PT2722463T - Módulo de construção para edifícios - Google Patents

Módulo de construção para edifícios Download PDF

Info

Publication number
PT2722463T
PT2722463T PT131803801T PT13180380T PT2722463T PT 2722463 T PT2722463 T PT 2722463T PT 131803801 T PT131803801 T PT 131803801T PT 13180380 T PT13180380 T PT 13180380T PT 2722463 T PT2722463 T PT 2722463T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
building
module
buildings
air
heat exchanger
Prior art date
Application number
PT131803801T
Other languages
English (en)
Inventor
Kantola Janne
Original Assignee
Pilaster Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pilaster Oy filed Critical Pilaster Oy
Publication of PT2722463T publication Critical patent/PT2722463T/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F17/00Vertical ducts; Channels, e.g. for drainage
    • E04F17/08Vertical ducts; Channels, e.g. for drainage for receiving utility lines, e.g. cables, pipes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MÓDULO DE CONSTRUÇÃO PARA EDIFÍCIOS" Antecedentes da invenção A invenção diz respeito a um módulo de construção para edifícios conforme definido no preambulo da reivindicação 1, módulo que pode ser utilizado em ligação com diferentes edifícios para instalação, no módulo, dos equipamentos de serviços dos edifícios e que pode ser montado na parede exterior de uma casa ou de um edifício.
Tecnologia antecedente São conhecidos na tecnologia vários módulos de construção para edifícios nos quais são instalados equipamentos de serviços dos edifícios como tubagens e cabos.
Na publicação JP8042123A é apresentada uma solução que descreve uma estrutura modular para ser fixada na parede exterior de um edifício de apartamentos, na qual podem ser instaladas as tubagens necessárias à distribuição de água e gás. 0 documento WO 2012/07 6858A1 apresenta um módulo de construção para edifícios simples para todo um edifício que inclui os serviços do edifício (ventilação, fornecimento de água, fornecimento de eletricidade, ...) , equipado com uma unidade de ventilação e com uma bomba de transferência de calor. Nas tecnologias antecedentes os módulos de construção para edifícios não possuem todos os meios necessários para os serviços dos edifícios e, por outro lado, as soluções apresentadas nas tecnologias antecedentes não conseguem ser facilmente dimensionadas ou aplicadas em edifícios diferentes. 0 objetivo da invenção é conseguir um novo tipo de módulo de construção para edifícios que inclua os meios necessários aos serviços dos edifícios e que permita eliminar ou reduzir os inconvenientes das soluções da tecnologia antecedente e que permita obter uma solução para um módulo de construção para edifícios fácil de instalar e funcional, com requisitos pré-definidos em relação ao local e mesmo em relação aos apartamentos.
Breve descrição da invenção
De acordo com a invenção, o módulo de construção para edifícios caracteriza-se pelo que é apresentado na parte de definição da reivindicação 1. De acordo com as diferentes formas de realização, as soluções são caracterizadas pelo que se encontra apresentado nas reivindicações dependentes. De acordo com a invenção, a solução agora apresentada tem algumas vantagens significativas em comparação com as soluções da tecnologia antecedente.
Com a invenção agora apresentada, consegue-se um novo tipo de módulo de construção para edifícios, com os quais são eliminados os problemas conhecidos da tecnologia, dado poder ser aplicado (dimensionado) em muitos edifícios diferentes. Adicionalmente, de acordo com a invenção, a solução é simples e barata de fabricar e de instalar na parede de uma casa. Em baixo encontram-se listadas algumas das vantagens do módulo de construção para edifícios de acordo com a invenção e com as diferentes formas de realização. - 0 módulo de construção para edifícios cria exatamente novas oportunidades de melhoria da eficiência operacional e de redução de custos para edifícios novos e renovações melhorando simultaneamente a qualidade. - A produção de módulos de construção pré-fabricados para edifícios é mais eficiente que a sua construção no local, o que diminui o preço dos serviços do edificio.
