BRPI0823133B1 - aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste - Google Patents

aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste Download PDF

Info

Publication number
BRPI0823133B1
BRPI0823133B1 BRPI0823133A BRPI0823133A BRPI0823133B1 BR PI0823133 B1 BRPI0823133 B1 BR PI0823133B1 BR PI0823133 A BRPI0823133 A BR PI0823133A BR PI0823133 A BRPI0823133 A BR PI0823133A BR PI0823133 B1 BRPI0823133 B1 BR PI0823133B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
test
generator
transformer
voltage
capacitor bank
Prior art date
Application number
BRPI0823133A
Other languages
English (en)
Inventor
Mockenhaupt Jan-Rainer
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of BRPI0823133A2 publication Critical patent/BRPI0823133A2/pt
Publication of BRPI0823133B1 publication Critical patent/BRPI0823133B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J3/00Circuit arrangements for ac mains or ac distribution networks
    • H02J3/18Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks
    • H02J3/1821Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks using shunt compensators
    • H02J3/1828Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks using shunt compensators with stepwise control, the possibility of switching in or out the entire compensating arrangement not being considered as stepwise control
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E40/00Technologies for an efficient electrical power generation, transmission or distribution
    • Y02E40/30Reactive power compensation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Tests Of Circuit Breakers, Generators, And Electric Motors (AREA)
  • Control Of Eletrric Generators (AREA)
  • Control Of Electrical Variables (AREA)

