PT2798991T - Base de duche - Google Patents

Base de duche Download PDF

Info

Publication number
PT2798991T
PT2798991T PT141658369T PT14165836T PT2798991T PT 2798991 T PT2798991 T PT 2798991T PT 141658369 T PT141658369 T PT 141658369T PT 14165836 T PT14165836 T PT 14165836T PT 2798991 T PT2798991 T PT 2798991T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drain
shower base
drainage
floor
mortar
Prior art date
Application number
PT141658369T
Other languages
English (en)
Inventor
Javier Ruiz Pérez Francisco
Ferrandiz Gisbert Francisco
Original Assignee
Estil Guru S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Estil Guru S L filed Critical Estil Guru S L
Publication of PT2798991T publication Critical patent/PT2798991T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47KSANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
    • A47K3/00Baths; Douches; Appurtenances therefor
    • A47K3/28Showers or bathing douches
    • A47K3/40Pans or trays
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F5/00Sewerage structures
    • E03F5/04Gullies inlets, road sinks, floor drains with or without odour seals or sediment traps
    • E03F5/0407Floor drains for indoor use
    • E03F5/0409Devices for preventing seepage around the floor drain

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Sink And Installation For Waste Water (AREA)
  • Residential Or Office Buildings (AREA)

Description

DESCRIÇÃO BASE DE DUCHE
Objeto da invenção 0 objeto da presente invenção refere-se a uma nova base de duche. A base de duche inclui uma nova canalização, permitindo dar a toda a base de duche uma superfície totalmente nivelada na área de drenagem, para dar o efeito de uma superfície horizontal, e colocar um filtro ao nível do pavimento.
Produz-se a dita canalização utilizando um molde e um método para instalar a base de duche, resultando numa base de duche que é totalmente uniforme em aparência. Antecedentes da invenção
Bases de duche incorporadas são bem conhecidas no estado da técnica, quer individuais para uso doméstico, quer coletivas que recolhem água sanitária utilizada e dirigem-na para o ralo e o tubo de drenagem.
No mercado de base de duche atual, é comum utilizar materiais para pavimento extremamente finos típicos de novos materiais como microcimento, revestimento porcelânico fino, ou folhas de pedra natural, que hoje se desenvolveram para fornecer revestimentos com espessuras de precisamente de décimas de um milímetro. Normalmente, sistemas de instalação de bases de duche incorporados não são capazes de formar uma superfície plana com espessuras de revestimento inferior a 4 mm de esmaltes vitrificados ou enredados como gresite.
Como tal, o estado da técnica não produziu uma base de duche incorporada ou seu método de instalação que permita a colocação de um filtro, revestido com o mesmo material que a própria base de duche ou não, de modo que está nivelado com o pavimento, independentemente da sua espessura. A dita instalação fornece uma aparência uniforme em toda a face descoberta da base de duche. 0 documento EP_2333173-A1 descreve um método para montar uma sarjeta num pavimento configurado para um revestimento para pavimentos e um dispositivo para fornecer, neste método, um recesso no pavimento para um membro de entrada da dita sarjeta. No método, um membro de saida da sarjeta é montado no pavimento para ligação do membro de saida a um sistema de descarga, um recesso para um membro de entrada da sarjeta é definido no pavimento em ligação com o membro de saida da sarjeta, uma camada de selagem está localizada em cima do pavimento e do recesso ai e ligada ao membro de saida da sarjeta, o membro de entrada da sarjeta está localizado em cima da camada de selagem no recesso no chão com ligação de fluxo ao membro de saida do sarjeta, e um revestimento para pavimentos é fornecido no pavimento à volta do membro de entrada da sarjeta em estreita ligação com isso. 0 dispositivo compreende uma peça de espaçador que pode estar localizada numa parte inferior do pavimento em ligação com um membro de saida da sarjeta que está montado na dita parte inferior do chão, que está configurada para definir um recesso, após localização da dita peça de espaçador na dita parte inferior do soalho, fornecendo uma parte superior do soalho à volta da peça de espaçador, e que está configurada, após o fornecimento da dita parte superior do soalho, para permitir remoção da peça de espaçador para exposição do dito recesso.
