PT716188E - Barreira de confinamento de oleo de desdobramento rapido - Google Patents

Barreira de confinamento de oleo de desdobramento rapido Download PDF

Info

Publication number
PT716188E
PT716188E PT95850204T PT95850204T PT716188E PT 716188 E PT716188 E PT 716188E PT 95850204 T PT95850204 T PT 95850204T PT 95850204 T PT95850204 T PT 95850204T PT 716188 E PT716188 E PT 716188E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
containment barrier
oil
barrier
package
floating body
Prior art date
Application number
PT95850204T
Other languages
English (en)
Inventor
Ulf Jorgen Jensen
Original Assignee
Norlense As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Norlense As filed Critical Norlense As
Publication of PT716188E publication Critical patent/PT716188E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B15/00Cleaning or keeping clear the surface of open water; Apparatus therefor
    • E02B15/04Devices for cleaning or keeping clear the surface of open water from oil or like floating materials by separating or removing these materials
    • E02B15/08Devices for reducing the polluted area with or without additional devices for removing the material
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B15/00Cleaning or keeping clear the surface of open water; Apparatus therefor
    • E02B15/04Devices for cleaning or keeping clear the surface of open water from oil or like floating materials by separating or removing these materials
    • E02B15/08Devices for reducing the polluted area with or without additional devices for removing the material
    • E02B15/0857Buoyancy material
    • E02B15/0864Air
    • E02B15/0871Air self-inflating barriers
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A20/00Water conservation; Efficient water supply; Efficient water use
    • Y02A20/20Controlling water pollution; Waste water treatment
    • Y02A20/204Keeping clear the surface of open water from oil spills

