PT3013289T - Dispositivo de corte de tecidos - Google Patents

Dispositivo de corte de tecidos Download PDF

Info

Publication number
PT3013289T
PT3013289T PT157593682T PT15759368T PT3013289T PT 3013289 T PT3013289 T PT 3013289T PT 157593682 T PT157593682 T PT 157593682T PT 15759368 T PT15759368 T PT 15759368T PT 3013289 T PT3013289 T PT 3013289T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting
outer tube
apertures
inner tube
cutting edge
Prior art date
Application number
PT157593682T
Other languages
English (en)
Inventor
Geuder Volker
Original Assignee
Geuder Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Geuder Ag filed Critical Geuder Ag
Publication of PT3013289T publication Critical patent/PT3013289T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F9/00Methods or devices for treatment of the eyes; Devices for putting-in contact lenses; Devices to correct squinting; Apparatus to guide the blind; Protective devices for the eyes, carried on the body or in the hand
    • A61F9/007Methods or devices for eye surgery
    • A61F9/00736Instruments for removal of intra-ocular material or intra-ocular injection, e.g. cataract instruments
    • A61F9/00763Instruments for removal of intra-ocular material or intra-ocular injection, e.g. cataract instruments with rotating or reciprocating cutting elements, e.g. concentric cutting needles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/32Surgical cutting instruments
    • A61B17/320016Endoscopic cutting instruments, e.g. arthroscopes, resectoscopes
    • A61B17/32002Endoscopic cutting instruments, e.g. arthroscopes, resectoscopes with continuously rotating, oscillating or reciprocating cutting instruments
    • A61B2017/320028Endoscopic cutting instruments, e.g. arthroscopes, resectoscopes with continuously rotating, oscillating or reciprocating cutting instruments with reciprocating movements