Um módulo pré-fabricado é sempre feito em condições ótimas. Assim, é mais fácil controlar antes a qualidade quer para novos edifícios quer para renovações. - 0 módulo de construção para edifícios pode ser instalado diretamente na parede exterior de um espaço residencial ou de outro espaço que necessite de aquecimento e de serviços. Assim, os serviços instalados num módulo não necessitam de espaços separados ou espaço para instalação no interior do edificio. Por atrás da parede exterior apenas são instalados os equipamentos cuja regulamentação assim o exige, assim como os equipamentos terminais. 0 módulo é instalado por uma pequena equipa, o que diminui o número de trabalhadores a trabalhar no local. - Os módulos de construção pré-fabricados para edifícios reduzem as necessárias fases de trabalho no local, assim como qualificações e competências profissionais especializadas. - Um módulo de construção para edifícios com uma estrutura do tipo em caixa fechada forma uma estrutura que protege da chuva as tubagens, os cabos e os equipamentos das unidades de ventilação a serem ligados aos serviços do edifício. 0 módulo pode ser instalado na parede exterior do edifício, numa reentrância de uma parede exterior, na estrutura de uma varanda ou noutras estruturas exteriores do edifício. - A estrutura do tipo em caixa do módulo de construção pode ser fabricada num material ignífugo e compartimentada à medida com selagem corta-fogo, formando assim uma estrutura que melhora a segurança em termos de fogo. A substituição de equipamentos num módulo é fácil e rápida. A estrutura modular permite realizar trabalhos de modificação específicos dos apartamentos ou do espaço, atualizações dos sistemas e dos equipamentos sem afetar os espaços interiores do edifício. - Redução dos incómodos causados num apartamento durante as reparações. - Nos apartamentos pode ser instalado um sistema de alarme de incêndio centralizado e específico do apartamento que, se necessário, pode ser estendido aos outros apartamentos do edifício e a uma central de alarmes. - Num bloco de apartamentos pode constituir-se, com um módulo, uma nova saída de emergência dos apartamentos. Da mesma forma em relação aos apartamentos cujo acesso dos bombeiros com escadas magirus é limitado, seja devido à altura do edifício ou devido à configuração do terreno à volta do edifício. - A manutenção dos equipamentos de um módulo faz-se por fora através de uma escotilha de serviço e não requer uma visita ao apartamento ou a outro espaço do edifício.
No aquecimento e arrefecimento dos apartamentos pode utilizar-se energia renovável. - As necessidades de aquecimento de um apartamento ou de outro espaço do edifício diminuem consideravelmente com a utilização da bomba de calor e do sistema recuperador de calor. - A necessidade de compra de energia elétrica utilizada pelo módulo diminui e no melhor caso é completamente eliminada através da instalação de aerogeradores e de painéis solares no telhado das propriedades. - Através de um módulo de captação do calor geotérmico, a ser instalado na parte inferior da torre de um módulo de construção para edifícios, pode produzir-se a água quente doméstica necessária à propriedade.
Uma ventilação e uma recuperação de calor ótimas reduzem as necessidades energéticas de um edifício.
Breve descrição das figuras A invenção é descrita de seguida com mais detalhe com a ajuda de exemplos relativos aos desenhos 1 - 6, em que, - as Figs. 1 e 2 representam a instalação de um módulo de construção para edifícios na parede 2 do edificio de acordo com a invenção. - as Figs. 3 e 4 representam perspectivas diferentes de um módulo de construção para edifícios quando instalado na parede 2. as Figs. 5 e 6 representam um ascensor de serviço 4 montado num módulo de construção para edifícios. - as Figs. 7a-7c representam diagramas de uma unidade de ventilação com uma bomba de calor montada num módulo de construção para edifícios, em diferentes situações de operação da unidade.
