PT2240654E - Aparelho de limpeza de superfície imersa com hélice de bombeamento inclinada - Google Patents

Aparelho de limpeza de superfície imersa com hélice de bombeamento inclinada Download PDF

Info

Publication number
PT2240654E
PT2240654E PT08864710T PT08864710T PT2240654E PT 2240654 E PT2240654 E PT 2240654E PT 08864710 T PT08864710 T PT 08864710T PT 08864710 T PT08864710 T PT 08864710T PT 2240654 E PT2240654 E PT 2240654E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
liquid
pumping
hollow body
hydraulic circuit
propeller
Prior art date
Application number
PT08864710T
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Pichon
Emmanuel Mastio
Original Assignee
Zodiac Pool Care Europe Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zodiac Pool Care Europe Sas filed Critical Zodiac Pool Care Europe Sas
Publication of PT2240654E publication Critical patent/PT2240654E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H4/00Swimming or splash baths or pools
    • E04H4/14Parts, details or accessories not otherwise provided for
    • E04H4/16Parts, details or accessories not otherwise provided for specially adapted for cleaning
    • E04H4/1654Self-propelled cleaners

Description

Descrição
APARELHO DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIE IMERSA COM HÉLICE DE
BOMBEAMENTO INCLINADA A invenção relaciona-se com um aparelho de limpeza de superfície imersa num líquido, em particular um aparelho de limpeza de paredes de piscina.
Certos aparelhos de limpeza de piscina conhecidos compreendem : um corpo oco e órgãos de accionamento do dito corpo na superfície imersa em, pelo menos, no sentido de avanço privilegiado e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, uma câmara de filtração disposta no dito corpo e que apresenta: • pelo menos uma entrada de líquido no corpo oco situada na base do dito corpo, • pelo menos uma saída de líquido fora do corpo oco situada à distância da base do dito corpo oco, • pelo menos um circuito hidráulico adaptado para garantir uma circulação de líquido entre, pelo menos, uma entrada e, pelo menos, uma saída através de, pelo menos, um dispositivo de filtragem, • pelo menos um motor de bombeamento - nomeadamente um motor de bombeamento eléctrico alimentado por um cabo que liga o corpo do aparelho a uma fonte exterior imersa de energia eléctrica - que apresenta uma haste rotativa motora acoplada a, pelo menos, uma hélice de bombeamento axial interposta em, pelo menos, um circuito hidráulico de forma 1/25 a gerar um débito de líquido entre cada entrada e cada saída.
Nesses aparelhos conhecidos com bomba motorizada, o eixo da hélice de bombeamento é geralmente vertical (cf. por exemplo, FR 2567552, WO 0250388, FR 2586054, EP 1022411), de forma a, nomeadamente, gerar uma força de aplicação por aspiração do aparelho na superfície imersa.
Ora, os inventores determinaram agora que essa disposição é, de facto, extremamente desfavorável do ponto de vista dos desempenhos do aparelho. Em particular, essa disposição vertical do eixo da hélice de bombeamento induz uma obstrução vertical relativamente importante, o que se traduz por uma resistência hidráulica no avanço do aparelho elevado, e por conseguinte, por um consumo enérgico importante.
Além disso, essa disposição do eixo de hélice aumenta, pelo peso e a obstrução importantes que ela induz, o custo de fabrico e de utilização de um tal aparelho de limpeza de superfície imersa. 0 documento FR 2896005 descreve um aparelho de limpeza de superfície imersa que compreende as características do preâmbulo da reivindicação 1.
Nesse contexto, a invenção visa propor um aparelho de limpeza de superfície imersa cuja relação desempenhos/custo é fortemente melhorada em relação àquela dos aparelhos anteriores.
Mais em particular, a invenção visa propor um tal aparelho cujo custo pode ser sensivelmente diminuído pelos desempenhos equivalentes, até mesmo melhores que aqueles dos aparelhos conhecidos. 2/25 A invenção aplica-se a todo o aparelho de limpeza de piscina do tipo acima mencionado, que pode ser, nomeadamente, com accionamento eléctrico, hidráulico ou misto.
Todavia a invenção visa, mais particularmente, propor um tal aparelho que seja do tipo automotor e com motor(es) eléctrico(s) de accionamento instalado(s).
Para isso, a invenção relaciona-se com um aparelho de limpeza de uma superfície imersa que compreende : um corpo oco e órgãos de orientação e de accionamento do dito corpo na superfície imersa em, pelo menos, um sentido de avanço privilegiado e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, uma câmara de filtração disposta no dito corpo oco e que apresenta: • pelo menos uma entrada de líquido no corpo oco situada na base do dito corpo oco, • pelo menos uma saída de líquido no exterior do corpo oco situada à distância da base do corpo oco, • pelo menos um circuito hidráulico adaptado para garantir uma circulação de líquido entre, pelo menos, uma entrada e, pelo menos, uma saída através de, pelo menos, um dispositivo de filtragem, - pelo menos um dispositivo de bombeamento de líquido que compreende um motor de bombeamento que apresenta uma haste rotativa motora acoplada com, pelo menos, uma hélice de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico de forma a gerar um débito de líquido entre cada entrada de líquido e cada saída de líquido ligadas por esse circuito hidráulico, caracterizado por: 3/25 cada saída de líquido é deslocada, de acordo com a dita direcção longitudinal, de cada entrada com a qual está em comunicação por um circuito hidráulico, cada hélice de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico entre uma entrada de líquido e uma saída de líquido apresenta um eixo de rotação inclinado que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90° e adaptado para gerar um débito de líquido orientado de acordo com o seu eixo para essa saída de líquido afastando-se da base do dito corpo.
Os inventores constataram, de facto, que o simples facto de inclinar o eixo de cada hélice de bombeamento axial e a orientação geral de cada circuito hidráulico permite, na prática, em vez de conservar os desempenhos de aspiração e de filtragem do aparelho, diminuindo consideravelmente a sua obstrução vertical, e por conseguinte, a sua resistência hidráulica. Por outro lado, cada circuito hidráulico pode ser concebido e dimensionado de forma a minimizar as perdas de carga e optimizar os desempenhos de filtração.
Consequentemente, com desempenhos de aspiração e de limpeza equivalentes, um aparelho de acordo com a invenção pode ser dotado de um dispositivo de accionamento de potência muito mais fraco, e por conseguinte, de consumos e custos reduzidos. Resulta igualmente num volume geral e num peso mais fracos do aparelho o que, além da economia realizada, é uma vantagem importante para o utilizador, nomeadamente em termos de manuseamentos, de transporte, e de armazenamento do aparelho.
Por outro lado, com altura equivalente, um aparelho que apresenta uma hélice de bombeamento axial inclinada pode apresentar um maior comprimento disponível para o circuito hidráulico, tudo sendo igual por outro lado, o que permite dispor a hélice de bombeamento a uma distância do motor de 4/25 bombeamento superior à distância que separa a hélice do motor num aparelho com hélice de bombeamento axial vertical. A partir de então, as perdas de carga induzidas pela presença do motor no trajecto hidráulico são mais fracas porque os desvios e as tortuosidades do trajecto hidráulico são minimizados. 0 fluxo de liquido ao nível de hélice de bombeamento pode, por conseguinte, ser sensivelmente paralela ao eixo da hélice de bombeamento.