Documento EP_2472015-A1, que é considerado o documento do estado de técnica mais próximo, descreve um dreno compreendendo um recipiente de recolha para recolher água com uma saida no lado inferior e uma parte de ligação para ligar a saida a um tubo de saida. A parte de ligação e a saida estão ligadas por um colar flexível com a configuração de um funil, para que a grande abertura numa extremidade do colar flexível esteja fixa à abertura no lado superior da parte de ligação e a pequena abertura na outra extremidade do colar flexível encosta-se à saída. Esta configuração fornece uma passagem unidirecional para admitir água de fora para dentro na parte de ligação. Descrição da invenção A invenção desenvolveu uma base de duche incorporada que compreende pelo menos um corpo de coletor com pelo menos um ponto de drenagem principal acoplado a um corpo de drenagem, o qual corpo de coletor é incorporado em argamassa. A invenção é caracterizada pelo facto de compreender uma canalização formada por rampas de argamassa dispostas em cima da argamassa, e que circundam o corpo de drenagem, de modo a tornar uniforme toda a base de duche. A canalização tem uma forma selecionada entre retangular, quadrangular e circular, e é fornecida com um orifício central circular disposto em correspondência com a boca do ponto de drenagem principal do corpo de coletor, em que se insere o tubo de saída do corpo de drenagem. A base de duche ainda compreende um folha impermeável colocada na superfície para permitir a drenagem secundária. 0 molde para instalar a base de duche acima descrita utiliza uma peça central com um orifício para inserir uma tampa protetora disposta no ponto de drenagem principal, como será a seguir descrito. A peça central pode assumir formas diferentes dependendo da canalização a ser realizada; por exemplo pode ser retangular, quadrangular, circular, ou ter perfil de base quadrangular com bordas arredondadas, compreendendo uma secção central cilíndrica alinhada com o ponto de drenagem principal, e que continua numa secção transversal escalonada na forma de uma pirâmide invertida que fornece diferentes marcas de nível de revestimento de argamassa, com base na espessura do pavimento a ser utilizado.
Numa forma de realização a peça central compreende asas laterais retangulares que compreendem linhas perfuradas, de maneira que as asas laterais podem ser reduzidas para o tamanho requerido pelo corpo de drenagem. A espessura do dito molde fornece o nível a que argamassa deveria estar nivelada.
Prevê-se que a peça central possa ser destacável das ditas asas laterais retangulares do molde, por exemplo por meio de linhas perfuradas. 0 método para instalar a base de duche acima descrita compreende uma fase de cálculo da altura ou profundidade necessária para colocar a base de duche, uma etapa de instalação do corpo de coletor, em cuja boca se dispõe uma tampa protetora de modo que esteja centrada à volta do ponto de drenagem principal, e uma etapa em que se nivela a argamassa até à secção superior do corpo de coletor, com a tampa protetora a projetar-se. 0 método compreende uma etapa em que se coloca um molde como acima descrito, ajustando-o para o tamanho de um corpo de drenagem. Posteriormente, verte-se de novo argamassa até formar rampas de argamassa, que são niveladas com a superfície superior do molde.
Posteriormente, remove-se o molde, formando um canal, sobre o qual se coloca uma folha impermeável na superfície das rampas de argamassa e sobre esta canalização. Uma vez colocada a folha impermeável, instala-se um corpo de drenagem de modo que esteja centrado no ponto de drenagem principal, e uma peça de suporte de filtro é disposta no corpo de drenagem. Uma cobertura de filtro pode ser fixa na superfície de peça de filtro e um pavimento fixo na folha impermeável, de modo que esteja nivelado com a cobertura de filtro. Podem dispor-se espaçadores nos lados da cobertura de filtro e do pavimento instalado que está nivelado com a cobertura de filtro, de modo que, após remoção posterior dos espaçadores, se formam ranhuras de drenagem entre a cobertura de filtro e o pavimento.
Para instalar o tubo de saída da canalização na boca do corpo de coletor do ponto de drenagem principal, utiliza-se um conetor fornecido na folha impermeável, que é mantido na boca do corpo de coletor, e o corpo de drenagem que se encaixa dentro disso.
Com a forma de realização da invenção realizada, alcançam-se padrões para uma aparência uniforme, e fornece-se uma superfície totalmente nivelada na área de drenagem principal, para dar o efeito de uma superfície horizontal e colocar um filtro ao nível do pavimento de base de duche. Descrição dos desenhos
