qual no entanto a alavanca selectora de módulo 30 tem de estar ajustada para a posição de módulo de arma de assalto 4'. 0 módulo de arma de assalto 4' pode no entanto ser também montado por debaixo do cano do módulo de grande calibre 2' (fig. 7), actuando nesse caso o mecanismo de disparo alternadamente sobre o módulo de grande calibre 2' ou sobre o módulo de arma de assalto 4', conforme a posição da alavanca selectora de módulo 30. 17 É portanto possível obter em cada um dos casos, através de uma espécie de sistema modular, a melhor arma de fogo possível para fins múltiplos.
Lisboa, 18 de Janeiro de 2001
0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
18

Claims (14)

  1. Γ REIVINDICAÇÕES 1. Arma de fogo para fins múltiplos com as seguintes caracterís-ticas: - um módulo de carabina de grande calibre (2, 2') para disparar projécteis com estabilização giroscópica, com uma peça de percussão que pode ser armada por uma mola percutora e - um módulo de arma de assalto (4, 4') que pode ser montado de maneira amovível no módulo de carabina de grande calibre (2, 2’), com um mecanismo de disparo, caracterizada por - o módulo de carabina de grande calibre ter a configuração de um módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2, 2’ ) , que comporta um dispositivo de recarregamento (8), e - o módulo de arma de assalto ter a configuração de uma arma de assalto de comprimento reduzido (4, 4').
  2. 2. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 1, na qual o módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2) apresenta um dispositivo de disparo próprio, que pode ser actuado com uma das mãos do atirador e na qual o dispositivo de disparo (14) da arma de assalto de comprimento reduzido (4) está configurado de tal maneira que pode ser actuado com a outra mão do atirador.
  3. 3. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 1, na qual a arma de assalto de comprimento reduzido (4') apresenta uma peça de punho (6') com um gatilho universal (34), que através de um acoplamento é ligado ao fixar a arma de assalto de comprimento reduzido (4' ) ao módulo de carabina 1 r semiautomática de grande calibre (2') e que se destina a efectuar o disparo da peça de percussão deste último módulo.
  4. 4. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 3, na qual se prevê uma peça de punho (6') própria para o módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2'), que pode ser fixada neste módulo em vez da arma de assalto de comprimento reduzido (4').
    t
  5. 5. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 3, na qual o mecanismo de disparo universal (34) pode ser comutado alternadamente para actuar a arma de assalto de comprimento reduzido (4') e para actuar o módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2') ou então pode ser substituído por dois gatilhos, um para cada módulo.
  6. 6. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 2 ou 3, na qual a arma de assalto de comprimento reduzido (4, 4') pode ser fixada numa posição angular e axial fixa no módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2, 2' ) .
  7. 7. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, na qual a arma de assalto de comprimento reduzido (4, 4') pode ser ligada ao módulo de carabina semiautomática de grandes dimensões (2, 2') por meio de uma montagem (18).
  8. 8. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 7, na qual a parte de montagem pertencente à arma de assalto de comprimento reduzido (4') está concebida para receber um punho de transporte e/ou um módulo de mira (26).
  9. 9. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, na qual o módulo de arma de assalto (4, 2
    reivindicações 1 a 8, na qual a arma de assalto de comprimento reduzido pode ser fixada lateralmente junto do cano do módulo de carabina semiautomática de grande calibre.
    Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, na qual o módulo de carabina semiautomática de grande calibre (2, 2' ) comporta um dispositivo de mira (20), que se encontra também afinado para a arma de assalto de comprimento reduzido (4, 4').
  10. 12. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 2, na qual o mecanismo de disparo (14) da arma de assalto de comprimento reduzido (4) comporta pelo menos um botão de pressão.
  11. 13. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 13, na qual os botões de pressão se destinam a actuar o dispositivo de segurança e o gatilho. - ♦
  12. 14. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 12 ou 13, na qual o dispositivo de disparo da arma de assalto de comprimento reduzido (4'), equipada de pelo menos um gatilho (34), pode ser substituído por uma peça de punho vulgar (24) com um gatilho de disparo.
  13. 15. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 14, na qual o módulo de carabina semiautomática de grandes dimensões (2) apresenta um apoio de encosto ao ombro provido de um amortecedor de choques (22). 3
  14. 16. Arma de fogo para fins múltiplos de acordo com a reivindicação 15, na qual o amortecedor de choques tem a configuração de um amortecedor de choques hidráulico (22). Lisboa, 18 de Janeiro de 2001 0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - 4
PT97104545T 1996-04-03 1997-03-17 Arma de fogo para fins multiplos PT800050E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19613421A DE19613421C2 (de) 1996-04-03 1996-04-03 Mehrzweckgewehr

