PT758687E - Metodo e aparelho para tratamento gasoso - Google Patents

Metodo e aparelho para tratamento gasoso Download PDF

Info

Publication number
PT758687E
PT758687E PT96810519T PT96810519T PT758687E PT 758687 E PT758687 E PT 758687E PT 96810519 T PT96810519 T PT 96810519T PT 96810519 T PT96810519 T PT 96810519T PT 758687 E PT758687 E PT 758687E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fastening device
ophthalmic lens
support
support structure
lens
Prior art date
Application number
PT96810519T
Other languages
English (en)
Inventor
Lynn Cook Winterton
Timothy James Grant
Original Assignee
Novartis Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novartis Ag filed Critical Novartis Ag
Publication of PT758687E publication Critical patent/PT758687E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01LCHEMICAL OR PHYSICAL LABORATORY APPARATUS FOR GENERAL USE
    • B01L9/00Supporting devices; Holding devices
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C23COATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; CHEMICAL SURFACE TREATMENT; DIFFUSION TREATMENT OF METALLIC MATERIAL; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL; INHIBITING CORROSION OF METALLIC MATERIAL OR INCRUSTATION IN GENERAL
    • C23CCOATING METALLIC MATERIAL; COATING MATERIAL WITH METALLIC MATERIAL; SURFACE TREATMENT OF METALLIC MATERIAL BY DIFFUSION INTO THE SURFACE, BY CHEMICAL CONVERSION OR SUBSTITUTION; COATING BY VACUUM EVAPORATION, BY SPUTTERING, BY ION IMPLANTATION OR BY CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION, IN GENERAL
    • C23C14/00Coating by vacuum evaporation, by sputtering or by ion implantation of the coating forming material
    • C23C14/22Coating by vacuum evaporation, by sputtering or by ion implantation of the coating forming material characterised by the process of coating
    • C23C14/50Substrate holders

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Clinical Laboratory Science (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)

