PT2264277E - Dispositivo com pinça - Google Patents

Dispositivo com pinça Download PDF

Info

Publication number
PT2264277E
PT2264277E PT09007965T PT09007965T PT2264277E PT 2264277 E PT2264277 E PT 2264277E PT 09007965 T PT09007965 T PT 09007965T PT 09007965 T PT09007965 T PT 09007965T PT 2264277 E PT2264277 E PT 2264277E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pin
lifting
aperture
gripper
slit
Prior art date
Application number
PT09007965T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrick Salvador
Original Assignee
Atlas Copco Canada Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atlas Copco Canada Inc filed Critical Atlas Copco Canada Inc
Publication of PT2264277E publication Critical patent/PT2264277E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B31/00Fishing for or freeing objects in boreholes or wells
    • E21B31/12Grappling tools, e.g. tongs or grabs
    • E21B31/18Grappling tools, e.g. tongs or grabs gripping externally, e.g. overshot
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B31/00Fishing for or freeing objects in boreholes or wells
    • E21B31/12Grappling tools, e.g. tongs or grabs

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Marine Sciences & Fisheries (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Supports For Plants (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Mechanical Means For Catching Fish (AREA)

Description

ΕΡ 2 264 277/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Dispositivo com pinça"
CAMPO TÉCNICO 0 presente invento refere-se a um dispositivo que compreende uma pinça (overshot) para manipular, por exemplo, o cilindro de núcleo depois de cada ciclo de perfuração.
ARTE ANTERIOR
Durante a perfuração com diamante para uma aplicação geotécnica ou exploração mineira, um tubo interior é cheio até acima com núcleo de rocha. Quando o tubo interior está cheio, o operador precisa de recuperar o mesmo. 0 tubo interior é ligado a um conjunto de ponta ou extremidade traseira que permite recuperar o tubo interior. É utilizada uma pinça tal como um sistema de pesca para agarrar o conjunto de ponta. A pinça é por sua vez ligada a um arame de aço que faz parte de um sistema de içar de linha de arame.
Quando uma pinça e um tubo interior são puxados para fora de uma coluna de hastes para recuperação do núcleo, existe a possibilidade de a pinça libertar o conjunto de ponta de lança por acidente. Se isto acontecer, existe o risco de os trabalhadores se ferirem e surgirem danos para o equipamento. 0 documento US 6,997,493 dá a conhecer uma pinça que se pode bloquear, que compreende um corpo alongado, prendedores de elevação e uma manga de bloqueio. As extremidades dos prendedores de elevação estão configuradas para trancar um ponto da ponta de lança convencional entre as mesmas.
Uma manga de bloqueio pode rodar no corpo entre um estado bloqueado, impedindo que as extremidades dos prendedores de elevação articulem para fora uma da outra para libertar um ponto da ponta de lança previamente trancado, e um estado desbloqueado onde a manga de bloqueio permite que os prendedores de elevação se movam, de modo que as 2 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ extremidades possam articular para longe uma da outra para libertar um ponto da ponta de lança previamente trancada.
Quando a pinça sai da coluna de hastes, os operadores têm de parar, bloquear, recuperar, desbloquear manualmente ao rodar a manga de bloqueio para a posição desbloqueada e girarem manualmente os dois prendedores de elevação para separar a pinça do conjunto de ponta de lança e tirar a amostra de núcleo para fora. Isto demora tempo. Além do mais, existe a possibilidade de os operadores escolherem não bloquear de todo a pinça. A operação pode ser difícil se estiver presente sujidade no mecanismo. Nesse momento, há o risco de acidente. A pinça também tem a possibilidade de libertar acidentalmente a ponta de lança enquanto ainda está na coluna de perfuração, deixando cair o conjunto de tubo interior no fundo do buraco, provocando danos ao equipamento. 0 documento US 4,004,835 dá a conhecer uma pinça que compreende uma manga tubular e um mecanismo tipo tesoura disposto a mover-se como uma unidade. Uma mola que se apoia na extremidade de topo da tesoura tende a forçar os mesmos para baixo para um movimento de fecho contra um afunilamento interno do anel de fundo da manga tubular. A solução permite o movimento para baixo que liberta o pescoço de pesca. Isto evita colocar tensões indevidas sobre a pinça.
Assim, existe a necessidade de aumentar a segurança e eficiência quando se trabalha com uma pinça. Estas necessidades não podem ser preenchidas por uma pinça de acordo com a arte anterior acima mencionada.
SUMÁRIO DO INVENTO
Um objecto do invento consiste em aumentar a segurança quando se trabalha com a pinça. O problema a ser resolvido consiste em aumentar o controlo da operação de libertação de uma ponta de lança apanhada.