Para completar a descrição, e para ajudar a compreender melhor as características da invenção, a presente memória descritiva é acompanhada por um conjunto de figuras que constitui uma parte integral da mesma que, a título ilustrativo representam o seguinte:
As Figuras la-lh são vista em alçado da base de duche que é o objeto da invenção, mostrando as fases no método para instalar a dita base de duche. A Figura 2 é uma vista explodida da base de duche que é o objeto da invenção, mostrando uma vista em perspetiva da canalização e do molde.
As Figuras 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4 são vistas em planta de diferentes formas de realização do molde de base de duche que é utilizado para objeto da invenção. A Figura 4 é uma vista em alçado da base de duche que é o objeto da invenção, mostrando uma forma de realização da invenção que compreende uma vista em pormenor de canais de drenagem secundários fornecidos no conetor da folha impermeável. A Figura 5 é uma vista em planta do conetor da folha impermeável, mostrando uma possível distribuição dos orifícios de entrada dos canais de drenagem secundários.
Segue-se uma lista dos diferentes elementos mostrados nas figuras. 1 = Corpo de coletor 2 = Saída de coletor 3 = Tubo de drenagem 4 = Manga deslizante 5 = Ponto de drenagem principal 6 = Argamassa 7 = Molde 8 = Rampas de argamassa 9 = Argamassa de assento 10 = Canal de goteira 11 = Corpo de drenagem 12 = Conetor 13 = Folha impermeável 14 = Cobertura de filtro 15 = Pavimento 16 = Tampa protetora 17 = Espaçadores 18 = Peça de suporte de filtro 19 = Peça central 20 = Ranhuras de drenagem 21 = Base de duche 22 = Canalização 23 = Asas laterais 24 = Linhas perfuradas 25 = Selo 26 = Canal de drenagem secundário 27 = Orifícios 28 = Elementos de fixação Descrição pormenorizada da invenção
Em linha com o acima mencionado, e seguindo a numeração adotada nas figuras, representa-se a base de duche que é o objeto da invenção, juntamente com o método para instalar a dita base de duche, e o seu molde empregue. A Figura 2 representa uma base de duche (21) que tem a característica especial que, o ponto de drenagem principal (5) é colocado na secção central da dita base de duche (21) . Para fornecer à base de duche (21) uma aparência uniforme, inclui-se uma canalização (22) na área de drenagem da dita base de duche (21), que ajuda a transportar a água do duche ao ponto de drenagem principal (5). Colocar esta nova canalização (22) permite dar a toda a base de duche (21) uma superfície totalmente nivelada na área de drenagem, para dar o efeito de uma superfície horizontal, com uma inclinação muito ligeira, para que a superfície do filtro da base de duche (21) possa ser feita do mesmo material que a própria base de duche (21) . Isto traz homogeneidade em todo o plano horizontal da base de duche (21) sem deixar à vista nenhuma peça individual, armação, ou outro elemento que possa não ser estético.
As Figuras la-lh mostram o método para instalar a base de duche (21) . A Figura 1 mostra a colocação do corpo de coletor (1) no ponto de drenagem principal (5) . Antes de instalar a base de duche (21), deve preparar-se a área de duche. É preciso conhecer antecipadamente a altura ou profundidade requerida para dispor a inclinação estipulada de pelo menos 1,5 % das bordas da base de duche (21) ao ponto de drenagem principal (5), para permitir circulação de água para o dito ponto de drenagem principal (5) . Requer-se uma altura ou profundidade de pelo menos 94 mm, mais a espessura do pavimento (15) e o seu adesivo no dito ponto de drenagem principal (5).
Na figura 1 representa-se a colocação de um corpo de coletor (1), cuja boca deveria estar centrada à volta do ponto de drenagem principal (5); a sua saída de coletor (2) deveria estar devidamente orientada para um tubo de drenagem (3) . 0 tubo de drenagem (3) deveria ter uma inclinação estipulada de pelo menos 1,5 % para a rede de esgotos. Posteriormente, a boca do corpo de coletor (1) é coberta com um corpo cilíndrico oco que desempenha a função de uma tampa protetora (16) para impedir entrada do corpo de coletor (1) durante instalação. A saída de coletor (2) e o tubo de drenagem (3) estão ligados por meio de uma manga deslizante (4). Utilizam-se lubrificantes como água com sabão para ajudar a inserir o tubo de drenagem (3) na manga deslizante (4) . A manga deslizante (4) desliza para a extremidade do tubo de drenagem (3), o tubo de drenagem (3) corresponde à saída de coletor (2) e a manga deslizante (4) desliza para trás o mais longe possível.
