PT2173365E - Utilização de apamina para tratar a doença de parkinson - Google Patents

Utilização de apamina para tratar a doença de parkinson Download PDF

Info

Publication number
PT2173365E
PT2173365E PT88272695T PT08827269T PT2173365E PT 2173365 E PT2173365 E PT 2173365E PT 88272695 T PT88272695 T PT 88272695T PT 08827269 T PT08827269 T PT 08827269T PT 2173365 E PT2173365 E PT 2173365E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disease
parkinson
apamine
neurons
apamin
Prior art date
Application number
PT88272695T
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Hartmann
Anne-Marie Bonnet
Michael Schuepbach
Original Assignee
Assist Publ Hopitaux De Paris
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Assist Publ Hopitaux De Paris filed Critical Assist Publ Hopitaux De Paris
Publication of PT2173365E publication Critical patent/PT2173365E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K38/00Medicinal preparations containing peptides
    • A61K38/04Peptides having up to 20 amino acids in a fully defined sequence; Derivatives thereof
    • A61K38/12Cyclic peptides, e.g. bacitracins; Polymyxins; Gramicidins S, C; Tyrocidins A, B or C
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/14Drugs for disorders of the nervous system for treating abnormal movements, e.g. chorea, dyskinesia
    • A61P25/16Anti-Parkinson drugs

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Gastroenterology & Hepatology (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Psychology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)

