PT2156682E - Sistema e processo para proporcionar serviço de voz numa rede móvel multimedia - Google Patents

Sistema e processo para proporcionar serviço de voz numa rede móvel multimedia Download PDF

Info

Publication number
PT2156682E
PT2156682E PT08774100T PT08774100T PT2156682E PT 2156682 E PT2156682 E PT 2156682E PT 08774100 T PT08774100 T PT 08774100T PT 08774100 T PT08774100 T PT 08774100T PT 2156682 E PT2156682 E PT 2156682E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cell
voice service
user equipment
switched
switched circuit
Prior art date
Application number
PT08774100T
Other languages
English (en)
Inventor
John Diachina
Krister Saellberg
Haakan Palm
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of PT2156682E publication Critical patent/PT2156682E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0011Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection
    • H04W36/0022Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection for transferring data sessions between adjacent core network technologies
    • H04W36/00224Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection for transferring data sessions between adjacent core network technologies between packet switched [PS] and circuit switched [CS] network technologies, e.g. circuit switched fallback [CSFB]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0011Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection
    • H04W36/0022Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection for transferring data sessions between adjacent core network technologies
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/26Reselection being triggered by specific parameters by agreed or negotiated communication parameters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Description

ΡΕ2156682 1
DESCRIÇÃO
"SISTEMA E PROCESSO PARA PROPORCIONAR SERVIÇO DE VOZ NUMA REDE MÓVEL MULTIMEDIA"
Campo da invenção A presente invenção refere-se a redes multimédia. Mais concretamente, e não de modo limitativo, a presente invenção é direccionada para proporcionar serviços de voz numa rede móvel multimédia.
Antecedentes da invenção 0 UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) Terrestial Radio Access NetWork (UTRAN) é uma tecnologia 3G para proporcionar, sem fios, serviços multimédia. A implantação do UTRAN evoluído {eUTRAN) , também conhecido como evolução de longo prazo (Long Term Evolution - LTE) e núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core - EPC) , necessita que os serviços de telefonia sejam migrados de um sistema tradicional em circuito comutado (CS) para um sistema de comutação por pacotes (PS) , por exemplo proporcionado por serviço de telefonia multimédia para IMS (Multimedia Telephony Service for IMS -MTSI) . Isto exige que o Internet Protocol (IP) Multimedia Subsystem (IMS), esteja amplamente implantado mais cedo do 2 ΡΕ2156682 que eUTRAN e EPC.
Seria vantajoso proporcionar uma arquitectura que permita a reutilização de infra-estrutura de rede núcleo CS implantada para suportar serviços de voz quando se introduz eUTRAN e EPC.
Tome-se como referência a US 2005/245263 AI (RICHARD EJZAK P) . A patente da Ejzak é direccionada a um processo no qual um controlador de chamada por pacotes estabelece um caminho de portador entre o ponto final e a segunda rede quando um pedido de transferência de chamada associado à estação móvel é recebido de uma rede que proporciona comunicação em circuito comutado. O pedido de transferência de chamada é accionado por uma chamada de voz de circuito com origem no posto móvel que inclui um identificador que o controlador de chamada por pacotes utiliza em reconhecimento de que o pedido de transferência de chamada pede a transferência de uma chamada de comutação por pacotes para uma chamada em circuito comutado na rede. Isso é diferente da presente invenção, que é direccionada tanto para o posto móvel como para a rede, provocando uma mudança nas células que servem, no interesse de estabelecer um suporte de plano de utilizador de domínio CS para voz na nova célula quando não existir nenhum suporte de plano de utilizador de domínio PS pré-existente para o serviço de voz em curso na célula antiga.
É feita referência adicional à EP 1 753 260 A 3 ΡΕ2156682 (HUAWEI TECH CO LTD) . A patente da Huawei é direccionada para um processo para a entrega de um domínio de comutação por pacotes (PS) para um domínio de comutação por circuito (CS) . No processo, o posto móvel (Mobile Station - MS) obtém um número de transferência e inicia um pedido de sessão de domínio CS assumindo que o número de transferência é um número chamado. 0 lado da rede associa o pedido de sessão de domínio CS a uma sessão original do MS e notifica o MS para terminar uma transferência de interface de ar do domínio PS para o domínio CS. Depois o MS notifica o lado da rede para terminar uma transferência do lado da rede do domínio PS para o domínio CS. Isto é diferente da presente invenção em que não há nenhum serviço pré-existente no domínio PS de uma célula em serviço que precisa de ser migrada para o domínio CS de uma célula alvo, utilizando a transferência intercelular ou qualquer outro procedimento.
Tome-se como referência adicional a WO 2007/007990 A (SAMSUNG ELECTRONICS CO). A patente da Samsung é dirigida a um processo e um dispositivo que realiza a transferência intercelular de um sistema E-UMTS para um sistema UMTS. Um E-RAN do sistema E-UMTS determina executar a transferência intercelular com base na força de um sinal medido do sistema UMTS comunicado de um UE. Em seguida, um E-CN do sistema E-UMTS gera um contexto PDP e um contexto MM para o UE, e estabelece um túnel de dados para o UE para um GGSN do sistema UMTS utilizando o contexto PDPIMM. O E-CN envia depois para o UE uma mensagem 4 ΡΕ2156682 de comando de transferência intercelular incluindo informação sobre um RB a ser utilizado pelo UE para aceder ao sistema UMTS. 0 UE acede ao sistema UMTS utilizando a informação RB, e encaminha os dados do utilizador para o UE através de um caminho de transmissão de dados composto pelo E-CN, o túnel de dados, um SGSN, e um RAN do sistema UMTS. Isto é diferente da presente invenção que é direccionada para o caso em que a rede, ao perceber a necessidade de estabelecer um serviço que é mais bem manuseado no domínio CS, toma medidas para migrar (por exemplo utilizando a transferência intercelular) o posto móvel para uma nova célula onde os serviços de domínio CS são suportados (i.e. a transmissão de carga útil do plano do utilizador para aquele serviço somente tem lugar dentro da nova célula).
Breve sumário da invenção
Num aspecto, a presente invenção refere-se a uma entidade de gestão de mobilidade de acordo com a reivindicação 1.
Num outro aspecto, a presente invenção refere-se a um equipamento de utilizador de acordo com a reivindicação 7.
