PT776505E - Sistema e metodo de negociacao e encontro de ordens - Google Patents

Sistema e metodo de negociacao e encontro de ordens Download PDF

Info

Publication number
PT776505E
PT776505E PT95932140T PT95932140T PT776505E PT 776505 E PT776505 E PT 776505E PT 95932140 T PT95932140 T PT 95932140T PT 95932140 T PT95932140 T PT 95932140T PT 776505 E PT776505 E PT 776505E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
potential
transaction
parties
partners
parameters
Prior art date
Application number
PT95932140T
Other languages
English (en)
Inventor
David L Silvermann
William L Donner
Christopher Ordish
Original Assignee
Reuters Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB9416673A external-priority patent/GB9416673D0/en
Application filed by Reuters Ltd filed Critical Reuters Ltd
Publication of PT776505E publication Critical patent/PT776505E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q40/00Finance; Insurance; Tax strategies; Processing of corporate or income taxes
    • G06Q40/04Trading; Exchange, e.g. stocks, commodities, derivatives or currency exchange

Description

- 1 -
DESCRIÇÃO " SISTEMA E MÉTODO DE NEGOCIAÇÃO E ENCONTRO DE ORDENS"
Uma parte da informação contida neste documento de patente está protegida por direitos de autor. O detentor destes direitos não se opõe à reprodução por fax da informação desta patente tal como aparece nos arquivos e ficheiros do Registo de Patentes e Marcas, mas de outro modo, reserva-se todos os direitos de autor quaisquer que eles sejam.
ÂMBITO DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a um sistema de negociação que identifica as potenciais partes interessadas numa transacção utilizando critérios de informação de cada utilizador do sistema e permitindo deste modo a comunicação entre as partes por forma a que estas possam negociar as condições e os pormenores da transacção. A presente invenção refere-se ainda a um método de identificação de potenciais partes interessadas numa transacção de acordo com critérios de selecção fornecidos pelos utilizadores do sistema e permitindo assim a comunicação entre as partes interessadas por forma a que possam negociar as condições e os pormenores da transacção.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os sistemas de negociação automática (como é o caso da negociação de divisas, negociação de mercadorias, etc) estão cada vez mais a substituírem o método tradicional de negociação utilizando um mediador como intermediário. Quando se utiliza um intermediário para a realização de uma transacção, o anonimato das partes é mantido ou durante todo o processo negociai ou até ao momento anterior à finalização do negócio dependendo das convenções em vigor em determinados mercados. Os intermediários conhecem as práticas negociais dos seus clientes e portanto ajudam a impedir que os interessados que não queiram negociar directamente uns com os outros por qualquer razão o façam. A retirada destas salvaguardas humanas, tem levado ao desenvolvimento de verificações e validações automáticas nos sistemas de negociação automática.
Por exemplo, alguns sistemas de negociação conhecidos permitem aos operadores disponibilizar informação do risco de crédito a qual é utilizada para verificação da adequabilidade das partes antes de se fechar uma transacção e mesmo antes de se conhecer as suas respectivas identidades. Um destes sistemas encontra-se descrito numa Patente Norte Americana n° 5,136,501, onde, antes de se finalizar uma transacção, uma verificação credíticia é feita no sentido de se certificar que cada uma das partes está disposta a dar crédito suficiente à outra. Um outro sistema de transacções conhecido está descrito na Publicação Europeia n° EP-A-512 702 no qual o sistema faz automaticamente o encontro entre ordens de compra e venda utilizando para o efeito informação credíticia disponibilizada por cada operador.
Outros sistemas de negociação conhecidos incluem sistemas de negociação integrados descritos na Publicação Europeia n° EP-A-0434224 que permitem aos utilizadores acederem a um sistema automático de encontro de ordens e a um sistema de negociação conversacional não estruturado a partir de um mesmo terminal. O sistema combina dois terminais de comunicação conhecidos num único terminal. O operador disponibiliza parâmetros fixos que são enviados para um computador central que faz o encontro das ordens. Aqui, ou -3- ftCb ΐ&’.'*άώΐ ) (ÀMrxKema. as suas ordens vão de encontro as ordens de outro operador ou não. A negociação não é possível. Altemativamente, o operador poderá utilizar uma segunda rede para realizar operações negociadas. Não existe comunicação ou interacção entre as duas redes. Um sistema de encontro de ordens tendo um sistema secundário de segurança sem fios está descrito na Publicação Europeia n° EP-A-0416482.
Estes e outros sistemas de negociação conhecidos têm uma série de inconvenientes. Em primeiro lugar, estes sistemas são apenas adaptáveis a instrumentos negociais muito específicos nos quais todos os critérios a partir dos quais se baseia a decisão de negociar são facilmente quantificáveis e estandardizados na indústria e no sistema. Por exemplo, as decisões para a negociação de certos tipos de instrumentos financeiros muito específicos baseiam-se unicamente no preço do instrumento e na quantidade disponível. Estes critérios facilmente definíveis não constituem dificuldade de maior ao serem incorporados nos sistemas de negociação automática. Contudo, os sistemas de negociação automática conhecidos não conseguem acomodar certos tipos de instrumentos financeiros que são negociados utilizando critérios mais subjectivos e menos quantificáveis. Por exemplo, os sistemas de negociação automática não permitem aos operadores identificar negócios potenciais com outros operadores que até podem não ser negociadores aceitáveis com base em critérios subjectivos que não sejam os relacionados com o crédito, por exemplo, critérios geográficos ou políticos ou de concorrência. Até agora, só tem sido possível através do agenciamento de um mediador que possa levar em linha de conta outros tipos de critérios subjectivos e menos quantificáveis com respeito às partes com quem os seus clientes estejam dispostos a negociar, ao mesmo tempo que mantêm o anonimato destes. Existe, portanto, a necessidade de um sistema de negociação electrónico que funcione a partir de critérios negociais subjectivos e menos quantificáveis.
Em segundo lugar, o mercado pode criar novos instrumentos negociais, não estandardizados, que melhor se adeqúem às suas necessidades. Os sistemas de negociação electrónicos conhecidos não conseguem funcionar com estes instrumentos negociais não estandardizados uma vez que as especificações dos instrumentos nestes sistemas estão pré-definidas baseadas em instrumentos negociais estandardizados. Existe, portanto, a necessidade de um sistema de negociação automática capaz de suportar instrumentos negociais não estandardizados.
Em terceiro lugar, nos sistemas de negociação automática conhecidos, uma vez introduzida uma ordem de compra ou de venda, o operador não pode mais negociar as condições da ordem de compra ou de venda. O sistema executa automaticamente as ordens sempre que consegue conciliar ordens de compra e/ou de venda. Nalguns sistemas, o operador consegue introduzir uma ordem de compra ou de venda “soft” na qual ele fica com o poder de executar ou não o negócio. Contudo, as condições de tais ordens de compra ou venda “soft” definem os critérios objectivos que têm que ser satisfeitos para criar uma compra ou venda firme. Os sistemas conhecidos não fornecem meios para que um operador possa introduzir uma “declaração de interesse” em relação a um dado negócio no qual o operador não tenha que fornecer critérios objectivos pré-definidos que tome a “declaração de interesse” firme.
Por outras palavras, os sistemas de negociação conhecidos estão preparados para executar transacções firmes sempre que o sistema localizar uma ordem de compra e uma ordem de venda que se correspondam baseado em informação específica em relação às condições da compra e da venda fornecidas pelos utilizadores do sistema. Estes sistemas não proporcionam os meios pelos quais duas partes que estejam potencialmente interessadas em negociar uma com a outra possam ser apresentadas uma à outra baseado em informação preliminar -5 -
introduzida no sistema e então serem autorizadas a negociar as condições de uma transacção utilizando para tanto um canal de comunicação.