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE CORTE DE TECIDOS" A invenção refere-se a um dispositivo para cortar e aspirar tecido do corpo humano ou animal, de preferência para uso em oftalmologia, em particular para vitrectomia, descamação da retina, etc., com um tubo interior concêntrico deslocável alternadamente para a frente e para trás no tubo exterior com ligeira folga, em que o tubo exterior é fechado na extremidade livre e tem, perto da extremidade livre, uma primeira e uma segunda abertura laterais com, pelo menos, uma aresta de corte interna, em que o tubo interior está aberto na extremidade livre e tem ai uma aresta de corte exterior, em que o tubo interior tem, junto da extremidade livre, pelo menos, uma abertura lateral com pelo menos uma outra aresta de corte exterior, e em que as arestas de corte do tubo exterior e do tubo interior cooperam numa acção de corte durante o movimento do tubo interior.
Basicamente, este é um instrumento de corte cirúrgico para remoção de tecido. 0 instrumento pode ser usado para cortar tecido sobre ou no corpo e sugá-lo para longe do corpo. Em termos concretos, este pode ser um instrumento de corte muito especial com o qual pode ser destruído ou esmagado o corpo vítreo do olho no contexto da vitrectomia e removido / aspirado do olho. Também é possível usar este instrumento para remover sangue, coágulos sanguíneos e alterações do tecido conjuntivo, bem como áreas da retina no âmbito de uma descamação da retina. Um dispositivo do tipo genérico é basicamente adequado para utilização na cirurgia ocular. A técnica antecedente refere-se ao DE 10 2010 050 337 Al. A partir desta publicação é conhecido um dispositivo de acordo com a invenção, em que tanto o tubo exterior como o tubo interior têm dois recessos laterais com função de corte duplo. São dados a conhecer dispositivos semelhantes nos documentos DE 10 2013 201 784 Al, US 5,630,827, US 5,474,532 e US 5,106,364. Além disso, os documentos US 2010/106054 Al, US 2011/313346 Al e US 4,834,729 A apresentam dispositivos correspondentes.
No caso do dispositivo genérico de acordo com a DE 10 2010 050 337 Al no tubo exterior estão previstas duas ranhuras paralelas uma à outra com arestas de corte paralelas. Além disso, a extremidade livre do tubo interior está aberta e está disposta uma abertura lateral com uma aresta de corte exterior perto da extremidade livre.
No dispositivo genérico, é problemático, dependendo do tecido a ser cortado,que deva ser aplicada uma força de corte bastante elevada para dividir o tecido. Além disso, é problemático que o tecido não seja cortado com um corte limpo, mas sim perfurado pelas arestas de corte. Particularmente quando o dispositivo é utilizado em oftalmologia, o tecido no interior do olho deve ser cortado com um corte o mais suave possivel para não danificar o olho sensível. Uma perfuração de tecido pode levar a irritação considerável e problemas de cicatrização nos olhos e deve, portanto, ser evitado.
Além disso, é problemático que um fluxo constante de fluido de aspiração e de tecido cortado não possa ser conseguido no dispositivo genérico durante o decurso do movimento do tubo interior. É portanto produzida uma pressão negativa alternada baixa no corpo ou no olho, o que também leva a irritações no olho, o que tem um efeito negativo no processo de cicatrização. 0 objectivo da presente invenção é, portanto, conceber e desenvolver um dispositivo para cortar e aspirar tecido do corpo humano ou animal de modo que seja possível um corte limpo do tecido com meios estruturalmente simples e sejam minimizadas as irritações no tecido assim como as flutuações de pressão no corpo.
De acordo com a invenção, o objectivo anterior é alcançado pelas características da reivindicação 1. 0 dispositivo em causa é caracterizado pelo facto de a primeira e a segunda aberturas serem, em cada caso, concebidas como um círculo assimétrico, como uma elipse assimétrica ou como uma oval assimétrica, e pelo facto de uma barra fina ser formada pela região assimétrica da primeira e segunda aberturas no tubo exterior.
Na maneira de acordo com a invenção, primeiro foi reconhecido que através da disposição de duas aberturas, que são concebidas como um circulo assimétrico, uma elíptica ou uma oval, melhora o desempenho de corte do dispositivo de uma maneira surpreendente. Devido à região circular, elíptica ou oval, o comprimento das arestas de corte exteriores é maximizado e é conseguida uma força de corte pontual. Como resultado, é conseguida uma guia de corte lisa e evita-se a perfuração do tecido a ser cortado. Além disso, é alcançado um comportamento de fluxo ideal através desta área das aberturas, minimizando as vorticidades do líquido de aspiração, de modo que é assegurado um fluxo constante através do tubo interior durante a aspiração.
Numa outra forma de realização, reconheceu-se que, devido à configuração assimétrica das aberturas, pode ser realizada uma barra fina no tubo exterior de modo a que possam ser proporcionadas outras arestas de corte, sendo que esta configuração não tem um efeito negativo no comportamento de fluxo do fluido de aspiração.
