PT2259270E - Elemento de cabo, cabo de transmissão de dados, processo para o fabrico e utilização de um cabo de transmissão de dados - Google Patents

Elemento de cabo, cabo de transmissão de dados, processo para o fabrico e utilização de um cabo de transmissão de dados Download PDF

Info

Publication number
PT2259270E
PT2259270E PT101646297T PT10164629T PT2259270E PT 2259270 E PT2259270 E PT 2259270E PT 101646297 T PT101646297 T PT 101646297T PT 10164629 T PT10164629 T PT 10164629T PT 2259270 E PT2259270 E PT 2259270E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cable
data transmission
transmission cable
space
water
Prior art date
Application number
PT101646297T
Other languages
English (en)
Inventor
Jan Tore Fjellberg
Olav Trygg Brynildsen
Mensudin Dzubur
Original Assignee
Draka Comteq Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Draka Comteq Bv filed Critical Draka Comteq Bv
Publication of PT2259270E publication Critical patent/PT2259270E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B7/00Insulated conductors or cables characterised by their form
    • H01B7/17Protection against damage caused by external factors, e.g. sheaths or armouring
    • H01B7/28Protection against damage caused by moisture, corrosion, chemical attack or weather
    • H01B7/282Preventing penetration of fluid, e.g. water or humidity, into conductor or cable
    • H01B7/285Preventing penetration of fluid, e.g. water or humidity, into conductor or cable by completely or partially filling interstices in the cable

Landscapes

  • Communication Cables (AREA)
  • Insulated Conductors (AREA)

