PT2452893E - Cápsula para conter uma preparação para uma bebida quente - Google Patents

Cápsula para conter uma preparação para uma bebida quente Download PDF

Info

Publication number
PT2452893E
PT2452893E PT111878880T PT11187888T PT2452893E PT 2452893 E PT2452893 E PT 2452893E PT 111878880 T PT111878880 T PT 111878880T PT 11187888 T PT11187888 T PT 11187888T PT 2452893 E PT2452893 E PT 2452893E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
capsule
preparation
drilling
region
juxtaposition
Prior art date
Application number
PT111878880T
Other languages
English (en)
Inventor
Riccardo Simoncini
Original Assignee
E T I S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43742537&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2452893(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by E T I S R L filed Critical E T I S R L
Publication of PT2452893E publication Critical patent/PT2452893E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D85/00Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
    • B65D85/70Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for materials not otherwise provided for
    • B65D85/804Disposable containers or packages with contents which are mixed, infused or dissolved in situ, i.e. without having been previously removed from the package
    • B65D85/8043Packages adapted to allow liquid to pass through the contents
    • B65D85/8049Details of the inlet
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D85/00Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
    • B65D85/70Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for materials not otherwise provided for
    • B65D85/804Disposable containers or packages with contents which are mixed, infused or dissolved in situ, i.e. without having been previously removed from the package
    • B65D85/8043Packages adapted to allow liquid to pass through the contents
    • B65D85/8061Filters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Description

ΡΕ2452893 1
DESCRIÇÃO "CÁPSULA PARA CONTER UMA PREPARAÇÃO PARA UMA BEBIDA QUENTE"
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a cápsulas para produtos extraiveis, e em particular cápsulas para conterem uma preparação para bebidas.
Em particular, a invenção diz respeito a cápsulas para conterem preparações para bebidas quentes, tais como, nomeadamente, o café ou o chá ou o leite e outros assim sucessivamente.
Normalmente as cápsulas contêm uma dose de uma preparação e são utilizáveis em máquinas automáticas adequadas para a extracção do produto.
De entre estas máquinas, existem as bem conhecidas máquinas automáticas para fazer café, concebidas para uso doméstico, e as quais são muitas vezes utilizadas também em escritórios, etc..
Na prática, as cápsulas fechadas contendo uma dose de preparação são conhecidos como "consumiveis" e coloquialmente também são referidas como "saquetas". 2 ΡΕ2452893 É descrito em baixo um sistema conhecido para a preparação de bebidas quentes, que principalmente consiste no aparelho de extracção das máquinas e das cápsulas.
As máquinas automáticas, no equipamento de extracção das mesmas, compreendem uma câmara interna para acomodar e reter temporariamente uma cápsula e um dispositivo de alimentação para fornecer água quente sob pressão à cápsula inserida na câmara, com o fim de extrair o produto.
No caso de bebidas quentes, sob o ponto de vista químico, os ingredientes activos e/ou as fragrâncias da dose da preparação são extraídos ou dissolvidos na água quente, através de infusão ou de mistura, obtendo desta forma a bebida.
As cápsulas da tecnologia anterior incluem um corpo em forma de vaso, e uma capa formada por uma película ligada à embocadura do corpo em molde de vaso pelo vidro por meio de colagem, selagem a quente ou soldadura ultra-sónica, ou outras tecnologias conhecidas.
As cápsulas conhecidas são fechadas e seladas com o corpo em molde de vaso feito de alumínio, e a capa feita de uma folha fina, por exemplo feita de alumínio, de modo que a capa tenha uma certa flexibilidade. 3 ΡΕ2452893
Para extrair o produto, a água fornecida para dentro da câmara tem de ser capaz de entrar na cápsula e, em seguida, a bebida tem de ser capaz de sair da cápsula, tal como de seguida, a ser distribuída para fora da máquina, directamente para um vaso predisposto pelo utilizador num compartimento de recepção. 0 aparelho de extracção compreende, assim, elementos móveis pontiagudos, por exemplo em forma de agulha, os quais são activados para empurrar, com as ponteiras do mesmo, no fundo da cápsula, em pontos predeterminados, de tal modo a perfurar a mesma por meio de furos e permitir que a água fornecida pelo dispositivo de alimentação entre na cápsula a partir do fundo.
Na prática, as partes móveis penetram na cápsula, perfurando o fundo da mesma, de outro modo elas não podiam fazer orifícios relativamente grandes, os quais são necessários para fornecer uma quantidade suficiente de água para uma dose da preparação de modo a formar a bebida. A pressão que se forma no interior da cápsula quando a água quente a ela acede, conduz a uma deformação da capa.
Na prática, a capa assume uma forma convexa, com uma curvatura dirigida externamente.
Fora da câmara e numa posição oposta em relaçao 4 ΡΕ2452893 aos elementos pontiagudos, podem ainda existir elementos pontiagudos fixos.
Estes outros elementos pontiagudos estão numa tal posição como que a encostar a capa quando esta é deformada pela pressão no interior da cápsula, para a rasgar e assim permitir a bebida preparada a sair da cápsula.
Este conhecido sistema tem as seguintes desvantagens .
Em primeiro lugar, a perfuração por meio de furos no fundo da cápsula pode produzir uma obstrução parcial das aberturas assim formadas pelas ponteiras que precisamente fizeram as aberturas, o que implica uma baixa eficiência do fornecimento de água para uma dose preparada.
Em alternativa, se os elementos pontiagudos forem recolhidos rapidamente após a utilização, é possível a saída da preparação da cápsula através das perfurações, que como mencionado, têm de ser relativamente grandes.
