PT2388876E - Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos - Google Patents

Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos Download PDF

Info

Publication number
PT2388876E
PT2388876E PT11382153T PT11382153T PT2388876E PT 2388876 E PT2388876 E PT 2388876E PT 11382153 T PT11382153 T PT 11382153T PT 11382153 T PT11382153 T PT 11382153T PT 2388876 E PT2388876 E PT 2388876E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
quot
base
inverted
wall
support
Prior art date
Application number
PT11382153T
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Antonio Mostazo Oviedo
Original Assignee
Unex Aparellaje Electrico Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unex Aparellaje Electrico Sl filed Critical Unex Aparellaje Electrico Sl
Publication of PT2388876E publication Critical patent/PT2388876E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/30Installations of cables or lines on walls, floors or ceilings
    • H02G3/32Installations of cables or lines on walls, floors or ceilings using mounting clamps

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Installation Of Bus-Bars (AREA)
  • Chair Legs, Seat Parts, And Backrests (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Details Of Indoor Wiring (AREA)
  • Distribution Board (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"SUPORTE DE PAREDE PARA TABULEIROS DE SUPORTE DE CONDUTORES ELÉCTRICOS"
Campo da invenção
Esta invenção refere-se a um suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos, do tipo que é composto por um corpo tendo uma base de apoio rectangular, para apoio numa parede vertical, a partir da qual emerge, numa disposição em consola, uma secção em forma de "U" invertido, cujos ramos são perpendiculares à sua base e diminuem em altura desde a sua ligação à referida base de apoio até ao extremo da sua extensão, formando a base da referida secção em forma de "U" invertido uma lombada de apoio plana para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos, e tendo a referida base de apoio orifícios de passagem para deslizamento relativamente a esta. 0 documento FR 2437719 mostra um destes suportes de parede.
Estado da técnica
Os antecedentes conhecidos são suportes de parede que são, há muitos anos, vendidos no mercado pela requerente e que são mostrados nas Figs. 1 a 7. 1
Divulgação da invenção
Os suportes conhecidos de parede, tais como os mostrados nas Figs. 1 a 7, sofrem de diferentes inconvenientes relativamente à disposição dos meios de instalação, à sua resistência estrutural, ao isolamento desejado de alguns dos seus possíveis meios de suspensão, à eficiência em não reter a humidade, à ausência de limitações durante a instalação e outros.
De modo a superar os referidos inconvenientes, foi concebido o suporte de parede de acordo com a invenção, que consiste numa reformulação dos suportes de parede conhecidos mostrados nas Figs. 1 a 7. 0 suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos de acordo com a invenção é do tipo indicado no início, composto por um corpo tendo uma base de apoio rectangular, para apoio numa parede vertical, a partir da qual emerge, numa disposição em consola, uma secção em forma de "U" invertido, cujos ramos são perpendiculares à sua base e diminuem em altura desde a sua ligação à referida base de apoio até ao extremo da sua extensão, formando a referida base da secção em forma de "U" invertido uma lombada de apoio plana para os referidos tabuleiros e tendo a referida base de apoio orifícios de passagem para deslizamento relativamente a esta. 0 suporte de parede de acordo com a invenção é caracterizado por cada um dos referidos ramos da secção em forma de "U" invertido ter, na extremidade superior da ligação à referida base de apoio, um orifício de deslizamento que forma uma saída de uma conduta de isolamento eléctrico transversal que atravessa a abertura da referida secção em forma de "U" invertido. 2
De um modo preferido, o suporte de parede de acordo com a invenção compreende dois dos referidos orifícios de deslizamento na base de apoio dispostos próximo do lado superior da referida base de apoio e afastados da superfície da referida lombada plana de apoio da secção em forma de "U" invertido, desembocando os referidos dois orifícios de deslizamento, na frente da referida base de apoio, num degrau.
De um modo preferido, a área da referida lombada plana de apoio próxima da referida base de apoio está livre de flanges transversais de batente de extremidade e as superfícies próximas dos referidos dois orifícios na base de apoio são formadas em planos inclinados.
De um modo preferido, os referidos dois orifícios de deslizamento na base de apoio estão localizados numa nervura quadrangular periférica que está associada com uma nervura perimetral da referida base de apoio e uma sua nervura transversal.