De acordo com um primeiro aspecto do presente invento, o invento proporciona uma pinça que compreende uma primeira parte com um corpo alongado adaptado para ser ligado a uma linha de içar numa extremidade e com uma abertura tubular 3 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ disposta/concebida para receber uma ponta de lança na outra extremidade. A pinça compreende ainda uma segunda parte com um mecanismo tipo tesoura que compreende dois prendedores de elevação dispostos para girarem em torno de um pino giratório comum e dispostos de modo ligado a uns meios de pressão. 0 corpo alongado compreende uma fenda central que se prolonga axialmente e o mecanismo tipo tesoura está disposto com o pino giratório comum a deslizar na fenda entre uma primeira posição de extremidade, onde os meios de pressão estão dispostos para fecharem os prendedores de elevação e, desse modo, bloquearem uma ponta de lança recebida na abertura tubular, e uma segunda posição de extremidade, onde os meios de abertura, que compreendem um pino de abertura, estão dispostos para forçarem os prendedores de elevação a abrirem para libertar uma ponta de lança recebida na abertura tubular. A solução de acordo com o invento proporciona uma pinça onde o risco de libertação acidental de um conjunto de ponta é eliminado. A solução também pode ser adaptada com vedantes de bombagem a serem utilizados numa aplicação subterrânea.
Além do mais, a solução de acordo com o invento proporciona uma forma segura e firme de operar uma pinça. A solução concede ao operador o controlo total do bloqueio e a libertação de uma pinça.
As porções de elevação dos prendedores de elevação estão concebidas com uma curva para envolver em torno do pescoço de uma ponta de lança, diminuindo a probabilidade de uma libertação acidental. As mesmas também têm uma curvatura na superfície do lado de fora para interactuar com as características curvas correspondentes na ponta de pinça para reduzir o desgaste e melhorar a distância necessária para bloquear os prendedores de elevação na ponta de pinça. A característica para o topo/para cima é definida como um sentido axialmente ao longo da pinça na direcção da ligação de linha de içar, isto é, para o topo na Figura 2-4. A característica para o fundo/para baixo é definida como um 4 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ sentido axialmente ao longo da pinça na direcção do conjunto de ponta, isto é, a mesma que a da força da gravidade e para o fundo na Figura 2-4.
Os meios de pressão são definidos por estarem dispostos para articularem os prendedores de elevação para uma posição fechada, onde os prendedores de elevação estão numa posição de agarrarem devido à sua força de extensão.
Os meios de abertura definem-se por estarem dispostos para forçarem os prendedores de elevação a girarem para uma posição aberta, onde os prendedores de elevação ficam separados numa posição de não agarrarem devido a uma força manual que ultrapassa a força de extensão dos meios de pressão. A força exercida pelos meios de pressão irá ser deslocada para o pino giratório, fazendo com que os prendedores de elevação se movam para baixo para a posição de fundo, longe da extremidade da linha de içar da pinça, de modo que a porção de elevação dos prendedores de elevação se bloqueie nas partes caracteristicas internas da ponta de pinça. Ao mesmo tempo, a força da gravidade que actua no mecanismo tipo tesoura combina-se com o movimento.
De acordo com uma caracteristica do invento, os meios de pressão compreendem uma mola de extensão disposta de modo a ligar as porções de alavanca dos prendedores de elevação.
De acordo com uma caracteristica do invento, os meios de abertura compreendem um pino de abertura disposto de modo estacionário no corpo alongado. 0 pino de abertura está disposto entre os prendedores de elevação e sobressai a partir da superfície de corpo alongado. De acordo com uma alternativa, o pino de abertura estacionário está posicionado axialmente acima da fenda, entre a fenda e a extremidade de ligação da linha de içar.
De acordo com uma outra alternativa, o pino de abertura estacionário está posicionado axialmente por baixo da fenda, entre a fenda e a extremidade de abertura tubular. 5 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ
De acordo com uma característica do invento, o pino de abertura é um pino de deslize disposto de modo a deslizar na fenda e ligado ao pino giratório por uma barra de deslize.
De acordo com uma caracteristica do invento, o pino de deslize está disposto em paralelo com o pino giratório.