Description

ΡΕ2259270 1
DESCRIÇÃO
"ELEMENTO DE CABO, CABO DE TRANSMISSÃO DE DADOS, PROCESSO PARA O FABRICO E UTILIZAÇÃO DE UM CABO DE TRANSMISSÃO DE DADOS" A presente invenção refere-se a um cabo de transmissão de dados que compreende mais do que um elemento de cabo para a transmissão de dados de alta frequência que compreende um único par torcido de condutores eléctricos isolados rodeado por uma primeira camada de blindaqem formando assim um primeiro espaço entre o referido par torcido de condutores eléctricos isolados e uma superfície interior da referida primeira camada de blindagem. A EP 0 572 173 refere-se a um cabo de comunicações com capacidade de bloquear a água. Um tal cabo apresenta vários condutores metálicos, sendo que um tal cabo compreende uma pluralidade de condutores de cobre individuais configurados como pares torcidos. Vários de tais condutores de pares torcidos encontram-se agrupados apertados para criar uma série de unidades, em que cada unidade está separada enrolada helicoidalmente com um fio hidrófilo, absorsor de água. 0 cabo inclui um núcleo que compreende um ou mais pares de condutores metálicos isolados, em que é utilizado um material hidrofóbico como um composto de enchimento para ocupar os espaços vazios ou 2 ΡΕ2259270 interstícios que permanecem no interior do núcleo. A EP 0 586 158 refere-se a um cabo que compreende uma pluralidade de meios de transmissão que se estendem longitudinalmente que incluem um núcleo que tem uma pluralidade de pares de condutores metálicos isolados, em que os condutores podem ser agrupados em unidades e as unidades montadas em conjunto para dentro do núcleo. São utilizados ligantes para unir os condutores, em que o núcleo é colocado no interior de um material plástico que é enrolado. 0 núcleo está cheio com um polímero superabsorvente em pó. A GB 2 164 198 refere-se a um cabo de fibra óptica que compreende uma pluralidade de fios isolados torcidos em conjunto e impregnados com um meio repelente à água e que tem na sua superfície uma camada de pó para bloqueio da água. 0 feixe de fios revestidos está cercado por sua vez por um revestimento protector interno de materiais plásticos extrudidos sobre o feixe, uma fita metálica de barreira, e um revestimento de plástico externo em redor da fita de barreira.
As US 6.686.537 e US 6.815.611 descrevem cabos de dados de alto desempenho em que cada cabo de par torcido é utilizado uma fita de blindagem enrolada lateralmente, fita de blindagem que se encontra ligada a um tecido ou ligador metálico para fazer face à impedância/RL, uniformidade de atenuação e desequilíbrio da capacitância. Ao utilizar esta 3 ΡΕ2259270 blindagem enrolada lateral, a maior parte do ar aprisionado, que é normalmente encontrado em cabos de pares torcidos blindados, é eliminado. A US 2005/0077066 descreve um cabo que tem uma pluralidade de pares entrançados blindados individualmente, incluindo cada par blindado torcido individualmente uma blindagem composta por várias camadas com uma primeira superfície e uma segunda superfície oposta à primeira superfície. A blindagem apresenta um primeiro lado que se estende longitudinalmente e um segundo lado que se estende longitudinalmente. A blindagem encontra-se orientada em redor do par trançado com uma dobra lateral ou dobra "invólucro de cigarro". Uma parte da blindagem enrolada lateralmente encontra-se colada a si mesma. Ao colar uma parte da blindagem a si mesma a blindagem forma um tubo semi-rígido que inclui o par torcido. A WO 2005/073983 refere-se a materiais de enchimento para uso em cabos de comunicação tais como cabos eléctricos e ópticos. Um exemplo de um tal cabo eléctrico compreende dois condutores eléctricos, geralmente torcidos para formar um par. A rodear cada condutor eléctrico encontra-se um isolador polimérico, e uma estrutura de cabo exterior envolve o par trançado de condutores eléctricos e material de enchimento. O espaço entre o par torcido de condutores eléctricos isolados e a primeira camada de blindagem nos cabos de acordo com a técnica anterior está cheio de ar. Quando tais cabos da técnica anterior são 4 ΡΕ2259270 utilizados sob condições exteriores, a água pode difundir-se ou vazar para este espaço entre o par torcido de condutores eléctricos isolados e a primeira camada de blindagem. Como resultado da entrada de água, a transmissão de dados, em especial a altas frequências, pode ser perturbada ou até mesmo perdida. A perturbação ou perda de transmissão de dados é atribuida a um nivel demasiado elevado de perda dieléctrica (L) , definida como o produto da permissividade dieléctrica relativa (E) e factor de dissipação (D) . Esta perda dieléctrica depende da frequência e temperatura à qual o elemento do cabo é operado. A este respeito é de salientar que esta perda ou perturbação da transmissão de dados não significa necessariamente que o cabo já não pode conduzir corrente eléctrica.