Em quarto lugar, os sistemas de negociação automática conhecidos não são compatíveis com instrumentos de crédito de negociação complexa. Os instrumentos de negociação de crédito complexos são aqueles para os quais o cálculo do risco de uma das partes envolvida na negociação ou a sua exposição num dado momento é baseada em vários elementos e é portanto demasiado complexo para se poder integrar num sistema de negociação massificado. Geralmente, para se calcular a sua exposição, o banco deve avaliar vários tipos de risco, por exemplo, o risco de crédito, o risco de incumprimento e o risco de liquidez. O risco de crédito é o efeito que a transacção provoca nas contas internas do banco se a outra parte na negociação abrir falência antes de completar a transacção. O risco de crédito é avaliado como o valor de substituição da transacção assumindo que a outra parte no negócio não poderá completar a transacção. O risco de incumprimento é o risco em que o banco assumirá a sua quota parte na transacção mas a outra parte não estará em condições de assumir o mesmo compromisso, por exemplo, devido à outra parte entrar em processo de falência antes do pagamento. O risco de liquidez é o risco que o detentor de um instrumento incorre pòr não poder vender aquele instrumento a um preço razoável quando desejar fechar a sua posição. O risco de crédito é razoavelmente simples de se determinar em transacções de curto-prazo tais como transacções à vista as quais são fechadas logo que o mercado assim o permita, uma vez que o risco em que se incorre da outra parte no negócio abrir falência durante o curto espaço de tempo antes de fechar a operação é muito pequeno. E pois provável que ambas as partes consigam fechar a transacção. -6-
Contudo, a complexidade do cálculo do risco de crédito aumenta de forma significativa sempre que aumenta o prazo para o fecho da transacção. Por exemplo, nos mercados a prazo, isto é, nos mercados de divisas a prazo e nos mercados de FRA’s, muitas vezes as operações estão em aberto durante vários meses, um ano, ou mais. Existe, obviamente, aqui um risco maior de que a outra parte na transacção abra falência durante estes espaços de tempo tão prolongados, antes da conclusão da operação. Em consequência, os métodos dos bancos para calcularem a sua exposição de longo-prazo, incluindo tanto o risco de incumprimento como o risco de crédito, tomam-se cada vez mais complexos e levam em consideração uma multiplicidade de factores.
Portanto, os bancos e as outras instituições financeiras utilizam fórmulas e métodos complexos para calcularem a sua exposição potencial em cada transacção, baseados numa avaliação altamente complexa do efeito da passagem do tempo sobre o valor do dinheiro e do risco, na exposição total da instituição e em numerosos outros factores. Cada instituição financeira tem os seus próprios sistemas e procedimentos para avaliar a sua exposição. Estes procedimentos de gestão do crédito e do risco são altamente confidenciais e de maneira alguma estão estandardizados. Desta forma, para introduzir com sucesso estes procedimentos num único sistema de negociação automático, ou as instituições financeiras terão de estandardizar os seus procedimentos ou os responsáveis pela implementação do sistema terão que adaptar o seu sistema a cada uma das diferentes instituições. Nenhuma destas opções é uma solução prática para o problema porque os bancos não irão seguramente estandardizar os seus processos de gestão do risco de crédito e um sistema de negociação customizado seria economicamente inviável. Por outro lado, os bancos e outras instituições são extremamente ciosas da informação relacionada com os seus procedimentos em matéria de gestão do risco e do crédito e poderão não estar na disposição de revelarem esta informação aos programadores que estejam a -7-
desenhar um sistema ou mesmo a colocarem esta informação acessível por forma a que as outras partes possam aceder a ela.
SUMÁRIO DA PRESENTE INVENÇÃO
Tendo em conta os problemas acima descritos associados a sistemas de negociação automática já conhecidos, é pois objecto da presente invenção, como dito, fornecer um sistema de negociação que apresente aos potenciais interessados uma transacção baseada em primeiro lugar num conjunto firme de parâmetros introduzidos no sistema por cada uma das partes e que depois, permita a comunicação entre as potenciais partes para negociarem e em segundo lugar, um conjunto negociado de parâmetros de transacção. Uma transacção só estará completada quando ambos os conjuntos de parâmetros obtiverem o acordo de todas as partes envolvidas. Os conjuntos de parâmetros de transacção podem variar de mercado para mercado. Também, em alguns mercados, os operadores podem negociar todos os parâmetros da transacção.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer um sistema o qual possa proporcionar aos utilizadores negociarem não só instrumentos financeiros como outros tipos de instrumentos baseados em critérios objectivos e subjectivos que não estejam estandardizados e/ou facilmente quantificáveis. E ainda objectivo da presente invenção fornecer um sistema de negociação que permita aos utilizadores utilizarem “declarações de interesse” em relação a determinado tipo de transacção, para o qual o utilizador não necessite fornecer critérios objectivos e definidos necessários ao fecho da transacção. -8- É ainda um objectivo da presente invenção fornecer um sistema de negociação que consiga identificar as partes que estejam potencialmente interessadas em negociar e pôr estas partes em contacto. É ainda objecto da presente invenção fornecer um sistema de negociação que consiga contemplar os numerosos e complexos procedimentos não-estandardizados de avaliação da exposição das várias instituições financeiras num único sistema automático de negociação mantendo contudo a confidencialidade destes procedimentos. É ainda um outro objectivo da presente invenção fornecer um sistema de negociação que faça automaticamente o encontro dos utilizadores com ordens de compra (compradores) ou com ordens de venda (vendedores) com as contrapartes potencialmente interessadas no tipo de compras/vendas propostas pelos compradores/vendedores, em que as partes sejam mutuamente consideradas parceiros de negócio aceitáveis para uma dada categoria de transacção procurada pelo comprador, e em que a identidade das partes na respectiva transacção não seja revelada antes ou até ao momento em que o negócio seja fechado.
Os objectivos atrás enunciados bem assim como outros, da presente invenção são conseguidos através de um sistema de negociação de encontro de ordens com uma característica de filtragem que disponibiliza apenas as transacções potenciais que devem ser mostradas a um operador com base em informação classificativa e outra informação negociai fornecida pelo operador e pelas contra-partes potenciais. A informação classificativa dá uma indicação de como cada utilizador avalia os outros utilizadores em termos de aceitação como parceiro para um ou mais tipos de transacções. Deste modo, as partes que não alcancem uma classificação mínima pré-determinada imposta pela outra contra-parte são excluídas. Em consequência, as potenciais transacções entre parceiros não aceitáveis, não são mostradas ao utilizador e portanto o sistema não faz o encontro de parceiros de negócio não aceitáveis. A outra informação negociai inclui parâmetros negociais, tais como o preço e quantidade do instrumento a ser transaccionado.
De acordo com a presente invenção o sistema de negociação por encontro de ordens inclui um conjunto de terminais remotos ligados aos respectivos parceiros potenciais e uma rede de comunicações que permite a comunicação entre os terminais remotos e o computador onde se processa o encontro das ordens e ainda entre os próprios terminais. Cada utilizador acede no seu terminal a um primeiro conjunto de parâmetros negociais nos quais se incluem informação classificativa e outra. O computador que faz o encontro das ordens utiliza o primeiro conjunto de parâmetros negociais (informação classificativa, preço, dimensão e outros parâmetros ou atributos) de cada utilizador para identificar transacções potenciais entre parceiros potenciais. Se forem identificadas transacções potenciais, as respectivas partes são notificadas por forma a que possam iniciar a negociação de um segundo conjunto de parâmetros negociais. O segundo conjunto de parâmetros negociais que podem ser objecto de negociação entre as partes pode consistir em 1) alguns ou em todos os parâmetros do primeiro conjunto de parâmetros negociais, 2) alguns parâmetros do primeiro conjunto e outros parâmetros não incluídos no primeiro conjunto, ou 3) apenas parâmetros não incluídos no primeiro conjunto. Tanto o primeiro como o segundo conjunto de parâmetros têm que coincidir antes que o sistema execute uma transacção. O sistema, de acordo com a presente invenção, também disponibiliza informação sobre compras e vendas aos utilizadores. Antes das ordens de compra e de venda estarem acessíveis aos utilizadores, as mesmas podem ser filtradas utilizando os critérios classificativos fornecidos pelos - 10- próprios utilizadores, limitando assim as ordens de compra e de venda mostradas ao utilizador individual. Quando um utilizador visualiza no seu ecrã uma ordem de compra ou de venda desejável, o utilizador pode aceitar a ordem de venda ou a ordem de compra, através da entrada de uma ordem de compra correspondendo à ordem de venda ou uma ordem de venda correspondendo à ordem de compra. O computador que faz o encontro das ordens utiliza então o primeiro conjunto de parâmetros negociais ( parâmetros classifícativos, preços, dimensão e outros parâmetros ou atributos) fornecidos por cada parceiro para a transacção potencial para determinar se os parceiros potenciais são compatíveis. Se for esse o caso, as partes potenciais são notificadas de forma a que possam iniciar a negociação do segundo conjunto de parâmetros negociais descritos acima. Nenhuma transacção será executada sem que as partes aceitem ambos os conjuntos de parâmetros negociais.
