PT2106328E - Rebolo em disco com placa de montagem integrada - Google Patents
Rebolo em disco com placa de montagem integrada Download PDFInfo
- Publication number
- PT2106328E PT2106328E PT07854781T PT07854781T PT2106328E PT 2106328 E PT2106328 E PT 2106328E PT 07854781 T PT07854781 T PT 07854781T PT 07854781 T PT07854781 T PT 07854781T PT 2106328 E PT2106328 E PT 2106328E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- grinding wheel
- mounting plate
- disk
- fastening portions
- abrasive
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B24—GRINDING; POLISHING
- B24D—TOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
- B24D7/00—Bonded abrasive wheels, or wheels with inserted abrasive blocks, designed for acting otherwise than only by their periphery, e.g. by the front face; Bushings or mountings therefor
- B24D7/16—Bushings; Mountings
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B24—GRINDING; POLISHING
- B24D—TOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
- B24D18/00—Manufacture of grinding tools or other grinding devices, e.g. wheels, not otherwise provided for
- B24D18/0009—Manufacture of grinding tools or other grinding devices, e.g. wheels, not otherwise provided for using moulds or presses
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Manufacturing & Machinery (AREA)
- Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO "REBOLO EM DISCO COM PLACA DE MONTAGEM INTEGRADA"
ANTECEDENTES 1. Campo Técnico A presente invenção refere-se a rebolos abrasivos e, mais particularmente a rebolos de disco com placas de montagem integradas para facilitar a montagem em placas planas de retificadoras de superfície. 2. Documentação prévia
Os rebolos abrasivos (ou seja, de retificação) são amplamente utilizados em retificadoras convencionais e afiadoras manuais. Quando utilizado nestas máquinas, o rebolo é sustentado pelo seu centro e é rodado a uma velocidade relativamente elevada, ao mesmo tempo que é pressionado contra o trabalho (isto é, a peça de trabalho). A superfície abrasiva do rebolo desgasta a superfície do trabalho pela ação de corte coletiva dos grãos abrasivos do rebolo.
Os rebolos são usados em operações, tanto de desbaste, como de retificação de precisão. 0 desbaste é utilizado para realizar um rápido levantamento de aparas sem dar importância especial ao acabamento e cozimento da superfície. Exemplos de desbaste incluem a remoção rápida de impurezas a partir de tarugos, preparação de cordões de solda e corte de aço. A retificação de precisão refere-se ao controlo da quantidade de aparas removidas para alcançar as tolerâncias dimensionais desejadas e/ou acabamento de superfície desejado. Exemplos de retificação de precisão incluem a remoção de quantidades precisas de material, o 2 afiamento, modelagem, e operações de acabamento de superfícies em geral, tais como o polimento, e a mistura (i.e., alisamento de cordões de soldadura).
Os rebolos planos convencionais, ou rebolos de retificação de superfícies, em que a face geralmente plana do rebolo é aplicada na peça de trabalho, podem ser utilizados tanto no desbaste como na retificação de precisão, utilizando uma retificadora de superfícies convencional ou uma afiadora com a face planar orientada num ângulo até 6 graus, em relação à peça de trabalho. Os rebolos de retificação plana convencionais, ou rebolos de retificação de superfícies são frequentemente fabricados por moldagem de uma mistura de partículas abrasivas com aglutinante, com ou sem reforços de fibra, para formar um rebolo de material abrasivo aglutinado, rígido e monolítico. Um exemplo de abrasivos aglutinados adequados inclui alumina, carboneto de silício e grão de alumina-zircónia numa matriz aglutinada de resina. Outros exemplos de abrasivos aglutinados incluem diamante, CBN, alumina, ou grão de carboneto de silício, numa aglutinação vitrifiçada ou metálica. São usadas várias formas de rebolo, tal como designado pelo ANSI (American National Standards Institute) em operações de retificação plana ou de superfícies. Estes tipos de rebolo incluem rebolos cilíndricos (Tipo 2), discos abrasivos (rebolos com faces de retificação planas, anelares), rebolos de taças retas (Tipo 6), taças bojudas (Tipo 11), rebolos de prato (Tipo 12), e rebolos com depressão central (Tipos de 27 e 28) .
Muitos destes rebolos/discos de retificação plana ou de superfície, tais como os rebolso de taças retas do Tipo 6, ou outros tendo uma depressão central, podem ser 3 convenientemente montados num fuso/mandril de uma retificadora simplesmente por utilização de um fixador roscado que passe através de um orificio central do rebolo e aperte o rebolo contra uma ou mais flanges do fuso. No entanto, em muitas outras aplicações, por exemplo, em virtude da sua configuração e/ou tamanho relativamente grande, é desejável prender estes rebolos em vários locais dispostos radialmente para fora a partir dos seus orifícios centrais, de forma a que não perturbe a continuidade da face de retificação.
Como mostrado na Fig. 1, este acoplamento é tipicamente realizado por incorporação de porcas metálicas roscadas 20 na face traseira de um disco abrasivo 30. As porcas são encaixadas por parafusos 22 através de um flange ou placa frontal 24 de uma retificadora. Esta abordagem proporciona vantajosamente um número relativamente grande de pontos de contacto distribuídos, que prendem de modo seguro inclusivamente rebolos relativamente grandes na retificadora (por exemplo, até 64 combinações de porcas e parafusos 20, 22, para um rebolo de 42 polegadas (107 cm) de diâmetro). Uma desvantagem desta abordagem, no entanto, assenta no facto de tais rebolos poderem chegar a exigir, cada um, 64 porcas, colocadas em conformidade com os padrões dos orifícios para parafusos, que podem variar dependendo do tipo e do tamanho do rebolo, e do fabricante da retificadora. Como tal, o fabrico destes discos, incluindo as etapas do processo associadas com a incorporação das porcas de acordo com os padrões de orifícios desejados, tende a ser relativamente demorado e trabalhoso. 4
Por exemplo, as porcas 20 são tipicamente incorporadas por meio de fixação complexa utilizada durante o enchimento do molde e operações de prensagem. A fixação é removida antes das operações térmicas de endurecimento, e sem o suporte fornecido pela fixação, as porcas tendem a mover-se à medida que o disco endurece durante o cozimento, criando problemas de alinhamento quando os discos são montados em retificadoras.
Em alternativa, uma fixação pode ser utilizada para apoiar as porcas durante a moldagem. O acoplamento roscado da fixação e das porcas permite que o disco e placa sejam cozidos como uma unidade. Uma vez completo o cozimento, a fixação é removida, por exemplo, por desenroscamento, para libertar a fixação dos discos cozidos. Embora o cozimento dos discos com a fixação afixa tenda a minimizar qualquer movimento das porcas, este método evita eficazmente que a fixação seja reutilizada, até que o cozimento esteja concluído, o que requer um para manter um número relativamente grande de fixações disponíveis. Este requisito aumenta o já grande número de peças discretas exigidas numa operação típica de fabrico de disco abrasivo, que pode exigir milhares de peças para a fabricação de discos numa gama desejada de tamanhos e tipos. o peso
Com referência à Fig. 2, outras abordagens de montagem usam uma placa de montagem em aço 36 tendo orifícios de montagem roscados e perfurados, configurados para receber um pino ou parafuso roscados que passam através da placa frontal 24 da retificadora. Como mostrado, a placa 36 é cimentada numa face traseira do disco 30. Embora esta abordagem possa funcionar de modo satisfatório para alguns rebolos abrasivos (por exemplo, de diâmetro pequeno), 5 adicional e os custos associados às placas metálicas 24 adequadas para rebolos de grande porte, por exemplo, até 44 polegadas (112 cm) e 300 lbs (136 kg) tenderiam a ser proibitivos. O documento GB-A-1 458 347 divulga um rebolo abrasivo aglutinado compreendendo: um disco abrasivo aglutinado incluindo grãos abrasivos dispostos numa matriz aglutinada, uma placa de montagem integralmente presa ao disco, a referida placa de montagem tendo uma pluralidade de porcas de fixação roscadas afuniladas incorporadas naquela, a referida placa de montagem sendo fabricada a partir de uma composição incluindo um material polimérico. As porcas de fixação roscadas afuniladas são, cada uma, configuradas para o acoplamento respetivo com uma pluralidade de parafusos roscados dispostos ao longo de uma placa frontal de uma retificadora.