De facto, a preparação é geralmente de material em pó, ou seja, de uma forma solta, com grãos de pequena dimensão; a sua fuga indesejada a partir do fundo pode causar prejuízo à qualidade da bebida dispensada, dado que os ingredientes activos não terão sido eficientemente extraídos. 5 ΡΕ2452893
Além disso, esta possível ocorrência implica um desperdício de preparação e um progressiva mas rápida sujidade por incrustações no interior da máquina, o que é prejudicial tanto para a operação da mesma como para as condições de higiene do aparelho.
Para além disso, uma vez que os furos feitos por perfuração do fundo têm necessariamente de ser de um tamanho nada pequeno, pode acontecer que o aumento da pressão no interior da cápsula causada pela entrada de água quente seja menor do que a esperada, com a consequência de que a convexidade da capa será menos pronunciada.
Isto pode produzir apenas um rasgão parcial da capa e, por conseguinte, uma dispensa incapaz e um desperdício da preparação, parte da qual permanece na cápsula ou na câmara.
Um outro inconveniente é causado pelo facto de que no sistema conhecido, a água apenas penetra através das perfurações feitas por meio de furos feitos pelos elementos pontiagudos móveis, os quais devem estar numa posição predeterminada e também devem ser num número limitado de tal forma a impedir o fundo de se apresentar longe da extremidade ou de rebentamento por completo quando atravessado pela água sob pressão, o que poderia prejudicar por completo a extracção e dispensa do produto.
Portanto, a partir destes poucos pontos de acesso 6 ΡΕ2452893 para a água, efectuados no fundo da cápsula, até aos pontos de saída na capa rasgada, são formados caminhos preferenciais de fluxo de água quente que passa através da preparação.
Estes fluxos preferenciais criam uma extracção necessariamente não uniforme e, por conseguinte a ineficiente extracção do produto.
Isto conduz como consequência à preparação e à distribuição de uma bebida menos "intensa", em termos de sabor ou pelo menos, com um corpo e sabor que variam ao longo do tempo, o que é prejudicial para os interesses comerciais do sistema, para não mencionar a perda da preparação, que não é eficientemente dissolvida ou infundida . 0 documento de patente EP 2196407, que divulga as características do preâmbulo da reivindicação 1, descreve uma cápsula e um dispositivo para a preparação de uma bebida. A cápsula tem um corpo de cápsula formado de forma simétrica por rotação com uma parede lateral e uma base, e tem uma capa para formar uma câmara fechada. A câmara contém uma substância para a preparação de bebida. A capa e a base são penetradas através da câmara com unidades dispostas do lado de fora da cápsula para a deslocação do líquido. A base é seccionalmente formada para uma posição de repouso. É também incluída uma reivindicação independente para um dispositivo para preparação de bebidas, que consiste de um elemento de penetração. 7 ΡΕ2452893 0 documento de patente EP 2228320 diz respeito a um sistema, método e cápsula para a preparação de uma quantidade predeterminada de bebida adequada para consumo utilizando um produto de extracção. O sistema compreende uma cápsula substituível, e um aparelho que compreende um receptáculo para segurar a cápsula substituível, e um dispositivo de distribuição de fluido para fornecer um fluido para a cápsula substituível. A cápsula substituível compreende uma parede em forma de circunferência, um fundo, e uma tampa. A parede, o fundo e a tampa incluem um espaço interior compreendendo o produto de extracção. O receptáculo compreende meios de perfuração do fundo destinados a furarem uma área de entrada de uma cápsula alternativa para a criação de pelo menos uma abertura de entrada para fornecer o fluido ao produto de extracção. A área de entrada da cápsula de acordo com a invenção compreende um filtro de entrada para através dele ser fornecido o fluido ao produto de extracção. Em utilização, o filtro de entrada está posicionado a uma distância a partir dos meios de perfuração do fundo, de tal modo que a cápsula do sistema não é furada pelos meios de perfuração do fundo.
Um objectivo da presente invenção consiste em obviar os inconvenientes acima mencionados e outros para além deles, com uma cápsula para uma preparação de uma bebida quente, de acordo com a reivindicação 1. A cápsula da invenção compreende um corpo em ΡΕ2452893 forma de vaso, concebido para conter uma dose da preparação, e por sua vez, compreendendo uma ou mais paredes laterais e uma parede de fundo para fechar a parede lateral. A cápsula pode ser utilizada com uma unidade de extracção para a produção da bebida quente, tal como o já descrito, embora seja claro que este destino em si, não limita o âmbito de aplicação da invenção.
Por uma questão de clareza, é especificado que o dispositivo de extracção inclui: uma câmara interna para acolher e reter o corpo da cápsula em forma de vaso durante a preparação da bebida; meios de perfuração moviveis na câmara interna ao longo de uma dada execução de perfuração, que compreende pelo menos uma ponteira, e proporcionada para a finalidade de perfuração do fundo de uma cápsula da tecnologia anterior, com o fim de nela criar pelo menos uma perfuração a qual permitiria o fornecimento de liquido para a dose da preparação; e um dispositivo de alimentação para fornecer a cápsula, uma vez acomodada na câmara, com uma quantidade de liquido, por exemplo água quente sob pressão, capaz de reagir com a preparação, com o fim de formar a bebida. 9 ΡΕ2452893 0 fundo da cápsula proposta inclui uma região de justaposição predisposta para se encostar ao topo de perfuração quando os referidos meios de perfuração se movem ao longo da execução de perfuração da mesma. A cápsula de acordo com a invenção, tal como definido na reivindicação 1, tem também as seguintes caracteristicas: o fundo compreende um filtro de entrada para permitir a passagem de liquido para dentro de um volume interno da cápsula e para o impedimento de passagem da preparação para fora da cápsula, e a região de justaposição do fundo é internamente recôndita da cápsula face a um impulso nela exercido pela ponteira dos meios de perfuração de modo a definir, no exterior da cápsula, um espaço de acomodação que acomoda pelo menos parcialmente, os meios de perfuração.