Além disso, um aparelho de acordo com a invenção, que compreende uma bomba inclinada, pode apresentar uma protecção do solo importante, sem, todavia, apresentar dimensões, no exterior, verticais importantes. Tal protecção do solo reduz os riscos de bloqueio do aparelho, por exemplo, num ralo de fundo de uma piscina.
Além disso, a entrada de líquido sendo deslocada longitudinalmente da saída de líquido, e o eixo da hélice do dispositivo de bombeamento sendo inclinado de forma a permitir uma circulação de liquido inclinado entre essa entrada e essa saída de líquido, o fluxo de aspiração de resíduos presentes na superfície imersa gerada pelo dispositivo de bombeamento pode igualmente ser inclinado.
Esse fluxo de aspiração inclinado pode permitir uma aspiração de resíduos ligeiramente na dianteira ou na traseira de uma entrada de líquido do aparelho, de acordo com o sentido de deslocação do aparelho, a inclinação da hélice, a disposição das entradas de líquido e a forma do circuito hidráulico. Em particular, no caso de um circuito hidráulico sensivelmente rectilíneo, entre a entrada e a saída de líquido, uma inclinação da hélice de acordo com uma direcção sensivelmente paralela na direcção que liga a entrada de líquido à saída de líquido, permite uma aspiração de resíduos situados à frente da entrada do líquido. Essa aspiração pode facilitar a 5/25 aspiração de resíduos ao nível dos pés de paredes verticais de uma piscina, por exemplo, enquanto uma tal aspiração não será possível se a hélice de bombeamento for vertical na segurança da entrada de líquido.
Um aparelho de acordo com a invenção compreende, pelo menos, um dispositivo de bombeamento de líquido que compreende um motor de bombeamento que apresenta uma haste rotativa motora acoplada a, pelo menos, uma hélice de bombeamento axial que apresenta um eixo de rotação inclinada. A haste rotativa motora de um dispositivo de bombeamento acoplada a uma hélice de bombeamento pode ser vertical, horizontal ou apresentar uma qualquer inclinação insignificante em relação à direcção longitudinal. Todavia, vantajosamente e de acordo com a invenção, cada motor de bombeamento apresenta uma haste rotativa motora inclinada que gera, com a direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90°. Isto permite, à semelhança da inclinação do eixo de rotação do hélice de bombeamento, diminuir a obstrução vertical do aparelho e, por conseguinte, reduzir a resistência hidráulica do aparelho.
Vantajosamente, um aparelho de acordo com a invenção compreende uma portinhola de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede superior do corpo oco e adaptada para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem e a sua passagem por essa portinhola de acesso.
Em alternativa ou em combinação, um aparelho de acordo com a invenção compreende uma portinhola de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede dianteira do corpo oco e adaptada para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem e a sua passagem por essa portinhola de acesso. 6/25
Nessas duas variantes, o dispositivo de filtragem pode ser extraído simplesmente do aparelho, por cima do aparelho e/ou pela frente do aparelho, sem necessitar de virar o aparelho. A extracção do dispositivo de filtragem é feita, por conseguinte, com o aparelho na posição horizontal, quer dizer, com o aparelho na sua posição normal de deslocação. E a inclinação do dispositivo de bombeamento num aparelho, de acordo com a invenção, que permite essa extracção vantajosa por cima e/ou pela frente do aparelho.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada motor de bombeamento apresenta uma haste rotativa coaxial ao eixo de rotação de uma hélice de bombeamento axial.
Uma tal variante permite, por um lado, um acoplamento simples entre a hélice de bombeamento axial e a haste motora, e confere, por outro lado, com um aparelho de acordo com a invenção, uma obstrução vertical mínima.
Uma hélice de bombeamento axial de um dispositivo de bombeamento de um aparelho, de acordo com a invenção, está disposta num circuito hidráulico do aparelho, de tal forma que o eixo da hélice não é nem horizontal nem vertical. Um bom compromisso consiste em escolher uma inclinação que permite, por sua vez, manter um nível de aspiração satisfatória de resíduos, o que quer dizer, nomeadamente, que limita as perdas de cargas e garante uma redução substancial da obstrução vertical do aparelho de limpeza, de forma a reduzir igualmente a resistência hidráulica do aparelho na superfície imersa.
De acordo com uma variante da invenção, cada hélice de bombeamento apresenta um eixo de rotação que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo compreendido entre 15° e 60° - nomeadamente na ordem dos 30°-. 7/25
De preferência, a inclinação do eixo de rotação da hélice é tal que o fluxo de liquido que sai do aparelho apresenta um composto horizontal superior ao seu composto vertical.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, o eixo de rotação de cada hélice de bombeamento interposto num circuito hidráulico é paralelo à direcção média inclinada que passa pela entrada do liquido e a saída de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico. Os inventores determinaram que uma tal inclinação permite optimizar o débito de liquido entre a entrada de liquido e a saída de líquido, o que permite, por conseguinte, optimizar o nível de aspiração de resíduos.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, pelo menos, uma saída de líquido no exterior do corpo oco é sensivelmente coaxial, a menos de cerca de 5o, no eixo de rotação de uma hélice de bombeamento axial.
De acordo com uma variante vantajosa da invenção, pelo menos, uma saída de líquido está disposta exactamente na frente da hélice de bombeamento, para que o líquido escoe para fora do aparelho por essa saída de líquido, de acordo com uma direcção que corresponde àquela do débito de saída, gerada pela hélice de bombeamento axial.
Os inventores têm, com efeito, constatado que essa disposição particular permite não só ao mesmo tempo conservar os desempenhos de aspiração e de filtragem do aparelho, ao diminuir consideravelmente a sua obstrução vertical, e por conseguinte, a sua resistência hidráulica, mas igualmente recuperar directamente, sem perda de carga, pelo menos, uma parte da energia hidráulica residual no fluxo de saída para participar no accionamento do aparelho. 8/25
Consequentemente, com desempenhos de aspiração e de limpeza equivalentes, um aparelho, de acordo com a invenção, pode ser dotado de um dispositivo de accionamento de potência muito mais fraca, e por conseguinte, de consumos e custos reduzidos. Resulta igualmente num volume geral e num peso mais fracos do aparelho o que, além da economia realizada, é uma vantagem importante para o utilizador, nomeadamente em termos de manuseamentos, de transporte, e de armazenamento do aparelho. 0 corpo oco de um dispositivo de acordo com a invenção pode ser realizado por várias peças, montadas umas nas outras, por todos os tipos de meios de montagem, ou por uma única peça tal como uma peça moldada.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, o corpo oco é formado principalmente por um cárter côncavo que delimita um compartimento principal, esse cárter apresenta aberturas dispostas respectivamente numa parte baixa do cárter e numa parte traseira do cárter, essas aberturas formam respectivamente a(s) dita(s) entrada(s) de liquido e a(s) dita(s) saída(s) de liquido.
Um tal cárter é formado por uma única peça por moldagem. De preferência, esse cárter é realizado num material termoplástico adaptado para se manter muito tempo num meio aquoso. Um tal material é, por exemplo, um plástico ABS que pela sua constituição apresenta uma resistência térmica ao envelhecimento, uma capacidade para suportar as pancadas, uma rigidez que permite a montagem de elementos no cárter e uma facilidade de moldagem.