Em ainda um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um eNodeB de acordo com a reivindicação 11.
Em ainda um outro aspecto, a presente invenção 5 ΡΕ2156682 refere-se a um processo para um equipamento de utilizador estabelecer um serviço de voz de acordo com a reivindicação 15.
Em ainda um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um processo para proporcionar serviço de voz a equipamento de utilizador (UE) a operar num dominio de comutação por pacotes de uma célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, de acordo com a reivindicação 18 .
Em ainda um outro aspecto, a presente invenção refere-se a uma rede de acordo com a reivindicação 25.
Em ainda um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um processo para que um núcleo de pacote evoluído estabeleça um serviço de voz de acordo com a reivindicação 31.
Breve descrição das várias vistas do desenhos
Na secção seguinte, a invenção será descrita tomando como referência as formas de realização exemplares ilustradas nas figuras. As figuras representam:
Figura 1 representação esquemática de uma rede utilizada numa forma de realização da presente invenção; Figura 2 fluxograma de um processo para proporcionar 6 ΡΕ2156682 transferência intercelular comutada por pacotes a partir de uma célula eUTRAN·,
Figura 3 interfaces de rede da figura 1;
Figura 4 procedimento de ligação à rede de um UE; e Figura 5 chamada de voz com destino.
Descrição pormenorizada da invenção
Na figura 1 é apresentada uma rede 10 no geral. Uma rede núcleo CS (Core NetWork - CN) 11 compreende uma porta de conversão de média (Media Gateway - MGW) 21 e um centro móvel de comutação (Mobile Switching Center - MSC) 22. Assume-se que também se encontram presentes outros aspectos do domínio CS, tal como o registo da posição base (Home Location Register - HLR) , etc. mas encontram-se omitidos para melhor visibilidade. A rede núcleo CS (Core NetWork - CS) 11 proporciona serviço de voz de uma rede telefónica comutada pública (Public Switched Telephone Network - PSTN) RTPC 23 para o equipamento do utilizador (UE) 12 através de células da rede de acesso por rádio 2G/3G (Radio Access Network - RAN) , por exemplo GERAN (GSM/Edge Radio Access Network) ou UTRAN 14. A rede 10 inclui também um sistema de pacote evoluído (Evolved Packet System - EPS) que compreende um eUTRAN 16 que fornece serviços PS, incluindo voz, através de uma ou mais células eUTRAN. Os serviços PS são fornecidos a partir de uma rede de dados por pacotes (Packet Data Network) 17 através de uma rede de núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core - EPC) 18 incluindo uma porta de conversão em serviço 19 e 7 ΡΕ2156682 uma entidade de gestão de mobilidade (Mobility Management Entity - MME) 15. A MME 15 proporciona aspectos de controlo incluindo o seguimento de posição de UE em modo inactivo, assim como procedimentos de serviço de chamada de pessoas de acordo com as normas eUTRAN.
Na rede 10 da Figura 1, o serviço de voz pode ser proporcionado ao UE 12 no dominio PS através das células eUTRAN ou no dominio CS através das células GERAN/UTRAN dado que se espera que as áreas de cobertura fornecidas por estas células envolvam um grau significativo de sobreposição. No presente exemplo, considera-se que o UE 12, também designado como posto móvel (MS) se encontra a operar numa célula eUTRAN controlada por eUTRAN 16 (também conhecida como uma célula LTE) com um ou mais serviços activos de pacotes que não incluem um componente de voz, i.e. não existe um serviço de voz em curso na célula eUTRAN. Quando for necessário um serviço de voz, este pode ser estabelecido no dominio PS como um serviço VoIP dentro da célula eUTRAN actual. No entanto, se o desenvolvimento do serviço eUTRAN for faseado de modo a que o serviço IMS não esteja presente na implementação LTE inicial, pode haver áreas de cobertura eUTRAN que se encontram sobrepostas pelas áreas de cobertura GERAN/UTRAN. Nessas áreas sobrepostas, a continuidade do serviço de voz iniciado dentro das células eUTRAN pode não ser possível quando o UE 12 se aproxima da borda da cobertura eUTRAN devido à falta da função de entrega de domínio (DTF) associada à implantação do serviço IMS. Como tal, permitir 8 ΡΕ2156682 que sejam estabelecidas chamadas de voz numa célula eUTRAN quando o IMS não é suportado resultaria na queda destas chamadas quando o UE estivesse a deixar a área de cobertura LTE. Se, em vez disso, no momento em que o serviço de voz é desejado o UE 12 deixa a célula eUTRAN embora a cobertura eUTRAN ainda esteja disponível e tire vantagem da área de cobertura sobreposta de uma célula 2G (GERAN) ou 3G (UTRAN) , então o serviço de voz pode ser estabelecido no domínio CS utilizando uma célula 2G/3G sem preocupação de este cair prematuramente tal como poderia acontecer se estivesse estabelecido na célula eUTRAN, dado que a cobertura da célula 2G/3G é considerada como sendo ubíqua. Deste modo, numa forma de realização, o pedido para estabelecer um serviço de voz enquanto o UE 12 se encontra dentro da cobertura LTE desencadeia uma transferência intercelular do UE 12 a partir da célula eUTRAN para uma célula GERAN/UTRAN onde o serviço de voz desejado é estabelecido no domínio CS.
Será agora descrito um processo para proporcionar serviço de voz a um UE que opera num domínio de comutação por pacotes de uma célula eUTRAN tomando como referência a figura 1 e o fluxograma 100 da Figura 2 . No passo 101, encontra-se identificado um pedido para estabelecer um
serviço de voz. É então determinada (passo 102) uma célula CS que seja passível de suportar o serviço de voz. Numa forma de realização, o pedido de serviço de voz pode ser uma chamada de voz móvel finalizada (MT) que resulta no MSC enviar uma página de chamada de voz para o MME. O MME 9 ΡΕ2156682 encaminha a página para o eNodeB que pode depois enviar directamente ao UE uma mensagem de plano de controlo indicando de que é necessário um serviço de voz de domínio MT CS. Neste caso, a página que o MME envia para o eNodeB indica que é necessário o estabelecimento de chamada de voz no domínio CS. Alternativamente, o eNodeB pode, indirectamente, enviar ao UE esta mensagem de plano de controlo (i.e. após enviar primeiro ao UE uma página sem uma indicação de que o serviço de voz do domínio MT CS precisa ser estabelecido), recebendo uma resposta de página do UE, reencaminhando a resposta de página para o MME e depois recebendo uma mensagem de sinalização do MME indicando que a transferência intercelular para uma célula GERAN/UTRAN deve ser executada com o objectivo do estabelecimento do serviço de voz MT no domínio CS. A recepção de uma tal mensagem de plano de controlo por um UE 12 operando numa célula eUTRAN faz com que o UE 12 gere um relatório de medição indicando uma célula GERAN/UTRAN específica para a qual a transferência intercelular PS é preferida. 0 relatório de medição pode também indicar várias células GERAN/UTRAN para as quais a transferência intercelular é aceitável juntamente com uma indicação da célula GERAN/UTRAN mais preferida, a segundo célula GERAN/UTRAN mais preferida, etc.