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
BARREIRA DE CONFINAMENTO DE ÓLEO DE DESDOBRAMENTO RÁPIDO A presente invenção refere-se a uma barreira de confmamento de óleo do tipo que inclui um corpo flutuante tubular alargado em cujo interior se encontram uns elementos de distensão infláveis em forma de tubos anulares conectados ao corpo flutuante, os quais, quando se inflam principalmente em volta da circunferência interna do corpo flutuante permitindo a expansão desse corpo para criar uma forma tubular, na qual esses elementos de distensão se conectam uns aos outros com uma pressão adequada através de outros elementos tubulares alargados.
As barreiras de confmamento de óleo deste tipo que são conhecidas pela técnica e já foram mencionadas na descrição da patente anterior SE-B-468993 e na patente americana correspondente US-A-5,246,394, incorporando-se esses documentos como parte do presente documento.
Desta forma, as barreiras de confmamento de óleo deste tipo incluem tubos que se podem inflar seguindo a direcção transversal da barreira de confmamento e cuja função se destaca na distensão de um corpo flutuante tubular que forma a barreira de óleo efectiva quando a barreira de confmamento se encontra em uso. Essas barreiras de confmamento são guardadas de forma que estejam prontas para usar e serem armazenadas enroladas em tambores com uma forma plana e podem ser transportadas nessa forma dentro de um recipiente antióleo para serem cheias mais tarde com ar por meio de um compressor desde um dos dois extremos dessa barreira de confmamento. Os tubos anulares se inflam de forma sucessiva ao momento do desdobramento da barreira de confmamento.
Existem ocasiões nas quais é necessário desdobrar barreiras de confinamento em um prazo muito limitado, por exemplo, nos casos de acidentes em que estão envolvidas cisternas de óleo, de maneira que se deve conter a maior quantidade possível de óleo que escape da cisterna. Nesses casos, deverá ser possível transportar barreiras de confinamento com grande rapidez no lugar do acidente ou na zona onde se requer uma acção imediata. Igualmente, pode existir a necessidade de desdobrar barreiras de confinamento sem a ajuda de compressores de ar ou outras fontes de ar comprimido no lugar do desdobramento.
Um objecto da invenção consiste em proporcionar uma barreira de confinamento de óleo que possa ser transportado com rapidez ao lugar requerido, por exemplo, por ar, e que se desdobre no lugar mesmo sem ter necessidade do uso de um compressor de ar no lugar do desdobramento. Outro objecto é o de proporcionar uma barreira de confinamento de óleo que permita limitar o custo do capital invertido em equipamentos auxiliares activando compressores e aparelhos semelhantes para serem instalados em depósitos centrais no lugar onde cada sistema inste ser ligado a um compressor isolado separado.
Com esta finalidade, a invenção explicar-se-á de uma forma pormenorizada a partir das características estabelecidas nas Reivindicações seguintes.
Deste modo, a barreira de confinamento de óleo é enrolada ou envolvida de qualquer outro modo para formar um pacote de barreira de confinamento é assegurado com meios adequados, ao menos no momento do transporte anteriormente a ser desdobrado no lugar destinado a esse desdobramento. Os tubos anulares e os elementos tubulares de conexão enchem-se com ar ou outro gás apropriado a uma pressão eficaz para expandir ou distender com força o 2
pacote de barreira de confinamento quando os meios de fixação dessa barreira de confinamento são soltos ou eliminados, de maneira que a barreira de confinamento seja conduzida ao seu estado de uso sem nenhum tipo de assistência adicional e que alcance deste modo à totalidade de sua longitude no lugar do desdobramento antes de ser desdobrado. A pressão do fluido na barreira de confinamento em forma de pacote é preferentemente entre 10 e 20% superior à pressão predeterminada na barreira de confinamento em estado de uso. Esta pressão predeterminada adapta-se segundo o material de composição da barreira de confinamento e segundo a construção da mesma, de maneira que no seu estado de uso, a barreira de confinamento seja suficientemente robusta e estável como para resistir às forças exercidas por um clima rigoroso e pelo mar agitado. O material de que estão feitas as barreiras de confinamento e a estrutura destas podem corresponder com o relatado na publicação anteriormente mencionada SE-B-468993 (ou US-A-5,246,394), para conseguir estes requerimentos. A barreira de confinamento de óleo pode manter-se unida, na sua forma enrolada ou outra forma empacotada segundo vários métodos. Por exemplo, o pacote de barreira de confinamento pode ser armazenado numa cápsula, ainda que simplesmente seja preferível "atar" o pacote com dispositivos de conexão em forma de correntes soltas. As correntes soltas, ou estrovos podem estar dispostas de tal forma que permitam a liberação de forma automática no momento do desdobramento da barreira de confinamento. Quando a barreira de confinamento se enrola, é preferível que esta se enrole em volta de um núcleo cilíndrico central ou dispositivo equivalente. 3 A barreira de confinamento e a manipulação desta será descrita em continuação mediante um exemplo de uso.
Uma barreira de confinamento de óleo está enrolada em volta do seu eixo longitudinal sobre um núcleo central para formar um pacote cilíndrico. Esse pacote mantém-se unido mediante correntes de liberação que se colocam em primeiro lugar em volta da parte cilíndrica do pacote e as quais, opcionalmente, apertam de forma mecânica. O ar é bombeado ou no pacote com a ajuda de tubos de recheio conectados aos elementos infláveis da barreira de confinamento, ou seja, os tubos anulares e os elementos tubulares alargados que conectam esses tubos anulares. O pacote é submetido a uma pressão que está entre 10 e 20% superior à pressão de uso. Em continuação, o pacote submetido à pressão é armazenado numa posição apropriada, preparado para ser carregado em um avião ou em um helicóptero de emergência. Quando há um caso de emergência, um número apropriado de pacotes cilíndricos são carregados no avião ou no helicóptero onde se "inicia" a liberação rápida e automática das correntes de fixação no momento do lançamento do pacote, desde esse avião ou desde esse helicóptero. O pacote expande-se rapidamente sobre a superfície da água até alcançar a totalidade de sua forma, momento em que estará preparado para conter a mancha de óleo que flutua na água até a chegada da ajuda profissional. A contenção final da mancha de óleo que flutua na água pode efectuar-se com a ajuda de pessoal situado em pequenos botes, que também podem ser lançados desde o ar, ou com a ajuda de botes rápidos que possam aceder velozmente ao lugar da mancha de óleo que flutua na água.
Desta forma, a presente invenção permite que, as barreiras de confinamento de óleo "centrais" submetidas à pressão, cada uma delas contando, por exemplo, com uma longitude de 300 a 400 m, sejam rapidamente transportadas ao lugar onde se produziu uma mancha de óleo flutuando na água ou em uma zona na
4 qual seja iminente uma mancha de óleo devido ao dano produzido numa cisterna de óleo ou por alguma outra razão. Essa operação leva-se a cabo por meio de um pacote compacto que é libertado de forma automática para que esta se expanda com rapidez até alcançar seu estado de eficácia, ou seja, de tal forma que a pressão de ar empacotado e armazenada no recipiente de pressão dinâmico formado por tubos e elementos tubulares seja libertada.
Lisboa, 24 de Setembro de 2001.
Pela Requerente O Agente Oficial
TSónçelo de Cunbía Ferreire Adjunto do Agente Oficiei de Propriedede Industriei R. D. João V, 9-2.° dt.'-1250 LISBOA 5