Um tal cárter define um compartimento principal adaptado para receber uma câmara de filtração e, pelo menos, um dispositivo de bombeamento de líquido. Cada dispositivo de bombeamento que compreende uma hélice com eixo de rotação inclinada e um motor 9/25 com haste motora, de preferência inclinada de acordo com a mesma direcção que o eixo da hélice, pode ser disposto em diferentes locais do circuito hidráulico, o que assegura a circulação de líquido.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada motor de bombeamento de cada circuito hidráulico está disposto em baixo da direcção inclinada que passa pela entrada de liquido e a saída de líquido deslocada longitudinalmente em relação a essa entrada de líquido, ligadas entre elas por esse circuito hidráulico.
Uma tal disposição de cada dispositivo de bombeamento permite deslocar o centro de gravidade do aparelho para baixo desse último. Com efeito, os dispositivos de bombeamento representam uma parte importante do peso total do aparelho.
Vantajosamente, um aparelho de acordo com a invenção compreende igualmente uma protecção da hélice que rodeia a hélice de bombeamento axial em toda a sua altura.
Uma tal protecção de hélice estende-se, pelo menos, em toda a altura da hélice de bombeamento axial. Por exemplo, a jusante e a montante da hélice de bombeamento axial, a protecção de hélice pode ser estendida além da hélice e formar um canal de saída de líquido para a saída de líquido no exterior do corpo oco do aparelho.
Um aparelho de acordo com a invenção pode ser accionado ao ser deslocado na superfície imersa por todos os tipos de meios.
Em particular, um aparelho de acordo com a invenção pode ser accionado ao ser deslocado por meios hidráulicos, meios eléctricos ou meios mistos hidráulicos e eléctricos. 10/25
Todavia, vantajosamente e de acordo com a invenção, os ditos órgãos de accionamento do dito corpo na superfície imersa compreende, pelo menos, um motor eléctrico de accionamento.
Um tal motor eléctrico pode ser um motor eléctrico alimentado por um ou vários acumuladores alojados no cárter do aparelho ou um motor eléctrico alimentado por uma rede eléctrica doméstica, tal como uma rede eléctrica urbana, por intermédio de um cabo eléctrico. De preferência, um tal motor eléctrico é um motor eléctrico de tensão muito baixa.
Igualmente, o motor de bombeamento de cada dispositivo de bombeamento é, de preferência, um motor eléctrico de tensão muito baixa. Cada motor eléctrico de bombeamento pode igualmente ser alimentado, seja pelos acumuladores alojados no cárter, seja por intermédio de uma rede eléctrica doméstica, tal como a rede eléctrica urbana, e de um cabo eléctrico que liga o aparelho a essa rede eléctrica doméstica. De preferência, o motor eléctrico de accionamento do aparelho de limpeza e cada motor de cada dispositivo de bombeamento são alimentados pela mesma fonte de energia eléctrica.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada motor eléctrico de accionamento é um motor de accionamento unidireccional.
Vantajosamente, um aparelho de acordo com a invenção compreende, pelo menos, um eixo com rodas direccionais ou não direccionais que se estendem de acordo com uma direcção perpendicular à direcção longitudinal.
Pelo menos uma dessas rodas é motriz. Tais rodas são vantajosamente rodadas por intermédio de, pelo menos, um motor eléctrico de accionamento. Essas rodas são montadas num eixo que se estende de acordo com uma direcção perpendicular à 11/25 direcção principal de avanço. Uma rotação das rodas acciona, por conseguinte, uma deslocação do robot, de acordo com a direcção principal de avanço.
Um aparelho de acordo com a invenção pode compreender, por outro lado, um dispositivo que permite modificar a direcção de deslocação do aparelho quando encontra uma parede vertical. Esse dispositivo de mudança de direcção pode ser de todos os tipos conhecidos.
Vantajosamente, um aparelho de acordo com a invenção compreende um único circuito hidráulico, esse circuito compreende uma ou várias entradas de liquido situadas na base e à frente do dito corpo oco e uma ou várias saldas de liquido situadas à distância da base do corpo ao nivel de uma parte traseira do dito corpo.
Um tal aparelho apresenta, pelo menos, uma entrada de liquido situada na frente do aparelho na parte baixa e, pelo menos, uma saída de líquido situada na traseira do aparelho e à distância da base do aparelho permite aspirar os resíduos espalhados na superfície imersa no sentido normal de deslocação do aparelho.
Além disso, uma ejecção de liquido por uma salda alta traseira de acordo com uma direcção inclinada, é afastada da base do corpo que contribui para manter o aparelho de limpeza contra a superfície imersa, ao participar no accionamento do aparelho na superfície imersa.
De preferência, o aparelho de acordo com a invenção compreende uma única entrada de liquido, e uma única salda de líquido, ligadas por um único circuito hidráulico.
De preferência, esse único circuito hidráulico compreende um dispositivo de bombeamento único que compreende um motor 12/25 eléctrico de bombeamento único que apresenta uma haste rotativa motora acoplada a uma hélice de bombeamento único com eixo de rotação inclinada. A invenção relaciona-se, por outro lado, com um aparelho de limpeza caracterizado em combinação de toda ou parte das características acima mencionadas ou mais adiante.
Outras caracteristicas, objectivos e vantagens da invenção tornar-se-ão mais aparentes na continuação da leitura da descrição seguinte, que apresenta a título de exemplo, não limitativo, um modo de realização da invenção, com referência os desenhos em anexo, nesses desenhos: a figura 1 é uma vista esquemática em perspectiva de cima de um aparelho de limpeza de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 2 é uma vista esquemática lateral de um aparelho de limpeza de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 3 é uma vista esquemática em corte de um aparelho de limpeza de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 4 é uma vista esquemática traseira de um aparelho de limpeza de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 5 é uma vista esquemática de um cárter de um aparelho de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 6 é uma vista esquemática em perspectiva de baixo de um aparelho de limpeza de acordo com um modo de realização da invenção, a figura 7 é uma vista esquemática em corte simplificado da figura 3 que representa o aparelho em funcionamento numa superfície imersa.
Nas figuras, as escalas e as proporções não são estritamente respeitadas para efeitos de ilustração e de clareza. 13/25
Em toda a descrição detalhada que se segue com referência às figuras, excepto indicação em contrário, cada peça do aparelho de limpeza é descrito de tal forma que é disposta quando o aparelho está em deslocação normal numa superfície imersa na horizontal, de acordo com um sentido privilegiado de avanço, em relação ao qual a dianteira e a traseira do aparelho são definidas.
Um aparelho de acordo com a invenção compreende um corpo 1 oco e órgãos 2, 3, 4 rolantes de orientação e de accionamento do corpo 1 oco numa superfície imersa em, pelo menos, um sentido privilegiado de avanço e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, paralela à superfície imersa.
Esse corpo 1 oco é formado principalmente por um cárter côncavo que delimita um compartimento principal. Esse cárter côncavo é, por exemplo, realizado por moldagem ou rotomoldagem. Esse cárter é, de preferência, realizado num material termoplástico, tal como o polietileno, o polipropileno, o ABS, o PMMA ou todo o material equivalente.
