PT2166687E - Um método e um aparelho para transmissão e receção de pacotes de dados - Google Patents

Um método e um aparelho para transmissão e receção de pacotes de dados Download PDF

Info

Publication number
PT2166687E
PT2166687E PT08706573T PT08706573T PT2166687E PT 2166687 E PT2166687 E PT 2166687E PT 08706573 T PT08706573 T PT 08706573T PT 08706573 T PT08706573 T PT 08706573T PT 2166687 E PT2166687 E PT 2166687E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
packets
packet
verification
data
data packets
Prior art date
Application number
PT08706573T
Other languages
English (en)
Inventor
Yanbo Long
Xianyi Chen
Pulin Wang
Original Assignee
Huawei Tech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Tech Co Ltd filed Critical Huawei Tech Co Ltd
Publication of PT2166687E publication Critical patent/PT2166687E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/004Arrangements for detecting or preventing errors in the information received by using forward error control
    • H04L1/0045Arrangements at the receiver end

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"ΌΜ MÉTODO E UM APARELHO PARA TRANSMISSÃO E RECEÇÃO DE PACOTES DE DADOS"
CAMPO DA TECNOLOGIA A presente invenção refere-se a um campo de comunicações, e mais particularmente a uma tecnologia de transmissão de pacotes de dados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Com a emergência de sistemas de comunicações móveis de 3a geração (3G) e o rápido desenvolvimento de redes baseadas no protocolo internet (IP - Internet Protocol), a comunicação de video torna-se cada vez mais um dos principais serviços de comunicações, por exemplo, serviços de comunicações de video biparte ou multiparte tais como telefones com videochamada, video-conferências, e serviços multimédia de terminais móveis.
Durante um processo de transporte de video/áudio, de modo a reduzir a quantidade de dados transportados, é comprimida uma sequência original de video/áudio de acordo com um determinado algoritmo de codificação (por exemplo, H.263, H.264, ou G.729), de modo a obter um fluxo de código com diferentes quantidades de dados por estrutura de dados. De modo a ser adaptada para a rede de transporte, é realizado um processo de empacotamento e fragmentação no fluxo de código comprimido de acordo com um determinado protocolo de acondicionamento, por exemplo, o processo de acondicionamento e fragmentação na rede IP é chamado de empacotamento. A FIG. 1 mostra um processo típico de transporte de video/áudio sobre a rede IP. 2
Depois de ter sido codificada e empacotada, uma estrutura de dados de uma imagem original é divida numa pluralidade de pacotes do protocolo de transporte em tempo real (RTP -Real-time Transport Protocol) para transmissão. De modo a melhorar a eficiência do transporte, os pacotes de video são usualmente transportados através de um protocolo datagrama de utilizador (UDP), em que o estabelecimento de uma ligação e o aviso de receção não são necessários, e deste modo a eficiência de transporte é bastante elevada. Contudo, os pacotes de dados de video podem ser facilmente perdidos, de modo que o terminal recetor não consegue descodificar uma imagem completa.
De modo a reduzir o efeito da perda de pacotes de dados na imagem de video, foram recentemente propostos vários métodos, que podem ser concluídos nos seguintes tipos. (1) Método de compensação baseado no tempo e espaço: o método é realizado no terminal de receção; quando deteta a perda de pacote, o terminal de receção identifica as regiões da imagem (voz) que não podem ser descodificadas devido à perda do pacote, e depois compensa as regiões perdidas através do uso da compensação em movimento, interpolação linear, e outros métodos de acordo com uma dependência da voz e da imagem em tempo e espaço. (2) Método de compensação de pacote baseado em correção de erros à posteriori (FEC) : no método, o algoritmo FEC é adotado no terminal de transmissão. 0 fluxo de código de video/áudio é verificado para gerar dados de verificação, e depois os dados de video/áudio e os dados de verificação são transferidos para o terminal de receção. Depois de detetar a perda de pacote de dados de video/áudio, o terminal de receção recupera completamente os pacotes de dados perdidos de acordo com a regra de verificação, a 3 mesma que a do terminal de transmissão baseada nos dados de verificação, para que finalmente recupere a imagem completa e a voz. (3) Método de retransmissão do pacote perdido: depois de detetada a perda de pacote, o terminal de receção notifica o terminal de transmissão, e o terminal de transmissão retransmite os pacotes perdidos.
Num atual pacote de verificação e sistema de transporte que adota o método FEC, de modo a permitir que o terminal de receção identifique os pacotes de dados e os pacotes de verificação, e identifique os pacotes de dados para gerar o atual pacote de verificação, um formato de empacotamento RTP do pacote de verificação é regulado da seguinte forma.
Um cabeçalho de pacote de um pacote de verificação e uma carga do pacote de verificação são colocados numa carga do pacote RTP, de modo a formar um pacote FEC (isto é, um pacote de verificação de base RTP) , como mostrado na FIG. 2. Um comprimento de cabeçalho do pacote de verificação é de 12 bytes, e o formato é idêntico ao mostrado na FIG. 3. 0 cabeçalho inclui um domínio base de número de sequência (SN) adaptado para denotar um SN do pacote, um comprimento de domínio de recuperação, um domínio E, um domínio de recuperação do tipo de carga útil (PT - payload type) , um domínio de Máscara, e um domínio de recuperação de etiqueta de comutação (TS - tag switching).
No cabeçalho do pacote do pacote de verificação, um valor do domínio base SN deve ser definido para um SN do pacote mínimo nos pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação, por exemplo, se o pacote de verificação for gerado pelos pacotes de dados com os SNs de pacote de 12, 14, e 18, o valor do domínio base SN deve ser definido a 4 12. Um comprimento do domínio de Máscara é de 24 bits; se um i° bit estiver definido a 1, o pacote de dados com o SN de N+l é associado com o pacote de verificação, isto é, o pacote de dados com o SN de N+i existe nos pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação. Aqui, N é o valor do domínio base SN, um bit menos significativo (LSB - least significant bit) é correspondente a i = 0, e um bit mais significativo (MSB - most significant bit) é correspondente a i=23, então um pacote de dados é gerado no máximo por 24 pacote de dados. Para o caso acima descrito, no domínio de Máscara do cabeçalho do pacote do pacote de verificação, um 0o bit, um 2° bit, e um 6o bit são definidos a 1, denotando que os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação são aqueles com os SNs do pacote de 12 (12 + 0) , 14 (12+2), e 18 (12+6).
