PT78057B - Process for bunding high efficiency chromium electrodeposits - Google Patents

Process for bunding high efficiency chromium electrodeposits Download PDF

Info

Publication number
PT78057B
PT78057B PT78057A PT7805784A PT78057B PT 78057 B PT78057 B PT 78057B PT 78057 A PT78057 A PT 78057A PT 7805784 A PT7805784 A PT 7805784A PT 78057 B PT78057 B PT 78057B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
iron
bath
acid
substrate
coating
Prior art date
Application number
PT78057A
Other languages
English (en)
Other versions
PT78057A (en
Inventor
Hyman Chessin
Edmund C Knill
Original Assignee
M & T Chemicals Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by M & T Chemicals Inc filed Critical M & T Chemicals Inc
Publication of PT78057A publication Critical patent/PT78057A/pt
Publication of PT78057B publication Critical patent/PT78057B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D5/00Electroplating characterised by the process; Pretreatment or after-treatment of workpieces
    • C25D5/10Electroplating with more than one layer of the same or of different metals
    • C25D5/12Electroplating with more than one layer of the same or of different metals at least one layer being of nickel or chromium
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D3/00Electroplating: Baths therefor
    • C25D3/02Electroplating: Baths therefor from solutions
    • C25D3/04Electroplating: Baths therefor from solutions of chromium
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D5/00Electroplating characterised by the process; Pretreatment or after-treatment of workpieces
    • C25D5/34Pretreatment of metallic surfaces to be electroplated
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D5/00Electroplating characterised by the process; Pretreatment or after-treatment of workpieces
    • C25D5/627Electroplating characterised by the visual appearance of the layers, e.g. colour, brightness or mat appearance

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Electroplating And Plating Baths Therefor (AREA)
  • Electroplating Methods And Accessories (AREA)
  • Nonmetallic Welding Materials (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Chemically Coating (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Chemical Treatment Of Metals (AREA)

Description

Descrição da Técnica Anterior
A utilização de processos de re vestimento com crómio de elevado rendimento foi impedida pela capacidade de se obter uma adequada adesão do revestimento a certos metais de base.
Os banhos de revestimento a cró mio contendo haletos apresentaram problemas de adesão. Esses banhos são banhos do tipo daqueles que se encontram apresentados na patente J7B-33941 de Mitsui (Setembro de 1978)5 patente U.S. 4.095*522 de Dillenberg; patente U.S. 4.254.396 de Perakh et al; e pedido de patente co-pendente U.S. NS. 06/295*430, apresentada em 24 de Agosto de 1981.
0 problema foi atribuido à presença de um haleto que pode interferir com a iniciação da deposição.
A fim de se obter uma adequada fixação, conforme com os valores estabelecidos pela ASTM B 571-79» com as soluções de revestimento a crómio típicas tais como aquelas que utilizam uma solução de ácido crómico e catalisadores tais como um sulfato ou um sulfato em combinação com vários fluoretos, a técnica comum consiste em atacar ao contrário ou anodicamente uma peça ferrosa na solução de revestimento ou numa solução separada conten do ácido crómico com uma predeterminada densidade de corren te e durante um predeterminado periodo de tempo.
Na obra "Metal Finishing" 80(5) 65-8 (1982) de C.H. Peger encontra-se apresentado um quadro com as durações e utilizar neste processo de ataque.
Naquela publicação também é sugerida a utilização de certos banhos de ataque à base de ácido sulfúrico e de ácido fluorídrico para determinados aços inoxidáveis.
Na publicação "48 th Metal
Finishing Guidebook - Directory " 7θ» 188 - 202 (1980) de A. Logo ZZo encontram-se apresentados os tratamentos anódicos à base de ácido crómico para 400 ligas de aço inox e para aços de baixo e alto teor de carbono. Também aí se encontram recomendados os tratamentos catídicos em soluções sulfúrico - fluoreto para JOQ acos inox para ligas de níquel e para ferro fundido·
Uma outra alternativa que se pode encontrar na técnica anterior é a utilização de um iniciador de níquel woods para certas ligas especiais à base de níquel e de cobalto. (Boeing Aircraft) BAC 5709 - 5.2 j (1).