Numa forma de realização, o pedido do serviço de voz pode ser uma chamada de voz de origem móvel (MO) em cujo caso o eNodeB recebe directamente um pedido para o estabelecimento de um serviço de voz MO no domínio CS como 10 ΡΕ2156682 um resultado do UE enviar de forma autónoma para o mesmo um relatório de medição indicando que é desejada uma entrega para uma célula GERAN/UTRAN. Alternativamente, o eNodeB pode, indirectamente, receber um pedido para o estabelecimento de um serviço de voz MO no domínio CS, quando o UE envia um pedido de serviço de voz para o MME que depois responde enviando ao eNodeB uma mensagem de sinalização indicando que a entrega para uma célula GERAN/UTRAN deve ser executada com o objectivo de estabelecimento de serviço de voz MO no domínio CS. Neste caso indirecto, assim que o eNodeB receber um pedido para o estabelecimento de um serviço de voz MO no domínio CS ele envia uma mensagem de sinalização para o UE pedindo-lhe que envie um relatório de medição incluindo apenas células GERAN/UTRAN. Para ambos os casos, directos e indirectos, é enviado um relatório de medição pelo UE indicando uma célula GERAN/UTRAN para a qual a transferência intercelular é preferida ou várias células GERAN/UTRAN para as quais a transferência intercelular é aceitável juntamente com uma indicação da célula GERAN/UTRAN mais preferida, a segunda célula GERAN/UTRAN mais preferida, etc. Para o sistema do caso directo a informação de difusão é necessária para informar um UE que pode gerar um pedido de serviço de voz de domínio CS enviando um relatório de medição não solicitado que inclui somente células GERAN/UTRAN.
Assim que a transferência intercelular PS for accionada (i.e., os serviços que não são de voz em curso na célula LTE são recursos de radio atribuídos para utilizar 11 ΡΕ2156682 na célula 2G/3G seleccionada para transferência intercelular), o UE 12 recebe um comando de transferência intercelular de PS, deixa a célula eUTRAN, chega à célula GERAN/UTRAN alvo e envia uma resposta de página para o MSC (para a chamada de voz MT) ou de outro modo sinaliza a necessidade para que sejam atribuídos recursos de domínio CS (para o caso MO). 0 serviço de voz de domínio CS é então estabelecido, no passo 103, entre o UE 12 e o GERAN/UTRAN 14 e o CS CN 11 tal como para os procedimentos legados para o estabelecimento de ligação MT/MO.
Se o UE 12 e o GERAN/UTRAN 14 não suportarem ambos o modo de transferência dupla, então assim que o serviço de voz estiver estabelecido no domínio CS os recursos PS são descartados. Se o UE e o GERAN/UTRAN 14 suportarem ambos o modo de entrega duplo, então os recursos PS são mantidos em paralelo com os recursos necessários para o serviço de voz do domínio CS. 0 caso da transferência intercelular PS para uma célula UTRAN pode ser considerado como o equivalente lógico da transferência intercelular PS para uma célula GERAN onde o modo de transferência dupla é suportado desde que UTRAN permita inerentemente que os serviços do domínio PS e domínio CS operem em paralelo.
Em ambos os casos (modo de transferência dupla, suportado ou não) não há necessidade de ser realizada uma transferência intercelular subsequente (ou seja, atribuir os recursos do domínio CS necessários para o serviço de 12 ΡΕ2156682 voz), após a transferência intercelular PS da célula eUTRAN porque os recursos do domínio CS se encontram atribuídos na célula GERAN/UTRAN alvo como parte dos procedimentos de estabelecimento de serviço de voz MT e MO herdado. Se o modo de transferência dupla não for suportado, então os recursos PS atribuídos pela célula GERAN alvo como parte do procedimento de transferência intercelular eUTRAN a GERAN são somente mantidos até que o serviço CS seja estabelecido e depois explicitamente ou implicitamente liberto.
Se o UE 12 e o GERAN/UTRAN 14 não suportam ambos o modo de entrega duplo ou o conjunto de serviços PS activos na célula eUTRAN não são sensíveis ao atraso ao ponto de necessitarem estritamente de uma transferência intercelular para a alteração de célula, então o UE 12 ou o eUTRAN 16 podem ainda accionar uma transferência intercelular PS para uma célula GERAN/UTRAN de modo a minimizar o atraso em estabelecer o serviço de voz desejado no domínio CS.
Na figura 3 é apresentado um diagrama de blocos que mostra as interfaces de rede. 0 equipamento de utilizador 12 tem acesso comutado por circuito através de um GERAN/UTRAN 14 que comunica com a rede núcleo CS 11 através de uma interface A/lu 28. 0 UE 12 comunica também com um eNodeB 33 do eUTRAN 16. 0 eUTRAN 16 forma uma interface com o núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core - EPC) 18 através de uma interface SI 29, tal como é do conhecimento para 3 GPP. 13 ΡΕ2156682
Numa rede típica de serviço geral de radiocomunicações por pacotes (Generic Packet Radio Services - GPRS) em circuito comutado, a gestão de mobilidade do domínio PS é executada por um nó de suporte GPRS em serviço (Serving GPRS Support Node - SGSN) onde uma interface Gs se encontra localizada entre o SGSN e o MSC para proporcionar informação de actualização de posição do domínio CS ao MSC. Numa rede EPS, a gestão de mobilidade é executada por uma entidade de gestão de mobilidade (Mobility Management Entity - MME) 15 do núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core - EPC) 18. Sendo assim, de modo a manter as funções de gestão de mobilidade do domínio CS no servidor MSC 22, é proporcionada uma interface 26 "semelhante a Gs" entre o MME 15 do EPC 18 e o servidor MSC 22 da rede núcleo CS 11. A interface 26 semelhante a Gs pode ser utilizada para o procedimento de actualização de posição do domínio CS (normalmente accionado numa célula GERAN durante o procedimento de entrega PS) de modo que as mensagens de serviço de chamada de pessoas CS podem ser enviadas do servidor MSC 22 para o MME 15.
