PT2103042E - Sistema de rede sem fios e método - Google Patents
Sistema de rede sem fios e método Download PDFInfo
- Publication number
- PT2103042E PT2103042E PT07848569T PT07848569T PT2103042E PT 2103042 E PT2103042 E PT 2103042E PT 07848569 T PT07848569 T PT 07848569T PT 07848569 T PT07848569 T PT 07848569T PT 2103042 E PT2103042 E PT 2103042E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- access point
- offer
- wireless network
- neighbor
- neighboring
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W16/00—Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
- H04W16/14—Spectrum sharing arrangements between different networks
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W92/00—Interfaces specially adapted for wireless communication networks
- H04W92/16—Interfaces between hierarchically similar devices
- H04W92/20—Interfaces between hierarchically similar devices between access points
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
Description
Descrição
SISTEMA DE REDE SEM FIOS E MÉTODO A presente invenção relaciona-se com um sistema e método de rede sem fios.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A familia de especificações IEEE 802.11 fornece um método para a transmissão sem fios de dados entre dispositivos. Nos espectros nos quais as redes sem fios IEEE 802.11 podem ser usadas, são um recurso finito que se está a tornar mais congestionado à medida que a IEEE 802.11 se torna mais popular. A norma IEEE 802.11 ainda não está bem adequada à situação onde duas (ou mais) redes não relacionadas estão num intervalo rádio de cada uma e usam o mesmo canal de radiofrequência (RF) . Duas ou mais redes que operam no mesmo canal RF num intervalo rádio de cada um aumentam a probabilidade de colisões de pacotes.
Uma técnica que foi sugerida na norma IEEE 802.11 para melhorar a qualidade do serviço (QoS) baseia-se em dar prioridade ao tráfego, isto é, dando a uma das redes acesso prioritário ao meio sem fios. A IEEE 802.11 fornecer três métodos de acesso ao canal para fornecer tráfego QoS com prioridade. 0 primeiro método (chamado Enhanced Distributed Channel Access (EDCA)) modifica a hora que uma estação ou ponto de acesso espera entre detectar que o meio sem fios não está 1/31 ocupado e começa a transmitir. 0 tempo de espera é modificado de tal forma para fazer com que o tráfego de prioridade mais elevada seja provavelmente o primeiro a ser transmitido. 0 segundo método de acesso ao canal (chamado Point Coordination Function (PCF)) é baseado num ponto de acesso que fornece estações com periodos livres de contenção (CFP) num período imediatamente a seguir à transmissão de um frame de sincronização a partir do ponto de acesso. Um mecanismo de interrogação sequencial é usado onde um ponto de acesso concede uma oportunidade de transmissão a uma estação. Todas as outras mantêm-se silenciosas durante a CFP. 0 terceiro método de acesso ao canal (chamado Hybrid Coordination Function Controlled Channel Access (HCCA)) é baseado num ponto de acesso que fornece estações com períodos livres de contenção. Um mecanismo de interrogação sequencial é usado onde um ponto de acesso concede uma oportunidade de transmissão a uma estação. Todas as outras estações mantêm-se silenciosas durante a CFP. 0 Pedido de Patente Americana S/N 10/411,173 (publicada como US 2003/0202498) e como EP1355450 descreve um ponto de acesso para uma rede de área local sem fios. O ponto de acesso é disposto para servir as suas estações ao usar um protocolo Point Coordination Function (PCF) e para monitorizar a sobreposição com pontos de acesso vizinhos. Para mitigar a sobreposição, o ponto de acesso e pontos de acesso vizinhos que se sobrepõem sincronizam de tal modo que o ponto de acesso pode servir as suas estações em áreas que se sobrepõem durante um certo tempo de serviço, enquanto os pontos de acesso vizinhos sobrepostos 2/31 permanecem silenciosos e vice-versa. Um mecanismo de troca de silêncio é usado para assegurar que os pontos de acesso sobrepostos têm a sua quota justa de largura de banda disponível. 0 seguinte documento pode ser relevante para compreender a presente invenção: IEEE Std 802.11,2007 Edition - Wireless LAN Médium Access Control (MAC) and Physical Layer (PHY) Specifications.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO O sistema EDCA descrito acima é impactado negativamente por múltiplas redes não relacionadas dentro do alcance rádio de cada uma. Padece do problema que as estações com pacotes da mesma classe (por exemplo, duas estações com um pacote de prioridade de nível de "voz") terão os mesmos tempos de espera. Isto leva efectivamente estes pacotes prioritários a comportarem-se como garantia de melhor esforço de tráfego (tráfego sem uma qualidade de serviço (QoS) , que é entregue o mais rápido possível mas sem garantias de rendimento ou latência). Múltiplas redes não relacionadas dentro de uma gama rádio de cada uma aumentam as hipóteses de pacotes múltiplos da mesma classe estarem prontos para transmissão ao mesmo tempo.