Deste modo, o sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, apenas permite a negociação entre partes que sejam mutuamente aceitáveis entre si com base no primeiro conjunto de parâmetros negociais (classificação, preço, dimensão e outros parâmetros firmes) e não executa automaticamente transacções até que as partes estejam de acordo com todas as condições da transacção.
Uma vantagem do sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, é que os procedimentos complexos e confidenciais da avaliação do risco de crédito e gestão do risco da várias instituições financeiras são tratadas à parte e com cada parte individualmente considerada. Isto simplifica em grande medida o sistema necessário para lidar com numerosas instituições financeiras, não obriga a uma estandardização das práticas das instituições financeiras, e permite às instituições financeiras manter sigilosas as suas práticas de concessão de crédito. - 11 -
Adicionalmente, o sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, fornece um enquadramento para o encontro de potenciais parceiros sem, necessariamente executar de forma automática as transacções. A decisão de executar as transacções pode, deste modo, permanecer com os próprios negociadores não ficando ao livre arbítrio do sistema.
Uma arquitectura possível do sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, inclui um computador que faz o encontro das ordens, uma série de terminais remotos para uma série de utilizadores, de modo que os terminais remotos permitam aos utilizadores carregar informação negociai no sistema; e uma rede de comunicações para a transmissão de mensagens entre dois ou mais terminais remotos em resposta a sinais emitidos pelo computador central. O computador que faz o encontro das ordens está ligado a uma série de terminais remotos através da rede de comunicações. O computador central faz o encontro de potenciais parceiros para uma transacção com base na informação negociai introduzida pelos utilizadores directamente no sistema e gera os sinais de controlo quando identifica um potencial encontro de ordens.
Uma segunda arquitectura da presente invenção, inclui um computador central onde se processa o encontro das ordens; uma série de terminais remotos para uma série de utilizadores, que possibilitam a estes carregar o sistema com informação relativa à transacção e informação classificativa relativamente ao ranking dos parceiros; e ainda uma rede de comunicações para a transmissão de mensagens entre dois ou mais terminais remotos em resposta a sinais de controlo emitidos pelo computador central. O computador central está ligado a uma série de terminais remotos através da rede de comunicações. O computador central faz o encontro dos potenciais parceiros r.n· - 12- para uma transacção comparando as informações negociais carregadas pelos utilizadores e filtrando as mesmas através das informações classificativas. O computador central gera sinais de controlo logo que identifique um potencial encontro de ordens.
Um método identificativo de parceiros potenciais para uma transacção, de acordo com a presente invenção, inclui: os passos para a recepção de informações classificativas e informações relativas à transacção a partir de um conjunto de terminais remotos que correspondem a um conjunto de potenciais parceiros para um dado tipo de transacção; a filtragem das informações negociais utilizando para tanto as informações classificativas por forma a identificar para cada utilizador as transacções com parceiros potenciais que são mutuamente aceitáveis com base nessas informações e assim fazendo o encontro de potenciais parceiros para uma transacção; e transmitindo mensagens entre os parceiros potenciais o que possibilita a estes a negociação das condições da transacção.
As outras vantagens adicionais e características inovadoras que caracterizam a invenção são referidas mais à frente. Contudo, para uma melhor compreensão da invenção e das suas vantagens, deverá referir-se os desenhos e material descritivo em anexo, os quais ilustram e descrevem as arquitecturas preferenciais da invenção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS DESENHOS FIG. 1 estabelece um diagrama de uma configuração do sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção. FIG. 2 estabelece um diagrama da operação do sistema de negociação por encontro de ordens de acordo coma presente invenção. - 13- FIG. 3-7 fornece os ecrãs que podem ser visualizados nos terminais remotos dos dois parceiros numa transacção, em diferentes estágios dessa transacção.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA
Iremos agora descrever o sistema de negociação por encontro de ordens, conforme a presente invenção, fazendo referência aos desenhos em anexo.
Com respeito à FIG. 1, uma possível configuração do sistema de negociação por encontro de ordens 100 de acordo com a presente invenção inclui um computador central que faz o encontro das ordens 11 e os terminais remotos 101 e 102. O sistema contempla uma série de terminais remotos através dos quais um número alargado de utilizadores têm acesso em simultâneo ao sistema de negociação por encontro de ordens. Contudo, para efeitos descritivos, os dois terminais remotos 101 e 102 e os terminais 103 e 104 em opção são mostrados na FIG.l. O computador central 11 que faz o encontro das ordens está ligado aos terminais remotos 101 e 102 através de uma rede de comunicações 1. Os nós 17 e 19 podem também ser inseridos na rede de comunicações 1, entre o computador central 11 e os terminais remotos 101 e 102. Estes nós 17 e 19 podem ser nós inteligentes os quais, por exemplo, podem executar operações de filtragem ou nós passivos (estações de repetição) que se limitam apenas a transmitir informação do computador central 11 para os terminais remotos 101 e 102. Os conectores 21 e 23 podem ser utilizados para ligarem mais terminais remotos (por exemplo o 103 e 104) e/ou nós adicionais (por exemplo nós 25 e 27) à rede.
Os terminais remotos 101 e 102 estão também ligados via rede de comunicações 1. Os terminais remotos 101 e 102 podem comunicar entre si através da rede 1 logo que o processo de filtragem e de encontro das ordens levado a cabo pelo computador central 11 tenha terminado. Esta operação será descrita em maior detalhe mais abaixo com referência às FIG.3-6. A rede de comunicação 1 pode ainda incluir centros de ligação (não visíveis) os quais estão configurados como pacotes de rede de ligações de tal maneira que se o caminho mais directo entre os terminais remotos 101 e 102 ficar inoperacional devido a um mau funcionamento de parte do sistema, o caminho pode ser alterado por forma a possibilitar a comunicação entre os terminais 101 e 102. Será de ter em consideração que em muitas ocasiões os terminais 101 e 102 estarão distribuídos à volta do mundo. O sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, pode-se conceber utilizando uma variedade de diferentes configurações de rede. Por exemplo, sempre que os nós 17 e 19 forem passivos (repetidores), o computador central 11 procede ao encontro das ordens e filtra as operações para o sistema tal como descrito mais à frente. Sempre que os nós 17 e 19 forem nós inteligentes, eles poderão executar algumas funções de filtragem, enquanto o encontro de ordens e a filtragem adicional se fizer no computador central 11. A filtragem poderá também ser executada pelos terminais remotos 101 e 102. Num sistema à escala mundial, a utilização de nós inteligentes prevenirá a sobrecarga do computador central ou da rede resultando numa maior operacionalidade do sistema de negociação por encontro de ordens. - 15- A FIG.2 estabelece um diagrama, o qual ilustra toda a operação do sistema de negociação por encontro de ordens conforme a presente invenção mostrada na FIG 1. (com nós inteligentes tais como o 17 e 19). As funções do computador central 11 tal como descritas abaixo, podem ser executadas utilizando uma configuração de componentes de hardware, de componentes de software, ou de ambos. O sistema pode adaptar-se a uma variedade de mercados (por exemplo, mercados de divisas, mercados de swaps de taxas de juro, etc.). Contudo, por questões de simplificação, será apenas descrita a operação do sistema num único mercado. Os passos da operação são os seguintes:
OPERAÇÃO INICIAL 201 - Cada utilizador fornece ao sistema informação classificativa (tal como está descrito em baixo com referência à FIG. 1). 202 - A informação classificativa de cada utilizador é carregada no computador central 11 e gravada. 203 - A informação classificativa é então distribuída pelo computador central 11 pelos nós inteligentes 17 e 19 onde é gravada ( este passo é opcional, dependendo da configuração do sistema - se não houver nós inteligentes, a gravação apenas ocorre no computador central 11). 204 - Os utilizadores carregam no sistema através dos seus terminais remotos as ofertas de compra e de venda incluindo parâmetros firmes (não-negociáveis) e parâmetros não-firmes (negociáveis) relativos às ofertas de compra e de venda (por exemplo, preço, quantidade, maturidade, avaliação do risco de crédito). Os utilizadores poderão colocar ofertas de compra e venda a qualquer altura. - 16-
205 - O computador central 11, carrega e grava as ordens de compra e de venda e os seus respectivos parâmetros.
OPERAÇÃO DE ENCONTRO DAS ORDENS 206 - O computador central tenta fazer o encontro entre as ordens de compra e de venda carregadas pelos utilizadores baseado nos parâmetros das ordens de compra e de venda e nas informações classificativas fornecidas pelos utilizadores. Também pode ser feito o encontro das ordens de compra e de venda introduzidas no sistema pelos utilizadores com as ordens pendentes que já estejam residentes no sistema. 220 - Se o computador central 11 proceder ao encontro entre uma ordem de compra e uma ordem de venda, este congela as duas ordens (retém-nas) de forma a que não sejam visualizadas por outros operadores (numa diferente arquitectura do sistema, a ordem de compra ou de venda não é retida de maneira a que os outros utilizadores possam também escolhê-la em simultâneo e tentar junto do comprador ou vendedor fechar um melhor negócio.) 221 - Uma vez retidas as ordens de compra e de venda, o sistema dá essa indicação automaticamente às partes por forma a possibilitar a comunicação entre elas para uma potencial transacção. 222 - Uma vez que as partes tenham acordado na transacção (isto é, cada uma das partes realizou os seus procedimentos de gestão de risco e de crédito nos quais se podem avaliar quaisquer critérios objectivos e/ou subjectivos e está em condições de completar a transacção) e tenham chegado a um acordo em relação a todos os parâmetros firmes e ajustáveis da transacção, os terminais remotos do comprador e do vendedor enviam sinais para o computador central 11 para a execução da transacção e para retirar as respectivas ordens de compra e a de venda do sistema. 223 - Opcionalmente, são impressas confirmações da operação para cada uma das partes. 224 - A transacção fica gravada no computador central 11, e (opcionalmente) o preço e quantidade são transmitidos para todos os terminais remotos de todos os operadores que estão no sistema. 225 - Se os operadores não conseguirem fechar o negócio, o comprador ou vendedor pode ter a opção de voltar a colocar a sua ordem no sistema. 207 - Se não for possível o encontro de ordens, as ordens de compra e de venda são distribuídas aos utilizadores do sistema tal como está descrito em baixo, no passo 208.
MODO DE FUNCIONAMENTO 208 - Simultaneamente ou antes ou depois de tentar fazer o encontro das ordens de compra com as ordens de venda descritas acima no passo 206 (dependendo da implementação do sistema desejada), o computador central 11 distribui as ordens de compra/venda pelos nós inteligentes 17, 19, etc. Onde ficam opcionalmente gravados. 209 - Cada operador escolhe um modo de funcionamento (sem filtragem, filtragem unilateral, filtragem bilateral ou uma combinação destas) 210 - Se se seleccionar o modo de funcionamento de filtragem bilateral, o nó correspondente ao utilizador do terminal remoto ou o próprio terminal remoto - 18- e>aôvawo&n fíltra todas as ordens de compra e de venda que estejam no mercado utilizando para tal a informação classificativa de cada utilizador para determinar se as partes se aceitam mutuamente. O terminal remoto mostra então todas as ordens de compra e de venda disponíveis no mercado que sejam mutuamente aceitáveis ao utilizador e à outra parte potencial. 211 - Se se seleccionar o modo de funcionamento de filtragem unilateral, o utilizador pode seleccionar se a filtragem se processa utilizando a informação classificativa do utilizador ou a informação classificativa da outra parte potencial. 212 - Uma vez feita a selecção pelo utilizador, o nó correspondente ao seu terminal remoto ou o próprio terminal filtra as ordens de compra e de venda disponíveis no mercado com base na informação classificativa escolhida pelo utilizador e mostra todas as ordens de compra e de venda disponíveis no mercado. 213 - Se se seleccionar o modo de funcionamento “sem filtragem”, o nó correspondente ao terminal remoto do utilizador mostra todas as ordens de compra e de venda existentes no mercado. 214 - Logo que as ordens de compra e de venda, filtradas ou não sejam mostradas, o utilizador poderá tomar para si uma das ordens de compra ou de venda. 215 - As mensagens de aceitação das ordens são carregadas no computador central 11. 216 - Se a ordem de venda aceite ou a ordem de compra colocada estiver disponível ao utilizador com base em informação classificativa e nos parâmetros de compra/venda escolhidos pelo utilizador e a outra parte potencial, o computador central 11 congela a ordem de compra ou de venda de forma a que a - 19- - 19-
Λ mesma não seja mostrada aos outros utilizadores tal como descrito acima no passo 220, e os passos descritos a seguir ao 220 são executados como acima descritos. 217 - Se a transacção não estiver disponível ao utilizador, por exemplo, por causa da informação classificativa escolhida pelo utilizador e pelo potencial parceiro ou por causa do timing de aceitação da ordem, o utilizador é informado de que a transacção não está disponível.
Contrariamente às ordens de venda e de compra carregadas no sistema conforme descrito no passo 204, quando uma das partes escolhe uma ordem de compra ou aceita uma ordem de venda conforme passo 214, a parte, com efeito, escolhe uma venda com as condições correspondentes à ordem de venda escolhida ou escolhe uma compra com as condições correspondentes à ordem de compra. Se o processo de encontro das ordens não resultar numa transacção potencial, a escolha será retirada do sistema sem afectar a listagem das ordens em aberto para negociação.
Tal como acima descrito, cada utilizador pode personalizar o seu ecrã com base na informação que desejar ver. Por exemplo, para cada instrumento, o utilizador pode ver todas as ordens de compra e de venda disponíveis no mercado (sem filtragem); apenas as ordens de compra e de venda das partes cotadas com um ranking acima de determinados valores definidos pelo próprio utilizador (filtragem unilateral); apenas as ordens de compra e de venda disponíveis ao utilizador com base no ranking definido pelos outros utilizadores (filtragem unilateral); apenas ordens de compra e de venda que são mutuamente aceitáveis (filtragem bilateral); ou a combinação de várias opções. De acordo com a arquitectura do sistema de negociação por encontro de ordens e de acordo com a presente invenção, cada ecrã de cada utilizador está organizado para mostrar todas as ordens de compra e de venda disponíveis no mercado (sem filtragem) numa janela do ecrã e as ordens de compra e de venda disponíveis para -20- o utilizador com base na mútua aceitação (filtragem bilateral) numa outra janela do ecrã (ver FIG. 4). Contudo, foram contempladas outras formas possíveis de customização do ecrã no âmbito da presente invenção. Como resultado, o utilizador pode obter uma visão personalizada do mercado. A filtragem necessária para fornecer a visão personalizada do mercado pode ser efectuada pelos terminais remotos 101 e 102, por nós inteligentes tais como o 17 e 19, ou pelo computador central 11.