Description

1 ΡΕ2173365
DESCRIÇÃO "UTILIZAÇÃO DE APAMINA PARA TRATAR A DOENÇA DE PARKINSON" A invenção refere-se à utilização de apamina no fabrico de um medicamento para a restauração e/ou para a protecção dos neurónios e/ou para o tratamento sintomático de longo prazo da doença de Parkinson. A doença de Parkinson é uma doença que afecta as células nervosas, ou neurónios, numa parte do cérebro, a substantia nigra pars compacta, que controla o movimento muscular. Na doença de Parkinson, os neurónios, que produzem a dopamina, morrem ou não funcionam normalmente.
Contudo é, entre outras, a dopamina produzida pelos neurónios que envia os sinais que permitem iniciar e coordenar os movimentos. A causa da lesão das células nervosas não é conhecida. A doença de Parkinson geralmente afecta as pessoas com idade de cerca de sessenta anos mas pode começar mais cedo. 2 ΡΕ2173365 A acinesia é o sintoma principal da doença de Parkinson. Este sintoma é definido principalmente como sendo uma doença da iniciação do movimento que leva o doente a diminuir progressivamente a sua actividade motora. Para muitos autores o termo acinesia é utilizado de forma mais abrangente e também inclui a diminuição da quantidade de movimento (hipocinesia), o abrandamento na execução dos movimentos (bradicinesia) e a perda de capacidade de executar movimentos automáticos. Além disso, os doentes parkinsónicos apresentam um aumento do tonus muscular caracteristico (rigidez do tipo roda dentada). Finalmente, está presente tremor em repouso (4-8 Hz) em cerca de 2/3 dos casos. Quando os sintomas se amplificam, as pessoas atingidas pela doença de Parkinson têm dificuldades em andar, falar ou realizar tarefas simples. Também podem ter doenças depressivas, perturbações do sono, bem como doenças cognitivas e disautonómicas. É genericamente reconhecido que os sintomas da doença de Parkinson surgem somente quando 50% dos neurónios dopaminérgicos nigrais estão destruídos. Além destes 50% de neurónios destruídos, 15 a 20% diz-se serem silenciosos, isto é, permanecem morfologica mente intactos mas já não produzem ou produzem muito pouca domapina.
Os medicamentos utilizados presentemente só permitem aliviar, é verdade que consideravelmente, os sintomas da doença de Parkinson mas não permitem parar a 3 ΡΕ2173365 evolução da doença e menos ainda restaurar o funcionamento dos neurónios lesionados.
Os medicamentos actualmente utilizados são principalmente a L-dopa nas suas diversas formas, bem como os agonistas dopaminérgicos. A L-dopa é transformada em dopamina nos neurónios dopaminérgicos pela dopa descarbo-xilase. Estes medicamentos provocam uma variedade de efeitos secundários periféricos, nomeadamente hipotensões e náuseas. 0 que é mais grave é que, após 5 a 10 anos de tratamento, a pulsatilidade da administração destas moléculas em várias tomas por dia, em contraste com a libertação constante de dopamina fisiológica, induz flutuações motoras que são geralmente muito incapacitantes. Além disso, é importante notar que estas moléculas actuam de modo puramente sintomático e não abrandam o processo degenerativo. A invenção visa resolver os inconvenientes dos medicamentos utilizados no tratamento da doença de Parkinson propondo um medicamento que permite não só proteger os neurónios não lesionadas mas também restaurar a função dos neurónios ditos silenciosos sem provocar os efeitos secundários devidos à administração de L-dopa. Além disso, a mais curto prazo, a invenção deve permitir obter um efeito sintomático duradouro.
Para este efeito, a invenção propoe a utilização 4 ΡΕ2173365 de apamina numa quantidade compreendida entre 1 e 10 microgramas, inclusivamente, no fabrico de uma dose unitária para injecção subcutânea, de uma em uma a seis em seis semanas, de um medicamento para aliviar os sintomas e/ou restaurar e/ou proteger os neurónios de doentes que sofrem de doença de Parkinson. A apamina é um péptido com 18 aminoácidos de sequência: CNCKAPETAL CARRCQQH (SEQ ID n°l). A apamina é capaz de atravessar a barreira hemto- encefálica.
Também é um bloqueador dos canais de potássio de subunidade SK3, expressos pelos neurónios dopaminérgicos do mesencéfalo. A quantidade de apamina a utilizar para fabricar uma dose unitária a injectar subcutaneamente do medicamento para aliviar os sintomas e/ou restaurar e/ou proteger os neurónios de doentes atingidos pela doença de Parkinson depende do próprio doente e em particular do seu peso corporal.
Assim, esta quantidade está compreendida entre 1 e 10 microgramas, preferencialmente entre 2 e 5 microgramas e mais preferencialmente entre 3 e 3,5 microgramas. 5 ΡΕ2173365 A frequência de injecçao desta dose unitária vai depender igualmente do doente e do estado da sua doença.
Assim, no inicio do tratamento, é apropriada uma injecção todas as semanas. Depois, em função da evolução do estado do doente, a frequência de injecções poderá ser de uma injecção de seis em seis semanas.
Em qualque caso, esta é uma vantagem importante em relação à L-dopa que tem de ser administrada diariamente em várias tomas por dia.
Numa forma de realização preferida da utilização de apamina, é injectada subcutaneamente uma dose unitária de seis em seis semanas para aliviar os sintomas e/ou restaurar e/ou proteger os neurónios de doentes atingidos pela doença de Parkinson. 0 veneno de abelha é um produto natural bem controlado, já utilizado em terapêutica para a dessensibilização de indivíduos alérgicos a veneno de abelha. 0 veneno de abelha contém apamina numa quantidade de cerca de 3% em peso, em relação ao peso total do veveno de abelha. A composição do veneno de Apis mellifera, a abelhas doméstica europeia vulgar, está descrita na Tabela I a seguir: ΡΕ2173365 6
Tabela I
Classe de Canpostos Percentagem em canpostos relação à massa seca Enzimas Fosfolipase A2 10-12 Hialuronidase 1-2 Fosfomonoesterase ácida 1,0 α-D-glucos idase 0,6 Lisofosfolipase 1,0 Polipétidos Melitina 40-50 Melitina F 0,01 Apamina 3 Péptido desgranulador de 2 mastócitos Secapina 0,5 Tertiapina 0,1 Inibidor de protease - Procamina A e B 1,4 Massas moleculares Histamina 0,66-1,6 baixas Dopamina 0,13-1 Noradrenalina 0,1-0,7
Esta composição pode variar ligeiramente de uma espécie de abelha para outra. A invenção será melhor compreendida e outras vantagens e características suas emergirão mais claramente por leitura da descrição que se segue e que é apresentada com referência a um exemplo não limitativo e puramente ilustrativo. 7 ΡΕ2173365 EXEMPLO:
Um doente com 82 quilos, num estádio parkin-soniano avançado (15 anos de doença) foi tratado, após uma reacção alérgica a veneno de abelha, com uma injecção mensal de 110 microgramas de veneno de abelha.
Após cada injecção, a classificação motora determinada na escala de notação da doença de Parkinson unificada (United Parkinson's Disease Rating Scale - UPDRS III) melhorou em 70% em algumas horas e permitiu depois ao doente suprimir inteiramente o seu tratamento com L-dopa durante duas a quatro semanas.
Em qualquer caso, durante as duas semanas após a injecção e antes da injecção seguinte de veneno de abelha, o seu tratamento com L-dopa foi diminuído em 50% em relação ao período anterior à injecção de veneno de abelha.
Isto mostra que a apamina tem uma actividade não só sintomática como neuroprotectora mas sobretudo que tem uma actividade neurorrestauradora na doença de Parkinson. É claro que a dose unitária contendo apamina pode ser utilizada em combinação com outras terapêuticas.
Esta dose unitária de apamina pode igualmente ser ΡΕ2173365 administrada por uma outra via que não a via subcutânea, Contudo, por razões de disponibilidade da dose total administrada, a via por injecção permanece a preferida.
Lisboa, 2 de agosto de 2013

