PT2340595E - Dispositivo e método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio - Google Patents

Dispositivo e método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio Download PDF

Info

Publication number
PT2340595E
PT2340595E PT08874990T PT08874990T PT2340595E PT 2340595 E PT2340595 E PT 2340595E PT 08874990 T PT08874990 T PT 08874990T PT 08874990 T PT08874990 T PT 08874990T PT 2340595 E PT2340595 E PT 2340595E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
test
generator
voltage
transformer
current
Prior art date
Application number
PT08874990T
Other languages
English (en)
Inventor
Jan-Rainer Mockenhaupt
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of PT2340595E publication Critical patent/PT2340595E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J3/00Circuit arrangements for ac mains or ac distribution networks
    • H02J3/18Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks
    • H02J3/1821Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks using shunt compensators
    • H02J3/1828Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks using shunt compensators with stepwise control, the possibility of switching in or out the entire compensating arrangement not being considered as stepwise control
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E40/00Technologies for an efficient electrical power generation, transmission or distribution
    • Y02E40/30Reactive power compensation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Tests Of Circuit Breakers, Generators, And Electric Motors (AREA)
  • Control Of Eletrric Generators (AREA)
  • Control Of Electrical Variables (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO E MÉTODO PARA A COMPENSAÇÃO DE POTÊNCIA REATIVA DE UM TRANSFORMADOR DE ENSAIO" A invenção refere-se a um dispositivo e um método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio com uma bobina de indutância e um gerador, em que o gerador serve para a produção de uma corrente de gerador e de uma tensão de gerador com uma frequência de ensaio a ser predefinida.
Transformadores de potência são desenvolvidos e fabricados para cada caso individual na base das respetivas especificações de potências exigidas por fornecedores de eletricidade e por operadores da rede de distribuição. No âmbito do processo de desenvolvimento e de produção os transformadores de potência têm requisitos de desempenho específicos a cumprir, os quais são por meio dos assim denominados dispositivos de ensaio controlados e comprovados. No final do processo de produção o transformador de potência é controlado como um transformador de ensaio num equipamento de ensaio estacionário quanto às suas características de desempenho. Neste caso é por exemplo testada a tensão suportável por meio da realização de um ensaio de uma tensão suportada a frequência industrial induzida.
Devido a regulamentos respetivamente normas nacionais e internacionais o equipamento de ensaio deve poder controlar o transformador de ensaio numa ampla margem de potência elétrica. Os equipamentos de ensaio são portanto concebidos de tal modo que o transformador de ensaio o maior possível 2 a ser ensaiado possa ser testado dentro do equipamento de ensaio.
Além dos requisitos construtivos para um equipamento de ensaio devem também para o ensaio do transformador de ensaio ser disponibilizadas certas margens de potência aquando de diferentes frequências de ensaio e diferentes tensões de ensaio. A opção das frequências de ensaio e de tensões de ensaio deve neste caso cumprir as normas internacionais e nacionais. A frequência de ensaio e a tensão de ensaio influenciam a totalidade do circuito de ensaio e o dimensionamento das componentes. Aquando de uma tensão de ensaio com uma baixa frequência o comportamento elétrico do transformador de ensaio é fortemente indutivo. Contudo aquando de uma frequência elevada o comportamento do transformador de ensaio no circuito de ensaio é fortemente capacitivo. Neste caso é problemático que no caso de uma relação desigual de determinadas componentes do circuito de ensaio com o transformador de ensaio, por exemplo da massa de ferro ativo dos núcleos do transformador e do gerador em relação para com a massa de cobre do circuito elétrico, possam surgir componentes de interferência indutiva respetivamente capacitiva muito elevadas no âmbito do ensaio, respetivamente aquando de uma relação desigual de determinadas componentes do transformador de ensaio até podem impedir um ensaio.
Tradicionalmente este problema é enfrentado em que se utilizam grupos de motores/máquinas de geradores muito grandes para a produção da necessária tensão de gerador respetivamente uma corrente de gerador com uma frequência de ensaio determinável. Para a necessária margem de potência estes grupos de motores/máquinas de geradores são 3 muito grandes para a obtenção da necessária potência ativa e não podem ser utilizados de forma móvel.