Um problema adicional associado com o uso ao ar livre de cabos de acordo com a técnica anterior é que o desempenho do cabo pode ser colocado em risco devido à aplicação de forças ou movimentos exteriores.
Um objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um cabo de transmissão de dados melhorado que compreende elementos de cabo que podem ser usados em condições de ar livre, de preferência sem prejudicar o desempenho da transmissão de dados do cabo. 5 ΡΕ2259270
Um outro objectivo da invenção é o de proporcionar um cabo de transmissão de dados que é resistente à deformação. A presente invenção é caracterizada pela parte caracterizante da reivindicação 1. A presença do composto bloqueador de água no primeiro espaço impede a água de penetrar no primeiro espaço do elemento do cabo. Da mesma forma, mesmo sob condições em que a água iria entrar em parte do primeiro espaço, o composto bloqueador de água irá evitar uma maior penetração no interior do elemento do cabo no sentido longitudinal do mesmo.
Os presentes inventores descobriram, surpreendentemente, que um certo aumento da perda dieléctrica, cujo aumento da perda é o resultado da presença do composto bloqueador de água no primeiro espaço entre o par entrançado de condutores eléctricos isolados e uma superfície interna da primeira camada de blindagem, não irá resultar em perda significativa de desempenho de transmissão de dados.
Devido à presença do composto para bloqueio da água, os presentes inventores também descobriram que um elemento de cabo de acordo com a presente invenção é mais resistente à deformação mecânica. 6 ΡΕ2259270
Ambas estas propriedades tornam os elementos de cabo adequados para uso em ambos os cabos de transmissão de dados para o interior e exterior.
Numa forma de realização preferida, a permissividade dieléctrica relativa do composto bloqueador de áqua é menor ou iqual a 4 e ainda de maior preferência menor ou iqual a 3 à frequência e temperatura à qual o elemento é operado. As temperaturas de funcionamento podem ser especificadas para estar entre -40°C e 70° Celsius.
Quando a permissividade dieléctrica relativa é menor ou igual a 3 não existe, quando comparado com os elementos de cabo de acordo com a técnica anterior, necessidade de ajustar a espessura da camada de isolamento que rodeia os condutores eléctricos.
Numa forma de realização preferida adicional o factor de dissipação do composto bloqueador de água é menor ou igual a 0,001 à frequência e temperatura à qual o elemento do cabo é operado. Se o factor de dissipação do composto bloqueador de água for superior a 0,001, a perda de transmissão aumenta para um nivel inaceitável. O composto bloqueador de água pode ser na forma de um gel, tal como por exemplo, um gel à base de petróleo ou um gel à base de silicone, ou na forma de uma cola a quente.
Uma cola a quente, tal como utilizado na presente, é definido como um material que à temperatura 7 ΡΕ2259270 ambiente é um sólido, embora possa ficar fluido a temperaturas elevadas, por exemplo temperaturas superiores a 80° ou mesmo acima de 100° Celsius.
Numa forma de realização preferida, o composto bloqueador de água é um termofusivel e de maior preferência uma cola de fusão a quente. Uma cola de fusão a quente liga-se a ambos os condutores eléctricos isolados do par entrançado e a primeira camada de blindagem.
Numa forma de realização adicional preferida a cola de fusão a quente é uma cola à base de elastómero. De preferência a cola de fusão a quente é um poliuretano ou um material à base de poliacrilato.
Esta forma de realização permite que o elemento do cabo seja ainda mais resistente à deformação mecânica, o que resulta num comportamento de transmissão de dados mais fiável, isto é, a perturbação ou perda de transmissão de dados como resultado de cargas mecânicas aplicadas sobre o cabo de transmissão de dados são reduzidas a um mínimo.
Uma outra vantagem de uma cola de fusão a quente é que um tal material é relativamente fácil de manusear quando comparado com, por exemplo, géis. Isto é particularmente relevante para o técnico que tem que emendar ou ligar um cabo em campo. Ele pode remover a cola de fusão a quente do par trançado de modo relativamente fácil sem o risco de sujar as suas mãos, ferramentas ou ΡΕ2259270 roupas .
Ainda outra vantagem do uso de um material de fusão a quente é que um tal material pode ser processado relativamente fácil e permite velocidades de produção comparáveis aos dos elementos de cabos não preenchidos convencionais. A este respeito é de notar que o composto bloqueador de água no elemento do cabo da presente invenção não deve ser confundido com um material que incha com a água. Particularmente, o presente material bloqueador de água não é um material que absorve água.