Assim, em primeiro lugar a cápsula divulgada pode ser utilizada para a preparação de bebidas com o aparelho descrito, sem qualquer necessidade de rasgar o fundo, devido à presença do filtro de entrada o qual permite o acesso do liquido à preparação - sendo o liquido sob pressão a água quente - com o objetivo de formar a bebida quente. 10 ΡΕ2452893
Além disso, devido ao facto de a região de justaposição ser recôndita na cápsula, e mais importante, os meios de perfuração estarem acomodados no espaço de acomodação que, consequentemente, constitui o lado de fora da cápsula, no fundo da mesma, há o resultado vantajoso de que o fundo não será rasgado através da criação de grandes perfurações.
De facto, mesmo se a ponteira (ou ponteiras) dos meios de perfuração perfurem a região de justaposição, como a região regride e os meios de perfuração não são recebidos na cápsula mas são recebidos num espaço de acomodação que é externo da cápsula, é completamente evitada a possibilidade de que o movimento dos meios de perfuração possam causar perfurações relativamente grandes no fundo.
Como foi explicado, o tipo de perfurações acima é produzido porque os meios de perfuração (geralmente elementos pontiagudos tendo a forma de agulha ou de pino) penetram no interior da cápsula, atravessando através do fundo, segundo a tecnologia anterior.
Se não forem produzidas estas perfurações relativamente grandes (tal como acima mencionado) e se os meios de perfuração não puderem passar através do fundo, mas forem recebidos num espaço de acomodação externo, todos os inconvenientes da tecnologia anterior são completamente evitados. 11 ΡΕ2452893 A utilização do termo "recôndita" feita acima e a seguir, em conexão com a região de justaposição, pretende significar a capacidade da região para se retrair para dentro da cápsula, tal como a deixar um espaço vazio onde antes a região estava situada.
Noutros termos, a região de justaposição desloca-se, retirando-se para o interior da cápsula quando os meios de perfurção avançam na execução de perfuração da mesma, desta forma é deixado externamente um espaço no qual os meios de perfuração estão situados (isto é, até que eles voltem para a posição original).
No interesse de uma total clareza, embora esteja implícito, a cápsula divulgada, apesar de ter sido concebida de modo a ser utilizável com o aparelho acima descrito, foi também inventada expressamente como para ser utilizada com outros tipos de aparelhos, em diversos tipos de máquina de distribuição automática de bebidas.
De facto, desde que de modo vantajoso o filtro de entrada seja proporcionado, a cápsula pode muito bem ser utilizada em máquinas que não incluam meios para perfurarem o fundo.
Note-se que a característica vantajosa da região de justaposição do fundo de se tornar recôndita apenas entra em cena se estiverem presentes meios de perfuração, 12 ΡΕ2452893 que na tecnologia anterior se destinam à perfuração do fundo de uma cápsula, ou outros meios equivalentes, com ou sem ponteiras, configurados de tal forma que eles podem empurrar a região de justaposição, mas isso de modo algum exclui o funcionamento da cápsula no aparelho em que não estão presentes os meios de perfuração ou meios de impulso que actuam sobre a região de justaposição.
Os modelos de realização específicos da invenção, e as caracteristicas vantajosas técnico-funcionais relacionadas com os modelos de realização que apenas podem parcialmente ser derivadas a partir da descrição acima, serão descritos a seguir, de acordo o que está definido nas reivindicações e com o auxilio das figuras anexas dos desenhos, nas quais: A figura 1 é uma projecção axonométrica e vista em corte da cápsula de acordo com a invenção, em que o filtro de entrada não está nela representado, e A figura 2 é uma vista axonométrica a partir da parte de baixo da cápsula.
Na tabela anexada dos desenhos, o 1 indica a cápsula de acordo com a invenção.
Em ambas as figuras, pode ser visto como a cápsula 1 da presente invenção compreende um corpo 10 que tem uma forma de vaso, que por sua vez compreende uma 13 ΡΕ2452893 parede lateral 12 e um fundo 11 o qual se fecha na parede lateral inferiormente. A cápsula 1 é preferencialmente realizada num único corpo, e é feita de polipropileno, um material completamente não-tóxico.
No modelo de realização da cápsula 1, mostrado nas figuras, o fundo 11 é essencialmente em forma de circunferência na periferia (embora não seja plana em todos os seus componentes, tal como surgirá) e a parede lateral 12 está localizada no todo ou em parte, na superfície lateral de um cone ideal, dando assim ao corpo em molde de vaso uma forma que se assemelha a um tronco de cone.
Em pormenor, a parede lateral 12 está localizada na superfície lateral de um cone (ou de um tronco de cone), pelo menos, até à extremidade de ligação com o fundo 11, no qual a cápsula 1 pode apresentar um aspecto especial, tal como descrito em pormenor em baixo neste documento.
Em qualquer caso, a parede lateral 12 e o fundo 11 do corpo em forma de vaso 10, definem o espaço de volume interno 100 da cápsula 1 para conter a preparação para bebidas quentes.
Menciona-se aqui que a cápsula 1 também pode incluir um suporte de encosto formado em torno da boca 101 (ver ambas as figuras), o qual é essencialmente um aro 14 ΡΕ2452893 superior 13, lateralmente saliente a partir da borda da boca 101, e pode ser utilizado para prender a capa sobre ele (não representada nas figuras), do qual mais informação será dada mais tarde em conjunto com outros aspectos relevantes mas opcionais relativamente ao aro superior 13.
Na prática, a cápsula 1, por cima do corpo em forma de vaso 10, também exibe o aro 13. 0 filtro de entrada e a região de justaposição são geralmente indicados por 110 e 111 nas figuras.
Note-se que o filtro de entrada 110 não é mostrado na figura 2, com o fim de tornar a figura mais clara para ser vista (embora seja ilustrado na figura 2).