Os sistemas PCF e HCCA descritos acima são impactados negativamente por múltiplas redes não relacionadas dentro do alcance rádio de cada uma. Estes sistemas falham ao fornecer CFP se outra rede estiver perto porque o AP na rede próxima não terá programado um silêncio e pode provocar colisões de pacote. O Pedido de Patente Americana S/N 10/411,173 acima mencionado usa um algoritmo iterativo para negociar um 3/31 acordo de uma programação de tempo o qual é então aderido. Isto requer que todos os pontos de acesso na negociação usem o mesmo algoritmo de programação ou então a iteração não convergirá. Adicionalmente, a Função de Coordenação de Ponto (PCF) é usada para controlar o acesso ao meio sem fios. Consequentemente, os tempos de manutenção quando os pontos de acesso sobrepostos têm de permanecer silenciosos têm de estar sincronizados com os tempos e períodos de mensagens de sincronização enviados pelo ponto de acesso, uma vez que o período PCF pode apenas ser iniciado num número inteiro de intervalos de sincronização.
De acordo com as realizações da presente invenção, num sistema incluindo um primeiro ponto de acesso que serve uma primeira rede sem fios; e um ponto de acesso vizinho servindo uma rede sem fios vizinha tendo cobertura que se sobrepõe à primeira rede sem fios, onde o primeiro ponto de acesso e o ponto de acesso vizinho transmite mensagens de sincronização em tempos de sincronização que são temporalmente separados por períodos de sincronização predeterminados, é fornecido um método de operar o sistema, em que o método inclui: o primeiro ponto de acesso tendo uma primeira oferta do ponto de acesso vizinho, e a primeira oferta oferecendo um período de tempo silencioso ao ponto de acesso vizinho durante o dito período de tempo silencioso do primeiro ponto de acesso que silencia a primeira rede sem fios, onde o período de tempo silencioso é independente do tempo de sincronização e períodos de sincronização.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma aceitação da primeira oferta do primeiro ponto de acesso; o primeiro ponto de acesso 4/31 recebe a aceitação; e o primeiro ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o primeiro ponto de acesso silenciando a primeira rede sem fios inclui o primeiro ponto de acesso silenciando a primeira rede sem fios durante o período de tempo silencioso.
Alternativamente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma aceitação da primeira oferta do primeiro ponto de acesso; o primeiro ponto de acesso recebe a aceitação; e o primeiro ponto de acesso, não aceita a primeira oferta ao não silenciar a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho detecta que o primeiro ponto de acesso não está a aceitar o primeiro.
Preferencialmente, a detecção inclui que o ponto de acesso vizinho detecta a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao primeiro ponto de acesso.
