PT756295E - Dispositivo de proteccao para transformadores electricos - Google Patents
Dispositivo de proteccao para transformadores electricos Download PDFInfo
- Publication number
- PT756295E PT756295E PT96420246T PT96420246T PT756295E PT 756295 E PT756295 E PT 756295E PT 96420246 T PT96420246 T PT 96420246T PT 96420246 T PT96420246 T PT 96420246T PT 756295 E PT756295 E PT 756295E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- magnet
- protective device
- dip tube
- tube
- transparent
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F27/00—Details of transformers or inductances, in general
- H01F27/40—Structural association with built-in electric component, e.g. fuse
- H01F27/402—Association of measuring or protective means
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01H—ELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
- H01H33/00—High-tension or heavy-current switches with arc-extinguishing or arc-preventing means
- H01H33/02—Details
- H01H33/53—Cases; Reservoirs, tanks, piping or valves, for arc-extinguishing fluid; Accessories therefor, e.g. safety arrangements, pressure relief devices
- H01H33/55—Oil reservoirs or tanks; Lowering means therefor
- H01H33/555—Protective arrangements responsive to abnormal fluid pressure, liquid level or liquid displacement, e.g. Buchholz relays
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F27/00—Details of transformers or inductances, in general
- H01F27/40—Structural association with built-in electric component, e.g. fuse
- H01F27/402—Association of measuring or protective means
- H01F2027/406—Temperature sensor or protection
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01H—ELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
- H01H36/00—Switches actuated by change of magnetic field or of electric field, e.g. by change of relative position of magnet and switch, by shielding
- H01H36/02—Switches actuated by change of magnetic field or of electric field, e.g. by change of relative position of magnet and switch, by shielding actuated by movement of a float carrying a magnet
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Power Engineering (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Fluid Mechanics (AREA)
- Level Indicators Using A Float (AREA)
- Measurement Of Levels Of Liquids Or Fluent Solid Materials (AREA)
- Housings And Mounting Of Transformers (AREA)
Description
Descrição kiDispositivo de protecção para transformadores eléctricos” A presente invenção diz respeito a dispositivos de protecção para transformadores eléctricos ou indutâncias de potência.
Os transformadores eléctricos ou indutâncias de potência encontram-se geralmente encerrados num cárter hermético e mergulhados num dieléctrico líquido. O cárter hermético encontra-se munido de um orifício superior de adaptação, que permite o enchimento do cárter com o dieléctrico liquido e que permite a adaptação de um dispositivo de protecção. O dispositivo de protecção deve fornecer informações de tipo alarme em caso de baixa de nivel do dieléctrico liquido no cárter, em caso de pressão demasiadamente importante no interior do cárter, ou em caso de elevação anormal da temperatura do dieléctrico líquido.
Além disso, é útil poder visualizar uma ligeira baixa de nível do dieléctrico líquido, ao conhecer simultaneamente a temperatura deste último, a fim de facilitar as tarefas de prevenção antes do alarme e a manutenção após o alarme.
Pode-se ser tentado a conceber um dispositivo de protecção electrómco, que comporta uma série de sensores e de circuitos de tratamento dos sinais produzidos por esses sensores, podendo a visualização das medidas assim efectuadas ser então asseguradas por um dispositivo de visualização separado e orientável à vontade. Uma tal solução necessita, no entanto, de prever uma alimentação eléctrica auxiliar dos circuitos de tratamento dos sinais, o que, no caso de um dispositivo de protecção, pode levar a falhas que prejudicam a viabilidade da protecção. Por exemplo, uma falha da alimentação deixaria de permitir que o dispositivo produzisse ?