Contudo, os inventores da presente invenção descobriram que uma correspondente relação entre o pacote de verificação e os pacotes de dados é determinada de acordo com o domínio base SN (isto é, o SN do pacote) e o domínio de Máscara no pacote de verificação do momento; contudo, na comunicação de vídeo multiponto, um dispositivo de retransmissão, por exemplo, uma unidade de controlo multiponto (MCU -multipoint control unit) geralmente modifica o SN do pacote para assegurar uma continuidade do SN do pacote durante a mudança de sítio. Portanto, o terminal de receção não consegue recuperar corretamente a correspondente relação entre o pacote de verificação e os pacotes de dados, resultando em erros de verificação. De modo a prevenir o problema, é necessário realizar a operação de recuperação no terminal de receção da MCU, e para realizar novamente a verificação no terminal de transmissão, conforme mostrado na FIG. 4, como resultado, é aumentada a carga da MCU, e é gerada uma dependência de correspondência na MCU. 5 ΕΡ1040611Α2 em que é baseado o preâmbulo da reivindicação 1 divulga um sistema para tratamento de perda de pacotes numa rede de comutação de pacotes. No final do envio do sistema, um codificador gera e anexa, a cada uma das séries de pacotes de carga útil, um código de correção de erros à posteriori que é definido com o resultado da soma XOR de um predeterminado número de pacotes de carga útil precedentes. E um final de receção de um sistema pode extrair carga útil perdida a partir dos códigos de correção de erros redundantes transportados por pacotes sucessivos e pode corrigir a perda de múltiplos pacotes consecutivamente. EP1592160A1 divulga uma estrutura de subcanal dentro de um canal de serviço principal para transmitir dados de aplicações num sistema de transmissão de áudio digital, tal como DAB ou DRM. A estrutura do subcanal compreende um predeterminado número de pacotes de dados e um predeterminado número de pacotes de controlo de erros, em que cada pacote de controlo de erros compreende um campo de dados de código de controlo de erros o qual é gerado com base em pelo menos uma parte do campo de dados do pacote e/ou pelo menos uma parte do cabeçalho do pacote dos pacotes de dados e um campo CRC que precede o campo de código de controlo de erros para proteger o mesmo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção é dirigida a um método e um dispositivo para transmissão e receção de pacotes de dados, que permite um terminal recetor recuperar corretamente pacotes de dados perdidos depois de um dispositivo de retransmissão ter modificado um número de sequência de pacote (SN). A invenção é definida pelas reivindicações independentes. 6
Numa forma de realização, a presente invenção fornece um método para transmissão de pacotes de dados, que inclui os seguintes passos.
Codificação de correção de erros à posteriori (FEC) é realizada em pacotes de dados para gerar pacotes de verificação.
Informação correspondente independente de um número de sequência de pacote (SN) e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada nos pacotes de dados, ou a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e pacotes de verificação é transportada nos pacotes de verificação, ou a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é respetivamente transportada nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação.
Os pacotes de dados e os pacotes de verificação são transmitidos através do uso de um protocolo baseado no protocolo datagrama de utilizador (UDP).
Numa forma de realização, a presente invenção também fornece um método para receber pacotes de dados, que inclui os seguintes passos.
Pacotes de dados e pacotes de verificação são recebidos através do uso de um protocolo baseado num UDP.
Informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é obtida a partir dos 7 pacotes de dados recebidos, ou a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é obtida a partir dos pacotes de verificação recebidos, ou a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é obtida a partir dos pacotes de dados recebidos e dos pacotes de verificação recebidos.
Processamento FEC é realizado nos pacotes de dados recebidos e nos pacotes de verificação recebidos de acordo com a informação correspondente obtida, de modo a recuperar os pacotes de dados perdidos.
Numa forma realização, a presente invenção fornece ainda um dispositivo para transmissão de pacotes de dados, que inclui uma unidade de codificação, uma unidade de encapsulamento, e uma unidade de transmissão. A unidade de codificação está adaptada para realizar codificação FEC em pacotes de dados para gerar pacotes de verificação. A unidade de encapsulamento está adaptada para transportar informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados, ou transportar a informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação, ou transportar respetivamente a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação. A unidade de transmissão está adaptada para enviar pacotes de dados e pacotes de verificação encapsulados pela unidade de encapsulamento através do uso de um protocolo baseado no UDP.
Numa forma de realização, a presente invenção fornece ainda um dispositivo para receber pacotes de dados, que inclui uma unidade de receção, uma unidade de obtenção, e uma unidade de correção de erros. A unidade de receção está adaptada para receber pacotes de dados e pacotes de verificação através do uso de um protocolo baseado no UDP. A unidade de obtenção está adaptada para obter informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados recebidos pela unidade de receção, ou obter a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção, ou obter a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção. A unidade de correção de erros está adaptada para realizar processamento FEC nos pacotes de dados recebidos e nos pacotes de verificação recebidos de acordo com a informação 9 correspondente obtida pela unidade de obtenção, de modo a recuperar pacotes de dados perdidos.
Comparadas com a tecnologia convencional, as formas de realização da presente invenção têm as seguintes principais diferenças e efeitos. A codificação FEC é realizada nos pacotes de dados para gerar pacotes de verificação, a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada nos pacotes de dados e/ou nos pacotes de verificação, e os pacotes de dados e os pacotes de verificação são transmitidos através do protocolo baseado no UDP. Portanto, depois do dispositivo de retransmissão, tal como uma MCU, modificar o SN do pacote, o terminal de receção pode ainda obter a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação, de modo a recuperar corretamente os pacotes de dados perdidos, prevenindo deste modo um problema de correspondência da MCU e do terminal. Assim, a adaptabilidade de ambiente de uma função antiperda de pacote é muito melhorada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A FIG. 1 é uma vista esquemática de um típico processo de transporte de vídeo/áudio numa rede IP na tecnologia convencional; A FIG. 2 é uma vista estrutural esquemática de um pacote FEC na tecnologia convencional; A FIG. 3 é uma vista estrutural esquemática de um cabeçalho de pacote de um pacote de verificação na tecnologia convencional; 10 A FIG. 4 é uma vista esquemática de um processo em que um terminal de receção de uma MCU realiza uma operação de recuperação e um terminal de transmissão realiza uma verificação novamente na tecnologia convencional; A FIG. 5 é um fluxograma de um método de transmissão de pacotes de dados de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção; A FIG. 6 é uma vista esquemática de uma relação de geração entre pacotes de dados e pacotes de verificação de acordo com a primeira forma de realização da presente invenção; A FIG. 7 é uma fluxograma de um método para receção de pacotes de dados de acordo com uma segunda forma de realização da presente invenção; A FIG. 8 é uma vista esquemática de um formato de empacotamento RTP de pacotes de dados e pacotes de verificação num método para transmissão de pacotes de dados de acordo com uma terceira forma de realização da presente invenção; A FIG. 9 é uma vista estrutural esquemática de um dispositivo para transmissão de pacotes de dados de acordo com uma quinta forma de realização da presente invenção; e A FIG. 10 é uma vista estrutural esquemática de um dispositivo para receção de pacotes de dados de acordo com uma sexta forma de realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO
De modo a tornar os objetivos, soluções técnicas, e vantagens da presente invenção mais compreensíveis, as 11 formas de realização são descritas em detalhe abaixo com referência aos desenhos de acompanhamento.
Uma primeira forma de realização da presente invenção refere-se a um método para transmissão de pacotes de dados. Nesta forma de realização, através do registo de palavras caracteristicas de todos os pacotes de dados num grupo de verificação ao qual pertencem os pacotes de verificação nos pacotes de verificação, são transportadas informações correspondentes independentes de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação. A FIG. 5 mostra o processo especifico.
No Passo 510, é realizada codificação FEC nos pacotes de dados com dados de voz e/ou de vídeo para gerar pacotes de verificação. Especificamente, um terminal de transmissão seleciona uma matriz de verificação ΜχΝ, e realiza uma codificação FEC em pacotes de dados M de acordo com a matriz de verificação selecionada, de modo a gerar os pacotes de verificação N. Os pacotes de verificação N gerados e os pacotes de dados M formam um grupo de verificação, em que M e N são inteiros positivos.