Abstract

aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste a presente invenção refere-se a um aparelho e a um método para a compensação de energia reativa de um transformador de teste (1) com um indutor (2a, 2b, 2c) e um banco de capacitor escalonado (3a, 3b, 3c) e um gerador (6), onde o gerador (6) é utilizado para gerar uma corrente de gerador (6) e uma tensão de gerador (6) com uma frequência de teste predeterminável. a invenção faz com que essa indutância do indutor (2a, 2b, 2c) possa ser configurada e possa ser interconectada com um banco de capacitor escalonado (3a, 3b, 3c) de tal forma que o gerador (6) possa ser operado em uma energia virtualmente e exclusivamente ativa. dentro do circuito de teste (11), o gerador (6) é, portanto, quase sempre configurado em um ponto de operação ideal para teste do transformador de teste (1) e não precisa ser dimensionado para ser maior do que o necessário. como resultado disso, a energia do gerador (6) pode ser utilizada de forma ideal para a geração da tensão do gerador (6) e, como resultado da redução do tamanho da parte de componente que é realizada nos componentes essenciais no circuito de teste (11), permite o uso móvel de todo o aparelho para teste no local do transformador de energia a ser testado.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um aparelho e método para correção de fator de potência para um transformador de teste por meio de um indutor e um gerador, onde o gerador é utilizado para produzir uma corrente de gerador e uma tensão de gerador em uma frequência de teste predeterminável.
[0002] Os transformadores de energia são desenvolvidos e produzidos para cada aplicação individual devido às especificações de energia exigidas respectivamente dos suprimentos de eletricidade e operadores de sistema de linha. Durante o curso do processo de desenvolvimento e produção, os transformadores de energia precisam se conformar às exigências específicas de desempenho, que são verificadas por meio das chamadas instalações de teste. No final do processo de produção, as características de desempenho do transformador de energia, como um transformador de teste, são verificadas em uma instalação de teste estacionária. Durante o processo, por exemplo, a tensão é testada pela realização de um teste de tensão de recuperação de frequência de energia induzida.
[0003] A instalação de teste deve ser capaz de testar o transformador de teste através de uma ampla faixa de energia elétrica, com base nas regulamentações e padrões nacionais e internacionais. As instalações de teste são, portanto, projetadas de modo que, no máximo possível, o transformador de teste a ser testado possa ser testado dentro da instalação de teste.
[0004] Em adição às exigências físicas para uma instalação de teste, a instalação de teste também precisa fornecer faixas de energia elétrica específicas para testar os transformadores de teste em diferentes frequências de teste e diferentes voltagens de teste. A escolha
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 5/24
2/13 das frequências e voltagens de teste deve, nesse caso, se conformar com os padrões internacionais e nacionais. A frequência e tensão de teste influenciam todo o circuito de teste e o desenho dos componentes. O comportamento elétrico do transformador de teste é altamente indutivo em uma tensão de teste a uma baixa frequência. Em contraste, o comportamento do transformador de teste no circuito de teste é altamente capacitivo quando a frequência de tensão de teste é alta. Um problema nesse caso é que, no caso de uma medição de diferença entre componentes específicos no circuito de teste com um transformador de teste, por exemplo, o terra para o ferro ativo nos núcleos do transformador e o gerador com relação ao terra de cobre no circuito elétrico, componentes de distúrbio muito capacitivos ou indutivos podem ocorrer durante o curso do teste, e podem até mesmo impedir que o teste seja realizado quando existe uma razão de diferença excessiva entre os componentes específicos do transformador de teste. [0005] Tradicionalmente, esse problema é superado pela utilização de conjuntos de máquina de gerador/motor muito grandes para produzir a tensão de gerador necessária ou corrente de gerador a uma frequência de teste predeterminável. A fim de se aplicar a potência real necessária e a potência de reação, para a faixa de potência necessária, esses conjuntos de máquina de gerador/motor são muito grandes, e, portanto, não podem ser utilizados de forma móvel.
[0006] Adicionalmente, instalações de teste permanentemente instaladas são conhecidas por possuírem transformadores de tamanho médio e indutores e capacitores grandes que podem ser ligados apenas com tensão zero. Nesse caso, a correção de fator de potência é conectado e desconectado em uma forma não regulada e, antes de cada mudança no nível de comutação, exige que o conjunto de máquina de gerador/motor seja desenergizado, ou que o dispositivo de compensação seja eletricamente desconectado. Esse método é demo
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 6/24
3/13 rado e carrega de forma mecânica, elétrica e térmica os conjuntos de motor e máquina de gerador.
[0007] Particularmente em contraste com as exigências das companhias de suprimento de energia e das autoridades de supervisão nacional para teste ”in situ de transformadores de energia que estão em operação, é impossível se utilizar os conjuntos de máquinas de gerador/motor grandes anteriores. Como uma alternativa, seria possível se calcular individualmente a indutância e capacitância do transformador de teste no circuito de teste geral respectivo, e então se fornecer capacitâncias e/ou indutâncias adequadas. Isso teria que ser realizado individualmente, em voltagens de teste e frequências de teste definidas, para cada situação de teste. Esse processo é altamente complexo e não pode ser utilizado para transformadores de teste cujos dados de desempenho, que são determinados especificamente durante o processo de produção, não estão disponíveis.
[0008] Por meio de exemplo, DE 40 07 826 C2 descreve um método para a operação de um regulador de fator de potência que conecta e desconecta as etapas de capacitor em um banco de capacitor escalonado, por meio de um transformador de corrente em uma rede a ser compensada, como uma função dos valores de capacitância determinados dentro da rede a ser compensada.