um alarme ou um sinal de corte em caso de supressão ou de elevação anormal de temperatura no dieléctrico líquido. 0 documento US 4 192 174 A descreve um dispositivo de protecção para transformador, que compreende uma base conformada de modo a ser fixada no cárter do transformador em tomo de um orifício superior de adaptação, com um tubo mergulhante com a extremidade inferior fechada e a extremidade superior solidária com a base, com um túnel para a passagem do dieléctrico líquido e a sua penetração em dois tubos superiores transparentes ligados ao túnel e contendo flutuadores que deslizam nos tubos. Um dos flutuadores leva um iman. Um detector sensível ao campo magnético encontra-se alojado no exterior e na extremidade inferior de um dos tubos transparentes para detectar o nivel de dieléctrico líquido. Uma caixa, que contém os circuitos eléctricos, encontra-se colocada lateralmente ao lado dos tubos transparentes e encontra-se ligada por um tubo intermediário ao tubo mergulhante que contém um sensor de temperatura. O sensor de pressão, alojado na caixa, encontra-se ligado por um tubo ao espaço interior de um dos tubos transparentes, para medir pressão no interior do cárter. A caixa oculta a visão dos flutuadores ao longo de uma parte da periferia dos tubos transparentes. O problema proposto pela presente invenção é conceber um novo dispositivo de protecção que seja simultaneamente autónomo, fiável e robusto, que permita fornecer uma indicação visual directa acessível em 360° do nível de dieléctrico líquido, uma informação de ultrapassagem de limiar de pressão, uma informação de ultrapassagem de limiar de temperatura e uma informação de baixa excessiva do nível de dieléctrico líquido abaixo de um limiar de nível. O dispositivo deve igualmente ter um custo reduzido e um volume reduzido.
Para atingir esses objectos assim como outros, um dispositivo de protecção de acordo com invenção, adaptado para a protecção de um transformador ou de uma indutância com dieléctrico líquido encerrado num cárter hermético munido de um orifício superior de adaptação, compreende os elementos seguintes: - um tubo mergulhante com a extremidade inferior fechada, - uma base configurada para ser fixada no cater em tomo do orifício superior de adaptação, com um túnel central para a passagem do dieléctrico líquido, - uma caixa superior, adaptada para receber de maneira estanque e para manter a porção superior aberta do tubo mergulhante, - uma parte intermediária tubular transparente, que deixa aparecer em toda a sua periferia os elementos que ela contém e ligada de maneira estanque à periferia da base e à caixa superior, - um flutuador anular que suporta pelo menos um íman, montado de maneira deslizante em tomo do tubo mergulhante no interior da parte intermediária tubular transparente, - pelo menos um detector com lâmina flexível sensível ao campo magnético do ou dos ímans, alojado no tubo mergulhante em posição fixa intermediária na parte intermediária tubular transparente, realizando um contacto eléctrico seco de comutação quando o flutuador atinge um nível pré-determinado, encontrando-se o contacto eléctrico seco ligado a terminais de saida de nível na caixa superior, - pelo menos um sensor de temperatura de limiar, cujo o bolbo de extremidade se encontra ligado na extremidade inferior do tubo mergulhante e que realiza o contacto eléctrico seco de comutação quando a temperatura detectada atinge um limiar pré-determinado de temperatura, encontrando-se o contacto
eléctnco seco ligado a terminais de saída de temperatura na caixa superior. - pelo menos um sensor de pressão de limiar, alojado na caixa superior e ligado por uma passagem de parede inferior de caixa superior ao espaço interior da parte intermediária tubular transparente, para captar a pressão no interior do cárter e para realizar um contacto eléctrico seco de comutação quando a referida pressão atinge um nível pré-determinado, encontrando-se o contacto eléctrico seco ligado a terminais de saída de pressão na caixa superior, - um tubo de enchimento, obturado por um tampão amovível, e ligado à parte intermediária tubular transparente.
Uma dificuldade reside no facto de os detectores com lâmina flexível serem sensíveis aos campos magnéticos parasitas, de modo que podem produzir-se comutações intempestivas no caso de sobreintensidade transitória no transformador a proteger.
Assim, mdependentemente da presença dos sensores de temperatura e de pressão, e dos meios de enchimento, a invenção procura assegurar a compatibilidade electromagnética do dispositivo.
Para isso, de acordo com um modo de realização, as posições longitudinais do detector no tubo mergulhante e do íman no flutuador anular são escolhidas de modo que, quando o nível de dieléctrico líquido for superior ao referido nível pré--determinado, o detector se encontra na zona de campo magnético máximo criada pelo íman e encontra-se em posição de trabalho, e quando o nível de dieléctrico líquido é inferior ao referido nível pré-determinado, o detector encontra-se desviado da zona de campo magnético máximo criado pelo íman e encontra-se em posição de repouso.
