PT736610E - Aco inoxidavel austenitico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizado em especial no dominio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no dominio da filetagem no torno - Google Patents

Aco inoxidavel austenitico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizado em especial no dominio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no dominio da filetagem no torno Download PDF

Info

Publication number
PT736610E
PT736610E PT96400532T PT96400532T PT736610E PT 736610 E PT736610 E PT 736610E PT 96400532 T PT96400532 T PT 96400532T PT 96400532 T PT96400532 T PT 96400532T PT 736610 E PT736610 E PT 736610E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
steel
machining
field
stainless steel
calcium
Prior art date
Application number
PT96400532T
Other languages
English (en)
Inventor
Pierre Pedarre
Pascal Terrien
Xavier Cholin
Original Assignee
Ugine Savoie Imphy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ugine Savoie Imphy filed Critical Ugine Savoie Imphy
Publication of PT736610E publication Critical patent/PT736610E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/60Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing lead, selenium, tellurium, or antimony, or more than 0.04% by weight of sulfur
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C38/00Ferrous alloys, e.g. steel alloys
    • C22C38/18Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing chromium
    • C22C38/40Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing chromium with nickel
    • C22C38/42Ferrous alloys, e.g. steel alloys containing chromium with nickel with copper

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatment Of Steel In Its Molten State (AREA)
  • Heat Treatment Of Steel (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)
  • Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Turning (AREA)
  • Gas Burners (AREA)