[0009] Adicionalmente, DE 101 37 615 A1 descreve um método para correção de fator de potência, no qual a energia reativa é detectada através de um regulador de diferença de energia reativa, com base na tensão de rede instantânea e as correntes de rede no sistema a ser compensado, e uma exigência de energia de reação média é determinada, e é fornecida para compensação, como uma função da compensação insuficiente possivelmente determinada ou compensação excessiva para o trabalho de reação.
[00010] DE 36 22 570 A1 da mesma forma descreve uma unidade
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 7/24
4/13 de controle dos sistemas de teste de tensão CA, consistindo em um transformador de controle e um espiral de indução de compensação. Um teste de tensão pode ser realizado através de toda a faixa de tensão do transformador de teste por meio de um sistema de teste capacitivo adicional, por um desenho adequado do transformador de controle e do indutor, por meio da unidade de controle.
[00011] Adicionalmente, US 5 281 908 descreve uma instalação de teste móvel com capacitâncias variáveis, onde as capacitâncias podem variar de forma incrementada por meio da instalação de teste, dependendo dos valores medidos do circuito de teste ou transformador de teste.
[00012] Todas as soluções da técnica anterior estão sujeitas ao problema no qual o teste direto no local do transformador de energia através de uma ampla faixa de tensão e frequência é atualmente impossível utilizando-se os sistemas conhecidos.
[00013] O objetivo da presente invenção é, portanto, se fornecer um aparelho e um método para a correção do fator de potência para um transformador de teste, no qual o aparelho possa ser instalado facilmente e nas proximidades imediatas de um transformador de energia como um transformador de teste, e um teste no local possa ser realizado rapidamente e facilmente.
[00014] Com relação ao aparelho para a correção do fator de potência para um transformador de teste, o objetivo é alcançado de acordo com as características da invenção.
[00015] A invenção fornece que a indutância do indutor seja variável e posa ser conectada a um banco de capacitor escalonado, onde os indutores variáveis e o banco de capacitor escalonado sejam dispostos entre o gerador e o transformador de teste e possam ser conectados ao transformador de teste com base nas variáveis elétricas determinadas de um circuito de teste de modo que o gerador possa
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 8/24
5/13 ser operado virtualmente exclusivamente com a energia ativa. Visto que o gerador pode ser operador virtualmente exclusivamente com energia ativa, isso garante um ponto de operação ideal para um teste do transformador de teste dentro do circuito de teste. Isso possibilita a manutenção da energia do gerador para produção de uma tensão de gerador ou uma corrente de gerador em uma frequência de teste predeterminável, o indutor e o banco de capacitor escalonado pequenos e, devido à redução dos tamanhos de componente alcançados dessa forma, possibilita a utilização do aparelho diretamente onde o transformador de energia a ser testado está instalado.
[00016] O indutor é vantajosamente projetado de modo que o núcleo possa ser ajustado continuamente de forma variável dentro dos enrolamentos por meio de um princípio de núcleo tipo êmbolo, permitindo, assim, que a indutância seja ajustada continuamente de forma variável. O banco de capacitor escalonado permite a conexão e desconexão das etapas do capacitor respectivas mesmo com carga, o que significa que não há necessidade de se interromper a operação de teste a fim de mudar as etapas de compensação capacitiva - como necessário na técnica anterior.
[00017] Vantajosamente, um cosseno de ângulo de fase (Φ) é determinado entre a tensão do gerador e a corrente do gerador, e as variáveis de configuração para o banco de capacitor escalonado e/ou os indutores variáveis são determinados e configurados a partir daí. O cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão do gerador e a corrente do gerador é a medida da extensão do trabalho ativo dentro do circuito de teste. O gerador pode ser operador virtualmente exclusivamente com a energia rela pela determinação do cosseno de ângulo de fase correspondente (Φ) entre a tensão de gerador e a corrente de gerador, e pela compensação adequada para esse ângulo de fase pelo banco de capacitor escalonado e a indutância variável. Quando um transfor
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 9/24
6/13 mador coincidente é utilizado para fins de transformação da tensão do gerador e da corrente do gerador para a tensão de teste e corrente de teste para o transformador de teste, o cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de teste e a corrente de teste pode, alternativamente ou adicionalmente, ser determinado imediatamente a montante do transformador de teste - levando-se em consideração todo o circuito de teste - e pode ser utilizado para determinar a correção de fator de potência necessário no circuito de teste.
[00018] Vantajosamente, um controle determina e configura as variáveis de configuração do banco de capacitor escalonado e/ou dos indutores variáveis como uma função do cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão do gerador/corrente do gerador e/ou entre uma tensão de teste/corrente de teste imediatamente antes do transformador de teste, utilizando uma frequência de teste predeterminável, e ajusta as variáveis de configuração, determinadas a partir daí, no banco de capacitor escalonado e/ou indutores variáveis.
[00019] O motor que precisa acionar o gerador é vantajosamente configurado para a velocidade de rotação necessária como uma equivalência à frequência de teste. Quando a velocidade de rotação está presente, o transformador coincidente é vantajosamente conectado como parte do circuito de teste, por meio de um disjuntor de circuito. O transformador coincidente é utilizado para transformar a tensão de gerador/corrente de gerador produzida pelo gerador em tensão de teste/corrente de teste que precisa ser aplicada ao transformador de teste. Quando o motor está na velocidade de rotação necessária, a excitação do gerador é conectada ao mesmo tempo pelo fechamento do disjuntor de circuito na entrada para o transformador coincidente, e é lentamente aumentada. Durante o curso desse processo de funcionamento do gerador, a tensão do gerador e a corrente do gerador e/ou o ângulo de fase entre a tensão do gerador e a corrente do gerador, são
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 10/24