Description

-1- \
DESCRICÂQ '•MÉTODO Ε APARELHO PARA TRATAMENTO GASOSO”
FUNDAMENTOS DO INVENTO
1. CAMPO DO INVENTO O presente invento refere-se de uma maneira geral a métodos e dispositivos para o tratamento de uma lente oftálmica sob gás de plasma. De acordo com um modelo de realização preferido, o presente invento refere-se a métodos e a diapositivos para o tratamento plasmático de lentes de contacto, para aumentar a sua hidrofílicidade.
2. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA São conhecidos diversos tipos de tratamentos de artigos sob atmosfera gasosa. Por exemplo, o tratamento de artigos numa atmosfera de plasma (isto é, gás ionizado) tem sido utilizado para produzir revestimentos de superfície ou para modificar a superfície de um artigo, de modo que as propriedades da superfície difiram das propriedades do material original. Os tratamentos de superfície por plasma são especialmente úteis na produção de lentes oftálmicas, tais como lentes de contacto.
Por exemplo, a Patente Norte-Americana N° 4.312.575, publicada em nome de Peyman, et al., em 26 de Janeiro de 1982, descreve o tratamento de superfícies de lentes de contacto gelatinosas por meio de um processo de polimerização de descarga eléctrica incandescente. A atmosfera consiste essencialmente em hidrocarbonetos, hidrocarbonetos halogenados, hidrocarbonetos halogenados e hidrogénio, hidrocarbonetos e um halogénio -2- elemental, e misturas dos mesmos. As lentes são suportadas numa estrutura anelar, dotada de uma ranhura arqueada, na qual a periferia da lente descansa. Uma segunda etapa de revestimento é necessária de modo a revestir a periferia da lente, em virtude da porção periférica da lente estar bloqueada pela estrutura de suporte. A Patente Norte-Americana N° 4.632.844, publicada em nome de Yanagihar, et al., em 30 de Dezembro de 1986, descreve um produto óptico com uma película de superfície fina obtida por sujeição de um gás misto de oxigénio e alqueno a uma polimerização plasmática na presença do produto óptico. O produto óptico é suportado sobre uma mesa de suporte colocada dentro do recipiente de reacção, e trata-se a superfície exposta do produto óptico. Ainda, nesta configuração, uma metade das lentes é tratada e a outra metade é protegida (“sombreada”) do plasma de reacção.
Embora tenham sido efectuadas numerosas tentativas para aperfeiçoar o processo de tratamento de superfície por plasma, mantêm-se ainda alguns problemas relativos à uniformidade do tratamento e à eficiência do processo.
SUMÁRIO DO INVENTO E um objectivo do presente invento prover métodos e dispositivos para tratar uniformemente por plasma a superfície de uma lente oftálmica.
Outro objectivo do presente invento é o de proporcionar métodos e dispositivos para produzirem uma lente oftálmica com um tratamento de superfície uniforme.
Um objectivo adicional do presente invento é o de apresentar -3- métodos e dispositivos para proporcionar lentes de contacto com revestimentos hidrofílicos uniformes oftalmicamente compatíveis.
Ainda um outro objectivo do presente invento é o de proporcionar métodos e dispositivos para tratamento de superfície por plasma, os quais apresentam maior eficiência.
Esses objectivos e outras vantagens são realizados pelo método inovador de tratamento por plasma e pelos dispositivos de fixação do presente invento, como definidos nas reivindicações 1 e 20.
De acordo com um modelo de realização, o presente invento é um dispositivo de fixação para suportar uniforme e eficientemente um artigo a ser tratado numa atmosfera gasosa. O dispositivo de fixação inclui uma estrutura de suporte que proporciona uma pluralidade de locais de suporte de pontos de contactos para o artigo a ser tratado. A pluralidade de pontos de contactos é suficiente para suportar o referido artigo a ser tratado e não bloquear a atmosfera gasosa numa quantidade tal que evite o revestimento praticamente uniforme do artigo. Um dispositivo preferido é escolhido para a polimerização plasmática da superfície de uma lente oftálmica.
De acordo com um outro modelo de realização, o presente invento é um método eficiente para tratar uniformemente toda a superfície de uma lente oftálmica. O método envolve a colocação de uma lente de contacto sobre uma estrutura de suporte, de modo que a lente de contacto seja suportada por uma pluralidade de locais de suporte de pontos de contacto, e a exposição da lente de contacto a tratamento plasmático durante um período de tempo e em condições suficientes para proporcionar um tratamento substancialmente uniforme da superfície do artigo. De acordo com um modelo de realização preferido, o artigo é apenas submetido a um tratamento para produzir uma superfície tratada -4- uniformemente. Um método preferido envolve a polimerização plasmática de um revestimento na superfície de uma lente oftálmica.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A FIG. 1 é uma vista de topo de um modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, com uma lente de contacto suportada no mesmo. A FIG. 2 é uma vista lateral do dispositivo de fixação e da lente da FIG. 1. A FIG. 3 é uma vista inferior do dispositivo de fixação e da lente da FIG. 1. A FIG. 4 é uma vista de fundo de um outro modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, o qual suporta uma lente de contacto no mesmo. A FIG. 5 é uma vista de topo de um outro modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, o qual suporta uma lente de contacto no mesmo. de um outro modelo de realização do o qual suporta uma lente de contacto A FIG. 6 é uma vista de topo dispositivo de fixação do presente invento, no mesmo.
DESCRIÇÃO DOS MODELOS DE REALIZAÇÃO PREFERIDOS
Os presentes dispositivos e métodos de fixação são úteis no revestimento por plasma ou no tratamento de superfície de lentes oftálmicas. Uma “lente oftálmica”, conforme usado aqui, refere-se de uma maneira geral às -5- lentes usadas para tratar ou modificar o olho, o tecido ocular, ou os fluidos oculares, ou para corrigir a visão. Assim, lentes oftálmicas incluem, sem limitações às mesmas, lentes de contacto, restauração e implantes da cómea, dispositivos de fornecimento de medicamentos oftálmicos, lentes estéticas para mudar a cor dos olhos, etc. As lentes de contacto formadas a partir de polímeros que possuem grupos siloxano são um grupo preferido de lentes de contacto que podem ser tratadas por plasma de acordo com o presente invento. “Processos de tratamento de superfície”, conforme usado aqui, refere-se a processos nos quais, por meio de contacto com vapor, (1) um revestimento é aplicado na superfície de um artigo, (2) espécies químicas são adsorvidas sobre a superfície de um artigo, (3) a natureza química, (por exemplo, carga electrostática) dos grupos químicos na superfície de um artigo é alterada, ou (4) as propriedades de superfície de um artigo são modificadas. Uma classe preferida dos processos de tratamento de superfície são os processos por plasma, nos quais um gás ionizado é aplicado à superfície de um artigo. Os gases plasmáticos e as condições de tratamento são descritos de uma forma mais pormenorizada nas Patentes Norte-Americanas N° 4.312.575 e 4.632.844.