Além disso os equipamentos de ensaio instalados de forma fixa com transformadores de tamanho médio e grande são conhecidos com indutores e com condensadores somente comutáveis no estado desligado. A adição respetivamente a supressão de comutação da compensação de potência reativa efetua-se neste caso de forma não regulada e exige antes de cada alteração do nivel de comutação uma redução automática do grupo de motor/máquina de gerador respetivamente a desconexão elétrica da instalação de compensação. Este método é moroso e exerce carga mecânica, elétrica e térmica sobre o grupo de motor respetivamente de gerador.
Principalmente perante o enquadramento dos requisitos de empresas de fornecimento de energia e órgãos reguladores governamentais quanto a um ensaio no local dos transformadores de potência que se encontram em funcionamento, os atuais grandes grupos de motor/máquina de gerador não podem ser utilizados. Em alternativa seria possível um cálculo individual da indutância e da capacidade do transformador de ensaio no respetivo circuito de ensaio total, e a seguir a disponibilização das capacidades respetivamente das indutâncias adequadas. Isto deveria para cada caso de ensaio ser realizado sob tensões de ensaio e frequências de ensaio definidas. Este método é muito dispendioso e não pode ser aplicado para transformadores de ensaio, para os quais no método de produção não existem dados de capacidade especificamente apurados. 4
Assim a DE 40 07 826 C2 descreve um método para o funcionamento de um regulador de potência reativa, o qual por meio de um transformador numa rede a ser compensada em dependência de valores de capacidades apuradas, dentro da rede a ser compensada liga respetivamente desliga estágios de condensadores de uma bateria de condensadores por escalões.
Além disso a DE 101 37 615 AI descreve um método para a compensação de potência reativa, no qual através de um controlador diferencial da energia reativa deteta a energia reativa da tensão de rede atual e as correntes de rede da instalação a ser compensada e em dependência de uma eventual sub-compensação respetivamente de uma sobrecompensação da energia reativa determina um requisito médio de potência reativa e o qual é disponibilizado para a compensação.
De igual modo a DE 3 6 22 57 0 AI descreve um agregado de regulação para sistemas de ensaio de corrente alternada, compostos por um transformador de regulação e uma bobina de indutância de compensação. Por meio de um sistema de ensaio capacitivo é por meio de um dimensionamento adequado do transformador de regulação e do indutor por meio do agregado de regulação permitido um controlo da tensão da totalidade do campo de tensões do transformador de ensaio.
Além disso a WO 2007/111541 AI descreve um dispositivo para a compensação de potência reativa para um condutor para a transmissão de eletricidade com um indutor, em que a indutância do indutor é regulável, podendo ser conectado com uma bateria de condensadores. O indutor regulável e a 5 bateria de condensadores por escalões estão neste caso instalados entre o primeiro e o segundo nó de rede. A US 5,281,908 descreve ainda um equipamento de ensaio móvel com capacidades alteráveis, em que as capacidades podem ser incrementalmente alteradas em função dos valores de medição do circuito de ensaio respetivamente do transformador de ensaio.
Problemático em todas as soluções no estado da técnica é que um ensaio do transformador de ensaio diretamente no local com um amplo campo de tensões e de frequências não é possivel com as aparelhagens atualmente conhecidas. É portanto o objetivo da presente invenção apresentar um dispositivo e um método para a compensação de potência reativa, em que o dispositivo possa, como transformador de ensaio, ser instalado de forma simples e na proximidade direta de um transformador de potência permitindo de forma rápida e simples a realização de um ensaio no local.
Este objetivo é atingido com um dispositivo para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio conforme as caracteristicas da reivindicação 1. 0 objetivo também é atingido conforme o método da compensação de potência reativa de um transformador de ensaio conforme a reivindicação 6.
De acordo com a invenção está previsto que a indutância do indutor seja regulável e poder ser conectada com uma bateria de condensadores por escalões disposta entre o gerador e o transformador de ensaio e na base das 6 determinadas grandezas elétricas de um circuito de ensaio serem conectáveis de tal modo com o transformador de ensaio que o gerador possa ser operado com quase exclusiva potência ativa. Dado que o gerador pode ser operado quase exclusivamente com potência ativa, é garantido um ponto de funcionamento otimizado para o ensaio do transformador de ensaio dentro do circuito de ensaio. Deste modo a potência do gerador para a produção de uma tensão de gerador respetivamente de uma corrente de gerador com uma frequência de ensaio previamente determinada, o indutor e a bateria de condensadores por escalões podem ser mantidos reduzidos, permitindo, devido à redução praticada nos tamanhos de componentes, a utilização do dispositivo diretamente no local do transformador a ser ensaiado.