Description

Descrição “Aço inoxidável austenítico ressulfurado, com maquinabilidade melhorada, utilizado em especial no domínio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no domínio da filetagem no tonto” A presente invenção refere-se a um aço inoxidável austenítico ressulfurado, com maquinabilidade melhorada, utilizado em especial no domínio da maquinagem com grande velocidade de corte e no domínio da filetagem no tomo.
Para um homem do ofício, entende-se por maquinagem a velocidade muito elevada de aços inoxidáveis austeníticos, a utilização de velocidades de corte superiores a 500 mm/minuto.
As velocidades utilizáveis num aço são, por exemplo, determinadas por ensaios de torneamento com ferramentas, que incluem plaquetas de carboneto revestido, ensaios designados por Vb 15/0,15, que consistem em determinar a velocidade para a qual o desgaste em rebaixamento é igual a 0,15 mm, após 15 minutos de maquinagem. Para além desta velocidade, não pode encarar-se uma maquinagem sem risco, abaixo dela, é possível a prática industrial.
Na patente europeia N.° 403 332 é conhecido um aço austenítico ressulfurado, com maquinabilidade melhorada. Este documento descreve um processo no qual se propõe, para melhorar a maquinabilidade, introduzir, num aço com a composição geral seguinte: carbono inferior a 0,15%, silício inferior a 2%, manganês inferior a 2%, molibdénio inferior a 3%, níquel compreendido entre 7% e 12%, crómio compreendido entre 15% e 25%, uma quantidade de enxofre numa proporção compreendida entre 0,1% e 0,4%, associada a cálcio e oxigénio, com teores respectivamente superiores a 30.10 4% e 70.10^%, satisfazendo os teores de cálcio e oxigénio à relação Ca/0 compreendida entre 0,2 e 0,6.
Neste documento, o objectivo visado é a formação, com o manganês e, numa porção menor, com o crómio, de um sulfuielo de manganês e crómio (Mn, Cr)S, que gera, na forma de inclusões específicas, uma lubrificação sólida da ferramenta de corte durante as operações de maquinagem. É igualmente precisado que o enxofre tem um efeito desfavorável na resistência à corrosão e que, apesar disso, uma orientação escolhida é a introdução, num aço ressulfurado, de inclusões de óxidos de silicoaluminato de cal, a maior parte das vezes associados às inclusões de sulfiiretos.
Um tal aço austenítico tem boas propriedades de maquinabílidade no domínio das velocidades de corte convencionais, isto é, inferiores a 500 m/minuto, no torneamento. O aço compreende inclusões associadas, compostas por óxidos do tipo silicoaluminato que envolvem preferencíalmente inclusões de enxofre. Estas inclusões são maiores e mais deformáveis que as inclusões de sulfiireto sós. O efeito da lubrificação, denominada sólida, da ferramenta de corte encontra-se aí melhorado. O aço descrito no referido do documento tem no entanto um inconveniente. Com efeito, o enxofre reduz de maneira consequente as propriedades do aço, do ponto de vista da deformação a frio, com a aparição de defeitos, por exemplo no estiramento ou na trefilagem. A presente invenção tem por objectivo proporcionar um aço com maquinabílidade melhorada, que pode ser utilizado, por um lado, no domínio da maquinagem a velocidade muito elevada, com velocidades de. c.arte, em torneamento, que podem ultrapassar os 700 m/minuto e, por outro lado, no domínio da filetagem no tomo, com produtividade superiores a 30%, relativamente às obtidas com um aço inoxidável austenítico ressulfurado vulgar. A invenção tem por objecto um aço inoxidável austenítico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizável, em especial no domínio da maquinagem a grande velocidade de corte e no domínio da filetagem no tomo, tal como se define na reivindicação 1.
As características preferidas da invenção são: - o teor de enxofre está compreendido entre 0,20% e 0,40% e, de preferência, entre 0,25% e 0,35%, - o teor de cobre está compreendido entre 1,2% e 3% e, de preferência, entre 1,4% e 1,8%, - a composição compreende, além disso, menos de 3% de molibdénio. A descrição que se segue e as figuras anexas, tudo dado a título de exemplo não limitativo, permitirá uma melhor compreensão da invenção. A fig. 1 apresenta as curvas de desgaste, em rebaixamento, de aços inoxidáveis ressulfurados, quer sem cobre, quer sem inclusão de aluminossilicato de cal e de um aço ressulfurado de acordo com a invenção, sendo estes aços maquinados a velocidade de corte muito elevada. A fig. 2 apresenta as curvas de estiramento a frio de um aço ressulfurado, sem cobre e de um aço de acordo com a invenção. O aço inoxidável austenítico de acordo com a invenção tem a composição ponderai seguinte: carbono inferior a 0,1%, silício inferior a 2%, manganês inferior a 2%, níquel de 7% a 12%, crómio de 15% a 25%, enxofre de 0,10% a 0,55%, cobre de 1% a 5%, cálcio superior a 35.10'4%, oxigénio superior a 70.10^/0, estando a relação entre o teor de cálcio e o teor de oxigénio compreendida entre 0,2 e 0,6.
Este aço é do domínio dos aços ditos ressulfurados, cujo teor de enxofre e cujos teores de cálcio e oxigénio, numa relação determinada, garante nos aços uma boa maquinabilidade a velocidades de corte inferiores a 500 m/minuto.