Assim, existe uma necessidade de um disco abrasivo de retificação de superfícies melhorado e de um método para a fixação do disco para uma retificadora.
SUMÁRIO O Objeto da presente invenção é um rebolo abrasivo aglutinado, tal como definido na reivindicação 1 e um método de fabrico de um rebolo, tal como definido na reivindicação 15. As reivindicações dependentes referem-se a formas de realização preferidas da mesma.
De acordo com a presente invenção, um rebolo abrasivo aglutinado é fornecido com um disco abrasivo aglutinado incluindo grãos abrasivos dispostos dentro de uma matriz aglutinada, e uma placa de montagem integralmente presa ao 6 disco. A placa de montagem tem uma pluralidade de primeiras porções de fixação roscadas dispostas num padrão predeterminado naquela, e é fabricada a partir de uma composição incluindo um material polimérico. As primeiras porções de fixação roscadas são, cada uma, configuradas para o acoplamento respetivo com uma pluralidade de segundas porções de fixação roscadas dispostas ao longo de uma placa frontal de uma retificadora. A placa de montagem compreende uma pluralidade de suportes alongados que se estendem radialmente e ao nivel do perimetro entre as ditas primeiras porções de fixação.
Um outro objeto da presente invenção é um método de fabrico de um rebolo incluindo a formação de uma placa de montagem a partir de uma composição incluindo um material polimérico, e a disposição de uma pluralidade de primeiras porções de fixação roscadas num padrão predeterminado naquela, as primeiras porções de fixação roscadas sendo, cada uma, configuradas para o acoplamento respetivo com uma pluralidade de segundas porções de fixação roscadas dispostas ao longo de uma placa frontal de uma retificadora. 0 método também inclui a formação de um disco abrasivo aglutinado, e a fixação integral da placa de montagem ao disco abrasivo. A placa de montagem compreende uma pluralidade de suportes alongados que se estende radialmente e ao nivel do perimetro entre as referidas primeiras porções de fixação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As caracteristicas e vantagens descritas em cima, bem como outras, da presente invenção serão mais facilmente evidentes a partir de uma leitura da seguinte descrição 7 detalhada dos vários aspetos da invenção, tomados em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais: A Fig. 1 A Fig. 2 A Fig. 3 A Fig. 4 é uma vista lateral em corte transversal de uma porção de um disco abrasivo do estado da técnica, fixo a uma placa frontal de uma retificadora convencional; é uma vista lateral em corte transversal de uma porção de outro disco abrasivo do estado da técnica, fixo a uma porção de uma placa frontal de uma retificadora convencional; é uma vista lateral em corte transversal de uma porção de outro disco abrasivo do estado da técnica, fixo a uma placa frontal de uma retificadora convencional; é uma vista tomada ao longo da linha 4-4 da Fig. 3; A Fig. 5 é uma vista semelhante à da Fig. 4, de uma forma de realização de uma placa de montagem da presente invenção; e A Fig. 6 é uma vista tomada ao longo de linha 6-6, incluindo aspetos opcionais da forma de realização da Fig. 5.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Na descrição detalhada que se segue, é feita referência aos desenhos em anexo que formam parte da mesma, e nos quais são mostradas a titulo de ilustração, formas de realização especificas nas quais a invenção pode ser praticada. Estas formas de realização são descritas em detalhe suficiente para permitir que os peritos na arte pratiquem a invenção, e deve ser entendido que outras formas de realização podem ser utilizadas. É também para ser compreendido que podem ser realizadas alterações estruturais, processuais e do sistema, sem haver um afastamento do âmbito da presente invenção. A seguinte descrição detalhada não deve, por conseguinte, ser tomada num sentido limitativo, e o âmbito da presente invenção é definido pelas reivindicações em anexo. Para efeitos de clareza de exposição, as caracteristicas semelhantes mostradas nos desenhos em anexo são indicadas com números de referência semelhantes e as caracteristicas semelhantes, tal como mostradas em formas de realização alternativas nos desenhos são indicadas com números de referência semelhantes.
Como discutido em cima em relação à Fig. 1, as roscas metálicas 20 são comummente moldadas num disco abrasivo 30 para fornecer um meio seguro de montagem do disco na placa frontal 24 de um rebolo para operações de retificação plana. Esta abordagem tem demonstrado fornecer uma montagem estruturalmente sã para rebolos de retificação plana de uma ampla gama de tamanhos, por exemplo, com diâmetros variando de 200mm a 1067mm (8-42 polegadas), ou mais.
Como mencionado em cima, no entanto, a capacidade de fabricar tal gama relativamente grande de tamanhos de rebolos tende a ser dispendiosa, tanto numa perspetiva de gestão de inventário, como de mão-de-obra, devido ao grande número (frequentemente de muitos milhares) de componentes discretos, que devem ser mantidos em disponibilidade. Por conseguinte, é desejável reduzir este número de peças, sem comprometer a capacidade de produzir uma vasta gama de tamanhos de rebolos e de configurações.
Embora provavelmente contra-intuitivo, os presentes inventores descobriram que ao aumentar o número de peças de 9 um rebolo ou disco em particular, conseguiram simplificar o fabrico do mesmo, e reduzir o número total de peças necessárias para produzir os rebolos/discos. Além disso, a presente invenção demonstrou reduzir os requisitos de mão-de-obra do processo de fabrico.
As formas de realização da presente invenção conseguiram o exposto através da deslocação eficaz das porções de fixação roscadas (por exemplo, porcas ou perfurações roscadas) a partir do disco abrasivo para uma única placa de montagem discreta que pode ser fixada ao disco, quer antes ou depois de o disco ser cozido. Esta construção permite que o posicionamento relativamente personalizado das porções de fixação ocorra "autonomamente" em relação à moldagem do disco, para ajudar a simplificar o fabrico do disco em si mesmo, o que seria de outro modo relativamente complexo. Ao utilizar a placa de montagem para localizar com precisão e fixar as porções de fixação roscadas, estas formas de realização eliminam a complexidade associada com a inserção de pinos, etc., para manter individualmente cada fixador em posição dentro do molde do rebolo, e removê-los depois de a moldagem estar completa.
Com referência agora à Fig. 3, é mostrada uma placa de montagem 40 fabricada a partir de um material não-metálico. Em alternativa, a placa 40 pode ser fabricada a partir de materiais metálicos tais como ferro fundido ou metal em pó (utilizando técnicas convencionais de metalurgia em pó). A placa 40 inclui uma pluralidade de porções de fixação 20' dispostas num padrão que corresponde a um padrão de parafuso da placa frontal 24 de uma retificadora convencional em particular. A placa de montagem 40 pode apoiar o disco abrasivo 30' por utilização de um ou mais 10 agentes aglutinantes 42, tal como um epóxi reticulado, e/ou um bloqueio mecânico formado por engate mecânico do disco 30' com uma saliência ou canal afunilado 43, para formar uma fixação de rabo de andorinha como mostrado. Este bloqueio pode ser formado pela placa de moldagem 40 in situ com o disco 30', como discutido em baixo. Assim, desta maneira, o disco abrasivo 30' é fixado à placa frontal 24 de uma retificadora, ao mesmo tempo que se removem eficazmente porções de fixação 20' a partir do disco abrasivo 30' em si mesmo. Além disso, a fabricação da placa 40 a partir de um material polimérico tal como um material termoplástico ou termoendurecivel convencional, fornece à placa uma resistência mecânica suficiente e caracteristicas estruturais para suportar o disco abrasivo 30' durante as operações de retificação (discutido em baixo), mantendo o peso e custo relativamente baixos.