Em alternativa ou como complemento, o flutuador anular comporta ainda um tubo coaxial em ferro temperado, que mergulha para baixo do íman, e que forma uma gaiola que protege o detector com lâmina flexível contra os campos magnéticos transitórios produzidos pelo transformador ou pela indutância.
De acordo com um modo de realização vantajoso, o íman é um anel anular de ferrite.
De preferência, o íman encontra-se mergulhado na zona inferior do flutuador anular. Melhora-se assim o equilíbrio do flutuador.
De acordo com um modo de realização vantajoso, a base é uma peça tubular, munida de uma coroa periférica inferior conformada por modo a ficar apoiada em e em tomo do orifício superior de adaptação do cárter, e munida de uma coroa periférica superior que recebe o bordo inferior da parte intermediária tubular transparente.
Neste modo de realização, o diâmetro da coroa periférica superior e da parte intermediária tubular transparente pode vantajosamente ser maior que o do orifício superior do cárter, de modo que a parte intermediária tubular transparente pode ter um volume superior para uma altura dada, ou pode ter uma altura inferior para um volume dado. E assim possível reduzir o espaço ocupado em altura pelo dispositivo, ao mesmo tempo que se conserva um volume interior suficiente para apreciar as variações de volume do dielectrico líquido em curso de funcionamento.
Outro objectos, características e vantagens da presente invenção salientar-se--ão da descrição seguinte de modos de realização particulares, feita em relação com as figuras anexas, entre as quais: a figura 1 é uma vista de lado em corte diametral de um dispositivo de 6- 7<" '/ protecção segundo um modo de realização da presente invenção, - a figura 2 é uma vista de baixo em corte segundo o plano A-A da figura 1; - a figura 3 é uma vista de baixo da base do dispositivo da figura 1; - a figura 4 é uma vista de lado em corte diametral de um dispositivo de protecção segundo um outro modo de realização da presente invenção, em posição de nível normal de dieléctrico líquido; - a figura 5 é uma vista de lado em corte diametral do dispositivo da figura 4, em posição de nível insuficiente de dieléctrico líquido; - a figura 6 é uma vista de lado parcial em corte de um flutuador e de um detector de nível, em posição de nível normal de dieléctrico líquido; e - a figura 7 é uma vista de lado do conjunto da figura 6, em posição de nível insuficiente de dieléctrico líquido.
Nos modos de realização ilustrados nas figuras, o dispositivo de protecção de acordo com a invenção compreende um tubo mergulhante 1 cuja extremidade inferior 2 fechada se encontra adaptada para penetrar num orifício superior de adaptação 7 previsto no cárter 6 de um transformador ou de uma indutância a proteger. O tubo mergulhante 1 prolonga-se por baixo de uma base 3 conformada para ser fixada no cárter 6 em tomo do referido orifício superior de adaptação 7. A base 3 é uma peça tubular, que compreende um túnel central 4 para a passagem e a manutenção do tubo mergulhante 1, e orifícios periféricos 5 para a passagem do dieléctrico líquido contido no cárter 6. A base 3 encontra-se munida de uma coroa periférica inferior 8 conformada de modo a ficar apoiada no e em tomo do orifício superior de adaptação 7 do cárter 6, ao qual ela fica retida por elementos de fixação tais como patas de fixação 9 apertadas por cavilhas 10. Uma junta extanquidade 7
pode encontrar-se vantajosamente alojada numa garganta anular 11 prevista na base inferior da coroa periférica inferior 8. A base 3 compreende além disso uma coroa periférica superior 12, com um diâmetro maior que a coroa periférica inferior 8 e maior que o diâmetro do orifício superior de adaptação 7 do cárter 6. O dispositivo de protecção comporta além disso uma caixa superior 15, de preferência de material transparente, cuja parede inferior 19 se encontra adaptada para receber de maneira estanque e para manter a porção superior 16 aberta do tubo mergulhante 1.