Em versões não preferenciais e não ilustradas, mas mesmo assim possíveis e dentro do âmbito de protecção da invenção, a cápsula 1 pode ser configurada de modo a ter uma região de justaposição que coincide com o fundo 11, no sentido em que todo o fundo 11 pode ser geralmente utilizado para encostar a ponteira ou ponteiras dos meios de perfuração (por exemplo, num caso de uma multiplicidade de ponteiras dispostas lado a lado), e que internamente regride da própria cápsula 1, na prática, deslocando-se para dentro do espaço de volume interno 100, que contém a preparação.
Além disso, o filtro de entrada 110 pode estar 15 ΡΕ2452893 localizado praticamente em qualquer lugar do próprio fundo 11, no sentido de que o meio para permitir que a água quente sob pressão possa entrar e para permitir que a preparação não se deixe libertar da cápsula 1 (cujos meios são descritos por completo no seu modelo de realização preferido, abaixo neste documento), está localizado em posições diferentes ao longo da extensão do fundo 11. A versão preferida da cápsula 1 é descrita em baixo, incluindo o seu funcionamento dentro do aparelho de extracção, aparelho esse que não está representado nas figuras, uma vez que é de tipo conhecido e não constitui um objectivo da invenção (razão pela qual os componentes do mesmo que já tenham sido apresentados não serão novamente descritos em pormenor por uma questão de concisão e de clareza) .
No modelo de realização preferido, a região de justaposição 111 do fundo 11 compreende uma parte resistente 112. A parte resistente 112 está disposta de frente para a ponteira (ou ponteiras) dos meios de perfuração, quando a cápsula 1 está em utilização no equipamento, de modo a ser capaz de receber a ponteira/s, e assim ser impelida, quando os meios de perfuração se movem durante a execução da perfuração.
Assim, a parte resistente 112 é a parte da região 16 ΡΕ2452893 de justaposição 111 do fundo 11, que recebe directamente a ponteira dos meios de perfuração e que, portanto pode ser perfurada, e especialmente desse modo empurrada.
No presente modelo de realização, a região de justaposição 111 é flexível para o interior da cápsula 1 de modo a definir o acima mencionado espaço de acomodação que, pelo menos em parte, recebe os meios de perfuração. A flexibilidade pode, por exemplo, ser devida ao facto de, pelo menos, a região de justaposição 111 ser feita de polipropileno, uma ponteira que irá em seguida ser expandida, mas é evidente que são conhecidos vários materiais flexíveis diferentes do polipropileno.
Para além disso, a flexibilidade, tal como será explicado em baixo com maior detalhe, pode ser manifestada ou, pelo menos aumentada por configurações específicas do próprio fundo 11. É de grande importância que, no modelo de realização preferido, a região resistente 112 tenha uma resistência à perfuração, que seja suficiente para impedir a perfuração completa pelas ponteiras dos meios de perfuração, que aí fazem pressão durante a execução da perfuração.
Por conseguinte, a região de justaposição flexível 111 é forçada a flectir devido à pressão exercida 17 ΡΕ2452893 pelos meios de perfuração sobre a parte resistente 112 por meio da ponteira, fazendo com que a região 111 regrida para o interior da cápsula 1, abrindo caminho para os meios de perfuração os quais vão desempenhar a acima mencionada execução de perfuração para o interior da câmara de acomodação da cápsula 1.
Na prática, uma vez que eles empurram contra o fundo 11, em pormenor contra a parte resistente 112, os meios de perfuração são gradualmente recebidos, pelo menos em parte, dentro do espaço de acomodação, enquanto que o espaço de acomodação está a ser formado. A resistência à perfuração é uma propriedade física dos objectos, que varia dependendo dos materiais e das formas, medida em quilogramas por centímetro (naturalmente, quilograma-força), utilizando os sistemas de medição bem conhecidos.
Na prática, quando a cápsula 1 está na câmara do aparelho de extracção, os meios de perfuração movem-se para desmpenhar a execução de perfuração da mesma, como se tivessem sido dirigidos para perfurar o fundo de uma cápsula. 0 bico ou bicos dos meios de perfuração encontram a parte resistente 112 e empurram-na: desde que a região de justaposição 111 se possa flectir, ao invés de perfurar o fundo 11, o impulso a partir das pontas faz deslocar a 18 ΡΕ2452893 região de justaposição 111 e faz com que ela regrida dentro da cápsula 1 (ou para o interior do espaço do volume contentor 100).
Desta maneira, não foram criadas as perfurações ou rasgos, também porque os meios de perfuração estão acomodados, na parte do mesmo que constitui essencialmente 0 percurso durante a execução de penetração, no espaço de acomodação que se forma por baixo do fundo 11, mas do lado de fora da cápsula.
Por conseguinte, a flexibilidade da região de justaposição 111, juntamente com a resistência à perfuração da parte resistente 112 são tais que os meios de perfuração não passam através do fundo 11.
Neste ponto, o dispositivo de distribuição acima fornece água quente sob pressão, ou outro fluido apropriado para a finalidade com que se inunda a câmara, se a cápsula 1 é menor do que o espaço no interior da câmara e especialmente através do filtro de entrada 10; por conseguinte o liquido reage com a preparação para formar a bebida das maneiras mais conhecidas (veja a parte seguinte da descrição para a saída da bebida assim preparada).
Deve ser lembrado que o funcionamento dos meios de perfuração do aparelho conhecido é de poucos milímetros, e que por conseguinte, a calibração de flexibilidade e de resistência à penetração, a qual pode ser executada por 19 ΡΕ2452893 tentativa e erro por um técnico especialista no sector, deve ter em conta este breve percurso.
No ainda mais claro pormenor, geralmente os meios de perfuração compreendem um ou mais elementos pontiagudos, tendo uma forma de pinos ou agulhas, que estão orientados perpendicularmente ao fundo 11 da cápsula 1, quando ela está na câmara.