Para satisfazer as caracteristicas mecânicas e estruturais desejadas, são fornecidas formas de realização com uma placa de montagem com um diâmetro de, pelo menos, 50 a cerca de 90 porcento do diâmetro do disco. A área da secção transversal total das placas encontra-se numa gama de 40 a 100 porcento da do disco para as formas de realização da Fig. 4, e numa gama de 5 a 27 porcento da do disco para as formas de realização da Fig. 5, tal como a seguir discutido. As formas de realização da placa de montagem tem uma resistência à deformação de pelo menos 40 MPa e 100 MPa de acordo com o método de teste descrito aqui a seguir em relação à Tabela II. As porções de fixação roscadas têm uma resistência à extração de pelo menos 500 libras (2224 Newtons), a cerca de 1200 libras (5338 Newtons), de acordo com o método de teste descrito aqui a seguir em relação à Tabela III. 11
Os peritos na arte reconhecerão que o conjunto completo do rebolo pode ser submetido a forças centrifugas relativamente elevadas durante o funcionamento, particularmente na periferia do rebolo, devido às velocidades relativamente elevadas a que geralmente opera. Por conseguinte, as formas de realização completas aqui descritas foram testadas sendo sujeitas a testes de resistência à rutura, que envolveram a sua sujeição a velocidades de rotação de pelo menos 1,76 vezes a velocidade máxima de funcionamento. Estas formas de realização exibiram todas uma força de rutura de pelo menos 10560 pés superficiais por minuto (3219 metros de superfície por minuto) ou maior, (algumas formas de realização atingindo mais de 14.000 pés de superfície por minuto) para as qualificar em termos de velocidades máximas de funcionamento de pelo menos 6000 pés de superfície por minuto (1829 metros de superfície por minuto).
Pode ser usado essencialmente qualquer material tendo a resistência mecânica e as características estruturais necessárias para placa de montagem 40, 40' . Em formas de realização particulares, os materiais satisfatórios incluem os que têm uma resistência à deformação de pelo menos 40 MPa, com porções de fixação 20' que exibem uma resistência à extração (por exemplo, usando parafusos 3/8-11 normalizados) de pelo menos 500 libras (2224 Newtons). Em outras formas de realização, uma resistência à deformação de 100-500 MPa é desejada, com uma resistência à extração de pelo menos 1200 libras.
Estes requisitos podem ser satisfeitos por numerosos materiais poliméricos, incluindo vários materiais termoplásticos ou termoendurecíveis, com ou sem reforço de 12 fibras (por exemplo, aramida, carbono, vidro) . Exemplos de termoplásticos que podem ser adequados para algumas aplicações incluem Acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS), Acrílico, Poliacetal (Acetal), Poliacrilatos (Acrílico), Poliacrilonitrilo (PAN ou Acrilonitrilo) , Poliamida (PA ou Nylon), poliamida-imida (PAI), policarbonato (PC), e cloreto de polivinilo (PVC), e combinações dos mesmos.
Para além disso, a utilização de um material termoendurecível tendo a resistência à deformação e à extração desejada permite que a placa 40 seja moldada in situ com o disco abrasivo 30', sem nova fusão, quando exposta ao calor e pressão associados às operações de moldagem e endurecimento, que seriam, de outro modo convencionais, como discutido em baixo. Os termoendurecíveis exemplificativos incluem as resinas fenólicas e resinas de poliéster, tais como o policarbonato e tereftalato de polietileno (PET), opcionalmente reforçados com fibra (por exemplo, fibra de vidro, fibra de carbono, fibra polimérica e fibra mineral), e combinações dos mesmos.
Os discos abrasivos 30' podem ser fabricados a partir de essencialmente qualquer combinação abrasiva/aglutinante conhecida dos peritos na arte de rebolos, e/ou que possa ser desenvolvida no futuro. Além disso, os discos 30' podem ser vantajosamente fabricados de qualquer maneira desejada, tal como por utilização de moldagem convencional e técnicas de cozimento. Num exemplo representativo, o disco 30' incluiu cerca de 38 porcento em volume (%vol.) de grãos abrasivos, 14 % vol. de aglutinante, e 48 % vol. de porosidade. Outros exemplos de materiais adequados para o rebolo e técnicas de fabricação são divulgados nas Patentes 13 dos EUA N° 5,658,360, 6,015,338 e 6,251,149 e documento nos EUA com n° Série 10/510,541, concedidos a Saint-Gobain Abrasives, Inc.
Na forma de realização mostrada, as porções de fixação 20' incluem perfurações roscadas dimensionadas e formadas de forma a engatar de modo roscado numa porção de fixação correspondente 22, tal como um parafuso ou pino que se estende desde a placa frontal da máquina 24, como mostrado. Uma vantagem das porções de fixação 20' assenta no facto de poderem ser convenientemente formadas após a fabricação da placa, por exemplo, utilizando uma máquina de moagem convencional CNC ou prensa de perfuração numa tabela XY, para perfurar e dar inclinação a orifícios ao longo de nominalmente qualquer padrão desejado. As porções de fixação 20' podem também ser convenientemente moldadas na placa 40. Alternativamente, as porções de fixação podem incluir porcas roscadas 20" (por exemplo, não-metálicas, ou metálicas em algumas formas de realização) incorporadas dentro da placa 40, tal como mostrado a tracejado. Numa outra forma de realização, as porções de fixação podem tomar a forma de parafusos ou pinos incorporados na placa de montagem, que sejam suficientemente longos para passar através de e encaixar em perfurações na placa frontal 24, e/ou que sejam mantidos em posição com porcas roscadas.
Tal como mostrado, estas formas de realização proporcionam porções de fixação 20', 20", ao longo de nominalmente qualquer padrão desejado sem a necessidade de posicionar individualmente as porções 20' dentro do disco abrasivo 30'. Além disso, a ausência de fixação saliente no disco 30' e a falta de qualquer necessidade de removê-la do disco após a moldagem, tende a simplificar o fabrico do disco 14 30', ao mesmo tempo que reduz ou elimina a possibilidade de concentrações de tensão e/ou fissuras geradas por aquelas.
Com referência agora às Figs. 4-6, a placa de montagem pode ser fabricada em qualquer número de tamanhos e formas, capazes de manter as porções de fixação 20', 20" em locais desejados. Por exemplo, como mostrado na Fig. 4, a placa de montagem 40 pode ser formada como um disco essencialmente circular, isto é, tendo uma secção transversal circular, como mostrado. Dependendo da aplicação particular, a placa 40 pode ser fornecida com ou sem orifício central, tal como mostrado a tracejado com o número de referência 46. Como discutido em cima, em formas de realização particulares, a placa 40 é fornecida com uma área em corte transversal dentro de uma gama de cerca de 50 a 100 porcento, e mais particularmente cerca de 90 a 100 porcento, da do disco abrasivo ao qual está fixada. O diâmetro externo da placa de montagem é, pelo menos, 50 a cerca de 90 porcento do diâmetro do disco. Em formas de realização particulares, o diâmetro da placa (Pd) é de pelo menos metade da soma do diâmetro externo e diâmetro do orifício central do disco abrasivo, tal como previsto pela Eq. 1.
Eq. 1 = Pd=(Diâmetro do disco + Diâmetro do Orifício)/2 A placa é geralmente suficientemente espessa de modo a que pelo menos três passos do parafuso engatem nas porções de fixação 20', 20", sem contactar com o disco 30'. Em formas de realização particulares, isto pode ser conseguido através do fornecimento de placas com uma espessura de pelo menos (0,5) polegadas (1,27 cm), (de preferência 5/8 (0,625) polegadas (1,6 cm) em formas de realização 15 particulares) com um parafuso de 5/8-11 que se estende pelo menos 1/4 (0,25) polegadas (0,6 cm) nas porções de fixação.