A presença da interface semelhante a Gs pode ser utilizada como um gatilho para o MME determinar quando realizar a transferência intercelular PS a rede central CS para ambos os cenários de pedido de serviço de voz MT e MO. Para o caso do pedido directo de serviço de voz MO a presença da interface semelhante a Gs faz com que o MME envie informação de difusão do sistema que informa um UE que pode gerar um pedido de serviço de voz de domínio CS 14 ΡΕ2156682 enviando um relatório de medição não solicitado que inclui apenas células GERAN/UTRAN. Para o caso do pedido de serviço de voz MO indirecto o MME irá responder a um pedido de serviço de voz recebido do UE (através do eNodeB) encomendando uma transferência intercelular Inter-RAT PS a uma célula GERAN/UTRAN (ou seja, em vez de executar os procedimentos de estabelecimento de chamada no domínio de comutação por pacotes) . Para o caso do pedido directo de serviço de voz MT, o MME pode enviar ao eNodeB uma página que indica que uma transferência intercelular Inter-RAT PS para uma célula GERAN/UTRAN deve ser executada (ou seja, ao invés de realizar os procedimentos de estabelecimento de chamada no domínio de comutação por pacotes), sendo que neste caso o eNodeB envia uma mensagem de sinalização para o UE que serve tanto como uma página como pedido para informação de medição. Ao receber uma resposta a esta mensagem de sinalização o eNodeB utiliza a história de medição proporcionada para ordenar ao UE para executar uma transferência intercelular Inter-RAT PS para uma célula GERAN/UTRAN. Para o caso do pedido de serviço de voz indirecto MT, o MME desencadeia o serviço de chamada de pessoas do UE utilizando os procedimentos genéricos de serviço de chamada de pessoas (isto é, tem que verificar que o UE se encontra actualmente disponível numa célula eUTRAN) em que a página que envia para o eNodeB não indica que deve ser executada uma transferência intercelular Inter-RAT PS para uma célula GERAN/UTRAN. Ao receber um pedido de serviço do UE (através do eNodeB) em resposta à tentativa de chamada de pessoas e sabendo que suporta uma 15 ΡΕ2156682 interface semelhante a Gs para um MSC, o MME irá novamente perceber que é necessária uma transferência intercelular Inter-RAT PS para o GERAN/UTRAN e pode por isso responder ao pedido de serviço ordenando ao eNodeB para executar um Inter-RAT PS HO para uma célula GERAN/UTRAN para aquele UE.
Numa outra forma de realização relacionada com o caso directo, o eNodeB irá, após obter uma resposta de página do UE (ou seja, confirmando que está presente numa célula E-UTRAN especifica), ter a autoridade de desencadear o procedimento de transferência intercelular PS e como resultado envia ao UE um comando de transferência intercelular PS. Isso é possível quando o MME utiliza a página que envia para o eNodeB para transmitir com eficiência o seu conhecimento da presença da interface semelhante a Gs.
Dentro do domínio 3GPP CS tanto a área local (LA) como a área de serviço (SA) são conceitos fundamentais utilizados para diversos fins, por exemplo, para suportar o "controlo" de serviço CS com base em áreas geográficas. Os conceitos da área de posição e área de serviço podem ser inerentemente suportados pelo EPS e/ou com um mapeamento entre a área de seguimento LTE e as estruturas de célula 2G/3G (i.e. LA e SA).
Tal como descrito acima, a gestão de mobilidade EPS é proporcionada através de uma entidade de gestão da mobilidade (MME) 15. Um exemplo de gestão de mobilidade 16 ΡΕ2156682 encontra-se apresentado na figura 4 com o exemplo específico do anexo da rede de um UE. 0 UE encontra-se munido com identificadores, necessários para estabelecer o serviço de voz CS. 0 UE envia um pedido anexo para o eNodeB que resulta no UE ser autenticado antes do registo MME. Enquanto se estiver a operar dentro da cobertura LTE (ou seja, enquanto não existir qualquer necessidade de estabelecer um serviço de voz) as actualizações da posição CS podem ser desencadeadas pelo MME 15 para o servidor MSC 22 utilizando uma área de seguimento LTE (TA) para mapeamento da área de posição (LA). Deverá ser notado que o anexo CS pode estar embutido e que o procedimento de actualização da posição CS pode ser desencadeado pelo UE (por exemplo com estrutura LA visível na difusão) ou pelo MME (com base no mapeamento da estrutura TA do LTE/SAE) . Uma vez que os portadores IP básicos estiverem estabelecidos, os identificadores (por exemplo LAs) podem ser enviadas para o UE. Os mesmos conceitos podem ser utilizados quando o UE se encontra em roaming para outras áreas de cobertura LTE. Quer dizer, o procedimento de actualização LTE TA pode incluir o procedimento de actualização de posição CS.
Antes de iniciar um serviço de voz CS do expedidor, o UE é movimentado para uma célula 2G/3G utilizando a transferência intercelular PS. Após chegar à célula 2G/3G toda a sinalização de estabelecimento de chamada posterior é idêntica à chamada 2G/3G do expedidor e o eUTRAN e EPC não são envolvidos. 17 ΡΕ2156682 0 manuseio da chamada com destino quando o eUTRAN se encontra activo encontra-se ilustrado na Figura 5. 0
pedido de serviço de chamada de pessoas 51, incluindo o identificador internacional de assinante móvel (International Mobile Subscriber Identity - IMSI) tem origem no servidor MSC 22 e é enviado para o MME 15. 0 MME 15 envia o pedido de serviço de chamada de pessoas para o eNodeB 33 através da interface Sl, podendo a ligação do controlo de recursos de rádio (Radio Resource Control -RRC) depois ser utilizada para estender a notificação de serviço de chamada de pessoas para o UE 12. A recepção da notificação de serviço de chamada de pessoas no UE 12 pode fazer com o mesmo envie informação sobre o relatório de medição para o eNodeB 33 que depois faz com que o eNodeB envie ao UE 12 o comando de transferência intercelular PS utilizando aquela informação de relatório de medição (i.e. o caso directo de estabelecimento de serviço de voz de domínio MT CS) . 0 UE é movimentado para uma célula 2G/3G (utilizando a transferência intercelular PS) antes da sinalização do estabelecimento de chamada. Após chegar na célula 2G/3G toda a sinalização posterior de estabelecimento de chamada é idêntica àquela utilizada para a operação do modo herdado onde uma chamada com destino 2G/3G é desencadeada quando um UE está a ser servido por uma célula 2G/3G, utilizando por exemplo o NodeB52 e controladores de rede de rádio 53.
Tal como será visível ao técnico, as formas de realização actualmente descritas repercutem-se nos 18 ΡΕ2156682 mecanismos 2G/3G existentes. No entanto, não há impacto sobre a 2G/3G RAN e o nivel de impacto na rede núcleo 2G/3G é menor sem que seja necessário um novo protocolo.
As formas de realização descritas na presente podem ser compreendidas como "zonas de sombra de custo eficiente para fornecer serviços de voz CS que oferecem ao operador um pouco mais de tempo para migrar para MTSI quando implanta o eUTRAN.
Os termos e descritores utilizados na presente seguem a terminologia padrão utilizada nas normas 3GPP para sistemas de pacotes evoluídos e evolução a longo termo. A descrição das funções, interfaces e rendimento que não fazem parte dos conceitos inovadores encontram-se omitidos por uma questão de visibilidade.
Tal como será reconhecido pelos técnicos, os conceitos inovadores descritos no presente pedido podem ser modificados e alterados numa vasta gama de aplicações. Sendo assim, o escopo do objecto patenteado não deve ser limitado a qualquer dos ensinamentos exemplares específicos descritos acima, mas em vez disso definido pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 14 de Novembro de 2011