Descrição detalhada da invenção
As Figs. 1 e 2 representam a instalação de um módulo de construção para edifícios na parede 2 do edificio de acordo com a invenção. 0 módulo de construção para edifícios 1 pode ser instalado na parede exterior 2 de edifícios com um ou mais andares (e com um ou mais apartamentos ou outros espaços), como edifícios residenciais, edifícios industriais ou edifícios comerciais. 0 módulo de construção para edifícios 1 é autoportante. 0 módulo de construção para edifícios 1 compreende as tubagens/cabos 7 para a ventilação, os esgotos, o abastecimento de água e/ou o abastecimento de eletricidade e/ou o aquecimento/arrefecimento e/ou a transmissão de dados e adicionalmente o módulo de construção para edifícios compreende uma bomba de calor, como uma bomba geotérmica e/ou um equipamento de ar condicionado e/ou um recuperador de calor do ar de exaustão instalado(s)em cada piso diferente. A estrutura e o princípio de funcionamento da bomba de calor 10 instalada no módulo de construção para edifícios encontram-se descritas com mais detalhe nas Figs. 7a-7c. O módulo de construção para edifícios 1 encontra-se ligado às tubagens de ligação/cablagens de ligação 8 numa vala 6 na parte inferior ou em ligação com a parte inferior do edifício. O módulo de construção para edifícios pode ser instalado como uma peça única ou como várias peças na parede do edifício. O módulo de construção para edifícios 1 tem uma estrutura do tipo em caixa quando instalado na parede do edifício, conforme apresentado na Fig. 3. As Figs. 1 e 2 mostram um módulo de construção para edifícios instalado numa casa de três andares, mas o número de andares não é de todo limitativo, podendo ser qualquer coisa desde o piso um até acima e podem ainda existir módulos de construção para edifícios instalados lado a lado, conforme representado na Fig. 2.
As Figs. 3 e 4 apresentam perspetivas diferentes de um módulo de construção para edifícios instalado numa parede 2, sendo a estrutura do módulo de construção para edifícios do tipo em caixa, encontando.se fechado numa estrutura em caixa 3 (a estrutura completa da caixa faz parte do módulo de construção para edifícios). A estrutura em caixa 3 constitui uma estrutura que protege da chuva a canalização, os cabos e as unidades de ventilação ligadas ao módulo de construção para edifícios. A estrutura em caixa 3 pode ser fabricada num material ignifugo e compartimentada, à medida, com selagem corta-fogo.
As Figs. 5 e 6 representam um ascensor de serviço 4 instalado num módulo de construção para edifícios, com o qual podem ser realizados, por exemplo, serviços de manutenção através de uma escotilha 5 no módulo de construção para edifícios. 0 módulo de construção para edifícios compreende pelo menos uma escotilha de serviço no ponto de cada piso do edifício. 0 ascensor pode, naturalmente, também ser utilizado para transportar coisas ou pessoas, e pode ser montado numa canaleta 5' localizada no compartimento/caixa 3 do módulo de construção para edifícios. 0 motor de elevação do ascensor é fixado à cabine do ascensor. 0 ascensor pode, em alternativa, ser implementado de tal forma que a cabine do ascensor inclui as rodas de apoio, que se apoiam contra a caixa do módulo de construção para edifícios. Uma roda rotativa é fixada à cobertura da caixa, em torno da qual os cabos de elevação do ascensor se encontram enrolados.