Por exemplo, o terminal de transmissão seleciona uma matriz de verificação 4^3, isto é, cada 4 pacotes de dados geram 3 pacotes de verificação, de modo a formar um grupo de verificação. Uma relação de geração entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação pode ser como se segue. Um pacote de dados xl, um pacote de dados x2 e um pacote de dados x3 geram um pacote de verificação cl, o pacote de dados xl e o pacote de dados x4 geram um pacote de verificação c2, e o pacote de dados xl, o pacote de dados x2 e o pacote de dados x4 geram um pacote de verificação c3, conforme mostrado na FIG. 6. 12
De seguida, o procedimento segue para o Passo 520, em que o terminal de transmissão empacota os pacotes de verificação gerados num formato RTP, e transporta a informação correspondente independente do SN do pacote e denota a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de verificação gerados.
Especificamente, um cabeçalho de pacote de um pacote de verificação e uma carga do pacote de verificação são colocados numa carga de um pacote RTP, de modo a formar um pacote FEC, o cabeçalho do pacote do pacote de verificação é alargado, e a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada na informação alargada. A informação alargada é como mostrado na Tabela 1. SN da Classificação SN Quantidade de Palavra Palavra Palavra Número do Matriz de Pacotes de Dados Característica Característica Característica Grupo de Verificação Efetivos 1 2 n Verificação
Tabela 1 O SN da matriz de verificação denota o SN da matriz de verificação usado pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence. Através do transporte da informação no cabeçalho do pacote do pacote de verificação, a matriz de verificação ΜχΝ, usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, é unicamente determinada pelo terminal recetor, isto é, os valores de M e N e uma relação de verificação são unicamente determinados pelo terminal recetor. A classificação de SN denota a classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, e está adaptado para identificar uma posição do pacote de verificação. Para o caso acima, a 13 classificação de SN do pacote de verificação cl é definido a 1, a classificação do SN do pacote de verificação c2 é definida a 2, e a classificação de SN do pacote de verificação c3 é definida a 3. A quantidade de pacotes de dados efetivos denota a quantidade de pacotes de dados efetivos no grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence. Para o caso acima descrito, nos cabeçalhos dos pacotes dos pacotes de verificação cl, c2, e c3, a quantidade de pacotes de dados efetivos é definida a 4. A palavra caracteristica 1 ... a palavra caracteristica n denotam as palavras características de todos os pacotes de dados do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, a classificação da palavra caracteristica 1 ... a palavra caracteristica n é a mesma que uma sequência de transmissão de pacotes de dados no grupo de verificação. A palavra caracteristica de cada pacote de dados é gerada pelo correspondente pacote de dados, e identifica unicamente o pacote de dados. Por exemplo, a palavra caracteristica do pacote de dados é obtida através do cálculo da soma de controlo do pacote de dados e pelo cálculo de um controlo de redundância cíclico (CRC - cyclic redundancy check) do pacote de dados. Um comprimento das palavras características pode ser definido de acordo com os requisitos de cálculo. 0 número do grupo de verificação denota o número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, de modo que o terminal de receção sabe o grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence. 14
Para o caso acima, é assumido que o número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual o pacote de dados xl, o pacote de dados x2, o pacote de dados x3, o pacote de dados x4, o pacote de verificação cl, o pacote de verificação c2, o pacote de verificação c3 pertence é 9, o SN da matriz de verificação 4x3 usada é 1, e a sequência de transmissão dos sete pacotes é (xl ., x2, x3, x4, cl, c2, e c3) i , em que xl: RTP SN ^ = 100 A palavra caracteristica do pacote de dados xl é 11 • x2 : RTP SN ^ = 101 A palavra caracteristica do pacote de dados x2 é t2 • x3 : RTP SN ^ = 102 A palavra caracteristica do pacote de dados x3 é t3 • x4 : RTP SN : = 103 A palavra caracteristica do pacote de dados x4 é t4
Nos cabeçalhos dos pacotes do pacote de verificação cl, do pacote de verificação c2, e do pacote de verificação c3, os campos alargados são definidos conforme mostrado na Tabela 2 . RTP_SN SN da Matriz de Verificação Classificação SN Quantidade de Pacotes de Dados Efetivos Palavra Caracteristica 1 Palavra Caracteristica 2 Palavra Caracteristica 3 Palavra Caracteristica 4 Número do Grupo de Verificação cl 104 1 1 4 tl T2 T3 T4 9 c2 105 1 2 4 tl T2 T3 T4 9 c3 106 1 3 4 tl T2 T3 T4 9
Tabela 2 15
Desta forma, mesmo que os pacotes de dados e os pacotes de verificação sejam encaminhados pela MCU, e o RTP SN seja modificado da seguinte forma: xl: RTP_SN = 562 x2: RTP_SN = 563 x3: RTP_SN =564 x4: RTP_SN =565 cl: RTP_SN = 566 c2: RTP_SN = 567 c3: RTP_SN = 568 o terminal recetor pode ainda saber os pacotes de dados para gerar os pacotes de verificação (isto é, os pacotes de dados correspondentes aos pacotes de verificação) de acordo com a informação alargada transportada nos cabeçalhos dos pacotes dos pacotes de verificação. Por exemplo, para o pacote de verificação cl, de acordo com a informação alargada transportada no cabeçalho do pacote do pacote de verificação cl, o terminal recetor sabe que a matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação cl pertence, é a matriz de verificação 4x3, sabe a relação de geração entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação no grupo de verificação, e sabe que o pacote de verificação cl é o primeiro pacote de verificação no grupo de verificação, de modo a deduzir que os pacotes de dados para gerar o pacote de verificação cl é o Io pacote de 16 dados, ο 2o pacote de dados, e o 3o pacote de dados no grupo de verificação. Adicionalmente, as palavras caracteristicas nos pacotes de dados no grupo de verificação são transportadas em sequência na informação alargada no cabeçalho do pacote, assim o terminal de receção pode encontrar pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação cl de acordo com a palavra caracteristica dos pacotes de dados.
Em seguida, o procedimento prossegue para o Passo 530, em que o terminal de transmissão transmite os pacotes de dados e os pacotes de verificação através do uso do RTP. Para os casos acima descritos, o terminal de transmissão transmite o pacote de dados xl, o pacote de dados x2, o pacote de dados x3, o pacote de dados x4, o pacote de verificação cl, o pacote de verificação c2, e o pacote de verificação c3 em sequência através do uso do RTP.
Nesta forma de realização, a informação correspondente denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação transportados nos pacotes de verificação é independente do SN do pacote, de modo que mesmo que um dispositivo de retransmissão, por exemplo, a MCU, modifique o SN do pacote, o terminal de receção pode ainda obter a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação, de modo a recuperar os pacotes de dados perdidos, prevenindo um problema de correspondência entre a MCU e o terminal, e a adaptabilidade de ambiente de uma função antiperda de pacote é muito melhorada.