Claims (3)

1 ΡΕ2173365 REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de apamina numa quantidade compreendida inclusivamente entre 1 e 10 microgramas, para o fabrico de uma dose unitária para injecção subcutânea, de uma em uma a seis em seis semanas, de um medicamento para aliviar os sintomas e/ou restaurar e/ou proteger os neurónios de doentes atingidos pela doença de Parkinson.
2 . Utilização de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a quantidade de apamina estar compreendida inclusivamente entre 2 e 5 microgramas.
3. Utilização de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a quantidade de apamina estar compreendida inclusivamente entre 3 e 3,5 microgramas. Lisboa, 2 de agosto de 2013
PT88272695T 2007-07-02 2008-07-01 Utilização de apamina para tratar a doença de parkinson PT2173365E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0704754A FR2918282B1 (fr) 2007-07-02 2007-07-02 Medicament pour le traitement de la maladie de parkinson

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2173365E true PT2173365E (pt) 2013-08-22

Family

ID=39473255

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88272695T PT2173365E (pt) 2007-07-02 2008-07-01 Utilização de apamina para tratar a doença de parkinson

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8357658B2 (pt)
EP (1) EP2173365B1 (pt)
JP (1) JP5517926B2 (pt)
DK (1) DK2173365T3 (pt)
ES (1) ES2422286T3 (pt)
FR (1) FR2918282B1 (pt)
PT (1) PT2173365E (pt)
WO (1) WO2009022068A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2173366B1 (fr) * 2007-07-02 2013-05-22 Assistance Publique - Hôpitaux de Paris Utilisation de venin d'abeille pour traiter la maladie de parkinson
KR101070600B1 (ko) * 2009-05-22 2011-10-06 주식회사 휴온스 봉독으로부터 분리된 봉독 정제물을 유효성분으로 포함하는 퇴행성 뇌질환의 예방 및 치료를 위한 조성물
FR2960780B1 (fr) * 2010-06-07 2012-08-10 Assist Publ Hopitaux De Paris Medicament pour le traitement de la maladie de parkinson
WO2011154887A1 (fr) * 2010-06-07 2011-12-15 Assistance Publique - Hopitaux De Paris Méllitine pour son utilisation dans le traitement de la maladie de parkinson
EP2788031A1 (en) 2011-12-05 2014-10-15 Key Neurosciences SAS Composition for treating parkinson's disease.
EP3362081B1 (en) 2015-10-13 2021-12-08 Children's National Medical Center Treatment of learning disabilities and other neurological disorders with sk channel inhibitor(s)
JP6920324B2 (ja) * 2015-11-03 2021-08-18 ジェムバックス アンド カエル カンパニー,リミティド 神経細胞の損失予防及び再生の効能を有するペプチド及びこれを含む組成物