Os presentes dispositivos e métodos de fixação produzem artigos que apresentam tratamentos de superfície altamente uniformes. Uma razão para a maior uniformidade de tratamento consiste no facto da quantidade da superfície do artigo que é bloqueada ou obscurecida pelo contacto com gás de tratamento ser minimizada. Isto é realizado por se proporcionar um suporte para o artigo com a forma de “locais de suporte por pontos de contacto”. “Locais de suporte por pontos de contacto”, conforme é aqui utilizado, refere-se a pontos de contacto entre um artigo e o membro de suporte que não suficientes para prejudicar significativamente a uniformidade do tratamento de superfície do artigo. De acordo com um modelo de realização preferido, “locais de suporte por pontos de -6-
contacto”, significa que um membro de suporte é colocado em contacto com um artigo, o qual, no total, cobre menos do que cerca de um por cento da superfície do artigo. De acordo com um modelo de realização mais preferido, “locais de suporte por pontos de contacto”, significa que o membro de suporte contacta com um artigo em menos de cerca de 0,1 por cento da superfície do artigo. O número de locais de suporte por pontos de contacto deve ser, geralmente, de pelo menos três, para suportar adequadamente o artigo a ser tratado. Os locais de suporte por pontos de contacto com um número inferior a três, não estabilizam adequadamente o artigo. Assim, um número preferido de locais de suporte por pontos de contacto é de, pelo menos, três. Podem haver quatro ou mais locais de suporte por pontos de contacto. De acordo com um modelo de realização preferido, há quatro contactos de suporte por pontos, de preferência separados entre si por uma distância praticamente igual. De acordo com um outro modelo de realização preferido, há entre cerca de 4 e cerca de 10 locais de suporte por pontos de contacto.
De acordo com um modelo de realização preferido, os membros de suporte são fabricados a partir de um arame fino, de uma fibra, ou de um material semelhante a arame. Arames finos são preferidos para minimizar qualquer interferência ou obstrução entre o gás plasmático e o artigo a ser tratado. Membros de suporte de arame podem ser fabricados a partir de materiais metálicos ou não-metálicos. De acordo com um modelo de realização preferido, o material de arame é um material não-ferromagnético, incluindo, sem limitação aos mesmos, quartzo, cabo óptico, fibras de vidro e fio polimérico delgado. Acredita-se que os materiais ferromagnéticos apresentam uma interferência adicional com o tratamento de superfície por plasma, porque acredita-se que os materiais ferromagnéticos interagem com as moléculas gasosas ionizadas. As fibras ópticas e as fibras poliméricas são os materiais de membro de suporte particularmente preferidos.
Outra vantagem do presente invento consiste no facto de um artigo poder ser sujeito a tratamento de superfície num processo de etapa única. Nos processos da técnica anterior, os artigos foram suportados por meio de estruturas que interferiam fortemente com, ou que bloqueavam completamente, o tratamento de pelo menos uma superfície do artigo. Assim, de modo a tratar toda a superfície do artigo, as técnicas anteriores necessitavam normalmente de etapas de tratamento adicionais, tais como: (1) paragem do aparelho de tratamento de superfície, (2) remover o artigo do aparelho de suporte, (3) girar o artigo de cerca de 90° a cerca de 180°, (4) voltar a colocar o artigo no aparelho de suporte, (5) voltar a colocar do artigo e o aparelho de suporte no aparelho de tratamento, e (6) iniciar um segundo ciclo de tratamento.
Contrariamente à técnica anterior, os dispositivos de fixação e os métodos de tratamento de superfície do presente invento proporcionam meios pelos quais toda a superfície de um artigo pode ser tratada numa etapa de tratamento contínua, semicontínua ou em etapas de tratamento descontínuas. As vantagens de se tratar toda a superfície de um artigo numa única etapa de tratamento são numerosas. O tratamento da superfície numa única etapa de tratamento irá produzir produtos com menos defeitos do que os produzidos segundo processos de tratamento de superfície de múltiplas etapas. Igualmente, ocorrerão menos tempos de paragem do processo, pelo facto de ser necessário menos equipamento. Por outro lado, haverá menos produtos danificados e desperdício. Finalmente, a uniformidade do tratamento e a concomitante variação de produto lente serão reduzidas pelo presente método. É evidente que os processos de tratamento de superfície de uma etapa única do presente invento são preferíveis em relação aos processos de tratamento de múltiplas etapas.
Uma melhor compreensão do presente invento será obtida fazendo-se referência aos desenhos. A FIG. 1 mostra uma vista de topo de um modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, o qual apresenta uma lente de contacto suportada sobre o mesmo. Neste modelo de realização, o dispositivo de fixação (10) suporta a lente de contacto (16) em quatro (4) locais de suporte por pontos de contacto (18). O dispositivo de fixação (10) inclui uma estrutura de suporte periférica (12), a qual apresenta os membros de suporte (14) do artigo fixados à mesma. Embora a FIG. 1 mostre uma estrutura de suporte essencialmente circular, acredita-se que o formato da estrutura de suporte não é particularmente importante. Assim, o formato da estrutura de suporte pode ser escolhido dentro de uma ampla variedade de formatos que não interfiram substancialmente com a uniformidade do tratamento de superfície do artigo e que proporcionem um suporte estrutural adequado para o artigo e para os membros de suporte, incluindo, sem limitação, formatos circulares, formatos ovais, formatos rectangulares, formatos triangulares, etc. O lado côncavo da lente de contacto está voltado para o dispositivo de fixação (10). A FIG. 2 é uma vista lateral do dispositivo de fixação e da lente da FIG. 1, a qual mostra a lente de contacto numa posição côncava voltada para baixo, isto é, a superfície côncava virada para o dispositivo de fixação. Assim, a lente de contacto (16) repousa sobre os membros de suporte (14) apenas em quatro pontos ao longo da periferia da lente de contacto (16). A área central da lente de contacto fica livre de contacto com qualquer parte do dispositivo de fixação. Por outro lado, a parte convexa superior da lente de contacto fica inteiramente desobstruída pelo dispositivo de fixação. A FIG. 3 é uma vista inferior do dispositivo de fixação e da lente da FIG. 1. A lente de contacto (16) é suportada apenas em quatro locais de suporte por pontos de contacto (18). A superfície côncava (20) da lente (16) não toca nos -9-