7/13 determinados continuamente, e configurados em variáveis para os indutores variáveis e o banco de capacitor escalonado é derivado a partir daí. Adicionalmente, o ângulo de fase entre a tensão de teste e a corrente de teste pode ser determinado diretamente a montante do transformador de teste. O motor pode, vantajosamente, ser regulado e configurado para a velocidade de rotação necessária como a equivalência à frequência de teste, com o disjuntor de circuito fechado.
[00020] De acordo com a invenção, um método é fornecido para a correção do fator de potência para um transformador de teste por meio de um banco de indutor e capacitor e um gerador, de modo que a velocidade de rotação necessária do motor seja determinada como uma equivalência à frequência de teste, e um gerador adequado possa ser conectado ao mesmo.
[00021] O cosseno de ângulo de fase (Φ) que resulta no circuito de teste conectado entre a tensão de gerador e a corrente de gerador é determinado e, com base nas variáveis de medição adequadas no circuito de teste, a indutância da indutância variável e/ou a capacitância do banco de capacitor escalonado são configuradas de modo que o gerador seja operado virtualmente exclusivamente com energia ativa quando o circuito de teste é fechado.
[00022] A compensação capacitiva é vantajosamente fornecida para o transformador de teste no circuito de teste de modo que nenhuma capacitância seja conectada até um valor limite do cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a corrente do gerador e a tensão do gerador e/ou entre uma tensão de teste, determinada diretamente a montante do transformador de teste, e uma corrente de teste. Apenas quando o valor limite predeterminável de cosseno (Φ) é alcançado é que as etapas de capacitor no banco de capacitor escalonável são conectadas em etapas durante o curso de aumento da tensão de gerador, até que a tensão de gerador predeterminada ou tensão de teste seja alcançada.
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 11/24
8/13 [00023] A compensação capacitiva é vantajosamente conectada a um fator de potência de cosseno (Φ) = 0,7. O número de etapas no banco de capacitor não é predeterminado de forma rígida, mas resulta do perfil do fator de potência depois da conexão da primeira e de cada etapa subsequente. Nesse caso, o fator de potência respectivo é determinado como cosseno de ângulo de fase (Φ) antes e depois da conexão de uma etapa de capacitor, e uma estimativa é feita quanto a se etapas de capacitor adicionais precisam ser conectadas. Em se alcançando um fator de potência como um ângulo de fase de cosseno (Φ) ~ 1 ou um fator de potência capacitiva de cosseno (Φ) ~ 0,9, nenhuma etapa adicional de capacitor é conectada, mas a excitação de gerador ainda funciona. Todo o processo é, portanto, repetido até que a tensão do gerador, ou, por meio de um transformador coincidente, a tensão de teste, esteja presente no transformador de teste. Se a tensão de gerador ou tensão de teste ainda não tiver sido alcançada depois da energia de compensação capacitiva máxima ter sido conectada, o sistema pode aumentar a excitação ainda mais, mas até o limite máximo de estabilidade de um ângulo de fase de cosseno (Φ) ~ 0,6.
[00024] A compensação indutiva é vantajosamente realizada pelo ajuste do indutor variável e desconexão do banco de capacitor escalonado. Visto que a compensação capacitiva é desnecessária se o circuito de teste tiver um comportamento capacitivo - predominantemente em frequências acima de 80 Hz - isso é feito completamente pelo circuito de teste. Em contraste com a compensação capacitiva, a compensação indutiva pode ser regulada continuamente de forma variável por meio de um indutor variável, em particular com base no princípio de núcleo tipo êmbolo.
[00025] Para esse fim, após a excitação para o gerador ter sido conectada, o fator de potência é calculado continuamente como o cosseno de ângulo de fase (Φ), e uma comparação de valor nominal-real do
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 12/24
9/13 cosseno de ângulo de fase instantâneo e predeterminado (Φ) é determinado. Para fins do processo de regulamentação, o indutor variável é controlado de modo que a indutância seja reajustada com relação à energia de reação determinada como uma função do cosseno de ângulo de fase (Φ). Isso é feito até que a tensão de gerador ou a tensão de teste seja alcançada, ou a indutância máxima que pode ser conectada esteja presente no circuito de teste. A tensão de gerador é aumentada a uma taxa que é combinada com o reajuste do núcleo tipo êmbolo. Isso resulta em uma regulamentação contínua da compensação indutiva para a energia reativa. Se a tensão de gerador ou tensão de teste ainda não estiver presente após a conexão da indutância máxima, a excitação pode ser elevada mais ainda para um máximo de um ângulo de fase de cosseno (Φ) ~ 0,6. Esse valor não deve ser insuficiente, como um limite de estabilidade para o sistema.
[00026] Vantajosamente, dentro do escopo do método, as variáveis de configuração para os indutores variáveis e/ou banco de capacitor escalonado são determinadas a partir do ângulo de fase determinado entre a tensão de gerador/corrente de gerador ou entre a tensão de teste/corrente de teste por meio de um controlador de lógica programável, ou são controladas pelo controlador de lógica programável. A fim de melhor determinar os estados elétricos no circuito de teste, transformadores de instrumento são dispostos no circuito de teste, em particular a fim de determinar o cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de gerador e a corrente de gerador, e/ou a fim de determinar o cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de teste e a corrente de teste.
[00027] Refinamentos vantajosos adicionais são especificados nas concretizações. Nas figuras:
a figura 1 ilustra um diagrama de circuito do circuito de teste com três bancos de capacitor escalonado e um indutor variável;
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 13/24
10/13 a figura 2 ilustra um diagrama de circuito de um circuito de compensação consistindo em dois bancos de capacitor escalonado e três indutores variáveis;
a figura 3 ilustra um diagrama de circuito do circuito de teste com transformadores de instrumento e uma unidade de avaliação.
