PT2241532E - Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível - Google Patents

Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível Download PDF

Info

Publication number
PT2241532E
PT2241532E PT09157988T PT09157988T PT2241532E PT 2241532 E PT2241532 E PT 2241532E PT 09157988 T PT09157988 T PT 09157988T PT 09157988 T PT09157988 T PT 09157988T PT 2241532 E PT2241532 E PT 2241532E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fuel
fuel dispensing
recovery system
vapor recovery
malfunction
Prior art date
Application number
PT09157988T
Other languages
English (en)
Inventor
Bengt I Larsson
Marie Haakansson
Mattias Maartensson
Original Assignee
Dresser Wayne Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dresser Wayne Ab filed Critical Dresser Wayne Ab
Publication of PT2241532E publication Critical patent/PT2241532E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D7/00Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes
    • B67D7/04Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes for transferring fuels, lubricants or mixed fuels and lubricants
    • B67D7/0476Vapour recovery systems
    • B67D7/0496Performance test devices therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Description

ΕΡ 2 241 532 /PT
DESCRIÇÃO "Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível"
Campo técnico do invento 0 invento refere-se a uma unidade de distribuição de combustível para distribuição de combustíveis para veículos automóveis. 0 presente invento refere-se também a um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível.
Antecedentes da técnica
Quando do enchimento do depósito de combustível de um veículo a motor, é uma medida comum recuperar o vapor que se escapa do depósito, quando do enchimento do mesmo com combustível líquido. Esta medida é tomada por razões tanto de segurança como ambientais. A recuperação de vapor é conseguida, por exemplo, pela disposição de um injector de aspiração vapor próximo da agulheta de distribuição de combustível de um punho de pistola para o enchimento do depósito com combustível. 0 vapor é então removido do depósito durante o enchimento, a uma certa velocidade, a qual é frequentemente controlada pela velocidade normalizada, à qual o combustível é distribuído para o depósito. Devido à importância de se ter um sistema de recuperação de vapor que esteja intacto, vários métodos para a detecção de possíveis maus funcionamentos no sistema de recuperação de vapor e mesmo da localização dos maus funcionamentos estão actualmente disponíveis no mercado. Um método de abastecimento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 é conhecido a partir de US 6 244 310.
Em EP-1 995 209 é descrito um método para o controlo de um sistema de recuperação de vapor para a recuperação de vapor a partir de um depósito de veículo a motor, compreendendo o referido método os passos de medição de um débito de recuperação de vapor através de um primeiro circuito de vapor entre uma agulheta de distribuição de combustível e um tanque de vapor e que inclui uma bomba de vapor e meios de medição de débito, caracterizado por ser medido um segundo débito através de um segundo circuito, uma 2 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ extremidade do qual está ligada ao primeiro circuito a jusante da agulheta de distribuição de combustível e a montante dos meios de medição de débito e da bomba de vapor, e a comparação do débito de recuperação de vapor medido com o segundo débito a fim de detectar o mau funcionamento do sistema de recuperação de vapor.
Existem, no entanto, problemas com o método descrito acima, bem como com a técnica anterior presentemente disponível no mercado. As actuais unidades de distribuição de combustível têm diversos encaixes de agulheta em cada lado da unidade. Cada encaixe de agulheta acomoda um punho de pistola com uma agulheta de distribuição de combustível e um injector de aspiração vapor. Se for detectado um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor da unidade de distribuição de combustível, todas as agulhetas de distribuição de combustível, ligadas ao sistema de recuperação de vapor em ambos os lados da bomba ou, pelo menos, num dos dois lados da bomba é desligado, fazendo assim com que uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível fique sem utilização. Este é um grande inconveniente para os clientes que utilizam a unidade de distribuição de combustível e resulta também em grandes perdas financeiras para o proprietário da unidade de distribuição de combustível.
Resumo do invento
Um objecto do presente invento é proporcionar uma melhoria dos métodos da técnica anterior. Mais em particular, um objecto do presente invento é proporcionar uma unidade de distribuição de combustível mais fiável e financeiramente superior. Além disso, um objecto do presente invento é proporcionar um método para controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível.