De acordo com um segundo aspecto do presente invento, o invento proporciona um método de operar uma pinça que compreende uma primeira parte com um corpo alongado ligado a uma linha de içar numa extremidade e com uma abertura tubular preparada/concebida para receber uma ponta de lança na outra extremidade. A pinça compreende ainda uma segunda parte com um mecanismo tipo tesoura que compreende dois prendedores de elevação e um pino giratório comum, onde os prendedores de elevação estão ligados através de uns meios de pressão. 0 corpo alongado compreende uma fenda central que se prolonga axialmente e o mecanismo tipo tesoura está disposto com o pino giratório comum a deslizar na fenda. 0 método compreende operar manualmente o pino giratório comum para deslizar na fenda desde uma primeira posição de extremidade, onde os meios de pressão estão dispostos para articularem os prendedores de elevação para agarrarem uma ponta de lança recebida na abertura tubular, até uma segunda posição de extremidade, e forçando os prendedores de elevação a articularem para uma posição de não agarrarem devido ao movimento de deslize, de tal modo que a ponta de lança seja libertada quando o pino giratório alcança a segunda posição.
Reter manualmente os prendedores de elevação contra os meios de abertura na posição em cima/topo irá forçar os prendedores de elevação a abrirem e assim a permitirem a libertação da ponta de lança. Para libertar o tubo interior a partir da pinça na superfície, o operador tem de comprimir a ponta de lança dentro da pinça e manter a barra de deslize na posição em cima/de topo. Em alternativa, a tensão dos prendedores de elevação é libertada na ponta de lança para o arranque e depois o operador tem de empurrar a barra de deslize e manter em cima um pino e continuar o movimento/compressão da barra de deslize para a posição de cima/de topo. Isto é feito de modo seguro, fácil e rápido e melhora a produtividade. 6 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ A pinça de acordo com o invento é um mecanismo para trancar em cima de uma ponta de lança, que reduz grandemente as hipóteses de libertação acidental da ponta de lança. 0 articular forçado dos prendedores de elevação para uma posição sem uma forma de agarrar é uma operação segura, e que se pode controlar, de uma ponta de lança. Isto, por sua vez, garante a operação segura da pinça e assegura a segurança dos trabalhadores.
De acordo com um terceiro aspecto do invento, o invento proporciona uma utilização de uma pinça tal como descrita acima numa aplicação subterrânea em conjunção com um adaptador subterrâneo, adaptado com um vedante de propulsão para propulsionar a pinça através da coluna de perfuração (não mostrada) ao utilizar fluido sob pressão.
Considera-se que o invento compreende caracteristicas alternativas com pelo menos um pino secundário colocado na ponta de pinça para impedir que os prendedores de elevação rodem para fora das aberturas laterais da ponta de pinça. Este pino pode estar localizado quer acima quer abaixo do pino giratório principal.
Este pino também pode ser utilizado para deslizar contra os prendedores de elevação para forçar os mesmos a fecharem quando movidos para a posição de fundo ou abertos quando movidos para a posição de topo. 0 pino secundário também pode ser unido ao pino giratório principal por uma barra de deslize externa, de modo que se mova em conjunção com o pino principal e se impeça que os prendedores de elevação articulem para fora das aberturas laterais da ponta de pinça.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS 0 invento irá ser explicado de modo mais detalhado pela descrição das suas concretizações diferentes e com referência aos desenhos anexos nos quais: 7 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ a Fig. 1 é uma vista explodida de uma disposição de pinça de acordo com o invento; a Fig. 2 é uma disposição de pinça de acordo com o invento numa posição fechada; a Fig. 3 é uma secção transversal da disposição de pinça na Fig. 2; a Fig. 4 é uma secção transversal da disposição de pinça na Fig. 2; a Fig. 5 é uma secção transversal de uma disposição de pinça de acordo com o invento numa posição fechada, agarrando um conjunto de ponta; a Fig. 6a é uma vista esquemática de uma disposição de pinça de acordo com o invento numa posição de libertação de um conjunto de ponta; a Fig. 6b é uma secção transversal de uma disposição de pinça de acordo com o invento numa posição de libertação de um conjunto de ponta; a Fig. 7 é uma secção transversal de uma disposição de pinça com um adaptador subterrâneo e vedante de propulsão de acordo com o invento; a Fig. 8 é uma disposição de pinça de acordo com o invento com um vedante de bombagem; a Fig. 9 é uma disposição de pinça alternativa de acordo com o invento.