Um material que incha com a água irá inchar sob a influência de água e assim bloquear eficazmente a penetração de água tanto na direcção radial como longitudinal de um cabo ou elemento de cabo. Quando aplicado pela primeira vez num elemento de cabo durante 0 seu processo de fabrico, tais materiais que incham com a água podem não resultar em perturbação ou perda de transmissão de dados na frequência e temperatura de funcionamento. No entanto, quando em uso, o material que incha com a água pode absorver água e como resultado a composição global do material que incha com a água assim obtido contém água.
Por conseguinte, a permissividade dieléctrica relativa do material que incha com a água e que absorveu 9 ΡΕ2259270 água aumenta resultando num aumento da perda dieléctrica para um nível inaceitável, particularmente a valores significativamente acima de 0,01. Estes valores são muito elevados na prática e podem conduzir a perturbações ou de perda de sinal.
Numa forma de realização adicional preferida, a primeira camada de blindagem encontra-se, pelo menos parcialmente, em contacto com o par único entrançado de condutores eléctricos isolados. A primeira única camada de blindagem rodeia assim o único par torcido de modo relativamente apertado, sendo que no entanto continua ainda a constituir um primeiro espaço entre uma superfície interna da primeira camada de blindagem e uma superfície externa do único par entrançado de condutores eléctricos isolados. A primeira camada de blindagem é aplicada em redor do único par entrançado de condutores eléctricos isolados com a finalidade de blindagem eléctrica, particularmente com a finalidade de reduzir os fenómenos de diafonia. A presente invenção está limitada a um elemento do cabo, em que os dois condutores eléctricos isolados são torcidos em torno de e em contacto íntimo um com o outro na direcção longitudinal. Tal construção compreende adicionalmente uma camada de blindagem, rodeando a referida camada de blindagem apenas um único par trançado de condutores eléctricos isolados. 10 ΡΕ2259270
De preferência a primeira camada de blindagem consiste em, ou compreende um metal.
As formas de realização das camadas de blindagem adequadas são películas de plástico laminadas com alumínio. Exemplos de formas de realização adicionais da camada de blindagem encontram-se representados pela folha de blindagem tal como descrito pela US 2006/004896 ou o sistema de blindagem descrito na WO 2006/105166. Todas estas formas de realização são aqui especificamente incorporadas como referência.
Em ainda uma outra forma de realização preferida, o composto bloqueador de água enche completamente o primeiro espaço ao longo do comprimento do elemento do cabo, tornando assim impossível a qualquer local ao longo do comprimento do elemento de cabo que a água entre no primeiro espaço. A presente invenção refere-se assim a um cabo de transmissão de dados que compreende pelo menos um elemento de cabo de acordo com a presente invenção, em que o referido pelo menos um elemento de cabo encontra-se rodeado por um revestimento exterior extrudido, definindo o revestimento exterior um segundo espaço entre uma superfície interna do revestimento exterior e uma superfície externa de pelo menos um elemento do cabo, compreendendo adicionalmente uma segunda camada de blindagem que envolve o, pelo menos, um elemento do cabo, 11 ΡΕ2259270 em que a referida segunda camada de blindagem está rodeada pelo revestimento exterior.
Numa forma de realização especifica o cabo de transmissão de dados de acordo com a invenção é constituído por quatro elementos de cabo. A segunda camada de blindagem não deve ser confundida com a primeira camada de blindagem que rodeia o par entrançado de condutores eléctricos isolados. A segunda camada de blindagem não deve ser considerada como parte do elemento de cabo e também não rodeia directamente o único par trançado de condutores eléctricos isolados. Na forma de realização em que o cabo de transmissão de dados compreende mais do que um elemento de cabo a segunda camada de blindagem envolve todos os elementos de cabo.
No segundo espaço pode ainda estar presente pelo menos um material que incha com a água e/ou pelo menos um material bloqueador de água. Os presentes inventores descobriram que na presença de tais materiais adicionais que incham com a água e/ou bloqueadores de água é obtido um cabo mais robusto e à prova de água. 0 cabo de transmissão de dados e consequentemente os elementos do cabo de acordo com a invenção operam a frequências relativamente elevadas de pelo menos 1 MHz, de preferência numa gama de 1 a 1000 MHz, de maior preferência de 100 a 1000 MHz. 12 ΡΕ2259270