Como mostrado nas Figs. 5 & 6, de acordo com a presente invenção uma placa de montagem 40' pode ser fabricada como uma série de porções de fixação individuais 20', 20", ligadas uma na outra por uma rede de suportes 44, por exemplo, numa instalação radial. Nesta forma de realização, a placa 40' pode ser proporcionada com uma área em corte transversal (isto é, transversal ao seu eixo de rotação) dentro de uma gama de cerca de 5 a 27 porcento da do disco abrasivo 30' ao qual está fixada. Esta placa de montagem 40' pode ser fixada a um disco abrasivo 30' usando um adesivo 42 como em cima discutido. Além disso, e/ou como alternativa, a placa 40' pode ser convenientemente moldada in situ com o disco 30', com ou sem adesivo 42, como será discutido em maior detalhe aqui a seguir. Durante a moldagem, a rede de suportes 44 mantém o posicionamento relativo desejado das porções de fixação 20', 20". Além disso, nesta forma de realização, as porções opcionais de bloqueio (saliências 43 dos suportes 44 (Fig. 6) e/ou espaços livres 43' formados entre os suportes 44) , são acopladas pelo, ou substancialmente preenchidas com o material abrasivo/aglutinante durante a moldagem para formar um bloqueio mecânico com o disco 30' de modo a fixar a placa 40' ao disco 30' . Desta maneira, o disco abrasivo 30' pode ser proporcionado com porções de fixação incorporadas 20', 20", sem a necessidade de posicionar individualmente as porções de fixação no molde com pinos/placas que devem ser subsequentemente removidos do disco abrasivo. 16
Tendo descrito várias formas de realização da invenção, a fabricação das mesmas será agora descrita em conjunto com a Tabela I que se segue. Tal como mostrado, um material adequado, tal como um poliéster reforçado com vidro, é formado 50 por moldagem e/ou usinagem numa placa 40, 40' de tamanho e forma desejados. A placa é opcionalmente fornecida 51 com uma ou mais saliências 43 (por exemplo, uma forma aproximada de um pentágono em secção transversal ou algum outro formato geométrico em corte transversal para a fixação da placa ao disco abrasivo) e/ou espaços livres 43' para efetuar um bloqueio mecânico, tal como discutido anteriormente.
As porções de fixação 20', 20" são colocadas 52 dentro da placa 40 ao longo de um padrão de orifícios predeterminado. As porções de fixação (por exemplo, porcas, parafusos ou pinos) podem ser moldadas na placa, ou usinadas na placa, por exemplo, por perfuração e orifícios roscados. A placa de montagem pode, então, ser afixada 54 num disco abrasivo 30', opcionalmente usando 56 um adesivo tal como epóxi de dois componentes GY6004 (Vantico AG, Bassel, Suiça) aplicado, quer antes da moldagem, ou após a moldagem, conjuntamente com a aplicação de calor. Em alternativa, uma placa epóxi de auto-endurecimento convencional, tal como a Epoweld 13230 (Elementis Specialties, Inc., Belleville, NJ, EUA) pode ser utilizada sem a aplicação de calor, depois da moldagem do disco 30'.
Por exemplo, em algumas aplicações, a placa de montagem 40 pode ser moldada in situ 58 com o disco abrasivo 30', através da colocação da placa 40 dentro de um molde de tamanho e forma adequado, conjuntamente com uma mistura 17 aglutinante/abrasiva. 0 adesivo 42 pode ser opcionalmente aplicado 56 na placa 40 antes da colocação da mistura aglutinante/ abrasiva para dentro do molde, para ajudar à realização de uma ligação segura entre a placa 40 e o disco abrasivo 30' . Como opção adicional, as saliências 43, se incluídas na etapa 51, podem ser usadas para formar eficazmente 60 um bloqueio mecânico ou "chave" para ajudar a segurar a placa 40, 40' ao disco 30', por exemplo, como mostrado na Fig. 3. A combinação da placa e do disco pode então ser endurecida 62 por aquecimento.
Tabela I 50 Placa formada 51 Placa opcionalmente formada com saliência(s) 43 52 Porções de fixação 20', 20" colocadas na placa por moldagem ou usinagem 54 Placa afixada ao disco abrasivo 30' 56 Opcionalmente com adesivo, aplicado antes ou depois do disco moldado 58 Opcionalmente por moldagem in situ com o disco 60 Cpcionalmente formando bloqueio mecânico 62 Disco endurecido por aquecimento
Na descrição anterior, a invenção foi descrita com referência a formas de realização exemplificativas específicas da mesma. Será evidente que várias modificações e alterações podem ser feitas sem haver um afastamento do âmbito da invenção conforme definido nas reivindicações que se seguem. A descrição e os desenhos são, portanto, para ser considerados num sentido ilustrativo em vez de restritivo.
Os exemplos ilustrativos seguintes destinam-se a demonstrar determinados aspetos da presente invenção. É para ser entendido que estes exemplos não devem ser interpretados como limitativos. 18 EXEMPLOS Exemplo 1
Amostras de um poliéster reforçado com vidro (Composto de Moldagem em Película Tipos 5300 e 5600, da Zehrco Plastics, Inc., Ashtabula OH, EUA), fabricado na forma de barras com secções transversais de ^ pol x ^ pol (nominalmente 12mm x 12mm), foram avaliadas antes e depois de serem cozidas a aproximadamente 160 °C durante dez horas, para avaliar a estabilidade térmica e propriedades mecânicas. A resistência mecânica foi testada medindo a resistência à deformação de amostras do material, antes e depois do cozimento. A resistência à deformação foi testada usando um sistema de teste eletromecânico Instron® 4204 (Instron Corporation, Canton, Massachusetts) equipado com uma Fixação Curva de Três Pontas Instron ®, com extensão de 2 polegadas (5 cm) e um rolo de movimento livre, operado a uma taxa de alimentação de 0,5 polegadas (1,3 cm) por minuto. O material demonstrou exceder substancialmente a resistência desejada de 40 megapascal (MPa), ao mesmo tempo também excedendo o nível de resistência opcional de 100 MPa, como mostrado na Tabela II em baixo.
Tabela II
Tensão em Deformação; Tensão em Deformação (MPa) : (MPa) : sem cozimento j após cozimento Média 130,8 í 140,9 Desvio Padrão 29,1 19,2 A resistência à extração de uma placa de amostra representativa foi testada usando um teste de extração convencional em que um dispositivo de teste mecânico Tinius 19
Olson™ (Tinius Olsen, Inc., Horsham, PA) foi utilizado para medir a força necessária para puxar um parafuso convencional de 5/8-11 (Diâmetro Nominal e Passos por Polegada) aparafusado em 0,5 polegadas (12,7 mm) em orifícios perfurados e roscados no material. Seis orifícios foram perfurados e roscados na amostra antes do cozimento, e a força para remover um parafuso roscado foi registada. A resistência à extração do material excedeu bastante o valor minimo desejado de 500 lbs (2224 Newtons), tal como mostrado na Tabela III em baixo.