Adicionalmente, nesta forma de realização, somente os cabeçalhos dos pacotes dos pacotes de verificação são estendidos, e os pacotes de dados não necessitam de ser modificados. Portanto, mesmo se um terminal de receção não 17 suportar a verificação de dados nesta forma de realização, é somente necessário descartar os pacotes de verificação, e um normal processo de descodificação de pacotes de dados não é afetado. Adicionalmente, enquanto os dados de video/áudio nos pacotes de dados não forem modificados, as correspondentes palavras caracteristicas não serão alteradas, de modo a recuperar corretamente os pacotes perdidos.
Uma segunda forma de realização da presente invenção refere-se a um método para receber pacotes de dados. Esta forma de realização corresponde ao método para transmissão de pacotes de dados da primeira forma de realização. A FIG. 7 mostra o processo especifico.
No Passo 710, os pacotes de dados e os pacotes de verificação são recebidos a partir de uma rede através do uso de um RTP, em que os pacotes de dados têm dados de voz e/ou video.
Em seguida, o procedimento prossegue para o Passo 720, em que a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é obtida a partir dos pacotes de verificação recebidos.
Especificamente, um terminal de receção analisa um cabeçalho do pacote de um pacote de verificação recebido, e obtém um número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o grupo de verificação pertence, e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação a partir do cabeçalho de pacote analisado do pacote de verificação, e obtém 18 palavras características de todos os pacotes de dados do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence em sequência. Depois, os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação são encontrados de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, a classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, e as palavras características.
Para o caso na primeira forma de realização, por exemplo, para o pacote de verificação cl, quando recebe o pacote de verificação cl, o terminal de receção primeiro analisa um cabeçalho do pacote do pacote de verificação cl, e obtém um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual o pacote de verificação cl pertence, uma classificação de SN do pacote de verificação cl entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, palavras características de todos os pacotes de dados do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação cl pertence, e outra informação a partir do cabeçalho de pacote analisado do pacote de verificação cl. Depois, de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, é sabido que a matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação cl pertence é uma matriz de verificação 4x3. Adicionalmente, de acordo com uma posição obtida do pacote de verificação cl entre os pacotes de verificação no grupo de verificação (o pacote de verificação cl é um primeiro pacote de verificação), é sabido que o pacote de verificação cl é gerado pelo Io pacote de dados, o 2° pacote de dados, e o 3o pacote de dados no grupo de verificação. Adicionalmente, de acordo com a informação obtida de que as palavras características dos pacotes de dados no grupo de verificação são tl, t2, t3 e t4 em sequência, é sabido que os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação cl é o pacote de 19 dados com a palavra característica de tl, o pacote de dados com a palavra característica de t2, e o pacote de dados com a palavra característica de t3, de modo a encontrar os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação cl.
Por exemplo, o terminal de receção recebe um pacote de dados xl, o pacote de dados x3, o pacote de dados x2, e o pacote de dados x4, e gera as correspondentes palavras características de tl, t3, t2, e t4 em sequência de acordo com os pacotes de dados quando recebe os pacotes de dados, de modo que o terminal recetor possa saber que os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação cl são os pacotes de dados recebidos xl, x2 e x3 através da comparação da informação da palavra característica obtida no cabeçalho do pacote com a informação da palavra característica gerada quando os pacotes de dados são recebidos.
Em seguida, o procedimento prossegue para o Passo 730, em que o terminal de receção realiza o processamento FEC nos pacotes de dados recebidos e nos pacotes de verificação recebidos de acordo com a informação correspondente obtida, de modo a recuperar os pacotes de dados perdidos.
Por exemplo, depois de receber os pacotes de verificação e de extrair a informação alargada nos cabeçalhos do pacote, o terminal de receção pode detetar se os pacotes estão perdidos ou não através da classificação das palavras características dos pacotes de dados recebidos de acordo com as palavras características na informação alargada. Para o caso na primeira forma de realização, é assumido que nesta forma de realização, o terminal de receção recebe somente os pacotes de dados xl e o pacote de dados x2, de modo que de acordo com as palavras características 20 transportadas no pacote de verificação, pode ser detetado que os pacotes de dados perdidos são os pacotes de dados x3 e o pacote de dados x4.
Depois, o terminal de receção recupera os pacotes de dados perdidos de acordo com a informação correspondente obtida da correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação. Isto é, o pacote de dados x3 é recuperado através do uso do pacote de verificação cl, do pacote de dados xl, e do pacote de dados x2, e o pacote de dados x4 é recuperado através do uso do pacote de verificação c2 e do pacote de dados xl.
Uma terceira forma de realização da presente invenção refere-se a um método para transmissão de pacotes de dados. Esta forma de realização é aproximadamente a mesma que a primeira forma de realização, exceto que: na primeira forma de realização, através do registo das palavras caracteristicas de todos os pacotes de dados no grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence no pacote de verificação, a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada, enquanto que nesta forma de realização, através da inserção de dados adicionais nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação, a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada. Aqui, um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de dados pertence ou o grupo de verificação pertence, e uma classificação de SN no grupo de verificação são transportados nos dados adicionais. 21
Especificamente, um formato de empacotamento RTP dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação nesta forma de realização é como mostrado na FIG. 8, e os dados adicionais são respetivamente inseridos nos pacotes de dados ou nos pacotes de verificação. Uma estrutura de dados adicionais é como mostrado na Tabela 3. SN da Matriz de Verificação Quantidade de Pacotes de Dados Efetivos Classificação SN Tipo de Pacote Número do Grupo de Verificação
Tabela 3 0 SN da matriz de verificação indica o SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou pacote de verificação pertence. Através do transporte da informação nos dados adicionais, uma matriz de verificação M*N usada pelo grupo de verificação é unicamente determinada pelo terminal de receção, isto é, os valores de M e N e uma relação de verificação são unicamente determinados pelo terminal de receção. Aqui o SN da matriz de verificação tem os mesmo significado que na Tabela 1. A quantidade de pacotes de dados efetivos denotam a quantidade de pacotes de dados efetivos no grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou pacote de verificação pertence, que tem o mesmo significado que na Tabela 1. A classificação de SN denota a classificação de SN do pacote de dados ou pacote de verificação no grupo de verificação, e o valor do mesmo é (0, M+N) . Por exemplo, a matriz de verificação usada é uma matriz de verificação 4x3, e uma relação de geração entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é como mostrado na FIG. 6, isto 22 é, as classificações dos SNs do pacote de dados xl, do pacote de dados x2, do pacote de dados x3, do pacote de dados x4, do pacote de verificação cl, do pacote de verificação c2, e do pacote de verificação c3 são respetivamente 0, 1, 2, 3, 4, 5, e 6. O tipo de pacote é informação de tipo de pacote denotando se o pacote atual é um pacote de dados ou um pacote de verificação, de modo que o terminal de receção possa rapidamente determinar o tipo de pacote do pacote atual de acordo com a informação. O número do grupo de verificação denota que o número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou pacote de verificação pertence, de modo a que o terminal de receção possa saber o grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou pacote de verificação pertence. Aqui o número do grupo de verificação tem o mesmo significado que na Tabela 1. É facilmente encontrado que nesta forma de realização, através da introdução respetivamente de dados adicionais nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação, a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada. Portanto, mesmo se um dispositivo de retransmissão, tal como uma MCU, modificar o SN do pacote, o terminal de receção pode ainda obter a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação, de modo a recuperar corretamente os pacotes de dados perdidos, prevenindo um problema de correspondência da MCU e do terminal, e a adaptabilidade de ambiente de uma função antiperda de pacote é muito melhorada. 23
Uma quarta forma de realização da presente invenção refere-se a um método para receber pacotes de dados. Esta forma de realização corresponde ao método para transmissão de pacotes de dados da terceira forma de realização, assim esta forma de realização é aproximadamente a mesma que a segunda forma de realização, exceto que: na segunda forma de realização, o terminal de receção obtém a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de verificação recebidos, enquanto que nesta forma de realização, um terminal de receção obtém a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados recebidos e dos pacotes de verificação recebidos.