Preferencialmente, a detecção inclui a detecção pelo ponto de acesso vizinho que o primeiro ponto de acesso não está a enviar instruções que façam com que a primeira rede sem fios fique silenciosa.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma oferta recíproca ao primeiro ponto de acesso, a oferta recíproca oferecendo um período de tempo silencioso recíproco durante o dito período de tempo silencioso, o ponto de acesso vizinho silencia a rede sem fios vizinha. 5/31
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho envia a oferta reciproca para o primeiro ponto de acesso apenas se o primeiro ponto de acesso honrar a primeira oferta silenciando a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho envia uma oferta reciproca ao primeiro ponto de acesso mesmo se o primeiro ponto de acesso não honrar a primeira oferta.
Preferencialmente, o método inclui ainda: 0 ponto de acesso vizinho ignora a falha do primeiro ponto de acesso em honrar a primeira oferta antes de enviar a oferta reciproca ao primeiro ponto de acesso.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho ignora aleatoriamente a falha do primeiro ponto de acesso em honrar a primeira oferta.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o primeiro ponto de acesso envia uma aceitação da oferta reciproca do ponto de acesso vizinho; o ponto de acesso vizinho recebe a aceitação; e o ponto de acesso vizinho silencia a rede sem fios vizinha.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho que silencia a rede sem fios vizinha inclui o ponto de acesso vizinho que silencia a rede sem fios vizinha durante o período de tempo silencioso recíproco.
Alternativamente, o método inclui ainda: o primeiro ponto de acesso envia uma aceitação da oferta recíproca do ponto de acesso vizinho; o ponto de acesso vizinho recebe a aceitação; e o ponto de acesso vizinho não honra a oferta recíproca ao não silenciar a rede sem fios vizinha. 6/31
Preferencialmente, o método inclui ainda: o primeiro ponto de acesso detecta que o ponto de acesso vizinho não está a honrar a oferta reciproca.
Preferencialmente, a detecção inclui que o primeiro ponto de acesso detecta a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao ponto de acesso vizinho.
Preferencialmente, a detecção inclui a detecção por parte do primeiro ponto de acesso que o ponto de acesso vizinho não está a enviar instruções que façam com que a rede sem fios vizinha fique silenciosa.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o primeiro ponto de acesso envia uma oferta reciproca ao ponto de acesso vizinho, a oferta reciproca oferecendo um período de tempo silencioso recíproco durante o dito período de tempo silencioso, o primeiro ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o primeiro ponto de acesso envia a oferta recíproca para o ponto de acesso vizinho apenas se o ponto de acesso vizinho honrar a primeira oferta silenciando a rede sem fios vizinha.
Preferencialmente, o primeiro ponto de acesso envia uma oferta recíproca ao ponto de acesso vizinho mesmo se o ponto de acesso vizinho não honrar a oferta recíproca
Preferencialmente, o método inclui ainda: 0 primeiro ponto de acesso ignora a falha do ponto de acesso vizinho em honrar a oferta recíproca antes de enviar a oferta adicional ao primeiro ponto de acesso. 7/31
Preferencialmente, o primeiro ponto de acesso ignora a falha do ponto de acesso vizinho em honrar a oferta reciproca.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o primeiro ponto de acesso envia uma oferta reciproca ao ponto de acesso vizinho, a oferta adicional oferecendo um período de tempo silencioso adicional durante o dito período de tempo silencioso, o primeiro ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma aceitação da oferta adicional do primeiro ponto de acesso; o primeiro ponto de acesso recebe a aceitação; e o primeiro ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o primeiro ponto de acesso que silencia a primeira rede sem fios inclui o primeiro ponto de acesso que silencia a primeira rede sem fios durante o período de tempo silencioso adicional.
Alternativamente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma aceitação da oferta adicional do primeiro ponto de acesso; o primeiro ponto de acesso recebe a aceitação; e o primeiro ponto de acesso não aceita a oferta adicional ao não silenciar a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho detecta que o primeiro ponto de acesso não está a aceitar a oferta adicional. 8/31
Preferencialmente, a detecção inclui que o ponto de acesso vizinho detecta a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao primeiro ponto de acesso.