Na utilização do aço de acordo com a invenção, no domínio da maquinagem a velocidade de corte muito elevada, a maquinabilidade é melhorada pela acção conjunta de um grande número de inclusões, sulfuretos de manganês e óxidos aluminossilicatos de cal resultantes da adição suplementar de cálcio e de oxigénio e pela presença do cobre. O cobre limita os esforços necessários para a formação da apara. Devido a esta propriedade, a temperatura na ponta da ferramenta mantém-se num nível por ela suportado. Nestas condições, as numerosas inclusões de sulfureto de manganês e de óxidos alumissilicatos de cal asseguram plenamente, em combinação, o seu papel de lubrificante sólido, para retardar o desgaste da ferramenta. No aço de acordo com a invenção, os sulfuretos de manganês são muito pouco substituídos por crómio, pelo facto de o teor de manganês estar adaptado ao teor de enxofie, encontrando-se a sua maleabilidade e, portanto, a sua eficácia, quando do corte, melhorada. O enxofre pode ser parcialmente substituído por selénio e/ou telúrio. O aço ressulfurado de acordo com a invenção, que pode ser usado de preferência no domínio da maquinagem denominada a alta velocidade de corte, pela presença de um grande número de inclusões maleáveis com um baixo ponto de fusão de sulfureto e de óxido, associados ou não associados, e pela presença de um teor de cobre de acordo com a invenção, assegura, por um lado, maquinagens a velocidades de corte excepcionais e, por outro lado, uma conservação da duração de vida da ferramenta de corte.
Num ensaio de maquinabilidade comparativo, com velocidade de corte muito 5 elevada, isto é, superior a 500 m/minuto, é utilizada uma ferramenta de carboneto revestido TiN. Foi comparada a evolução do desgaste, em rebaixamento, da ferramenta no decurso da maquinagem de três aços ressulfurados de referência, aços A, B e C. Os aços A e B são aços ressulfurados de referência, não contendo o aço A cálcio nem oxigénio numa proporção conveniente, não contendo o aço B cobre na sua composição. O aço C, de acordo com a invenção, neste exemplo de aplicação, compreende na sua composição, 1,5% de cobre, 44.10'4% de cálcio e 118.10-4% de oxigénio. As composições dos aços A e B de referência e o aço C de acordo com a invenção estão indicadas no Quadro 1 seguinte Aço C Si Mn Mo Ni Cr S Cu Ca O A 0,048 0,42 1,50 0,29 8,05 17,03 0,30 1,5 10 53 B 0,051 0,38 1,49 0,29 8,03 17,05 0,30 0,5 51 110 C 0,050 0,43 1,50 0,31 8,10 17,04 0,30 1,5 44 118 D 0,049 0,45 1,48 0,28 8,02 17,11 0,39 1,5 14 57 E 0,052 0,39 1,51 0,30 8,07 17,03 0,30 1,5 62 134 O ensaio consiste numa operação de torneamento, sem lubrificação, com um avanço de 0,25 mm/rotação, uma profundidade de corte de 1,5 mm e uma velocidade de corte de 700 m/minuto. Desmonta-se regularmente a ferramenta para medir o desgaste em rebaixamento. Na fig. 1 estão representadas as curvas resultantes.
Os aços de referência (A) e (B) não inaptos para este tipo de maquinagem. Apenas após alguns minutos de torneamento, as ferramentas que utilizam estes aços ficam destruídas, isto é, o seu desgaste em rebaixamento é superior a 0,15 mm, ou seja a sua aresta é despedaçada É pois impensável utilizar, para a maquinagem 6 destes aços, tais velocidades de corte. Pelo contrário, com o aço (C) de acordo com a invenção, a ferramenta revestida está ainda em estado de maquinar após 20 minutos de torneamento, o que permite, com ferramentas clássicas com carboneto revestido, trabalhar industrialmente com tais velocidades de corte. Isso deve-se à presença combinada na composição do aço, de uma grande quantidade de enxofre, de óxidos maleáveis, com baixo ponto de fusão, e com um teor de cobre óptimo.
Na utilização do aço de acordo com a invenção, no domínio da filetagem no tomo, melhora-se a maquinabilidade pela presença do cobre, quando da fabricação de barras, depois pela acção das inclusões de sulfureto de manganês e de óxidos aluminossilicatos de cal, quando da maquinagem. O cobre diminui a capacidade de estiramento, como mostra a fig. 2, na qual de novo se comparam o aço B de referência e o aço C de acordo com a invenção. Esta reduzida capacidade de estiramento conduz à obtenção de barras estiradas menos duras, em particular à superfície. O efeito das inclusões vem a seguir, em complemento, para favorecer o corte da apara e lubrificar a interface ferramenta/metal.
Num ensaio de produção de peças por filetagem no tomo, comparou-se a produtividade de dois aços ressulfurados, referenciados por D e E. O aço de referência D é um aço ressulfurado que não contém na sua composição nem cálcio nem oxigénio, em proporção conveniente, e o aço E, de acordo com a invenção, neste exemplo de realização, compreende na sua composição 1,5% de cobre, 62.10-4% de cálcio e 134.10-4% de oxigénio.
Surpreendentemente, a acção, em combinação, dos três elementos cobre, oxigénio e cálcio, gera um efeito particular na melhoria da maquinabilidade, 7 imprevisível quando estes elementos são introduzidos na composição dois-a-dois ou separadamente.
As composições do aço de referência D e do aço E de acordo com a invenção, estão descritas no Quadro 1. O ensaio consiste na produção, a partir de uma barra estirada, com um diâmetro de 5 mm, de peças de 50 mm de comprimento, que compreende essencialmente torneamento, com profundidade de corte variável de 0,5 mm a 1,5 mm O Quadro 2 seguinte apresenta os resultados de um ensaio de filetagem no tomo, num tomo monofuso, com carnes, com ferramentas de carboneto monobloco e uma lubrificação com óleo inteiro. Os valores do Quadro 2 representam o número de peças que tiveram uma maquinagem de boa qualidade antes da substituição das ferramentas.
Produtividade Aço D Aço E 1,82 peças/min 3 200 8 000 2,30 peças/min 1 500 3 200
Nas condições de corte optimizadas para um aço de referência, pode-se produzir 2,5 vezes mais peças, com o aço de acordo com a invenção, antes de substituir as ferramentas. Inversamente, com uma produtividade 30% superior sobre o aço de acordo com a invenção, a duração de vida é idêntica.
Num outro ensaio de rebaixamento, compararam-se os mesmos dois aços D e E, numa simples operação de corte transversal, que consiste em produzir eixos com 4 mm de diâmetro, a partir de um fio de máquina cortado transversalmente numa máquina com bico queimador. A produtividade melhorou 28% com o aço E de acordo com a invenção, em comparação com o aço de referência D, que não contém 8 cálcio, nem oxigénio, na proporção conveniente.
Lisboa, 3 de Maio de 2001