Entre a caixa superior 15 e a base 3, o dispositivo de protecção compreende uma parte intermediária tubular transparente 17, que deixa aparecer ao longo de toda a sua periferia os elementos que ela contém. A parte intermediária tubular transparente 17 encontra-se ligada de maneira estanque à periferia da base 3. O diâmetro da parte intermediária tubular transparente 17 é maior que o do orifício superior de adaptação 7 do cárter 6. A parte intermediária tubular transparente 17 encontra-se igualmente ligada de maneira estanque à caixa superior 15. Nos modos de realização representados, a estanqueidade é assegurada pelo facto de a porção inferior 151 da caixa superior 15 e a parte intermediária tubular transparente 17 serem formadas por um conjunto monobloco. A parede inferior 19 da caixa superior 15 forma uma parede intermediária que assegura a estanqueidade entre o espaço interior da caixa superior 15 e o espaço interior da parte intermediária tubular transparente 17.
Um tubo de enchimento 20, fechado por um tampão superior 21 amovível, encontra-se ligado à extremidade superior da parte intermediária tubular
transparente 17. O tubo de enchimento 20 permite assim o enchimento do cárter 6 com o dieléctrico liquido. O tampão 21 pode vantajosamente encontrar-se equipado com uma válvula de tipo purgador 30, que permite a recolha eventual de gás.
Um flutuador anular 22, que comporta pelo menos um íman 23, encontra-se montado com deslizamento em tomo do tubo mergulhante 1 no interior da parte intermediária tubular transparente 17. O flutuador 22 é suportado pelo dieléctrico líquido contido no cárter 6, sendo o nível crítico do dieléctrico líquido escolhido de modo que o flutuador 22 fique em posição intermediária na parte intermediária transparente 17. Em posição normal, o flutuador 22 encontra-se plaqueado por baixo da parede inferior 19 da caixa superior 15.
Um detector 45 com làmma flexível sensível ao campo magnético do íman 23 encontra-se alojado no tubo mergulhante I em posição fixa intermediária, eventualmente regulável, na parte intermediária tubular transparente 17. O detector 45 realiza um contacto eléctrico seco que comuta quando o flutuador anular 22 atinge um nível pré-determinado ao longo do tubo mergulhante 1. O contacto eléctrico seco encontra-se ligado a terminais de saida de nível numa caixa 31 da caixa superior 15.
No modo de realização ilustrado, o dispositivo de protecção compreende ainda dois sensores de temperatura com limiar 25, 26 e um sensor de temperatura continuo 27, formados, cada um deles, por um capilar com um bolbo de extremidade, encontrando-se o bolbo de extremidade correspondente ligado na extremidade interior 2 do tubo mergulhante 1. O capilar correspondente atravessa longitudinalmente o tubo mergulhante 1 e sai na caixa superior 15 até uma base 32 9 ou 33 ou 36 do sensor. Para cada sensor de temperatura de limiar 25 ou 26. a base 32 ou 33 de sensor realiza um contacto eléctrico seco que comuta quando a temperatura detectada atinge um limiar pré-determinado de temperatura. O contacto seco de temperatura encontra-se ligado a terminais de saída de temperatura respectivos 34 ou 35 na caixa superior 15. A base 36 do sensor de temperatura contínuo 27 compreende um painel de indicação de temperatura.
Os dois sensores de temperatura de limiar 25 e 26 fornecem dois contactos eléctricos secos de comutação segundo dois limiares distintos de temperatura. O dispositivo de protecçao de acordo com a invenção compreende igualmente pelo menos um sensor de pressão de limiar 28, alojado na caixa superior 15 e ligado por uma passagem de parede inferior 19 da caixa superior 15 ao espaço interior da parte intermediária tubular transparente 17, para captar a pressão interior do cárter 6. O sensor de pressão de limiar 28 encontra-se adaptado para realizar um contacto seco que comuta quando a referida pressão atinge um nível pré--determinado. O contacto eléctrico seco de pressão encontra-se ligado a terminais de saída de pressão no terminal 31 da caixa superior 15. O tubo mergulhante 1 encontra-se solidário pela sua extremidade superior 16 com a parede inferior 19 da caixa superior 15, de maneira estanque.