Preferencialmente, a detecção inclui a detecção por parte do ponto de acesso vizinho que o primeiro ponto de acesso não está a enviar instruções que façam com que a primeira rede sem fios fique silenciosa.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma oferta adicional reciproca ao primeiro ponto de acesso, a oferta adicional reciproca oferecendo um período de tempo adicional silencioso recíproco durante o dito período de tempo silencioso o ponto de acesso vizinho silencia a rede sem fios vizinha.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho envia a oferta adicional recíproca para o primeiro ponto de acesso apenas se o primeiro ponto de acesso honrar a oferta adicional silenciando a primeira rede sem fios.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho envia uma oferta adicional recíproca ao primeiro ponto de acesso mesmo se o primeiro ponto de acesso não honrar a oferta adicional.
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho ignora a falha do primeiro ponto de acesso em honrar a oferta adicional antes de enviar a oferta adicional recíproca ao primeiro ponto de acesso.
Preferencialmente, o ponto de acesso vizinho ignora arbitrariamente a falha do primeiro ponto de acesso em honrar a oferta adicional. 9/31
Preferencialmente, o método inclui ainda: o ponto de acesso vizinho envia uma oferta adicional reciproca ao primeiro ponto de acesso, a oferta adicional reciproca que oferece um período de tempo adicional silencioso recíproco durante o dito período de tempo silencioso, o ponto de acesso vizinho silencia a rede sem fios vizinha.
De acordo com realizações adicionais da presente invenção, é fornecido um sistema que inclui: uma primeira rede sem fios, primeiro ponto de acesso que serve a primeira rede sem fios; uma rede sem fios vizinha tendo uma cobertura sobreposta com a primeira rede sem fios; e uma ponto de acesso vizinho que serve a rede sem fios vizinha, em que o primeiro ponto de acesso e o ponto de acesso vizinho estão operáveis para transmitir mensagens de sincronização em tempos de sincronização que são temporalmente separados por períodos de sincronização predeterminados, e o primeiro ponto de acesso está operável para enviar uma primeira oferta do ponto de acesso vizinho, a primeira oferta que oferece um período de tempo silencioso ao ponto de acesso vizinho durante o dito período de tempo silencioso, o primeiro ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios, onde o período de tempo silencioso é independente dos períodos de sincronização e tempos de sincronização.
De acordo com ainda outras realizações da presente invenção, é fornecido um ponto de acesso que serve uma primeira rede sem fios, a primeira rede sem fios tendo uma cobertura sobreposta com a rede sem fios vizinha; a rede sem fios vizinha sendo servida por um ponto de acesso vizinho, em que o ponto de acesso e o ponto de acesso vizinho estão operáveis para transmitir mensagens de 10/31 sincronização em tempos de sincronização que são temporalmente separados por períodos de sincronização predeterminados, e o ponto de acesso está operável para enviar uma primeira oferta do ponto de acesso vizinho, a primeira oferta que oferece um período de tempo silencioso ao ponto de acesso vizinho durante o dito período de tempo silencioso, o ponto de acesso silencia a primeira rede sem fios, onde o período de tempo silencioso é independente dos períodos de sincronização e tempos de sincronização. A presente invenção, numa realização da mesma, permitem os pontos de acesso em redes de comunicação sem fios que não são controlados por uma entidade de gestão central e estão dentro do alcance de cada uma para colaborar o uso de canal de frequência rádio (RF) partilhando tempo no meio sem fios. Isto permite a uma das redes fornecer uma fatia de tempo a outra rede durante o qual a primeira rede irá permanecer silenciosa. A rede receptora pode então usar este tempo silencioso para o seu tráfego sem colisões da outra rede.