Especificamente, o terminal de receção analisa respetivamente dados adicionais alargados recebidos num pacote de dados e pacote de verificação, e obtém um número do grupo de verificação de um grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou o pacote de verificação pertence, um SN de uma matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou grupo de verificação pertence, e uma classificação de SN do pacote de dados ou pacote de verificação no grupo de verificação a partir dos dados adicionais analisados. Contudo, de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, e a classificação dos SNs do pacote de dados e do pacote de verificação no grupo de verificação, são encontrados os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação.
Por exemplo, de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, é sabido que a matriz de verificação usada pelo grupo de verificação é uma matriz de verificação 4x3, 24 e uma relação de geração entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é como mostrado na FIG. 6. Adicionalmente, de acordo com a classificação de SN obtida no grupo de verificação, o terminal de receção sabe que os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação com a classificação de SN de 4 são os pacotes de dados com a classificação de SN de 0, o pacote de dados com a classificação de SN de 1, e o pacote de dados com a classificação de SN de 2 . Similarmente, 0 terminal de receção pode saber os pacotes de dados correspondentes respetivamente ao pacote de verificação com a classificação de SN de 5 ou 6.
Nesta forma de realização, os passos em que o terminal de receção recebe os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir de uma rede através do RTP, e realiza o processamento FEC nos pacotes de dados e pacotes de verificação recebidos de acordo com a informação correspondente obtida para recuperar os pacotes de dados perdidos são os mesmos que os da segunda forma de realização, e são aqui descritos novamente.
Uma quinta forma de realização da presente invenção refere-se a um dispositivo de transmissão de pacotes de dados. Com referência à FIG. 9, o dispositivo inclui uma unidade de codificação adaptada para realizar codificação FEC em pacotes de dados para gerar pacotes de verificação, uma unidade de encapsulamento adaptada para transportar informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados e/ou nos pacotes de verificação, e uma unidade de transmissão adaptada para transmitir pacotes de dados e pacotes de verificação encapsulados pela unidade de encapsulamento 25 através do uso de um protocolo baseado num UDP, por exemplo, um RTP. A informação correspondente denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados e/ou nos pacotes de verificação é independente do SN do pacote, deste modo mesmo se um dispositivo de retransmissão tal como uma MCU modificar o SN do pacote, o terminal de receção pode ainda obter a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação, de modo a recuperar corretamente os pacotes de dados perdidos, previne um problema de correspondência da MCU e do terminal, e a adaptabilidade de ambiente de uma função antiperda de pacote é muito melhorada. 0 processo de codificação FEC que a unidade de codificação realiza nos pacotes de dados para gerar pacotes de verificação é como se segue: uma matriz de verificação ΜχΝ é selecionada, a codificação FEC é realizada em pacotes de dados M de acordo com a matriz de verificação selecionada, de modo a gerar pacotes de verificação N; os pacotes de verificação N gerados e os pacotes de dados M a partir de um grupo de verificação, em que M e N são inteiros positivos. A unidade de encapsulamento inclui uma primeira subunidade e uma segunda subunidade, de modo a transportar a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados e/ou nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação. 26 A primeira subunidade está adaptada para transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual pertence um pacote de verificação e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação nos pacotes de verificação gerados. A segunda subunidade está adaptada para transportar palavras caracteristicas de todos os pacotes de dados do grupo de verificação ao qual pertence o pacote de verificação no pacote de verificação, e transporta as palavras caracteristicas dos pacotes de dados em sequência de acordo com uma sequência de transmissão dos pacotes de dados no grupo de verificação, no qual a palavra caracteristica de cada pacote de dados é gerada de acordo com o correspondente pacote de dados, e identifica unicamente o pacote de dados correspondente.
Em alternativa, da forma que se segue a unidade de encapsulamento inclui uma terceira subunidade, de modo a transportar informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando uma correspondente relação entre os pacotes de dados e pacotes de verificação nos pacotes de dados e/ou nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação. A terceira subunidade está adaptada para transportar respetivamente um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual pertence um pacote de dados ou um pacote de verificação e uma classificação de SN no grupo de verificação no pacote de dados e no pacote de verificação.
Deve ser notado que a unidade de encapsulamento pode ainda incluir uma quarta subunidade adaptada para transportar um número do grupo de verificação para identificação de um grupo de verificação ao qual pertence um pacote de 27 verificação no pacote de verificação, ou respetivamente transportar um número do grupo de verificação para identificação de um grupo de verificação ao qual pertence um pacote de dados ou um pacote de verificação no pacote de dados e no pacote de verificação.
Adicionalmente, deve ser notado que todas as unidades nesta forma de realização são unidades lógicas, e podem ter diversas implementações fisicas em aplicações reais.
Uma sexta forma de realização da presente invenção refere-se a um dispositivo para receção de pacotes de dados. Esta forma de realização corresponde ao dispositivo para transmissão de pacotes de dados da quinta forma de realização. Especificamente, com referência à FIG. 10, o dispositivo inclui uma unidade de receção adaptada para receber pacotes de dados e pacotes de verificação através do uso de um protocolo baseado num UDP, uma unidade de obtenção adaptada para obter informação correspondente independente de um SN do pacote e denotar uma correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e/ou dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção, e uma unidade de correção de erros adaptada para realizar processamento FEC nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação recebidos de acordo com a informação correspondente obtida pela unidade de obtenção, de modo a recuperar os pacotes de dados perdidos. A unidade de obtenção inclui uma primeira subunidade, uma segunda subunidade, e uma terceira subunidade como se segue, de modo a obter a informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e/ou 28 dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção. A primeira subunidade está adaptada para obter um SN de uma matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação do grupo de verificação transportados no pacote de verificação. A segunda subunidade está adaptada para obter palavras caracteristicas de todos os pacotes de dados do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence transportado no pacote de verificação em sequência. A terceira subunidade está adaptada para encontrar os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, a classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, e as palavras caracteristicas.
Em alternativa, a unidade de obtenção inclui uma quarta subunidade e uma quinta subunidade como se segue, de modo a obter a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e/ou dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção. A quarta subunidade está adaptada para obter um SN da matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual um pacote de dados ou um pacote de verificação pertence e uma classificação de SN do pacote de dados ou do pacote de verificação no grupo de verificação respetivamente transportado no pacote de dados e no pacote de verificação. A quinta subunidade está adaptada para encontrar pacotes de dados correspondentes ao pacote de 29 verificação de acordo com o SN obtido da matriz de verificação, e a classificação dos SNs do pacote de dados e do pacote de verificação no grupo de verificação.