Com referência às FIGS, 3-6, iremos agora descrever detalhadamente, passo a passo, a operação de um sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção.
Com referência à FIG. 3, antes ou durante o começo das actividades de negociação, cada parte disponibiliza informação indicando a sua vontade em negociar com as outras partes do sistema, por exemplo usando o ecrã do computador 300. A informação sobre o ranking pode assumir a forma de um esquema de faixas, por exemplo, utilizando um sistema de letras para representar cada faixa de parceiros listada na coluna 301 como se mostra na coluna 302. O sistema de ranking pode ser baseado em valores específicos como por exemplo o valor monetário que as partes estão dispostas a emprestar e a pedir emprestado ou formas menos tangíveis de avaliação tais como as relações entre empresas, o país de origem, ou qualquer tipo de critérios objectivos ou subjectivos conforme a parte que avalia desejar. Um esquema objectivo de ranking pode ser como se segue: RANKING_VALOR (dimensão do parceiro)
A muito grande (activos > 1 bilião de Dólares) -21 -
Β C D Ε F grande (activos > 500 milhões de Dólares) médio/grande (activos> 250 milhões de Dólares) médio (activos> 100 milhões de Dólares) médio/pequeno(activos> 50 milhões de Dólares) pequeno (activos < 50 milhões de Dólares)
Um esquema de ranking subjectivo pode ser como se segue:
VALOR
RANKING A parceiros de negócio pditos B negócios com boa reputação C negócios com reputação média D negócios com má reputação A informação relativa ao ranking disponibilizada por cada utilizador do sistema pode diferir para cada tipo de instrumento (para cada tipo de mercado). Por exemplo, cada utilizador pode inserir diferentes tipos de informação relativa ao ranking para diferentes mercados tais como o mercado de divisas estrangeiras a prazo, empréstimos, FRA’s, swaps de taxa de juro, etc. O utilizador pode inserir informação relativa ao ranking diferenciada dentro do mesmo mercado dependendo da direcção dos fluxos monetários. Por exemplo, o ranking de um utilizador para avaliar um parceiro para fins de lhe conceder um -22-
empréstimo pode ser diferente do ranking para fins de contracção de um empréstimo. Para além do mais, o esquema de ranking para cada tipo de transacção pode-se basear em critérios diferentes de acordo com os desejos de cada utilizador considerado individualmente. A única constante são os símbolos indicando as faixas ou categorias de ranking (isto é, A, B, C, D, E, F, etc.). Estas categorias podem ter valores diferentes para cada utilizador em cada mercado.
Pode também haver uma série de escalões pelos quais os parceiros podem ser filtrados uma multiplicidade de vezes baseados em critérios diferentes. Por exemplo, um primeiro processo de filtragem pode basear-se na dimensão das partes, e uma segunda filtragem pode basear-se nos activos detidos pelas partes.
Por exemplo, utilizando o esquema de ranking objectivo ou subjectivo acima fornecido, o Banco 1 poderia inserir a seguinte informação de ranking:
PARCEIRO
RANKING
Banco 2 C (médio/grande)
Banco 3 A (muito grande)
Banco 4 D (médio)
Por semelhança, o Banco 2 poderia inserir a seguinte informação de ranking:
PARCEIRO
RANKING -23 -
Banco 1 B (boa reputação) Banco 3 A (parceiro de negócios pdito) Banco 4 C (reputação média)
Podem também ser utilizados outros esquemas de ranking tais como numéricos e de escolha SIM/NÃO.
Os utilizadores podem, a qualquer altura, alterar os seus rankings relativos aos seus parceiros. Se um utilizador inserir informação de ranking nova, o sistema actualizará essa informação bem assim como, opcionalmente, actualizará os ecrãs de todas os parceiros para deste modo reflectir dinamicamente o novo ranking. Portanto, a informação gravada no computador central 11 e mostrada nos ecrãs dos parceiros é automaticamente actualizada à medida que os rankings são modificados pelos respectivos utilizadores. A informação de ranking dos dois bancos é carregada para o computador central 11 e lá armazenada, por exemplo na memória RAM. Numa outra configuração do sistema de acordo com a presente invenção, a informação de ranking é carregada no computador central 11 a partir dos terminais remotos 101 e 102, gravada, e a seguir distribuída pelo computador central 11 aos nós inteligentes (tais como o 17 e 19 mostrados na FIG.l) os quais executam operações de filtragem para propiciarem a cada utilizador uma visão personalizada do mercado. Deste modo, a localização dos processos de filtragem dentro da rede pode ser variada de acordo com a vontade dos utilizadores e do implementador do sistema. Contudo, o encontro das ordens e pelo menos algumas operações de filtragem são preferencialmente executadas no mesmo local, por exemplo, no computador central 11. -24- 0 utilizador selecciona o mercado que ele(a) quer ver, por exemplo utilizando uma caixa de escolhas conforme mostrado na FIG.7 seleccionada do menu “Display” do écran 400 (ver FIG. 4).
Uma vez escolhido o mercado, cada utilizador vê um ecrã do mercado tal como o mercado de FRA’s que é mostrado na FIG.4. No ecrã 400 mostrado na FIG.4, um utilizador pode seleccionar 6 instrumentos diferentes listados na coluna 401 (é escolhido o terceiro instrumento, FRA’s de 3 por 6 meses em Dólares americanos). Uma vez escolhido o instrumento pelo utilizador, por exemplo, cl içando com o rato (não é mostrado) no menu de instrumentos apropriado, o utilizador pode inserir ordens de compra , ordens de venda, etc. para o instrumento escolhido. O utilizador pode observar a actividade, em contínuo, de todos os instrumentos em ambas as linhas de mercado (isto é, linhas 1-6) e o menu de preços 408 no qual os preços de mercados aparecem de forma dinâmica independentemente do utilizador ter ou não seleccionado um instrumento em particular.
Em cada uma das linhas de instrumentos 1-6, existem um número de colunas, em que cada uma fornece informação diferenciada ao utilizador. A coluna 401 indica o(s) nome(s) do(s) instrumento(s) e opcionalmente o ranking a partir do qual as ordens de compra e de venda são filtradas. A coluna 402, indica o melhor preço na compra e na venda disponível no mercado (“cotação de mercado”). A coluna 403 indica o melhor preço da compra e da venda disponível no mercado baseado em critérios de filtragem ( “a melhor cotação”). A informação relativa ao ranking indicando o escalão do utilizador da parte que coloca a ordem de compra ou de venda também pode aparecer nesta coluna ( aparecem escalões “a” para o instrumento seleccionado). A coluna 404 indica a quantidade disponível para o utilizador: a quantidade mostrada é aquela que está disponível à “melhor cotação” a menos que não haja à “melhor cotação”, nesse -25-
Μ£ώΟ caso será opcionalmente apresentada a quantidade disponível à “cotação de mercado”. Em opção, poderão ser apresentadas ambas as quantidades. Um pequeno numero ou um sinal “+” que aparece junto à “quantidade” indica o número de validações necessário para completar a transacção para a quantidade mostrada (quer isto dizer que a transacções envolve mais do que duas partes). O sinal “+” pode indicar, por exemplo, que o número de validações necessárias para completar a transacção é maior que cinco. As colunas 405 e 406 indicam o preço e a quantidade de todas as ordens de compra e de venda existentes no sistema e que foram inseridas pelo utilizador.. A coluna 407 indica a direcção da mudança na última transacção bem assim como o seu montante. O utilizador pode, em qualquer altura, aceder ao ecrã de entrada do limite de crédito mostrado na FIG.3 e modificar os rankings do parceiro escolhendo o ecrã a partir de um menu tal como o menu “Admin” mostrado na parte superior do ecrã 400.