A utilização de uma solução de cloreto de ferro - ácido clorídrico como agente de limpeza da sujidade produzida pelos banhos de ataque sulfúricos anódicos encontra-se apresentada na página 157 da obra "Hard Chromium Plating" Eobert Drapes Ltd. Teddington 1964, da autoria de J. D. Greenwood.
Descobriui-se que quando se utili zam estes processos com os banhos de revestimento a crómio contendo um haleto, a maior parte dos substratos na medida em que os depósitos de crómio obtidos a partir destes banhos não apresentam uma adesão adequada.
Pode-se pensar que as condições
de redução existentes no cátodo no início da deposição po,
dem fazer com que 0 ião de haleto se reduza a uma forma
que vai interferir com as ligações moleculares entre 0
crómio e o substrato. Em qualquer dos casos a utilização de um revestimento a crómio de alto rendimento é limitado pelo problema da adesão inadequada.
SUMARIO DO INVENTO
Agora descobriu-se que os problemas apresentados pelos sistemas da técnica anterior podiam ser ultrapassados por intermédio da utilização dum processo em que um electrodepósito contendo ferro é fixado ao metal do substrato antes de o crómio ser aplicado sob a forma de um revestimento aderente, sobre a base tra tada.
De acordo com o presente invento, é obtido um depósito aderente de crómio sobre um sub£ trato metálico por intermédio de um processo que compreende as operações de submeter o substrato a um depósito aderente contendo ferro, seguida de um tratamento anódico com ácido crómico e da deposição de crómio sobre o depósito tratado contendo ferro a partir de um banho contendo um composto que é capaz de libertar um halogêneo e que é escolhido de entre o grupo constituído pelos compostos capa zes de libertar iodo, pelos compostos capazes de libertar bromo e por misturas destes compostos. Também se podem encontrar presentes catalisadores suplementares tais como os sulfatos, os fluoretos simples e complexos, os boratos, os carboxilatos, os cloretos, os cloratos e os percloratos. 0 processo pode incluir ainda a operação de activação de metal do substrato num banho ácido ou num banho para reves. timento a ferro ou para revestimento com ligas de ferro antes de se proceder ao revestimento com ferro a partir de um banho contendo um sal de ferro.
Descrição do Invento Incluindo o Melhor Processo
O processo de revestimento electro lítico pode ser melhor compreendido em correspondência com as patentes U.S. 4.093.522 e 4.234.396 e o pedido de paten te co-pendente U.S. NS. 06/295*4-30 apresentado em 24 de Agosto de 1981, onde as operações do processo e as formula ções do banho electrolítico se encontram descritas de uma maneira completa.
Nos exemplos e nas experiências de controlo que serão apresentados em seguida foram utilizados varões redondos de 9,5 mm de diâmetro (3/8 de polega da) que se encontravam presos rum suporte que permitia que os varões se estendessem ao longo de diferentes comprimentos, de maneira a ser possivel alterar a zona do tratamento de acordo com as necessidades. Os mandris de ensaio são normalmente constituídos por uma haste de broca de aço. Foram utilizados um termo-regulador e um elemento de aquecimento e um controlo de temperatura rigorosos. No caso das soluções de revestimento a crómio os ânodos são constjí tuídos por ligas de chumbo. As soluções de ataque à base de ácido de crómio podem utilizar eléctrodos de aço inoxidável ao passo que as soluções de revestimento a ferro podem utilizar contra-eléctrodos de ferro ou de aço.
Nos ensaios de adesão por meio de esmerilagem a classificação de "inadequada” foi utilizada para definir fixações muito más em que o crómio descamava durante o revestimento ou fixações más em que se verifica uma vasta descamação do crómio de sobre o metal de base.
As amostras de ensaio de haste
de broca foram constituídas por exemplares de vários tipos.
A haste de aço F apresentou uma adesão adequada quando foi
-71»
utilizada uma solução de ataque contendo ácido crónico de acordo com o presente invento, ao passo que a haste de aço VP apresentou uma adesão muito fraca quando foi utilizado apenas um banho de ataque. Só foi possivel obter uma boa adesão quando o ataque foi utilizado em com
j hinação com a operação de pré-tratamento do electrodepósi, to de ferro.
EXEMPLO 1
Um substrato metálico foi revestido a ferro utilizando um banho contendo 200 g/1 de sulfato
! de ferro, 30 g/1 de ácido bórico, 10 ml/1 de ácido sulfúrico e 20 g/1 de ácido fluobórico e 48%.