Na figura lb representa-se a colocação de argamassa (6) até nivelar com a parte superior do corpo de coletor (1), que se torna incorporado na argamassa (6) . Uma vez nivelada a argamassa (6), coloca-se um molde (7), como representado na figura lc, que deveria ajustar ao tamanho de um corpo de drenagem (11) que será colocado posteriormente, como representado na figura 1 e. 0 dito molde (7) deveria ajustar-se devidamente à volta da tampa protetora (16) . Para este fim, o molde (7) compreende uma peça central (19) com um orifício circular em que se insere a tampa protetora, e que compreende duas asas laterais retangulares (23), como visto na figura 2. Cada asa lateral (23) do dito molde (7) pode ser reduzida para as adaptar ao tamanho ao corpo de drenagem (11), com base na colocação do ponto de drenagem principal (5) , pois em outras formas de realização da invenção o dito ponto de drenagem principal (5) pode ser colocado em qualquer lugar na base de duche (21) . As asas laterais (23) compreendem linhas perfuradas (24) para serem reduzidas, que estão situadas a diferentes distâncias da peça central (19), conforme desejado. Além disso, as asas laterais (23) podem ser destacáveis da peça central (19), por exemplo também por meio de linhas perfuradas, para formar precisamente um corpo de drenagem com a forma da peça central (19) quando necessário, dependendo da base de duche pretendida, como será a seguir explicado.
Após colocar o molde (7), verte-se argamassa outra vez até nivelar com a altura do molde (7), formando rampas de argamassa (8), como se pode observar na figura 1 d, formando assim as inclinações gue são necessárias para a água fluir ao ponto de drenagem principal (5) .
Uma vez endurecidas as rampas de argamassa (8), retiram-se o molde (7) e a tampa protetora (16) sobre a boca do corpo de coletor (1), deixando uma canalização (22) com a forma do molde (7), como se pode observar na figura 2. Posteriormente, acopla-se uma folha impermeável (13) por meio de um conetor (12), gue se fixa à própria folha impermeável (13), como se pode ver na figura le. Desdobra-se a folha impermeável (13), e o conetor (12) é pressionado na boca do corpo de coletor (1) e é aí mantido. Esta inserção tem lugar através do orifício gue foi deixado uma vez removida a tampa protetora (16) . Uma vez colocada a folha impermeável (13), fixa-se, preferencialmente com um adesivo gue é um cimento-cola tipo C2, sobre a superfície das rampas de argamassa (8), e sobre a superfície da canalização (22).
Posteriormente, o corpo de drenagem (11) é colocado na canalização (22) de modo gue as suas paredes laterais (10) encaixem livremente nas paredes laterais da canalização (22), de modo gue o tubo de saída da dita canalização (22) seja inserido e mantido dentro do conetor (12) por meio de elementos de fixação (28), como se mostra no pormenor na figura 4, com a ajuda de lubrificante, gue pode algo como água com sabão, para que o tubo de saída do corpo de drenagem (11) permaneça assim inserido no ponto de drenagem principal (5) . Entre as paredes laterais (10) do corpo de drenagem (11) e a folha impermeável (13), aplica-se argamassa de assento (9) a cada lado, para assentar o corpo de drenagem (11), até nivelar com a altura da folha impermeável (13) .
Finalmente, colocam-se uma cobertura de filtro (14) e um pavimento (15). Para este fim, há uma peça de suporte de filtro (18), e a cobertura de filtro (14) é cortada antecipadamente do mesmo material que o pavimento (15), com o tamanho correto para cobrir a peça de suporte de filtro (18) . A conceção preferida da cobertura de filtro (14) tem um tamanho de 2 mm de altura, mais a altura da peça de suporte de filtro (18), e um comprimento igual ao do corpo de drenagem (11). Como representado na figura lf, o suporte de filtro (18) é colocado no corpo de drenagem (11), e a peça de cobertura (14) é disposta sobre eles, não estando fixa, e inserem-se espaçadores (17) para formar ranhuras de drenagem (20), ajustando assim a sua altura. Uma vez instalados os espaçadores (17), instala-se então o pavimento (15), como visto na figura lg. O pavimento (15) é fixo no local na folha impermeável (13) com um adesivo que é preferencialmente um cimento-cola tipo C2. Após colocar o pavimento, o filtro é então coberto. Para fazer isso, aplica-se adesivo sobre a camada superior da peça de suporte de filtro (18), que é uma camada áspera, e fixa-se a cobertura de filtro (14), sendo centrada com a ajuda dos espaçadores (17), e sendo cuidadosamente nivelada com o pavimento. Preferencialmente, utiliza-se o mesmo adesivo utilizado com o pavimento (15), para obter uma camada com a mesma espessura.
Finalmente, como se pode observar na figura lh, removem-se os espaçadores (17), libertando assim as ranhuras de drenagem (20).