DESCRIÇÃO DE CONCRETIZAÇÕES ALTERNATIVAS A Fig. 1 é uma vista explodida de uma disposição de acordo com o invento, que compreende uma pinça 1 a ser utilizada como um sistema de pesca para agarrar um conjunto de ponta. Isto vai ser descrito em detalhe abaixo. A pinça 1 (Fig. 2) compreende uma primeira parte com um corpo alongado 2 adaptado para ser ligado a uma linha de içar numa extremidade 2a e com uma abertura tubular axial na outra extremidade 2b disposta para receber uma ponta de lança 4 (Fig. 7). A pinça 1 compreende ainda uma segunda parte com um mecanismo tipo tesoura 5 que compreende dois prendedores de elevação 6, 7, compreendendo cada um deles uma abertura circular 22. Um pino giratório 8 está disposto através das aberturas 22, de tal modo que os prendedores de elevação ficam dispostos para articularem em torno do pino giratório 8 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ comum 8 (Fig. 3) . Cada prendedor de elevação 6, 7 compreende uma porção de alavanca 6a, 7a e uma porção de elevação 6b, 7b. As porções de alavanca 6a, 7a estão ligadas a meios de pressão 10 na forma de uma mola de extensão 10a fixa entre os pontos de ligação 10a, 10b. O corpo alongado 2 compreende uma fenda central que se prolonga axialmente 12 e o mecanismo tipo tesoura 5 está disposto com o pino giratório comum 8 a deslizar na fenda 12 (Fig. 4) . O mecanismo tipo tesoura 5 está disposto para se mover durante a operação, de tal modo que o pino giratório comum 8 desliza na fenda 12 entre uma primeira posição de extremidade 13 e uma segunda posição de extremidade 14 (Fig. 2) . É maquinada uma área 21 em torno da fenda 12 no corpo de pinça 2 (Fig. 1) para o pino giratório 8 para permitir que a barra ou a anilha de retenção deslizem com o pino giratório. Esta área também é maquinada de modo suficientemente grande para permitir que a folga para o operador retenha facilmente o pino giratório e uma alavanca de controlo 18 na posição de topo aberta para permitir a libertação da ponta de lança 4. O pino giratório 8 desliza dentro do corpo alongado 2. Na primeira posição de extremidade 13 (Fig. 5), o pino giratório comum 8 encontra-se na sua posição mais baixa na fenda 12. 0 mecanismo tipo tesoura 5 é bloqueado ao agarrar uma ponta de lança 4 recebida na abertura tubular 3 devido à mola de extensão 10a que força as porções de alavanca 6a, 7a a fecharem. Nesta primeira posição de extremidade 13, as porções de elevação 6b, 7b estão mecanicamente contidas dentro do corpo 2, impedidas de abrir e libertar a ponta de lança 4. Reter manualmente o mecanismo tipo tesoura 5 contra os meios de abertura 9 na posição de cima/topo irá forçar os prendedores de elevação 6, 7 a abrirem e assim a permitirem a libertação da ponta de lança 4. Para libertar o tubo interior da pinça na superfície, o operador tem de empurrar a ponta de lança dentro da pinça e manter a barra de deslize na posição de cima/topo. De modo alternado, a tensão dos prendedores de elevação é libertada na ponta de lança no arranque e depois o operador tem de empurrar a barra de deslize e manter em cima um pino e continuar o movimento/compressão da barra de 9 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ deslize 18 para a posição de cima/topo. Isto é seguro, fácil e faz-se rapidamente e melhora a A Fig. 6a é uma secção transversal de uma disposição de pinça de acordo com o invento numa posição entre a primeira 13 e as segundas posições de extremidade 14 na forma de libertação do conjunto de ponta.
Na segunda posição 14 (Fig. 6b), o pino giratório comum 8 encontra-se na sua posição mais de cima na fenda 12. 0 corpo alongado 2 está disposto para compreender uns meios de abertura 9 dispostos para forçarem as duas porções de alavanca 6a, 7a para fora uma da outra na segunda posição 14. Os meios de abertura 9 consistem num pino 9a disposto de modo estacionário, fixo ao corpo alongado 2. 0 pino 9a está disposto em paralelo com o pino de girar comum 8 (Fig. 4). 0 corpo alongado 1 compreende ainda um par de aberturas laterais adjacentes e paralelas alongadas 16, 17, dispostas de tal modo que as porções de elevação 6b, 7b possam passar/sair nas paredes de dentro durante o articular dos prendedores de elevação 6, 7 para uma posição aberta.
Cada prendedor de elevação 6, 7 compreende uma curvatura de superfície de deslize 26a, 26b, a qual está disposta para seguir/deslizar ao longo do pino de abertura estacionário 9a durante o articular/comprimir (Fig. 6a, 6b) para uma posição aberta. Assim, o mecanismo tipo tesoura 5 é aberto devido ao articular forçado das porções de alavanca 6a, 7a em afastamento para a segunda posição 14. Consequentemente, uma ponta de lança 4 recebida na abertura tubular coaxial 3 da pinça é libertada quando o pino giratório 8 se encontra na segunda posição 14.
Quando a força é removida da alavanca de controlo 18, a força da mola 10a irá puxar as porções de alavanca de prendedor de elevação 6a, 7a em conjunto e fechar o mecanismo tipo tesoura 5, o qual irá mover parcialmente para baixo devido às curvaturas de superfície de deslize 26a, 26b que deixam o contacto de deslize com o pino giratório 8 e parcialmente devido às forças da gravidade. 10 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ
Em cada uma das disposições de pinça nas Figs. 1-4, pelo menos uma alavanca de controlo 18 que compreende uma abertura circular 23 e uma superfície plana 20 está ligada/disposta no pino giratório 8 para a operação manual da pinça. A superfície plana 20 está adaptada para ser a superfície a tocar durante a compressão. O pino utilizado como um ponto de girar para os prendedores de elevação encontra-se seguro ao conjunto utilizando pernos e/ou anéis de retenção em ambas as extremidades para facilitar a montagem e a redução das ferramentas e peças. A fenda foi projectada na ponta de pinça para permitir que o pino giratório se mova aproximadamente 3/8" - Vé". Este movimento permite que os prendedores de elevação se movam para dentro e para fora da posição bloqueada e interactuem com o pino de deslize tal como acima mencionado. A Fig. 7 é uma disposição com uma pinça 1. A pinça 1 está ligada a um adaptador subterrâneo 7 que compreende um vedante de propulsão 28 e anilha de suporte 29. A Fig. 8 é uma pinça 1 de acordo com o invento adaptada com vedantes de bombagem 30 a serem utilizados numa aplicação subterrânea. A Fig. 9 é uma pinça 2 em que os meios de abertura 9 consistem num pino de abertura de deslize 9b disposto para deslizar na fenda 12 e ligado ao pino giratório por uma barra de deslize 19. O método de operação de uma pinça irá ser explicado no que se segue. A pinça 1, disposta de modo pendente numa linha de içar (não mostrada), é baixada num orifício perfurado como um sistema de pesca para agarrar um conjunto de ponta de lança ligado a um tubo interior. Nesta posição, o mecanismo tipo tesoura 5 é fechado devido à acção de mola 10a. Quando a pinça 2 alcança a ponta de lança 4, a ponta de lança fica livre para passar para a abertura tubular coaxial 3 da pinça. A pinça está concebida de tal modo que o peso do corpo alongado 2a, isto é, as forças da gravidade, mantêm o corpo 11 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ alongado pendente para baixo enquanto a ponta de lança 4 comprime o mecanismo tipo tesoura 5 no sentido oposto, para cima por exemplo na Fig. 3. A compressão forçada para cima faz com que os meios de abertura, isto é, o pino estacionário 9a que força os prendedores de elevação 6, 7, articulem para uma posição aberta onde a ponta de lança 4 passa entre as porções de elevação 6b, 7b. Nesta posição, a compressão forçada para cima é terminada, sendo o mecanismo tipo tesoura levado a deslizar/cair de volta para baixo. Durante este deslize/queda de retorno, os prendedores de elevação são automaticamente articulados para trás para a posição fechada e a ponta 4 é automaticamente bloqueada. As porções de elevação 6b, 7b dos prendedores de elevação estão concebidas com uma porção de envolvimento curva 24 (Fig. 1) em torno do pescoço para envolver em torno do pescoço da ponta de lança, aumentando a acção de agarrar a ponta de lança. Os prendedores de elevação também têm uma curvatura 25 (Fig. 1) na superfície do lado de fora para interactuar com as características curvas de correspondência 15 dentro da pinça (Fig. 3) para reduzir o desgaste e melhorar a distância necessária para bloquear os prendedores de elevação 6, 7 na ponta de pinça 1.
Quando a pinça e a extremidade traseira ou conjunto de ponta estão ligados para a recuperação de núcleo, a pinça encontra-se numa acção de agarrar e a ponta 4 encontra-se desta forma/neste momento bloqueada.
Quando está no momento de libertar o tubo interior na superfície a partir da pinça, o operador tem de comprimir a ponta de lança 4 dentro da pinça 1 e manter em cima o pino giratório 8 com a alavanca de controlo 18 na posição de cima/topo. Em alternativa, a tensão dos prendedores de elevação é libertada na ponta de lança no arranque e depois o operador tem de manter em cima o pino giratório 8 e comprimir a alavanca de controlo 18 na posição de cima/topo.
Durante o movimento de compressão, o mecanismo tipo tesoura 5 é comprimido para cima com o pino giratório 8 a deslizar na fenda 12. A concepção da pinça 1 baseia-se no requisito de que a compressão manual mencionada para cima do pino giratório 8 faz os prendedores de elevação 6, 7 12 ΕΡ 2 264 277/ΡΤ articularem. Isto é conseguido devido à concepção tipo tesoura com um pino giratório comum 8 e devido a cada porção de alavanca 6a, 7a dos prendedores de elevação que compreendem uma superfície de curvatura 26a, 26b adaptada para deslizar ao longo do pino estacionário 9a durante a compressão do operador da alavanca de controlo 18. Quando a compressão manual para cima ultrapassa a força de extensão da mola de extensão 10a, a compressão e a concepção das superfícies de curvatura 26a, 26b em combinação com o pino estacionário 9a forçam as posições de alavanca 6a, 7a a articularem para fora. Consequentemente, o mecanismo tipo tesoura 5 é forçado a abrir e a ponta de lança 4 é libertada.
Lisboa, 2012-10-08

