PT624321E - Produto para fumar comportando um involucro que emite um aroma quando se fuma - Google Patents

Produto para fumar comportando um involucro que emite um aroma quando se fuma Download PDF

Info

Publication number
PT624321E
PT624321E PT94400891T PT94400891T PT624321E PT 624321 E PT624321 E PT 624321E PT 94400891 T PT94400891 T PT 94400891T PT 94400891 T PT94400891 T PT 94400891T PT 624321 E PT624321 E PT 624321E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
product
smoking
tobacco
added
mixture
Prior art date
Application number
PT94400891T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Claude Battard
Bernard Bregeon
Original Assignee
Expl Ind Tabacs Et Allumettes
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Expl Ind Tabacs Et Allumettes filed Critical Expl Ind Tabacs Et Allumettes
Publication of PT624321E publication Critical patent/PT624321E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/02Cigars; Cigarettes with special covers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B15/00Chemical features or treatment of tobacco; Tobacco substitutes, e.g. in liquid form
    • A24B15/18Treatment of tobacco products or tobacco substitutes
    • A24B15/28Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances
    • A24B15/281Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances the action of the chemical substances being delayed
    • A24B15/282Treatment of tobacco products or tobacco substitutes by chemical substances the action of the chemical substances being delayed by indirect addition of the chemical substances, e.g. in the wrapper, in the case