Por exemplo, o cabo de transmissão de dados de acordo com a invenção pode ser do tipo Cat. 5, Cat. 5e,
Cat. 6, Cat. 6a, Cat. 7, Cat. 7-A, tal como definido na norma internacional IEC 61156-5.
Tipicamente o cabo de transmissão de dados de acordo com a invenção não contém reforços ou elementos de reforço tais como elementos dieléctricos longitudinais, fios de aramida, haste reforçada a vidro e semelhantes. 0 cabo de transmissão de dados de acordo com a invenção pode ser utilizado como tal, isto é, não necessita de mais camadas ou revestimentos circunferenciais. 0 cabo de transmissão de dados de acordo com a invenção permite a utilização, pelo menos parcialmente, ao ar livre, ou seja, em condições em que o cabo pode ser exposto à água ou humidade a temperaturas variadas. A presente invenção irá agora ser descrita por meio das figuras seguintes que não devem ser interpretadas de modo nenhum como limitativas.
Figura 1 Figura 2 Figura 3 elemento de cabo de comunicação de dados, forma de realização d e cabo de comunicação de dados de acordo com a presente invenção, representação esquemática de uma linha de produção para o fabrico do elemento do cabo de 13 ΡΕ2259270 acordo com a presente invenção. A figura 1 mostra uma representação esquemática de um elemento de cabo 10 constituído por um único par trançado de dois condutores eléctricos isolados 1, adiante designado como par trançado 1. Cada um dos dois condutores eléctricos isolados de par trançado 1 compreende um núcleo condutor 2 coberto por uma camada de isolamento 3. Os dois condutores eléctricos isolados de par trançado 1 são torcidos em torno e, consequentemente, em contacto íntimo um com o outro na direcção longitudinal. Nenhuns outros condutores ou elementos fazem parte do par trançado 1. O núcleo condutor 2 pode ter um diâmetro que varia de cerca de 400 um a 700 um, dependendo da aplicação. O núcleo condutor 2 pode ser do tipo sólido, isto é, que consiste num único fio de material condutor. Numa forma de realização alternativa o núcleo condutor 2 é do tipo de fio condutor, em que vários fios de material condutor estão torcidos. Por exemplo, o núcleo condutor 2 pode ser composto por sete fios onde seis fios estão colocados em torno de um fio central. O núcleo condutor 2, por vezes designado como fio do núcleo ou fio, é de um material condutor eléctrico, de preferência um metal, tal como cobre, cobre revestido, liga de cobre ou alumínio. A camada isoladora 3 pode ser feita de um 14 ΡΕ2259270 material polímero ou um composto de polímero que compreende um material polímero, tal como polietileno, polipropileno, copolímeros de etileno-propileno, cloreto polivinílico, plástico flúor tal como politetrafluoretileno. Um composto de polímero neste contexto deve ser entendido como significando um material polímero ao qual são adicionados um ou mais aditivos. Os exemplos de tais aditivos são os estabilizadores de UV, antioxidantes, pigmentos, aditivos retardadores de chama e materiais de enchimento tais como talco e sílica fundida. A camada de isolamento 3 pode ser sólida ou pode ser em espuma, ou seja, conter pequenas bolsas de ar. A espessura da parede da camada de isolamento 3 pode situar-se entre 200 e 600 um, dependendo da aplicação. A camada isolante 3 pode ser aplicada no núcleo condutor 2 por meio de extrusão e rodear completamente e encontra-se, de preferência, em contacto directo com o núcleo condutor 2. O par trançado 1 encontra-se rodeado pela primeira camada de blindagem 4 que define o primeiro espaço 5 entre a primeira camada de blindagem 4 e par torcido 1. A partir da figura 1 é visível que o primeiro espaço 5 consiste basicamente em duas zonas distintas e, como tal, o primeiro espaço 5 corresponde ao espaço fechado pela camada de blindagem 4 menos o espaço ocupado por um par torcido 1. Na forma de realização da figura 1 a camada de blindagem 4 é vista como rodeando directamente o único par torcido 1. 15 ΡΕ2259270