De forma favorável o indutor é configurado de tal modo que, por meio do princípio mergulhador, o núcleo no interior da bobina seja continuamente regulável podendo deste modo a indutância ser regulada continuamente. A bateria de condensadores por escalões permite uma conexão respetivamente uma desconexão das respetivas fases de condensadores também sob carga, de modo que uma interrupção do processo de ensaio para a alteração de fases de compensação capacitivas - tal como é necessário no estado da técnica - já não ser necessária de realizar.
De forma favorável é determinado um ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador e a partir daqui são determinadas e ajustadas as grandezas de ajuste para uma bateria de condensadores por escalões e/ou para o indutor ajustável, o ângulo de fase cos (Φ) , o qual existe entre a tensão do gerador e a corrente do gerador, e a dimensão para a energia reativa no interior do circuito 7 de ensaio. Com a determinação do correspondente ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador e uma correspondente compensação do ângulo de fase pela bateria de condensadores por escalões e o indutor ajustável, o gerador pode funcionar quase exclusivamente com potência ativa. Em caso da utilização de um transformador de adaptação para a transformação da tensão do gerador e da corrente do gerador para a tensão de ensaio e a corrente de ensaio para o transformador de ensaio, pode em alternativa respetivamente em complemento o ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio ser determinado diretamente antes do transformador de ensaio - tendo em consideração a totalidade do circuito de ensaio - e ser aproveitado para a determinação da necessária compensação de potência reativa no circuito de ensaio.
Um comando determina de forma favorável as grandezas de ajuste da bateria de condensadores por escalões e/ou do indutor ajustável em dependência do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador/corrente do gerador e/ou tensão de ensaio/corrente de ensaio diretamente antes do transformador de ensaio com uma frequência de ensaio previamente determinável e regula as grandezas de ajuste determinadas na bateria de condensadores por escalões e/ou no indutor regulável. 0 motor necessário para o acionamento do gerador é de forma favorável ajustado às rotações por minuto requeridas como equivalentes para com a frequência de ensaio. Por meio de um disjuntor é, quando existirem as rotações por minuto alcançadas, o transformador de adaptação ligado como parte do circuito de ensaio. 0 transformador de adaptação serve 8 para a transformação da tensão do gerador/corrente do gerador produzida pelo gerador para a necessária tensão de ensaio/tensão de corrente a ser aplicada no transformador de ensaio. Aquando da existência das exigidas rotações por minuto do motor é por meio de fechamento do disjuntor na entrada do transformador de adaptação simultaneamente ligada a excitação do gerador e acelerada gradualmente. No âmbito deste processo de aceleração do gerador a tensão do gerador e a corrente do gerador, respetivamente o ângulo de fase existente entre a tensão do gerador e a corrente do gerador, são continuamente determinadas e derivadas daqui as grandezas de ajuste para o indutor regulável e a bateria de condensadores por escalões. Adicionalmente o ângulo de fase entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio pode ser determinado diretamente antes do transformador de ensaio. De forma favorável, aquando do disjuntor fechado, o motor é regulável e ajustável às exigidas rotações por minuto como equivalentes à frequência de ensaio.
De acordo com a invenção está previsto um método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio com um indutor e uma bateria de condensadores e um gerador de tal modo que as necessárias rotações por minuto do motor são determinadas como equivalentes para com a frequência de ensaio e adicionalmente a isto poder ser conectado um correspondente gerador. 0 ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador que resulta no circuito de ensaio conectado é determinado e na base das correspondentes grandezas de medição do circuito de ensaio a indutância do indutor regulável e/ou a capacidade da bateria de condensadores é regulada por escalões de tal modo que o 9 gerador aquando de um circuito de ensaio fechado pode funcionar quase exclusivamente com a potência ativa.