membros de suporte (14), excepto possivelmente em tomo dos locais de suporte por ponto de contacto (18), que são basicamente pontos de contacto de aresta. As partes internas (22) dos membros de suporte (14) podem interferir ligeiramente com o tratamento por plasma da superfície côncava da lente. Contudo, a interferência não é suficiente para afectar substancialmente a uniformidade do tratamento de superfície. A FIG. 4 é uma vista inferior de um modelo de realização alternativo do dispositivo de fixação inovador do presente invento, o qual suporta uma lente de contacto sobre o mesmo. O dispositivo de fixação (30) inclui uma estrutura de suporte periférica externa (32) com membros de suporte (34) que são fixados à mesma e que se estendem para dentro. Neste modelo de realização, os membros de suporte (34) não se encontram fixados entre si, de modo a minimizar a interferência do membro de suporte com o vapor de tratamento de superfície. De modo a proporcionar estabilidade adicional, o modelo de realização da FIG. 4 inclui uma estrutura de suporte periférica interna facultativa (35) que é fixada aos membros de suporte (34) em pontos localizados à frente da aresta periférica da lente de contacto (36). Assim, as extremidades (39) dos membros de suporte (34) não se encontram, mas estendem-se a uma distância para lá da aresta da lente de contacto (36), quando a lente é centrada no dispositivo de fixação, cuja distância é suficiente para suportar a lente de contacto no caso da lente ser acidental e ligeiramente deslocada em relação ao centro do dispositivo de fixação. De acordo com um modelo de realização preferido, os membros de suporte estendem-se pelo menos em cerca de 0,1 mm a partir da aresta da lente, quando a lente fica centrada sobre o dispositivo de fixação. A fixação das estruturas de suporte nos membros de suporte do dispositivo de fixação não é geralmente importante. A fixação pode ser realizada por uma série de dispositivos conhecidos na técnica, tais como fixação por meio - 10- de soldadura por pontos de membros metálicos, fixação pela aplicação de adesivos entre os membros, fixação por enformação e encaixe de interferência dos membros, etc. A FIG. 5 é uma vista de topo de um outro modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, o qual suporta uma lente de contacto sobre o mesmo. O dispositivo de fixação (41) inclui três membros de suporte espaçados uniformemente (44) que são fixados na estrutura de suporte periférica (42) e que se estendem para o interior a partir da estrutura de suporte (42). A lente de contacto (46) é mostrada suportada em apenas três locais de suporte por pontos de contacto (48). A vantagem deste modelo de realização em relação modelo de realização da FIG. 1 é que há ainda menos contacto, pelo dispositivo de fixação, com a lente de contacto, e assim, menos interferência no processo de tratamento de superfície. Se a lente permanecer praticamente centrada sobre o dispositivo durante o processo de tratamento de superfície, não haverá problemas de suporte. Contudo, se uma força indesejável fizer com que a lente se afaste de uma distância significativa em relação ao centro, é possível que a lente caia da estrutura de suporte. Assim, a escolha de um desses modelos de realização em relação a outros depende dos pormenores do processo de tratamento e do produto em particular escolhidos. A FIG. 6 é uma vista de topo de ainda um outro modelo de realização do dispositivo de fixação do presente invento, o qual suporta uma lente de contacto no mesmo. Neste modelo de realização, o dispositivo de fixação (50) inclui membros de suporte (54) que se estendem de uma forma praticamente paralela a partir de um lado da estrutura de suporte rectangular (52) até ao outro. A lente de contacto (56) é suportada em quatro locais de suporte por pontos de contacto (58), quando a lente está praticamente centrada sobre o dispositivo de fixação. Se a lente de contacto estiver deslocada ao longo de um trajecto substancialmente paralelo em relação ao membros de suporte (54), os locais de - 11 - suporte por pontos de contacto (58) permanecem substancialmente no mesmo local nas arestas da lente. Se a lente for deslocada segundo uma direcção que não seja substancialmente paralela aos membros de suporte (54), a lente pode então ser suportada por um novo grupo de membros de suporte, mas não irá cair do dispositivo de fixação. O desalojamento não-paralelo pode fazer com que a lente seja suportada por três membros de suporte, e desta forma entre em contacto com seis locais de suporte por pontos de contacto.
Assim, o dispositivo de fixação inovador do presente invento, destinado a suportar uniforme e eficientemente um artigo a ser tratado numa atmosfera gasosa, pode ser definido como compreendendo uma estrutura de suporte que proporciona uma pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto para um artigo a ser tratado. A pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto é suficiente para suportar o artigo a ser tratado e não bloquear a atmosfera de tratamento gasosa numa quantidade que evite o revestimento praticamente uniforme do artigo. De acordo com um modelo de realização preferido, o dispositivo de fixação tem uma estrutura de suporte que inclui uma estrutura de suporte periférica que define uma abertura interior através da mesma; e pelo menos um membro de suporte fixado à estrutura, em que o membro de suporte estende-se para o interior a partir da estrutura. A estrutura de suporte de inclui preferência um primeiro membro de suporte fixado a dois locais em extremidades opostas da estrutura; e um segundo membro de suporte fixado em dois locais diferentes em extremidades opostas na estrutura. Altemativamente, o segundo membro de suporte pode ser fixado isoladamente ao primeiro membro de suporte, ou pode ser fixado não só na estrutura mas também no primeiro membro de suporte. Os membros de suporte podem ou não cruzar-se na abertura definida pela estrutura. No entanto, uma característica importante dos membros de suporte é a de que os membros de -12- suporte definem uma pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto para reter o artigo a ser tratado.