De acordo com a presente invenção, um composto bloqueador de água (não representado) encontra-se presente no primeiro espaço 5. Num exemplo de forma de realização, o composto bloqueador de água é uma cola de fusão a quente comercializada sob o nome de marca INSTANT-FLEX X47 pela National Starch & Chemical. Este material de fusão a quente provou bloquear eficientemente a água e proporcionar estabilidade mecânica ao elemento de cabo 10. Além disso este material de fusão a quente é relativamente fácil de descolar manualmente quando uma extremidade do elemento de cabo 10 tiver que ser emendado ou conectado no campo. Não é necessário qualquer solvente. A figura 2 mostra um cabo de transmissão de dados 20 que consiste em quatro elementos de cabo 10 de acordo com a presente invenção, rodeados pela segunda camada de blindagem 12. Os elementos de cabo 10 pode ser colocados em paralelo ou podem ser torcidos em torno um do outro na forma de uma hélice ou de uma configuração SZ como conhecido per se. O cabo de transmissão de dados 20 não se encontra restrito a um número especifico de quatro elementos de cabo 10, podendo ser utilizado qualquer número, por exemplo, dois, quatro ou mesmo vinte elementos de cabo 10 podem estar presentes dentro da segunda camada de blindagem 12. Adicionalmente, o cabo de transmissão de dados 20 pode ser agrupado em conjunto com outros cabos de transmissão de dados 20 que formam um cabo de comunicações (não mostrado) . Um tal cabo de comunicações pode compreender um elemento de reforço central em redor do qual 16 ΡΕ2259270 vários cabos de transmissão de dados 20 estão entrançados na forma de uma hélice ou numa configuração SZ, e, eventualmente, rodeados por um revestimento de plástico externo. Dentro de um tal cabo de comunicações o número de elementos de cabo 10 presentes nestes cabos de transmissão de dados 20 pode ser diferente do cabo de transmissão de dados 20 para o cabo de transmissão de dados 20 A segunda camada de blindagem 12 pode ser na forma de uma fita que foi enrolada em redor de elementos de cabo 10. Numa forma de realização alternativa a segunda camada de blindagem 12 sob a forma de uma fita pode ser dobrada no sentido longitudinal de modo a formar uma estrutura tubular. A segunda camada de blindagem 12 compreende um material condutor, tal como um metal e pode ser na forma de uma trança de fios de metal relativamente finos, por exemplo feitos de cobre. A segunda camada isoladora 12 e elementos de cabo 10 encontram-se rodeados por um revestimento externo 11. O revestimento externo 11 pode ser de um material polimero ou um composto de polimero que compreende um material polimero, tal como polietileno, polipropileno, copolimeros de etileno-propileno, cloreto polivinílico, poliuretano. Na forma de realização apresentada na figura 2, a segunda camada de blindagem 12 encontra-se posicionada apertada contra a superfície interior do revestimento externo 11. Deverá ser entendido que também podem ser previstas outras configurações cujas formas de realização permitem uma certa 17 ΡΕ2259270 distância radial entre a segunda camada de blindagem 12 e a parede interna do invólucro externo 11. 0 revestimento externo 11 define um segundo espaço 13 entre uma superfície interna do invólucro externo 11 e uma superfície externa dos elementos de cabo 10. O segundo espaço 13 corresponde ao espaço fechado pelo invólucro externo 11 menos o espaço ocupado pelos elementos de cabo 10 menos o espaço ocupado pela segunda camada de blindagem 12, se estiver presente. O segundo espaço 13 pode ainda conter materiais bloqueadores de água e/ou que incham com a água (não apresentados). A figura 3 representa esquematicamente uma linha de produção para a utilização num processo para o fabrico de elementos de cabo de acordo com a presente invenção. A primeira camada de blindagem 4 sob a forma de uma fita encontra-se combinada com um único par torcido 1 e alimentada para a fieira 30. Por meio da fieira 30 é aplicado um composto bloqueador de água nos combinados primeira camada de blindagem 4 e par torcido 1. Após a aplicação do composto bloqueador de água na fieira 30 os combinados, primeira camada blindagem 4, par entrançado 1 e composto bloqueador de água, são alimentados para um dispositivo de dobragem ou fieira de dobragem 31. No dispositivo de dobragem 31 a fita que forma a primeira 18 ΡΕ2259270 camada de blindagem 4 é dobrada de tal forma que é obtido um elemento de cabo 10, em que o par entrançado 1 e o composto bloqueador da água estão rodeados por uma primeira camada de blindagem 4, em que o composto bloqueador da água está presente no primeiro espaço criado pela primeira camada de blindagem 4 e par torcido 1. Deverá ser entendido que a presente invenção não se limita a uma primeira camada de blindagem fabricada deste modo e que podem ser aplicados outros processos conhecidos na técnica. Várias linhas de produção, tal como descrito acima, podem ser operadas em paralelo para o fabrico simultâneo de vários elementos de cabo 10. Os elementos de cabo 10 assim fabricados, podem ser combinados em configuração paralela, hélice ou SZ, opcionalmente munidos com uma segunda camada de blindagem 12, materiais bloqueadores de água e/ou materiais dilatáveis e finalmente munidos com um revestimento externo 11 por meio de extrusão de modo a formar cabo de transmissão de dados 20.
Lisboa, 18 de Março de 2014