Tabela III
Resistência à Extração N° do Orifício lbs (Newtons) Ϊ 1 2045 (9097) j 2 1960 (8719) | 3 1935 (8607) j 4 1865 (8296) j 5 2060 (9163) | 6 2445 (10.876) j Média 2052 (9128) j
Estes materiais foram utilizados para fabricar uma pluralidade de placas de montagem 40, essencialmente como mostrado e descrito aqui anteriormente no que diz respeito às Figs. 3 & 4 (não de acordo com a invenção). Todas estas placas tinham um diâmetro de 18 polegadas (46 cm) , alguns com, e outros sem, um orifício central 46. Várias das placas foram moldadas in situ com um disco abrasivo 30' essencialmente como mostrado e descrito na Fig. 3. O disco abrasivo 30' foi fabricado usando um aglomerado de material de grãos abrasivos/aglutinante vitrificado essencialmente como descrito no Exemplo 1 da Patente nos 20 EUA No. 6, 988, 937 (a patente '937) . Um material aglutinante vitrifiçado (Aglutinante A da patente '937) foi usado para fazer a amostra de aglomerado de grãos abrasivos AV4 (A80-B4 93-1) . A amostra AV4 era semelhante à amostra AV2 da patente '937 (Tabela IV em baixo), exceto no ponto em que um tamanho de lote comercial foi fabricado para a amostra AV4-1. Os aglomerados foram preparados de acordo com o método de calcinação rotativa descrito no documento US 2003/194947 AI Exemplo 1. Os grãos abrasivos eram grãos abrasivos de alumina fundida 38A, com tamanho de granalha 80, obtido a partir da Saint-Gobain Ceramics & Plastics, Inc., Worcester, Massachusetts, EUA, e usou-se 3% em peso do Aglutinante A. A temperatura do calcinador foi definida para 1250 °C, o ângulo do tubo era de 2,5 graus e a velocidade de rotação de 5 rpm. Os aglomerados foram tratados com 2% de solução de silano (obtido da Crompton Corporation, South Charleston, W. Va.).
Tabela IV
Aglomerados de Grãos Abrasivos/Aglutinante Vitrificado Mistura: |Peso emj% em Grãos, ^lbs ^peso de material j (kg) da jGrão aglutinante ^mistura ^Abrasivo % em peso j % em j fração s Tamanho em de material|volume de Ide smicrómetros aglutinante jmaterial j malha -\ (malha) | aglutinant \ 20/+45 s je jde LPD j % nédias da | densidade \ relativa j AV2 |84.94 |94.18 Granalha 80 j (38,53) j 38A. | | Aglutinante \ \ Ab | | 2.99 j 4.81 11.036 j 500p | 1 |-20/+45 26,67 i a As percentagens são numa base de sólidos totais, incluem apenas o materiais aglutinante vitrificado e grão abrasivo, e não incluem qualquer porosidade dentro dos\ aglomerados. Materiais aglutinantes orgânicos temporários foram utilizados para aderirj o aglutinante vitrificado ao grão abrasivo (para AV2, foram utilizados 2,83% em pesol de aglutinante de proteína líquida AR30, e para AV3, foram usados 3,77% em peso des aglutinante de proteína líquida AR30). Os materiais aglutinantes orgânicos temporários\ foram submetidos a combustão durante a sinterização dos aglomerados no calcinador s rotativo e a % em peso final do material aglutinante não os inclui. \ 21
Aglomerados de Grãos Abrasivos/Aglutinanbe Vitrificado b Aglutinante A (descrito no documento nos EUA com n° Série 10/120,969, Exemplo 1) és uma mistura de matérias-primas (por exemplo, argila e minerais) normalmente utilizadaj para fazer aglutinações vitrifiçadas para rebolos abrasivos. Após a aglomeração, aj composição de vidro sinterizado do aglutinante A inclui os óxidos seguintes (% emj peso): 69% de formadores de vidro (Si02 + B2O3); 15% de A1203; 5-6% de óxidos \ alcalinoterrosos RO (CaO, MgO); 9-10% de R20 alcalino (Na20, K20, Li20), e temj gravidade específica de 2,40 g/cc e uma viscosidade estimada em 1180 °C de 25.590 j Poise. | A amostra do aglomerado AV4 foi usada para fazer rebolos (tamanho terminado com 18" de diâmetro x 3" de largura x 10" de orificio central (tipo 1) (45,72 x 7,6 x 25,4 cm).
Os rebolos abrasivos experimentais foram feitos com equipamento de fabrico comercial, misturando os aglomerados com resina fenólica liquida (resina líquida Durez Varcum 29-390 da Durez Corporation, Dallas Tx.) (10% em peso da mistura aglutinante) de resina fenólica em pó (resina Durez Varcum® 29-717 da Durez Corporation, Dallas, Tex.) (33% em peso da mistura aglutinante) & Espatoflúor (Seaforth Mineral & Ore Co. Inc.) (57% em peso da mistura aglutinante). As quantidades de percentagem em peso de aglomerado abrasivo e aglutinante de resina utilizados nestes rebolos estão listados na Tabela V, em baixo. Os materiais foram misturados durante um período de tempo suficiente para se obter uma mistura uniforme. O aglomerado uniforme e a mistura aglutinante foram colocados em moldes com as placas (colocadas na parte inferior dos moldes) e foi aplicada pressão para formar rebolos em fase verde (não endurecidos). Estes rebolos verdes foram removidos dos moldes, embrulhados em papel revestido e endurecidos por aquecimento a uma temperatura máxima de 160 °C, graduados, terminados, e inspecionados de acordo com técnicas de fabrico de rebolos comerciais conhecidas na arte. Os 22 rebolos não deformaram ou racharam durante o processo de moldagem.
Tabela V A80-B493-1 (AV4) ί% em peso Aglomerado |0,8030 Resina Líquida jo,0194 Resina em pó 10,0649 Espatoflúor io,1127 Densidade Jl,8180
Alguns dos rebolos foram moldados usando material adesivo 42 (epóxi de dois componentes GY6004) aplicado sobre a placa 40. Outros discos 30' foram moldados por prensagem e endurecidos (cozidos) sem uma placa 40, sendo então fixados à placa utilizando a placa epóxi convencional (Epoweld 13.230).
Estes rebolos foram então testados com sucesso em termos de velocidade a 2600 rpm (12500 Pés de Superfície por Minuto).
Outros rebolos são moldados sem material adesivo 42, usando saliências 43 para mecanicamente capturar os discos 30' nas placas.
Exemplo 2
Amostras de duas composições de poliéster reforçado com vidro (Premi-Glas® 1203-30, 30 porcento de poliéster preenchido com vidro, Premix, Inc., North Kingsville Ohio) foram fabricadas na forma de barras com secções transversais de pol x pol (nominalmente 12mm x 12mm) , e foram testadas em termos de resistência à deformação e 23 resistência à extração essencialmente como descrito no Exemplo 1.
Ambas as composições demonstraram exceder consideravelmente as resistências à deformação minimas e opcionais desejadas de 40 e 100 MPa, respetivamente, como mostrado na Tabela VI em baixo.
Tabela VI
Composição 1 \Composição 2 \
Tensão em Deformação (MPa) \Tensão em Deformação (MPa) \ Média 264,9 212,7
Desvio P 42,8 30,2 A resistência à extração do material excedeu consideravelmente o minimo desejado de 500 libras (2224 Newtons), tal como mostrado na Tabela VII em baixo.
Tabela VII
Resistência à extração N° do Orifício SAmostra 1: lbs (N) ^Amostra 2: lbs (N) | 1 13050 (13.567) 11550 (6895) | 2 12 910 (12944) 118 65 (8296) | 3 13195 (14212) 11930 (8585) | 4 12 97 5 (13233) 11885 (8385) | 5 13520 (15658) 11960 (8719) | 6 13405 (15146) 11900 (8452) | Média 13175 (14123) ] 1848 (8220) !