Claims (33)

  1. ΡΕ2156682 1 REIVINDICAÇÕES 1. Entidade gestora da mobilidade (15), caracterizada por: uma configuração operável para: identificar um pedido de serviço de voz para um equipamento de utilizador (12), quando o referido equipamento de utilizador (12) se encontra a funcionar numa célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em curso; reconhecer suporte para uma interface semelhante a Gs (26); e transferência intercelular do equipamento de utilizador (12) para uma célula em circuito comutado (14) em resposta ao pedido de serviço de voz e em resposta ao reconhecimento do suporte para a referida interface semelhante a Gs (26), de modo que o serviço de voz pode ser estabelecido no domínio da célula de circuito comutado (14) após o equipamento do utilizador (12) ter chegado na célula de circuito comutado (14) durante um procedimento de transferência intercelular.
  2. 2. Entidade gestora da mobilidade (15) de acordo com a reivindicação 1, em que um pedido de serviço de chamada de pessoas que compreende o referido serviço de voz para o equipamento de utilizador UE (12) é recebido 2 ΡΕ2156682 pela referida entidade de gestão de mobilidade (15) através da referida interface semelhante a Gs (26).
  3. 3. Entidade gestora da mobilidade (15) de acordo com a reivindicação 1, adicionalmente caracterizada por uma rede de núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core) (18) operável para realizar a referida transferência intercelular em resposta ao recebimento do referido pedido de serviço de chamada de pessoas através da referida interface semelhante a GS (26).
  4. 4. Entidade gestora da mobilidade (15) de acordo com a reivindicação 1, adicionalmente caracterizada por uma rede de núcleo de pacote evoluído (Evolved Packet Core) configurada para executar um procedimento de actualização da posição em circuito comutado através da referida interface semelhante a Gs (26) em resposta a procedimentos de gestão de mobilidade baseada na área de seguimento suportada pela rede de núcleo de pacote evoluído (18) .
  5. 5. Entidade gestora de mobilidade (15) de acordo com a reivindicação 1, adicionalmente caracterizada por um núcleo de pacote evoluído (18) configurado para mapear uma área de seguimento do núcleo de pacote evoluído para uma área de posição que compreende várias células comutadas por circuito.
  6. 6. Entidade gestora da mobilidade (15) de 3 ΡΕ2156682 acordo com a reivindicação 1, em que a entidade gestora de mobilidade (15) suporta a interface semelhante a Gs (26) para um centro móvel de comutação (22).
  7. 7. Equipamento de utilizador (12), caracterizado por: uma configuração operável para, quando o referido equipamento de utilizador (12) se encontrar a funcionar numa célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em curso: receber um comando de transferência intercelular para transferência intercelular da célula eUTRAN (16) para uma célula em circuito comutado (14); e executar procedimentos de estabelecimento de chamada em circuito comutado com a célula em circuito comutado (14) após o equipamento de utilizador (12) ter chegado na célula em circuito comutado durante um procedimento de entrega.
  8. 8. Equipamento de utilizador (12) de acordo com a reivindicação 7 operável para receber a transferência intercelular em resposta a um pedido de serviço de voz para o dispositivo de telecomunicações móveis (12).
  9. 9. Equipamento de utilizador (12) de acordo com a reivindicação 7, em que a configuração é operável para receber a transferência intercelular e executar o procedimento apesar da boa cobertura com a célula em 4 ΡΕ2156682 comutaçao por pacotes (16).
  10. 10. Equipamento de utilizador (12) de acordo com a reivindicação 7, em que a configuração é operável para enviar autonomamente um relatório de medição indicando que é desejada a entrega a uma célula GERAN/UTRAN (14).
  11. 11. eModeB (33) compreendendo: uma configuração adaptada para aceitar um comando de transferência intercelular em relação a um equipamento de utilizador (12), quando o referido equipamento de utilizador (12) se encontra a funcionar numa célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em curso, e obter um relatório de medição para o equipamento do utilizador, sendo a configuração caracterizada por: meios de transferência intercelular do equipamento de utilizador (12) a uma célula em circuito comutado (14) indicada no relatório de medição, em que o comando de entrega é aceite em resposta a um pedido de serviço de voz com o equipamento do utilizador (12), de modo que o serviço de voz pode ser estabelecido no domínio em circuito comutado da célula em circuito comutado (14) após o equipamento de utilizador (12) ter chegado à célula em circuito comutado (14) durante um procedimento de entrega.
  12. 12. eNodeB (33) de acordo com a reivindicação 11, em que o eNodeB (33) ser operável para executar o 5 ΡΕ2156682 procedimento de entrega apesar da boa cobertura do equipamento de utilizador (12) do eNodeB (33).
  13. 13. eNodeB (33) de acordo com a reivindicação 11, em que o eNodeB (33) é operável para obter o relatório de medição do equipamento do utilizador (12).
  14. 14. eNodeB (33) de acordo com a reivindicação 11, em que o eNodeB (33) é operável para receber directamente um pedido para um estabelecimento de um serviço de voz originado móvel num domínio em circuito comutado.
  15. 15. Processo para que um equipamento de utilizador (12) estabeleça um serviço de voz, quando o referido equipamento de utilizador (12) se encontra a funcionar numa célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em curso, sendo o processo caracterizado por: receber um comando de transferência intercelular para transferência intercelular da célula eUTRAN (16) para uma célula em circuito comutado (14); e executar procedimentos de estabelecimento de chamada em circuito comutado com a célula em circuito comutado (14) após o equipamento de utilizador (12) ter chegado na célula em circuito comutado (14) durante um procedimento de entrega. 6 ΡΕ2156682
  16. 16. Processo de acordo com a reivindicação 15, adicionalmente caracterizado por gerar um pedido de serviço de voz (101), em que o comando de transferência intercelular é recebido em resposta à geração do pedido de serviço de voz.