De forma favorável, aquando de uma compensação capacitiva do transformador de ensaio, está previsto no circuito de ensaio que até um valor limite do ângulo de fase cos (Φ) entre a corrente do gerador e a tensão do gerador e/ou entre uma tensão de ensaio e uma corrente de ensaio determinada diretamente antes do transformador de ensaio não é conectada nenhuma capacidade. Somente quando for alcançado o valor limite definido do cos (Φ) os escalões do condensador da bateria de condensadores por escalões são no decurso do aumento da tensão do gerador conectados gradualmente até que a tensão do gerador respetivamente a tensão de ensaio predefinida esteja alcançada.
De forma favorável aquando de um fator de perda de cos (Φ) = 0,7 é conectada a compensação capacitiva. A quantidade de escalões da bateria de condensadores não é predefinida de forma rigida, contudo resultam do decurso do fator de perda após a conexão do primeiro respetivamente de cada escalão que se segue. Neste caso o respetivo fator de perda é determinado como ângulo de fase cos (Φ) antes e após a conexão de um escalão de condensador e é avaliado se devem ser conectados mais outros escalões de condensador. Ao ser atingido um fator de perda como ângulo de fase cos (Φ) * 1 respetivamente um fator de perda capacitivo de cos (Φ) ~ 0,9 não são conectados mais outros escalões de condensador, mas sim a excitação do gerador é ainda aumentada. A totalidade do processo repete-se portanto durante tanto tempo até que a tensão do gerador, respetivamente aquando da utilização de um transformador de adaptação, a tensão de ensaio no transformador de ensaio esteja alcançada. Se após 10 a conexão da máxima potência de compensação capacitiva ainda não esteja alcançada a tensão do gerador respetivamente a tensão de ensaio, o sistema pode aumentar ainda mais a excitação contudo até ao máximo limite de estabilidade de um ângulo de fase cos (Φ) ~ 0,6.
Uma compensação indutiva é de forma favorável realizada por meio da regulação do indutor regulável e da desconexão da bateria de condensadores por escalões. Dado que aquando de um comportamento capacitivo do circuito de ensaio -principalmente aquando de frequências superiores a 80 Hz -a compensação capacitiva não seja necessária, esta é suprimida completamente do circuito de ensaio. Ao contrário de uma compensação capacitiva a compensação indutiva por meio do indutor regulável, principalmente de acordo com o principio do núcleo mergulhador, é regulável de forma continua.
Assim, após a conexão da excitação do gerador, o fator de perda como ângulo de fase cos (Φ) é continuamente calculado e apurada uma comparação nominal/efetiva do atual e predefinido ângulo de fase cos (Φ) . No âmbito do processo de regulação o indutor regulável é comandado de tal modo que em dependência do ângulo de fase cos (Φ) a indutância em relação à potência reativa é observada. Isto efetua-se durante tanto tempo até que a tensão do gerador respetivamente a tensão de ensaio esteja alcançada respetivamente quando existe a indutância máxima a ser conectada ao circuito de ensaio. O aumento da tensão do gerador efetua-se com uma velocidade, a qual está adaptada ao seguimento do núcleo mergulhador. Assim é alcançada uma regulação continua da compensação da potência reativa indutiva. Caso a tensão do gerador respetivamente a tensão 11 de ensaio ainda não existir após a conexão da indutância máxima, então a excitação ainda pode ser aumentada, contudo no máximo até a um ângulo de fase cos (Φ) ~ 0,6. Este valor não deve ser inferior ao limite de estabilidade da instalação.
De forma favorável, no âmbito do processo as grandezas de regulação do indutor regulável e/ou da bateria de condensadores por escalões são, a partir do ângulo de fase apurado entre a tensão do gerador/corrente do gerador respetivamente entre a tensão de ensaio/corrente de ensaio, apuradas por meio de um comando programável pela memória respetivamente comandadas a partir do comando programável pela memória. Para uma melhor determinação dos diferentes estados elétricos predominantes no circuito de ensaio estão no circuito de ensaio dispostos transformadores de medida principalmente para a determinação do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e da corrente do gerador e/ou para a determinação do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio.