Estes e outros objectos, bem como as vantagens que serão evidentes a partir da descrição, que se segue do presente invento, são conseguidos por um método para controlo de uma unidade de distribuição de combustível e uma unidade de distribuição de combustível de acordo com as reivindicações independentes.
Assim, é proporcionado um método para o controlo de uma unidade de distribuição de combustível que tem, pelo menos, 3 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ duas agulhetas de distribuição de combustível que estão ligadas a um sistema de recuperação de vapor, que compreende a detecção de um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor da referida unidade de distribuição de combustível, e a identificação da localização do mau funcionamento. 0 método é caracterizado por, após um número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos na mesma localização, pelo menos, uma das agulhetas de distribuição de combustível na unidade de distribuição de combustível é corrigida. Isto é vantajoso na medida em que são desligadas apenas uma vez as agulhetas de distribuição de combustível afectadas pelo mau funcionamento, a unidade de distribuição de combustível pode funcionar ainda de uma maneira satisfatória, enquanto se tenta ultrapassar o mau funcionamento. Desta maneira, os clientes ficarão satisfeitos e as perdas financeiras para o proprietário da unidade de distribuição de combustível são minimizadas.
Pelo menos, uma agulheta distribuição de combustível afectada pelos maus funcionamentos sucessivos pode ser corrigida por meio de uma regulação de recuperação de vapor rectifiçada. Isto é vantajoso uma vez que toda a unidade de distribuição de combustível poderá ser ainda utilizada por um cliente durante esta correcção. Uma outra vantagem é que se for afectada apenas uma agulheta de distribuição de combustível pelos maus funcionamentos sucessivos, então só esta agulheta de combustível é corrigida enquanto as restantes agulhetas da unidade de distribuição de combustível são deixadas sem correcção.
Pelo menos, uma agulheta de distribuição de combustível afectada pelos maus funcionamentos sucessivos pode ser corrigida por ser desligada. Se a, pelo menos, uma agulheta de distribuição de combustível, afectada pelos maus funcionamentos sucessivos, não poder ser corrigida de uma maneira simples, a mesma será desligada para evitar a fuga de vapor do combustível para o ambiente circundante. Esta é uma maneira de assegurar uma unidade de distribuição de combustível segura e fiável em relação ao ambiente circundante.
Uma agulheta de distribuição de combustível pode ser desligada se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados nesta agulheta de distribuição de combustível. 4 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ
Isto é vantajoso na medida em que toda a unidade de distribuição ficará a funcionar como normalmente, excepto no que se refere a esta agulheta de distribuição de combustível, a qual é desligada por um período curto, até ser limpa ou reparada. Os inconvenientes para os clientes que utilizam a unidade de distribuição de combustível e as perdas financeiras para o proprietário, devidas ao desligar da agulheta de distribuição de combustível são, portanto, minimizadas.
Uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível pode ser desligada se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados a jusante das agulhetas de distribuição de combustível. Por jusante das agulhetas de distribuição de combustível pretende-se significar mais abaixo no sistema de recuperação de vapor, numa localização em que todas as agulhetas de distribuição de combustível, ligadas ao sistema de recuperação de vapor, são afectadas pelo mau funcionamento, por exemplo, por uma bomba de vapor. Se o mau funcionamento estiver localizado numa parte no interior do sistema de recuperação de vapor, que se refere a uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível, por conseguinte, todas as agulhetas de distribuição de combustível afectadas serão desligados até que tenha sido reparado o mau funcionamento. 0 número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos pode ser de 5 a 15, de preferência de 8 a 12 e, mais de preferência, cerca de 10. Isto é vantajoso na medida em que o mau funcionamento será estabelecido de uma maneira exacta e fiável.
De acordo com um segundo aspecto do presente invento, o invento refere-se a uma unidade de distribuição de combustível para distribuição de combustíveis a veículos a motor, que compreende, pelo menos, duas agulhetas de distribuição de combustível, para distribuição de combustível a um depósito de veículo a motor, um sistema de recuperação de vapor ligado às agulhetas de distribuição de combustível, para recuperar o vapor de combustível do depósito de veículo a motor e um sistema de controlo para detecção de um mau funcionamento e identificação da sua localização no referido sistema de recuperação de vapor. A unidade de distribuição de combustível é caracterizada por referido sistema de controlo 5 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ estar adaptado para executar o método descrito acima. Isto é vantajoso na medida em que, uma vez que apenas as agulhetas de distribuição de combustível afectadas pelo mau funcionamento são desligadas, a unidade de distribuição de combustível pode ainda funcionar de maneira satisfatória, enquanto o mau funcionamento é tratado. Desta maneira, os clientes ficam satisfeitos e as perdas financeiras para o proprietário da unidade de distribuição de combustível são minimizadas.