Em certas realizações da presente invenção, o sistema é um sistema colaborativo onde a rede que beneficia do tempo silencioso retribui o presente ao reciprocar com a sua própria oferta de silêncio. Um AP pode publicitar que apoia a colaboração e pode escolher oferecer tempo silencioso para outro AP que é também conhecido em apoiar colaboração. Se a oferta for aceite, o AP pode escolher silenciar o seu conjunto básico de serviços (BSS) durante um período de tempo que foi especificado na oferta. Contudo, um AP pode também escolher "desertar", isto é um AP que oferece silêncio pode escolher não honrar a sua oferta ou um AP pode não ter de retribuir o sacrifício feito pelo AP que oferece. 11/31
Em certas realizações da presente invenção, um algoritmo "olho por olho" é usado onde a colaboração é retribuída por reciprocidade e a deserção é punida com não colaboração. Por exemplo, um AP desonesto que aceita sempre ofertas mas nunca retribui poderá deixar de receber ofertas. A presente invenção, em certas realizações da mesma, é compatível com equipamento legado; não reduz a robustez das redes do equipamento desonesto; e trabalha ao longo das fronteiras da rede (incluindo redes não controladas por uma entidade central de gestão). A presente invenção, em certas realizações da mesma, permite e recompensa a colaboração mas não fornece um novo vector de ataque para um ataque de negação de serviço. A presente invenção, em certas realizações da mesma, aumenta o QoS ao permitir a colaboração de AP ao evitar alocar períodos livres de contenção sobrepostos. A presente invenção, em certas realizações da mesma, optimiza o tempo num canal RF para remover/reduzir a hipótese de colisões de tráfego com outras redes. 0 QoS pode, então, ser melhorado. A presente invenção, em certas realizações da mesma, reduz colisões e desistências que poderiam fazer com que o rendimento caísse abaixo do nível necessário. A presente invenção, em certas realizações da mesma, é capaz de estabelecer períodos de silêncio que são independentes dos tempos e períodos de mensagens de 12/31 sincronização enviadas pelos pontos de acesso. Assim, o silenciar das redes não está preso a qualquer modo de acesso a canal em particular e é assim independente do modo de acesso de canal operado pelas redes. A presente invenção, em certas realizações da mesma, não necessita que todos os pontos de acesso partilhem o mesmo algoritmo de programação. Adicionalmente, não há necessidade de um programa fixo, o qual tem de ser cumprido. Isto é vantajoso uma vez que a procura futura da rede pode não ser conhecida antecipadamente. A presente invenção, em certas realizações da mesma, não envolve a negociação de uma alocação de tempo permanente. Em vez disso, os períodos de silêncio são determinados a cada volta. Assim, o tempo e a duração dos períodos de silêncio podem adaptar-se vantajosamente a cargas e condições variadas da rede. Adicionalmente, a natureza dinâmica e simplista da determinação dos períodos de silêncio é benéfica especialmente quando a rede está bastante carregada e as sobrecargas precisam de ser minimizadas. 0 tempo e duração dos períodos de silêncio podem também adaptar as variadas cargas nas redes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A presente invenção irá ser compreendida e apreciada de forma mais completa a partir das descrições detalhadas, tomadas em conjunto com os desenhos nos quais: A Figura 1 é uma ilustração gráfica simplificada de uma rede de comunicações sem fios; A Figura 2 é uma ilustração gráfica simplificada de dois sistemas de comunicação sem fios; 13/31 A Figura 3 é uma ilustração de um fluxograma de um método de colaboração do ponto de acesso de acordo com uma realização da presente invenção; A Figura 4 é uma lustração simplificada, gráfica de um ambiente residencial; A Figura 5 é uma ilustração gráfica simplificada de três redes de comunicação sem fios; e A Figura 6 é uma ilustração gráfica simplificada de três redes de comunicação sem fios.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS REALIZAÇÕES
As realizações da presente invenção irão agora ser descritas em relação a redes sem fios conforme a IEEE 802.11. Contudo, alguém com experiência na técnica irá aperceber-se que a invenção é igualmente aplicável a outras redes de comunicação sem fios.