ί
i
0 substrato metálico foi preparado utilizando um tratamento de decapagem por jacto de areia seguido de uma limpeza com pó de limpeza da marca Ajax, de uma lavagem com água, de uma imersão num banho alcalino, de uma lavagem com água e de secagem.
Antes de se proceder ao revestimen to com ferro o substrato de aço 4340 foi submetido a um ataque com ácido sulfúrico frio a 2 asi durante um minuto (asi - ampéres por polegada quadrada).
0 revestimento a ferro foi realizado a 2 asi durante um minuto e a 0,5 asi durante 10 minutos a 57°C, seguido de uma lavagem com água.
Foi realizado um tratamento anódico num banho com 400 g/1 de ácido crómico a 60°C e a 4 asi
durante 2 minutos.
Na operação de revestimento com crómio utilizou-se um banho com 400 g/1 de ácido crómico, 16 g/1 de brometo de 64 g/1 de ácido acético.
Poi obtida uma fixação adequada.
EXEMPLO 2
Poi seguido o procedimento do Exem pio 1, com excepção de que o revestimento com ferro a 0,5 asi foi feito durante vinte minutos a 65°0» seguido de uma lavagem com água. 0 tratamento anédico foi realizado durante quatro minutos. Poi obtida uma fixação adequada.
EXEMPLO 3
Poi seguido o procedimento do exem pio anterior, com excepção de que o revestimento a ferro foi realizado a 8 asi durante 5 minutos a 60°C.
Poi obtida uma fixação adequada.
EXEMPLO 4
Poi seguido o procedimento do exem pio anterior com as seguintes excepções:
Um substrato de aço foi preparado
de maneira idêntica à anteriormente descrita e depois revestido num banho com 485 g/1 de sulfato de ferro e 200
ml/1 de horax, a 6 asi durante 0,25 minutos e a 1,5 asi
durante um minuto. A temperatura do banho de revestimento era de 55°C· Para o tratamento anódico foi utilizado um banho com 150 g/l de ácido crómico a 2 asi duran
te um minuto e a 57°θ·
0 banho de ácido crómico continha 7θ0 g/1 de ácido crómico, 2 g/1 de iodeto e 4 g/1 de ácido propiónico e 0 tratamento foi realizado a 4 asi durante uma hora e a 60°C, dando lugar a uma fixação adequada .
EXEMPLO 5
Um substrato de aço 1020 foi preparado de acordo com 0 procedimento do Exemplo 1 e re vestido a ferro a 2 asi durante um minuto e a 1 asi durante 3 minutos e a 69°C, seguindo-se uma lavagem com água.
0 banho de tratamento anódico com 150 g/1 de ácido crómico foi mantido a 5θ°θ· θ tratamento foi realizado a 2 asi durante três minutos.
No revestimento de crómio
foi utilizado um banho com 400 g/1 de ácido crómico,
120 g/1 de ácido monocloroacético e 1 g/1 de iodeto a 4 asi durante três quartos de hora. 0 banho foi mantido a 58°0.
Eoi obtida uma adequada fixa·
ção.
EXEMPLO 6
Poi seguido o procedimento do exemplo anterior com excepção de que o revestimento a fer ro foi realizado a 2 asi durante um minuto e a 1 asi durante 5 minutos a 66°C e o banho de revestimento a crómio encontrava-se a 60 C. Poi obtida uma adequada fixação.
EXEMPLO 7
Poi seguido o procedimento do exemplo anterior com excepção de que o revestimento a ferro foi realizado a 64°C e no tratamento foi utilizado um banho com 400 g/1 de ácido crómico a 60°C. 0 trata
mento foi feita a 8 asi durante dois minutos seguido do
Λ
revestimento a crómio a 4 asi durante uma hora e a 60 C. Obteve-se como resultado uma adequada fixação.
EXEMPLO 8
Poi seguido o procedimento do Exemplo 4 com excepção de que o substrato de aço P foi atacado no banho de ferro a 5 asi durante um minuto e o revestimento a ferro no banho de ferro foi feito a 5 asi durante três minutos e a 63°C. 0 banho de revestimento
à base de ácido crómico continha 7θθ g/1 âe ácido crómico, 2 g/1 de iodeto, e 8 g/1 do sal dissódico do ácido sulfoacético (Na2SAA). 0 revestimento foi realizado a 4 asi
durante três quartos de hora. 0 banho foi mantido a 55°C· Deste processo resultou uma adequada fixação.