Quando activados na execução de perfuração, os elementos pontiagudos deslizam axialmente na direcção do fundo 11 da cápsula 1, para um determinado intervalo de seu comprimento, cujo intervalo é na prática, igual ao percurso realizado durante a execução.
Na prática, uma secção longitudinal dos elementos pontiagudos que têm um mesmo comprimento que o intervalo é recebida no espaço de acomodação, que é definido com o recuo da região de justaposição 111 (excepto, possivelmente, uma pequena secção, na ponteira a qual em alguns casos, pode penetrar na parede das partes resistentes 112, sem passar através dela). A cápsula 1 da presente invenção pode incluir uma capa, não ilustrada, colada sobre o aro 13, que pode ser feita quer de alumínio ou de "papel de filtro", ou seja, uma conhecida camada pré-perfurada feita de um composto de celulose e polipropileno. 20 ΡΕ2452893
Se a capa for feita de alumínio, a saída da bebida pode ocorrer de forma semelhante à das cápsulas conhecidas: a pressão que se forma no espaço de volume interno 100, quando a água entra através do filtro de entrada 11 é tal que a capa se deforma, assumindo uma curvatura convexa externamente e, assim, as ponteiras de encosto superiores, opostas aos meios de perfuração, que perfuram a capa e originam a forma para a bebida sair, a qual pode então ser dispensada, utilizando métodos conhecidos.
Caso contrário, se a capa for feita de papel de filtro, uma vez que é pré-perfurado, pode até não se deformar a tal ponto quanto para encontrar as ponteiras, como em qualquer caso, a bebida sai a partir dos orifícios, causando a pressão dentro do espaço de volume interno 100 para cair automaticamente. A capa feita de papel de filtro, também funciona como um filtro de retenção da preparação, em que está presente no caso de bebidas de infusão.
Na prática, no caso das preparações para infusões, tal como o café, depois da formação da bebida, os resíduos permanecem na cápsula 1, que não devem chegar tão longe quanto à chávena em conjunto com a bebida do consumidor. 0 filtro de papel, como é conhecido, permite que 21 ΡΕ2452893 a bebida passe através dos furos, mas retém os resíduos que são granulares, como também é conhecido a partir da experiência diária.
De acordo com uma preferencial conformação do fundo 11, este é feito num único corpo e a suficiente resistência acima mencionada é atribuída à parte resistente 112, devido ao facto de que ela tem uma espessura aumentada no que respeita à parte restante da região de justaposição 111, como pode também ser visto a partir da figura 1.
Na prática, neste caso, a parte resistente 112 é um espessamento da região de justaposição 111 (e, assim, do fundo 11). 0 fundo 11, ou pelo menos a região de justaposição 111, como mencionado, podem ser feitos de polipropileno, que é um material apropriado, tanto em termos das propriedades de flexibilidade requeridas e, em termos de resistência suficiente, por força do espessamento (naturalmente, no caso de aplicação do mesmo para a produção de cápsulas). 0 espessamento 112 também pode ser um pouco mais rígido do que o resto da região de justaposição, cuja flexibilidade, é em qualquer caso, absolutamente garantida pela parte restante da mesma que não é engrossada, e assim ser regredível. 22 ΡΕ2452893
As ponteiras dos meios de perfuração, quando empurradas pela parte engrossada 112 do fundo, não podem assim perfurá-lo completamente; no máximo que levemente puderem perfurá-lo e penetrá-lo num curto intervalo do mesmo, permitindo a retracção e a criação do espaço de acomodação, graças à flexibilidade do resto da região de justaposição, aqui e acima mencionado em vários pontos. A região de justaposição 111 pode ter um espessamento circular 112 tal como para receber as ponteiras de elementos dos meios de perfuração, que estão dispostas num circulo, como muitas vezes acontece na prática; isto é, mais precisamente, elas estão dispostas dentro de uma área ideal entre dois círculos concêntricos ideais. 0 espessamento circular 112 encontra-se acomodado de preferência no fundo 11, ou seja, no interior do espaço de volume interno 100. A razão para isto é que, desde que a dimensão da câmara seja normalizada, na qual a cápsula 1 é recebida, é melhor evitar que a cápsula tenha uma parte de baixo saliente a qual pode criar problemas de inserção e de remoção após o uso.
Por exemplo, uma parte inferior saliente que pode ir encostar-se com os meios de perfuração antes de que eles desempenhem a execução da perfuração, criando assim problemas não só de inserção, mas também de funcionalidade. 23 ΡΕ2452893
Em qualquer caso, em termos mais gerais, a cápsula 1 pode ser utilizada com um dispositivo de extracção, no qual os meios de perfuração incluam uma diversidade de elementos pontiagudos, com as suas ponteiras colocadas lado a lado, por causa do fornecimento de uma região de justaposição 111, com espessura 112 aumentada sobre uma área de frente para as ponteiras, naturalmente quando os meios de perfuração desempenham a sua execução de perfuração.
De preferência, com o objectivo de aumentar a eficiência de funcionamento da cápsula 1, a região de justaposição 11 compreende um troço desbastado circular 113, ou seja, um estreitamento da parede de fundo 11, que tem uma forma oca circular, disposta perto da parte resistente 112 e que tem uma espessura mais pequena do que o resto da região de justaposição 111.
Assim, quando o fundo 11 é feito de polipro-pileno, por exemplo, ou num outro material com propriedades físicas semelhantes, o troço desbastado circular 113 reduz, na área onde ele se forma, a rigidez do fundo 11 (mais precisamente a região de justaposição 11).
Portanto, o fundo 11 deforma-se mais facilmente nos locais onde está localizado o troço desbastado circular 113. - 24 - ΡΕ2452893
Como esta área mais facilmente deformável 113 está localizada perto do espessamento circular 112 (em geral, nas suas diversas configurações possíveis, em torno da parte resistente 112), é facilitado o recuo da parte do fundo 11 circunscrito no troço desbastado circular 113 e o qual compreende o espessamento circular 112 contra o qual as ponteiras dos meios de perfuração empurram.