Outros aperfeiçoamentos favoráveis encontram-se nas reivindicações subsequentes. As figuras mostram
Fig. 1 um diagrama do circuito de ensaio com três baterias de condensadores por escalões e um indutor regulável;
Fig. 2 um diagrama de um circuito de compensação composto por duas baterias de condensadores por escalões e três indutores reguláveis; 12
Fig. 3 um diagrama do circuito de ensaio com transformadores de medida e uma unidade de avaliação. A fig. 1 mostra um diagrama geral do dispositivo favorável. Por meio do disjuntor de potência 9 o circuito de ensaio está conectado a uma fonte exterior de tensão, particularmente uma fonte de tensão alternada de 400V, 1500A. Por meio de um conversor de frequência 10 a tensão alternada trifásica é transformada numa tensão contínua para o motor 5. O motor serve para o acionamento do gerador 6, o qual produz diretamente a correspondente tensão do gerador com uma frequência de ensaio predefinida respetivamente, no caso da correspondente tensão de gerador não bastar, transformar esta por meio de um transformador de adaptação 8 para a tensão de ensaio. O indutor regulável 2a está, no exemplo apresentado na fig. 1, conectado com três escalões de condensadores 3a, 3b, 3c dentro do circuito de ensaio 11. Por meio de um disjuntor de potência 7 pode, aquando de uma existente velocidade de rotação do gerador 6 e com isto como equivalente a tensão do gerador excitada à frequência de ensaio, o disjuntor de potência 7 ser fechado e com isto também ser fechado o circuito de ensaio 11. Através de um circuito de medição 4 especial pode então o ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio existente no transformador de ensaio 1 ser medido e ser visualizado por meio de um dispositivo de avaliação 13. A fig. 2 mostra um diagrama do circuito de compensação com três indutores reguláveis 2a, 2b, 2c e duas baterias de condensadores por escalões 3a, 3b. Em dependência do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do 13 gerador respetivamente entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio, uma necessária compensação capacitiva respetivamente indutiva pode ser disponibilizada de forma simples e durante o decurso da operação de ensaio. Neste caso é garantida uma compensação indutiva por meio dos indutores reguláveis 2a, 2b, 2c, principalmente por meio de indutores de acordo com o principio de núcleo mergulhador. Em dependência da grandeza da capacidade dos escalões de condensadores individuais da bateria de condensadores por escalões 3a, 3b pode também por meio da bateria de condensadores por escalões 3a, 3b ser fornecida uma compensação capacitiva em intervalos incrementalmente pequenos. A fig. 3 mostra um diagrama exemplificativo com sensores dispostos em diversos pontos do circuito de ensaio 11, e seguindo-se transformadores de medida 14a até 14m. Principalmente antes do transformador de ensaio 1 é instalado um transformador de medida 14m para a determinação do ângulo de fase entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio bem como antes do transformador de adaptação 8 é instalado um transformador de medida 14k para a determinação da tensão do gerador e da corrente do gerador. Além disso encontra-se diretamente após o gerador 6 conectado um sensor com o correspondente transformador de medida 14b, o qual determina o ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador na proximidade direta do gerador 6 em produção. Os valores de medição obtidos pelos transformadores de medida 14a até 14m são transmitidos para um dispositivo de avaliação 13 e por meios de um comando (não representado) utilizados para a regulação dos valores de regulação das respetivas componentes do circuito de ensaio 11. 14 A integração de indutores reguláveis 2a, 2b, 2c e de baterias de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c utilizando um comando automatizado permite o funcionamento do gerador 6 do circuito de ensaio 11 próximo do ponto de funcionamento da potência ativa do gerador 6 (ângulo de fase cos (Φ) « 1) . Por otimização da compensação por meio de regulação automática o gerador 6 quase não necessita de produzir potência reativa. Deste modo a potência e as dimensões do correspondente gerador 6 podem ser adaptadas à potência ativa real necessária e não à necessidade da potência reativa de todo o circuito de ensaio 11. Por meio da compensação automatizada da potência reativa resulta a possibilidade de pequenos geradores respetivamente grupos de motores/máquinas gerador em comparação com as instalações atuais.