a figura 1 ilustra um diagrama de circuito geral do aparelho vantajoso. O circuito de teste é conectado a uma fonte de tensão externa, por exemplo, uma fonte de tensão de 400 V, 1500 A CA, por meio de um comutador principal 9. A tensão CA de três fases é convertida em uma tensão CC para o motor 5 por meio de um conversor ou conversor de frequência 10. O motor é utilizado para acionar o gerador 6, que produz diretamente a tensão de gerador adequada em uma frequência de teste predeterminável, ou, se a tensão de gerador correspondente não for suficiente, a mesma é transformada em tensão de teste por meio de um transformador coincidente 8. No exemplo ilustrado na figura 1, o indutor variável 2a é conectado a três etapas de capacitor 3a, 3b, 3c dentro do circuito de teste 11. Quando o gerador 6 está na velocidade de rotação, e, portanto, forma uma equivalência à tensão de gerador sendo excitada na frequência de teste, o comutador 7 é fechado por meio de um disjuntor de circuito 7 e o circuito de teste 11 é, portanto, da mesma forma fechado. O cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de teste e a corrente de teste no transformador de teste 1 pode então ser medido através de um circuito de medição específico 4, e pode ser exibido por meio de um dispositivo de avaliação 13.
[00028] A figura 12 ilustra um diagrama de circuito do circuito de compensador com três indutores variáveis 2a, 2b, 2c e dois bancos de capacitor escalonados 3a, 3b. A compensação capacitiva ou indutiva necessária pode ser fornecida facilmente enquanto a operação de teste continua como uma função do cosseno de ângulo de fase (Φ) entre
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 14/24
11/13 a tensão do gerador e a corrente do gerador, ou entre a tensão de teste e a corrente de teste. Nesse caso, a compensação indutiva é garantida por meio dos indutores variáveis 2a, 2b, 2c, em particular pelos indutores com base nos princípios de núcleo tipo êmbolo. Dependendo da magnitude da capacitância dos estágios de capacitor individuais no banco de capacitor escalonado 3a, 3b, o banco de capacitor escalonado 3a, 3b também pode ser utilizado para fornecer a compensação capacitiva em intervalos incrementalmente pequenos.
[00029] A figura 3 ilustra um exemplo de um diagrama de circuito com sensores de medição, conectados aos transformadores de instrumento 14a a 14m, dispostos em vários pontos no circuito de teste
11. Um transformador de instrumento 14m é disposto em particular a montante do transformador de teste 1 a fim de determinar o ângulo de fase entre a tensão de teste e a corrente de teste, e um transformador de instrumento 14k é disposto a montante do transformador coincidente 8 a fim de determinar a tensão de gerador e a corrente de gerador. Adicionalmente, um sensor de medição com um transformador de instrumento correspondente 14b é conectado diretamente a jusante do gerador 6, e determina o cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de gerador e a corrente de gerador nas proximidades imediatas do gerador 6 produzindo o mesmo. Os valores medidos obtidos pelo transformador de instrumento 14a a 14m são transmitidos para um dispositivo de avaliação 13 e são utilizados por meio de um controlador (não ilustrado) para ajustar os valores de configuração dos componentes respectivos no circuito de teste 11.
[00030] A inclusão de indutores 2a, 2b, 2c que podem ser regulados e dos bancos de capacitor escalonados 3a, 3b, 3c utilizando um sistema de controle automatizado permite que o gerador 6 no circuito de teste 11 seja operado próximo ao ponto de operação de energia ativa do gerador 6 (cos de ângulo de fase (Φ) ~ 1. O uso de regulagem au
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 15/24
12/13 tomática para otimização à compensação significa que o gerador 6 não precisa, virtualmente, produzir qualquer energia reativa. O gerador 6 pode, dessa forma, ser coincidido com a energia ativa de fato necessária e não mais à energia reativa demandada por todo o circuito de teste 11. A compensação automatizada para a energia de reação resulta na capacidade de se utilizar geradores pequenos e conjuntos de motor/máquina de gerador em comparação com os sistemas anteriores.
[00031] Uma vantagem adicional da correção de fator de potência automática de acordo com a presente invenção é a disposição dos elementos de compensação como indutores variáveis 2a, 2b, 2c e o banco de capacitor escalonado 3a, 3b, 3c entre o gerador 6 e o transformador coincidente 8. Devido a isso, o lado de alta tensão do circuito de teste 11 na verdade não é utilizado para a disposição dos elementos de compensação na forma de indutores variáveis 2a, 2b, 2c e o banco de capacitor escalonado 3a, 3b, 3c. A tensão classificada dos elementos de compensação como os indutores variáveis 2a, 2b, 2c e o banco de capacitor escalonado 3a, 3b, 3c é, portanto, idêntica à tensão classificada do gerador 6, e isso contribui para a redução no tamanho físico e classificação de todos os componentes no circuito de teste 11. Isso permite que todos os componentes do circuito de teste 11 sejam fisicamente menores, em particular, o gerador 6, os indutores variáveis 2a, 2b, 2c, os bancos de capacitor escalonado 3a, 3b, 3c e o transformador coincidente 8.
[00032] Nesse caso, os componentes no circuito de teste possuem tal tamanho que podem ser instalados em e movidos em recipientes de transporte padrão. Por exemplo, o suprimento de tensão para o circuito de teste 11, na forma de disjuntor de circuito principal 9, o conversor de frequência ou conversor 10, o motor 5 e o gerador 6, podem ser dispostos em um primeiro recipiente. O transformador coincidente
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 16/24
13/13 pode ser integrado diretamente a montante do transformador 1 para ser testado em um segundo recipiente. Os elementos de compensação na forma de indutores variáveis 2a, 2b, 2c e o banco de capacitor escalonado 3a, 3b, 3c podem ser disposto em um terceiro recipiente. [00033] A automação da compensação por meio de um controlador lógico programável permite que o teste de transformador seja realizado por apenas um operador. Visto que os limites de segurança são predeterminados, em particular para ângulos de fase que não devem ser excedidos nem não alcançados, preferivelmente um ângulo de fase de cosseno (Φ) ~ 0,6 entre a tensão do gerador e a corrente de gerador ou entre a tensão de teste e a corrente de teste, o transformador de teste 1 pode ser testado dentro dos estados operacionais estáveis.
Listagem de Referência transformador de teste
2a, 2b, 2c indutor variável
3a, 3b, 3c banco de capacitor escalonado circuito de medição do transformador de teste motor gerador disjuntor de circuito para o circuito de teste transformador coincidente disjuntor de circuito para o aparelho transformador circuito de teste
12a, 12b, 12c disjuntor
13 dispositivo de avaliação
14a a 14m transformador de instrumento
Petição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 17/24