Claims (11)

  1. ΕΡ 2 264 277/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo com pinça (1) que compreende uma primeira parte com um corpo alongado (2) adaptado para ser ligado a uma linha de içar numa extremidade e com uma abertura tubular (3) disposta/concebida para receber uma ponta de lança (4) na outra extremidade, compreendendo a pinça (1) ainda uma segunda parte com um mecanismo tipo tesoura (5) que compreende dois prendedores de elevação (6, 7) dispostos para articularem em torno de um pino giratório comum (8), caracterizado por os prendedores de elevação (6, 7) estarem ligados através de uns meios de pressão (10), o corpo alongado (2) compreender uma fenda central que se prolonga axialmente (12), e o mecanismo tipo tesoura (5) estar disposto com o pino giratório comum (8) a deslizar na fenda (12) entre uma primeira posição de extremidade (13), onde os meios de pressão (10) estão dispostos para fecharem os prendedores de elevação (6, 7), de tal modo que uma ponta de lança (4) recebida na abertura tubular seja bloqueada, e uma segunda posição de extremidade (14), onde uns meios de abertura (9) que compreendem um pino de abertura estão dispostos para forçarem os prendedores de elevação (6, 7) a abrirem contra a força dos meios de pressão (10), de tal modo que uma ponta de lança (4) recebida na abertura tubular (3) seja libertada.
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que o pino de abertura é um pino de abertura estacionário (9a) fixo ao corpo alongado (2).
  3. 3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, em que o pino de abertura estacionário (9a) está posicionado axialmente acima da fenda (12), entre a fenda e a extremidade de ligação de linha de içar.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, em que o pino de abertura estacionário (9a) está posicionado axialmente por baixo da fenda (12), entre a fenda e a extremidade de abertura tubular. ΕΡ 2 264 277/ΡΤ 2/3
  5. 5 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 3 ou 4, em que o pino de abertura estacionário (9a) está disposto em paralelo com o pino giratório (8).
  6. 6 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, em que o pino de abertura é um pino de abertura de deslize (9b) disposto de modo a deslizar na fenda (12) e ligado ao pino giratório por uma barra de deslize (19).
  7. 7 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, em que o pino de abertura de deslize (9b) está disposto em paralelo com o pino giratório (8).
  8. 8 - Dispositivo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o corpo (2) compreende meios de bloqueio (15) dispostos para bloquearem os prendedores de elevação (6, 7) dentro do corpo alongado.
  9. 9 - Método para operar um dispositivo com pinça (1) que compreende uma primeira parte com um corpo alongado (2) ligado a uma linha de içar numa extremidade e com uma abertura tubular (3) disposta/concebida para receber uma ponta de lança (4) na outra extremidade, compreendendo ainda a pinça (1) uma segunda parte com um mecanismo tipo tesoura (5) que compreende dois prendedores de elevação (6, 7) e um pino giratório comum (8), onde os prendedores de elevação (6, 7) estão ligados através de uns meios de pressão (10), o corpo alongado (2) compreende uma fenda central que se prolonga axialmente (12), e o mecanismo tipo tesoura (5) está disposto com o pino giratório comum (8) a deslizar na fenda (12), compreendendo o método operar manualmente o pino giratório comum (8) para deslizar na fenda (12) desde uma primeira posição de extremidade (13), onde os meios de pressão (10) estão dispostos para articularem os prendedores de elevação (6, 7) para agarrarem uma ponta de lança (4) recebida na abertura tubular (3), até uma segunda posição de extremidade (14), onde uns meios de abertura estão dispostos para forçarem os prendedores de elevação (6, 7) a articularem para uma posição de não agarrarem devido ao movimento de deslize, de tal modo que a ponta de lança (4) seja libertada quando o pino giratório (8) alcança a segunda posição (14). ΕΡ 2 264 277/ΡΤ 3/3
  10. 10 - Método de acordo com a reivindicação 9, em que os meios de bloqueio (15) bloqueiam as porções de elevação (6b, 7b) dos prendedores de elevação no interior do corpo alongado (2) .
  11. 11 - Utilização de um dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1-7 numa aplicação subterrânea, em conjunto com um adaptador subterrâneo (27), adaptado com um vedante de propulsão (28), para impelir a pinça (1) através da coluna de perfuração ao utilizar fluido sob pressão. Lisboa, 2012-10-08
PT09007965T 2009-06-18 2009-06-18 Dispositivo com pinça PT2264277E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09007965A EP2264277B1 (en) 2009-06-18 2009-06-18 Overshot device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2264277E true PT2264277E (pt) 2012-10-15