Uma outra vantagem da compensação de potência reativa automática conforme a presente invenção reside na disposição dos elementos de compensação como indutor regulável 2a, 2b, 2c e da bateria de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c, entre o gerador 6 e o transformador de adaptação 8. Deste modo precisamente não é utilizado o lado da alta tensão do circuito de ensaio 11 para a disposição dos elementos de compensação sob forma dos indutores reguláveis 2a, 2b, 2c e da bateria de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c. A tensão atribuída dos elementos de compensação com indutores reguláveis 2a, 2b, 2c e da bateria de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c é portanto idêntica com a tensão atribuída do gerador 6, o que contribui para uma redução da dimensão de construção e da potência atribuída a todas as componentes do circuito de ensaio 11. Deste modo todas as componentes do circuito de 15 ensaio 11 podem ser disponibilizadas com dimensões mais pequenas, principalmente o gerador 6, os indutores ajustáveis 2a, 2b, 2c, as baterias de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c e o transformador de adaptação 8.
As componentes do circuito de ensaio têm neste caso uma tal grandeza que estes podem ser condicionados e movimentados em contentores de transporte Standard. Por exemplo pode num primeiro contentor ser disposta a alimentação de tensão do circuito de ensaio 11 sob forma do principal disjuntor de potência 9, do conversor de frequência respetivamente do conversor de corrente 10, do motor 5 e do gerador 6. Num segundo contentor pode estar integrado o transformador de adaptação 8 diretamente antes do transformador 1 a ser ensaiado. Num terceiro contentor estarem dispostos os elementos de compensação sob forma dos indutores reguláveis 2a, 2b, 2c e a bateria de condensadores por escalões 3a, 3b, 3c.
Devido à automatização da compensação por meio de um comando baseado numa memória, a realização do ensaio do transformador é proporcionado somente com um único operador. Devido à predefinição dos limites de segurança, principalmente de ângulos de fase a não serem excedidos respetivamente não serem inferiores, de preferência de um ângulo de fase cos (Φ) ~ 0,6, entre a tensão do gerador e a corrente do gerador respetivamente entre a tensão de ensaio e a corrente de ensaio, o ensaio do transformador de ensaio 1 pode ser realizado em condições de funcionamento estáveis.
Lista dos números de referência 16 1 Transformador de ensaio 2a, 2b, 2c Indutor regulável 3a, 3b, 3c Bateria de condensadores por escalões 4 Circuito de medição do transformador 5 Motor 6 Gerador 7 Disjuntor de potência do circuito de ensaio 8 Transformador de adaptação 9 Disjuntor de potência do dispositivo 10 Conversor 11 Circuito de ensaio 12a, 12,b, 12c Interruptor 13 Dispositivo de avaliação 14a, até 14m Transformador de medida
Lisboa, 30 de Agosto de 2012

Claims (10)

1/3 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio (1) com um indutor (2a, 2b, 2c) e um gerador (6), em que o gerador (6) serve para a produção de uma corrente de gerador e uma tensão de gerador com uma frequência de ensaio predefinida, caracterizado por a indutância do indutor (2a, 2b, 2c) ser regulável e poder ser conectada com uma bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c), em que o indutor regulável (2a, 2b, 2c) e a bateria de condensadores por escalões (2a, 2b, 2c) estarem dispostas entre o gerador (6) e o transformador de ensaio (1) e, na base de determinadas grandezas elétricas de um circuito de ensaio (11), poderem estar conectadas com o transformador de ensaio (1) de tal modo que o gerador (6) pode funcionar quase exclusivamente com a potência ativa.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador ser determinado e as grandezas de regulação para a bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c) e/ou para o indutor regulável (2a, 2b, 2c) poderem ser determinadas e reguladas.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por um comando determinar e regular a uma frequência de ensaio a ser predefinida as grandezas de regulação da bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c) e/ou do indutor regulável (2a, 2b, 2c), em função do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador/corrente do gerador e/ou entre 2/3 uma tensão de ensaio/corrente de ensaio diretamente antes do transformador de ensaio (1) ,
4. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 3, caracterizado por um motor (5) ser regulável para o número de rotações exigidas como eguivalente para com a freguência de ensaio e com um número de rotações determinado poder por meio de um disjuntor de potência (7) como parte de um circuito de ensaio (11) ser por intermédio do gerador (6) conectado com um transformador de adaptação (8) .
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por quando o disjuntor de potência (7) estiver fechado, o gerador (6) poder ser conectado e ser regulável ao número de rotações exigidas como eguivalente para com a frequência de ensaio.