Alguma terminologia relativa a redes conforme a IEEE 802.11 e usadas na descrição que se segue:
Uma estação (STA) é um dispositivo que contém um meio de controlo (MAC) conforme a IEEE 802.11 e uma interface de camada física (PHY) para o meio sem fios (WM), por exemplo um cartão de rede sem fios instalado num computador portátil.
Um ponto de acesso (AP) é uma entidade que tem uma funcionalidade de estação, fornece uma função de coordenação e também fornece acesso aos serviços de distribuição, através do meio sem fios (WM) para estações associadas. 14/31
Um conjunto de serviço básico (BSS) é a fundação de uma rede IEEE 802.11 e compreende um conjunto de estações controladas por uma função de coordenação simples. É feita agora referência à figura 1 a qual mostra uma rede conforme a IEEE 802.11 compreendendo BSS1 101, a qual tem duas estações - STA1 103 e STA2 105 - e um ponto de acesso AP1 107. Na Figura 1, a BSS1 101 está marcada por uma linha circular a qual representa, esquematicamente, a área de cobertura do BSS1 dentro do qual as estações membro de BSS 1 101 podem permanecer em comunicação. É agora feita referência à figura 2, a qual mostra a rede sem fios da figura 1 (incluindo BSS1 101, STA1 103, STA2 105 e AP 1 107) e mostra adicionalmente uma outra rede sem fios conforme a IEEE 802.11 compreendendo BSS2 201, cuja cobertura é mostrada como uma área de cobertura sobreposta de BSS1 101. O BSS2 compreende duas estações - STA3 203 e STA4 205 - e um ponto de acesso AP2 207.
As áreas de cobertura das duas redes móveis mostradas nas figura 2 sobrepõem-se de modo que: + Emissões rádio de AP1 107 em BSS 1 101 são detectáveis pelo AP2 207 em BSS2 201; + Emissões rádio de AP 2 207 em BSS2 201 são detectáveis por AP1 107 em BSS1 101; + Emissões rádio de STA1 103 e STA2 105 em BSS1 101 são detectáveis por AP 2 207 em BSS2 201; + Emissões rádio de AP 2 207 em BSS2 201 são detectáveis por STA1 103 e STA2 105 em BSS1 101; + Emissões rádio de STA4 : 205 em BSS2 201 são detectáveis por AP1 107 em BSS1 101; e 15/31 + Emissões rádio de AP1 107 em BSS1 101 são detectáveis por STA4 205 em BSS2 201. É de ser notado que as emissões rádio de STA3 203 em BSS2 201 não seriam detectáveis por AP 1 107 em BSS1 101, e emissões rádio de AP1 107 em BSS 1 101 não seriam detectáveis por STA3 203 em BSS 201 uma vez que STA 3 203 não fica dentro da área de cobertura de BSS 1 101.
De acordo com certas realizações da presente invenção, assume-se que as duas redes sem fios partilham o mesmo canal de frequência rádio (RF) e assim podem ocorrer colisões de pacotes de informação.
De acordo com certas realizações da presente invenção, dois (ou mais) APs que estão dentro do alcance rádio de cada um (e que estão a usar o mesmo canal RF) são capazes de colaborar um com o outro de modo a partilhar tempo do canal RF partilhado.
Com referência à figura 2, o primeiro passo de um processo de colaboração de acordo com a presente realização entre APs compreende que os APs publicitam que apoiam a colaboração. Isto é feito adicionando alguma informação extra no frame de gestão do subtipo "sincronização" (enviado por um AP a anunciar a sua presença e descrito na secção 7.2.3.1 da IEEE 802.11, Edição 2007 como mencionado previamente) que os APs enviam regularmente e/ou ao adicional à mesma informação a um frame de gestão do subtipo "resposta sonda".
Os AP definem o tempo para todo O BSS ao transmitir sincronizações de acordo com 0 atributo PeriodoSincronização no AP. Isto define uma série de 16/31 tempos de transmissão de sincronização alvo (TBTT): exactamente separado por unidades de tempo PeriodoSincronização. A cada TBTT, o AP programa uma sincronização como o próximo frame para transmissão. 0 período de sincronizador é incluído nos frames de resposta de sincronização e sonda, e os STA adoptam esse período de sincronização quando entram no BSS.