Esse corpo 1 oco apresenta um compartimento 35 central adaptado para receber uma câmara de filtração. Esse compartimento 35 central é delimitado por uma parede inferior que se estende num plano sensivelmente horizontal; pelas paredes 36 laterais que se estendem globalmente nesses planos verticais; por uma parede 37 dianteira que se estende globalmente num plano vertical, ortogonal aos planos das paredes laterais verticais; e por uma parede 38 traseira que se estende globalmente num plano vertical ortogonal aos planos das paredes 36 laterais verticais. A parede inferior apresenta uma abertura que se estende transversalmente na proximidade da parede 37 dianteira, de tal 14/25 forma que o líquido pode entrar no compartimento 35 central por essa abertura inferior transversal. Essa abertura forma uma entrada 9 de líquido no corpo 1 oco. A parede 38 traseira compreende uma abertura cilíndrica que forma uma saída 10 de líquido no exterior do corpo 1 oco. Essa saída 10 de liquido disposta na parede 38 traseira do cárter é longitudinalmente deslocada da entrada 9 de líquido disposta na parede inferior. Além disso, essa saída 10 de líquido está disposta na parte superior do cárter de tal forma que ela é igual e verticalmente deslocada da entrada 9 de líquido.
Esse compartimento 35 central, essa entrada 9 de líquido e essa saída 10 de líquido formam uma câmara 8 de filtração. Essa câmara 8 de filtração compreende, por outro lado, um circuito hidráulico adaptado para assegurar uma circulação de líquido entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido, através de um dispositivo 11 de filtragem.
De preferência, a entrada 9 de liquido e a salda 10 de liquido são centradas num mesmo plano longitudinal vertical médio do aparelho. 0 compartimento 35 central do corpo 1 oco é adaptado para receber um dispositivo 11 de filtragem. O dispositivo 11 de filtragem está disposto entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido.
Esse dispositivo 11 de filtragem pode ser de todos os tipos conhecidos.
Por exemplo, o dispositivo 11 de filtragem compreende uma estrutura rígida e uma tela filtrante - nomeadamente um tecido filtrante - ao alcance dessa estrutura rígida. O dispositivo 15/25 11 de filtragem é, por conseguinte, autoportante e pode ser facilmente manipulado por um utilizador. 0 aparelho compreende igualmente uma portinhola 6 de acesso a esse dispositivo de filtragem. Essa portinhola 6 de acesso forma uma parede superior do corpo 1 oco e cobre esse último. No modo de realização representado, essa portinhola 6 é disposta em cima do aparelho, de tal forma que um utilizador do aparelho pode facilmente proceder à abertura da portinhola 6 e extrair o dispositivo 11 de filtragem. Nada impede que a portinhola 6 de acesso se estenda, pelo menos, parcialmente para a frente. De preferência, a portinhola 6 de acesso é articulada ao corpo 1 do aparelho por charneiras 23 dispostas na traseira do aparelho.
De preferência, o dispositivo 11 de filtragem é um dispositivo montado no compartimento 35 central do corpo 1 oco na forma de uma gaveta. Para isso, a estrutura rigida do dispositivo 11 de filtragem apresenta duas nervuras que se estende lateralmente de cada lado do dispositivo 11 de filtragem. Essas nervuras apresentam formas e dimensões conformadas e conjugadas às formas e dimensões de ranhuras anexas ao corpo 1 oco. Essas ranhuras anexas do corpo 1 oco estendem-se verticalmente ao longo das faces interiores das paredes laterais verticais do corpo 1 oco. As nervuras do dispositivo 11 de filtragem são, por conseguinte, adaptadas para cooperar com as ranhuras do corpo 1 oco do aparelho.
Deste modo, a extracção do dispositivo 11 de filtragem resulta de uma deslocação em translação do dispositivo 11 de filtragem ao longo das ranhuras do corpo 1 oco. Um utilizador pode, por conseguinte, facilmente retirar o dispositivo de filtragem do corpo 1 oco com vista, por exemplo, a proceder à sua limpeza. Uma vez o dispositivo 11 de filtragem limpo, um utilizador pode, sem dificuldades, reintroduzir o dispositivo 11 de 16/25 filtragem no corpo 1 oco ao orientar o dispositivo 11 de filtragem para que as nervuras do dispositivo 11 de filtragem estejam na frente das ranhuras do corpo oco, depois ao deslizar o dispositivo de filtragem no corpo 1 oco. 0 dispositivo 11 de filtragem compreende, por outro lado, uma pega 28 disposta numa porção superior do dispositivo 11 de filtragem, de forma a facilitar os manuseamentos do dispositivo 11 de filtragem. Em particular, um utilizador pode facilmente montar/desmontar o dispositivo 11 de filtragem por intermédio dessa pega 28 quando o aparelho está fora do liquido e colocado numa superfície horizontal.
No modo preferencial de realização da invenção, representada nas figuras, os órgãos rolantes de orientação e de accionamento do aparelho, compreendem um eixo dianteiro que compreende rodas 2 dianteiras motrizes, uma de cada lado, e um eixo traseiro que compreende rodas 3 traseiras não motrizes, uma de cada lado.
Por outro lado, de preferência e tal como representado nas figuras, o aparelho compreende escovas 4 dispostas na dianteira do aparelho. Essas escovas 4 são destinadas a garantir um varrimento da superfície imersa e a deslocar os resíduos varridos para a traseira do aparelho na direcção da entrada 9 de líquido disposta sob o aparelho. 0 aparelho compreende, por outro lado, pelo menos, um motor 20 eléctrico de accionamento de rodas dianteiras 2 motrizes. De preferência, o aparelho compreende dois motores 20 de accionamento, um de cada lado, respectivamente para o accionamento independente de cada uma das rodas dianteiras 2. Para isso, cada roda dianteira 2 apresenta uma roda dentada 5 interna que coopera com um pinhão 45 accionado pelo motor 20 de accionamento correspondente. 17/25
Essas escovas 4 podem ser de todos os tipos. De acordo com um modo de realização da invenção, o aparelho compreende duas escovas 4 dianteiras coaxiais. Cada escova 4 é adaptada para rodar em redor de um eixo que se estende de acordo com uma direcção, a dita direcção transversal, perpendicular à direcção longitudinal. Cada escova 4 compreende uma pluralidade de palhetas 41 que se estendem radialmente de uma haste de escova, que formam o eixo de rotação da escova 4. As palhetas 41 são, por exemplo, emborracha num material plástico resistente.
Por outro lado, as escovas 4 são de preferência igualmente accionadas em rotação a partir de, pelo menos, um motor 20 eléctrico de accionamento das rodas dianteiras 2 por intermédio de um sistema com engrenagens. De acordo com esse modo de realização, a roda dentada 5 interna de cada roda 2 dianteira motriz coopera com um pinhão 42 fixado numa extremidade da haste de uma escova 4, de tal forma que uma rotação da roda 2 acciona por intermédio da roda dentada 5 e do pinhão 42, a rotação da haste da escova 4, e por conseguinte, a rotação da escova 4.
Deste modo, no modo de realização representada, os órgãos rolantes são constituídos por rodas dianteiras 2 motrizes, rodas traseiras 3 não motrizes e escovas 4 que participam no accionamento e na orientação do aparelho na superfície imersa. Seja qual for, os órgãos rolantes 2, 3, 4 apresentam zonas destinadas a entrar em contacto com a superfície imersa que são coplanares e que definem um plano 50 teórico de rolamento. A direcção longitudinal de avanço do aparelho é paralela a esse plano 50 teórico de rolamento.