Family

ID=41142588

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09007965T PT2264277E (pt) 2009-06-18 2009-06-18 Dispositivo com pinça

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8955590B2 (pt)
EP (1) EP2264277B1 (pt)
CN (1) CN102459805B (pt)
AU (1) AU2010261956B2 (pt)
CA (1) CA2763137C (pt)
CL (1) CL2011003167A1 (pt)
ES (1) ES2391696T3 (pt)
MX (1) MX2011013186A (pt)
PE (1) PE20121293A1 (pt)
PL (1) PL2264277T3 (pt)
PT (1) PT2264277E (pt)
RU (1) RU2529040C2 (pt)
WO (1) WO2010145984A2 (pt)
ZA (1) ZA201108791B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012068662A1 (en) * 2010-11-22 2012-05-31 Atlas Copco Canada Inc. Fail safe locking overshot device
CA2792903C (en) * 2011-03-31 2013-06-04 Groupe Fordia Inc. Overshot with pivotally mounted lifting dogs
CN102606105B (zh) * 2012-04-08 2014-09-10 孟钧 套管取出器
CN102650197B (zh) * 2012-05-29 2014-06-25 北京探矿工程研究所 一种钻探用绳索取心钻具的防脱卡装置
CA2910075C (en) 2013-04-30 2021-02-16 Sandvik Intellectual Property Ab Safety latch for a downhole tool
WO2016205927A1 (en) 2015-06-24 2016-12-29 Atlas Copco Canada Inc. Core barrel head assembly with safety overshot
CN107217996B (zh) * 2017-08-02 2019-01-01 中国海洋石油集团有限公司 一种海洋柔性立管快速解脱系统
CN107542428B (zh) * 2017-09-06 2019-09-13 中法渤海地质服务有限公司 一种开滑套防顶器及其控制方法
CN109300384B (zh) * 2018-10-31 2021-07-09 张凌 一种北斗导航模块教学演示装置
CN110697453B (zh) * 2019-10-30 2021-07-09 中船华南船舶机械有限公司 一种码头与船之间的装填装置及装填方法
US11739604B2 (en) 2021-12-16 2023-08-29 Saudi Arabian Oil Company Expandable overshot-spear tool