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Barreira de confinamento de óleo do tipo que inclui um corpo flutuante alargado tubular e uns elementos de distensão infláveis internos em forma de tubos anulares conectados ao corpo flutuante, onde os tubos anulares se estendem geralmente em volta da circunferência do corpo flutuante no seu estado de uso inflado para distender o corpo flutuante até obter uma forma tubular, e os quais são conectados de forma recíproca a uma pressão adequada por outros elementos tubulares alargados, caracterizada por ao menos no momento do seu transporte ao lugar destinado para seu desdobramento, a barreira de confinamento encontra-se enrolada ou empacotada e que forma uma barreira de confinamento que se mantém unida por meios adequados; e por os tubos anulares e os elementos tubulares de conexão serem enchidos com ar ou outro gás apropriado a uma pressão na qual, quando a barreira de confinamento é desdobrada e os meios de segurança do pacote de barreira de confinamento são soltados ou libertados, provocará que a barreira de confinamento se expanda com rapidez até alcançar seu estado eficaz de uso e portanto a totalidade da sua longitude.
  2. 2. Barreira de confinamento de óleo segundo a reivindicação 1, caracterizada por a pressão no pacote de barreira de confinamento ser entre 10 e 20% superior à pressão predeterminada da barreira de confinamento no seu estado de uso.
  3. 3. Barreira de confinamento de óleo segundo a reivindicação 1 e a Reivindicação 2, caracterizada por os meios de segurança do pacote de barreira de confinamento compreenderem correntes soltas ou estrovos. 1
  4. 4. Barreira de confinamento de óleo segundo a reivindicação 3, caracterizada por as correntes ou estrovos soltas se adaptarem para serem libertadas de forma automática no momento do desdobramento da barreira de confinamento.
  5. 5. Barreira de confinamento de óleo segundo aos Reivindicações 1-4, caracterizada por a barreira de confinamento ser enrolada em volta de um núcleo central, para formar um pacote de barreira de confinamento. Lisboa, 24 de Setembro de 2001.
    Pela Requerente O Agente Oficial
    Gonçalo da Cunha Ferreire Adjunlo do Agente Oficiei d« Propriedade Industrial R. D. João V, 9-2° dl* -1250 LISBOA 2
PT95850204T 1994-11-18 1995-11-16 Barreira de confinamento de oleo de desdobramento rapido PT716188E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9404038A SE503232C2 (sv) 1994-11-18 1994-11-18 Oljelänsa för snabbutläggning

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT716188E true PT716188E (pt) 2001-12-28