De acordo com realizações de presente invenção, a informação extra é adicionada aos frames de sincronização e frames de resposta sonda é chamado um elemento de informação de Colaboração AP (IE) . [Em especificações IEEE 802.11, um Elemento de Informação (IE) é uma estrutura de valor-comprimento-chave que é usada para encapsular um item de informação. Todos os IEs têm a mesma estrutura básica, descrita na secção 7.3.2 do IEEE 802.11, Edição 2007 como mencionado anteriormente]. O IE de Colaboração AP define a informação acerca das características de colaboração inter-AP suportadas pelo AP. Um exemplo em particular do formato do elemento de Colaboração AP é mostrado em baixo: ID Do Elemento Comprimento Capacidade de Colaboração AP Octetos: 1 1 1 A ID do Elemento (usado para definir o tipo de informação de elemento) é definida para um valor novo adicionado aos valores previamente especificados na tabela 7-26 da secção 7.3.2 da IEEE 802.11, Edição 2007 como mencionado previamente ou é definido para um valor de extensão proprietária do fornecedor. 17/31 0 campo comprimento (usado para especificar quantos octetos ocorrem no campo de conteúdos de elemento) é definido para um. Um exemplo em particular do formato do campo de Capacidades de Colaboração AP (o campo conteúdos de elemento do IR Colaboração AP) , o qual tem um octeto de comprimento (isto é, oito bits de comprimento) é mostrado em baixo:
Bit Capacidade Descrição 0 Tempo de Colaboração AP suporta acção Oferta CFP 1-7 Reservado A capacidade de Tempo Colaboração (bit 0) é definido para verdadeiro (isto é, o bit está definido para 1) caso o AP suporte a partilha de tempo no meio sem fios e suporte a acção Oferta (CFP) do período de contenção livre (descrita em baixo) . De outro modo, este bit de capacidade está definido para falso (isto é, o bit está definido para 0).
Um AP pode escolher oferecer tempo silencioso (um período livre de contenção) a outro AP que publicitou o seu suporte de colaboração. É feita uma oferta transmitindo um frame de acção Oferta CFP para um AP receptor que suporta colaboração. Os frames acção têm uma estrutura comum (descrita na secção 7.2.3.12 de IEEE 802.11-2007) que contém dois octetos para indicar a acção (os campos de acção e categoria) seguido por um número de IE. Um exemplo em particular da estrutura de um frame Oferta CFP é mostrado em baixo: 18/31
Ordem Informação 1 Categoria 2 Acção 3 Silêncio 0 valor do campo Categoria está definido para 1, o que indica que o frame Oferta CFT é um frame de acção QoS, como descrito na Tabela 7-24 da secção 7.3.1.11 da IEEE 802.11-2007, como mencionado anteriormente. O valor do campo Acção está definido para 4, o que indica que a acção é uma Oferta CFP. Um valor de campo acção de 4 é um novo valor de campo de acção adicionado aos valores de campo de acção anteriores, como descrito na tabela 7-45 da secção 7.4.2 de IEEE 802.11-2007, como mencionado previamente. O campo Silêncio compreende um IE Silencioso, o qual é usado para definir um intervalo durante o qual não ocorrerá qualquer transmissão no canal RF actual. Assim, o campo Silêncio contém o período de tempo que está a ser oferecido durante o qual o AP será silencioso. O período de silêncio não é relacionado com o tempo de sincronização. Por outras palavras, é independente de quaisquer tempos de sincronização (TBTT) e períodos de sincronização. O formato do IS Silencioso é descrito na secção 7.3.2.23 da IEEE 802.11-2007, como mencionado anteriormente.