No modo de realização ilustrado na figura I, a caixa superior 15 comporta uma porção inferior 151 que forma, com a parte intermediária tubular transparente 17, um conjunto monobloco. A porção inferior 151 encontra-se aberta para cima, e a sua abertura é fechada por uma porção superior 152 amovível que forma a tampa. A caixa superior 15 é vantajosamente transparente. Os sensores de pressão de limiar 28 e de temperatura de limiar 25 e 26 são reguláveis por elementos de 10 regulação com posição visualmente observável, cuja posição pode assim ser vista do exterior através da parede da caixa superior 15.
No modo de realização das figuras 1 a 3, o tubo mergulhante 1 participa na ligação mecânica entre as etapas sucessivas do dispositivo. A coroa periférica superior 12 comporta, na sua face superior, uma garganta anular concêntrica 13 que recebe uma junta de estanqueidade 14. O bordo inferior 18 da parte intermediária tubular transparente 17 vem fixar-se na garganta anular concêntrica 13 da coroa periférica superior 12 e comprime ajunta de estanqueidade 14. O tubo mergulhante 1 leva na sua extremidade inferior 2 um anel exterior fíletado que permite a adaptação de uma porca de aperto 29. O aperto da porca 29, que vem dirigir contra a parte da base 3 que rodeia o túnel central 4, assegura o aperto axial da base 3 com a parte intermediária tubular transparente 17 e a caixa superior 15.
Neste mesmo modo de realização das figuras 1 a 3, a protecçâo do detector de nível contra os campos magnéticos transitórios produzidos pelo transformador ou pela indutância a proteger é assegurada por uma gaiola protectora. Para isso, o flutuador anular 22 leva ainda um tubo coaxial 24 de ferro temperado, que prolonga para baixo o íman 23 tal como ilustrado na figura 1.
No modo de realização das figuras 4 e 5, a ligação mecânica entre a base 3 e a parte intermediária tubular transparente 17 é assegurada por parafusos de aperto 50 distribuídos segundo a periferia e que asseguram o aperto axial estanque, com junta de estanqueidade, entre a coroa periférica superior 12 da base 3 e uma coroa periférica inferior 51 correspondente da pane intermediária tubular transparente 17.
Neste mesmo modo de realização das figuras 4 a 7, a protecçâo de detector de nível contra os campos magnético transitórios produzidos pelo transformador ou v
pela indutância a proteger é assegurada prevendo posições longitudinais particulares do detector 45 no tubo mergulhante 1 e do íman 23 no flutuador anular 22. Para isso, estas posições longitudinais relativas são escolhidas de modo que, quando o nível de dielétnco liquido for superior ao nível pré-determinado que provoca a comutação do detector, como se ilustra na figura 4, o flutuador 22 encontra-se na zona superior da parte intermediária tubular transparente 17, e o detector 45 encontra-se na zona de campo magnético máximo criada pelo íman 23, encontrando-se então o detector 45 na posição de trabalho, ou seja na posição na qual o campo magnético produz a aproximação dos contactos eléctricos respectn os. Pelo contrário, tal como se ilustra na figura 5, quando o nível de dieléctnco líquido for inferior ao nível pré-determinado que produz a comutação do detector, baixa-se o flutuador anular 22 para a zona intermediária ou para a zona inferior na parte intermediária tubular transparente 17, de modo que o íman 23 se afasta do detector 45; o detector 45 situa-se então desviado da zona de campo magnético máximo criada pelo íman 23, e encontra-se no estado de repouso, ou seja no estado no qual as lâminas de contacto do detector 45 deixam de ser solicitadas suficientemente para serem deslocadas pelo campo magnético produzido pelo íman 23.
De salientar que, nas figuras, o íman 23 é um anel anular de ferrite, e encontra-se mergulhado na zona mfenor do flutuador anular 22.