De modo a obter um desempenho de corte ideal com a menor força de corte possível, a barra pode ser, pelo menos, seccionalmente ortogonal ao eixo longitudinal do tubo exterior. A fim de se conseguir a construção e optimização o mais simples possivel do comportamento do escoamento, a primeira abertura e a segunda abertura do tubo exterior podem ser concebidas para serem assimétricas uma em relação à outra, formando, pelo menos parcialmente, uma parte de um eixo de simetria. Por outras palavras, a barra pode ser pelo menos parcialmente disposta no eixo do espelho que se prolonga entre a primeira abertura e a segunda abertura. Uma vantagem adicional desta forma de realização reside no facto de que a disposição simétrica de eixo tornar possivel, de uma maneira particularmente simples, que a mesma secção transversal de fluxo se prolongue para dentro do tubo interior em cada momento no decurso do movimento do tubo interior.
Numa forma de realização vantajosa, uma primeira aresta de corte e uma segunda aresta de corte podem ser formadas na primeira abertura e na segunda abertura. Deste modo, um total de quatro arestas de corte interiores estão dispostas no tubo exterior de modo que o desempenho de corte do dispositivo é aumentado com meios construtivamente simples.
Vantajosamente, o primeiro bordo de corte é formado na região circular, elíptica ou oval da primeira e segunda aberturas. Alternativamente ou adicionalmente, a segunda aresta de corte pode ser formada na região assimétrica da primeira e segunda aberturas.
Como já mencionado acima, o tubo exterior tem arestas de corte interiores e o tubo interior tem arestas de corte exteriores, sendo que as arestas de corte deslizam uma pela a outra durante o movimento de curso do tubo interior, resultando na acção de corte tanto durante o movimento para a frente como no movimento para trás. A partir das arestas de corte do tubo exterior, podem estender-se superficies de corte para fora que são definidas pela espessura do material do tubo exterior. É concebível que a superfície de corte ou as superfícies de corte se estenda ou se estendam ortogonalmente ao eixo longitudinal do tubo exterior. Além disso, as superfícies de corte ou a superfície de corte podem prolongar-se em ângulo com o eixo longitudinal do tubo exterior, isto é, as superfícies de corte rodam obliquamente em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior. Dependendo do tecido a ser cortado, a superfície de corte pode ser correspondentemente adaptada. Além disso, é concebível que, por exemplo, as arestas de corte das primeira e segunda aberturas dispostas na barra sejam formadas ortogonalmente em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior e a superfície de corte da primeira abertura e da segunda abertura, que se estende para fora a partir da primeira aresta de corte, seja oblíqua ao eixo longitudinal do tubo exterior.
Para adaptar adequadamente o dispositivo ao tecido a ser cortado, a superfície de corte ou as superfícies de corte podem ser lineares e / ou côncavas.
Por exemplo, as superfícies de corte dispostas na barra podem ser lineares, enquanto as superfícies de corte dispostas na primeira aresta de corte da primeira e segunda aberturas são côncavas.
De um modo mais vantajoso, a primeira superfície de corte da primeira abertura, que se prolonga para fora a partir da primeira aresta de corte, e a primeira superfície de corte da segunda abertura, que se estende para fora a partir da primeira aresta de corte estão dispostas em forma de V uma em relação à outra. Isto significa que as primeiras superfícies de corte da primeira abertura e da segunda abertura podem correr cada uma obliquamente em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior, estando as superfícies de corte dispostas, de modo particularmente vantajoso, em ângulos opostos ao eixo longitudinal. Assim, quando o tubo interior é movido para a frente, a primeira superfície de corte pode estar posicionada no mesmo ângulo em relação ao tubo interior que a segunda superfície de corte durante um movimento para trás do tubo interior.
Para maximizar a potência de corte, o tubo interior perto da extremidade livre pode ter duas aberturas laterais adjacentes, que estão equipadas, no total, com três ou quatro arestas de corte exteriores.
Além disso, é concebível que o tubo exterior tenha uma terceira e uma quarta abertura laterais que são concebidas de forma análoga às aberturas primeira e segunda. As terceira e quarta aberturas laterais podem ser dispostas axialmente ou circunferencialmente afastadas das primeira e segunda aberturas, sendo que as terceira e quarta aberturas podem cada uma ser concebidas como um circulo assimétrico, como uma elipse assimétrica ou como uma oval assimétrica, e através da região assimétrica da terceira e quarta abertura no tubo exterior pode ser formada uma outra barra fina.
Existem agora várias possibilidades para concretização e desenvolvimento da presente invenção de forma vantajosa. Para este efeito, faz-se referência, em primeiro lugar, às reivindicações subordinadas à reivindicação 1 e, por outro lado, à explicação seguinte de um exemplo de realização preferido da invenção com referência ao desenho. Em conjunto com a explicação do exemplo de realização preferido da invenção com referência aos desenhos, são também explicadas formas de realização geralmente preferidas e outros desenvolvimentos. São mostrados:
Nas fig. 1 a 3 as vistas em corte, parcialmente, de uma forma de realização de um dispositivo de acordo com a invenção para cortar e aspirar tecido, sendo que as figuras mostram a sequência de movimento do tubo interior no tubo exterior e as aberturas e arestas de corte ali proporcionadas,