As rodas dianteiras 2 apresentam, de preferência, um diâmetro compreendido entre 100 mm e 500 mm, nomeadamente compreendido 18/25 entre 150 mm e 250 mm, de acordo com o modo de realização das figuras, as rodas dianteiras 2 apresentam um diâmetro na ordem dos 200 mm. Deste modo, essas rodas dianteiras 2 facilitam a passagem de obstáculos e apresentam uma motricidade melhorada. Vantajosamente, a sua banda de rolamento periférica é formada ou revestida por um material antiderrapante.
As rodas dianteiras 2 e as escovas 4 constituem órgãos rolantes dianteiros motores 2, 4 que se estendem de forma saliente para a frente em relação aos outros elementos constitutivos do aparelho, nomeadamente o corpo oco, de forma a formar a parte extrema dianteira do aparelho e a entrar em contacto, em primeiro lugar, com um obstáculo encontrado no decorrer de uma deslocação para a frente.
Além disso, de acordo com um modo de realização preferencial da invenção, o aparelho compreende igualmente uma pega 7 de manobra que permite a um utilizador transportar o aparelho para o imergir em liquido e o retirar desse último. Essa pega 7 está, de preferência, disposta no lado oposto da saida 10 de liquido para que quando o corpo 1 oco é suspenso por essa pega, o aparelho oscile espontaneamente sob o efeito da gravidade numa posição na qual a saida 10 de liquido está situada sob a entrada 9 de liquido, o que permite um esvaziamento do aparelho. No momento da passagem do aparelho da posição de limpeza para a posição de esvaziamento, os residuos aspirados pelo aparelho são mantidos no dispositivo de filtragem e não são susceptíveis de sair novamente do aparelho. A circulação de liquido no corpo 1 oco do aparelho é representada esquematicamente na figura 7 pelas setas 66. O liquido entra no corpo 1 oco pela entrada 9 de liquido disposta sob o aparelho. Esse liquido passa numa coluna 15 de entrada de liquido para atingir o dispositivo 11 de filtragem. Esse dispositivo 11 de filtragem apresenta paredes porosas 19/25 adaptadas para deixar passar o líquido mas reter os resíduos 60 sólidos. O líquido filtrado atinge então a saída de líquido 10 e é ejectado na piscina de onde provém, na traseira do aparelho.
De acordo com o modo preferencial representado nas figuras, a coluna 15 de entrada forma uma parede 16 anti-retorno que impede que os resíduos que atingem o dispositivo 11 de filtragem saiam novamente pela entrada 9 de líquido quando a bomba 12 é parada.
Um aparelho de acordo com a invenção compreende, por outro lado, um dispositivo motorizado de bombeamento de líquido que compreende um motor 12 eléctrico de bombeamento que apresenta uma haste 13 rotativa motora acoplada a uma hélice 14 de bombeamento interposta no circuito hidráulico, de forma a gerar um débito de líquido entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico.
De acordo com a invenção, a hélice 14 de bombeamento interposta no circuito hidráulico entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido, apresenta um eixo de rotação inclinado que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo α não nulo e diferente de 90°. A hélice 14 de bombeamento é adaptada para gerar um débito de líquido orientado de acordo com o seu eixo 51 para a saída 10 de líquido ao afastar-se da base do corpo 1 oco. A única hélice 14 de bombeamento está disposta no circuito hidráulico de forma a poder assegurar o débito de líquido. Essa hélice 14 de bombeamento está disposta na traseira do aparelho, na proximidade da saída 10 de liquido. Em outros termos, a hélice 14 de bombeamento e a saída 10 de líquido formam a parte terminal do circuito hidráulico. 20/25
De preferência, cada motor 12 de bombeamento apresenta uma haste 13 rotativa motora inclinada que gera, com a direcção longitudinal, o mesmo ângulo a não nulo e diferente de 90°.
De preferência, o eixo 51 de rotação da hélice de bombeamento interposta no circuito hidráulico é paralelo à direcção média inclinada, passando pela entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico. A partir de então, a deslocação longitudinal entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido é determinada pela inclinação da bomba.
De preferência, a deslocação longitudinal entre a entrada 9 de líquido e a saída 10 de líquido é superior a 50% -nomeadamente 75%- da dimensão no exterior de todo o aparelho ao longo da direcção longitudinal. A partir de então, o circuito hidráulico que liga essa entrada 9 de líquido e essa saída 10 de líquido estende-se em mais de 50% - nomeadamente 75% - da dimensão no exterior de todo o aparelho ao longo da direcção longitudinal. A altura equivalente, o aparelho apresenta um comprimento muito maior disponível para o circuito hidráulico, tudo coisas iguais, por outro lado, o que permite minimizar os desvios e tortuosidades do trajecto hidráulico e, por conseguinte, as perdas de carga. A escolha do ângulo a determina a compacidade vertical do aparelho. Um aparelho de acordo com a invenção, graças ao seu eixo de bombeamento inclinado, apresenta uma resistência hidráulica reduzida em relação a um aparelho conhecido com eixo de bombeamento vertical. 21/25
Nas figuras, o ângulo α é na ordem dos 30°, em relaçao à direcção longitudinal horizontal.
De preferência, a entrada 9 de liquido transversal disposta na parede inferior do cárter, apresenta uma secção sensivelmente igual à secção da saida 10 de liquido disposta na parede traseira do cárter.
Essa entrada 9 de liquido transversal apresenta uma forma sensivelmente rectangular cujo comprimento é na ordem de sete vezes a largura. A saída 10 de líquido apresenta uma forma sensivelmente circular cujo raio é na ordem de uma vez e meia a largura da entrada 9 de líquido.
Nada impede de prever outras dimensões e outras formas de secção da entrada de líquido e da saída de líquido. 0 motor 12 de bombeamento está alojado num cárter 17 estanque. Esse cárter 17 estanque apresenta uma abertura axial que permite a passagem da haste 13 rotativa motora. Essa abertura é, de preferência, tornada estanque por uma junta 18 tórica disposta entre a haste 13 motora e a abertura do cárter 17. 0 motor 12 de bombeamento é, de preferência, alimentado por intermédio de um cabo eléctrico estanque, que liga o aparelho a uma rede eléctrica doméstica. A figura 1 apresenta a zona 19 de entrada do cabo eléctrico no aparelho. Esse cabo de alimentação eléctrica do motor 12 de bombeamento não é representado nas figuras para fins de clareza. O motor de bombeamento pode ser de todos os tipos conhecidos. 22/25
De acordo com um modo preferencial de realização, o motor 12 de bombeamento é um motor de baixa tensão.
Como previamente indicado, de preferência, a deslocação do aparelho de acordo com a invenção na superfície imersa a limpar é realizada por intermédio das rodas 2 dianteiras motrizes. Essas rodas 2 dianteiras motrizes são, por exemplo, accionadas em rotação por intermédio de um motor 20 eléctrico. Esse motor 20 eléctrico é alimentado pelo mesmo cabo de alimentação eléctrico que o motor 12 de bombeamento.