Este efeito é aumentado se o troço desbastado circular 113 for formado na superfície interna do fundo 11 e basicamente tem a forma de uma circunferência ôca (ou ranhura) e é feita na superfície em formato de toroidal circular ou, em qualquer caso, se ele tiver uma concavidade virada para o interior da cápsula 1 (o espaço de volume interno da 100).
De facto, a ranhura, obviamente côncava, diminui ainda mais a rigidez do fundo 11 quando empurrado na direcção na qual se enfrenta a concavidade da ranhura (obedecendo a leis estruturais conhecidas). A utilização de polipropileno como material para fazer a cápsula 1 é compatível com todas as funcionalidades acima descritas, e aumenta as propriedades de resistência à perfuração, a flexibilidade ou a rigidez da invenção. O Requerente verificou que a configuração mais eficiente do troço desbastado circular 113 é aquela que é descrita abaixo. 25 ΡΕ2452893
Como mostrado na figura 1, o relevo circular 113 é formado na extremidade de ligação entre a extremidade de fundo 11 e uma parede lateral 12 do corpo em forma de vaso 10 para essencialmente definir um vinco externo saliente e uma convexidade interna toroidal, na qual a espessura da parede do corpo em forma de vaso 10 é mais pequena do que no resto da cápsula 1.
De acordo com um aspecto preferido, em si mesmo conhecido, mas que não é conhecido em combinação com outros elementos essenciais da invenção, o filtro de entrada 110, de preferência, realizado num corpo monolitico no corpo em forma de vaso 10, compreende uma multiplicidade de orifícios de atravessamento de um tamanho tal que permitem a passagem de água quente sob pressão e impedem a passagem de pó que tenha um tamanho de grão que seja equivalente ou maior do que o tamanho de grão das preparações em pó para bebidas quentes. A descrição acima refere-se, tanto para o facto de que os orifícios são mais pequenos do que os mais pequenos grãos de pó da preparação utilizável para a produção de bebidas quentes, e para o facto de que eles são de tamanho suficientemente pequeno de tal modo que através deles não podem passar os grãos de uma preparação particular para a qual a cápsula está destinada, pelo menos quando eles têm um nível de humidade baixo, isto é, na condição sob a qual eles são transportados. 26 ΡΕ2452893
Deste modo, não há perda de pó a partir do filtro, durante o transporte da cápsula 1, ou quando os filtros são inseridos manualmente no aparelho.
Note-se que o tamanho dos orifícios é relativo à bebida que está em preparação, e não é relativo aos resíduos dissolvidos na bebida quente, os quais, em qualquer caso, não saem do espaço de volume interno 100 para o exterior, para o filtro de entrada 10, pois não podem mover-se contra a corrente do fluxo de água (ou o fluxo da bebida a ser produzida).
No modelo de realização da cápsula 1, no qual tem o espessamento circular 112, o filtro de entrada 110 é, de preferência rodeado pelo próprio espessamento 112, porque a área nele incluída é a que menos se deforma durante o retraimento da cápsula 1, (embora possa ser a que melhor se retrai dentro da cápsula 1) , devido ao facto de que a estrutura descrita, especialmente se houver o troço desbastado circular 113, cria uma combinação de forças que actuam sobre o fundo 11 provocando com que se deforme numa extensão externamente considerável do espessamento 112. 0 espessamento 112 é empurrado directamente pelas ponteiras em vários lugares e assim é menos provável de dobrar, e com ele a superfície aí compreendida.
Para aumentar ainda mais a eficiência do fluxo de 27 ΡΕ2452893 água a partir da câmara 100 para o espaço de volume interno da cápsula 1, pode ser proporcionada uma parte adicional do filtro de entrada 110 formado entre o espessamento circular 112 e o troço desbastado 113, como mostrado na figura 2.
Com o fim de descrever um aspecto particular da invenção, relativo ao aro superior 13, introduzimos agora uma parte do funcionamento de sistemas de máquina/cápsula automáticos que não tenham sido abordados até ao momento presente.
Na maioria dos casos, mesmo em realizações da tecnologia anterior, as câmaras internas do equipamento de extracção, são feitas de uma tal maneira que têm de ser fechadas por meio da inserção de uma cápsula.
Na prática, uma cápsula inserida na câmara actua como uma tampa, com o aro superior, ou elementos semelhantes da tecnologia anterior, em contacto com a extremidade superior da câmara, ou, se assim se desejar, com a extremidade de uma particular boca da mesma, de modo que a parte do corpo em forma de vaso da cápsula passa por baixo do aro.
Tal como acima explicado neste documento, tanto na tecnologia anterior como com a cápsula 1 divulgadas, a bebida formada sai através da capa e nesse momento já se encontra fora da câmara, e pode facilmente ser destinada para a dispensa final ao utilizador. 28 ΡΕ2452893 A água quente que inunda a câmara, durante a preparação da bebida, a qual com as cápsulas do tipo conhecido representa o momento seguinte ao da perfuração do fundo, devido à pressão que se forma no interior da câmara (ou mesmo por acção de capilaridade) , pode no entanto sair a partir da extremidade superior da câmara e do aro superior da cápsula.
Por esta razão, nos sistemas conhecidos a extremidade superior da câmara apresenta saliências num vértice das quais existe uma aresta; as saliências estão dispostas numa fila ao longo da extremidade superior de tal modo que as extremidades do vértice estão dispostas de flanco perto da boca da abertura (que é normalmente redonda).