De um modo preferido, a face posterior da referida base de apoio é dotada de nervuras de reforço que são mais profundas por cima e por baixo da referida conduta transversal de isolamento eléctrico e, na referida face posterior e na abertura da referida secção em forma de "U" invertido, sob o início da referida lombada plana de apoio, existem suportes que cooperam com a primeira de uma série de divisórias internas transversais na referida abertura da secção em forma de "U" invertido.
De um modo preferido, a referida lombada plana de apoio da secção em forma de "U" invertido tem múltiplas ranhuras de passagem que são reforçadas por meio de espessuras extra do 3 material da referida secção em forma de "U" invertido localizadas sobre as faces interiores dos ramos da referida secção e em frente das extremidades das referidas ranhuras de passagem.
Breve descrição dos desenhos
Para facilitar a compreensão das vistas expostas, enquanto divulgando, ao mesmo tempo, igualmente, vários pormenores de construção, é proporcionada abaixo uma descrição de uma forma de realização desta invenção, recorrendo aos desenhos anexados a esta descrição, os quais, dada a sua finalidade essencialmente ilustrativa, devem ser interpretados como desprovidos de qualquer âmbito limitativo relativamente ao alcance da protecção legal solicitada.
As Figs. 1 a 7 representam um suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos do tipo conhecido, que, há anos, são feitos e vendidos pela requerente e que constituem o estado da técnica conhecido pela requerente. A Fig. 1 é uma vista em perspectiva do suporte de parede conhecido que constitui o estado da técnica.
As Fig. 2 a 7 são, respectivamente, uma vista em alçado lateral, uma vista em planta superior, uma vista em corte ao longo da linha IV-IV na Fig. 3, uma vista em planta inferior, uma vista em alçado frontal e uma vista em alçado posterior do suporte de parede mostrado na Fig. 1 (estado da técnica). 4
As Figs. 8 a 14 representam uma forma de realizaçao do suporte de parede de acordo com a invenção. A Fig. 8 é uma vista em perspectiva do referido suporte de parede de acordo com a invenção.
As Figs. 9 a 14 são, respectivamente, uma vista em alçado lateral, uma vista em planta superior, uma vista em planta inferior, uma vista em corte ao longo da linha XII-XII na Fig. 10, uma vista em alçado frontal e uma vista em alçado posterior, do suporte de parede de acordo com a invenção mostrado na Fig. 8.
Descrição pormenorizada de uma forma de realizaçao da invenção
As Figs. 1 a 7 mostram um suporte 1 de parede que, há anos, é fabricado pela requerente e que, consequentemente, pertence ao estado da técnica. Este suporte 1 de parede conhecido é composto por um corpo tendo uma base 2 de apoio rectangular, para apoio numa parede vertical, a partir da qual emerge, numa disposição em consola, uma secção 3 em forma de "U" invertido, cujos ramos 4 são normais à sua base 5 e diminuem em altura desde a sua ligação à referida base 2 de apoio até ao extremo da sua extensão. A base 5 da secção 3 em forma de "U" invertido forma uma lombada 6 de apoio plana que tem, em duas áreas de extremidade, ranhuras 7 de passagem transversais e, na área de extremidade mais próxima da base 2 de apoio, uma flange 8 de batente de extremidade transversal que está associada, por uma série de divisórias 9 trapezoidais rectilineas actuando como reforços, à face 2A frontal da referida base 2 de apoio. 5 A base 2 de apoio é atravessada por dois orifícios de deslizamento superiores, que são do tipo de passagem e estão alinhados próximo do lado 2B superior da referida base 2 de apoio, paralelamente a esta. Estes orifícios 10 de deslizamento são complementados por um orifício 11 de deslizamento inferior igual, localizado no centro próximo do lado 2C inferior da referida base 2 de apoio. A face 2D posterior da referida base 2 de apoio tem uma nervura 12 de reforço perimetral, três nervuras 13 longitudinais em disposição regular, desdobrando-se, cada uma, num reforço para um dos orifícios 10 e 11 de deslizamento e duas nervuras 14 e 15 transversais na área superior. A primeira 14 destas nervuras transversais estende-se entre os dois orifícios 10 de deslizamento superiores e a segunda 15 atravessa as nervuras 13 longitudinais num ponto que é mais baixo do que a referida primeira nervura 14 transversal. Deve mencionar-se que os orifícios 10 de deslizamento superiores desembocam a uma altura muito baixa da lombada 6 de apoio plana da secção 3 em forma de "U" invertido.