De acordo com a invenção a função básica do módulo de construção para edifícios 1 é uma unidade de ventilação 9 com uma bomba de calor 10, que constitui o seu núcleo, bomba de calor essa que dependendo das necessidades, aquece ou arrefece um apartamento ou qualquer outro espaço do edificio. Qualquer outro espaço refere-se, por exemplo, a um espaço para armazenamento ou a um espaço para escritórios. A bomba de calor utiliza a energia térmica obtida da melhor forma do ar exterior para aquecer, se necessário, o ar em circulação e/ou o ar de substituição a ser insuflado. O módulo de construção para edifícios 1 possui uma ou mars bombas de calor configuradas para cada um dos diferentes andares do edificio. As bombas de calor são instaladas no ponto de cada andar. O principio de funcionamento da unidade de ventilação e da bomba de calor encontra-se descrito com mais detalhes nas Figs. 7a-7c. O módulo de construção para edifícios 1 possui uma unidade de ventilação 9 equipada com uma bomba de calor 10. A unidade de ventilação encontra-se localizada num compartimento 3. Com a bomba de calor 10 o ar de insuflação (ar de substituição) a ser fornecido ao edificio pode ser aquecido ou arrefecido com o ar de exaustão do edificio. Com a unidade de ventilação 9 a ventilação pode ser efetuada para cada apartamento especifico ou para cada espaço especifico. A regulação da temperatura pode também ser realizada para cada apartamento especifico ou para cada espaço especifico. A bomba de calor tem um circuito fechado de arrefecimento 11, ao qual se encontra ligado um permutador de calor 12, para transferir o calor entre o ar de exaustão e o circuito fechado de arrefecimento 11. Dependendo do modo operatório da unidade de ventilação 9, o permutador de calor 12 funciona quer como um evaporador (o calor é transferido do ar de exaustão para o fluido frigogénico) ou como condensador (o calor é transferido do fluido frigogénico para o ar de exaustão).
Adicionalmente, um segundo permutador de calor 13 encontra-se ligado ao circuito de arrefecimento 11 para transferir o calor entre o fluido frigogénico e o ar de insuflação que entra no edifício. Dependendo do modo de operação da unidade de ventilação 9, o segundo permutador de calor 13 funciona quer como condensador (o calor é transferido do fluido frigogénico para o ar de insuflação) ou como evaporador (o calor é transferido do ar de insuflação para o fluido frigogénico). Um compressor 14 encontra-se ligado ao circuito de arrefecimento 11 para aumentar a pressão do fluido frigogénico que circula entre o permutador de calor e o segundo permutador de calor. 0 compressor 14 encontra-se ligado entre o permutador de calor 12 do circuito de arrefecimento 11 e o segundo permutador de calor 13.
Adicionalmente, uma válvula de expansão 15 encontra-se ligada ao circuito de arrefecimento 11 entre o segundo permutador de calor e o primeiro permutador de calor. A pressão do fluido frigogénico que circula entre o segundo permutador de calor 13 e o permutador de calor 12 é reduzida pela válvula de expansão 15. A unidade de ventilação 9 tem uma conduta de fornecimento 17 que conduz o ar insuflado do exterior para dentro do edifício. À conduta de fornecimento 17 encontra-se ligado um ventilador 25 que conduz o ar insuflado do exterior para dentro do edifício. 0 segundo permutador de calor 12 da bomba de calor encontra-se ligado à conduta de abastecimento 17 num ponto depois do ventilador 25 em relação à direção do fluxo de ar. A unidade de ventilação 9 possui um permutador de calor de ar 19 para transferir o calor do ar de exaustão para o ar de insuflação. A transferência de calor do permutador de calor de ar 18 baseia-se na convexão, isto é as correntes de ar não se misturam no permutador de calor de ar 19. 0 permutador de calor de ar 19 pode ser, por exemplo, um permutador de calor de fluxo cruzado. 0 permutador de calor de ar 19 encontra-se ligado à conduta de fornecimento 16 num ponto antes do segundo permutador de calor 13 da bomba de calor, em relação à direção do fluxo de ar. 0 permutador de calor de ar 19 encontra-se ligado à conduta de exaustão 17 num ponto antes do permutador de calor 12 da bomba de calor, em relação à direção do fluxo de ar. A unidade de ventilação 9 está equipada com uma válvula de três vias, um registo e outro equipamento guia 18, com o qual o ar de exaustão pode ser guiado para fluir através do permutador de calor de ar 19 ou por fora do permutador de calor de ar 19. A unidade de ventilação 9 tem um circuito 20 para circulação do ar exterior ao qual se encontra ligado o permutador 12 da bomba de calor. Ligado ao circuito para circulação do ar exterior encontra-se um ventilador de circulação 21 para o ar exterior. O ar exterior no circuito 20 para circulação do ar exterior pode circular através do permutador de calor 12. A unidade de ventilação 9 possui também um circuito para circulação do ar interior, ao qual se encontra ligado o segundo permutador de calor 13 da bomba de calor. Um ventilador de circulação 23 para o ar interior encontra-se ligado ao circuito para circulação do ar interior. O ar interior no circuito 22 para circulação do ar interior pode circular através do segundo permutador de calor 13.