Os métodos de utilização do presente invento para tratar uniforme e eficientemente um artigo numa atmosfera gasosa incluem geralmente as etapas de: proporcionar um artigo a ser tratado; proporcionar uma estrutura de suporte para o artigo; colocar o artigo na estrutura de suporte de modo que o artigo seja suportado numa pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto; e expor o artigo a tratamento por gás durante um período de tempo e em condições tais, de proporcionar um tratamento de superfície praticamente uniforme ao referido artigo. O gás de tratamento preferido é um gás ionizado, isto é, um plasma, que de preferência é capaz de alterar a superfície do artigo de modo a aumentar a hidrofilicidade e/ou a biocompatibilidade. A descrição anterior irá permitir que um especialista da técnica ponha em prática o presente invento. O presente invento foi descrito em pormenor, fazendo-se referência a determinados modelos de realização preferidos, de modo a permitir que o leitor ponha em prática o presente invento sem experimentação indevida. No entanto, um especialista na técnica irá prontamente reconhecer que diversos componentes e parâmetros podem ser alterados ou modificados numa determinada extensão sem se sair do âmbito do presente invento. Por outro lado, títulos, cabeçalhos, etc., são proporcionados para melhorar a compreensão deste documento por parte do leitor, e não devem ser considerados como limitativos do âmbito do presente invento.
Lisboa, 28 de Setembro de 2000
JORGE CRUZ
Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (22)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de fixação para suportar uniforme e eficientemente uma lente oftálmica a ser tratada num gás de plasma, o qual compreende uma estrutura de suporte que proporciona uma pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto para a lente oftálmica a ser tratada, em que a referida estrutura de suporte compreende: (a) uma estrutura de suporte periférica que define uma abertura interior através da mesma; e (b) pelo menos um membro de suporte fixado à referida estrutura e que se estende para o interior a partir da referida estrutura, e em que a referida pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto é suficiente para suportar a referida lente oftálmica a ser tratada, não bloqueando o contacto entre a referida lente oftálmica e o gás de plasma o suficiente para evitar o tratamento praticamente uniforme da referida lente oftálmica com o referido gás de plasma.
  2. 2. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto é de pelo menos três.
  3. 3. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto é quatro ,
  4. 4. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida estrutura de suporte é formada a partir de arame.
  5. 5. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em -2- que os referidos locais de suporte de pontos por contacto são separados entre si de uma distância praticamente uniforme.
  6. 6. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que o referido artigo é uma lente de contacto.
  7. 7. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida estrutura de suporte periférica estende-se para lá da aresta da referida lente oftálmica, quando a referida lente oftálmica é posicionado sobre o referido membro de suporte e fica praticamente centrada dentro da referida estrutura.
  8. 8. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que o referido membro de suporte é um arame ou um fio polimérico.
  9. 9. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida estrutura de suporte compreende: (a) uma primeira estrutura de suporte que define dois locais em extremidades opostas à referida estrutura, e (b) um segundo membro de suporte fixado em dois locais diferentes em extremidades opostas em relação à referida estrutura.
  10. 10. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 9, em que os referidos primeiro e segundo membros se cruzam substancialmente no centro da referida estrutura.
  11. 11. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 9, em que os referidos primeiro e segundo membros não se cruzam.
  12. 12. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 9, em que os referidos primeiro e segundo membros de suporte são arames ou fios poliméricos praticamente rectilíneos que são essencialmente perpendiculares entre si.
  13. 13. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida estrutura de suporte é formada a partir de material não-ferromagnético.
  14. 14. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 13, em que o referido material não-ferromagnético é seleccionado dentro do grupo que consiste em quartzo, cabo óptico, e fio polimérico fino.
  15. 15. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 14, em que o referido material não-ferromagnético é um cabo óptico.
  16. 16. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 14, em que o referido material não-ferromagnético é um fio polimérico fino.
  17. 17. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que o referido dispositivo de fixação bloqueia menos do que cerca de um por cento da superfície suportada da referida lente oftálmica.
  18. 18. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que o referido dispositivo de fixação bloqueia menos do que cerca de 0,1 por cento da superfície suportada da referida lente oftálmica.
  19. 19. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que a referida pluralidade de pontos de contacto é de pelo menos três e em que a -4- referida estrutura de suporte compreende: (a) uma estrutura; (b) um primeiro arame não-ferromagnético fixado à referida estrutura; e (c) um segundo arame não-ferromagnético fixado à referida estrutura ou ao referido primeiro arame, de modo que o referido primeiro arame cruza o referido segundo arame.
  20. 20. Método para tratar uniforme e eficientemente uma lente oftálmica num gás de plasma, o qual compreende as etapas de: (a) proporcionar uma lente oftálmica a ser tratada; (b) proporcionar uma estrutura de suporte para a referida lente oftálmica; (c) colocar a referida lente oftálmica sobre a referida estrutura de suporte, de modo que a referida lente oftálmica seja suportado sobre uma pluralidade de locais de suporte por pontos de contacto; (d) expor a referida lente oftálmica a um gás de tratamento durante um período de tempo e em condições tais, de modo a proporcionar um tratamento de superfície praticamente uniforme à referida lente oftálmica.
  21. 21. Método de acordo com a reivindicação 20, em que a referida lente oftálmica é uma lente de contacto.
  22. 22. Método de acordo com a reivindicação 20, em que o referido método produz um revestimento polimérico na referida lente oftálmica.
    JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA Lisboa, 28 de Setembro de 2000
PT96810519T 1995-08-16 1996-08-07 Metodo e aparelho para tratamento gasoso PT758687E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/515,633 US5874127A (en) 1995-08-16 1995-08-16 Method and apparatus for gaseous treatment