Em outra forma de realização como representada na figura 3.1, a peça central (19) do molde (7) constitui o próprio molde (7), isto é, não tem asas laterais (23), e tem uma forma quadrangular com bordas arredondadas, compreendendo um orifício central alinhado com o ponto de drenagem principal (5) . Em outra forma de realização como representada na figura 3.2, a peça central (19) que constitui o molde (7) tem uma forma retangular com bordas arredondadas, igualmente compreendendo um orifício central alinhado com o ponto de drenagem principal (5).
Numa forma de realização adicional como observada nas figuras 3.3 e 3.4, a peça central (19) do molde (7) tem exatamente a mesma forma gue o corpo de drenagem (11), e tem uma forma quadrangular com bordas arredondadas, compreendendo uma secção central cilíndrica alinhada com o ponto de drenagem principal, e um perfil de secção transversal escalonado na forma de uma pirâmide invertida que fornece diferentes marcas de nível de revestimento de argamassa, com base na espessura do pavimento a ser utilizado.
Os moldes (7) podem ser colocados em diferentes áreas na base de duche (21), dependendo das dimensões do dito ponto de drenagem principal (5) e da melhor área para colocar o ponto de drenagem principal (5) . Numa forma de realização os moldes (7) são colocados para estarem centrados na base de duche (21), com o centro da base de duche (21) a ocupar o ponto de drenagem principal (5) . Nesta forma de realização a base de duche (21) deve ter 4 lados inclinados se o molde (7) tiver uma forma quadrangular ou retangular. A base de duche (21) deve ter 4 ou 2 lados inclinados se o molde (7) tiver uma forma comprida que circula longitudinalmente à base de duche (21) . Finalmente, a base de duche (21) deve ter 2 lados inclinados se o molde (7) tiver uma forma alongada que circula transversalmente à base de duche (21).
Numa forma de realização adicional os moldes (7) são colocados para estarem adjacentes a um lado da base de duche (21). Nesta forma de realização a base de duche (21) deve ter apenas uma inclinação se o molde (7) tiver uma forma alongada.
Finalmente, numa forma de realização adicional os moldes (7) são colocados na base de duche e perto de um lado de uma base da base de duche (21), preferencialmente a uma distância de 5 cm a 15 cm. Nesta forma de realização a base de duche (21) deve ter uma inclinação e uma base contra inclinada.
Como se pode ver na figura 4, na invenção compreende pelo menos um canal de drenagem secundário (26) fornecido no conetor (12) para circular e drenar a água que filtra através do pavimento (15) sobre a folha impermeável (13). 0 canal de drenagem (26) começa em vários orifícios (27) fornecidos na superfície do conetor (12), e passa o conetor (12) até abrir no ponto de drenagem principal, como mostrado na figura 4. 0 canal de drenagem (26) compreende pelo menos uma peça preferencialmente elástica que flutua em água (25) por orifício (27), de modo que, caso o dreno transborde, as ditas peças que flutuam em água (25) flutuam para cima, bloqueando assim os orifícios de entrada (27) do canal de drenagem secundário(26), realizando uma função de refluxo, pois quando o fluxo de drenagem principal terminou e o nível de água caiu, as peças que flutuam em água (25) regressam para baixo, destapando os orifícios de drenagem (27) e permitindo a drenagem secundária.
No exemplo na figura 4, o corpo de drenagem (11) tem uma forma circular e o canal de drenagem (26) compreende orifícios (27) dispostos no perímetro do conetor (12), através dos quais a filtração de água entre a folha impermeável (13) e o pavimento (15) pode ser recolhida. A peça que flutua em água (25) é constituída por uma anilha anti-refluxo para que caso o dreno (central) principal transborde com água, este faça com que a dita anilha anti-refluxo flutue para cima e bloqueie os orifícios de perímetro (27). A presente invenção não pretende estar limitada às formas de realização descritas no presente documento. Outras disposições podem ser realizadas pelos peritos na técnica com base na presente descrição, desde que abrangendo o âmbito da reivindicação. Como tal, o âmbito da invenção é apenas definido pela seguinte reivindicação. 0 material para fabricar os vários elementos de polímero que constituem a presente invenção pode ser suplementado com compostos biocidais que oferecem uma vantagem técnica adicional, e fornecendo assim valor acrescentado à invenção.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • EP 2333173 Ai [0007] • EP 2472015 Ai [0008]