  17. 17. Processo de acordo com a reivindicação 15, adicionalmente caracterizado por gerar um relatório de medição e transmitir o referido relatório de medição para a referida célula de comutação por pacotes (14).
  18. 18. Processo para proporcionar serviço de voz a um equipamento de utilizador, UE, (12) que opera num domínio de comutação por pacotes de uma célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em curso, sendo o processo caracterizado por: gerar um pedido de serviço de voz (101); determinar uma célula em circuito comutado (102); e estabelecer serviço de voz (103) entre o referido UE (12) e a referida célula em circuito comutado (14) num domínio em circuito comutado baseado na geração e determinação após o UE (12) ter chegado na célula em circuito comutado durante um procedimento de entrega.
  19. 19. Processo de acordo com a reivindicação 18, adicionalmente caracterizado por identificar a presença de uma interface semelhante a Gs (26) da célula eUTRAN (16) 7 ΡΕ2156682 para um centro de comutaçao móvel (22).
  20. 20. Processo de acordo com a reivindicação 18, adicionalmente caracterizado por iniciar uma entrega do equipamento do utilizador (12) a partir do domínio de comutação por pacotes (16) para o domínio em circuito comutado (14) em resposta à identificação da presença da interface semelhante a Gs (26).
  21. 21. Processo de acordo com a reivindicação 18, adicionalmente caracterizado por gerar uma mensagem de plano de controlo num eNodeB (33) da referida célula eUTRAN (16) e transmitir a referida mensagem de plano de controlo para o referido UE (12).
  22. 22. Processo de acordo com a reivindicação 13, em que a referida mensagem de plano de controlo indica um pedido de serviço de voz de domínio em circuito comutado.
  23. 23. Processo de acordo com a reivindicação 18, adicionalmente caracterizado por cessar um ou mais serviços de comutação por pacotes.
  24. 24. Processo de acordo com a reivindicação 18, adicionalmente caracterizado por mapear uma área de seguimento de uma rede núcleo de pacote evoluído para uma área de posição de uma rede núcleo em circuito comutado.
  25. 25. Rede que compreende: 8 ΡΕ2156682 várias células em circuito comutado (14); um sistema de pacote evoluido (EPS) que compreende: várias células de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16), caracterizada por pelo menos um núcleo de pacote evoluído (EPC) (18), se encontrar configurado para a transferência intercelular a um equipamento de utilizador, UE (12), operando em pelo menos uma das referidas células eUTRAN (16) com um ou mais serviços por pacotes mas sem serviço de voz em curso a pelo menos uma das referidas várias células em circuito comutado (14) em resposta a um pedido de serviço de voz para o UE (12), de modo que o serviço de voz pode ser estabelecido no domínio em circuito comutado da célula em circuito comutado (14) após o equipamento de utilizador (12) ter chegado à célula em circuito comutado (14) durante um procedimento de transferência intercelular.
  26. 26. Rede de acordo com a reivindicação 25, em que o EPC (18) compreende uma entidade de gestão de mobilidade (15), compreendendo adicionalmente a rede uma rede de núcleo em circuito comutado (11) que compreende um centro de comutação móvel, e uma interface semelhante a Gs (26) entre a referida entidade de gestão de mobilidade (15) e o referido centro de comutação móvel (22), caracterizada por o EPC (18) se encontrar configurado para a transferência intercelular do UE (12) a pelo menos uma das referidas várias células em circuito comutado (14) em resposta a identificar a interface semelhante a Gs (26). 9 ΡΕ2156682
  27. 27. Rede de acordo com a reivindicação 25, operável para receber um pedido de serviço de chamada de pessoas (51) pela referida entidade de gestão de mobilidade (15) do referido centro de comutação móvel (22) através da referida interface semelhante a Gs (26).
  28. 28. Rede de acordo com a reivindicação 25, em que o EPS é operável para executar a referida transferência intercelular em resposta à recepção do referido pedido de serviço de chamada do referido centro de comutação móvel (22) .
  29. 29. Rede de acordo com a reivindicação 25, em que o EPC (18) se encontra configurado para executar um procedimento de actualização de posição em circuito comutado através da referida interface semelhante a Gs (26) .
  30. 30. Rede de acordo com a reivindicação 25, em que o EPC (18) se encontra configurado para mapear uma área de seguimento do EPS para uma área de posição das várias células em circuito comutado (14).
  31. 31. Processo para um núcleo de pacote evoluído (18) estabelecer um serviço de voz para um equipamento de utilizador, UE, (12) que se encontra a funcionar numa célula de rede evoluída de acesso por rádio terrestre de um sistema universal de comunicações móveis, eUTRAN, (16) com um ou mais serviços de pacotes, mas sem serviço de voz em 10 ΡΕ2156682 curso, compreendendo: identificar um pedido de serviço de voz para o UE (12); caracterizado pelo passo de: executar uma transferência intercelular do UE (12) da célula eUTRAN (16) para uma célula em circuito comutado (14), de modo que o serviço de voz pode ser estabelecido no domínio em circuito comutado da célula em circuito comutado (14) após o equipamento de utilizador (12) ter chegado na célula em circuito comutado (14) durante um procedimento de transferência intercelular.
  32. 32. Processo de acordo com a reivindicação 31, compreendendo adicionalmente receber um relatório de medição indicando a célula em circuito comutado, sendo o processo adicionalmente caracterizado por executar uma transferência intercelular da célula em circuito comutado indicada no relatório de medição.
  33. 33. Processo de acordo com a reivindicação 31, em que a identificação do pedido de serviço de voz compreende receber um pedido de página (51) e reencaminhar o pedido de página (51) para um equipamento de utilizador (12) . Lisboa, 14 de Novembro de 2011
PT08774100T 2007-06-19 2008-06-16 Sistema e processo para proporcionar serviço de voz numa rede móvel multimedia PT2156682E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US94500007P 2007-06-19 2007-06-19
US12/137,393 US8259673B2 (en) 2007-06-19 2008-06-11 System and method for providing voice service in a mobile network with multiple wireless technologies