Na Fig. 7a a unidade de ventilação 9 aquece o espaço interior do edificio. A bomba de calor de ar 10 funciona como uma chamada bomba de calor do ar de exaustão, transferindo o calor do ar de exaustão do edificio para o ar de insuflação. O ventilador de ar 24 de abastecimento insufla o ar do exterior para dentro da conduta 16 de abastecimento. O ventilador de ar 25 de exaustão aspira o ar de exaustão do interior do edificio para dentro da conduta 17 de exaustão. 0 equipamento guia 18 encontra-se numa posição em que o ar de exaustão passa através do permutador de calor 19. 0 ar de insuflação passa também através do permutador de calor 19 e neste caso o ar de exaustão aquece o ar de insuflação.
Depois do permutador de calor 19 o ar de insuflação entra no segundo permutador de calor 13 da bomba de calor de ar. Depois do permutador de calor 19 o ar de exaustão entra no segundo permutador de calor 12 da bomba de calor, no qual o calor do ar de exaustão é transferido para o fluido frigogénico do circuito de arrefecimento 11. No permutador de calor 12 o fluido frigogénico evapora-se. Depois disto o compressor 14 faz aumentar a pressão do fluido frigogénico. 0 compressor 14 empurra o vapor do fluido frigogénico para dentro do segundo permutador de calor 13, no qual o vapor do fluido frigogénico entrega calor ao ar de insuflação. Ao mesmo tempo o fluido arrefece e volta a condensar no estado liquido. 0 fluido frigogénico sai do permutador de calor 13 e passa depois pela válvula de expansão 15, onde a pressão e a temperatura do fluido frigogénico diminuem. Depois disto fluido frigogénico volta ao permutador de calor 12 e o processo repete-se. 0 ar de exaustão sai do permutador de calor 12 para o ar exterior. 0 ar de insuflação passa do segundo permutador de calor 13 para dentro do edificio.
Se necessário o ar exterior pode circular no circuito 20 para circulação do ar exterior através do permutador de calor 12 da bomba de calor, no qual o calor do ar exterior é transferido para o circuito de arrefecimento 11. O ar do permutador de calor 12 passa de novo para o ar exterior. Se necessário o ar interior do edificio pode circular no circuito 22 para circulação do ar interior através do permutador de calor 13 da bomba de calor, no qual o ar interior aquece. O ar interior do segundo permutador de calor passa de novo para o interior do edificio.
Na Fig. 7b, a unidade de ventilação 9 funciona como um permutador de calor passivo. Neste caso, a bomba de calor 10 não se encontra em utilização. O equipamento guia 18 encontra-se numa posição em que o ar de exaustão passa pelo permutador de calor 19. O ar de insuflação passa igualmente pelo permutador de calor 19, em que nesta caso o ar de exaustão aquece o ar de insuflação. Depois do permutador de calor 19, o ar de insuflação passa para dentro do edificio e o ar de exaustão passa para fora.
Na Fig. 7c, a unidade de ventilação 9 arrefece o ar de insuflação que é conduzido para dentro do edificio.