EXEMPLO 9
Foi seguido o procedimento
do exemplo anterior com as seguintes modificações:
0 substrato era um varão de
aço 41J0 e 0 revestimento a ferro foi realizado a 61°C, a 5 asi durante 0,25 minutos e a 1,5 asi durante um minuto seguido de uma lavagem com água. 0 banho de tratamento anódico continha 150 g/1 de ácido crómico e encontrava-se a 57°θ· θ tratamento foi realizado a 2 asi durante um minuto. A temperatura do banho de revestimento a crómio era de 60°C tendo-se obtido uma fixação adequada.
EXEMPLO 10
Como substrato metálico foi utilizado uma haste de broca de aço F. 0 banho de electro-revestimento contendo ferro, continha 80 gramas por litro de Fe SO^.TK^O e 100 mililitros por litro de ácido sulfúrico. 0 substrato metálico foi submetido a um tratamento anódico durante 3θ segundos a 0,93 A/cm . A seguir ao revestimento a ferro durante 60 segundos a 0,93 A/cm foi realizado um tratamento anódico num banho com 250 gramas por litro de CrOx durante 60 segundos e a 0,31 A/cm . 0 banho de revestimento a crómio era essencialmen
te constituído por 3θθ g/1 de CrO^, 3θ g/1 de IS^SAA, 1,5
g/1 de I, 1,5 g/1 de SO/,, encontrava-se a 60°C e foi fei4- 2
to durante 15 minutos a 0,93 A/cm . A fixação do revesti mento a crómio resultante mostrou ser adequada.
EXEMPLO 11
Foram utilizadas as mesmas
condições do Exemplo 10 oom excepção de que o banho de revestimento com ferro continha além disso 10 g/1 de CoSO^.TH^O. 0 revestimento apresentou bons resultados no que respeita à sua fixação.
EXEMPLO 12
Foi seguido 0 procedimento
do Exemplo 10 com excepção de que 0 banho de revestimento continha além disso 20 g/1 de CoSO^.TH^O. 0 revestimento apresentou bons resultados no que respeita à sua fixação.
Controlo 1
Em vez dos banhos de electro -revestimento contendo ferro dos Exemplos 13 e 14 foi uti lizado um banho contendo CoSO^. 711^0 (100 g/1) e ácido sul fúrico (80 ml/l), durante 60 segundos e a 1,55 A/cm^, a fim de tratar anodicamente 0 substrato metálico, seguindo -se um revestimento catódico nas mesmas condições. 0 tra tamento anódico subsequente empregou um banho com 15θ g/1 de ácido crómico, a 65°Cj durante 60 segundos e a 0,46 A/cm . 0 revestimento a crómio foi realizado a 1,24 A/cm‘
e durante 15 minutos. Obtiveram-se resultados inadequados.
Apesar de os banhos contendo
cobalto dos Exemplos 11 e 12 não terem produzido resulta
dos adversos, a utilização de cobalto sem ferro no caso
dos controlos 1 e 2 não conseguiu produzir resultados
adequados.
Controlo 2
Foram utilizadas as mesmas
condições que foram utilizadas no Controlo 1 com excepção de que o tratamento anódico de pré-revestimento a ferro foi realizado durante 10 segundos e de que não foi utilizado nenhum tratamento anódico de pré-revestimento a crómio. Os resultados obtidos foram inadequados.
EXEMPLO 15
Foi essencialmente seguido o procedimento do Exemplo 10 com várias excepções. 0 banho de revestimento continha além disso 5 g/1 de NiCO^, a concentração de FeSO^ era de 100 g/1 e a concentração de ácido crómico era de 150 g/1 no banho de pré-revestimento. 0 tratamento anódico e os tempos de revestimento e os den sidades de corrente foram as mesmas que aqueles que foram utilizados no Controlo 1. No entanto, ao contrário uma adesão adequada.
EXEMPLO 14, 15 e 16
Foi seguido 0 procedimento
do Exemplo 15 com excepção de que as concentrações de
-14-
NiCO^ foram respectivamente de 10 g/1, 20 g/1 e 40 g/1.
Foi obtida uma adesão adequada em todos estes casos.