Nas fig. 4 a 6 as vistas esquemáticas, parcialmente, de uma forma de realização exemplificativa de acordo com as fig. 1 a 3, sendo que as figuras mostram a sequência de movimento do tubo interior no tubo exterior e as aberturas e arestas de corte ali proporcionadas e
Nas fig. 7 a 9 as vistas esquemáticas, parcialmente, de uma forma de realização exemplificativa de acordo com as fig. 1 a 3, sendo que as figuras mostram a sequência de movimento do tubo interior no tubo exterior e as aberturas e arestas de corte ali proporcionadas e as fig. 1 a 9 mostram esquematicamente, muito ampliada, a gama de funcionamento do dispositivo de acordo com a invenção, que aqui se trata do chamado vitrector para utilização em vitrectomia, nomeadamente um dispositivo para remover o corpo vítreo do olho humano.
As fig. 1 a 9 mostram a sequência de movimento juntamente com a respectiva posição das partes móveis relativamente umas às outras.
Concretamente, as fig. 1 a 9 mostram, em parte, o tubo exterior 1, que está fechado na extremidade livre 2. Na forma de realização exemplificativa ilustrada nas fig. 1 a 9, o tubo exterior tem uma primeira abertura 3 e uma segunda abertura 4. A primeira abertura 3 e a segunda abertura 4 são cada uma concebidas como uma elipse assimétrica ou como uma oval assimétrica. Pode ver-se claramente que a região assimétrica 5 da primeira abertura 3 e da segunda abertura 4 no tubo exterior 1 define uma barra fina 6.
Além disso, uma primeira aresta de corte 7 e uma segunda aresta de corte 8 são formadas na primeira abertura 3 e na segunda abertura 4, respectivamente. 0 tubo exterior 1 tem, portanto, um total de quatro arestas de corte 7, 8. A partir das primeiras arestas de corte 7, estendem-se as primeiras superfícies de corte 9 que são definidas pela espessura do material do tubo exterior 1. As primeiras superfícies de corte 9 estendem-se obliquamente em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior 1 e estão dispostas em forma de V uma em relação à outra. Além disso, pode ver-se claramente que as primeiras superfícies de corte 9 são côncavas. A partir das segundas arestas de corte 8, estendem-se segundas superfícies de corte 10 que são definidas pela espessura do material do tubo exterior 1. Em contraste com as primeiras superfícies de corte 9, as segundas superfícies de corte 10 estendem-se ortogonalmente ao eixo longitudinal do tubo exterior 1 e são lineares.
Especialmente nas fig. 7 a 9, está claramente ilustrado que a primeira abertura 3 e a segunda abertura 4 são concebidas para serem assimétricas uma à outra, estando a barra 6 situada no eixo de simetria da primeira abertura 3 e da segunda abertura 4.
Um tubo interior 11 está disposto de forma concêntrica, com pouca folga, alternadamente de forma deslocável no tubo exterior 1. As fig. 1 a 9 mostram que o tubo interior 11 está aberto na sua extremidade livre dianteira. Correspondentemente, é ai formada uma primeira aresta de corte 12. Dependendo da concepção do movimento do tubo interior 11, a primeira aresta de corte 12 corta cada vez que se desvia das arestas de corte 7, 8 do tubo exterior 1, dirigidas contra a direcção de movimento do tubo interior 11. Na forma de realização exemplificativa ilustrada nas fig. 1 a 9, a primeira aresta de corte 12 passa, por conseguinte, duas vezes, no caso de um curso designado de modo correspondente, sobre uma aresta de corte respectivamente oposta 7, 8 do tubo exterior 1. 0 tubo interior 11 pode agora ser provido com uma ou mais aberturas 13. Na forma de realização exemplificativa mostrada aqui, o tubo interior 11 tem uma abertura 13 que tem duas arestas de corte exteriores adicionais 14, que conduzem a uma operação de corte quando as arestas de corte 7 , 8 do tubo exterior 1 são guiados em sentidos opostos.
Tanto na provisão de uma única abertura 13 no tubo interior 11 como na provisão de uma pluralidade de aberturas 13 no tubo interior 11, podem ser dimensionadas e posicionadas de tal modo que, dado um movimento apropriado do tubo interior 11 dentro do tubo exterior 1 resulta sempre na mesma secção de fluxo, nomeadamente quando a abertura 3, 4 é aberta ou fechada no tubo exterior 1, e a outra abertura 3, 4 no tubo exterior 1 é fechada ou aberta. Assim, numa posição central, as aberturas 3, 4 no tubo exterior 1 são cada uma parcialmente fechadas pela parede do tubo interior 11 e abertas correspondentemente à posição da aresta de corte 14 do tubo interior 11.
Em relação a outras formas de realização vantajosas do dispositivo de acordo com a invenção, faz-se referência à descrição geral da invenção e às reivindicações anexas, a fim de evitar a repetição.
Finalmente, deve ser expressamente apontado que a forma de realização exemplar do dispositivo de acordo com a invenção acima descrita serve apenas para discutir a indicação reivindicada mas não o restringe à forma de realização exemplar.
Lista de números de referência 1 tubo exterior 2 extremidade livre (tubo exterior) 3 primeira abertura (tubo exterior) 4 segunda abertura (tubo exterior) 5 zona assimétrica 6 barra 7 primeira aresta de corte (tubo exterior) 8 segunda aresta de corte (tubo exterior) 9 primeira superfície de corte 10 segunda superfície de corte 11 tubo interno 12 primeira aresta de corte (tubo interior) 13 abertura (tubo interior) 14 aresta de corte (tubo interior)