Em geral, todos os termos utilizados nas reivindicações devem ser interpretados de acordo com seu significado normal no campo técnico, a não ser que explicitamente definido de outro modo. Todas as referências a "um/uns/uma/umas/o/os/a/as [elemento, dispositivo, componente, meios, unidade, etc.]" devem ser interpretadas como referindo abertamente, pelo menos, a um caso do(s) referido(s) elemento, dispositivo, componente, meios, unidade, etc., a não ser que explicitamente indicado de outro modo. Os passos de qualquer método descrito aqui não têm ser realizados na ordem exacta descrita, a não ser que explicitamente indicado.
Breve descrição dos desenhos 0 mencionado atrás, bem como os objectos, as características e as vantagens adicionais do presente invento, irão ser melhor compreendidos através da descrição pormenorizada ilustrativa e não limitativa que se segue das concretizações preferidas do presente invento, com referência aos desenhos anexos, em que os mesmos números de referência serão utilizados para indicar elementos semelhantes, em que: a Fig. 1 é uma vista esquemática de um unidade de distribuição de combustível exemplificativa, a Fig. 2 é uma vista esquemática de um sistema de recuperação de vapor exemplificativo. a Fig. 3 é uma vista esquemática de uma unidade de distribuição de combustível exemplificativa. 6 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ
Descrição pormenorizada das concretizações preferidas do invento A Fig. 1 ilustra uma unidade de distribuição de combustível 1, que tem quatro espaços de armazenamento de mangueira 2, em cada lado oposto da unidade de distribuição de combustível 1, um armário eléctrico 3, que contém todos os componentes electrónicos para a unidade de distribuição de combustível 1, um armário hidráulico 4, que contém os meios de distribuição de combustível (não mostrados), por exemplo, meios de medição de combustível, válvulas, o sistema de recuperação de vapor, etc., e uma coluna 5 que se prolonga verticalmente entre o armário eléctrico 3 e o armário hidráulico 4 e que separa o armário eléctrico 3 e o armário hidráulico 4 dos espaços de armazenamento de mangueira 2. A unidade de distribuição de combustível 1 está ligada a um tanque subterrâneo (não mostrado), que contém combustível. Quando do enchimento do depósito de um veículo a motor, o combustível é bombado do reservatório subterrâneo por meio de uma bomba (não mostrada) , a qual está localizada no armário hidráulico 4 e de daí para a coluna 5 e para fora para uma agulheta de distribuição de combustível 6 através de uma mangueira (não mostrada). Quando não é realizado o enchimento, a mangueira está acomodada num local de armazenamento de mangueira 2 e a agulheta de distribuição de combustível 6 está inserida num encaixe de agulheta (não mostrado). A seguir, serão explicados os métodos exemplificativos para a detecção de um mau funcionamento e para a sua localização dentro de um sistema de recuperação de vapor.
Na Fig. 2, é mostrada a primeira concretização de um sistema de recuperação de vapor 7. 0 sistema de recuperação de vapor 7 conduz o vapor de combustível de um depósito de veículo a motor 8 para um tanque de vapor 9 ao longo de um primeiro circuito de vapor 10. Uma extremidade do circuito de vapor 10 está disposta através de uma válvula 11, no interior de uma agulheta de distribuição de combustível 6. Cada agulheta de distribuição de combustível 6 compreende uma válvula 11. Uma bomba de vapor 12, uma válvula 13, um amortecedor 14 e os meios de medição de débito 15 estão dispostos no primeiro circuito de vapor 10. Um segundo circuito 16 está ligado numa extremidade ao primeiro circuito 7 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ de vapor 10, e na outra extremidade está ligado a uma extremidade aberta ligada à atmosfera. Uma válvula 17 está disposta no segundo circuito 16. O amortecedor 14 está, de preferência, incorporado no primeiro circuito de vapor 10, a fim de reduzir as variações no escoamento de vapor, de modo que a bomba de vapor 12 fique exposta a um escoamento de vapor uniforme. O amortecedor 14 pode ter uma construção simples, por exemplo, um volume fixo.