Claims (3)

  1. Reivindicações 1. Aço inoxidável austenítico ressulfurado, com maquinabilidade melhorada, utilizado em particular no domínio da maquinagem com velocidade de corte elevada e no domínio da filetagem no tomo e contendo na sua composição ponderai os elementos seguintes: - carbono <0,15% - silício < 2 % - manganês < 2% - níquel de 7% a 12% - crómio de 15% a 25% - enxofre > 0,10%, eventualmente substituído em parte por selénio e/ou telúrio - cálcio > 30.10-4% - oxigénio > 70.10-4% sendo o restante constituído por ferro e impurezas residuais, encontrando-se a relação entre o teor de cálcio e o teor de oxigénio compreendida entre 0,2 e 0,6, caracterizado por na sua composição ponderai: - carbono <0,1 %, - enxofre < 0,55 %, - cobre, de 1 a 5 %, - cálcio > 35,10-4%.
  2. 2. Aço de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de cobre estar compreendido entre 1,2% e 3%.
  3. 3. Aço de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o teor de 2 cobre estar compreendido entre 1,4% e 1,8%. Lisboa, 3 de Maio de 2001
PT96400532T 1995-04-07 1996-03-15 Aco inoxidavel austenitico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizado em especial no dominio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no dominio da filetagem no torno PT736610E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9504140A FR2732694B1 (fr) 1995-04-07 1995-04-07 Acier inoxydable austenitique resulfure a usinabilite amelioree, utilise notamment dans le domaine de l'usinage a tres grande vitesse de coupe et le domaine du decolletage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT736610E true PT736610E (pt) 2001-07-31

Family

ID=9477855

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96400532T PT736610E (pt) 1995-04-07 1996-03-15 Aco inoxidavel austenitico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizado em especial no dominio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no dominio da filetagem no torno

Country Status (22)

Country Link
US (1) US5656237A (pt)
EP (1) EP0736610B1 (pt)
JP (1) JP3687931B2 (pt)
KR (1) KR100389601B1 (pt)
AT (1) ATE199267T1 (pt)
CA (1) CA2173573C (pt)
CZ (1) CZ292424B6 (pt)
DE (1) DE69611801T2 (pt)
DK (1) DK0736610T3 (pt)
ES (1) ES2154795T3 (pt)
FR (1) FR2732694B1 (pt)
GR (1) GR3035595T3 (pt)
IL (1) IL117765A (pt)
NO (1) NO312682B1 (pt)
PL (1) PL184056B1 (pt)
PT (1) PT736610E (pt)
RO (1) RO115971B1 (pt)
RU (1) RU2106426C1 (pt)
SI (1) SI9600115B (pt)
TR (1) TR199600293A2 (pt)
TW (1) TW367373B (pt)
UA (1) UA39895C2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2000065120A1 (en) * 1999-04-26 2000-11-02 Crs Holdings, Inc. Free-machining austenitic stainless steel
FR2805829B1 (fr) * 2000-03-03 2002-07-19 Ugine Savoie Imphy Acier inoxydable austenitique a haute usinabilite, resulfure, et comportant une resistance a la corrosion amelioree
RU2511158C2 (ru) * 2010-06-09 2014-04-10 Сумитомо Метал Индастриз, Лтд. Труба из нержавеющей аустенитной стали с отличной стойкостью к окислению паром и способ ее получения
JP5818541B2 (ja) * 2011-07-01 2015-11-18 新日鐵住金ステンレス株式会社 オーステナイト系s含有快削ステンレス鋼
UA111115C2 (uk) 2012-04-02 2016-03-25 Ейкей Стіл Пропертіс, Інк. Рентабельна феритна нержавіюча сталь