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1537619A (en) * 1924-03-05 1925-05-12 William H Puckett Fishing tool
US1571332A (en) * 1925-02-21 1926-02-02 James H Staples Fishing tool
US1719144A (en) * 1928-04-30 1929-07-02 Reed Roller Bit Co Overshot
US2296397A (en) * 1940-05-08 1942-09-22 Muhlbach Alfred Well tool
US3930679A (en) 1974-04-11 1976-01-06 Longyear Company Dry hole wire core barrel apparatus
US4004835A (en) 1975-09-15 1977-01-25 Taylor William T Overshot
US4515403A (en) * 1982-07-16 1985-05-07 Cheek Alton E Overshot
CN87201266U (zh) 1987-04-15 1988-03-09 陈健君 挂物夹
SU1613576A1 (ru) 1988-12-08 1990-12-15 В. Л. Гой Скважинное ловильное устройство
US5267620A (en) * 1991-05-01 1993-12-07 Longyear Company Drilling latch apparatus
RU2029051C1 (ru) 1991-06-20 1995-02-20 Научно-исследовательский институт буровой техники Захват для скважинного инструмента
CA2138201C (en) * 1994-12-15 1997-01-28 Irvin Joseph Laporte Propulsion seal for wire line core drilling apparatus
US6564885B2 (en) * 2001-04-27 2003-05-20 Boart Longyear International Holdings, Inc. Up-hole overshot and safety drilling apparatus
AU738385B3 (en) 2001-05-11 2001-09-20 Boart Longyear Pty Ltd Lockable overshot
CN2533983Y (zh) * 2002-03-25 2003-02-05 吴丽珠 钳具的握柄弹开装置
RU2304692C2 (ru) 2005-02-07 2007-08-20 Закрытое акционерное общество "Геомаш-центр" Устройство для бурения
US7377708B2 (en) * 2005-08-22 2008-05-27 Pentel Of America, Ltd. Writing instrument with multi-mode tethering
US7427091B2 (en) * 2005-09-01 2008-09-23 National-Oilwell, Dht, L.P. Spear head overshot for use in a cable guided fishing assembly
CA2625066A1 (en) * 2005-10-10 2007-04-19 Shelljet Pty Limited Overshot for down hole drilling operations

Also Published As

Publication number Publication date
CN102459805B (zh) 2015-01-07
WO2010145984A3 (en) 2011-04-07
ZA201108791B (en) 2013-02-27
PL2264277T3 (pl) 2013-01-31
MX2011013186A (es) 2012-02-29
CA2763137A1 (en) 2010-12-23
US20120125612A1 (en) 2012-05-24
PE20121293A1 (es) 2012-10-08
AU2010261956A1 (en) 2012-01-19
ES2391696T3 (es) 2012-11-29
CA2763137C (en) 2017-10-17
CL2011003167A1 (es) 2012-07-06
RU2012101638A (ru) 2013-07-27
RU2529040C2 (ru) 2014-09-27
CN102459805A (zh) 2012-05-16
EP2264277B1 (en) 2012-08-01
AU2010261956B2 (en) 2015-01-22
EP2264277A1 (en) 2010-12-22
US8955590B2 (en) 2015-02-17
WO2010145984A2 (en) 2010-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2264277E (pt) Dispositivo com pinça
DE602004010310T2 (de) Vorrichtung und verfahren zur leichteren handhabung von rohren
US4194419A (en) Drill pipe handling mechanism
BR122019008143B1 (pt) Elevador e método para engatar um segmento rígido de tubo sem ressalto que tem uma seção transversal substancialmente circular
US20060185854A1 (en) Horseshoe shaped elevator and method for using same
US7114234B2 (en) Conductor torquing system
JPS61233194A (ja) 削井装置および方法
US6113073A (en) Hydraulic spike puller with frictionally delayed moving jaws and blocking jaw front shape
ITTO20080787A1 (it) Trivella semovente per carotaggi
CN104956028B (zh) 用于钻柱部件操纵装置的夹持器、用于操纵控制夹持器的方法、钻柱部件装置和凿岩钻机
BRPI1008482B1 (pt) dispositivo usado na inserção e retirada de uma coluna de tubos de perfuração e método de montagem de uma coluna de tubos de perfuração
JPS6278395A (ja) 特に掘削装置のロツドをつかんで保持するための自動グリツパ−
WO2006059153A1 (en) Top drive unit, pipe gripping device and method of drilling a wellbore
AU2011334515B2 (en) Fail safe locking overshot device
CN109449628A (zh) 一种多用途高空接线钳
US1257260A (en) Combination well-cleaner.
CN116181269B (zh) 一种双抓钩变径电动打捞器及其使用方法
CA2814974C (en) Fail safe locking overshot device