Durante o enchimento de um veiculo, a válvula 17 está fechada. A válvula 11, que pertence à agulheta de distribuição de combustível 6 que está a ser utilizada, bem como a válvula 13 estão abertas e a bomba de vapor 12 é activada. O vapor é, assim, aspirado do depósito de veiculo a motor 8 através da válvula 11. O vapor entra nos meios de medição de débito 15, escoa-se através do amortecedor 14 e é acumulado no tanque de vapor 9. Os meios de medição de débito 15 medem o débito de vapor.
De acordo com um primeiro método, o débito medido é comparado com um débito de referência, que corresponde à velocidade real da bomba de vapor 12. Assim, os meios de comparação (não mostrados) são ligados aos meios de medição de débito 15 e à bomba de vapor 12, de modo que a velocidade especifica da bomba corresponde a um débito de referência especifico. Após o enchimento, a válvula 11 é fechada e a agulheta de distribuição de combustível 6 é retirada do depósito de veículo a motor 8. Se o débito medido do vapor for igual ao débito de referência, ou está dentro de um intervalo predeterminado do volume de referência, é considerado que o sistema de recuperação de vapor 7 opera de modo satisfatório e que não é necessária qualquer acção adicional. Se o débito medido estiver fora da gama predeterminada, é considerado que o sistema de recuperação de vapor 7 funciona mal e o controlo incorporado no sistema de recuperação de vapor 7 é activado. A válvula 17 é aberta e a bomba de vapor 12 aspira o ar a partir da extremidade aberta do segundo circuito 16 a através do segundo circuito 16, dos meios de medição de débito 15, do amortecedor 14, da válvula de 13 e até ao tanque de vapor 9. Os meios de medição de débito 15 medem um novo débito de ar, e o novo débito de ar medido é comparado com um novo débito de referência que corresponde à velocidade presente da bomba de vapor 12. Se o novo débito medido estiver dentro de uma gama predeterminada, 8 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ é considerado que o sistema de recuperação de vapor 7 funciona mal a montante da localização onde o segundo circuito 16 é ligado ao primeiro circuito 10. Se o novo débito medido estiver fora da gama predeterminada, é considerado que o sistema de recuperação de vapor 7 funciona mal a jusante da localização em que o segundo circuito 16 é ligado ao primeiro circuito 10. A informação relacionada com qualquer uma destas conclusões é, por exemplo, armazenada num sistema de controlo 18, ligado electricamente (como indicado pela linha a tracejado na Fig. 2) aos meios de medição de débito 15. Além disso, é utilizado equipamento (não mostrado) para permitir que um operador receba a referida informação. Tal equipamento pode, por exemplo, permitir a transmissão sem-fios das informações para um servidor. O mau funcionamento, como descrito acima, pode, por exemplo, ser um resultado de partículas de poeira, as quais foram aspiradas para o interior do primeiro circuito de vapor 10 através da agulheta de distribuição de combustível 6. Os meios de medição de débito 15, o amortecedor 14, a válvula 13 e a bomba de combustível 12 podem ser dispostos numa outra ordem ao longo do primeiro circuito de vapor 10 do que a que é mostrada na Fig. 2. Podem também ser dispostos componentes adicionais no primeiro circuito de vapor 10 a fim de melhorar o funcionamento ou a eficiência do sistema de recuperação de vapor 7.