As cápsulas de tipo conhecido suportam, abaixo do aro superior, um anel de silicone destinado a ser deformado ao encontrar as extremidades do vértice, tal como, pelo menos em parte, para preencher os espaços entre as saliências. A utilização de anéis de silicone faz com que as cápsulas da tecnologia anterior sejam dispendiosas. A cápsula 1 divulgada pode vantajosamente compreender uma zona desbastada (não ilustrada nas figuras) ao longo de uma coroa circular formada na parede inferior 29 ΡΕ2452893 do aro superior 13, por exemplo, realizada com uma alternância de cisões disfarçadas finas e paredes, que dão uma maior plasticidade à zona desbastada em relação ao resto do aro superior 13, de tal forma que com o encontro com as saliências, a zona desbastada é deformada pelos cantos dos vértices de modo que ela vai para preencher os espaços entre as saliências, selando a câmara uma vez que a cápsula 1 tenha sido inserida.
As paredes e as cisões disfarçadas podem ser dispostas (ou "orientadas") numa forma radial perto do corpo em forma de vaso 10.
Lisboa, 5 de agosto de 2013

Claims (11)

  1. ΡΕ2452893 1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma cápsula para uma preparação para uma bebida quente, que compreende um corpo (10) em forma de um vaso, destinada a conter uma dose da preparação, e por sua vez, compreendendo uma ou mais paredes laterais (12) e um fundo (11) para fechar inferiormente a parede lateral (12), sendo a cápsula (1) utilizável com um aparelho de extrac-ção, com o fim de produzir a bebida quente, cujo aparelho compreende: uma câmara interna para acolher e reter o corpo em forma de vaso (10) da cápsula (1) durante a preparação da bebida; meios de perfuração móveis na câmara interna ao longo de uma dada execução de perfuração, que compreendem pelo menos uma ponteira, e proporcionada para o objectivo de perfurar um fundo de uma cápsula, com o fim de criar, pelo menos aí uma perfuração que possa permitir o fornecimento de líquido para a dose da preparação; um dispositivo de alimentação para fornecer a cápsula (1), uma vez acomodada na câmara, com uma quantidade de líquido, por exemplo água quente sob pressão, capaz de reagir com a preparação com o propósito de formar a bebida, o fundo (11) da cápsula (1), compreendendo uma região de justaposição (111), proporcionada para encostar a ponteira dos meios de prefuração quando os meios de perfuração se movem ao longo da execução da mesma perfuração, a região de justaposição (111) do fundo (11) sendo internamente recôndita da cápsula (1) aquando do impulso aí exercido pela ponteira dos meios de perfuração, de modo a definir, no exterior da cápsula 2 ΡΕ2452893 (1), um espaço de acomodação o qual pelo menos parcialmente acomoda os meios de perfuração, sendo a cápsula (1) caracterizada por: o fundo (11) compreender um filtro de entrada (110) para permitir a passagem de liquido para dentro de um espaço de volume interno (100) da cápsula (1) e para impedir a passagem da preparação para o exterior da cápsula (1).
  2. 2. A cápsula da reivindicação precedente, em que: a região de justaposição (111) do fundo (11) compreende uma parte resistente (112), disposta voltada para a ponteira dos meios de perfuração, quando a cápsula (1) está em utilização no aparelho, tal como para ser capaz de receber a ponteira e ser empurrada, quando os meios de perfuração se moverem ao longo da execução da perfuração, a região de justaposição (111) é flexível numa direc-ção interna em relação à cápsula (1), para ser capaz de definir o referido espaço de acomodação, e em que a parte resistente (112) tem uma resistência à perfuração, que é suficiente para impedir a completa perfuração pela ponteira dos meios que estão a empurrar 3 ΡΕ2452893 contra a parte resistente (112), durante a execução de perfuração, pelo que a região de justaposição (111) é forçada a flectir pelo impacto exercido pelos meios de perfuração, os quais são gradualmente acomodados pelo menos parcialmente no espaço de acomodação, enquanto o espaço de acomodação está em formação.
  3. 3. A cápsula da reivindicação precedente, em que a parte resistente é um corpo único com a região de justaposição (11) e tem uma espessura aumentada (112) em relação a uma parte restante da região de justaposição (111) , pelo que a referida resistência suficiente à perfuração é transmitida à parte resistente.
  4. 4. A cápsula da reivindicação precedente, utilizável com um aparelho de extracção no qual os meios de perfuração compreendem uma pluralidade de elementos pontiagudos, com as respectivas ponteiras dispostas de flanco, em que a região de justaposição (111) tem o espessamento (112) ao longo de uma área destinada ao encosto das ponteiras dos elementos pontiagudos.
  5. 5. A cápsula da reivindicação precedente, em que a região de justaposição (111) tem um espessamento circular (112), tal como para receber as ponteiras dos elementos pontiagudos, dos meios de perfuração, cujas ponteiras estão dispostas em circulo. 4 ΡΕ2452893
  6. 6. A cápsula de qualquer uma das reivindicações a partir de 2 até à reivindicação precedente, em que a região de justaposição (111) compreende um troço desbastado circular (113), disposto sobre a parte resistente (112) e tendo uma espessura reduzida em relação ao restante da região de justaposição (111).
  7. 7. A cápsula da reivindicação precedente, em que o troço desbastado circular (113) é em forma de circunferência e é internamente côncavo da cápsula (1).
  8. 8. A cápsula da reivindicação 6, em que o troço desbastado circular (113) é proporcionado a um canto de ligação entre a parte inferior (11) e a parede lateral (12) do corpo em forma de vaso (10).
  9. 9. A cápsula de qualquer uma das reivindicações precedentes, em que a região de justaposição (111) do fundo (11) é feita de polipropileno.
  10. 10. A cápsula da reivindicação precedente, caracterizada por ser de corpo único e ser inteiramente realizada em polipropileno.