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo para cortar e aspirar tecido do corpo humano ou animal, preferencialmente para uso em oftalmologia, em particular para vitrectomia, para descamação da retina, etc., com um tubo exterior (1) e com um tubo interior (11) concêntrico deslocável alternadamente para a frente e para trás no tubo exterior (1) com ligeira folga, em que o tubo exterior (1) é fechado na extremidade livre (2) e tem, perto da extremidade livre (2), uma primeira e uma segunda abertura laterais (3, 4) com, pelo menos, uma aresta de corte interna (7, 8), em que o tubo interior (11) está aberto na extremidade livre e tem ai uma aresta de corte exterior (12), em que o tubo interior (11) tem, junto da extremidade livre, pelo menos, uma abertura lateral (13) com pelo menos uma outra aresta de corte exterior (14), e em que as arestas de corte (7, 8, 12, 14) do tubo exterior (11) e do tubo interior (1) cooperam numa acção de corte durante o movimento do tubo interior (11), caracterizado pelo facto de as primeira e segunda aberturas (3, 4) serem cada uma concebidas como um circulo assimétrico, eliptica assimétrica ou oval assimétrica, e pelo facto de, através da zona assimétrica (5) da primeira e segunda aberturas (3, 4) se formar uma barra fina (6) no tubo exterior (1).
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a barra (6) se estender, pelo menos parcialmente, de um modo ortogonal em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior (1).
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a primeira e a segunda abertura (3, 4) do tubo exterior (1) são construídos de um modo axialmente simétrico em relação um ao outro, em que a barra (6), pelo menos parcialmente uma parte de um eixo de simetria.
  4. 4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de na primeira e na segunda abertura (3, 4) uma primeira aresta de corte (7) e uma segunda aresta de corte (8) serem formados, respectivamente.
  5. 5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de a primeira aresta de corte (7) ser formada na região circular, elíptica ou oval da primeira e da segunda abertura (3, 4) e / ou em que a segunda aresta de corte (8) é formada na região assimétrica (5) da primeira e da segunda abertura (3, 4).
  6. 6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de as arestas de corte (9, 10) que são definidas pela espessura do material do tubo exterior (1) se estenderem para fora a partir das arestas de corte (7, 8).
  7. 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de a superfície de corte / as superfícies de corte (9, 10) se estender / se estenderem ortogonalmente e / ou num ângulo em relação ao eixo longitudinal do tubo exterior (1).
  8. 8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo facto de a superfície de corte / as superfícies de corte (9, 10) serem concebidas de forma linear e / ou côncava.
  9. 9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo facto de uma primeira superfície de corte (9) da primeira abertura (3), que se estenda para o exterior a partir da primeira aresta de corte (7) , e uma primeira superfície de corte ( 9) da segunda abertura (4), cuja superfície se estende para fora a partir da primeira aresta de corte (7), estão dispostas em forma de V uma em relação à outra.
  10. 10. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de o tubo interior (11) perto da extremidade livre ter duas aberturas laterais adjacentes, que são equipadas, no total, com três ou quatro arestas de corte exteriores.
  11. 11. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de o tubo exterior (1) ter uma terceira e uma quarta abertura lateral, que são construídos de um modo semelhante para as primeira e sequnda aberturas (3, 4).
PT157593682T 2014-09-26 2015-07-21 Dispositivo de corte de tecidos PT3013289T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102014219616.7A DE102014219616A1 (de) 2014-09-26 2014-09-26 Vorrichtung zum Schneiden von Gewebe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT3013289T true PT3013289T (pt) 2017-05-02