De preferência, cada motor 20 eléctrico é igualmente disposto no cárter 17 estanque, no qual está disposto o motor 12 de bombeamento.
Cada motor eléctrico é, de preferência, um motor eléctrico de baixa tensão.
Constatamos que um aparelho de acordo com a invenção que apresenta uma altura exterior de 250 mm e que é equipado com um motor de bombeamento de 80 W de potência pode produzir um débito de líquido na ordem dos 18 m3/h. A potência total consumida pelo funcionamento desse aparelho accionado com uma velocidade média na ordem dos 10 m/min, é na ordem dos 85 W. Em comparação, um aparelho de acordo com o documento WO 0 250 388 equipado com um mesmo motor de bombeamento e da mesma altura, produz um débito na ordem dos 15 m3/h. Por outro lado, a potência total consumida para o funcionamento desse aparelho anterior, accionado na mesma velocidade média, é na ordem dos 105 W. Constata-se, por conseguinte, que um aparelho de acordo com a invenção apresenta uma melhoria na ordem dos 20% desses desempenhos, em relação a um aparelho anterior comparável ao documento WO 0 250 388. 23/25 É evidente que a invenção pode fazer objecto de várias variantes de realização e aplicações.
Por exemplo, de acordo com um modo de realização não representado nas figuras, o aparelho pode compreender várias entradas de liquido, várias saldas de liquido e vários circuitos hidráulicos, por exemplo, um à esquerda e um à direita.
Por outro lado, a invenção é aplicada a um aparelho bidireccional capaz de movimento inverso.
Lisboa, 29 de Novembro de 2011 24/25
Reivindicações 1. Aparelho de limpeza de uma superfície imersa que compreende : -um corpo (1) oco e órgãos (2, 3, 4) de orientação e de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa no, pelo menos, sentido e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, -uma câmara (8) de filtração disposta no dito corpo (1) e que apresenta: . pelo menos uma entrada (9) de líquido no corpo (1) oco situada na base do dito corpo (1), . pelo menos uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco situada à distância da base do corpo (1) oco, . pelo menos um circuito hidráulico adaptado para garantir uma circulação de líquido entre, pelo menos, uma entrada (9) de líquido e, pelo menos, uma saída (10) de liquido através de, pelo menos, um dispositivo (11) de filtragem, -pelo menos um dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento de líquido que compreende um motor (12) de bombeamento que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a, pelo menos, uma hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico de forma a gerar um débito de liquido entre cada entrada (9) de líquido e cada saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico, -cada saída (10) de líquido é deslocada, de acordo com a dita direcção longitudinal, de cada entrada (9) de liquido com a qual está em comunicação por um circuito hidráulico, caracterizada pelo facto de que: 1/5 -cada hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico entre uma entrada (9) de liquido e uma saida (10) de liquido apresenta um eixo (51) de rotação inclinado gerando, com a dita direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90° e adaptado para gerar um débito de liquido orientado de acordo com o seu eixo para essa saida (10) de liquido afastando-se da base do dito corpo (1) . 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede superior do corpo (1) oco e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem fora e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso. 3. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede dianteira do corpo (1) oco, e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso. 4. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa motora inclinada que gera, com a direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90°. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa coaxial com o eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial. 2/5 6. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de que o eixo (51) de rotação de cada hélice (14) de bombeamento axial, interposta num circuito hidráulico, é paralelo à direcção média inclinada que passa pela entrada (9) do liquido e a saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico. 7. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de que, pelo menos, uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco é sensivelmente coaxial, a menos de cerca de 5o, no eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial. 8. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de que o corpo (1) oco é formado principalmente por um cárter côncavo que delimita um compartimento (35) principal, esse cárter apresenta aberturas dispostas respectivamente na parte baixa do cárter e na traseira do cárter, essas aberturas formam respectivamente a(s) dita(s) entrada(s) (9) de liquido e a(s) dita(s) saída(s) (10) de líquido. 9. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento de cada circuito hidráulico está disposto em baixo da direcção inclinada que passa pela entrada (9) de líquido e a saída (10) de líquido deslocadas longitudinalmente, ligadas por esse circuito hidráulico. 10. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de que compreende uma protecção (48) de hélice que rodeia a hélice (14) de bombeamento axial em toda a sua altura. 3/5 11. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de que os ditos órgãos (2,3,4) de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa compreendem, pelo menos, um motor (20) eléctrico de accionamento. 12. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de que compreende, pelo menos, um eixo com rodas (2) direccionais ou não direccionais e que se estendem de acordo com uma direcção perpendicular à direcção longitudinal. 13. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de que compreende um único circuito hidráulico, esse circuito compreende uma ou várias entradas (9) de líquido situadas na base e à frente do dito corpo (1) oco, e uma ou várias saídas (10) de líquido situadas à distância da base do corpo (1) oco ao nível de uma parte traseira do dito corpo (1) oco. 14. Aparelho de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de que compreende um único dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento que compreende um motor (12) de bombeamento único que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a uma hélice (14) de bombeamento único, com eixo (51) de rotação inclinada. 15. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de que cada hélice (14) de bombeamento apresenta um eixo (51) de rotação inclinado que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo compreendido entre 15° et 60°. 4/5
Lisboa, 29 de Novembro de 2011 5/5
Reivindicações 1. Aparelho de limpeza de uma superfície imersa que compreende : -um corpo (1) oco e órgãos (2, 3, 4) de orientação e de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa no, pelo menos, sentido e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, -uma câmara (8) de filtração disposta no dito corpo (1) e que apresenta: . pelo menos uma entrada (9) de líquido no corpo (1) oco situada na base do dito corpo (1), . pelo menos uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco situada à distância da base do corpo (1) oco, . pelo menos um circuito hidráulico adaptado para garantir uma circulação de líquido entre, pelo menos, uma entrada (9) de líquido e, pelo menos, uma saída (10) de liquido através de, pelo menos, um dispositivo (11) de filtragem, -pelo menos um dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento de líquido que compreende um motor (12) de bombeamento que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a, pelo menos, uma hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico de forma a gerar um débito de liquido entre cada entrada (9) de líquido e cada saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico, -cada saída (10) de líquido é deslocada, de acordo com a dita direcção longitudinal, de cada entrada (9) de liquido com a qual está em comunicação por um circuito hidráulico, caracterizada pelo facto de que: 1/5 -cada hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico entre uma entrada (9) de liquido e uma saida (10) de liquido apresenta um eixo (51) de rotação inclinado gerando, com a dita direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90° e adaptado para gerar um débito de liquido orientado de acordo com o seu eixo para essa saida (10) de liquido afastando-se da base do dito corpo (1) . 