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT758687E true PT758687E (pt) 2000-12-29

Family

ID=24052135

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96810519T PT758687E (pt) 1995-08-16 1996-08-07 Metodo e aparelho para tratamento gasoso

Country Status (23)

Country Link
US (1) US5874127A (pt)
EP (1) EP0758687B1 (pt)
JP (1) JPH09117713A (pt)
CN (1) CN1149085A (pt)
AR (1) AR003294A1 (pt)
AT (1) ATE194667T1 (pt)
AU (1) AU717460B2 (pt)
BR (1) BR9603442A (pt)
CA (1) CA2183310C (pt)
CZ (1) CZ240396A3 (pt)
DE (1) DE69609265T2 (pt)
DK (1) DK0758687T3 (pt)
ES (1) ES2148717T3 (pt)
GR (1) GR3034336T3 (pt)
HU (1) HUP9602243A3 (pt)
IL (1) IL119038A (pt)
NO (1) NO310763B1 (pt)
NZ (1) NZ299168A (pt)
PL (1) PL315701A1 (pt)
PT (1) PT758687E (pt)
SG (1) SG47169A1 (pt)
TW (1) TW345622B (pt)
ZA (1) ZA966923B (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8039026B1 (en) 1997-07-28 2011-10-18 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc Methods for treating skin pigmentation
US6500481B1 (en) 1998-06-11 2002-12-31 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Biomedical devices with amid-containing coatings
US6750229B2 (en) 1998-07-06 2004-06-15 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Methods for treating skin pigmentation
US8106094B2 (en) 1998-07-06 2012-01-31 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Compositions and methods for treating skin conditions
US8093293B2 (en) 1998-07-06 2012-01-10 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Methods for treating skin conditions
US6149985A (en) * 1999-07-07 2000-11-21 Eastman Kodak Company High-efficiency plasma treatment of imaging supports
US7985404B1 (en) 1999-07-27 2011-07-26 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Reducing hair growth, hair follicle and hair shaft size and hair pigmentation
US6638451B1 (en) * 1999-08-31 2003-10-28 Novartis Ag Plastic casting molds
US6478423B1 (en) 1999-10-12 2002-11-12 Johnson & Johnson Vison Care, Inc. Contact lens coating selection and manufacturing process
US6581761B1 (en) 1999-11-02 2003-06-24 Bausch & Lomb Incorporated Mesh tray assembly
US6543984B1 (en) 2000-03-31 2003-04-08 Bausch & Lomb Incorporated Lens transfer method and devices
US6603121B2 (en) 2000-05-19 2003-08-05 Eastman Kodak Company High-efficiency plasma treatment of paper
US6881269B2 (en) * 2000-08-17 2005-04-19 Novartis Ag Lens plasma coating system
US6610350B2 (en) * 2000-10-05 2003-08-26 Menicon Co., Ltd. Method of modifying ophthalmic lens surface by plasma generated at atmospheric pressure
US8431550B2 (en) 2000-10-27 2013-04-30 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Topical anti-cancer compositions and methods of use thereof
US7192615B2 (en) 2001-02-28 2007-03-20 J&J Consumer Companies, Inc. Compositions containing legume products
ATE526135T1 (de) * 2001-03-26 2011-10-15 Novartis Ag Giessform und verfahren zur herstellung von opthalmischen linsen
EP1395418B1 (en) * 2001-05-23 2005-11-23 Novartis AG Basket for holding an ophtalmic lens
US7250197B2 (en) * 2003-08-25 2007-07-31 Bausch & Lomb Incorporated Plasma treatment of contact lens and IOL
KR101196197B1 (ko) * 2004-01-20 2012-11-02 주성엔지니어링(주) 기판 지지부재, 이를 포함하는 증착 장치 및 이를 이용한기판의 이송 방법
US7771538B2 (en) * 2004-01-20 2010-08-10 Jusung Engineering Co., Ltd. Substrate supporting means having wire and apparatus using the same
WO2006117595A1 (es) * 2005-05-04 2006-11-09 Cid, Centro De Investigacion Y Desarrollo Tecnologico, S.A. De C.V. Rueda decorada con una cubierta permanente estilizada y procedimiento para fabricar la misma
US7828432B2 (en) * 2007-05-25 2010-11-09 Synergeyes, Inc. Hybrid contact lenses prepared with expansion controlled polymeric materials
US8163358B2 (en) * 2009-02-18 2012-04-24 Synergeyes, Inc. Surface modification of contact lenses
KR101889246B1 (ko) 2010-07-30 2018-08-16 노파르티스 아게 수분이 풍부한 표면을 갖는 실리콘 히드로겔 렌즈
EP2646229B1 (en) 2010-12-01 2014-09-17 Novartis AG Atmospheric plasma coating for ophthalmic devices
US9005700B2 (en) 2011-10-12 2015-04-14 Novartis Ag Method for making UV-absorbing ophthalmic lenses
US9358735B2 (en) 2011-11-29 2016-06-07 Novartis Ag Method of treating a lens forming surface of at least one mold half of a mold for molding ophthalmic lenses
US10338408B2 (en) 2012-12-17 2019-07-02 Novartis Ag Method for making improved UV-absorbing ophthalmic lenses
SG11201603699SA (en) 2013-12-17 2016-07-28 Novartis Ag A silicone hydrogel lens with a crosslinked hydrophilic coating
WO2016032926A1 (en) 2014-08-26 2016-03-03 Novartis Ag Method for applying stable coating on silicone hydrogel contact lenses
CN104532203B (zh) * 2014-11-12 2017-06-06 中国工程物理研究院化工材料研究所 一种支撑架
CN108369291B (zh) 2015-12-15 2021-07-20 爱尔康公司 用于将稳定的涂层施加在硅酮水凝胶接触镜片上的方法
HUE057348T2 (hu) 2017-12-13 2022-05-28 Alcon Inc Eljárás MPS-kompatibilis hidrogradiens kontaktlencsék elõállítására
EP4238748A1 (en) * 2022-03-02 2023-09-06 Carl Zeiss Vision International GmbH Method and lens holder for tinting a spectacle lens