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE346813B (pt) * 1970-11-12 1972-07-17 Sandvikens Jernverks Ab
US4784828A (en) * 1986-08-21 1988-11-15 Crucible Materials Corporation Low carbon plus nitrogen, free-machining austenitic stainless steel
JPH01319652A (ja) * 1988-06-20 1989-12-25 Nippon Koshuha Kogyo Kk 熱間加工性の良好な快削ステンレス鋼
FR2648477B1 (fr) * 1989-06-16 1993-04-30 Ugine Savoie Sa Acier inoxydable austenitique resulfure a usinabilite amelioree
JPH0441651A (ja) * 1990-06-05 1992-02-12 Daido Steel Co Ltd 被削性の優れた耐食オーステナイト系ステンレス鋼
FR2690169B1 (fr) * 1992-04-17 1994-09-23 Ugine Savoie Sa Acier inoxydable austénitique à haute usinabilité et à déformation à froid améliorée.
JPH05339680A (ja) * 1992-06-08 1993-12-21 Daido Steel Co Ltd 耐食性を高めた快削オーステナイトステンレス鋼とその製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
DE69611801T2 (de) 2001-09-06
PL184056B1 (pl) 2002-08-30
RO115971B1 (ro) 2000-08-30
TR199600293A2 (tr) 1996-10-21
KR100389601B1 (ko) 2003-10-22
NO312682B1 (no) 2002-06-17
ES2154795T3 (es) 2001-04-16
SI9600115A (en) 1996-10-31
NO961353L (no) 1996-10-08
EP0736610A1 (fr) 1996-10-09
SI9600115B (en) 2001-12-31
NO961353D0 (no) 1996-04-02
CA2173573A1 (fr) 1996-10-08
JP3687931B2 (ja) 2005-08-24
CZ100096A3 (en) 1996-10-16
UA39895C2 (uk) 2001-07-16
IL117765A (en) 1998-12-06
TW367373B (en) 1999-08-21
ATE199267T1 (de) 2001-03-15
DK0736610T3 (da) 2001-06-18
CZ292424B6 (cs) 2003-09-17
IL117765A0 (en) 1996-08-04
JPH09137254A (ja) 1997-05-27
US5656237A (en) 1997-08-12
CA2173573C (fr) 1999-12-28
PL313658A1 (en) 1996-10-14
KR960037854A (ko) 1996-11-19
FR2732694A1 (fr) 1996-10-11
RU2106426C1 (ru) 1998-03-10
DE69611801D1 (de) 2001-03-29
EP0736610B1 (fr) 2001-02-21
GR3035595T3 (en) 2001-06-29
FR2732694B1 (fr) 1997-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1316624B1 (en) Steel for machine structural use having good machinability and chip-breakability
US3973950A (en) Low carbon calcium-sulfur containing free-cutting steel
KR950000912A (ko) 기계 가공성이 개선된 마르텐시틱 스테인레스강
PT736610E (pt) Aco inoxidavel austenitico ressulfurado com maquinabilidade melhorada utilizado em especial no dominio da maquinagem com velocidade de corte a grande velocidade e no dominio da filetagem no torno
CN101578383B (zh) 具有优异切削性和热加工性的环保无铅易切钢
KR19990077924A (ko) 와이어제조용오스테나이트스테인리스강
JP2003268488A (ja) 含硫黄快削鋼
JP5241734B2 (ja) 被削性及び熱間圧延性の優れた環境親和型無鉛快削鋼
US5013524A (en) Martensite-hardenable steel
KR100940715B1 (ko) 피삭성 및 열간압연성이 우수한 환경친화형 무연 쾌삭강의제조방법
US2147123A (en) Ferrous alloy compositions
KR900006054A (ko) 기어 가공용 호브 공구
KR20010087264A (ko) 가공성 및 내식성이 우수한 재황화처리된 오스테나이트스테인레스 강
US1961777A (en) Ferrous alloy
US1998957A (en) Ferrous alloy
JPH0373616B2 (pt)
BRPI0703665B1 (pt) Liga de aço para ferramentas de corte e ferramenta para usinagem
US1288344A (en) Chrome-steel.
JP2004091886A (ja) 被削性にすぐれるとともに切屑破砕性が高い機械構造用鋼
JP2005272903A (ja) 被削性に優れるTi添加高強度鋼
JP3922691B2 (ja) 快削鋼
US2147120A (en) Ferrous alloy compositions
US2183014A (en) Ferrous alloy composition
SU1294871A1 (ru) Быстрорежуща сталь
US1304849A (en) Peter s