Uma pluralidade de placas de montagem 40 (não de acordo com a invenção) com diâmetros externos de 5 polegadas foi 24 fabricada essencialmente como descrito no Exemplo 1, a partir destas duas composições de poliéster reforçado por vidro. Além disso, os discos abrasivos 30' foram fabricados usando a amostra de aglomerado em cima mencionada AV4, tendo um tamanho final de 5'' de diâmetro x 2'' de largura x 2' ' de orifício central (Tipo 1) (127 χ 5,0 χ 5,0 cm). Estes discos foram feitos com equipamento de fabrico comercial, misturando os aglomerados com resina fenólica líquida (resina líquida Durez Varcum 29-390 da Durez Corporation, Dallas Tx.) (25% em peso da mistura aglutinante) , resina fenólica em pó (resina Durez Varcumi® 29-717 da Durez Corporation, Dallas Tex.) (27% em peso da mistura aglutinante) & Espatoflúor (Seaforth Mineral & Ore Co. Inc.) (48% em peso de mistura aglutinante). As quantidades de percentagem em peso do aglomerado abrasivo e aglutinante de resina utilizados nestes rebolos estão listadas na Tabela VIII, em baixo. Os materiais foram misturados durante um período de tempo suficiente para obter uma mistura uniforme. O aglomerado uniforme e mistura aglutinante foram colocados em moldes e foi aplicada pressão para formar rebolos de fase verde (não endurecidos). Estes rebolos verdes foram removidos dos moldes, embrulhados em papel revestido e curados por aquecimento a uma temperatura máxima de 160 °C, foram graduados, terminados, e inspecionados de acordo com técnicas de fabrico de rebolos comerciais conhecidas na arte. Os discos foram fixados a várias placas 40 usando epóxi Epoweld™ 13230. Estes rebolos foram, então, testados com sucesso em termos de velocidade a mais de 11.000 Pés de Superfície por Minuto. 25 25 Tabela VIII A80-B493-2 (AV4-2) j% em peso Aglomerado 10,7960 Resina Líquida jo,0510 Resina em pó jo,0559 Espatoflúor jo,0971 Densidade jl,8180
Exemplo 3
Amostras de um poliéster reforçado com vidro produzido pela Polyply Composites, Inc., de Grand Haven, MI, foram fabricadas na forma de barras com secções transversais de is pol x ^ pol (nominalmente 12mm x 12mm), e foram testadas em termos de resistência à deformação e resistência à extração, essencialmente como descrito no Exemplo 1, tanto antes como depois do cozimento a cerca de 160 °C.
Os resultados dos testes apresentados nas Tabelas seguintes IX-XI indicam que estas amostras satisfazem a resistência à deformação minima desejada de 40 megapascal (MPa) e a resistência à extração mínima desejada de 500 lbs (2224 Newtons). As amostras pós-cozimento não cumpriram com o nível opcional de resistência à deformação de 100 MPa.
Tabela IX - Antes do Cozimento |N° de Barra j Tensão em Deformação (MPa) j173,9 I 220,5 1163,7 1186 \1 2 i 3 Média ; Desvio Padrão (30,3 26
Tabela X - Após Cozimento 76 jN° de Barra \Tensão em Deformação (MPa) jl |60,3 ji 2 I 92,5 § 3 1172 4 i 159 j 5 | 7 6,2 [ 6 | 92, 8 5 | Média 1108,8 5 !Desvio Padrão i45, 7 5
Tabela XI
Resistência à extração \Amostra 1'' lbs (N) SAmostra W ' \ jlbs (N) | 1 12885 (12834) 12685 (11944) \ 2 13060 (13612) 12175(9675) | 3 12880 (12811) 12775(12344) \ 4 | 3050 (13568) 12175 (9675) 1 5 12880 (12811) 12190 (9742) j 6 |2 950 (13123) 127 65 (12300) j Média 2950(13123) 12544 (11317) j
Uma pluralidade de placas de montagem 40' (não de acordo com a invenção), com diâmetros externos de 5 polegadas, foi fabricada essencialmente como descrito no Exemplo 2 a partir deste poliéster reforçado com vidro. Além disso, os discos abrasivos 30' foram fabricados e fixados às placas 40, tal como também descrito no Exemplo 2. Estes rebolos foram, então, testados com sucesso em termos de velocidade a mais de 14.000 Pés de Superfície por Minuto como mostrado na Tabela XII. 27
Tabela XII Resultados do Teste de Rutura
Rebolo moldado Velocidade de rutura | SFPM ij 2 " de espessura 10800 rpm :Í 14 4 90 11-1/2' ' de espessura 11600 rpm j 15 5 4 4
Exemplo 4
Placas de montagem 40' de acordo com a presente invenção, essencialmente como mostrado e descrito em relação às Figs. 5 & 6, incluindo as porcas 20", tanto metálicas como não-metálicas, são fabricadas e moldadas in situ com um disco abrasivo 30', da maneira descrita no Exemplo 1, sem o uso de um adesivo 42.
As placas de montagem são, cada uma, componentes individuais unitários tendo um padrão de parafuso (fixador 20") configurado para coincidir com o de um moinho, e são colocados na parte inferior de um molde de disco. A mistura abrasiva (liquido e resina abrasivos) é espalhada na parte superior da placa. A mistura abrasiva e a placa são moldadas por compressão, são cozidas, e terminadas de uma maneira convencional.
Exemplo 5
As amostras de uma resina fenólica não reforçada, e as amostras de uma resina de poliéster não reforçado (Leech Industries, Inc.) foram fabricadas na forma de barras com secções transversais de is pol x ^ pol (nominalmente 12mm x 12 mm), e foram testadas em termos da resistência à deformação (antes e após o cozimento), essencialmente como descrito no Exemplo 1. Os resultados são mostrados nas Tabelas XIII e XIV que se seguem. 28
Tabela XIII N° de Barra iFenólica Tensão em |Deformação (MPa) \ iFenólica após : Cozimento (160 °C) iTensão em iDeformação (MPa) 1 176,8 I OO ΓΌ 2 1110,8 | 110 3, 6 3 |95,1 ! 110 7, 6 Média |94,3 | O OO <T> Desvio Padrão 117 ! 1133 Tabela XIV Poliéster tal | Poliéster após como recebido Cozimento (160 °C) |N° de Barra Tensão em iTensão em Deformação (MPa) i |Deformação (MPa) U.............. 100,3 j114,7 1 2 99,1 ! i116,4 j 3 98,2 j ! 113,2 ! Média 99,2 | 114,8 | Desvio Padrão 1, 1 |!,e |
Estes materiais demonstraram satisfazer o requisito minimo desejado de resistência à deformação de 40 MPa, mas não o nivel opcional de resistência à deformação de 100 MPa.
Exemplo 6
Amostras de poliéster reforçado com vidro da Osborne Industries Inc. (Osborne, KS) foram fabricadas na forma de barras com secções transversais de ^ pol x ^ pol (nominalmente 12mm x 12mm), e foram testadas em termos de resistência à deformação e resistência à extração, essencialmente como descrito no Exemplo 1. Este material 29 cumpre com o requisito minimo desejado de resistência à deformação de 40 MPa, mas não com o requisito opcional de 100 MPa, como mostrado nas Tabelas seguintes XV e XVI.
Tabela XV :N° de Barra ^Tensão em Deformação\ i(MPa) i 1 | 93,4 2 | 98,2 3 | 77,4 4 [86,"7 5 CO bJ 6 kO Cd jMédia 185,4 Desvio Padrão I 9, 6
Tabela XVI |Resistência à extração |lbs (N) ji |l915 (8519) j 2 11980 (8808) í Í3 11955 (8697) ! Í4 11800 (8007) | \5 11825 (8118) ! \6 11810 (8052) ! Média ^1880 (8363)
Exemplo 7 de resistência
Amostras de poliéster reforçado com vidro (A) (BMC 605™, da Bulk Molding Compounds, Inc.) e (B) uma resina fenólica não reforçada, e amostras de (B) (Dielectrite 48-50-15% BMC™ da IDI Industrial Dielectrics, Inc., Noblesville, IN) foram fabricadas na forma de barras com têm secções transversais de pol x ½ pol (nominalmente 12mm x 12mm) , e foram testadas em termos de resistência à deformação e 30 resistência à extração essencialmente como descrito no Exemplo 1. Os resultados, mostrados nas Tabelas seguintes XVII-XIX, indicam que várias das amostras não atingiram o requisito minimo desejado de resistência à deformação de 40 MPa.