Claims (5)

REIVINDICAÇÕES
1. Aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste (1) por meio de um indutor (2a, 2b, 2c) e um gerador (6), sendo que o gerador (6) é utilizado para produzir uma corrente de gerador e uma tensão de gerador em uma frequência de teste predeterminável, caracterizado pelo fato de que a indutância do indutor (2a, 2b, 2c) é variável e pode ser conectada a um banco de capacitor escalonado (3a, 3b, 3c), sendo que os indutores variáveis (2a, 2b, 2c) e o banco de capacitor escalonado (2a, 2b, 2c) são dispostos entre o gerador (6) e o transformador de teste (1) e podem ser conectados ao transformador de teste (1) com base nas variáveis elétricas determinadas de um circuito de teste (11) de modo que o gerador (6) possa ser operado virtualmente exclusivamente com energia ativa.
2/2 lência à frequência de teste e pode ser conectada por meio de um disjuntor de circuito (7), quando uma velocidade de rotação está presente, através do gerador (6) a um transformador coincidente (8) como parte de um circuito de teste (11).
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um cosseno de ângulo de fase (Φ) é determinado entre a tensão de gerador e a corrente de gerador, e as variáveis de configuração para o banco de capacitor escalonado (3a, 3b, 3c) e/ou os indutores variáveis (2a, 2b, 2c) poderem ser determinadas e configuradas a partir disso.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que um controle determina e configura as variáveis de configuração do banco de capacitor escalonado (3a, 3b, 3c) e/ou os indutores variáveis (2a, 2b, 2c) como uma função do cosseno de ângulo de fase (Φ) entre a tensão de gerador/corrente de gerador e/ou entre uma tensão de teste/corrente de teste imediatamente antes do transformador de teste (1), utilizando uma frequência de teste predeterminável.
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que um motor (5) pode ser configurado para a velocidade de rotação necessária como uma equivaPetição 870190055779, de 17/06/2019, pág. 18/24
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que quando o disjuntor de circuito (7) está fechado, o gerador (6) pode ser conectado e pode ser configurado para a velocidade de rotação necessária como uma equivalência à frequência de teste.
BRPI0823133A 2008-10-20 2008-10-20 aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste BRPI0823133B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2008/008986 WO2010045959A1 (de) 2008-10-20 2008-10-20 Vorrichtung und verfahren zur blindleistungskompensation eines prüftransformators