  11. 11. A cápsula de qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o filtro de entrada (110) compreende uma multiplicidade de furos de passagem com dimensões tais 5 ΡΕ2452893 de modo a permitir a passagem de água quente sob pressão e para impedir a passagem de pó tendo uma granulometria que seja equivalente ou maior que uma granulometria das preparações em pó para bebidas quentes. Lisboa, 5 de agosto de 2013
PT111878880T 2010-11-10 2011-11-04 Cápsula para conter uma preparação para uma bebida quente PT2452893E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITBO2010A000677A IT1402818B1 (it) 2010-11-10 2010-11-10 Capsula per contenere un preparato per bevanda calda

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2452893E true PT2452893E (pt) 2013-08-23

Family

ID=43742537

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT111878880T PT2452893E (pt) 2010-11-10 2011-11-04 Cápsula para conter uma preparação para uma bebida quente

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2452893B2 (pt)
ES (1) ES2424249T5 (pt)
IT (1) IT1402818B1 (pt)
PL (1) PL2452893T3 (pt)
PT (1) PT2452893E (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2503697B (en) * 2012-07-04 2014-12-10 Alex Gort-Barten Coffee Capsule
LU92050B1 (fr) * 2012-07-23 2014-01-24 Brain Corp S A Capsule pour la préparation d'une boisson telle que capsule à café.
FR2993869B1 (fr) * 2012-07-24 2015-11-13 Brain Corp S A Capsule pour la preparation d'une boisson telle que capsule a cafe
CH707035A2 (de) * 2012-09-26 2014-03-31 Alice Allison Sa Portionenpackung für Espressomaschinen.
US9221204B2 (en) * 2013-03-14 2015-12-29 Kortec, Inc. Techniques to mold parts with injection-formed aperture in gate area
RU2645651C2 (ru) 2013-05-30 2018-02-26 Туттоэспрессо С.Р.Л. Капсула, система и способ для приготовления напитка
WO2015113758A1 (en) * 2014-01-29 2015-08-06 Espressocap S.P.A. Pre-packaged pod of coffee powder
JP1519244S (pt) 2014-03-06 2015-03-16
ES2570395B1 (es) * 2014-11-17 2017-03-01 Bonesil Expansión, S.L. Cápsula monodosis para obtención instantánea de aceite de oliva
IT201800001713A1 (it) * 2018-01-24 2019-07-24 Imper Spa Capsula monodose per macchine di erogazione di bevande in forma di infuso
WO2023111885A1 (en) * 2021-12-17 2023-06-22 Gise Caffe' S.R.L. Machine for preparing and extracting a hot beverage

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202005021174U1 (de) * 2004-11-22 2007-06-21 Caffita System S.P.A. Getränkemaschine zur Herstellung eines Heißgetränks durch Aufbrühen und Extrahieren einer in einer Kapsel abgepackten Substanz
PT1886942E (pt) * 2006-08-04 2010-01-13 Lavazza Luigi Spa Cápsula selada para a preparação de uma bebida, em particular um café expresso
PT1944248T (pt) * 2007-01-15 2018-03-14 Swiss Caffe Asia Ltd Cápsula, meio de perfuração do fundo de uma cápsula e dispositivo para a preparação de uma bebida
PL2134611T5 (pl) * 2008-01-29 2019-06-28 Koninklijke Douwe Egberts B.V. Układ i sposób do sporządzania napoju
EP2196407B2 (de) * 2008-12-10 2017-06-28 Delica AG Kapsel und Vorrichtung für die Zubereitung eines Getränks

Also Published As

Publication number Publication date
EP2452893A1 (en) 2012-05-16
EP2452893B2 (en) 2016-07-13
ES2424249T5 (es) 2016-12-14
PL2452893T3 (pl) 2013-10-31
IT1402818B1 (it) 2013-09-27
ES2424249T3 (es) 2013-09-30
EP2452893B1 (en) 2013-05-08
ITBO20100677A1 (it) 2012-05-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2452893E (pt) Cápsula para conter uma preparação para uma bebida quente
ES2775058T3 (es) Cápsula para producir bebidas
ES2359665T3 (es) Cápsula destinada a contener dosis de bebidas solubles.
ES2551591T3 (es) Cápsula y envase para preparar una bebida por centrifugación
ES2311931T3 (es) Capsula para la preparacion de una bebida.
ES2482112T3 (es) Sistema y método para preparar una cantidad predeterminada de bebida
RU2465187C2 (ru) Капсула для приготовления напитков
ES2540251T3 (es) Cápsula y sistema para la preparación de una bebida, comprendiendo una substancia soluble
ES2456320T3 (es) Cartucho para bebida con protector de filtro
ES2740473T3 (es) Cápsula, sistema y método para preparar una cantidad predeterminada de bebida adecuada para el consumo
US9095236B2 (en) Liquid food preparation system for preparing a liquid food by centrifugation
ES2423294T3 (es) Cápsula para la preparación de un extracto de café provista de una estructura que facilita la perforación por inyección de agua
US9399546B2 (en) Capsule and method for the preparation of a beverage by centrifugation
PT1723047E (pt) Dose pré-embalada para máquina de café expresso e unidade de distribuição destinada a uma utilização com esta dose
PT2437991E (pt) Cartucho rígido para café e produtos solúveis para preparação de bebidas
PT2134611E (pt) Sistema e método para preparação de uma bebida
BRPI0412242B1 (pt) Sistema e método para a dispensa de bebidas tendo diferentes níveis de espuma a partir de cápsulas
ES2290572T3 (es) Cartucho integrado para extraer una bebida de una sustancia en particulas.
ES2562759T3 (es) Cápsula para elaboración de bebida
US11780669B2 (en) Cartridge and machine for multi-component beverage preparation
ES2455125T5 (es) Sistema y método para preparar una bebida
US20210030192A1 (en) Beverage machine with a partly opening dispensing face
EP3898451A1 (en) Beverage capsule