De acordo com um segundo método do presente invento, não é proporcionado o débito de referência. Após o enchimento, é fechada a válvula 11 e a agulheta de distribuição de combustível 6 é retirada do depósito de veículo a motor 8. Um controlo incorporado no sistema de recuperação de vapor é activado, pelo que é aberta a válvula 17, e a bomba de vapor 12 que opera à mesma velocidade que durante o enchimento realizado anteriormente, aspira o ar da extremidade aberta do segundo circuito 16 através do segundo circuito 16, dos meios de medição de débito 15, do amortecedor 14, da válvula de 13 e até ao tanque de vapor 9. Os meios de medição de débito 15 medem um novo débito de ar. Se o débito medido não for igual ao débito de vapor medido, ou ficar fora de uma gama predeterminada a partir do débito de vapor medido, é considerado que se está na presença de um mau funcionamento do sistema de recuperação de vapor num local qualquer no primeiro circuito a montante da localização onde está ligado o segundo circuito. Tal mau funcionamento pode, por exemplo, 9 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ ser um efeito de uma constrição no primeiro circuito de vapor, por exemplo, na agulheta de distribuição de combustível. 0 controlo incorporado é activado após cada enchimento, ou após um número predeterminado de enchimentos. Num método, o controlo incorporado é activado quando necessário, isto é, após uma indicação de um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor 7. Na Fig. 3, é mostrada esquematicamente uma unidade de distribuição de combustível 100. A unidade de distribuição de combustível 100 tem meios de distribuição de combustível 50 e um sistema de recuperação de vapor 7. Os meios de distribuição de combustível 50 têm uma bomba de combustível 54 que aspira o combustível de um tanque de combustível 58, através de um circuito de combustível 52 através de um medidor de débito 56 e para uma agulheta de distribuição de combustível 6. Durante o enchimento de um veículo, a agulheta de distribuição de combustível 6 está ligada a um depósito de veículo a motor 8. A bomba de combustível 54 é activada, e o medidor de débito 56 mede um volume do combustível distribuído. O medidor de débito 56 e a bomba de combustível 54 estão ligados aos meios de controlo (não mostrados) para ajustamento da velocidade da bomba de combustível 54. 0 volume medido de combustível distribuído é transmitido aos segundos meios de controlo (não mostrados) para ajustamento da velocidade da bomba de vapor 12. O sistema de recuperação de vapor 7, que tem a válvula 17 fechada, opera de modo que o vapor é recuperado a partir do depósito de veículo a motor 8. O tanque de combustível 58 e o tanque de vapor 9 podem estar dispostos como uma única unidade. Naturalmente, uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível 6, tendo cada uma válvula de 11, podem ser ligada aos meios de distribuição de combustível 50 e ao sistema de recuperação de vapor 7. A válvula 11 tem duas válvulas separadas, uma posicionada no interior do circuito de combustível 52 e uma posicionada dentro do circuito de vapor 10. As duas válvulas dispostas na válvula 11 são fechadas automaticamente quando a agulheta de distribuição de combustível 6 é colocada numa direcção vertical, isto é, após estar terminado o enchimento. O sistema de recuperação de vapor 7 permite que o controlo incorporado seja realizado quando as referidas válvulas 11 estão fechadas, isto é, em qualquer momento antes ou depois do enchimento. 10 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ
Quando tiver sido detectado e localizado um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor 7, de acordo com um dos métodos acima mencionados, ou um outro método adequado, a informação relativa ao mau funcionamento é armazenada no sistema de controlo 18, o qual está electricamente liqado aos meios de medição de débito 15. Se um número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos, por exemplo, 10, for detectado na mesma localização, as aqulhetas de distribuição de combustível 6 afectadas pelo mau funcionamento serão corrigidas. Por conseguinte, se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados numa agulheta de distribuição de combustível 6 ou na sua válvula 11, afectando assim apenas esta agulheta de distribuição de combustível 6, a mesma será corrigida, enquanto as outras agulhetas de distribuição de combustível 6 da unidade de distribuição de combustível 1 permanecem sem correcção. Um mau funcionamento considerado como estando localizado na agulheta de distribuição de combustível 6 podia realmente depender de um entupimento do circuito coaxial de recuperação de vapor no interior da mangueira de distribuição de combustível. No entanto, se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados a jusante do segundo circuito 16 e afectarem assim uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível 6, as mesmas irão ser todas corrigidas. As agulhetas de distribuição de combustível 6 podem ser corrigidas por uma regulação de recuperação de vapor rectifiçada ou por serem desligadas. O sistema de recuperação de vapor 7 pode, por exemplo, ser regulado por meio da bornba 12 ou da válvula de 13, por exemplo, pela velocidade da bornba 12 que é aumentada ou a abertura da válvula de 13 que é aumentada, de modo que o débito de vapor é aumentado. O número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos pode ser de 1 a 15, de preferência, de 8 a 12 e, mais de preferência, de cerca de 10.