Family

ID=20396066

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95850204T PT716188E (pt) 1994-11-18 1995-11-16 Barreira de confinamento de oleo de desdobramento rapido

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0716188B1 (pt)
DE (1) DE69521482T2 (pt)
DK (1) DK0716188T3 (pt)
ES (1) ES2160687T3 (pt)
GR (1) GR3036396T3 (pt)
PT (1) PT716188E (pt)
SE (1) SE503232C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI20050762A0 (fi) 2005-07-15 2005-07-15 Kappelinranta Kapelstrand Ab O Laitteisto, järjestelmä ja menetelmä materiaalin keräämiseksi vesistöstä sekä laitteiston käytöt
FI123745B (fi) 2007-10-17 2013-10-15 Oilwhale Oy Laitteisto ja menetelmä materiaalin keräämiseksi vesistöstä
ES2353101B1 (es) * 2009-07-21 2011-12-16 Cupa Innovacion, S.L.U Resina de alta transmision termica
FI124771B (fi) 2013-04-30 2015-01-30 Meritaito Oy Öljyvuodontorjuntajärjestely ja öljypuomisäiliö

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3563036A (en) * 1969-09-02 1971-02-16 Millard F Smith Inflatable floating booms
SE429143B (sv) * 1981-12-23 1983-08-15 Sanera Projecting Ab Anordning vid upplindning av lensor, serskilt s k sjelvexpanderande lensor
US5195844A (en) * 1989-10-19 1993-03-23 Oil Stop, Inc. Floating barrier method and apparatus
SE468993B (sv) 1992-04-16 1993-04-26 Trelleborg Ind Ab Oljelaensa och slang foer uppspaenning av denna

Also Published As

Publication number Publication date
SE9404038D0 (sv) 1994-11-18
SE9404038L (sv) 1996-04-22
ES2160687T3 (es) 2001-11-16
SE503232C2 (sv) 1996-04-22
EP0716188A1 (en) 1996-06-12
DK0716188T3 (da) 2001-09-03
DE69521482D1 (de) 2001-08-02
GR3036396T3 (en) 2001-11-30
EP0716188B1 (en) 2001-06-27
DE69521482T2 (de) 2002-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4104884A (en) Inflatable barrier
US20080257137A1 (en) Blast Mitigation Structures
AU632649B2 (en) Floating barrier method and apparatus
JPS58501627A (ja) 自動浮揚作動システム
BR102017016281A2 (pt) Dispositivo, sistema e método de evacuação.
PT716188E (pt) Barreira de confinamento de oleo de desdobramento rapido
PT8998U (pt) Contentor que compreende uma armacao de suporte de um material relativamente rigido e dimensionalmente estavel, e um membro tipo manga flexivel
ES2627603T3 (es) Submarino y dispositivo de salvamento de submarino
EP0439541B1 (en) Fascine
NO802923L (no) Oljelekkasjebegrensningsinnretning for fartoeyer, offshoreoljeboreplattformer etc
PT1227970E (pt) Método e aparelho para evitar derrames de carga
US3250742A (en) Container having a flexible wall
US3009566A (en) Free fall aerial delivery container for liquids
US5516318A (en) Pad for containing liquid spills
ES2338794T3 (es) Dispositivo para fijar la carga en una plataforma de transporte de un vehiculo de carga.
WO2021236536A1 (en) Inflatable unit load device
SE468992B (sv) Uppblaasbar bro, saerskilt raeddningsbro, samt slang foer uppstyvning av denna
RU2014248C1 (ru) Упаковка для десантирования грузов из летательного аппарата
GB2224979A (en) Emergency buoyancy system
US3302366A (en) Method of stabilizing containers for bulk material
FI124771B (fi) Öljyvuodontorjuntajärjestely ja öljypuomisäiliö
GB1589871A (en) Tank construction
JPH08509679A (ja) 航行不能船曳航装置
EP4244129A1 (en) Inflatable salvage bag
WO1997005014A1 (en) Liferaft packaging