Tabela XVII Material A (BMC) jN° de Barra |Tensão em Deformação (MPa) :1 1 56,4 i 2 I 69,5 i 3 Í79,3 4 | 27, 9 i 5 1 63 6 | 59,5 Média | 59,3 : Desvio Padrão 117,4 Tabela XVIII Material B (IDI) :N° de Barra Tensão em Deformação (MPa) il bJ CO CO i 2 1 4 9,5 i 3 |ll,7 Í4 I 34,8 i 5 |71,3 6 CO CO to 7 157,3 8 | 43,4 Média | 45,7 : Desvio Padrão I 20,4 31
Tabela XIX
Resistência extração à jMaterial A -ÍBMC lbs (N) Material B -IDI lbs (N) 1 i 2010 (8941) 1840 (8185) 2 i 1605 (7140) 1595 (7095) 3 i 1845 (8207) 1535 (6828) 4 j 1545 (6873) 1850 (8230) 5 j 1750 (7785) 1745 (7762) 6 11820 (8096) 1840 (8185) Média 11765 (7851) 1735 (7718)
Lisboa, 10 de Agosto de 2012
Claims (11)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Um rebolo abrasivo aglutinado, compreendendo: um disco abrasivo aglutinado (30')/ incluindo grãos abrasivos dispostos numa matriz aglutinada; uma placa de montagem (40') integralmente fixada ao referido disco (30'); a referida placa de montagem (40') tendo uma pluralidade de primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") dispostas num padrão predeterminado naquela; a referida placa de montagem (40') sendo fabricada a partir de uma composição incluindo um material polimérico; a referida pluralidade de primeiras porções de fixação roscadas (20' , 20") estando , cada uma, configurada para o encaixe respetivo com uma pluralidade de segundas porções de fixação roscadas (22) dispostas ao longo de uma placa frontal (24) de uma retificadora; caracterizado por a referida placa de montagem (40') compreender uma pluralidade de suportes alongados (44) que se estendem radialmente e ao nivel do perímetro entre as referidas primeiras porções de fixação (20', 20").
2. O rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que as primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") são não- metálicas .
3. O rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que as primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") são metálicas. 2 4. 0 rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que o referido disco (30') tem um diâmetro que varia de 13 cm (5 polegadas) a 112 cm (44 polegadas). 5. 0 rebolo de acordo com a reivindicação 4, em que a referida placa de montagem (40') tem um diâmetro de pelo menos 50 porcento do diâmetro do referido disco (30') . 6. 0 rebolo de acordo com a reivindicação 5, em que a referida placa de montagem (40' ) tem uma área em corte transversal num intervalo de 5 a 27 porcento da do referido disco (30') . 7. 0 rebolo de acordo com a reivindicação 2, em que a referida placa de montagem (40' ) tem uma área em corte transversal dentro de um intervalo de 40 a 100 porcento da do referido disco (30').
8. O rebolo de acordo com a reivindicação 2, em que a referida placa de montagem (40') tem um diâmetro de pelo menos 95 porcento do diâmetro do referido disco (30') .
9. O rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que a referida placa de montagem (40') é uma placa de montagem moldada por compressão (40'), com uma resistência à deformação de pelo menos 4 0 MPa, como determinado, utilizando uma fixação curva de três pontas com extensão de 5 cm (2 polegadas) e um rolo de movimento livre operado a uma taxa de alimentação de 1,3 cm (0,5 polegadas) por minuto. 3
10. O rebolo de acordo com a reivindicação 2, em que a resistência à deformação é de pelo menos 100 MPa a pelo menos 500 MPa.
11. O rebolo de acordo com a reivindicação 2, em que cada uma das referidas pluralidades de primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") tem uma força de extração de pelo menos 2224 a 5338 Newtons (500 a, pelo menos, 1200 libras), para um parafuso de 5/8-11 aparafusado a uma profundidade de 12,7 mm (0,5 polegadas).
12. O rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que o referido rebolo tem uma resistência à rutura de pelo menos 3219 metros de superfície por minuto (10560 pés de superfície por minuto).
13. O rebolo de acordo com a reivindicação 1, em que os referidos suportes alongados (44) compreendem uma configuração radial.
14. O rebolo de acordo com a reivindicação 3, em que cada uma das referidas pluralidades de primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") tem uma resistência à extração de pelo menos 2224 Newtons (500 libras).
15. Um método de fabrico de um rebolo, compreendendo: (a) a formação de uma placa de montagem (40') a partir de uma composição compreendendo um material polimérico; (b) a disposição de uma pluralidade de primeiras porções de fixação roscadas (20', 20") num padrão predeterminado ao longo da placa de montagem (40'), as primeiras porções de fixação roscadas 4 (20', 20") sendo, cada uma, configurada para o encaixe respetivo com uma pluralidade de segundas porções de fixação roscadas (22) dispostas ao longo de uma placa frontal (24) de uma retificadora; (c) a formação de um disco abrasivo aglutinado (30'); e (d) a fixação integral da placa (40') ao disco abrasivo (30'); caracterizado por a referida placa de montagem (40') compreender uma pluralidade de suportes alongados (44) que se estendem radialmente e ao nivel do perímetro entre as referidas primeiras porções de fixação (20', 20"). Lisboa, 10 de Agosto de 2012
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US11/639,652 US7351133B1 (en) | 2006-12-15 | 2006-12-15 | Disc grinding wheel with integrated mounting plate |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2106328E true PT2106328E (pt) | 2012-08-20 |
Family
ID=39144328
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT07854781T PT2106328E (pt) | 2006-12-15 | 2007-11-27 | Rebolo em disco com placa de montagem integrada |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7351133B1 (pt) |
EP (2) | EP2106328B1 (pt) |
CN (2) | CN101594967B (pt) |
BR (1) | BRPI0721091A2 (pt) |
CA (2) | CA2757364A1 (pt) |
ES (1) | ES2388313T3 (pt) |
MX (1) | MX2009006461A (pt) |
PL (1) | PL2106328T3 (pt) |
PT (1) | PT2106328E (pt) |
WO (1) | WO2008073698A1 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP2177318B1 (en) * | 2009-04-30 | 2014-03-26 | Saint-Gobain Abrasives, Inc. | Abrasive article with improved grain retention and performance |
CN102107397B (zh) * | 2009-12-25 | 2015-02-04 | 3M新设资产公司 | 研磨砂轮的制造方法及研磨砂轮 |
WO2013131009A1 (en) * | 2012-03-02 | 2013-09-06 | Saint-Gobain Abrasives, Inc. | Abrasive wheels and methods for making and using same |
US20130331015A1 (en) * | 2012-06-11 | 2013-12-12 | Goei Co., Ltd. | Cup type grinding wheel |
CN102922334A (zh) * | 2012-11-20 | 2013-02-13 | 昆山市大金机械设备厂 | 刀具夹持器 |
CN103849323A (zh) * | 2012-12-06 | 2014-06-11 | 安顺市虹翼特种钢球制造有限公司 | 砂轮与板胎的粘接方法 |
WO2015184344A1 (en) * | 2014-05-29 | 2015-12-03 | Saint-Gobain Abrasives, Inc. | Abrasive article having a core including a polymer material |
US9969053B2 (en) * | 2015-05-13 | 2018-05-15 | GM Global Technology Operations LLC | Grinder adaptor assembly |
Family Cites Families (40)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2048905A (en) * | 1934-04-11 | 1936-07-28 | Norton Co | Abrasive article |