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3989188B2 (ja) * 2001-04-27 2007-10-10 クリストファー・エム・キム 蜂針を用いない蜂毒療法
EP2173366B1 (fr) * 2007-07-02 2013-05-22 Assistance Publique - Hôpitaux de Paris Utilisation de venin d'abeille pour traiter la maladie de parkinson

Also Published As

Publication number Publication date
DK2173365T3 (da) 2013-07-22
EP2173365A2 (fr) 2010-04-14
FR2918282A1 (fr) 2009-01-09
FR2918282B1 (fr) 2009-10-02
WO2009022068A2 (fr) 2009-02-19
US8357658B2 (en) 2013-01-22
JP5517926B2 (ja) 2014-06-11
JP2010531862A (ja) 2010-09-30
WO2009022068A3 (fr) 2009-12-17
ES2422286T3 (es) 2013-09-10
EP2173365B1 (fr) 2013-05-22
US20110009330A1 (en) 2011-01-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2173365E (pt) Utilização de apamina para tratar a doença de parkinson
Yahr et al. Treatment of parkinsonism with levodopa
Langston et al. Parkinsonism induced by 1-methyl-4-phenyl-1, 2, 3, 6-tetrahydropyridine (MPTP): implications for treatment and the pathogenesis of Parkinson’s disease
Fagerström et al. Nicotine may relieve symptoms of Parkinson's disease
Laschet et al. Psychopharmacotherapy of sex offenders with cyproterone acetate
Parkes et al. Bromocriptine treatment in Parkinson's disease.
US8232249B2 (en) Medicament for treating parkinson's disease
ES2409932T3 (es) Composiciones farmacéuticas que comprenden trigonelina y 4-hidroxiisoleucina y su proceso de preparación
WO2007143675A2 (en) Methods for buccal, lingual or sublingual dosing regimens of epinephrine for the treatment of allergic emergencies
WO2004032916A1 (en) A composition comprising selegeline, procaine, vinpocetine, trimethylglycinean and a n-gaba ingredient for treating neurodegenerative disorders
Barbeau et al. Double-blind evaluation of oral L-prolyl-Lleucyl-glycine amide in Parkinson's disease.
FR2674751A1 (fr) Utilisation amelioree de medicaments bronchodilatateurs beta2-stimulants.
EP1154795A1 (en) Method of treating and diagnosing restless legs syndrome and corresponding means
RU2007133435A (ru) Способ комбинированного лечения и применимые для этого сочетания лекарственных средств
WO2011154887A1 (fr) Méllitine pour son utilisation dans le traitement de la maladie de parkinson
Fehling The effect of adding amantadine to optimum l‐dopa dosage in Parkinson's syndrome
JP2872809B2 (ja) モノシアロガングリオシドgm▲下1▼またはその誘導体を含有する,パーキンソン病の治療に適する医薬組成物
WO2005105120A2 (en) Pharmaceutical combination, active on central nervous system (cns) and set of pharmaceuticals; method of treatment of cns-disorders; means facilitating penetration of the hematoencephalic barrier; pharmaceutical means for endonasal administration
US20230233496A1 (en) Levodopa fractionated dose composition and use
WO2005041966A1 (en) Treatment of parkinson's disease using apomorphine in combination with an apomorphine prodrug
Wycis et al. L-dopa in the treatment of post-surgical Parkinson patients
WO2008010768A1 (en) Method of treating and diagnosing restless legs syndrome and periodic limb movements during sleep and means for carrying out the method
FR2918281A1 (fr) Medicament pour le traitement de la maladie de parkinson.
US20130226133A1 (en) Pharmaceutical preparation for treating demyelinating diseases of the nervous system; preparation promoting restoration of the myelin sheath of nerve fibers; and a method for treating demyelinating diseases of the nervous system
Roufs L-tyrosine in the treatment of narcolepsy