Importa referir que a unidade de obtenção pode ainda incluir uma sexta subunidade. A sexta subunidade está adaptada para obter um número do grupo de verificação para identificar o grupo de verificação ao qual pertence o pacote de verificação transportado no pacote de verificação, e enviar o número do grupo de verificação obtido para as primeiras e segundas subunidades. Em alternativa, a sexta subunidade está adaptada para obter o número do grupo de verificação para o grupo de verificação ao qual o pacote de dados ou pacote de verificação pertence, respetivamente transportado no pacote de dados e no pacote de verificação, e enviar o número de grupo de verificação para a quarta subunidade.
Adicionalmente, importa referir que todas as unidades nesta forma de realização são unidades lógicas, e podem ter diversas implementações fisicas em aplicações reais.
Para resumir, nas formas de realização da presente invenção, a codificação FEC é realizada nos pacotes de dados para gerar pacotes de verificação, a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação é transportada nos pacotes de dados e/ou pacotes de verificação, e os pacotes de dados e pacotes de verificação são transmitidos através do uso do protocolo com base no UDP. Portanto, depois de um dispositivo de retransmissão tal como uma MCU modificar um SN do pacote, o terminal de receção pode ainda obter a correspondente relação entre pacotes de dados e pacotes de verificação, de modo a recuperar corretamente os pacotes de 30 dados perdidos, prevenindo o problema de correspondência da MCU e do terminal, e a adaptabilidade de ambiente da função antiperda de pacote é muito melhorada. O terminal de transmissão transporta a informação correspondente independente do SN do pacote e denota a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação através do registo das palavras caracteristicas dos pacotes de dados nos pacotes de verificação, ou transporta a informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a correspondente relação entre os pacotes de dados e pacotes de verificação através do alargamento dos dados adicionais nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação. Portanto, as formas de realização da presente invenção podem ser implementadas de forma flexivel.
Através do registo das palavras caracteristicas dos pacotes de dados nos pacotes de verificação, os pacotes de dados não necessitam de ser modificados, e a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação pode ser transportada por apenas modificar correspondentemente os pacotes de verificação. Portanto, quando um terminal de receção não suportar a verificação de dados nas formas de realização da presente invenção, é somente necessário descartar os pacotes de verificação, e um normal processo de descodificação dos pacotes de dados não é afetado. Adicionalmente, enquanto não forem alterados os dados de video/áudio no pacote de dados, as correspondentes palavras caracteristicas não mudam, e os pacotes perdidos podem ser normalmente recuperados. 31 31 descrita acima através da presente invenção, na técnica podem fazer e detalhes sem sairem A presente invenção foi ilustrada e das formas de realização preferidas Pessoas com as normais competências modificações e variações nas formas do âmbito da presente invenção.
Lisboa, 7 de Setembro de 2012

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para transmissão de pacotes de dados, compreendendo: realização (510) de correção de erros à posteriori, FEC, codificação em pacotes de dados para gerar pacotes de verificação; transmissão (530) dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação através do uso de um protocolo baseado no protocolo datagrama de utilizador, UDP; caracterizado por, os pacotes de dados transportarem informação correspondente independente de um número de sequência de pacote, SN, e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação, ou os pacotes de verificação transportarem informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação; ou os pacotes de dados e os pacotes de verificação transportarem respetivamente a informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação.
2. O método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 1, em que os pacotes de dados levam dados de voz; ou os pacotes de dados levam dados de video; ou os pacotes de dados levam dados de voz e dados de video. 2 3. 0 método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a realização (510) de codificação FEC nos pacotes de dados para gerar os pacotes de verificação compreender: a realização de codificação FEC em pacotes de dados M de acordo com uma matriz de verificação MxN, de modo a gerar pacotes de verificação N, em que os pacotes de verificação N e os pacotes de dados M formam um grupo de verificação, e M e N são inteiros positivos.
4. Um método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por um pacote de verificação dos pacotes de verificação N transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação N no grupo de verificação; e transportar palavras caracteristicas dos pacotes de dados M do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, e transportar as palavras caracteristicas em sequência de acordo com uma sequência de transmissão dos pacotes de dados no grupo de verificação, em que as palavras caracteristicas são geradas de acordo com os correspondentes pacotes de dados, e identifica unicamente os correspondentes pacotes de dados.
5. O método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por 3 um pacote de dados de pacotes de dados M transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação e uma classificação de SN do pacote de dados no grupo de verificação; e um pacote de verificação dos pacotes de verificação N transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação e uma classificação de SN do pacote de verificação no grupo de verificação; em que o SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote dados pertence e a classificação de SN do pacote de dados no grupo de verificação são transportados em dados adicionais alargados do pacote de dados, o SN na matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence e a classificação de SN do pacote de verificação no grupo de verificação são transportados em dados adicionais alargados do pacote de verificação; e os dados adicionais alargados no pacote de dados compreendem ainda informação adaptada de tipo de pacote para denotar que um pacote atual é um pacote de dados; e os dados adicionais alargados do pacote de verificação compreendem ainda informação de tipo de pacote adaptada para denotar que um atual pacote é um pacote de verificação. 6. 0 método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 4 e 5, caracterizado por: 4 um pacote de verificação de pacotes de verificação N transportar ainda um número do grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação; e um pacote de dados dos pacotes de dados M transporta ainda um número do grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação. 7. 0 método para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado por: um pacote de verificação dos pacotes de verificação N transportar ainda um quantidade efetiva de pacotes de dados no grupo de verificação; e um pacote de dados dos pacotes de dados M transportar ainda uma quantidade efetiva de pacotes de dados no grupo de verificação.
8. Um método para receber pacotes de dados, compreendendo: receção (710) de pacotes de dados e pacotes de verificação através do uso de um protocolo baseado no protocolo datagrama de utilizador, UDP; caracterizado por o método compreender ainda: obtenção (720) de informação correspondente independente de um número de sequência de pacote, SN, e denotar uma correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados; ou obtenção da informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a correspondente relação de mapeamento entre 5 os pacotes de dados e pacotes de verificação a partir dos pacotes de verificação; ou obtenção da informação correspondente independente de um SN do pacote e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação; e realização (730) de processamento de correção de erros à posteriori, FEC, nos pacotes de dados e pacotes de verificação de acordo com a informação correspondente, de modo a recuperar pacotes de dados perdidos.
9. O método para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a obtenção (720) da informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de verificação compreender: obtenção de um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence e uma classificação de SN de um pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação a partir dos pacotes de verificação; obtenção de palavras caracteristicas dos pacotes dados do grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação em sequência; e procura de pacotes de dados correspondentes aos pacotes de verificação de acordo com o SN da matriz de 6 verificação, a classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, e as palavras caracteristicas. 10. 0 método para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a obtenção (720) de informação correspondente independente do SN do pacote e denotando a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação compreender: obtenção de um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual o pacote de dados pertence e uma classificação de SN do pacote de dados dos pacotes de dados no grupo de verificação a partir dos pacotes de dados; obtenção de um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem e uma classificação de SN dos pacotes de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação a partir dos pacotes de verificação; e procura de pacotes de dados correspondentes aos pacotes de verificação de acordo com o SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem, a classificação de SN do pacote de verificação no grupo de verificação, e a classificação de SN do pacote de dados no grupo de verificação. 7 11. Ο método para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender ainda: obtenção de um número do grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação; e obtenção de um grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de dados pertencem a partir dos pacotes de dados. 12. 0 método para receção de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 10, compreendendo ainda: obtenção de um grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação; e obtenção de um número do grupo de verificação adaptado para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de dados pertencem a partir dos pacotes de dados.