EXEMPLO 17
Foi seguido o procedimento
do Exemplo 15 com excepção de que o banho contendo ferro era constituído por 485 g/1 de sulfato de ferro, 20 g/1 de borax e 200 ml/1 de ácido clorídrico. 0 tratamento anódico no banho de revestimento com ferro feito durante 60 segundos e a 0,77 A/cm . 0 revestimento a ferro foi uti
p ”"
lizado durante 15 segundos e a 1,0 A/cm e depois durante o
60 segundos e a 0,51 A/cm . 0 tratamento anódico foi rea2
lizado durante 60 segundos e a 0,59 A/cm num banho contendo 800 g/1 de ácido crómico. 0 banho de revestimento com crómio era essencialmente constituído por 500 g/1 de CrO^, 5° g/1 de Na^SAA, l g/l de I e 1 g/1 de SO^. 0 revestimento foi feito durante 15 minutos e a 1,55 A/cm2.
Foi obtida uma fixação adequada.
EXEMPLO 18
Foi seguido o Exemplo 17 com excepção de que o substrato passou a ser o aço VP. Foi obtida -uma adequada fixação.
Controlo 5
Foi seguido o procedimento
do Exemplo 17 com excepção de que o banho de revestimento
com ferro foi substituido por um banho de niquel de Wood
contendo aproximadamente 250 g/1 de NiCi^.ôEL/) e 125 ml/1 de ácido clorídrico. O substrato metálico foi tratado ano dicamente no banho de Wood durante 30 segundos e a 0,21 A/cm a fim de tratar anódicamente 0 substrato metálico, seguindo-se um revestimento realizado durante 180 segundos e a 0,21 A/cm . A operação seguinte foi a de tratar anodicamente 0 substrato metálico revestido durante um pe2
ríodo de 60 segundos e a 0,39 A/cm . 0 revestimento a
2
crómio foi realizado durante 15 minutos e a 1,55 A/cm .
Não foi obtida fixação.
EXEMPLOS 19, 20 e 21
Foi seguido 0 procedimento do
Exemplo 17 com excepção de que 0 tratamento anódico no
banho de revestimento com ferro foi realizado durante 60 2
segundoq e a 0,08 A/cm . 0 revestimento a ferro foi rea.
2
lizado durante 120 segundos e a 1,03 A/cm . 0 tratamento
2
anódico foi realizado durante 60 segundos e a 0,39 A/cm seguido do revestimento a crómio durante 15 minutos e a 1,55 A/cm . Nos Exemplos 20 e 21 0 tempo do revestimento a ferro foi reduzido a 60 e a 3θ segundos, respectivamente. Foi obtida uma fixação adequada em todos estes casos indicando portanto que 0 tempo de revestimento no banho do revestimento contendo ferro não é critico.
EXEMPLOS 22 e 23
Foi seguido 0 procedimento do Exemplo 10 com excepção de que o banho contendo ferro passou a conter 100 g/1 de sulfato de ferro e 100 ml/1 de ácido sulfúrico e os substratos constituídos por aço F e
aço 1010 nos Exemplos 22 e 25, respectivamente. Em ambos os casos o tratamento anódico no banho de revestimento
2
com ferro foi realizado durante 60 segundos e a 1,5 A/cm , e o revestimento a ferro foi feito durante 60 segundos e
a 1,5 A/cm . 0 tratamento anódico foi realizado durante
2
60 segundos e a 0,57 A/cm e o revestimento a crómio du2
rante 15 minutos e a 1,49 A/cm . Foi obtida uma adequada fixação em ambos os casos.
EXEMPLOS 24 e 25
Foi seguido o procedimento do Exemplo 22 com excepção de que o banho contendo ferro inclue ainda 50 g/1 de borax e a solução contendo ácido cró mico onde o substrato metálico revestido a ferro foi tratado anodicamente contém 150 g/1 de ácido crómico. No Exemplo 24 não foi utilizado nenhum tratamento de pré-revestimento a ferro nem nenhum a ferro. No exemplo 25 o tratamento anódico realizado no banho de revestimento com
p
ferro foi feito durante 60 segundos e a 1,6 A/cm e o re2
vestimento a ferro foi realizado durante 60 e a 1,6 A/cm . 0 tratamento anódico de pré-revestimento a crómio foi re_a lizado a 0,57 A/cm , durante 120 segundos no Exemplo 24 e durante 60 segundos no Exemplo 25. 0 revestimento a
p
crómio foi realizado durante 15 minutos e a 1,49 A/cm .