6. Método para a compensação da potência reativa de um transformador de ensaio (1) com um indutor (2a, 2b, 2c) e um gerador (6), em que o gerador (6) serve para a produção de uma corrente de gerador e uma tensão de gerador com uma frequência de ensaio que pode ser predefinida, com as seguintes etapas: a) determinação do necessário número de rotações de um motor (5) como equivalente da frequência de ensaio; b) conexão de um gerador (6) ao motor (6); c) determinação do ângulo de fase cos Φ entre a tensão de ensaio aplicada no transformador de ensaio (1) e a corrente de ensaio; 3/3 d) regulação da indutância do indutor regulável (2a, 2b, 2c) e da capacidade de uma bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c) em função das grandezas de medição elétrica do circuito de ensaio (11) com o transformador de ensaio (1), de modo que o gerador (6), quando o circuito de ensaio (11) estiver fechado, funcionar quase exclusivamente com a potência ativa.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, uma compensação capacitiva do transformador de ensaio (1) se efetuar no circuito de ensaio (11) de tal modo que, até a um valor limite do ângulo de fase cos (Φ) entre a tensão do gerador/corrente do gerador e/ou entre uma tensão de ensaio/corrente de ensaio determinada diretamente antes do transformador de ensaio (1), não seja conectada nenhuma capacidade e somente quando for atingido o valor limite predefinido poderem ser conectados escalões de condensadores da bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c) e serem conectados gradualmente com o aumento da tensão do gerador até a uma tensão de ensaio a ser predefinida.
8. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, uma compensação indutiva ser efetuada por meio do indutor regulável (2a, 2b, 2c) , ao ser desconectada a bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c).
9. Método de acordo com uma das reivindicações 6 até 8, caracterizado por, um comando programável por memória determinar a grandeza de 4/3 regulação do indutor (2a, 2b, 2c) e/ou da bateria de condensadores por escalões (3a, 3b, 3c) a partir do ângulo de fase cos (Φ) da tensão do gerador e da corrente do gerador respetivamente a partir do ângulo de fase cos (Φ) determinado da tensão de ensaio e da corrente de ensaio.
10. Método de acordo com uma das reivindicações 6 até 9, caracterizado por, por meio de transformadores de medida (14a, até 14m) dispostos no circuito de ensaio (11) ser determinado o ângulo de fase cos (Φ) da tensão do gerador e da corrente do gerador respetivamente o ângulo de fase cos (Φ) da tensão de ensaio e da corrente de ensaio. Lisboa, 30 de Agosto de 2012
PT08874990T 2008-10-20 2008-10-20 Dispositivo e método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio PT2340595E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2008/008986 WO2010045959A1 (de) 2008-10-20 2008-10-20 Vorrichtung und verfahren zur blindleistungskompensation eines prüftransformators

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2340595E true PT2340595E (pt) 2012-09-06

Family

ID=41259913

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08874990T PT2340595E (pt) 2008-10-20 2008-10-20 Dispositivo e método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8502545B2 (pt)
EP (1) EP2340595B1 (pt)
CN (1) CN102187543B (pt)
BR (1) BRPI0823133B1 (pt)
DK (1) DK2340595T3 (pt)
ES (1) ES2391139T3 (pt)
PL (1) PL2340595T3 (pt)
PT (1) PT2340595E (pt)
WO (1) WO2010045959A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102427246B (zh) * 2011-10-24 2013-11-13 四川科陆新能电气有限公司 一种双馈异步风力发电机转子功率补偿的方法
DE102012105045A1 (de) * 2012-06-12 2013-12-12 Maschinenfabrik Reinhausen Gmbh Vorrichtung zum Kalibirieren eines Leistungsmesssystems für Leistungstransformatoren