13. Um dispositivo para transmissão de pacotes de dados, em que compreende: uma unidade de codificação, adaptada para realizar codificação de correção de erros à posteriori, FEC, em pacotes de dados para gerar pacotes de verificação; caracterizado por o dispositivo compreender ainda: 8 uma unidade de encapsulamento, adaptada para transportar informação correspondente independente de um número de sequência de pacote, SN, e denotar uma correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados; ou transportar a informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a corresponde relação de mapeamento entre os pacotes e dados e os pacotes de verificação nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação; ou respetivamente transportar informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação gerados pela unidade de codificação; e uma unidade de transmissão, adaptada para transmitir os pacotes de dados e os pacotes de verificação encapsulados pela unidade de encapsulamento através do uso de um protocolo baseado no protocolo datagrama de utilizador, UDP. 14. 0 dispositivo para transmissão de pacotes de dados de acordo com reivindicação 13, caracterizado por a unidade de codificação compreender: uma subunidade de correção de erros, adaptada para realizar codificação FEC em pacotes de dados M de acordo com uma matriz de verificação M*N, de modo a gerar pacotes de verificação N, em que os pacotes de verificação N gerados e os pacotes de dados M formam um grupo de verificação, e M e N são inteiros positivos. 9 15. 0 dispositivo para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a unidade de encapsulamento compreender: uma primeira subunidade, adaptada para transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação N no grupo de verificação no pacote de verificação enviado a partir da unidade de codificação; e uma segunda subunidade, adaptada para transportar palavras caracteristicas dos pacotes de dados M do grupo de verificação ao qual o pacote de verificação pertence, e transportar as palavras caracteristicas em sequência de acordo com uma sequência de transmissão de pacotes de dados no grupo de verificação no pacote de verificação, em que as palavras caracteristicas são geradas de acordo com os correspondentes pacotes de dados, e identificam unicamente os correspondentes pacotes de dados. 16. 0 dispositivo para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a unidade de encapsulamento compreender: uma terceira subunidade, adaptada para transportar um SN da matriz de verificação usada pelo grupo de verificação e uma classificação de SN do pacote de dados dos pacotes de dados M no grupo de verificação no pacote de dados, e transportar um SN da matriz de verificação usada por um grupo de verificação e uma classificação de SN do pacote de verificação da verificação N no grupo de verificação 10 no pacote de verificação enviado a partir da unidade de codificação.
17. O dispositivo para transmissão de pacotes de dados de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por compreender ainda: uma quarta subunidade, adaptada para transportar um grupo de verificação para identificação do grupo de verificação no pacote de verificação enviado a partir da unidade de encapsulamento, e transportar um número do grupo de verificação para identificação do grupo de verificação no pacote de dados enviado a partir da unidade de encapsulamento.
18. Um dispositivo para receber pacotes de dados, compreendendo: uma unidade de receção, adaptada para receber pacotes de dados e pacotes de verificação através do uso de um protocolo baseado no protocolo datagrama de utilizador, UDP; caracterizado por o dispositivo compreender ainda: uma unidade de obtenção, adaptada para obter informação correspondente independente de um número de sequência de pacote, SN, e denotar uma correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados; ou obtenção da informação correspondente independente do SN do pacote e denotar a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e pacotes de verificação a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção; ou obtenção da informação correspondente independente de um SN do 11 pacote e denotar a correspondente relação de mapeamento entre os pacotes de dados e os pacotes de verificação a partir dos pacotes de dados e dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção; e uma unidade de correção de erros, adaptada para realizar processamento de correção de erros à posteriori, FEC, nos pacotes de dados e nos pacotes de verificação de acordo com a informação correspondente obtida pela unidade de obtenção, de modo a recuperar pacotes de dados perdidos. 19. 0 dispositivo para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a unidade de obtenção compreender: uma primeira subunidade, adaptada para obter um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem e uma classificação de SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção; uma segunda subunidade, adaptada para obter palavras caracteristicas dos pacotes de dados do grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção em sequência; e uma terceira subunidade, adaptada para procurar pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação recebido pela unidade de receção de acordo com o SN da matriz de verificação, a classificação de 12 SN do pacote de verificação entre os pacotes de verificação no grupo de verificação, e as palavras caracteristicas obtidas pela primeira subunidade e pela segunda subunidade. 20. 0 dispositivo para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por a unidade de obtenção compreender: uma quarta subunidade, adaptada para obter um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual os pacotes de dados pertencem e uma classificação de SN do pacote de dados dos pacotes de dados no grupo de verificação a partir dos pacotes de dados recebidos pela unidade de receção, e obtenção de um SN de uma matriz de verificação usada por um grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem e uma classificação de SN do pacote de verificação dos pacotes de verificação no grupo de verificação a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção; e uma quinta subunidade, adaptada para procurar os pacotes de dados correspondentes ao pacote de verificação de acordo com o SN da matriz de verificação, a classificação de SN do pacote de dados no grupo de verificação, e a classificação de SN do pacote de verificação no grupo de verificação obtido pela quarta subunidade. 21. 0 dispositivo para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por compreender ainda: 13 uma sexta subunidade, adaptada para obter um número do grupo de verificação para identificar um grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção, e envio do número obtido do grupo de verificação para a unidade de obtenção. 22. 0 dispositivo para receber pacotes de dados de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por compreender ainda: uma sexta subunidade, adaptada para obter um número do grupo de verificação para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de dados pertencem a partir dos pacotes de dados recebidos pela unidade de receção, obtenção de um número do grupo de verificação para identificar o grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem a partir dos pacotes de verificação recebidos pela unidade de receção, e envio do número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual os pacotes de dados pertencem e o número do grupo de verificação do grupo de verificação ao qual os pacotes de verificação pertencem para a unidade de obtenção. Lisboa, 7 de Setembro de 2012