Foi obtida uma adequada fixação em ambos os casos revelan do que o aço F não precisa necessariamente dos tratamentos característicos do invento.
-17KYKHPLOS 26, 27, 28 e 29
Foi seguido essencialmente o proce dimento dos Exemplos 24 e 25 com excepção de que o banho
! de revestimento com crómio foi mantido a 34°C nos Exemplos !
26 a 28 e a 45 C no Exemplo 29, e de que a composição do banho de crómio foi de 800 g/1 de CrO^, 5 g/1 de I, e 10 g/1 de Cl. No Exemplo 26, foram omitidos o pré-revestimen to a ferro, a operação de tratamento e as operações a ferro a operação de tratamento e as operações de revestimento a í ferro. No exemplo 27 foi omitida a operação do tratamento de pré-revestimento a crómio. Em todos os casos o tratamento anódico no banho de revestimento com ferro foi realizado durante 60 segundos e a 1,55 A/cm , e o revestimen
to a ferro foi realizado durante 60 segundos e a 1,55
2 2
A/cm . 0 tratamento ahódico foi realizado a 0,35 A/cm
! durante 60 segundos. 0 revestimento a crómio foi realiza.
I 2
do durante 15 minutos e a 0,35 A/cm no Exemplo 26 e durante 10 minutos em cada um dos outros Exemplos. A densidade de corrente foi de 0,77 A/cm no caso dos Exemplos
27 e 28 e de 0,62 no outro Exemplo. Foi obtida uma adequada fixação no caso de Exemplo 29 mas no Exemplo 26 foi obtida uma fixação muito má, o mesmo acontecendo nos outros dois casos.
A influência da temperatura na operação de revestimento a crómio é discutida no pedido de patente co-pendente 295·43θ apresentado em 24 de Agosto de 1981 que é aqui incorporado a título de referência a fim de eliminar a necessidade de incluir matéria supérflua no presente pedido de patente.
18-
Os exemplos anteriores mostram claramente que é possivel proceder a um eficaz revestimento a crómio sobre substratos constituídos por ferro ! ou por ligas de ferro através da utilização dos processos de acordo com o presente invento. 0 motivo que faz com que o revestimento a crómio não tenha sucesso em certos substratos não é muito evidente e não se dispõe de infor mação suficiente com base na qual seja possivel formular uma previsão sobre a capacidade que os substratos metálicos têm de suportar um revestimento a crómio sem lançar mão dos processos caracteristicos do invento. A análise j quimica dos substratos não foi capaz de revelar diferenças ou semelhanças de caracteristicas com base nas quais fosse possivel basear uma previsão. 0 tratamento caracte. ristico do presente invento não provoca efeitos adversos antes proporcionando resultados positivos consistentes.
!
O banho de tratamento de pré-revestimento com ferro pode ser qualquer um dos banhos, de activação ácidos conhecidos, na técnica e vulgarmente utilizados. Por exemplo, qualquer banho do tipo dos banhos de pré-tratamento que se encontram apresentados nas publicações "Plating and Surface Pinishing" de Dini et al, Novembro de 1982, páginas 65 a 65, e "Chromium Plating’1 de Weiner et al, Pinishing Publications Ltd. Teddington, England, 1980, nas páginas 102 a 104, pode ser utilizado antes de se proceder à operação de revestimento a ferroQ
No caso do tratamento antes do revestimento a ferro, do revestimento a ferro e do tratamento anódico, o tempo, a temperatura e as composições dos banhos não são críticos. 0 tempo e a densidade de corrente devem apenas ser suficientes para permitir alcançar os resultados pretendidos conforme a natureza do metal do substrato em questão que se destina a ser revesti, do a crómio.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1^.- Método para proceder de uma maneira consistente à formação de um depósito aderente de crómio sobre um substrato metálico, caracteriza do por compreender as seguintes operações:
    a) revestir o metal do substrato com ferro ou com uma liga de ferro a partir de um banho contendo um sal de ferro durante um período de tempo e com uma densidade de corrente suficiente para produzir um revestimento aderente de ferro ou de uma liga de ferro sobre o me tal do substrato;
    b) depositar crómio sobre o substrato metálico com ferro ou com uma liga de ferro, a partir de um banho de ácido crómico contendo um composto capaz de libertar um halogénio e que é escolhido de entre o grupo constituído pelos composto capazes de libertar iodo, pelos com postos capazes de libertar bromo e por misturas destes compostos, e ácido crómico, durante um período de tempo
    e com uma densidade de corrente suficientemente para pro duzir um revestimento aderente de crómio.
    Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda a operação de submeter o depósito contendo ferro que se encontra aplicado sobre o metal do substrato a um tratamento anódico num banho contendo ácido crómico antes de se proceder à operação de depositar crómio sobre substrato metálico revestido.
  2. 3-.- Método de acordo com a rei
    vindicação 1, caracterizado por compreender ainda a opera
    ção de submeter o substrato metálico a um tratamento de
    activação antes de se proceder à operação de revestir o
    metálico com ferro ou com uma liga contendo ferro.
  3. 4§. - Método de acordo com a rei. vindicação 2, caracterizado por o substrato metálico ser uma liga de ferro e ser submetido a um tratamento num banho contendo um ácido antes de se proceder à operação de reves. tir o substrato metálico com ferro ou com uma liga conten do ferro.
  4. 5^. - Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o referido ácido do referi do banho contendo um ácido ser o ácido clorídrico.
  5. 6^. - Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o referido ácido do referido banho contendo um ácido ser o ácido sulfúrico.
  6. 7â. - Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o referido banho contendo um ácido e o referido banho contendo um sal de ferro serem essencialmente o mesmo banho.
  7. 8^. - Método de acordo com a reivindicação 3» caracterizado por o referido tratamento de activação ser conduzido no referido banho de ácido crémico contendo um haleto.
  8. 9^. - Método de acordo com a rei. vindicação 3» caracterizado por o referido tratamento de activação compreender um tratamento electrolitico do refe. rido substrato metálico.
    -2110&. - Método de acordo com a
    reivindicação 3, caracterizado por o referido tratamento de activação compreender o tratamento por imersão do
    referido substrato metálico.
    llâ. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido substrato metálico ser o ferro ou uma liga contendo ferro e por compreender ainda a operação de submeter o depósito contendo ferro que se encontra aplicada sobre o metal do substrato a um tratamento anódico num banho contendo um ácido antes de se proceder à operação de depositar crómi co sobre o substrato metálico revestido.
PT78057A 1983-02-03 1984-02-02 Process for bunding high efficiency chromium electrodeposits PT78057B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US06/463,465 US4450050A (en) 1983-02-03 1983-02-03 Process for bonding high efficiency chromium electrodeposits

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT78057A PT78057A (en) 1984-03-01
PT78057B true PT78057B (en) 1986-03-20

Family

ID=23840183

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT78057A PT78057B (en) 1983-02-03 1984-02-02 Process for bunding high efficiency chromium electrodeposits

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4450050A (pt)
EP (1) EP0137817B1 (pt)
JP (1) JPS60500873A (pt)
DE (1) DE3468442D1 (pt)
EG (1) EG16172A (pt)
ES (1) ES8502485A1 (pt)
GR (1) GR81725B (pt)
IN (1) IN160454B (pt)
IT (2) IT8409333A1 (pt)
NO (2) NO843974L (pt)
NZ (1) NZ207033A (pt)
PH (1) PH20218A (pt)
PT (1) PT78057B (pt)
WO (1) WO1984003109A1 (pt)
ZA (1) ZA84794B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8411063D0 (en) * 1984-05-01 1984-06-06 Mccormick M Chromium electroplating
US4668348A (en) * 1985-09-26 1987-05-26 M&T Chemicals Inc. Method for forming adherent, bright, smooth and hard chromium electrodeposits on ferrous metal substrates from high energy efficient chromium baths
US4664759A (en) * 1985-10-15 1987-05-12 M&T Chemicals Inc. Method for forming adherent, bright, smooth and hard chromium electrodeposits on stainless steel substrates from high energy efficient chromium baths