Cada um dos ramos 4 do perfil 3 em forma de "U" invertido, num ponto superior próximo da sua ligação à referida base 2 de apoio, tem um orifício 16 de deslizamento inclinado e, num ponto inferior da referida ligação, cada ramo tem um orifício 17 circular, ambos os orifícios 16, 17 passando completamente na direcção do interior do espaço aberto do perfil 3 em forma de "U" invertido, onde existem quatro divisórias 18 transversais.
Em seguida, no que se refere às Figs. 8 a 14, é descrito um suporte 20 de parede de acordo com a invenção, que é composto por um corpo tendo uma base 21 rectangular de apoio, para apoio numa parede vertical, a partir da qual emerge, numa disposição em consola, uma secção 22 em forma de "U" invertido cujos 6 ramos 23 são normais à sua base 24 e diminuem em altura desde a sua ligação à referida base 21 de apoio até ao extremo da sua extensão. A referida base 24 da secção 22 em forma de "U" invertido forma uma lombada 25 plana de apoio.
Neste suporte 20 de parede de acordo com a invenção, os ramos 23 da secção 22 em forma de "U" invertido têm orifícios 37 de deslizamento inclinados, dispostos no ponto superior da ligação à base 21 de apoio, actuando como saídas para uma conduta 27 de isolamento eléctrico que atravessa a abertura da secção 22 em forma "U" invertido. De igual modo, nos referidos ramos 23, orifícios 17 circulares que estavam dispostos, no suporte 1 de parede conhecido, no ponto inferior da ligação à sua base 2 de apoio, foram omitidos, assegurando, desse modo, o isolamento eléctrico do elemento metálico estendendo-se para o seu interior.
Em consequência de se ter reforçado a área de fixação, a base 21 de apoio tem apenas dois orifícios 26 de deslizamento superiores próximo do lado 21A superior da referida base 21 de apoio. O orifício 11 de deslizamento inferior, que foi proporcionado no suporte 1 de parede pertencente ao estado da técnica, foi omitido e os referidos orifícios 26 de deslizamento superiores foram dispostos visivelmente afastados da superfície da lombada 25 plana de apoio da secção 22 em forma de "U" invertido, para proporcionar um maior espaço E livre, como pode ser visto na Fig. 8, o que torna possível marcar o ponto de perfuração e aplicar ferramentas livremente aos parafusos que são necessários ao instalar o suporte de parede numa parede.
Cada um dos dois orifícios 26 superiores na base 21 de apoio desemboca, na face 21B frontal da referida base 21 de apoio, num 7 degrau 28 para alojar as porcas de fixaçao e anilhas que podem cair durante a instalação.
De igual modo, a flange 8 transversal de batente de extremidade do suporte 1 de parede pertencente ao estado da técnica foi omitida para impedir a acumulação de água da chuva nas instalações exteriores. As superfícies próximas dos orifícios 26 de deslizamento superiores na área superior da face 21B frontal da base 21 de apoio foram formadas como planos 29 inclinados para facilitar a remoção da água de chuva, actuando como escoadouros. A face 21C posterior da base 21 de apoio tem nervuras 30 de reforço que são mais profundas por cima e por baixo da referida conduta 27 de isolamento transversal. Na face 21C posterior e na abertura da secção 22 em forma de "U" invertido, particularmente sob o início da lombada 25 plana de apoio, existem dois suportes 31 que cooperam com a primeira de uma série de divisórias 32 transversais internas na referida abertura. Esta disposição tem o efeito de aligeirar o peso do suporte 20 de parede e aumentar a sua resistência à carga aplicada na posição horizontal do referido suporte 20 de parede, para trajectos horizontais do tabuleiro, e com uma rotação a 90° do referido suporte 20 de parede para trajectos verticais do tabuleiro.
Os orifícios 26 de deslizamento superiores na base 21 de apoio estão localizados sobre uma nervura 38 quadrangular periférica que está associada com a nervura 33 perimetral da base 21 de apoio e uma correspondente nervura 34 transversal da referida base 21 de apoio, formando, desse modo, cilindros de reforço que convertem a pressão dos elementos de ancoragem para a parede como compressão do material e não flexão do material. A lombada 25 de apoio plana sobre a secção 22 em forma de "U" invertido tem múltiplas ranhuras 35 de passagem para fixar os tabuleiros. Estas ranhuras 35 de passagem são reforçadas por meio de espessuras 36 extra do material da secção 22 em forma de "U" invertido, localizadas sobre as faces interiores dos ramos 23 e em frente das extremidades das ranhuras 35 de passagem, o que compensa a perda da secção resistente provocada pelas referidas ranhuras 35 de passagem.
As ranhuras 35 de passagem podem ser transversais, como aparecem nos desenhos, sem, desse modo, se excluir que possam ser dispostas longitudinalmente ou inclinadas.
Lisboa, 26 de Julho de 2013 9