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacture Of Tobacco Products (AREA)
  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)
  • Paper (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PRODUTO PARA FUMAR COMPORTANDO UM INVÓLUCRO QUE EMITE UM AROMA QUANDO SE FUMA" A presente invenção diz respeito a um produto para fumar (charutos ou cigarros) contendo pelo menos uma matéria para fumar escolhida entre o tabaco natural, o tabaco reconstituído, os substitutos do tabaco que compreendem os produtos que não sejam tabaco, naturais ou sintéticos, propostos para substituir total ou parcialmente o tabaco num produto para fumar. A invenção visa um produto que gera, durante o seu consumo, uma corrente principal com fracas quantidades de constituintes indesejáveis e cujo sabor e aroma sejam melhorados, e um fumo secundário tendo um aroma agradável. Já foi proposta a incorporação de substâncias, e nomeadamente de aditivos orgânicos, em produtos para fumar mas o elevado grau de volatilidade e a facilidade de sublimação destas substâncias nos produtos para fumar arrastam dificuldades devidas às perdas de substâncias durante o fabrico e o armazenamento. A invenção procurou fazer com que, ao fumar, fosse o invólucro do produto a emitir uma ou várias substâncias aromáticas que melhorassem a qualidade organoléptica do fumo secundário e do fumo primário, por adição de uma nota complementar às que são produzidas pela combustão da matéria ou mascarando o efeito desta.
Para alcançar este objectivo a invenção propõe um produto a cujo invólucro foram adicionados uma mistura de um açúcar redutor, não volátil à temperatura ambiente, e um composto azotado escolhido entre os sais de amónio e os aminoácidos, e apto a decompor-se por pirólise libertando amoníaco.
Entre os açúcares redutores citaremos a glucose, a frutose e os hidrolisados de amido entre os sais de amónio, os fosfatos, carbonatos, citratos e acetatos de amónio e, entre os ácidos aminados, a prolina, a asparagina, a glutamina e a fenilalanina.
Os compostos serão misturados em proporções de preferência equimolares, de maneira a obter, durante a combustão do produto a fumar, a sua combinação conduzindo à formação de heterociclos azotados e, nomeadamente, de pirazinas.
Esta mistura de compostos pode ser adicionada ao invólucro por diferentes meios conhecidos que podem ser cumulados para se obter o efeito desejado.
Por exemplo, pode ser introduzido no dispositivo que determina o tamanho dos cigarros, sob forma de soluto ou de suspensão com outros aditivos. A máxima quantidade é função da carga admissível que permite que a estrutura do papel se mantenha. É possível juntar 0,5 a 10% de compostos relativamente à matéria seca. De preferência, juntam-se 0,5 a 4%.
Pode também ser adicionado como ingrediente da composição do papel ou como produto de superfície por revestimento ou ainda directamente sobre o invólucro sobre a máquina que confecciona os charutos ou os cigarros sob forma de um soluto ou de uma suspensão.
Pode ainda ser incorporado na formulação da cola que fecha o invólucro.
Seguidamente, indicamos alguns exemplos de misturas de acordo com a invenção e a sua aplicação no invólucro ou papel de invólucro do produto.
Exemplo 1
Prepara-se um soluto de 1,8 g de glucose e 1,2 g de sesquicarbonato de amónio (NH4)2C03, NH4HCO3, H20 em 100 g de água fria (de preferência a temperatura inferior a 15 graus C para não decompor 0 sesquicarbonato de amónio). Junta-se 1,45 g de citrato de amónio e 1,15 g de citrato de potássio. Poderia utilizar-se outros sais habitualmente adicionados ao papel para modificar a sua combustão.
Aplica-se este soluto numa máquina de papel clássica, munida de um dispositivo para determinar o tamanho dos cigarros, sobre uma matriz do papel referência VGB 40 C da sociedade Lana e conduz-se a máquina de maneira a se obter um depósito de matéria activa carbonilada e azotada da ordem dos 3% relativamente ao peso seco de papel.
Exemplo 2
Efectuou-se a mesma experiência a partir de um soluto de 1,8 g de hidrolisado de amido vendido pela sociedade Roquette sob a marca FLOLYS e de uma mistura de ácidos aminados compreendendo 0,6 g de prolina, 0,3 g de asparagina, 0,2 g de glutamina e 0,1 g de fenilalanina para 100 g de água. Junta-se a mesma quantidade de aditivos modificadores de combustão como no -4- exemplo precedente. O papel é fabricado nas condições conhecidas de maneira a aplicar a mesma quantidade como anteriormente.
Exemplo 3
Realiza-se, em condições idênticas, um papel a partir de um soluto de 2,46 g de FLOLYS de uma mistura de 0,8 g de fosfato monoamónico e 0,2 g de fosfato diamónico a fim de se obter um soluto inodoro. Este soluto é igualmente preparado mantendo a temperatura a um valor inferior a 15 graus C para evitar a libertação de gases de amoníaco e compreende igualmente as mesmas quantidades de aditivos modificadores de combustão. A aplicação por meio de uma máquina de papel faz-se com a mesma quantidade como indicada anteriormente.
Exemplo 4
Em condições semelhantes às dos exemplos anteriores, fabrica-se um papel a partir de um soluto de 1,8 g de glucose e de 3 g de LUCULLUS “Standard” da sociedade Orsan (base proteica obtida por fermentação).
Confecciona-se, com os papéis obtidos de acordo com os exemplos 1 a 4, cigarros sem filtro com o comprimento de 70 mm e diâmetro de 7,9 mpm com uma mistura comercial de tabacos para cigarros negros compreendendo tabaco negro, tabaco loiro, nervuras das folhas de tabaco negro e tabaco reconstituído..
Estes cigarros, fabricados de acordo com, respectivamente, os -5- exemplos 1 a 4, são experimentados por um painel de especialistas em comparação com um lote fabricado a partir da mesma mistura envolta num papel semelhante mas não compreendendo o aditivo de acordo com a invenção.
Descobriu-se que o fumo dos cigarros envoltos com os papéis de acordo com a invenção são diferentes do termo de comparação. De maneira geral, constata-se que o odor do tabaco negro é atenuado, o fumo é adoçado, os aromas da fermentação e da torrefacção são esbatidos, o amargo e o acre diminuem. O fumo liberta um odor a madeira, a côdea de pão, um aroma estranho e novo que se alia bem ao aroma do tabaco.
Lisboa, 26 de Abril de 2000
JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Produto para fumar do tipo charuto ou cigarro contendo pelo menos uma matéria para fumar, escolhida entre o tabaco natural, o tabaco reconstituído, os substitutos do tabaco que compreendem os produtos que não sejam tabaco, naturais ou sintéticos, propostos para substituir total ou parcialmente o tabaco num produto para fumar, cujo invólucro do produto contém uma mistura de pelo menos um açúcar redutor, não volátil a temperatura ambiente, e pelo menos um componente azotado libertando amoníaco perante temperaturas e enquanto dura a combustão do produto, sendo os compostos misturados de maneira a se obter a sua combinação durante a combustão do produto para fumar.
  2. 2. Produto de acordo com a reivindicação 1, em que os açúcares redutores e os componentes azotados foram misturados em proporções tais que, por pirólise e por combinação, são formados heterociclos azotados.
  3. 3. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, em que os açúcares redutores foram escolhidos entre a glucose, a frutose e os hidrolisados de amido.
  4. 4. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, em que os componentes azotados são sais de amónio.
  5. 5. Produto de acordo com a reivindicação 4, em que os sais de amónio são escolhidos entre os fosfatos, carbonatos, citratos e acetatos. -2-
  6. 6. Produtos de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, em que os componentes azotados são os ácidos aminados.
  7. 7. Produto de acordo com a reivindicação 6, em que os ácidos aminados são escolhidos entre prolina, asparagina, glutamina e fenilalanina.
  8. 8. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que a mistura é introduzida na prensa, por exemplo, no dispositivo que determina o tamanho dos cigarros da máquina que fabrica o papel do invólucro.
  9. 9. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que a mistura é adicionada como ingrediente da composição do papel de invólucro.
  10. 10. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que a mistura é adicionada por indução como produto de superfície.
  11. 11. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que a mistura é directamente adicionada ao invólucro na máquina de confecção de charutos ou de cigarros.
  12. 12. Produto de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, em que a mistura é incorporada na formulação da cola que sela o invólucro.
  13. 13. Processo de fabrico de um produto para fumar de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, em que se adiciona ao invólucro do produto uma mistura de pelo menos um açúcar redutor, não volátil, a temperatura ambiente, e pelo menos um componente azotado libertando amoníaco perante temperaturas e durante a combustão do produto, sendo os componentes -3- misturados de maneira a se obter a sua combinação durante a combustão do produto para fumar.
  14. 14. Processo de acordo com a reivindicação 13, em que a mistura de componentes é adicionada em solução.
  15. 15. Processo de acordo com a reivindicação 13, em que a mistura de componentes é adicionada em suspensão. Lisboa, 26 de Abril de 2000
    JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industriai RUA VICTOR CORDON, 14 1200 USBOA
PT94400891T 1993-05-11 1994-04-26 Produto para fumar comportando um involucro que emite um aroma quando se fuma PT624321E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9305633A FR2705016B1 (fr) 1993-05-11 1993-05-11 Produit a fumer comportant une enveloppe emettant un arome lors du fumage.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT624321E true PT624321E (pt) 2000-07-31