Numa concretização preferida do invento, cada sistema de recuperação de vapor 7 está ligado a quatro agulhetas de distribuição de combustível diferentes 6, respectivamente, (ver a Fig. 2) . Se for detectado um mau funcionamento em relação a uma das agulhetas de distribuição de combustível 6 ou à sua válvula 11, isto é, a montante do segundo circuito 16, um número predeterminado de vezes, por exemplo, 3 vezes, a agulheta de distribuição de combustível 6 será corrigida por meio de uma regulação de recuperação de vapor 11 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ rectifiçada. A regulação de recuperação de vapor é rectificada por meio da válvula 13, a qual é aberta num grau maior do que o valor por defeito, de tal de tal modo que a aspiração da bomba 12 aumenta, quando é utilizada a agulheta de distribuição de combustível 6. Por conseguinte, a correcção apenas será aplicável a esta agulheta de distribuição de combustível 6 afectada pelo mau funcionamento detectado. No entanto, se o mau funcionamento permanecer, de modo que um número predeterminado, por exemplo, 10 maus funcionamentos sucessivos são eventualmente detectados nesta agulheta de distribuição de combustível 6, a mesma será desligada. Também se aplica o mesmo princípio a um mau funcionamento detectado a jusante do segundo circuito 16, afectando desse modo todas as quatro agulhetas de distribuição de combustível 6. No entanto, neste caso todas as agulhetas de distribuição de combustível 6 serão corrigidas ou desligadas.
Se for detectado um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor 7 a jusante do segundo circuito 16, uma causa possível pode ser líquido no sistema de recuperação de vapor 7. Uma vez que todas as agulhetas de distribuição de combustível 6, ligadas ao sistema de recuperação de vapor 7, serão afectadas por um tal evento, uma indicação de líquido no sistema de recuperação de vapor 7 poderia ser que todas as suas agulhetas de distribuição de combustível 6 ligadas começassem a funcionar mal. Quando se suspeita de líquido no sistema de recuperação de vapor 6 é activado o controlo incorporado do sistema de recuperação de vapor 7. A válvula 17 é aberta e a bomba de vapor 12 aspira o ar da extremidade aberta do segundo circuito 16 através do segundo circuito 16, dos meios de medição de débito 15, do amortecedor 14, da válvula 13 e até ao tanque de vapor 9. Desta maneira, o sistema de recuperação de vapor 7 será esvaziado de possíveis líquidos.
De acordo com um segundo aspecto do invento é proporcionada uma unidade de distribuição de combustível, a qual está adaptada para executar o método de acordo com as características descritas acima. O invento foi descrito acima principalmente com referência a umas poucas concretizações. No entanto, como é facilmente apreciado por um especialista na técnica, outras 12 ΕΡ 2 241 532 /PT Τ são igualmente definido pelas concretizações para além das descritas acima possíveis no âmbito do invento, como reivindicações anexas.
Lisboa, 2012-02-01

Claims (7)

  1. ΕΡ 2 241 532 /PT 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Método para controlo de uma unidade de distribuição de combustível, que tem, pelo menos, duas agulhetas de distribuição de combustível, as quais estão ligadas a um sistema de recuperação de vapor, que compreende: a detecção de um mau funcionamento no sistema de recuperação de vapor da referida unidade de distribuição de combustível, e a identificação da localização do mau funcionamento, caracterizado por, após um número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos na mesma localização, pelo menos, ser corrigida uma agulheta de distribuição de combustível na unidade de distribuição de combustível.
  2. 2 - Método de acordo com a reivindicação 1, em que a, pelo menos, uma agulheta de distribuição de combustível afectada pelos maus funcionamentos sucessivos é corrigida por uma regulação de recuperação de vapor rectifiçada.
  3. 3 - Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a, pelo menos, uma agulheta de distribuição de combustível, afectada pelos maus funcionamentos sucessivos, é corrigida por ser desligada.
  4. 4 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que agulheta de distribuição de combustível é desligada, se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados nesta agulheta de distribuição de combustível.
  5. 5 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que uma pluralidade de agulhetas de distribuição de combustível é desligada se os maus funcionamentos sucessivos estiverem localizados a jusante das agulhetas de distribuição de combustível.