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2156682E true PT2156682E (pt) 2011-11-30

Family

ID=39916345

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08774100T PT2156682E (pt) 2007-06-19 2008-06-16 Sistema e processo para proporcionar serviço de voz numa rede móvel multimedia

Country Status (14)

Country Link
US (2) US8259673B2 (pt)
EP (1) EP2156682B1 (pt)
JP (1) JP5260642B2 (pt)
KR (1) KR101508402B1 (pt)
CN (1) CN101690329B (pt)
AT (1) ATE522113T1 (pt)
AU (1) AU2008265241B2 (pt)
BR (2) BR122020015813B1 (pt)
CA (1) CA2689344C (pt)
MA (1) MA31522B1 (pt)
MY (1) MY151679A (pt)
PL (1) PL2156682T3 (pt)
PT (1) PT2156682E (pt)
WO (1) WO2008155314A1 (pt)

Families Citing this family (45)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009000313A1 (en) * 2007-06-22 2008-12-31 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Address provisioning in a mobile telecommunication system
US8064382B2 (en) * 2007-09-28 2011-11-22 Wireless Technology Solutions Llc Apparatus and method for scheduling in a wireless communication system
US7974228B2 (en) * 2008-01-07 2011-07-05 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method of signaling-free idle mode mobility for an integrated 3GPP and 3GPP2 network
US8948125B2 (en) * 2008-01-10 2015-02-03 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and system for handover and domain transfer in a telecommunications system
CN101489288B (zh) 2008-01-16 2011-04-20 华为技术有限公司 演进分组网络中电路域业务的处理方法、系统及相关设备
CN101448287B (zh) * 2008-04-04 2011-10-26 中兴通讯股份有限公司 一种激活状态下用户设备跨接入网切换的实现方法
US20090268635A1 (en) * 2008-04-29 2009-10-29 Gallagher Michael D Method and Apparatus for Mapping E-UTRAN Cells at Call Establishment
US9730131B2 (en) * 2008-06-16 2017-08-08 Samsung Electronics Co., Ltd Method and system for managing handover in radio access networks
US8249019B2 (en) * 2008-08-26 2012-08-21 Futurewei Technologies, Inc. System and method for SR-VCC of IMS emergency sessions
US8868087B2 (en) * 2008-10-20 2014-10-21 Qualcomm Incorporated Radio access technology interworking
CN101784035B (zh) * 2009-01-16 2013-05-08 中兴通讯股份有限公司 一种业务网元与mme建立关联的方法、系统及用户设备
US8547969B2 (en) * 2009-03-31 2013-10-01 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for providing non-packet switched service in a target radio access technology network
CN101895947B (zh) * 2009-05-22 2015-05-13 中兴通讯股份有限公司 一种单模业务连续性实现方法及单模业务连续性系统
WO2010146466A1 (en) * 2009-06-16 2010-12-23 Research In Motion Limited Method for accessing a service unavailable through a network cell
CA2765545C (en) 2009-06-16 2016-05-03 Research In Motion Limited Method for accessing a service unavailable through a network cell
US8306537B2 (en) 2009-06-16 2012-11-06 Research In Motion Limited Method for accessing a service unavailable through a network cell
WO2010146461A1 (en) * 2009-06-16 2010-12-23 Research In Motion Limited Method for accessing a service unavailable through a network cell
HUE057206T2 (hu) 2009-06-16 2022-04-28 Blackberry Ltd Eljárás és berendezés áramkör-kapcsolt visszakapcsolásra
WO2010146464A1 (en) * 2009-06-16 2010-12-23 Research In Motion Limited Method for accessing a service unavailable through a network cell
US8515485B2 (en) * 2009-10-20 2013-08-20 Lg Electronics Inc. Provisioning of voice and other CS-domain services
ES2390813T3 (es) 2009-11-09 2012-11-16 Research In Motion Limited Determinación de un tipo de canal para ser solicitado en caso de un procedimiento de cambio de circuito conmutado
CN102131232B (zh) * 2010-01-15 2015-01-28 中兴通讯股份有限公司 服务gprs支持节点、单模业务连续性的实现方法及系统
CN102238674B (zh) * 2010-04-30 2014-04-02 电信科学技术研究院 Ps域到2g/3g网络的业务切换方法和设备
EP3697130B1 (en) 2010-06-10 2021-09-22 Huawei Technologies Co., Ltd. Method for selecting public land mobile network
JP2012129956A (ja) * 2010-12-17 2012-07-05 Ntt Docomo Inc 移動通信方法及び移動管理ノード
EP2469934A1 (en) * 2010-12-23 2012-06-27 Alcatel Lucent Support of user services in a mobile communication system including 3G and LTE networks
US9094928B2 (en) * 2011-04-06 2015-07-28 Apple Inc. Multiple network mobile device connection management
EP3139675A1 (en) 2011-05-03 2017-03-08 Huawei Technologies Co., Ltd. Method and device for transmitting a short message from an evolved packet system to a user equipment
WO2013012371A1 (en) * 2011-07-20 2013-01-24 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Circuit-switched fallback for a mobile radio
KR101298133B1 (ko) * 2011-08-26 2013-08-20 에스케이텔레콤 주식회사 Epc망에서 csfb 음성 서비스를 위한 페이징 시스템, 장치 및 방법
CN103139930B (zh) * 2011-11-22 2015-07-08 华为技术有限公司 连接建立方法和用户设备
JP2013153302A (ja) * 2012-01-25 2013-08-08 Fujitsu Mobile Communications Ltd 無線通信装置および無線通信方法
US9526091B2 (en) * 2012-03-16 2016-12-20 Intel Corporation Method and apparatus for coordination of self-optimization functions in a wireless network
CN102612015B (zh) * 2012-03-21 2017-11-17 中兴通讯股份有限公司 一种寻呼方法及装置
GB2502304A (en) * 2012-05-22 2013-11-27 Renesas Mobile Corp Integrating legacy networks and E-UTRAN
US8989099B2 (en) 2012-08-13 2015-03-24 Qualcomm Incorporated Coherent tracking area in multi-mode communication systems
CN103987097B (zh) * 2013-02-07 2018-01-30 中国移动通信集团广东有限公司 一种切换语音业务的方法和切换语音业务的网络
CN104349381A (zh) * 2013-08-09 2015-02-11 中兴通讯股份有限公司 一种业务迁移方法和装置
EP3142413A4 (en) 2014-06-24 2017-06-21 Huawei Technologies Co. Ltd. Method, device and system for saving voice resource
CN104301950B (zh) * 2014-09-24 2018-12-07 华为技术有限公司 一种lte网络中cs业务的实现方法及相关装置
US9877224B2 (en) 2015-10-05 2018-01-23 Blackberry Limited Establishing a voice call
CN110945902B (zh) * 2017-06-23 2022-02-18 英国电讯有限公司 管理数据链路的方法和装置、计算机可读存储介质
US11140598B2 (en) * 2017-06-29 2021-10-05 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Network initiated inter-RAT handover
US10595251B2 (en) 2018-01-17 2020-03-17 Charter Communications Operating, Llc Shared use of cellular networks to provide wireless services
CN108934050B (zh) * 2018-07-13 2021-04-06 中国联合网络通信集团有限公司 一种语音呼叫方法、ue和网络系统