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos, composto por um corpo tendo uma base (21) de apoio rectangular, para apoio sobre uma parede vertical, a partir da qual emerge, numa disposição em consola, uma secção (22) em forma de "U" invertido, cujos ramos (23) são perpendiculares à sua base (24) e diminuem em altura desde a sua ligação à referida base (21) de apoio até ao extremo da sua extensão, formando a referida base (24) da secção (22) em forma de "U" invertido uma lombada (25) de apoio plana para os referidos tabuleiros, e tendo a referida base (21) de apoio orifícios (26) de deslizamento relativamente à mesma, tendo cada um dos referidos ramos (23) da secção (22) em forma de "U" invertido um orifício (37) de deslizamento no ponto superior de ligação à referida base (21) de apoio, caracterizado por cada orifício (37) de deslizamento formar uma saída de uma conduta (27) transversal de isolamento eléctrico que atravessa a abertura do referido perfil (22) em forma de "U" invertido.
  2. 2. Suporte de parede, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender dois dos referidos orifícios (26) de deslizamento na base (21) de apoio dispostos próximo do lado superior da referida base (21) de apoio e afastados da superfície da referida lombada (25) de apoio plana de secção (22) em forma de "U" invertido, desembocando os referidos dois orifícios (26) de 1 deslizamento, na face (21B) frontal da referida base (21) de apoio, num degrau (28).
  3. 3. Suporte de parede, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a área da referida lombada (25) de apoio plana próximo da referida base (21) de apoio estar desprovida de flanges transversais de batente de extremidade e as superfícies próximas dos referidos dois orifícios (26) de deslizamento da base (21) de apoio serem formadas em planos (29) inclinados.
  4. 4. Suporte de parede, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado por os referidos dois orifícios (26) de deslizamento na base (21) de apoio estarem localizados numa nervura (38) quadrangular periférica que está associada com uma nervura (33) perimetral na referida base (21) de apoio e uma sua nervura (34) transversal.
  5. 5. Suporte de parede, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a face (21C) posterior da referida base (21) de apoio ser dotada de nervuras (30) de reforço que são mais profundas por cima e por baixo da referida conduta (27) transversal de isolamento eléctrico, e na referida face (21C) posterior e no interior da abertura da secção (22) em forma de "U" invertido, sob o início da referida lombada (25) de apoio plana, existirem suportes (31) que cooperam com a primeira de uma série de divisórias (32) transversais internas proporcionadas na referida abertura da secção (22) em forma de "U" invertido. 2
  6. 6. Suporte de parede, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a referida lombada (25) de apoio plana da secção (22) em forma de "U" invertido ter múltiplas ranhuras (35) de passagem que são reforçadas por meio de espessuras (36) extra do material da secção (22) em forma de "U" invertido localizadas sobre as faces interiores dos ramos (23) da referida secção e em frente das extremidades das referidas ranhuras (35) de passagem. Lisboa, 26 de Julho de 2013 3
PT11382153T 2010-05-18 2011-05-16 Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos PT2388876E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES201000509U ES1073568Y (es) 2010-05-18 2010-05-18 Soporte de pared de bandejas portadoras de conductores electricos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2388876E true PT2388876E (pt) 2013-08-02