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT800050E true PT800050E (pt) 2001-04-30

Family

ID=7790421

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97104545T PT800050E (pt) 1996-04-03 1997-03-17 Arma de fogo para fins multiplos

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0800050B1 (pt)
AT (1) ATE198793T1 (pt)
DE (2) DE19613421C2 (pt)
DK (1) DK0800050T3 (pt)
ES (1) ES2153613T3 (pt)
PT (1) PT800050E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2003095928A2 (en) * 2002-05-10 2003-11-20 Lewis Karl R Monolithic rail platform and bolt assemblies for a firearm
DE102005019594B4 (de) * 2005-04-27 2007-06-14 Heckler & Koch Gmbh Feuerwaffe und Lauf hierfür

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3112645A (en) * 1962-10-03 1963-12-03 Theodore D Glass Wind direction indicator
US3507067A (en) * 1967-12-14 1970-04-21 Colt S Inc Grenade launcher having a rotatable forwardly sliding barrel and removable firing mechanism
DE1944625C3 (de) * 1969-09-03 1973-01-04 Heckler & Koch Gmbh, 7238 Oberndorf An einer Handfeuerwaffe befestigbarer Granatwerfer
DE3202806C2 (de) * 1982-01-28 1985-05-30 Heckler & Koch Gmbh, 7238 Oberndorf Granatwerfer-Zusatzwaffe zum Anbau an Schnellfeuergewehre
US4689911A (en) * 1984-06-04 1987-09-01 Napco Industries, Inc. Grenade launcher attachment for infantry weapon
IT1204673B (it) * 1987-06-02 1989-03-10 Armi Jager Di Armando Piscetta Arma combinata,con funzionalita' multipla,per una utilizzazione diversificata
GB8810475D0 (en) * 1988-05-04 1988-07-13 Hilton Gun Co Ltd Projectile firing apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
DK0800050T3 (da) 2001-04-09
EP0800050A1 (de) 1997-10-08
DE59702915D1 (de) 2001-02-22
ES2153613T3 (es) 2001-03-01
DE19613421C2 (de) 2000-12-07
EP0800050B1 (de) 2001-01-17
ATE198793T1 (de) 2001-02-15
DE19613421A1 (de) 1997-10-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6250194B1 (en) Multipurpose weapon
US8590201B2 (en) Firearm grip
US5983774A (en) Machine gun
US5834678A (en) Bullpup .50 caliber semi-automatic target rifle
US9835411B2 (en) Integrated rail and sight system for firearm
US5448940A (en) Gas-operated M16 pistol
CA2017780C (en) Machine gun
US3742636A (en) Firearm having a carrying handle and associated rear sight
US8739452B1 (en) Secondary gun pivot pistol
US10948250B2 (en) Caseless weapon (variants)
ATE88005T1 (de) Gewehr mit sicherheitsentspannsystem.
US20070151438A1 (en) Double-barrelled body for a personal firearm
CN102506609B (zh) 枪支
US6012374A (en) Automatic combination rifle
US5854440A (en) Shoulder-launched multi-purpose assault weapon
PT800050E (pt) Arma de fogo para fins multiplos
WO2011008306A1 (en) Firearms grip
US8800190B1 (en) Reciprocating sensory sighting system for a longarm
RU2367875C1 (ru) Карабин специальный
WO2003076863A1 (en) Firearm with dynamic breechblock
US3611872A (en) Lightweight compact rifle
US8720100B1 (en) Dual handgun assembly for close combat
US20200132405A1 (en) Trigger Mechanism For A Firearm
RU2224203C1 (ru) Подствольный гранатомет
CN101424499A (zh) 单兵武器枪族