Isto é conseguido revertendo o processo da bomba de calor 10 por comparação com a operação ilustrada na Fig. 7a. Neste caso o ar de insuflação entra no segundo permutador de calor 13 da bomba de calor, no qual o calor do ar de exaustão é transferido para o fluido frigogénico do circuito de arrefecimento 11. 0 fluido frigogénico evapora-se no segundo permutador de calor 13. Depois o compressor 14 aumenta a pressão do fluido frigogénico. 0 compressor 14 empurra o vapor do fluido frigogénico para o permutador de calor 12, no qual o vapor do fluido entrega o calor ao ar de exaustão. Ao mesmo tempo, o fluido arrefece e condensa-se de novo em liquido. 0 fluido frigogénico sai do permutador de calor 12 e passa para a válvula de expansão 15, na qual a temperatura e a pressão do fluido frigogénico diminuem. Depois o fluido entra de novo no segundo permutador de calor 13 e o processo repete-se. 0 ar de exaustão passa do permutador de calor 12 para o ar exterior. 0 ar de insuflação passa do segundo permutador de calor 13 para dentro do edificio. 0 equipamento guia 18 encontra-se numa posição em que o ar de exaustão "bypassa" o permutador de calor 19. A condensação do fluido frigogénico no permutador de calor 12 pode ser aumentada fazendo circular o ar exterior no circuito 20 de circulação do ar exterior.
Adicionalmente o módulo de construção para edifícios 1 possui uma unidade de regulação, com a qual a operação da unidade de ventilação 9 pode ser ajustada em termos da quantidade de ventilação e da temperatura do ar de insuflação. A unidade de regulação pode ser controlada no interior do edificio. O módulo de construção para edifícios possui uma unidade de ventilação 9 própria para cada piso do edificio ou uma unidade de ventilação especifica para um piso. 0 módulo de construção para edifícios 1 possui uma unidade de ventilação 9 para cada apartamento ou espaço. Neste caso a ventilação do edificio pode ser preparada para cada apartamento ou para cada espaço.
No verão, a temperatura do ar a ser insuflado pode ser reduzida, caso a caso, através da bomba de calor, de modo a conferir ao apartamento uma temperatura num nivel de conforto. Se necessário, o aquecimento do ar pode ser aumentado com um aquecedor de circulação de água ou com um aquecedor elétrico separados ou, por exemplo, com um painel solar. 0 módulo de construção para edifícios gere a ventilação especifica do apartamento de acordo com as previsões do momento e garante, em cada sala do apartamento, ar fresco e limpo como se fosse uma corrente de ar. Se necessário é fácil aumentar a ventilação. Quando um apartamento está vazio o aparelho é ajustado para um nivel minimo garantindo que existe uma ventilação básica adequada ao apartamento. 0 conjunto de um módulo de construção para edifícios pode ser projetado de acordo com as necessidades especificas da empresa de habitação e/ou de um apartamento especifico. É igualmente fácil juntar funções ao módulo de construção para edifícios 1 à medida que as necessidades aumentam.
No módulo de construção para edifícios podem ainda ser incluídos os seguintes sistemas: - o fornecimento de energia elétrica e o quadro elétrico de distribuição para os apartamentos - esgotos e tubagens de água doméstica - contador de água e eletricidade com leitura remota - circuito de captação do calor geotérmico para aquecimento da água doméstica e para aquecimento adicional - ligações de telecomunicações para os apartamentos e uma rede sem fios especifica para um apartamento - um sistema de alarme de fumo um sistema de condutas separadas dos exautores das cozinhas - sistema de aspiração central - condutas para o lixo - tubagens de água da chuva - um painel de controlo de ajuste de um equipamento e de leitura do consumo elétrico do aparelho, no mesmo painel - medidor do consumo de água especifico do apartamento estação meteorológica especifica do apartamento, que mostra os dados históricos, as previsões meteorológicas e o historial do tempo. É óbvio para uma pessoa especializada na tecnologia que as diferentes formas de realização da invenção não se encontram apenas limitadas aos exemplos descritos anteriormente, e que podem portanto variar, dentro do âmbito das reivindicações apresentadas em baixo.