Outra informação como a informação de ajuda ou noticiário financeiro podem também aparecer no ecrã 400, por exemplo, na caixa 412. O utilizador pode inserir ordens de compra, de venda, dar instruções de compra e de venda ao sistema, utilizando, por exemplo, ecrãs de entrada conforme mostrado na FIG.5A e 5B. Tal como é mostrado na caixa relativa às ordens de compra, o utilizador pode, por exemplo, inserir uma ordem de compra para comprar uma quantidade de 10 (caixa 502) ao preço de 5,69 (caixa 501). O utilizador pode limitar a duração da ordem na caixa 503 e a validação mínima na caixa 504. Um utilizador pode inserir uma ordem de venda utilizando uma caixa de entrada similar (não é mostrada). O utilizador também indica um escalão limite para a sua ordem de venda na caixa 505 com a qual só se poderá fazer o encontro de ordens com ordens de compra de parceiros que ^ GV)A*S-mm. -26- tenham um ranking igual ou superior ao escalão limite imputado pelo utilizador, isto no caso de estar implementada a filtragem bilateral. A inserção de um escalão limite também assegura que a ordem de venda só será mostrada aqueles parceiros potenciais que o utilizador considera com um ranking igual ou superior ao limite de ranking por ele inserido. Por exemplo, se o utilizador insere um limite de ranking de “C” na caixa 505, a sua ordem de compra só será mostrada aos potenciais parceiros que o utilizador avalia como sendo “c” ou mais elevado. Um escalão A aparece na caixa 505, indicando que a ordem de venda só será mostrada aos parceiros avaliados com um A pelo oferente.
Igualmente, na caixa “Yours” da FIG. 5B, o utilizador insere uma quantidade na caixa 508 e um escalão na caixa 507. O preço que aparece na caixa 506, indica o preço de compra que o utilizador está disposto a aceitar.
Com base no preço, quantidade e informação de ranking inserida no sistema pelo utilizador, o sistema vai tentar fazer o encontro para a ordem do utilizador (compra ou venda). O encontro pode também ocorrer quando uma das partes (um “tomador de mercado”) aceita uma compra ou uma venda de um “market maker” que apareça no ecrã de mercado 400. A transacção daí resultante pode aparecer no ecrã de mercado 400, por exemplo, na caixa 409 da FIG.4. A operação do sistema desde o início das actividades negociais até à operação de encontro de ordens pode ser designada por estádio inicial da operação.
Seguindo o estádio inicial da operação, o sistema de negociação por encontro de ordens, de acordo com a presente invenção, pode funcionar de várias formas. O sistema pode estabelecer uma comunicação de estilo livre ou mais estruturada entre as partes envolvidas na transacção que resultou do encontro de ordens. Este estádio da operação pode ser designado como o estádio “final” onde -27- as condições da transacção são ultimadas através de negociações entre as partes potenciais.
Na fase final do estádio inicial da operação, são reveladas as identidades das partes por forma a que possam negociar as condições da transacção já no estádio final da operação.
De acordo com uma possível arquitectura da presente invenção tal como mostra a FIG.6, após o sistema ter procedido ao encontro das potenciais partes para uma transacção, abre-se, automaticamente, uma janela 600 para cada uma das partes. Nesta implementação do sistema mais estruturada de acordo com a presente invenção, as datas da transacção e o preço do instrumento tomam-se firmes. Isto quer dizer que não são mais negociáveis entre as partes potenciais. Contudo, a quantidade e a taxa à vista permanecem ainda negociáveis entre as partes. As convenções de mercado podem permitir a uma das partes, tal como acontece com o “oferente” escolher os valores para algumas condições não-firmes como é o caso da taxa à vista, de tal modo que cabe apenas à outra parte limitar-se a aceitar ou não a taxa à vista escolhida pelo “oferente”. Outras condições negociáveis, tal como a quantidade, podem ser determinadas pelo mínimo das duas quantidades inseridas pelas partes. Quais as condições que se mantêm negociáveis e a estrutura das negociações relativas a essas condições podem ser estabelecidas de acordo com as convenções do mercado e/ou de acordo com os desejos dos implementadores e utilizadores do sistema de negociação por encontro de ordens. A caixa 600 que aparece na FIG.6 é a caixa de um “market maker” que permite ao utilizador ajustar a quantidade e a taxa à vista. O exemplo que é mostrado na FIG.6 é utilizado em transacções a prazo no mercado monetário de divisas, de tal modo que os pontos forward mostrados na caixa 604 são firmes -28-
para ambas as partes uma vez ocorrido o encontro de ordens. Contudo, tanto a quantidade (caixa 602) e a taxa à vista (caixa 603) não são definitivos e podem ser negociados antes de se finalizar a operação. A taxa que é mostrada na caixa 601 indica a soma dos pontos forward e a taxa à vista seleccionada pelo “market maker”.
De acordo com uma outra arquitectura do sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção, toda as condições inseridas pelas partes no sistema podem ser negociadas antes do sistema fazer o encontro das ordens. Estas condições podem ser negociadas utilizando um diálogo de estilo livre, por exemplo, utilizando o teclado e o rato (não são mostrados) e mostrado na caixa 410 do ecrã 400. Nesta arquitectura do sistema, logo que ocorra o encontro da ordem, o sistema automaticamente inicia uma “chamada” de uma parte para a outra que é mostrada, por exemplo, na caixa 411 do ecrã 400. Um exemplo de um ecrã adaptado a esta arquitectura é dado na FIG. 4A.
Deste modo, o sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção vai criando tentativas de encontro de ordens entre as partes potenciais, em que nenhum dos lados está de início vinculado à transacção e em que as identidades das mesmas não são reveladas. O sistema não executa transacções automaticamente. Em vez disso, o sistema apresenta parceiros compatíveis aos quais é dada a oportunidade de comunicarem um com o outro antes da execução da transacção para negociarem algumas ou todas as condições da mesma.
As negociações entre as partes potenciais para uma transacção podem assumir a forma de um diálogo pré-definido, estruturado (isto é, frases pré-elaboradas), diálogo livre, ou uma combinação de ambas as formas conforme -29- ,&ws*n .... os utilizadores e implementadores do sistema desejarem. Um formato de diálogo estruturado pode ser desejável para restringir os aspectos da transacção que pode ser negociada pelas partes após o encontro das ordens ter ocorrido. Por exemplo, os implementadores do sistema podem fornecer um diálogo estruturado relativamente ao preço (para que as partes não possam renegociar o preço de cada unidade), mas podem permitir às partes renegociar a quantidade disponível àquele preço baseados na análise de crédito feita fora do sistema. As comunicações entre as partes podem também ser gravadas, por exemplo, para permitir às partes verificarem as condições acordadas das transacção num momento posterior.
As negociações entre as partes potenciais que acontecem no sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção podem ser conseguidas utilizando uma janela pré-formatada, a inserção de texto através de um teclado, por intermédio de um sistema de reconhecimento de voz o qual converte as palavras faladas em texto, ou através da comunicação verbal telefónica. Também se pode comunicar utilizando um formato visual no qual o terminal remoto de cada utilizador está apetrechado com uma câmara vídeo e microfone para permitir aos utilizadores comunicarem “cara-a-cara.”
Os possíveis sistemas de comunicação vídeo para utilização no sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção estão descritos na Patente Norte-Americana n° 4,525,779; na Patente Norte-Americana n° 4,531,184; na Patente Norte-Americana n°4,555,781; e na Patente Norte-Americana n° 5,034,916 as quais descrevem vários tipos de sistemas vídeo conversacionais.
Nas arquitecturas do sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção acima descritas, os encontros de ordens são -30- identifícados pelo sistema com base nos dados imputados pelo utilizador relativos ao ranking, preço e quantidade. Contudo, o sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção é capaz de suportar tipos de transacções que tenham parâmetros menos específicos. Por exemplo, o sistema pode ser utilizado para a venda de imobiliário, onde o potencial vendedor insere os dados relativos à localização, área e preço da sua casa. Em resposta, o sistema indicará às partes potenciais quem está interessado em casas com aquelas características e que estejam unilateral ou bilateralmente classificadas no ranking como partes aceitáveis.
Por outras palavras, o sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a presente invenção, pode suportar uma variedade de mercados partindo daqueles onde são negociados instrumentos altamente específicos, até àqueles mercados em que a definição dos instrumentos que são transaccionados é vaga ou subjectiva. Os sistemas de negociação conhecidos não permitem suportar instrumentos subjectivamente definidos uma vez que aqueles sistemas não oferecem a necessária oportunidade de negociação personalizada contrariamente à presente invenção.
Lisboa, 11 de Julho de 2000
JOÃO PEREIRA DA CRUZ
ENGENHEIRO
Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14-3» 1200 LISBOA