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE338307C (de) * 1921-06-15 Georg Sippel Stativ
US2936222A (en) * 1958-02-05 1960-05-10 Rollin E Stevens Covered wire triangles for heating crucibles in chemical analysis
US4032440A (en) * 1975-11-18 1977-06-28 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Interior Semipermeable membrane
US4137550A (en) * 1977-11-18 1979-01-30 Rca Corporation Video disc with a dielectric layer formed from acetylene and nitrogen
US4312575A (en) * 1979-09-18 1982-01-26 Peyman Gholam A Soft corneal contact lens with tightly cross-linked polymer coating and method of making same
DE3207228A1 (de) * 1982-03-01 1983-09-08 Leybold-Heraeus GmbH, 5000 Köln Vorrichtung zur halterung von stativmaterialien
US4692347A (en) * 1983-07-07 1987-09-08 The Curators Of The University Of Missouri Method of interiorly coating tubing
US4503133A (en) * 1983-12-22 1985-03-05 Union Carbide Corporation Leak resistant galvanic cell and process for the production thereof
US4501805A (en) * 1983-12-22 1985-02-26 Union Carbide Corporation Galvanic cell having a saturated fluorocarbon plasma-treated sealing gasket
JPS60163901A (ja) * 1984-02-04 1985-08-26 Japan Synthetic Rubber Co Ltd プラズマ重合処理方法
US4749457A (en) * 1984-02-21 1988-06-07 The Curators Of The University Of Missouri Precipitation of colloidal materials from aqueous systems by electrochemical release of metallic flocculating agents and dynamic bimetallic cell for use therein
US4994298A (en) * 1988-06-07 1991-02-19 Biogold Inc. Method of making a biocompatible prosthesis
US5176938A (en) * 1988-11-23 1993-01-05 Plasmacarb Inc. Process for surface treatment of pulverulent material
US4948485A (en) * 1988-11-23 1990-08-14 Plasmacarb Inc. Cascade arc plasma torch and a process for plasma polymerization
US4981713A (en) * 1990-02-14 1991-01-01 E. I. Du Pont De Nemours And Company Low temperature plasma technology for corrosion protection of steel
US4980196A (en) * 1990-02-14 1990-12-25 E. I. Du Pont De Nemours And Company Method of coating steel substrate using low temperature plasma processes and priming
US5267390A (en) * 1991-04-15 1993-12-07 Yang Duck J Organic vapor deposition process for corrosion protection of prestamped metal substrates
US5270082A (en) * 1991-04-15 1993-12-14 Lin Tyau Jeen Organic vapor deposition process for corrosion protection of metal substrates
US5182000A (en) * 1991-11-12 1993-01-26 E. I. Du Pont De Nemours And Company Method of coating metal using low temperature plasma and electrodeposition
JP2513976B2 (ja) * 1991-12-13 1996-07-10 エイ・ティ・アンド・ティ・コーポレーション 複数の球状部品の被覆方法
DE4232902C2 (de) * 1992-09-30 2001-06-28 Leybold Ag Substrathalter
US5278384A (en) * 1992-12-03 1994-01-11 Plasmacarb Inc. Apparatus and process for the treatment of powder particles for modifying the surface properties of the individual particles