Compreende-se que, nas posições de funcionamento normal, ou seja quando o nível de dieléctrico liquido é suficiente tal como ilustrado na figura 4, o detector 45 encontra-se submetido a um campo magnético de intensidade elevada criado pelo íman 23, de modo que qualquer indução parasita gerada por uma corrente que atravessa o transformador ou a indutância a proteger não tem qualquer acçào 12 12
sensível sobre o estado eléctrico do detector 45. Não há pois qualquer risco de comutação intempestiva do detector 45 e realiza-se a compatibilidade elecíromagnética com o ambiente.
Na figura 6, representou-se o estado do detector 45 na posição de funcionamento normal : sob a acçao do campo magnético de intensidade importante produzido pelo íman 23 que se encontra então na proximidade, uma lâmina magnetizável fixa 52 atrai uma lâmina de contacto flexível 53, que produz um contacto de trabalho.
Pelo contrário, na figura 7, o íman 23 afasta-se para baixo seguindo o flutuador 22 e o nível do dieléctrico líquido, de modo que a lâmina flexível 53 se desvia da lâmina magnetizável fixa 52 e entra em contacto com uma segunda lâmina fixa 54, produzindo um contacto de repouso. A presente invenção não se limita aos modos de realização que foram descritos exphcitamente, mas ela inclui as diversas variantes e generalizações contidas no domínio das reivindicações anexas.
Lisboa, 5 de Setembro de 2000
Claims (11)
- Reivindicações 1. Dispositivo de protecçào, para transformador ou indutância com dieléctrico líquido encerrado num cárter (6) hermético munido de um orifício superior de adaptação (7), que compreende : - um tubo mergulhante (1) com a extremidade inferior (2) fechada, - uma base (3) conformada para ser fixada no cater (6) em tomo do orifício superior de adaptação (7), com um túnel central (4) para a passagem do dieléctrico líquido e do tubo mergulhante (1), - uma caixa superior (15), adaptada para receber de maneira estanque e para manter a porção superior (16) aberta do tubo mergulhante (1), - entre a caixa superior (15) e a base (3), uma parte intermediária tubular transparente (17), que deixa aparecer ao longo de toda a sua periferia os elementos que ela contém, e ligada de maneira estanque à periferia da base (3) e à caixa superior (15), - um flutuador anular (22) que suporta pelo menos um íman (23), montado de maneira deslizante e.m tomo do tubo mergulhante (1) no interior da parte intermediária tubular transparente (17), - pelo menos um detector (45) com lâmina flexível sensível ao campo magnético do ou dos ímans (23), alojado no tubo mergulhante (1) em posição fixa intermediária na parte intermediária tubular transparente (17), realizando um contacto eléctrico seco de comutação quando o flutuador (22) atinge um nível pré-determinado, encontrando-se o contacto eléctrico seco ligado a terminais de saída (31) de nível na caixa superior (15). - pelo menos um sensor de temperatura de limiar (25, 26), cujo o bolbo de 2 extremidade se encontra ligado na extremidade inferior (2) do tubo mergulhante (1) e realizando um contacto eléctrico seco de comutação quando a temperatura detectada atinge um limiar pré-determinado de temperatura, encontrando-se o contacto eléctrico seco ligado a terminais de saída de temperatura (34, 35) na caixa superior (15), - pelo menos um sensor de pressão de limiar (28), alojado na caixa superior (15) e ligado por uma passagem de parede inferior (19) de caixa superior (15) ao espaço interior da parte intermediária tubular transparente (17), para captar a pressão no interior do cárter (6) e para realizar um contacto eléctrico seco de comutação quando a referida pressão atinge um nível pré-determinado, encontrando-se o contacto eléctrico seco ligado a terminais de saída de pressão (31) na caixa superior (15), - um tubo de enchimento (20), obturado por um tampão amovível (21), e ligado à parte intermediária tubular transparente (17).
- 2. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de as posições longitudinais do detector (45) no tubo mergulhante (1) do íman (23) no flutuador anular (22) serem escolhidas de modo que, quando o nível de dieléctrico líquido for superior ao referido nível pré--determinado, o detector (45) se encontra na zona de campo magnético máximo criado pelo íman (23) e se encontra em posição de trabalho, e quando o nível de dieléctrico líquido for inferior ao referido nível pré-determinado, o detector (45) está desviado da zona de campo magnético máximo criada pelo íman (23) e que se encontra em posição de repouso.