CN103558530A (zh) * 2013-11-20 2014-02-05 国家电网公司 一种gis用pt感应耐压二次可调补偿电感
JP6237400B2 (ja) * 2014-03-27 2017-11-29 株式会社安川電機 発電装置、制御装置、制御方法、発電システム、電力変換装置及びシステム
SE541339C2 (en) * 2014-12-19 2019-07-16 Nok9 Ip Ab A mobile device tester for precise inductive power measurement and a calibration unit therefor
CN108597821B (zh) * 2018-06-01 2019-06-18 山东泰开互感器有限公司 一种内置无功补偿功能的试验变压器以及供电系统
CN108627725B (zh) * 2018-07-11 2023-09-08 东莞市大忠电子有限公司 一种特种变压器自动化测试平台及其测试方法
CN112531740B (zh) * 2020-12-04 2022-12-13 国网河南省电力公司洛阳供电公司 一种基于新能源场站的动态调节有功速度的测试方法
CN117054707B (zh) * 2023-10-10 2024-03-15 中国电力科学研究院有限公司 一种低衰减率高压宽频大电流发生装置

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3622570A1 (de) * 1986-07-04 1988-01-14 Bernd Dipl Ing Sommer Stellaggregat fuer wechselspannungs-pruefanlagen
US5281908A (en) 1992-03-10 1994-01-25 Tatsumi Corporation Loading device assembly
US5463285A (en) * 1994-03-14 1995-10-31 General Electric Company Variable capacitor with very fine resolution
US5625277A (en) 1995-01-30 1997-04-29 Abb Power T&D Company Inc. Dynamic mechanically switched damping system and method for damping power oscillations using the same
US5670881A (en) * 1996-02-09 1997-09-23 Toshiba America, Inc. Discrete step remotely adjustable matching circuit for MRI RF coils
RU2393608C2 (ru) 2006-03-28 2010-06-27 Абб Рисёч Лтд Устройство и способ управления потоком мощности в линии электропередачи
CN101201363A (zh) * 2007-12-14 2008-06-18 湖北省电力试验研究院 换流变压器感应耐压试验电源装置及其局部放电测量方法

Also Published As

Publication number Publication date
DK2340595T3 (da) 2012-10-22
BRPI0823133B1 (pt) 2019-09-10
EP2340595B1 (de) 2012-08-08
EP2340595A1 (de) 2011-07-06
WO2010045959A1 (de) 2010-04-29
US20110204901A1 (en) 2011-08-25
PL2340595T3 (pl) 2013-01-31
CN102187543A (zh) 2011-09-14
ES2391139T3 (es) 2012-11-21
BRPI0823133A2 (pt) 2015-06-16
CN102187543B (zh) 2013-10-23
US8502545B2 (en) 2013-08-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2340595E (pt) Dispositivo e método para a compensação de potência reativa de um transformador de ensaio
US9768704B2 (en) Hybrid distribution transformer having a power electronic module for controlling input power factor and output voltage
US8698334B2 (en) Wind park, method of correcting voltage imbalances, and wind turbine
US8811806B2 (en) Power supply arrangement for direct electrical heating of a pipeline system
WO2007057240A1 (en) Method and device for fault detection in an n-winding three-phase power transformer
BR102013022238B1 (pt) sistema de controle de voltagem para um gerador de turbina eólica e método para controlar um gerador de turbina eólica
JP2004524798A (ja) 電力網を自動調整するための構成およびこの構成のためのモータ駆動装置
JP2015513081A (ja) 高電圧技術の機器を試験するための試験システム及び方法
CN106959406B (zh) 用于在低电压下进行发电机铁心磁化的试验装置及其方法
JP2012080654A (ja) 配電線の電圧調整装置
RU2585007C1 (ru) Устройство регулирования реактивной мощности электрической сети (варианты)
EP2800224B1 (en) Method and arrangement for determining an electrical characteristics at a regulation point
US20210111561A1 (en) Systems and methods for regulating voltage along a distribution bus
CN206594260U (zh) 一种低电压下发电机铁心磁化试验装置
CN204613387U (zh) 用于电流互感器检测的供电装置
RU2035107C1 (ru) Система электроснабжения
CN114142486B (zh) 动态无功补偿响应时间的计算方法、装置及计算机设备
US10345831B2 (en) Methods and systems for using a tapped transformer to generate voltage sags
Yani Improvement of Load Power Factor by Using Capacitor
JP6184294B2 (ja) 結露防止装置および結露防止方法
JP2015050881A (ja) 力率自動調整装置
Karlstrand et al. Factory testing of long submarine XLPE cables using frequency-tuned resonant systems
Balzer et al. Impact of HV capacitors for reactive power compensation in transmission systems on the short-circuit current
US20230280415A1 (en) Detection of a failure condition in a three-phase electrical asset
KR20170142788A (ko) 4 레그 인버터 토폴로지에 기반한 모의전원장치