Um ou mais meios de produção de energia, tais como um painel solar ou um aerogerador podem ser instalados dentro de um módulo de construção para edifícios. Diferentes meios de monitorização/alarme, tais como sensores ou contadores, como por exemplo, medidores de fumo/alarmes de fumo podem também ser instalados num módulo de construção para edifícios. Uma escada de sarda de emergência encontra-se fixada ou montada no módulo de construção para edifícios. Algumas ou todas as diferentes peças de um módulo de construção são fabricadas a partir de materiais reciclados, tal como plástico reciclado ou metal reciclado.
Lisboa, 26 de setembro de 2017

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Módulo de construção para edifícios (1) que pode ser instalado na parede exterior (2) dos edifícios constituídos por um certo número de andares diferentes, como edifícios residenciais, edifícios industriais ou edifícios comerciais e cujo módulo de construção (1) compreende tubagens/cabos para a ventilação, os esgotos, o abastecimento de água e/ou o abastecimento de eletricidade e/ou o aquecimento/arrefecimento e/ou a transmissão de dados, em que o módulo de construção para edifícios (1) pode ser ligado às tubagens de ligação/cablagens de ligação (8) numa vala (6) na parte inferior ou em ligação com a parte inferior do edifício e/ou no subsolo do edifício e/ou nas salas técnicas, em que o módulo de construção (1) tem uma estrutura do tipo em caixa quando instalado na parede de um edifício, em que o módulo de construção está preparado para gerir a ventilação específica dos apartamentos ou específica do espaço do edifício, em que o módulo de construção (1) possui uma unidade de ventilação (9) para cada um dos diferentes pisos e cada espaço ou apartamento do edifício, cuja unidade de ventilação (9) está preparada para fornecer o ar de insuflação ao edifício e retirar o ar de exaustão do edifício e cuja unidade de ventilação (9) tem uma bomba de calor (10) para transferir o calor do ar de exaustão para o ar de insuflação do edifício e para arrefecer o ar de insuflação.
  2. 2. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a unidade de ventilação (9) ter um permutador de calor (19) para transferir calor do ar de exaustão para o ar de insuflação do edifício.
  3. 3. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o permutador de calor (19) se encontrar colocado antes da bomba de calor (10) em relação à direção de passagem do ar de insuflação.
  4. 4. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por o permutador de calor (19) se encontrar colocado antes da bomba de calor (10) em relação à direção de passagem do ar de insuflação.
  5. 5. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ter um certo número de módulos de construção lado a lado ou de modo consecutivamente contínuo na parede do edifício.
  6. 6. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o módulo de construção para edifícios poder ser dimensionado para edifícios com tamanhos diferentes ou modelos diferentes.
  7. 7. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o módulo de construção para edifícios ter no ponto de entrega de cada andar pelo menos uma escotilha de serviço (5) para manutenção do módulo de construção.
  8. 8. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um ou vários meios de produção de energia, como um painel solar ou um aerogerador estarem instalados ou poderem ser instalados no módulo de construção.
  9. 9. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ascensor (4) de serviço estar instalado no módulo de construção.
  10. 10. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os diferentes meios de monitorização/alarme, tais como sensores ou contadores, como por exemplo, medidores de fumo/alarmes de fumo estarem instalados no módulo de construção.
  11. 11. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por algumas ou todas as peças do módulo de construção serem fabricadas a partir de materiais reciclados, tais como plástico reciclado ou metal reciclado.
  12. 12. Módulo de construção para edifícios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a escada de saída de emergência se encontrar fixada ou montada no módulo de construção.