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede superior do corpo (1) oco e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem fora e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso. 3. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede dianteira do corpo (1) oco, e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso. 4. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa motora inclinada que gera, com a direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90°. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa coaxial com o eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial. 2/5 6. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de que o eixo (51) de rotação de cada hélice (14) de bombeamento axial, interposta num circuito hidráulico, é paralelo à direcção média inclinada que passa pela entrada (9) do liquido e a saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico. 7. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de que, pelo menos, uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco é sensivelmente coaxial, a menos de cerca de 5o, no eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial. 8. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de que o corpo (1) oco é formado principalmente por um cárter côncavo que delimita um compartimento (35) principal, esse cárter apresenta aberturas dispostas respectivamente na parte baixa do cárter e na traseira do cárter, essas aberturas formam respectivamente a(s) dita(s) entrada(s) (9) de liquido e a(s) dita(s) saída(s) (10) de líquido. 9. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento de cada circuito hidráulico está disposto em baixo da direcção inclinada que passa pela entrada (9) de líquido e a saída (10) de líquido deslocadas longitudinalmente, ligadas por esse circuito hidráulico. 10. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de que compreende uma protecção (48) de hélice que rodeia a hélice (14) de bombeamento axial em toda a sua altura. 3/5 11. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de que os ditos órgãos (2,3,4) de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa compreendem, pelo menos, um motor (20) eléctrico de accionamento. 12. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de que compreende, pelo menos, um eixo com rodas (2) direccionais ou não direccionais e que se estendem de acordo com uma direcção perpendicular à direcção longitudinal. 13. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de que compreende um único circuito hidráulico, esse circuito compreende uma ou várias entradas (9) de líquido situadas na base e à frente do dito corpo (1) oco, e uma ou várias saídas (10) de líquido situadas à distância da base do corpo (1) oco ao nível de uma parte traseira do dito corpo (1) oco. 14. Aparelho de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de que compreende um único dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento que compreende um motor (12) de bombeamento único que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a uma hélice (14) de bombeamento único, com eixo (51) de rotação inclinada. 15. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de que cada hélice (14) de bombeamento apresenta um eixo (51) de rotação inclinado que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo compreendido entre 15° et 60°. 4/5
Lisboa, 29 de Novembro de 2011 5/5

Claims (15)

  1. Reivindicações 1. Aparelho de limpeza de uma superfície imersa que compreende : -um corpo (1) oco e órgãos (2, 3, 4) de orientação e de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa no, pelo menos, sentido e de acordo com uma direcção principal de avanço, a dita direcção longitudinal, -uma câmara (8) de filtração disposta no dito corpo (1) e que apresenta: . pelo menos uma entrada (9) de líquido no corpo (1) oco situada na base do dito corpo (1), . pelo menos uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco situada à distância da base do corpo (1) oco, . pelo menos um circuito hidráulico adaptado para garantir uma circulação de líquido entre, pelo menos, uma entrada (9) de líquido e, pelo menos, uma saída (10) de liquido através de, pelo menos, um dispositivo (11) de filtragem, -pelo menos um dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento de líquido que compreende um motor (12) de bombeamento que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a, pelo menos, uma hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico de forma a gerar um débito de liquido entre cada entrada (9) de líquido e cada saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico, -cada saída (10) de líquido é deslocada, de acordo com a dita direcção longitudinal, de cada entrada (9) de liquido com a qual está em comunicação por um circuito hidráulico, caracterizada pelo facto de que: 1/5 -cada hélice (14) de bombeamento axial interposta num circuito hidráulico entre uma entrada (9) de liquido e uma saida (10) de liquido apresenta um eixo (51) de rotação inclinado gerando, com a dita direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90° e adaptado para gerar um débito de liquido orientado de acordo com o seu eixo para essa saida (10) de liquido afastando-se da base do dito corpo (1) .
  2. 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede superior do corpo (1) oco e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem fora e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso.
  3. 3. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que compreende uma portinhola (6) de acesso ao dispositivo de filtragem, disposta numa parede dianteira do corpo (1) oco, e adaptado para permitir a desmontagem do dispositivo de filtragem e a sua passagem por essa portinhola (6) de acesso.
  4. 4. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa motora inclinada que gera, com a direcção longitudinal, um ângulo não nulo e diferente de 90°.
  5. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento apresenta uma haste (13) rotativa coaxial com o eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial. 2/5
  6. 6. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de que o eixo (51) de rotação de cada hélice (14) de bombeamento axial, interposta num circuito hidráulico, é paralelo à direcção média inclinada que passa pela entrada (9) do liquido e a saída (10) de líquido, ligadas por esse circuito hidráulico.
  7. 7. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de que, pelo menos, uma saída (10) de líquido no exterior do corpo (1) oco é sensivelmente coaxial, a menos de cerca de 5o, no eixo (51) de rotação de uma hélice (14) de bombeamento axial.
  8. 8. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de que o corpo (1) oco é formado principalmente por um cárter côncavo que delimita um compartimento (35) principal, esse cárter apresenta aberturas dispostas respectivamente na parte baixa do cárter e na traseira do cárter, essas aberturas formam respectivamente a(s) dita(s) entrada(s) (9) de liquido e a(s) dita(s) saída(s) (10) de líquido.
  9. 9. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de que cada motor (12) de bombeamento de cada circuito hidráulico está disposto em baixo da direcção inclinada que passa pela entrada (9) de líquido e a saída (10) de líquido deslocadas longitudinalmente, ligadas por esse circuito hidráulico.
  10. 10. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de que compreende uma protecção (48) de hélice que rodeia a hélice (14) de bombeamento axial em toda a sua altura. 3/5
  11. 11. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de que os ditos órgãos (2,3,4) de accionamento do dito corpo (1) na superfície imersa compreendem, pelo menos, um motor (20) eléctrico de accionamento.
  12. 12. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de que compreende, pelo menos, um eixo com rodas (2) direccionais ou não direccionais e que se estendem de acordo com uma direcção perpendicular à direcção longitudinal.
  13. 13. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de que compreende um único circuito hidráulico, esse circuito compreende uma ou várias entradas (9) de líquido situadas na base e à frente do dito corpo (1) oco, e uma ou várias saídas (10) de líquido situadas à distância da base do corpo (1) oco ao nível de uma parte traseira do dito corpo (1) oco.
  14. 14. Aparelho de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de que compreende um único dispositivo (12, 13, 14) de bombeamento que compreende um motor (12) de bombeamento único que apresenta uma haste (13) rotativa motora acoplada a uma hélice (14) de bombeamento único, com eixo (51) de rotação inclinada.