Claims (8)

  1. - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Um sistema de negociação por encontro de ordens compreendendo um computador central (11) para a execução das transacções entre as partes; uma série de terminais remotos (101 e 102) correspondendo a uma série de utilizadores, os ditos terminais remotos permitindo aos ditos utilizadores inserirem parâmetros negociais fixos no sistema; e uma rede de comunicações (1) que permita a comunicação entre os ditos terminais remotos (101, 102) e o dito computador central (11); o dito computador central (11) compreende: um sistema de detecção para identificar os parceiros potenciais para uma potencial transacção baseada nos atrás ditos parâmetros negociais. um sistema de notificação para notificação dos parceiros potenciais identificados pelo dito sistema de detecção da transacção potencial. um sistema de comunicação para permitir o contacto entre os parceiros potenciais detectados pelo dito sistema de detecção por forma a tomar possível a negociação de parâmetros negociais variáveis para a transacção potencial, e um sistema de execução de ordens para a execução da dita transacção potencial quando os ditos parâmetros negociais variáveis são recebidos de ambas as partes e para cancelamento da dita transacção potencial sempre que os parceiros potenciais não se encontrarem de acordo em relação aos ditos parâmetros negociais variáveis.
  2. 2. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado ainda no facto dos ditos parâmetros negociais fixos incluírem informação classificativa pela qual cada utilizador avalia os parceiros potenciais baseado em critérios objectivos e/ou subjectivos, a -2- I dita informação classificativa reveladora de até que ponto o utilizador está disposto a negociar com cada parceiro potencial.
  3. 3. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado ainda pelo facto das partes potenciais negociarem os ditos parâmetros negociais variáveis num formato electrónico de estilo livre.
  4. 4. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado ainda pelo facto das partes potenciais negociarem os ditos parâmetros negociais variáveis num formato electrónico pré-definido.
  5. 5. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado ainda pelo facto das partes potenciais poderem negociar ambos os ditos parâmetros negociais fixos e variáveis após o dito sistema de detecção ter identificado a transacção potencial.
  6. 6. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 1, caracterizado ainda pelos meios visuais ligados a cada um dos ditos terminais remotos para mostrarem a cada um dos utilizadores as transacções disponíveis num ou mais mercados.
  7. 7. Um sistema de negociação por encontro de ordens de acordo com a reivindicação 6, caracterizado ainda pelos meios de filtragem para a filtragem das ditas transacções disponíveis utilizando para o efeito os ditos parâmetros negociais fixos inseridos no sistema pelos parceiros potenciais em cada transacção disponível para a identificação de transacções potenciais e -3 - fornecer as ditas transacções potenciais aos ditos meios visuais de cada um dos ditos terminais remotos.
  8. 8. Um método de execução de transacções entre parceiros potenciais, utilizando uma série de terminais remotos ligados a uma rede de comunicações, compreendido pelos passos seguintes: identificação dos parceiros potenciais para uma transacção potencial baseada em parâmetros negociais fixos, notificação das contra-partes potenciais identificadas da transacção potencial; possibilidade de comunicação entre os parceiros potenciais por forma a poderem negociar parâmetros negociais variáveis para a transacção potencial, e execução da dita transacção potencial quando os ditos parâmetros negociais variáveis são recebidos pelos parceiros potenciais e para cancelamento da dita transacção potencial quando os parceiros potenciais não chegam a acordo quanto aos ditos parâmetros negociais variáveis Lisboa, 11 de Julho de 2000
    ____/o JOÃO PERE8RA DA CRUZ ENGENHEIRO Agente Oficial tía Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14-3· 1200 LISBOA
PT95932140T 1994-08-17 1995-08-17 Sistema e metodo de negociacao e encontro de ordens PT776505E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB9416673A GB9416673D0 (en) 1994-08-17 1994-08-17 Data exchange filtering system
US08/475,499 US5924082A (en) 1994-08-17 1995-06-07 Negotiated matching system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT776505E true PT776505E (pt) 2000-10-31