  13. 13. Edifício constituído por um certo número de andares, caracterizado por possuir um módulo de construção para edifícios (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, módulo que se encontra instalado na parede exterior do edifício. Lisboa, 26 de setembro de 2017
PT131803801T 2012-08-14 2013-08-14 Módulo de construção para edifícios PT2722463T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20125844A FI126876B (fi) 2012-08-14 2012-08-14 Talotekniikkamoduuli

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2722463T true PT2722463T (pt) 2017-10-04

Family

ID=48998452

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT131803801T PT2722463T (pt) 2012-08-14 2013-08-14 Módulo de construção para edifícios

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP2722463B1 (pt)
DK (1) DK2722463T3 (pt)
ES (1) ES2641713T3 (pt)
FI (1) FI126876B (pt)
HR (1) HRP20171381T1 (pt)
HU (1) HUE034517T2 (pt)
LT (1) LT2722463T (pt)
PL (1) PL2722463T3 (pt)
PT (1) PT2722463T (pt)
RS (1) RS56375B1 (pt)
SI (1) SI2722463T1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6324106B2 (ja) * 2014-02-24 2018-05-16 株式会社長谷工コーポレーション 共同住宅のメーターボックス
WO2020153862A1 (ru) * 2019-01-22 2020-07-30 Владимир Борисович МИЛЕВСКИЙ Энерго- и водосберегающее здание
WO2022200198A1 (en) * 2021-03-24 2022-09-29 ecoworks GmbH Building service element

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3742666A (en) * 1971-09-07 1973-07-03 Anvan M E Syst Inc Unitized utility distribution system
JPH0842123A (ja) 1994-07-28 1996-02-13 Yoshihito Yamashita 配管設備ユニットおよびこれを用いた配管設備施工方法
FR2936828B1 (fr) * 2008-10-07 2016-12-30 Maison Eau & Soleil Module prefabrique destine a etre monte dans un batiment et batiment comprenant un tel module
GB201020935D0 (en) * 2010-12-10 2011-01-26 Honeywell Technologies Sarl An arrangement for providing building services

Also Published As

Publication number Publication date
EP2722463A1 (en) 2014-04-23
ES2641713T3 (es) 2017-11-13
PL2722463T3 (pl) 2017-12-29
DK2722463T3 (en) 2017-10-02
RS56375B1 (sr) 2017-12-29
SI2722463T1 (sl) 2017-11-30
FI20125844A (fi) 2014-02-15
LT2722463T (lt) 2017-12-11
HUE034517T2 (en) 2018-02-28
FI126876B (fi) 2017-07-14
EP2722463B1 (en) 2017-06-28
HRP20171381T1 (hr) 2017-12-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101321995B (zh) 热泵系统
US20160281348A9 (en) Modular building utilities systems and methods
CN102995802A (zh) 利用太阳能的双层玻璃幕墙
JP2014510255A5 (pt)
JP2014020748A (ja) 多層階建物の空調システム
JP2011145046A (ja) スマートエコ空調システム
PT2722463T (pt) Módulo de construção para edifícios
JP5945127B2 (ja) 建物
GB2374661A (en) Ventilation system for a building
WO2013089274A1 (ja) スマートエコ空調システム
US20230072190A1 (en) Improving energy efficiency of human-inhabitable environments
CN205369747U (zh) 一种新型太阳能光热一体化房顶装置
EP4191185A1 (en) Air conditioner unit and air conditioner
JP6135906B2 (ja) アース・ソーラーシステム
CA2772766A1 (en) Modular building utilities systems and methods
US11092345B2 (en) Central solar water heater system for a multi story building
JP2008304167A (ja) 集合住宅用給湯設備
CN219433425U (zh) 厂房排风系统
CN209874585U (zh) 一种航改机型分布式能源站分布系统
CN221548955U (zh) 一种跨空间空气热能交换系统
Field Breeze blocks.
Mast et al. LowEx—refurbishement of an office building: guaranteeing comfort while minimizing exergy
CN203758081U (zh) 使用轴流风机的室外定向送风的风源热泵系统
PATIDAR et al. Naturally air-conditioned nearly zero-energy housing: The Earth, Wind & Fire Case Study
KR20230131668A (ko) 지열을 이용한 열원 일체형 공기조화장치