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0823133A2 BRPI0823133A2 (pt) 2015-06-16
BRPI0823133B1 true BRPI0823133B1 (pt) 2019-09-10

Family

ID=41259913

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0823133A BRPI0823133B1 (pt) 2008-10-20 2008-10-20 aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8502545B2 (pt)
EP (1) EP2340595B1 (pt)
CN (1) CN102187543B (pt)
BR (1) BRPI0823133B1 (pt)
DK (1) DK2340595T3 (pt)
ES (1) ES2391139T3 (pt)
PL (1) PL2340595T3 (pt)
PT (1) PT2340595E (pt)
WO (1) WO2010045959A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102427246B (zh) * 2011-10-24 2013-11-13 四川科陆新能电气有限公司 一种双馈异步风力发电机转子功率补偿的方法
DE102012105045A1 (de) * 2012-06-12 2013-12-12 Maschinenfabrik Reinhausen Gmbh Vorrichtung zum Kalibirieren eines Leistungsmesssystems für Leistungstransformatoren
CN103558530A (zh) * 2013-11-20 2014-02-05 国家电网公司 一种gis用pt感应耐压二次可调补偿电感
JP6237400B2 (ja) * 2014-03-27 2017-11-29 株式会社安川電機 発電装置、制御装置、制御方法、発電システム、電力変換装置及びシステム
SE541339C2 (en) * 2014-12-19 2019-07-16 Nok9 Ip Ab A mobile device tester for precise inductive power measurement and a calibration unit therefor
CN108597821B (zh) * 2018-06-01 2019-06-18 山东泰开互感器有限公司 一种内置无功补偿功能的试验变压器以及供电系统
CN108627725B (zh) * 2018-07-11 2023-09-08 东莞市大忠电子有限公司 一种特种变压器自动化测试平台及其测试方法
CN112531740B (zh) * 2020-12-04 2022-12-13 国网河南省电力公司洛阳供电公司 一种基于新能源场站的动态调节有功速度的测试方法
CN117054707B (zh) * 2023-10-10 2024-03-15 中国电力科学研究院有限公司 一种低衰减率高压宽频大电流发生装置