Family

ID=26305469

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95932140T PT776505E (pt) 1994-08-17 1995-08-17 Sistema e metodo de negociacao e encontro de ordens

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP0776505B1 (pt)
AT (1) ATE191805T1 (pt)
AU (1) AU697236B2 (pt)
CA (1) CA2197768C (pt)
DE (1) DE69516285T2 (pt)
DK (1) DK0776505T3 (pt)
ES (1) ES2147615T3 (pt)
GB (1) GB2294788A (pt)
GR (1) GR3033950T3 (pt)
HK (1) HK1015181A1 (pt)
PT (1) PT776505E (pt)
WO (1) WO1996005563A1 (pt)

Families Citing this family (65)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6985883B1 (en) 1992-02-03 2006-01-10 Ebs Dealing Resources, Inc. Credit management for electronic brokerage system
US5794207A (en) 1996-09-04 1998-08-11 Walker Asset Management Limited Partnership Method and apparatus for a cryptographically assisted commercial network system designed to facilitate buyer-driven conditional purchase offers
US5845266A (en) * 1995-12-12 1998-12-01 Optimark Technologies, Inc. Crossing network utilizing satisfaction density profile with price discovery features
IL117424A (en) * 1995-04-27 1999-09-22 Optimark Tech Inc Crossing network utilizing satisfaction density profile
US5689652A (en) * 1995-04-27 1997-11-18 Optimark Technologies, Inc. Crossing network utilizing optimal mutual satisfaction density profile
CN1222899C (zh) * 1995-07-07 2005-10-12 斯维科基础服务有限公司 有关制订和经营投资合同的方法
JP3417741B2 (ja) * 1995-10-06 2003-06-16 富士通株式会社 取引制御システム
US6519574B1 (en) * 1995-12-12 2003-02-11 Reuters Limited Electronic trading system featuring arbitrage and third-party credit opportunities
AUPN815796A0 (en) 1996-02-19 1996-03-14 Lancaster Australia Pty Limited Universal contract exchange
GB2317302A (en) * 1996-09-12 1998-03-18 Sharp Kk A distributed information system
US6016483A (en) * 1996-09-20 2000-01-18 Optimark Technologies, Inc. Method and apparatus for automated opening of options exchange
US5963923A (en) * 1996-11-12 1999-10-05 Garber; Howard B. System and method for trading having a principal market maker
DK10797A (da) * 1997-01-30 1997-01-30 Autocom Aps Fremgangsmåde til afholdelse af en auktion, samt anvendelser af fremgangsmåden
US6112189A (en) * 1997-03-19 2000-08-29 Optimark Technologies, Inc. Method and apparatus for automating negotiations between parties
GB9708396D0 (en) * 1997-04-24 1997-06-18 Microtransfer Limited A system for exchanging information
JPH10320470A (ja) * 1997-05-21 1998-12-04 N T T Data:Kk 電子取引システム及び方法
US5950178A (en) * 1997-07-29 1999-09-07 Borgato; Sergio Data processing system and method for facilitating transactions in diamonds
GB2329489A (en) * 1997-09-17 1999-03-24 Oxford Forecasting Services Li Order processing apparatus and method
US20020138390A1 (en) 1997-10-14 2002-09-26 R. Raymond May Systems, methods and computer program products for subject-based addressing in an electronic trading system
US6996540B1 (en) 1997-10-14 2006-02-07 Blackbird Holdings, Inc. Systems for switch auctions utilizing risk position portfolios of a plurality of traders
SG120861A1 (en) * 1998-09-11 2006-04-26 Ebs Dealing Resources Inc Communication of credit filtered prices in an electronic brokerage system
US7636683B1 (en) 1998-09-11 2009-12-22 Ebs Group Limited Communication of credit filtered prices in an electronic brokerage system
WO2000026834A2 (en) * 1998-10-30 2000-05-11 Optimark Technologies, Inc. Crossing network and method
US6233566B1 (en) 1998-12-31 2001-05-15 Ultraprise Corporation System, method and computer program product for online financial products trading
US7020632B1 (en) 1999-01-11 2006-03-28 Lawrence Kohls Trading system for fixed-value contracts
US6985882B1 (en) 1999-02-05 2006-01-10 Directrep, Llc Method and system for selling and purchasing media advertising over a distributed communication network
GB2349241A (en) * 1999-04-14 2000-10-25 Iq Port International Limited Computer-implementable trading exchange
US7050999B1 (en) 1999-04-22 2006-05-23 Resona Holdings, Inc. System for computing probability distribution of loan losses
US7392214B1 (en) 1999-04-30 2008-06-24 Bgc Partners, Inc. Systems and methods for trading
GB9910508D0 (en) * 1999-05-06 1999-07-07 Ncr Int Inc Item exchange system and method
FR2794263A1 (fr) * 1999-05-27 2000-12-01 Smart Trade Technologies Procede et systeme pour traiter, de gre a gre, des ordres d'achat et de vente portant sur des instruments financiers standards et/ou specifiques
JP2003526838A (ja) * 1999-07-21 2003-09-09 グローバル・ストレイト・スルー・プロセッシング・アソシエイション・リミテッド 海外証券トランザクションの決済を容易にするためのシステムおよび方法
WO2001007985A2 (en) * 1999-07-27 2001-02-01 Directrep. Inc Method and system for selling and purchasing media advertising over a distributed communication network
US7475046B1 (en) * 1999-10-05 2009-01-06 Bloomberg L.P. Electronic trading system supporting anonymous negotiation and indications of interest
US6484152B1 (en) * 1999-12-29 2002-11-19 Optimumportfolio.Com, Llc Automated portfolio selection system
JP2001243356A (ja) * 2000-02-21 2001-09-07 Samsung Card Co Ltd コンピュータネットワークを用いる入札割引販売方法
EP1277144A4 (en) * 2000-03-27 2005-08-03 Tfhc Inc NETWORK CHAT WITH INTEGRATED CHARGING CALCULATION
WO2001073631A1 (fr) * 2000-03-29 2001-10-04 Riskmonster.Com Systeme destine au commerce electronique anonyme avec fonction et procede de credit
WO2001075712A1 (fr) * 2000-03-31 2001-10-11 Marinenet Co., Ltd. Procede de vente aux encheres electronique
WO2001088820A2 (en) 2000-05-16 2001-11-22 Blackbird Holdings, Inc. Systems and methods for conducting derivative trades electronically
US7827085B1 (en) 2000-06-23 2010-11-02 Ebs Group Limited Conversational dealing in an anonymous trading system
GB0028474D0 (en) * 2000-11-22 2001-01-10 Raekanet Ltd Improved computer network architecture and associated method and system
WO2002082338A1 (fr) * 2001-04-03 2002-10-17 Future System Consulting Corp. Systeme et procede de mediation de negociation
US7392217B2 (en) 2001-05-09 2008-06-24 Bgc Partners, Inc. Systems and methods for controlling traders from manipulating electronic trading markets
US7613640B2 (en) 2001-08-29 2009-11-03 Ebs Group Limited Electronic trading system
US20030149653A1 (en) * 2001-09-11 2003-08-07 Neill Penney Method and apparatus for conducting financial transactions
WO2003065256A1 (en) * 2002-02-01 2003-08-07 Global Straight Through Processing Association Ltd Post-trade, pre-settlement information matching for securities transactions
US7685051B2 (en) 2002-05-31 2010-03-23 Intercontinentalexchange, Inc. System for settling over the counter trades
US8209254B2 (en) 2002-07-26 2012-06-26 Ebs Group Limited Automated trading system
EP1416363A3 (en) 2002-10-31 2006-07-26 eSpeed, Inc. Keyboard for trading system
GB2395036A (en) 2002-10-31 2004-05-12 Espeed Inc Trading interface using keyboard
US20040220870A1 (en) * 2003-04-29 2004-11-04 Jonas Lundberg Method and system for improved automated trading of swap contracts
US8131625B2 (en) 2003-11-17 2012-03-06 Bgc Partners, Inc. Customizable trading display of market data
US8131626B2 (en) 2003-11-17 2012-03-06 Bgc Partners, Inc. Customizable trading display of market data
EP1717747A1 (en) 2005-03-24 2006-11-02 eSPEED, Inc. Systems and methods for protecting against erroneous price entries in the electronic trading of financial and other instruments
US8229832B2 (en) 2006-01-09 2012-07-24 Bgc Partners, Inc. Systems and methods for establishing first on the follow trading priority in electronic trading systems
WO2007134299A2 (en) 2006-05-13 2007-11-22 Kevin Foley Products and processes for utilizing order data and related data
WO2008095140A1 (en) 2007-01-31 2008-08-07 Bids Trading, L.P. Electronic block trading system and method of operation
US8285629B2 (en) 2007-11-15 2012-10-09 Cfph, Llc Trading system products and processes
US20090182657A1 (en) * 2008-01-15 2009-07-16 Omx Technology Ab Distributed ranking and matching of messages
US8065217B2 (en) 2008-02-12 2011-11-22 Bids Trading, L.P. Real-time portfolio balancing and/or optimization system and method
US8799143B1 (en) 2013-03-15 2014-08-05 Trading Technologies International, Inc Trading circles
US10769725B1 (en) 2013-06-05 2020-09-08 Bids Trading, L.P. System and methods for optimizing the effectiveness of interaction between participants in an electronic trading environment
US10121199B1 (en) 2017-06-23 2018-11-06 Cfph, Llc Distributed trading network and interface
WO2019064406A1 (ja) * 2017-09-28 2019-04-04 富士通株式会社 情報処理方法、プログラム及び情報処理装置

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0407026B1 (en) * 1989-05-25 1995-11-22 Reuters Limited Distributed system and method for matching of buyers and sellers
JPH03179863A (ja) * 1989-09-04 1991-08-05 Hitachi Ltd 自動取引方法および装置
DE69033041T2 (de) * 1989-11-22 1999-11-25 Reuters Ltd Intergrierter Handel
EP0491455B1 (en) * 1990-12-17 1995-12-27 Reuters Limited Offer matching system
EP0512702A3 (en) * 1991-05-03 1993-09-15 Reuters Limited Automated currency trade matching system with integral credit checking

Also Published As

Publication number Publication date
GR3033950T3 (en) 2000-11-30
HK1015181A1 (en) 1999-10-08
AU697236B2 (en) 1998-10-01
ATE191805T1 (de) 2000-04-15
EP0776505A1 (en) 1997-06-04
DE69516285D1 (de) 2000-05-18
DE69516285T2 (de) 2000-11-30
CA2197768C (en) 2009-06-30
AU3531395A (en) 1996-03-07
WO1996005563A1 (en) 1996-02-22
GB2294788A (en) 1996-05-08
ES2147615T3 (es) 2000-09-16
CA2197768A1 (en) 1996-02-22
EP0776505B1 (en) 2000-04-12
DK0776505T3 (da) 2000-09-18
GB9516896D0 (en) 1995-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT776505E (pt) Sistema e metodo de negociacao e encontro de ordens
JP4331794B2 (ja) 交渉照合システム
US7475046B1 (en) Electronic trading system supporting anonymous negotiation and indications of interest
US20010037284A1 (en) Negotiated right exchange system and method
AU779731B2 (en) Network-based trading system and method
JP2003533793A (ja) デリバティブ取引を電子的に実行するシステムとその方法
US20150066740A1 (en) System and Method of Electronic Exchange for Residential Mortgages
JP2003536146A (ja) 金融インスツルメンツの逆競売用システム及び方法
US8401951B2 (en) Electronic trading system supporting anonymous negotiation and indicators of interest
US20120116944A1 (en) System and Method of Electronic Exchange for Residential Mortgages
EP3958203A1 (en) Method, system, and non-transitory computer-readable recording medium for supporting asset transaction
US20110178921A1 (en) Method and system for mortgage exchange
WO2000070506A1 (en) Network-based trading system and method
AU725650B2 (en) Negotiated matching system
US20090204536A1 (en) Methods and systems for network loan marketing
AU2005201973B2 (en) Network-based trading system and method
Markham Introduction to Cryptocurrency Regulation
Cherednychenko Principles of European law on financial service contracts?
Kretschmar et al. Development of the Intermediary Market in Germany
Johnson Liquidity for your bank can hinge on liquidity for out-of-favor loans
WO2001009788A1 (en) Selling heavily negotiated items