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
  2. 1. Base de duche (21) compreendendo pelo menos um corpo de coletor (1) com pelo menos um ponto de drenagem principal (5) acoplado a um corpo de drenagem (11), uma canalização (22) formada por rampas de argamassa (8), dispostas em cima da argamassa (6), que circundam o corpo de drenagem (11), uma folha impermeável fixa à superfície do conjunto de rampas de argamassa (8) e sobre a canalização (22), em que a folha impermeável (13) compreende um conetor (12) mantido na boca do ponto de drenagem principal (5) do corpo de coletor (1), e em que o tubo de saída do corpo de drenagem (11) se encaixa, em que o corpo de coletor (1) é incorporado em argamassa (6) e o conetor (12) compreende pelo menos um canal de drenagem secundário (26) para drenar a água que filtra através de um pavimento (15) da base de duche sobre a folha impermeável (13) o canal de drenagem secundário (26) inicia em vários orifícios (27) fornecidos na superfície do conetor (12), e passa o conetor (12) até abrir no ponto de drenagem principal (5); em que o canal de drenagem (26) compreende pelo menos uma peça que flutua em água (25) por orifício (27), para bloquear os orifícios de entrada (27) do canal de drenagem secundário (26), quando o dreno principal (5) transborda.
PT141658369T 2013-04-30 2014-04-24 Base de duche PT2798991T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES201330630A ES2431647B1 (es) 2013-04-30 2013-04-30 Plato de ducha, plantilla y procedimiento para su instalación