Claims (13)

  1. ΡΕ2259270 1 REIVINDICAÇÕES 1. Cabo de transmissão de dados (20), compreendendo mais do que um elemento de cabo (10) para a transmissão de dados a alta frequência, compreendendo o referido elemento de cabo (10) um único par torcido (1) de condutores eléctricos isolados rodeados por uma primeira camada de blindaqem (4), formando assim um primeiro espaço (5) entre o referido único par torcido (1) e uma superfície interna da referida primeira camada de blindaqem (4), em que pelo menos parte do referido primeiro espaço compreende um composto bloqueador de áqua, caracterizado por a referida primeira camada de blindaqem (4) compreender um material electricamente condutor, em que os referidos elementos de cabo (10) estão rodeados por um revestimento externo extrudido (11), definindo o revestimento externo (11) um segundo espaço (13) entre uma superfície interna do revestimento externo (11) e uma superfície externa de pelo menos um elemento de cabo (10), compreendendo adicionalmente uma segunda camada de blindagem (12) que envolve os elementos de cabo (10), em que a referida segunda camada de blindagem (12) se encontra rodeada pelo invólucro externo (11).
  2. 2. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com a reivindicação 1, em que o composto bloqueador de água tem uma permissividade dieléctrica relativa E inferior ou igual a 4, de preferência inferior ou igual a 3, à 2 ΡΕ2259270 frequência e temperatura à qual o elemento de cabo (10) é operado.
  3. 3. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 2, em que o composto bloqueador de água tem um factor de dissipação D menor do que ou igual a 0,001, à frequência à qual o elemento do cabo (10) é operado.
  4. 4. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 3, em que o composto bloqueador de água é um termofusível, de maior preferência uma cola de fusão a quente.
  5. 5. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com a reivindicação 4, em que a cola de fusão a quente é um termofusivel de base elastómera.
  6. 6. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 5, em que a camada de blindagem (4) está pelo menos parcialmente em contacto com o único par torcido (1) de condutores eléctricos isolados.
  7. 7. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 6, em que a primeira camada de blindagem (4) compreende metal.
  8. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo 3 ΡΕ2259270 com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 7, em que o composto bloqueador de áqua preenche completamente o primeiro espaço (5) ao lonqo do comprimento do elemento do cabo (10) .
  9. 9. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 8, em que pelo menos um material que incha com a água e/ou pelo menos um material bloqueador de água está presente no referido segundo espaço (13).
  10. 10. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 9, que opera a uma frequência de pelo menos 1 MHz.
  11. 11. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 10, que opera a uma frequência na gama de 100 a 1000 MHz.
  12. 12. Cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 11, em que por o cabo (20) não coném elementos de reforço.
  13. 13. Utilização do cabo de transmissão de dados (20) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores 1 a 12 para a transmissão de dados sob condições externas. Lisboa, 18 de Março de 2014
PT101646297T 2009-06-02 2010-06-01 Elemento de cabo, cabo de transmissão de dados, processo para o fabrico e utilização de um cabo de transmissão de dados PT2259270E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1037007A NL1037007C2 (en) 2009-06-02 2009-06-02 Cable element, data transmission cable, method for manufacturing and use of data transmission cable.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2259270E true PT2259270E (pt) 2014-03-25