Also Published As

Publication number Publication date
AU6200496A (en) 1997-02-20
CN1149085A (zh) 1997-05-07
EP0758687B1 (en) 2000-07-12
TW345622B (en) 1998-11-21
GR3034336T3 (en) 2000-12-29
HUP9602243A3 (en) 1997-12-29
IL119038A (en) 2000-11-21
DE69609265T2 (de) 2000-12-14
IL119038A0 (en) 1996-11-14
SG47169A1 (en) 1998-03-20
HUP9602243A2 (en) 1997-05-28
AU717460B2 (en) 2000-03-30
ES2148717T3 (es) 2000-10-16
AR003294A1 (es) 1998-07-08
MX9603436A (es) 1997-07-31
NO963416L (no) 1997-02-17
EP0758687A1 (en) 1997-02-19
JPH09117713A (ja) 1997-05-06
DE69609265D1 (de) 2000-08-17
CA2183310A1 (en) 1997-02-17
NO310763B1 (no) 2001-08-27
BR9603442A (pt) 1998-05-12
PL315701A1 (en) 1997-02-17
NO963416D0 (no) 1996-08-15
NZ299168A (en) 1998-12-23
HU9602243D0 (en) 1996-10-28
US5874127A (en) 1999-02-23
DK0758687T3 (da) 2000-10-23
CA2183310C (en) 2008-03-18
CZ240396A3 (en) 1997-07-16
ATE194667T1 (de) 2000-07-15
ZA966923B (en) 1997-02-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT758687E (pt) Metodo e aparelho para tratamento gasoso
US6610350B2 (en) Method of modifying ophthalmic lens surface by plasma generated at atmospheric pressure
Quigley et al. Chronic glaucoma selectively damages large optic nerve fibers.
US4122942A (en) Hydrophilic contact lens case
US7250197B2 (en) Plasma treatment of contact lens and IOL
Castillo et al. Characterization of protein adsorption on soft contact lenses: IV. Comparison of in vivo spoilage with the in vitro adsorption of tear proteins
CA2223552A1 (en) Virus inactivating coatings
BR0011604A (pt) Método para tratar a superfìcie de um dispositivo médico de silicone.
US5171267A (en) Surface-modified self-passivating intraocular lenses
BR9600792A (pt) Material de terminal de uma base têxtil fio híbrido processo para produção de um material de terminal processo para produção de um fio híbrido e utilização
DE69331605T2 (de) Verwendung von phenserin zur herstellung von medikamenten zur behandlung von kognitiven störungen
IT1266276B1 (it) Tavolo porta-paziente per l'effettuazione di esami medici.
PT70191A (en) Process for preparing phenylalkylaminoethylsalicylamide
DE3889871T2 (de) Verfahren zur Herstellung von hochreinem 2,2-Bis(4-hydroxyphenyl)propan.
ATE159683T1 (de) Intraokulare linsen, halterungsansätze und herstellen von denselben
BR9306808A (pt) Processo e aparelhagem para formação de um feixe de filamentos a partir de uma solução de fiação
CA2104242A1 (en) Process for Producing Organosiloxanes
KR970018347A (ko) 기판 및 마스크 고정장치
DE69025260D1 (de) Silikonpolymere, Copolymere und Blockcopolymere und Verfahren zu deren Herstellung
EP0339502A3 (en) Process for modifying cellulosic membrances for the improvement of their biocompatibility, and apparatus for carrying out the process
MXPA96003436A (en) Method and apparatus for gase treatment
JP2003529469A (ja) レンズ移動方法およびデバイス
Koziol et al. Evaluation of a new silicone-methane polymer contact lens
JPH0211064Y2 (pt)
HU903990D0 (en) Process for producing 2-amino-1,2,3,4-tetrahydro-naphthalene derivatives and containing them pharmaceutical preparatives