- 3. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o flutuador anular (22) suportar além disso um tubo coaxial (24) de ferro temperado, que prolonga para baixo o íman (23) e forma uma gaiola que protege o detector (45) com lâmina flexível contra os campos magnéticos transitórios produzidos pelo transformador ou pela indutância a proteger.
- 4. Dispositivo de protecção de acordo com uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo facto de o íman (23) ser um anel anular de ferrite.
- 5. Dispositivo de protecção de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo facto de o íman (23) se encontrar mergulhado na zona inferior do flutuador anular (22).
- 6. Dispositivo de protecção de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de a base (3) ser uma peça tubular, mumda de uma coroa periférica inferior (8) conformada para ficar apoiada na e em tomo do orifício superior de adaptação (7) do cárter (6), e munida de uma coroa periférica superior (12) que recebe o bordo inferior (18) da parte intermediária tubular transparente (17).
- 7. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o diâmetro da coroa periférica superior (12) da parte intermediária transparente (17) ser maior que o do orifício superior da adaptação (7) do cárter (6).
- 8. Dispositivo de protecção de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de compreender dois sensores de temperatura de limiar (25, 26) que fornecem dois contactos eléctricos secos de comutação de acordo com dois limiares distintos de temperatura.
- 9. Dispositivo de protecção de acordo com uma qualquer das 4 > reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de a caixa superior 15 comportar uma porção inferior (151) que forma, com a parte intermediária transparente (17), um conjunto monobloco, e uma parte superior (152) amovível que forma a tampa.
- 10. Dispositivo de protecção de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de: - os sensores de pressão de limiar (28) e de temperatura de limiar (25, 26) serem reguláveis por elementos de regulação com posição visualmente observável, - a caixa superior (15) ser transparente, deixando aparecer do exterior os elementos de regulação com posição observável.
- 11. Dispositivo de protecção de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de o tampão (21) se encontrar equipado com uma válvula de tipo purgador (30) que permite a recolha eventual de gás. Lisboa, 5 de Setembro de 2000Resumo “Dispositivo de protecção para transformadores eiéctricos” O dispositivo de acordo com a invenção compreende um tubo mergulhante (1) adaptado para penetrar no orifício superior de adaptação (7) de um cárter (6) de transformador ou de indutância mergulhado num dieléctrico liquido. O tubo mergulhante (1) encontra-se sustido por uma base (3) sobrepujada por uma parte intermediária tubular transparente (17) e por uma caixa superior (15). Um sensor de posição (45) com lâmina flexível, alojado no tubo mergulhante (1), é sensível à posição de um flutuador (22) que suporta pelo menos um íman (23) e que desliza no tubo mergulhante (1) na parte intermediária tubular transparente (17). Em posição normal, o íman (23) fica em tomo do detector (45) no estado de trabalho. Sensores de temperatura (25. 26, 27) encontram-se alojados na parte inferior (2) do tubo mergulhante (1). Um sensor de pressão (28) recebe a pressão no interior do cárter (6). Os sensores de pressão, de posição e de temperatura constituem contactos secos que não precisam de qualquer alimentação exterior. O dispositivo permite assim comandar o corte de alimentação de um transformador ou de uma indutância em caso de elevação anormal de temperatura ou de pressão ou de baixa do nível de
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR9509191A FR2737357B1 (fr) | 1995-07-24 | 1995-07-24 | Dispositif de protection pour transformateurs electriques |