Family

ID=9446995

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94400891T PT624321E (pt) 1993-05-11 1994-04-26 Produto para fumar comportando um involucro que emite um aroma quando se fuma

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0624321B1 (pt)
AT (1) ATE189362T1 (pt)
DE (1) DE69422848T2 (pt)
ES (1) ES2144495T3 (pt)
FR (1) FR2705016B1 (pt)
GR (1) GR3033286T3 (pt)
PT (1) PT624321E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10112826C1 (de) * 2001-03-16 2002-10-31 Reemtsma H F & Ph Rauchbarer Artikel mit einer zwei- oder mehrlagigen Umhüllung

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4379464A (en) * 1981-02-18 1983-04-12 Philip Morris Incorporated Cooked flavors for smoking products
DE3663260D1 (en) * 1985-02-28 1989-06-15 Gallaher Ltd Printing inks and printed substrates

Also Published As

Publication number Publication date
DE69422848D1 (de) 2000-03-09
FR2705016B1 (fr) 1995-08-04
FR2705016A1 (fr) 1994-11-18
EP0624321B1 (fr) 2000-02-02
ES2144495T3 (es) 2000-06-16
GR3033286T3 (en) 2000-09-29
EP0624321A1 (fr) 1994-11-17
DE69422848T2 (de) 2000-11-02
ATE189362T1 (de) 2000-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3885574A (en) Smoking mixture
US3943942A (en) Smoking mixtures
US4008723A (en) Smoking mixture
US4489739A (en) Smokable tobacco composition and method of making
US4561454A (en) Smoking article having reduced sidestream smoke
US8151806B2 (en) Smoking articles having reduced analyte levels and process for making same
US8869805B2 (en) Free air burning smoking articles with reduced ignition proclivity characteristics
UA105353C2 (uk) Курильний виріб, який має знижені характеристики здатності до підпалювання, та обгортка для курильних виробів
US5016655A (en) Cigarette manufacturing process
US4532947A (en) Filter for reducing the toxic effects of cigarette tobacco smoke
US10588341B2 (en) Wrappers for smoking articles
US2171986A (en) Paper and paper making
US4452257A (en) Treatment for natural leaf tobacco wrapper
US3729009A (en) Smoking product with improved flavor and method of making it
JPS55102385A (en) Tobacco product with filter impregnated by solid flavor
SU849980A4 (ru) Способ изготовлени курительной смеси
DE2356706A1 (de) Rauchgemische
US4033359A (en) Smoking mixture
US4966169A (en) Process for manufacturing cigarettes
US3380458A (en) Method for producing a cigarette with low tar yield
CA2013427C (en) Smoking articles
PT624321E (pt) Produto para fumar comportando um involucro que emite um aroma quando se fuma
US4117850A (en) Smoking mixtures
US2460285A (en) Tobacco products and method of making them
US4142535A (en) Smoking product