Family

ID=43415453

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11382153T PT2388876E (pt) 2010-05-18 2011-05-16 Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2388876B1 (pt)
ES (2) ES1073568Y (pt)
PT (1) PT2388876E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11662041B2 (en) 2019-07-29 2023-05-30 Erico International Corporation Support clip
ES1247587Y (es) * 2020-04-17 2020-09-01 Unex Aparellaje Electrico Sl Escuadra de soporte para bandejas portacables
ES1248154Y (es) * 2020-04-17 2020-09-22 Unex Aparellaje Electrico Sl Escuadra de soporte para bandejas portacables

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES238421Y (es) * 1978-09-28 1979-04-01 Aparellaje Electrico, S.A. Soporte para canalizaciones electricas.

Also Published As

Publication number Publication date
EP2388876A2 (en) 2011-11-23
ES1073568Y (es) 2011-04-04
EP2388876B1 (en) 2013-06-26
ES2423931T3 (es) 2013-09-25
ES1073568U (es) 2010-12-29
EP2388876A3 (en) 2012-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2441304C2 (ru) Проволочная кабельная линия, в частности кабельная линия для бытового использования
BR112012006751B1 (pt) corpo de drenagem
ES2278893T3 (es) Rail de montaje perfilado.
PT2388876E (pt) Suporte de parede para tabuleiros de suporte de condutores eléctricos
ITMI940630A1 (it) Armadio per strumenti
PT88313B (pt) Dispositivo para a fixacao de reguas de bornes para a tecnica de telecomunicacoes
US20200144802A1 (en) Crossover-bridge cable router
KR101399938B1 (ko) 케이블 트레이
BRPI0806388A2 (pt) dispositivo de fixação para bandeja aramada e conjunto
BRPI0901437A2 (pt) placa de suporte para teto suspenso
BR102012022299B1 (pt) Dispositivo para acondicionamento de condutores de conexao de unidades de equipamento em um gabinete eletrico equipado com trilhos para montagem das ditas unidades de equipamentos
EP4136722B1 (en) Support bracket for cable trays
GB2235621A (en) Support and interior guiding column, and profiles forming said column
US9800041B2 (en) Electrical junction box
BR112012030824B1 (pt) Porta rápida
ES2221196T3 (es) Mampara divisoria y de soporte mobiliario.
PT1137142E (pt) Caixa para aparelhagem destinada a ser colocada ao longo de uma calha, nomeadamente para aparelhagem eléctrica
PT105836A (pt) Acessório de união para tabuleiros porta-cabos de grade e processo de montagem de troços dos referidos tabuleiros
SE528058C2 (sv) Universalfäste
KR101522228B1 (ko) 우물형 천정 설치구조
WO2016009205A1 (en) Utility support apparatus
PT105775B (pt) Peça de união entre suportes de cabos em metal e suportes de cabos em rede de arame
PT84097B (pt) Grampo de suporte de tensao para um cabo entrancado aereo
ES2567977T3 (es) Caja para contramarco para puerta corredera empotrable y contramarco con caja del panel de puerta provisto de un lado para soportar objetos colgantes
RU176322U1 (ru) Конструкция кабельная сборная