PT08706573T 2007-04-29 2008-01-28 Um método e um aparelho para transmissão e receção de pacotes de dados PT2166687E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN2007101036246A CN101296055B (zh) 2007-04-29 2007-04-29 数据包收发方法及装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2166687E true PT2166687E (pt) 2012-09-14

Family

ID=39925197

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08706573T PT2166687E (pt) 2007-04-29 2008-01-28 Um método e um aparelho para transmissão e receção de pacotes de dados

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8327233B2 (pt)
EP (1) EP2166687B1 (pt)
CN (1) CN101296055B (pt)
ES (1) ES2389388T3 (pt)
PL (1) PL2166687T3 (pt)
PT (1) PT2166687E (pt)
WO (1) WO2008131655A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101483497B (zh) * 2008-12-15 2011-08-03 华亚微电子(上海)有限公司 数据传输系统及其接收端、数据包恢复方法
US8265099B2 (en) * 2008-12-22 2012-09-11 Gn Resound A/S Error correction scheme in a hearing system wireless network
CN101877620B (zh) * 2009-04-30 2013-08-14 华为技术有限公司 前向纠错方法、装置和系统
CN101883240B (zh) * 2010-06-09 2012-02-22 广东威创视讯科技股份有限公司 基于mcu的视频会议系统及其视频传输丢包处理的方法
EP2823616B1 (en) 2012-03-06 2020-09-23 Appear TV AS Method, device and system for packet transmission over ip networks
CN103595504B (zh) * 2013-11-04 2017-07-28 上海数字电视国家工程研究中心有限公司 数据包的封装方法及校验方法
EP2961176B1 (en) * 2014-06-23 2017-01-11 Harman Becker Automotive Systems GmbH Correcting errors in a digital media transport stream
US10447755B2 (en) 2015-03-16 2019-10-15 Imagine Communications Corp. Video stream transmission over IP network
US10735142B2 (en) 2015-05-29 2020-08-04 Goodrich Corporation Multi-system data transfer protocol
CN105808469B (zh) * 2016-03-21 2018-12-25 北京小米移动软件有限公司 数据处理方法、装置、终端及智能设备
CN107241166A (zh) * 2017-06-12 2017-10-10 京信通信系统(中国)有限公司 一种长期演进上的语音Volte数据保障方法和设备
CN109729438B (zh) * 2017-10-31 2022-02-08 杭州海康威视数字技术股份有限公司 一种发送视频包、接收视频包的方法及装置
CN114337930A (zh) * 2018-02-14 2022-04-12 瑞昱半导体股份有限公司 网络数据预测方法
CN110740135A (zh) * 2019-10-21 2020-01-31 湖南新云网科技有限公司 一种多媒体教室的同屏数据传输方法、装置及系统
CN114499747B (zh) * 2020-11-09 2023-06-20 成都鼎桥通信技术有限公司 音视频数据的处理方法、装置、电子设备及存储介质
CN113726912B (zh) * 2021-11-03 2022-02-15 深圳市信润富联数字科技有限公司 云端与边缘端之间的数据同步方法、系统及存储介质
CN114884938A (zh) * 2022-07-11 2022-08-09 深圳瑞力网科技有限公司 云端服务器自适应处理下载文件的方法及对应的服务器
CN115037793B (zh) * 2022-08-12 2022-11-04 南京中孚信息技术有限公司 用户数据报协议数据处理方法、装置及电子设备

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE218778T1 (de) 1997-12-12 2002-06-15 3Com Corp Ein vorwärtsfehlerkorrektionssystem für packetbasierte echtzeitmedien
US6307487B1 (en) * 1998-09-23 2001-10-23 Digital Fountain, Inc. Information additive code generator and decoder for communication systems
US6490705B1 (en) * 1998-10-22 2002-12-03 Lucent Technologies Inc. Method and apparatus for receiving MPEG video over the internet
US6430159B1 (en) * 1998-12-23 2002-08-06 Cisco Systems Canada Co. Forward error correction at MPEG-2 transport stream layer
EP1241821A1 (fr) * 2001-03-13 2002-09-18 Koninklijke Philips Electronics N.V. Procédé de protection de paquets de données contre des erreurs
US7584404B2 (en) * 2002-12-19 2009-09-01 Intel Corporation Method and apparatus for multimedia communication over packet channels
KR100698620B1 (ko) * 2003-06-16 2007-03-21 삼성전자주식회사 강건한 에러 정정 부호화 장치를 가지는 디지털 송/수신시스템 및 그의 에러정정부호화/정정방법
FR2861517B1 (fr) * 2003-10-23 2006-01-27 Thomson Licensing Sa Methode de reconstruction de paquets perdus et appareils implementant la methode
DE10353974A1 (de) * 2003-11-19 2005-06-30 Siemens Ag Verfahren zur Übertragung von digitalen Informationspaketen in einem Datennetz
DE602004012711T2 (de) * 2004-04-29 2009-04-16 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd., Kadoma-shi Fehlerkodierung in einem Überrahmen für digitalen Hörfunk (DAB)
US7660245B1 (en) * 2004-09-16 2010-02-09 Qualcomm Incorporated FEC architecture for streaming services including symbol-based operations and packet tagging
KR100908646B1 (ko) * 2004-10-06 2009-07-21 노키아 코포레이션 포워드 에러 정정 프레임 어셈블링
ATE514246T1 (de) * 2005-08-19 2011-07-15 Hewlett Packard Development Co Andeutung von verlorenen segmenten über schichtgrenzen
US20070115833A1 (en) * 2005-11-21 2007-05-24 Gerald Pepper Varying the position of test information in data units
US20080134266A1 (en) * 2006-11-24 2008-06-05 Young-Seok Kang Digital broadcasting system and error correction method thereof

Also Published As

Publication number Publication date
US8327233B2 (en) 2012-12-04
EP2166687A4 (en) 2010-09-15
EP2166687A1 (en) 2010-03-24
US20100050058A1 (en) 2010-02-25
EP2166687B1 (en) 2012-06-27
WO2008131655A1 (fr) 2008-11-06
CN101296055A (zh) 2008-10-29
ES2389388T3 (es) 2012-10-25
PL2166687T3 (pl) 2012-11-30
CN101296055B (zh) 2013-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2166687E (pt) Um método e um aparelho para transmissão e receção de pacotes de dados
TWI431972B (zh) 封包描述的系統與處理方法
US9237101B2 (en) Generating and communicating source identification information to enable reliable communications
TWI501579B (zh) 使用透過單播系統接收之增量冗餘以在廣播系統中接收資料的接收器與接收方法
US8990663B2 (en) Method to support forward error correction for real-time audio and video data over internet protocol networks
US7739580B1 (en) System, method and apparatus for reducing blockage losses on information distribution networks
US20080250299A1 (en) Method of Transmitting Digital Data Packets and Device Implementing the Method and Receiver
US20070165673A1 (en) Method for reconstructing lost packets using a binary parity check
CN110943800A (zh) 数据包的发送方法、装置及系统、存储介质、电子装置
KR20080016637A (ko) 인 밴드 에러 패턴을 사용한 에러 복원
WO2010124651A1 (zh) 前向纠错方法、装置和系统
US11689323B2 (en) Efficient on-demand packet recovery for broadcast and multicast networks system and method
US20070124651A1 (en) Method for lost packet reconstruction and device for carrying out said method
US7215683B2 (en) Method and apparatus for protecting against packet losses in packet-oriented data transmission
JP3886811B2 (ja) 通信システム、通信方法、送信端末、受信端末及び中継機器
JP5236735B2 (ja) 送信機及び受信機間の改良されたデータ構造境界同期
US20200044774A1 (en) Reception apparatus, transmission apparatus, and data processing method
KR20150021523A (ko) 송신기에 관련된 정보를 이용하는 오류 복구 방법 및 장치
CN1863311A (zh) 传输视频数据的方法
JP2010141536A (ja) 一方向伝送路に用いる送信端末、受信端末及び伝送システム
WO2001067715A1 (en) Pre-verification of checksums used with checksum-based header compression
Lawabni et al. An improved error control paradigm for multimedia transmission over wireless networks
Sasirekha et al. Efficient BER Improvement Mechanism for Wireless E1/E1 ATM Links
Khayam et al. Comparison of Multimedia Transport Schemes over Markovian Wireless Channels
Wilson Coding performance on the AX. 25 radio packet