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2798991T true PT2798991T (pt) 2017-08-01

Family

ID=49553025

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT141658369T PT2798991T (pt) 2013-04-30 2014-04-24 Base de duche

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2798991B1 (pt)
ES (2) ES2431647B1 (pt)
PT (1) PT2798991T (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD913463S1 (en) 2017-11-08 2021-03-16 Sympateco, Inc. Shower basin
USD913462S1 (en) 2017-11-08 2021-03-16 Sympateco, Inc. Shower basin
US10888200B1 (en) 2017-11-08 2021-01-12 Sympateco, Inc. Shower basin

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005013942A1 (de) * 2004-12-23 2006-07-06 Dallmer Gmbh & Co. Kg Ablaufvorrichtung für die Anordnung an einer Bodenplatte mit einer Öffnung für Abwasser sowie Anordnung einer derartigen Ablaufvorrichtung an einer Bodenplatte
DE202006014959U1 (de) * 2006-09-27 2008-02-14 Viega Gmbh & Co. Kg Bodenablauf, insbesondere in Form einer Duschrinne
FR2936404B1 (fr) * 2008-09-29 2013-01-04 Jedo Dispositif de douche de plain-pied avec le sol environnant
SE534379C2 (sv) * 2009-12-04 2011-08-02 Purus Ab Förfarande för anbringning av ett avlopp i ett golv samt anordning för användning vid detta förfarande.
US20120036631A1 (en) * 2010-08-10 2012-02-16 Cook Joseph R Tileable drain and cover apparatus
NL2005949C2 (nl) * 2011-01-04 2012-07-05 Easy Sanitairy Solutions Bv Afvoer met unidirectionele afwatering.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2431647A1 (es) 2013-11-27
ES2431647B1 (es) 2014-09-10
EP2798991A1 (en) 2014-11-05
ES2633387T3 (es) 2017-09-21
EP2798991B1 (en) 2017-05-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2659213T3 (es) Sistema de fijación
ES2440343T3 (es) Dispositivo sanitario, en particular plato de ducha a nivel del suelo
PT2798991T (pt) Base de duche
CZ20023188A3 (cs) Podlahový odvodňovací kanálek a stavební konstrukce
US20120023658A1 (en) Perimeter drainage system for showers
PT2333174T (pt) Sistema de escoamento de duche
US11505930B2 (en) Floor drain system
ES2676203T3 (es) Conducto de drenaje para una ducha a ras de suelo
DE102012102929B4 (de) Sanitäranordnung
RU2410501C1 (ru) Сливное устройство
ES2685603T3 (es) Baldosa curva
WO2018100220A1 (es) Sumidero para desagüe de liquidos
DE202021104627U1 (de) Sanitäranordnung
AT517176B1 (de) Vorrichtung mit Schnittschutzstreifen und entsprechender Schnittschutzstreifen
EP1210897A2 (de) Trägerkörper für ein Duschtasse
EP2466023B1 (en) Flat plate gutter
ES2805879T3 (es) Piso de una ducha
CN212104867U (zh) 一种建筑设计屋顶檐口防水装置
US9528240B2 (en) Safety edge sports channel
KR20160097994A (ko) 측구의 이물질 유입 방지 수단을 구비한 구조체
US20180184854A1 (en) Modular shower pan
DE2135314C2 (de) Entwässerungs- und/oder Entlüftungsvorrichtung, insbesondere im Beton-Brückenbau
CN216920599U (zh) 坐便器可调距安装用预埋件
CN208533581U (zh) 一种地下室内衬墙防水结构
US11499324B2 (en) Profile system for a sanitary facility