Family

ID=41449994

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101646297T PT2259270E (pt) 2009-06-02 2010-06-01 Elemento de cabo, cabo de transmissão de dados, processo para o fabrico e utilização de um cabo de transmissão de dados

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2259270B1 (pt)
DK (1) DK2259270T3 (pt)
ES (1) ES2452520T3 (pt)
NL (1) NL1037007C2 (pt)
PT (1) PT2259270E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2800105A1 (de) * 2013-04-29 2014-11-05 Siemens Aktiengesellschaft Konfektionierbares Datenübertragungskabel
DE102017210096B4 (de) * 2017-06-16 2024-02-08 Bizlink Industry Germany Gmbh Datenkabel für explosionsgefährdete Bereiche

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8422458D0 (en) * 1984-09-05 1984-10-10 Telephone Cables Ltd Cables
TW215964B (en) * 1992-05-29 1993-11-11 American Telephone & Telegraph Communication cable having water-blocking capabilities
US5306867A (en) * 1992-08-31 1994-04-26 At&T Bell Laboratories Cables which include waterblocking provisions
NZ515980A (en) 1999-06-18 2004-01-30 Belden Wire & Cable Co High performance data cable
US6686537B1 (en) 1999-07-22 2004-02-03 Belden Wire & Cable Company High performance data cable and a UL 910 plenum non-fluorinated jacket high performance data cable
ES2211356B1 (es) 1999-08-31 2005-09-01 Belden Wire And Cable Company Cable de datos de alta velocidad provisto de pares trenzados blindados individualmente.
CN1926642A (zh) * 2004-01-27 2007-03-07 3M创新有限公司 填充材料
US20060004896A1 (en) 2004-06-16 2006-01-05 International Business Machines Corporation Managing unwanted/unsolicited e-mail protection using sender identity
KR101127252B1 (ko) 2005-03-28 2012-03-29 레비톤 메뉴팩튜어링 캄파니 인코포레이티드 불연속 케이블 차폐 시스템 및 방법

Also Published As

Publication number Publication date
EP2259270A2 (en) 2010-12-08
EP2259270B1 (en) 2013-12-25
DK2259270T3 (en) 2014-03-17
ES2452520T3 (es) 2014-04-01
NL1037007C2 (en) 2010-12-07
EP2259270A3 (en) 2011-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101261320B1 (ko) 광전 복합 케이블
US9116320B1 (en) Railway deployable composite communication cable
MXPA02005475A (es) Pieza ranurada separadora de cable.
US6563052B2 (en) Electric installation cable
PT2259270E (pt) Elemento de cabo, cabo de transmissão de dados, processo para o fabrico e utilização de um cabo de transmissão de dados
US10388429B1 (en) Hybrid cable with low density filling compound
KR20210081956A (ko) 해저 케이블
US8367933B1 (en) Data cables with improved pair property balance
KR101901291B1 (ko) 전력용 케이블
JP7330440B2 (ja) 電気絶縁ケーブル
RU2653691C1 (ru) Герметичный электрический кабель парной скрутки
BR102020024541A2 (pt) Cabo optoelétrico
US10930415B2 (en) Data cable for areas at risk of explosion
CN218826325U (zh) 一种轴向阻水电缆
ES2885064T3 (es) Cable submarino de telecomunicaciones así como procedimiento y dispositivo para la fabricación del mismo
CA2986474C (en) Aerial optical and electric cable assembly
CN213781644U (zh) 一种耐高低温信号电缆
CN115919302B (zh) 一种可伸缩型血氧线
CN203706707U (zh) 中压电缆
CN218414062U (zh) 耐火机车通信电缆
US10593441B1 (en) Hybrid cable with low density filling compound
CN216980134U (zh) 一种防水型金属铜套柔性矿物绝缘防火电缆
RU2686112C2 (ru) Кабель связи
CN210924029U (zh) 一种新型光纤跳线
NO300347B1 (no) Kabel