  15. 15. Aparelho de acordo com uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo facto de que cada hélice (14) de bombeamento apresenta um eixo (51) de rotação inclinado que gera, com a dita direcção longitudinal, um ângulo compreendido entre 15° et 60°. 4/5 Lisboa, 29 de Novembro de 2011 5/5
PT08864710T 2007-12-21 2008-12-18 Aparelho de limpeza de superfície imersa com hélice de bombeamento inclinada PT2240654E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0708998A FR2925553B1 (fr) 2007-12-21 2007-12-21 Appareil nettoyeur de surface immergee a helice de pompage inclinee

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2240654E true PT2240654E (pt) 2011-12-22

Family

ID=39832298

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08864710T PT2240654E (pt) 2007-12-21 2008-12-18 Aparelho de limpeza de superfície imersa com hélice de bombeamento inclinada

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8393032B2 (pt)
EP (1) EP2240654B1 (pt)
AT (1) ATE522682T1 (pt)
AU (1) AU2008339719B2 (pt)
CA (1) CA2709896A1 (pt)
ES (1) ES2372791T3 (pt)
FR (1) FR2925553B1 (pt)
PT (1) PT2240654E (pt)
WO (1) WO2009081060A2 (pt)
ZA (1) ZA201005172B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8343339B2 (en) 2008-09-16 2013-01-01 Hayward Industries, Inc. Apparatus for facilitating maintenance of a pool cleaning device
US9593502B2 (en) 2009-10-19 2017-03-14 Hayward Industries, Inc. Swimming pool cleaner
FR2954379B1 (fr) 2009-12-18 2012-04-13 Zodiac Pool Care Europe Appareil nettoyeur de surface immergee a giration par au moins un organe roulant non moteur decale lateralement
FR2954377B1 (fr) * 2009-12-18 2015-03-13 Zodiac Pool Care Europe Appareil nettoyeur de surface immergee a moteur electrique unique reversible d'entrainement et de pompage
US8784652B2 (en) 2010-09-24 2014-07-22 Poolvergnuegen Swimming pool cleaner with a rigid debris canister
US8869337B2 (en) 2010-11-02 2014-10-28 Hayward Industries, Inc. Pool cleaning device with adjustable buoyant element
US9677294B2 (en) 2013-03-15 2017-06-13 Hayward Industries, Inc. Pool cleaning device with wheel drive assemblies
USD789624S1 (en) 2014-11-07 2017-06-13 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner
USD787761S1 (en) 2014-11-07 2017-05-23 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner
USD789003S1 (en) 2014-11-07 2017-06-06 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner
USD787760S1 (en) 2014-11-07 2017-05-23 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner
EP3250327B1 (en) 2015-01-26 2022-09-28 Hayward Industries, Inc. Swimming pool cleaner with hydrocyclonic particle separator and/or six-roller drive system
US9885196B2 (en) 2015-01-26 2018-02-06 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner power coupling
US10407931B2 (en) 2016-09-02 2019-09-10 Aqua Products, Inc. Modular swimming pool cleaner
US10364905B2 (en) 2017-05-11 2019-07-30 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner check valve
US10676950B2 (en) 2017-05-11 2020-06-09 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner roller latch
US10214933B2 (en) 2017-05-11 2019-02-26 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner power supply
US9885195B1 (en) 2017-05-11 2018-02-06 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner roller assembly
US9885194B1 (en) 2017-05-11 2018-02-06 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner impeller subassembly
US10161153B2 (en) 2017-05-11 2018-12-25 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner canister handle
US10227081B2 (en) * 2017-05-11 2019-03-12 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner caddy with retention mechanism
US9896858B1 (en) 2017-05-11 2018-02-20 Hayward Industries, Inc. Hydrocyclonic pool cleaner
US10156083B2 (en) 2017-05-11 2018-12-18 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner power coupling
US9878739B1 (en) 2017-05-11 2018-01-30 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner modular drivetrain
US10189490B2 (en) 2017-05-11 2019-01-29 Hayward Industries, Inc. Pool cleaner caddy with removable wheel assemblies
AU2018278996A1 (en) 2017-12-13 2019-06-27 Maytronics Ltd An improved pool cleaning robot motor securing mechanism

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3892282A (en) * 1970-04-14 1975-07-01 Total Enterprises Inc Random motion suction cleaner
FR2567552B1 (fr) 1984-07-11 1986-12-05 Puech Frederic Appareil de nettoyage automatique d'une surface immergee
FR2586054B1 (fr) 1985-08-06 1987-12-04 Roumagnac Max Appareil pour le nettoyage automatique notamment du fond d'une piscine
US4768532A (en) * 1987-01-23 1988-09-06 Jandy Industries Underwater pool cleaner
US5842243A (en) * 1997-04-24 1998-12-01 Aqua Products Inc. Manually propelled pool cleaner
DE59909308D1 (de) * 1998-09-23 2004-06-03 3S Systemtechnik Ag Remigen Schwimmbadreinrgungsgerät
US6412133B1 (en) 1999-01-25 2002-07-02 Aqua Products, Inc. Water jet reversing propulsion and directional controls for automated swimming pool cleaners
IL131222A (en) * 1999-08-03 2002-07-25 Maytronics Ltd Filter unit for a device for cleaning swimming pools
US6485638B2 (en) * 1999-11-15 2002-11-26 Melvyn L. Henkin Electric powered automatic swimming pool cleaning system
FR2818680B1 (fr) 2000-12-21 2003-04-04 Zodiac Pool Care Europe Appareil roulant automoteur nettoyeur de surface immergee
US6627074B2 (en) * 2001-01-30 2003-09-30 Filter Specialists, Inc. Filter element for swimming pool cleaner
FR2869058B1 (fr) * 2004-04-14 2012-04-27 Zodiac Pool Care Europe Appareil nettoyeur de surface immergee a conduit d'entree anti-retour.
FR2896004B1 (fr) 2006-01-06 2009-10-23 Joel Queirel Robot de nettoyage de piscine
FR2896005B1 (fr) * 2006-01-11 2008-04-04 Max Roumagnac Robot nettoyeur de piscine

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009081060A3 (fr) 2009-09-11
US8393032B2 (en) 2013-03-12
FR2925553B1 (fr) 2010-03-12
FR2925553A1 (fr) 2009-06-26
AU2008339719A1 (en) 2009-07-02
AU2008339719B2 (en) 2015-01-22
ZA201005172B (en) 2011-12-28
WO2009081060A2 (fr) 2009-07-02
US20110000033A1 (en) 2011-01-06
CA2709896A1 (fr) 2009-07-02
ATE522682T1 (de) 2011-09-15
EP2240654B1 (fr) 2011-08-31
EP2240654A2 (fr) 2010-10-20
ES2372791T3 (es) 2012-01-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2240654E (pt) Aparelho de limpeza de superfície imersa com hélice de bombeamento inclinada
US8393034B2 (en) Apparatus for cleaning a submerged surface with easy drainage
PT2235298E (pt) Aparelho de limpeza de superfície imersa com filtração turbulenta
ES2374137T3 (es) Aparato limpiador de superficies sumergidas que comprende un dispositivo de cepillado accionado por los órganos de impulsión del aparato por sobre la superficie sumergida.
US8393030B2 (en) Submerged-surface cleaning apparatus with angled filtration system
ES2371996T3 (es) Aparato limpiador de superficies sumergidas con dispositivo de filtración desmontable.
ES2371998T3 (es) Aparato limpiador de superficies sumergidas con circuito sucio desmontable.
ES2369234T3 (es) Aparato limpiador de superficies sumergidas con motor de bombeo fuera del circuito hidráulico.
ES2371997T3 (es) Aparato limpiador de superficies sumergidas con conducto de entrada de sección no constante.
ES2737997T3 (es) Vehículo de limpieza de piscina con solapas de entrada laterales y método asociado
CN102783929A (zh) 可浸没的手持式水池和浴盆电动清洁器
US20080244842A1 (en) Motorised Pool-Cleaning Device Comprising Freewheel Rotary Movement Means
AU2021224532B2 (en) Automatic pool cleaner
CA3096011A1 (en) Pool cleaner with gear drive and related apparatus and methods
ES2927241T3 (es) Robot móvil de limpieza de suelos
KR20130018454A (ko) 블로잉 타입 제설기용 배출관
CN114197925A (zh) 用于清洁游泳池的自主式交替抽吸机器人
AU2015200674A1 (en) Apparatus for cleaning a submerged surface with a disconnectable dirty circuit