FR9603772A FR2746555B1 (fr) | 1996-03-20 | 1996-03-20 | Dispositif de protection pour transformateurs electriques |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT756295E true PT756295E (pt) | 2000-11-30 |
Family
ID=26232126
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96420246T PT756295E (pt) | 1995-07-24 | 1996-07-22 | Dispositivo de proteccao para transformadores electricos |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0756295B1 (pt) |
DE (1) | DE69609126T2 (pt) |
ES (1) | ES2149440T3 (pt) |
PT (1) | PT756295E (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN102044377B (zh) * | 2011-01-17 | 2013-02-20 | 美的集团股份有限公司 | 一种带水位检测的浮标开关装置 |
CN104134576A (zh) * | 2014-07-16 | 2014-11-05 | 国家电网公司 | 三引脚干簧管型双路跳闸节点瓦斯继电器 |
CN110931202A (zh) * | 2019-11-08 | 2020-03-27 | 保定保菱变压器有限公司 | 一种sf6气体绝缘变压器用温度计毛细管安装结构 |
CN110926537A (zh) * | 2019-12-08 | 2020-03-27 | 山东电工电气集团智能电气有限公司 | 一种多功能油浸式变压器测量装置 |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3678232A (en) * | 1970-01-10 | 1972-07-18 | Girling Ltd | Liquid reservoirs |
AT346966B (de) * | 1976-12-07 | 1978-12-11 | Schrack Elektrizitaets Ag E | Vorrichtung zur ueberwachung von gasansammlungen in hermetisch geschlossenen behaeltern |
MX145896A (es) * | 1977-11-09 | 1982-04-19 | Fernando D Quintero Alvarez | Mejoras en indicadores para mediciones de nivel llenado y vaciado de liquidos en tanques y recipientes por sensores operados por flotador magnetico |
US4192174A (en) * | 1977-10-06 | 1980-03-11 | Automation 2000 S.A. | Transformer protective device |
US4631375A (en) * | 1984-12-05 | 1986-12-23 | Mccann's Engineering & Manufacturing Company | Delayed action liquid level sensing apparatus |
US4981039A (en) * | 1988-07-07 | 1991-01-01 | Toyoda Gosei Co., Ltd. | Liquid level gauge |
-
1996
- 1996-07-22 DE DE1996609126 patent/DE69609126T2/de not_active Expired - Lifetime
- 1996-07-22 EP EP19960420246 patent/EP0756295B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1996-07-22 ES ES96420246T patent/ES2149440T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1996-07-22 PT PT96420246T patent/PT756295E/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0756295A1 (fr) | 1997-01-29 |
EP0756295B1 (fr) | 2000-07-05 |
DE69609126T2 (de) | 2001-03-15 |
ES2149440T3 (es) | 2000-11-01 |
DE69609126D1 (de) | 2000-08-10 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US9666351B2 (en) | Device comprising a high voltage apparatus including a fluid and equipment for detecting one or more physical properties of the fluid | |
US6683535B1 (en) | Water detection system and method | |
US6149390A (en) | Sump pump system and apparatus | |
CA2240890A1 (en) | Vegetable oil based dielectric coolant | |
PT756295E (pt) | Dispositivo de proteccao para transformadores electricos | |
US4743998A (en) | Grounding system | |
US5599460A (en) | Water/glycol sensor for use in oil systems | |
US3499130A (en) | Safety device and method | |
US4192174A (en) | Transformer protective device | |
CA2545308A1 (en) | Water ingress detection system | |
ES2863363T3 (es) | Relé de protección para transformadores de distribución cerrados herméticamente | |
CN109698470A (zh) | 具有水位监测报警功能的可定位开关柜 | |
US1406196A (en) | Electric liquid-level indicator | |
GB1427207A (en) | Temperature compensated liquid metal level indicator | |
KR20050109902A (ko) | F.r.p 맨홀뚜껑에서의 감전사고 방지 장치 | |
US3164794A (en) | Oil-free compartment for transformer tank for mounting low voltage bushing | |
JP2000514554A (ja) | 設備要素内における液体の検出器および漏出を検出するための該検出器の使用 | |
JP4926532B2 (ja) | 変圧器、及びその保守方法 | |
US20190113380A1 (en) | Fluid monitoring apparatus | |
CN216846467U (zh) | 一种具有预警功能的磁翻柱液位计 | |
JPS5936896Y2 (ja) | 窒素密封式油入電気機器 | |
FR2746555A1 (fr) | Dispositif de protection pour transformateurs electriques | |
JPH0369454A (ja) | 防水ハウジングの水漏れ検出装置 | |
CN115683282A (zh) | 一种电缆沟用报警装置 | |
FR2737357A1 (fr) | Dispositif de protection pour transformateurs electriques |