US2108630A (en) * | 1936-07-27 | 1938-02-15 | Carborundum Co | Grinding device |
US2926469A (en) * | 1957-04-17 | 1960-03-01 | Gardner Machine Co | Abrasive disk and method of making it |
US3069817A (en) * | 1960-10-11 | 1962-12-25 | Simonds Abrasive Company | Grinding disc |
US3540163A (en) * | 1967-09-28 | 1970-11-17 | Bendix Corp | Abrasive disc and method of making it |
US3576090A (en) * | 1967-09-28 | 1971-04-27 | Bendix Corp | Abrasive disc and method of making it |
DE1927124A1 (de) * | 1969-05-28 | 1970-12-03 | Petzold J A Helmuth | Vorrichtung zum Befestigen des Schleifkoerpers am Aufnahmeteller einer Schleifmaschine |
US3795078A (en) | 1972-11-01 | 1974-03-05 | Norton Co | Segmental cut-off wheel |
AT330006B (de) * | 1973-06-08 | 1976-06-10 | Swarovski Tyrolit Schleif | Stirnseitig wirkende schleifscheibe |
IT1043352B (it) * | 1974-10-19 | 1980-02-20 | Schleifmittelwerk Bietigheim F | Corpo rettificatore |
CH625737A5 (pt) * | 1978-11-09 | 1981-10-15 | Speno International | |
US4240230A (en) | 1979-01-24 | 1980-12-23 | The Carborundum Company | Throw-away adaptors for grinding wheels |
EP0078896A2 (en) * | 1981-11-10 | 1983-05-18 | Norton Company | Abrasive bodies such as grinding wheels |
US4507897A (en) * | 1982-12-20 | 1985-04-02 | Loram Maintenance Of Way, Inc. | Grinding head assembly |
US4934107A (en) | 1986-04-03 | 1990-06-19 | Mackay Joseph H Jun | Finishing article having an integral mounting hub and improved composite pressure cap |
US4878316A (en) | 1986-04-03 | 1989-11-07 | Mackay Joseph H Jun | Pressure cap for disposable finishing article |
US4694615A (en) | 1986-04-03 | 1987-09-22 | Mackay Joseph H Jun | Disposable depressed center grinding wheel having an integral mounting hub |
US4899494A (en) | 1986-04-03 | 1990-02-13 | Mackay Joseph H Jun | Finishing article having an integral mounting hub and improved base |
US4754578A (en) | 1986-04-03 | 1988-07-05 | Mackay Joseph H Jun | Disposable depressed center grinding wheel having an integral mounting hub including a pressure cap |
US4754577A (en) | 1986-04-03 | 1988-07-05 | Mackay Joseph H Jun | Disposable finishing article having an integral mounting hub including improved pressure cap |
US4979336A (en) | 1986-04-03 | 1990-12-25 | Mackay Joseph H Jun | Disposable finishing article having an integral mounting hub including an improved metal pressure cap |
US5031361A (en) | 1986-04-03 | 1991-07-16 | Mackay Joseph H Jun | Disposable finishing article having integral mounting hub including improved metal pressure cap |
US4896463A (en) | 1986-04-03 | 1990-01-30 | Mackay Joseph H Jun | Disposable finishing article having an integral mounting hub including pressure cap secured by rotation |
US4924634A (en) | 1986-04-03 | 1990-05-15 | Mackay Joseph H Jun | Finishing article having an integral mounting hub and improved base |
US4760670A (en) | 1986-04-03 | 1988-08-02 | Mackay Joseph H Jun | Disposable depressed center grinding wheel having an integral mounting hub |
US5152106A (en) | 1986-04-03 | 1992-10-06 | Mackay Joseph H Jun | Cut-off wheel having disposable mounting hub |
US4907376A (en) * | 1988-05-10 | 1990-03-13 | Norton Company | Plate mounted grinding wheel |
ZA896251B (en) * | 1988-08-27 | 1990-05-30 | Winter & Sohn Ernst | Saw |
JPH02190260A (ja) | 1989-01-20 | 1990-07-26 | Mitsubishi Heavy Ind Ltd | 砥石車の脱着装置 |
US5273558A (en) * | 1991-08-30 | 1993-12-28 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Abrasive composition and articles incorporating same |
US5658360A (en) | 1995-08-02 | 1997-08-19 | Norton Company | Compression molding of abrasive articles using water as a temporary binder |
US6015338A (en) | 1997-08-28 | 2000-01-18 | Norton Company | Abrasive tool for grinding needles |
US6102789A (en) * | 1998-03-27 | 2000-08-15 | Norton Company | Abrasive tools |
US6251149B1 (en) | 1998-05-08 | 2001-06-26 | Norton Company | Abrasive grinding tools with hydrated and nonhalogenated inorganic grinding aids |
RU2146599C1 (ru) | 1998-07-24 | 2000-03-20 | Орловский государственный технический университет | Устройство для крепления шлифовального круга |
US6413286B1 (en) * | 2000-05-03 | 2002-07-02 | Saint-Gobain Abrasives Technology Company | Production tool process |
US6988937B2 (en) | 2002-04-11 | 2006-01-24 | Saint-Gobain Abrasives Technology Company | Method of roll grinding |
JP2002331454A (ja) | 2002-05-13 | 2002-11-19 | Tsuboman:Kk | ディスク砥石等の取付構造及び取付方法 |
US7121924B2 (en) * | 2004-04-20 | 2006-10-17 | 3M Innovative Properties Company | Abrasive articles, and methods of making and using the same |
US12096902B2 (en) | 2022-06-01 | 2024-09-24 | Haier Us Appliance Solutions, Inc. | Systems for passthrough of wires in appliance pumps |
-
2006
- 2006-12-15 US US11/639,652 patent/US7351133B1/en not_active Expired - Fee Related
-
2007
- 2007-11-27 CA CA2757364A patent/CA2757364A1/en not_active Abandoned
- 2007-11-27 PL PL07854781T patent/PL2106328T3/pl unknown
- 2007-11-27 EP EP07854781A patent/EP2106328B1/en not_active Not-in-force
- 2007-11-27 CA CA2672104A patent/CA2672104C/en not_active Expired - Fee Related
- 2007-11-27 CN CN2007800461966A patent/CN101594967B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2007-11-27 BR BRPI0721091-4A patent/BRPI0721091A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2007-11-27 CN CN2012104450569A patent/CN102935620A/zh active Pending
- 2007-11-27 EP EP12164269A patent/EP2479004A3/en not_active Withdrawn
- 2007-11-27 ES ES07854781T patent/ES2388313T3/es active Active
- 2007-11-27 WO PCT/US2007/085565 patent/WO2008073698A1/en active Application Filing
- 2007-11-27 PT PT07854781T patent/PT2106328E/pt unknown
- 2007-11-27 MX MX2009006461A patent/MX2009006461A/es active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PL2106328T3 (pl) | 2012-10-31 |
CN102935620A (zh) | 2013-02-20 |
EP2106328A1 (en) | 2009-10-07 |
CA2672104C (en) | 2012-01-17 |
CN101594967B (zh) | 2012-11-28 |
CA2672104A1 (en) | 2008-06-19 |
CA2757364A1 (en) | 2008-06-19 |
US7351133B1 (en) | 2008-04-01 |
BRPI0721091A2 (pt) | 2014-02-11 |
EP2479004A2 (en) | 2012-07-25 |
EP2479004A3 (en) | 2012-09-12 |
ES2388313T3 (es) | 2012-10-11 |
MX2009006461A (es) | 2009-08-12 |
CN101594967A (zh) | 2009-12-02 |
EP2106328B1 (en) | 2012-05-16 |
WO2008073698A1 (en) | 2008-06-19 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2106328E (pt) | Rebolo em disco com placa de montagem integrada | |
EP3532248B1 (en) | Bonded abrasive wheel and method of making the same | |
US11484990B2 (en) | Bonded abrasive wheel and method of making the same | |
EP1066134B1 (en) | Abrasive tools | |
US6093092A (en) | Abrasive tools | |
CN107530865A (zh) | 研磨工具及其形成方法 | |
JP2015533670A (ja) | 複合組成物からなる研磨粒子を含む研磨物品 | |
EP0799111B1 (de) | Recyclefähige schleifkörperzonen | |
US20090186567A1 (en) | Abrasive Tool With Mosaic Grinding Face | |
CN109890562B (zh) | 带有支持层的研磨盘 | |
CN216608660U (zh) | 一种磨削氧化锆陶瓷用金刚石砂轮 | |
KR20090027958A (ko) | 그라인딩 휠 | |
DE9420676U1 (de) | Recyclefähige Schleifkörperzonen | |
MXPA00009489A (en) | Abrasive tools |