WO1987000869A1 (en) * 1985-08-09 1987-02-12 M & T Chemicals Inc. Process for forming adherent chromium electrodeposits from a high energy efficient bath
US4585530A (en) * 1985-08-09 1986-04-29 M&T Chemicals Inc. Process for forming adherent chromium electrodeposits from high energy efficient bath on ferrous metal substrates
US5243320A (en) * 1988-02-26 1993-09-07 Gould Inc. Resistive metal layers and method for making same
DE4422877A1 (de) 1994-06-30 1996-01-04 Gesipa Blindniettechnik Blindbefestigersetzgerät
CN103255454A (zh) * 2013-06-08 2013-08-21 河北瑞兆激光再制造技术有限公司 报废活塞杆的修复工艺
CN104227316B (zh) * 2014-09-30 2016-05-25 任晓东 一种修复井下千斤顶的方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3806429A (en) * 1972-07-03 1974-04-23 Oxy Metal Finishing Corp Electrodeposition of bright nickel-iron deposits,electrolytes therefor and coating an article with a composite nickel-iron,chromium coating
DE2500730C3 (de) * 1975-01-10 1980-04-24 Bergische Metallwarenfabrik Dillenberg & Co Kg, 5601 Gruiten Galvanisches Chrombad
JPS5464034A (en) * 1977-10-31 1979-05-23 Toyo Kohan Co Ltd Pretreatment of steel plate treated with electrolytic chromic acid
US4234396A (en) * 1978-03-08 1980-11-18 Mark Perakh Chromium plating
US4188459A (en) * 1978-09-27 1980-02-12 Whyco Chromium Company, Inc. Corrosion resistant plating and method utilizing alloys having micro-throwing power
US4366034A (en) * 1981-06-04 1982-12-28 Westinghouse Electric Corp. Hard chromium plating process for cobalt-chromium-tungsten alloys

Also Published As

Publication number Publication date
NZ207033A (en) 1987-05-29
PH20218A (en) 1986-10-21
US4450050A (en) 1984-05-22
IT8409333A0 (it) 1984-02-03
NO843974L (no) 1984-10-02
ZA84794B (en) 1985-03-27
JPS648718B2 (pt) 1989-02-15
IT1198780B (it) 1988-12-21
GR81725B (pt) 1984-12-12
EP0137817B1 (en) 1988-01-07
ES529411A0 (es) 1985-01-01
JPS60500873A (ja) 1985-06-06
ES8502485A1 (es) 1985-01-01
DE3468442D1 (en) 1988-02-11
EP0137817A1 (en) 1985-04-24
IT8409333A1 (it) 1985-08-03
WO1984003109A1 (en) 1984-08-16
NO843973L (no) 1984-10-02
IN160454B (pt) 1987-07-11
EP0137817A4 (en) 1985-09-26
PT78057A (en) 1984-03-01
EG16172A (en) 1987-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2844530A (en) Black nickel plating
US3664933A (en) Process for acid copper plating of zinc
JP6877650B2 (ja) 電極触媒の製造方法
US4017368A (en) Process for electroplating zirconium alloys
US3616304A (en) Method for treating chromium-containing baths
JP2001500195A (ja) ニッケル―燐合金皮膜の電気めっき
PT78057B (en) Process for bunding high efficiency chromium electrodeposits
US3264199A (en) Electroless plating of metals
US3594288A (en) Process for electroplating nickel onto metal surfaces
US2389131A (en) Electrodeposition of antimony
US3684666A (en) Copper electroplating in a citric acid bath
US2811484A (en) Electrodeposition of zinc on magnesium and its alloys
US2457059A (en) Method for bonding a nickel electrodeposit to a nickel surface
US3511759A (en) Method and electrolytes for electro-depositing black chromium
PT80201B (en) Electrodeposition of chromium and chromium bearing alloys
JP2007254866A (ja) アルミニウムまたはアルミニウム合金素材のめっき前処理方法
US2546150A (en) Method for securing adhesion of electroplated coatings to a metal base
US4731166A (en) Method of producing an adherent, smooth deposit of chromium on a nodular iron substrate
US2534911A (en) Process of removing hydrogen embrittlement of bright nickel electrodeposits
US4717456A (en) Two-step electrolytic activation process for chromium electrodeposition
JP2678834B2 (ja) 樹脂成品のクロムメッキ方法
US4664759A (en) Method for forming adherent, bright, smooth and hard chromium electrodeposits on stainless steel substrates from high energy efficient chromium baths
US3689380A (en) Process for acid copper plating of steel
US2690997A (en) Electrodeposition of copper
US2755242A (en) Treatment for chromium plated aluminum