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3037271B2 (ja) * 1998-06-25 2000-04-24 日本電気株式会社 移動体電話通信システムと移動体電話端末電界測定制御方法
US6810236B2 (en) * 2001-05-14 2004-10-26 Interdigital Technology Corporation Dynamic channel quality measurement procedure for adaptive modulation and coding techniques
TWI228220B (en) 2002-03-08 2005-02-21 Samsung Electronics Co Ltd System boot using NAND flash memory and method thereof
US7082525B2 (en) 2002-10-02 2006-07-25 Sandisk Corporation Booting from non-linear memory
KR100976475B1 (ko) * 2003-08-19 2010-08-18 엘지전자 주식회사 서비스 품질 (QoS) 측정보고 전송 방법 및 수신 방법
US7301938B2 (en) 2004-04-14 2007-11-27 Lucent Technologies Inc. Method of transferring a packet switched to a circuit switched call
US20060109819A1 (en) * 2004-11-22 2006-05-25 Marin James S Method and apparatus for inter-system active handoff of a hybrid subscriber unit
US8804653B2 (en) * 2005-01-13 2014-08-12 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) System and method for call handoff between circuit switched and packet data wireless networks
ES2525214T3 (es) * 2005-03-30 2014-12-19 Qualcomm Incorporated Utilización de una misma célula objetivo durante traspasos en conmutación de circuitos y en conmutación de paquetes
US20060268848A1 (en) * 2005-05-25 2006-11-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Connection type handover of voice over internet protocol call based low-quality detection
AU2006267255B2 (en) 2005-07-07 2010-03-04 Nokia Technologies Oy Handover method and apparatus between different systems
US8553643B2 (en) * 2005-07-19 2013-10-08 Qualcomm Incorporated Inter-system handover using legacy interface
US8064400B2 (en) * 2005-07-20 2011-11-22 Interdigital Technology Corporation Method and system for supporting an evolved UTRAN
CN1881958B (zh) * 2005-08-08 2011-12-07 华为技术有限公司 一种用户设备从分组域向电路域切换的方法及装置
CN100461965C (zh) * 2006-07-31 2009-02-11 华为技术有限公司 一种下行高速分组接入业务调度方法、基站及系统
US8159980B2 (en) * 2006-10-03 2012-04-17 Nokia Corporation PS network with CS service enabling functionality
US8885599B2 (en) * 2006-12-28 2014-11-11 Nokia Corporation Handover of circuit-switched call to packet-switched call, and vice versa

Also Published As

Publication number Publication date
ATE522113T1 (de) 2011-09-15
BR122020015813B1 (pt) 2021-01-12
CA2689344A1 (en) 2008-12-24
EP2156682B1 (en) 2011-08-24
CN101690329B (zh) 2016-05-04
AU2008265241B2 (en) 2012-07-12
MA31522B1 (fr) 2010-07-01
EP2156682A1 (en) 2010-02-24
BRPI0813376A2 (pt) 2017-05-16
KR101508402B1 (ko) 2015-04-06
MY151679A (en) 2014-06-30
AU2008265241A1 (en) 2008-12-24
JP2010530689A (ja) 2010-09-09
JP5260642B2 (ja) 2013-08-14
CN101690329A (zh) 2010-03-31
CA2689344C (en) 2015-09-29
US20090036130A1 (en) 2009-02-05
PL2156682T3 (pl) 2012-01-31
US20120257600A1 (en) 2012-10-11
WO2008155314A1 (en) 2008-12-24
US8259673B2 (en) 2012-09-04
KR20100036325A (ko) 2010-04-07
BRPI0813376B1 (pt) 2020-11-17
US9277460B2 (en) 2016-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2156682E (pt) Sistema e processo para proporcionar serviço de voz numa rede móvel multimedia
ES2670855T3 (es) Sistema para proporcionar servicio de voz en una red móvil multimedia
US9479972B2 (en) Method and apparatus for providing voice call in mobile communication system and system thereof
TWI497949B (zh) 於一演進型B節點(eNB)中使用的方法及無線通訊系統
US8855049B2 (en) Mobile switching centre server
EP3240257A1 (en) A domain transferring method for single radio voice call continuity
JP2015537415A (ja) マルチオペレータコアネットワークにおけるe−utranからutran/geran回線交換への移動局のハンドオーバの制御
CN101686540A (zh) 位置业务处理方法、装置及系统
ES2610824T3 (es) Método, dispositivo y sistema para traspaso a un dominio de conmutación de circuitos
ES2368686T3 (es) Aprovisionamiento de servicio de voz en una red de multimedia entre móviles.
AU2013216641B2 (en) System and Method for Providing Voice Service in a Multimedia Mobile Network