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3622570A1 (de) * 1986-07-04 1988-01-14 Bernd Dipl Ing Sommer Stellaggregat fuer wechselspannungs-pruefanlagen
US5281908A (en) 1992-03-10 1994-01-25 Tatsumi Corporation Loading device assembly
US5463285A (en) * 1994-03-14 1995-10-31 General Electric Company Variable capacitor with very fine resolution
US5625277A (en) 1995-01-30 1997-04-29 Abb Power T&D Company Inc. Dynamic mechanically switched damping system and method for damping power oscillations using the same
US5670881A (en) * 1996-02-09 1997-09-23 Toshiba America, Inc. Discrete step remotely adjustable matching circuit for MRI RF coils
EP2005552A1 (en) 2006-03-28 2008-12-24 ABB Research Ltd A device and a method for control of power flow in a transmission line
CN101201363A (zh) * 2007-12-14 2008-06-18 湖北省电力试验研究院 换流变压器感应耐压试验电源装置及其局部放电测量方法

Also Published As

Publication number Publication date
PT2340595E (pt) 2012-09-06
EP2340595B1 (de) 2012-08-08
EP2340595A1 (de) 2011-07-06
ES2391139T3 (es) 2012-11-21
BRPI0823133A2 (pt) 2015-06-16
DK2340595T3 (da) 2012-10-22
CN102187543B (zh) 2013-10-23
PL2340595T3 (pl) 2013-01-31
US8502545B2 (en) 2013-08-06
CN102187543A (zh) 2011-09-14
US20110204901A1 (en) 2011-08-25
WO2010045959A1 (de) 2010-04-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0823133B1 (pt) aparelho para correção de fator de potência para um transformador de teste
Detjen et al. A new hybrid filter to dampen resonances and compensate harmonic currents in industrial power systems with power factor correction equipment
CN101424728B (zh) 一种高压电流互感器现场准确度检测试验线路
CN201319064Y (zh) 一种高压电流互感器现场准确度检测试验线路
US20100201338A1 (en) Hybrid distribution transformer with ac & dc power capabilities
CN102593737A (zh) 用电容补偿的变电站投运之前继电保护向量检查试验方法
CA3003978C (en) Method and device for obtaining power intended to supply a consuming appliance from a conductor traversed by an alternating electrical current
CN107831378B (zh) 一种检验消弧线圈补偿效果的装置及方法
CN102269786B (zh) 三倍频变压器负载试验装置
CN204613387U (zh) 用于电流互感器检测的供电装置
CN107144758A (zh) 一种热效应对变压器抗短路能力影响的试验方法
CN107785914A (zh) 一种前端供电多电平有源补偿装置及控制方法
CN208655394U (zh) 电压互感器消谐装置
So et al. Traceability of loss measurements of extra high voltage three-phase shunt reactors
CN110018387A (zh) 一种全载试验装置及试验方法
Liu et al. An on-line monitoring method for winding deformation of power transformers
Zhou et al. An online diagnosis method for the inter-turn fault of current transformer based on ΔI-E curves
CN114142486B (zh) 动态无功补偿响应时间的计算方法、装置及计算机设备
Oancea Power factor evaluation in data acquisition systems
Štumberger et al. Medium-voltage distribution feeders in open-loop and closed-loop arrangement
CN110988670B (zh) 大电流发生装置及用于断路器校验的装置
JP2011155749A (ja) 配電盤内電路試験装置
Karlstrand et al. Factory testing of long submarine XLPE cables using frequency-tuned resonant systems
Sakallioğlu Modelling and analysis of two core asymmetric phase shifting transformer
Hong et al. Field test study on full voltage no-load and 50% rated current load of 1000kV transformer

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2693 DE 16-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.