  6. 6 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o número predeterminado de maus funcionamentos sucessivos é de 5 a 15, de preferência, de 8 a 12 e, mais de preferência, de cerca de 10. ΕΡ 2 241 532 /PT 2/2
  7. 7 - Unidade de distribuição de combustível (1) para distribuição de combustíveis a veículos a motor, que compreende: pelo menos, duas agulhetas de distribuição de combustível (6) para distribuição de combustível a um depósito de veículo a motor (8), um sistema de recuperação de vapor (7), ligado às agulhetas de distribuição de combustível, para recuperação de vapor de combustível a partir do depósito de veículo a motor (8) , e um sistema de controlo (18) para detecção de um mau funcionamento e identificação da sua localização no referido sistema de recuperação de vapor (7), caracterizado por o referido sistema de controlo (18) estar adaptado para executar o método de acordo com reivindicações 1 a 6. Lisboa, 2012-02-01
PT09157988T 2009-04-15 2009-04-15 Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível PT2241532E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09157988A EP2241532B1 (en) 2009-04-15 2009-04-15 A fuel dispensing unit, and a method for controlling such a fuel dispensing unit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2241532E true PT2241532E (pt) 2012-02-08

Family

ID=42026078

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09157988T PT2241532E (pt) 2009-04-15 2009-04-15 Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2241532B1 (pt)
AT (1) ATE533728T1 (pt)
ES (1) ES2376825T3 (pt)
PT (1) PT2241532E (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NZ337450A (en) * 1998-08-25 2001-01-26 Marconi Commerce Sys Inc Fuel delivery system with control system to determine whether vapour recovery is operating outside of acceptable limits
FR2796636B1 (fr) * 1999-07-23 2002-01-04 Solutions Serv Syst France Procede de controle du bon fonctionnement du systeme de recuperation de vapeur emise dans une installation de distribution de carburant ainsi qu'installation permettant la mise en oeuvre de ce procede
EP1995209A1 (en) 2007-05-24 2008-11-26 Dresser Wayne Aktiebolag A vapour recovery system, a method for control thereof, and a fuel dispensing apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
EP2241532A1 (en) 2010-10-20
ATE533728T1 (de) 2011-12-15
EP2241532B1 (en) 2011-11-16
ES2376825T3 (es) 2012-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5450883A (en) System and method for testing for error conditions in a fuel vapor recovery system
CN201139787Y (zh) 内窥镜清洗消毒装置
JP2021527198A (ja) 粒子濃度分析システム及び方法
BR112020008658A2 (pt) dispensador de combustível, e, aparelho de válvula de detecção de fraude.
US7694548B2 (en) Method and apparatus for testing an object
CN205300835U (zh) 一种阀门的流量流阻系数检测装置
CN105020579A (zh) 一种单流量双计量的液化天然气加气机
PT2241532E (pt) Unidade de distribuição de combustível e um método para o controlo de uma tal unidade de distribuição de combustível
BRPI1101190B1 (pt) pistola dispensadora de líquido automática
PT2291322E (pt) Método e dispositivo para a monitorização de restrições num sistema de fase ii da recuperação de vapores de gasolina
CN106062652A (zh) 用于控制湿度的系统和方法
US20120014405A1 (en) Drop Counter And Flow Meter For Apparatus And Method For Determining The Thermal Stability Of Fluids
CN109115473A (zh) 一种飞机燃油系统油泵试验装置
EA025800B1 (ru) Способ и устройство для контроля трубопроводов при автоматизированных испытаниях наркозного аппарата на утечки и податливость
CN204829278U (zh) 一种单流量双计量的液化天然气加气机
WO2004083104A1 (en) Output control for turbine flow meter for recovered vapour
CN112129091A (zh) 毛细管线吹扫干燥系统
US10702668B2 (en) Method and device for automatic tube transposition detection in a ventilator or anesthesia device
CN206177564U (zh) 控制阀试验设备
CN205786442U (zh) 一种氢离子交换柱
CN219161412U (zh) 一种水表校验装置
CN207675417U (zh) 文丘里施肥器性能测试装置
CN204789615U (zh) 医用导管流速测定仪
EP1995209A1 (en) A vapour recovery system, a method for control thereof, and a fuel dispensing apparatus
CN214584079U (zh) 一种真空干燥试验系统