Family

ID=54062591

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT157593682T PT3013289T (pt) 2014-09-26 2015-07-21 Dispositivo de corte de tecidos

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20170231818A1 (pt)
EP (1) EP3013289B1 (pt)
CN (1) CN107106329B (pt)
DE (1) DE102014219616A1 (pt)
DK (1) DK3013289T3 (pt)
ES (1) ES2628141T3 (pt)
HR (1) HRP20170931T1 (pt)
HU (1) HUE032949T2 (pt)
PL (1) PL3013289T3 (pt)
PT (1) PT3013289T (pt)
WO (1) WO2016045670A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20170071788A1 (en) * 2015-09-15 2017-03-16 Novartis Ag Curved vitrectomy probe
CN109770999B (zh) * 2019-01-28 2024-04-16 逸思(苏州)医疗科技有限公司 一种手术切割器
DE102022204957A1 (de) 2022-05-18 2023-11-23 Geuder Aktiengesellschaft Ophthalmologisches Handgerät und Verfahren zum Einstellen eines ophthalmologischen Handgeräts

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4696298A (en) * 1985-11-19 1987-09-29 Storz Instrument Company Vitrectomy cutting mechanism
US4834729A (en) * 1986-12-30 1989-05-30 Dyonics, Inc. Arthroscopic surgical instrument
US4811734A (en) * 1987-08-13 1989-03-14 Baxter Travenol Laboratories, Inc. Surgical cutting instrument
US5106364A (en) 1989-07-07 1992-04-21 Kabushiki Kaisha Topcon Surgical cutter
US5474532A (en) 1994-11-22 1995-12-12 Alcon Laboratories, Inc. Cutting blade for a vitreous cutter
US5630827A (en) 1995-06-19 1997-05-20 Dutch Ophthalmic Research Center International Bv Vitreous removing apparatus
US6024751A (en) * 1997-04-11 2000-02-15 Coherent Inc. Method and apparatus for transurethral resection of the prostate
WO2008108425A1 (ja) * 2007-03-06 2008-09-12 Kyoto University プローブ型生体組織切除装置
CH699981A2 (de) * 2008-11-27 2010-05-31 Straub Medical Ag Katheter zum Ansaugen, Fragmentieren und Hinausbefördern von entfernbarem Material aus Blutgefässen.
DE102010050337A1 (de) 2010-11-05 2012-05-10 Volker Geuder Vorrichtung zum Schneiden und Absaugen von Gewebe
CN201888875U (zh) * 2010-11-08 2011-07-06 郑州大学 晶状体后囊真空切除器
CN102525728B (zh) * 2011-12-31 2013-10-02 中国人民解放军第三军医大学第一附属医院 多用途内眼笛钩电凝器
DE102013201784B4 (de) 2013-02-04 2015-05-28 Geuder Ag Vorrichtung zum Schneiden und Absaugen von Gewebe
EP3131513B1 (en) * 2014-04-16 2021-10-13 Erre Quadro S.r.l. Vitrectomy probe

Also Published As

Publication number Publication date
US20170231818A1 (en) 2017-08-17
DE102014219616A1 (de) 2016-03-31
PL3013289T3 (pl) 2017-08-31
EP3013289A1 (de) 2016-05-04
ES2628141T3 (es) 2017-08-01
HRP20170931T1 (hr) 2017-09-22
WO2016045670A1 (de) 2016-03-31
CN107106329B (zh) 2020-03-06
CN107106329A (zh) 2017-08-29
EP3013289B1 (de) 2017-03-22
HUE032949T2 (en) 2017-11-28
DK3013289T3 (en) 2017-07-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2658858T3 (es) Un dispositivo para operaciones quirúrgicas de vitrectomía
ES2575690T3 (es) Sonda quirúrgica
ES2740831T3 (es) Herramienta de corte quirúrgico ocular
ES2601783T3 (es) Dispositivo de corte de cristalino
ES2388566T3 (es) Sonda aspiradora/cortadora de tejido mecánica de pequeño calibre para la cirugía del glaucoma
ES2963679T3 (es) Dispositivo quirúrgico vibratorio para la extracción del vítreo y de otros tejidos
ES2965962T3 (es) Cabezal de cortador óseo ultrasónico y cortador óseo ultrasónico que lo posee
US9668918B2 (en) Apparatus for cutting and aspirating tissue
ES2958595T3 (es) Cuchilla de piezocirugía
ES2902693T3 (es) Sonda de vitrectomía
KR102533518B1 (ko) 막힘 감소 팁을 가진 수술 기구용 절개 조립체
BRPI0600774B1 (pt) Ponta de facoemulsificação
BRPI0707392A2 (pt) instrumento microcirúrgico
JP7268221B2 (ja) 侵襲性を最小限とした緑内障手術のためのデバイス及びシステム
PT3013289T (pt) Dispositivo de corte de tecidos
ES2764958T3 (es) Sonda desbridadora ultrasónica
JP6934685B2 (ja) 眼科手術用器具
BR112019004245B1 (pt) Lâmina para uso em tratamento médico
ES2777881A1 (es) Sonda de vitrectomia
JP6622021B2 (ja) 眼科用刃物
RU2523148C1 (ru) Нож офтальмомикрохирургический
RU131965U1 (ru) Канюля для гидродиссекции плоская
RU2523149C1 (ru) Нож офтальмомикрохирургический
RU2612585C1 (ru) Лезвиедержатель
RU2523341C1 (ru) Нож офтальмомикрохирургический