Um AP que suporte colaboração responde a um frame de Oferta CFP com um frame de Resposta de Oferta CFP. Esta resposta contém uma cópia da oferta e a decisão pelo AP receptor de aceitar ou rejeitar esta oferta. Um exemplo em 19/31 particular da estrutura de um frame Resposta Oferta CFP é mostrado em baixo:
Ordem Informação 1 Categoria 2 Acção 3 Silêncio 4 Código do Estado 0 valor do campo Categoria está definido para 1, o que indica que o frame Oferta CFT é um frame de acção QoS, como descrito na Tabela 7-24 da secção 7.3.1.11 da IEEE 802.11-2007, como mencionado anteriormente. O valor do campo Acção está definido para 5, o que indica que a acção é uma Resposta a Oferta CFP. Um valor de campo acção de 5 é um novo valor de campo de acção adicionado aos valores de campo de acção anteriores, como descrito na tabela 7-45 da secção 7.4.2 da IEEE 802.11-2007, como mencionado previamente. O campo Silêncio contém uma cópia do IE Silencioso recebido no frame Oferta CFP. O campo de Código de Estado contém a resposta ao período de tempo que foi oferecido e está definido para um dos valores definidos na tabela 7-22 da secção 7.3.1.9 da IEEE 802.11, Edição 2007 como mencionado previamente. Na realização actual, e como um exemplo não limitador, o código de estado contém um ou mais dos seguintes valores: 0; 37; 38; ou 1, os quais correspondem às seguintes respostas: SUCESSO (isto é, oferta aceite); PEDIDO NEGADO (isto é, oferta negada); PARÂMETROS INVÁLIDOS; ou FALHA NÃO ESPECIFICADA. 20/31
Caso a oferta seja aceite, o AP que fez as ofertas tenta silenciar o BSS para o intervalo silencioso especificado na oferta. Na presente actualização, um IE Silencioso é incluído no frame de sincronização que é transmitido pelo AP que está a silenciar o seu BSS. Deverá ser notado que apesar do IE Silencioso ser portador do frame de sincronização, o período de silêncio não está relacionado com o tempo de sincronização. Adicionalmente, podem ser levados múltiplos IE Silenciosos num único frame de sincronização.
Em realizações alternativas, se houverem estações associadas ao ponto de acesso que não suportem o IE Silencioso, o AP emprega um método alternativo para silenciar o BSS transmitindo um frame do tipo "CF-Poll (sem informação)". 0 bit CF-Poll é usado num frame enviado por um AP para uma estação para questionar essa estação de modo a ver se quer transmitir alguns frames. Um frame CF-Poll (sem informação) é um frame com um bit CF-Poll definido mas sem qualquer carga de informação. 0 frame "CF-Poll (sem informação)" é ainda descrito na secção 7.1 da IEEE 802.11-2007, como mencionado previamente. Antes do início do intervalo de silêncio (o início do intervalo do silêncio menos o tempo necessário para transmitir o frame CF-Poll), o ponto de acesso programa um frame do tipo "CF-Poll (sem informação)" com o campo de Endereço do Receptor definido para o endereço MAC do próprio AP e a campo de duração/ID para a duração do intervalo de silêncio. Preferencialmente, o frame "CF-Poll (sem informação" é transmitido para um dos esquemas de codificação e modulação suportado por todas as estações associadas, como descrito em 802.11-2007 nas secções 12 to 19. O frame "CF-Poll (sem informação)" define um temporizador nas estações 21/31 chamadas NAV, o qual activa o sistema sensor de portador virtual da estação, como descrito na secção 9.2.0 no 802.11-2007. Uma estação tendo um sensor de portador activo não pode transmitir frames e o desejo de silenciar o BSS é conseguido.
Será apreciado que outros métodos de silenciar um BSS serão aparentes a alguém com experiência na técnica.
Com referência à figura 3, um método pelo qual ο AP1 107 decide se deseja fazer uma oferta de colaboração a outro AP e pelo qual qualquer oferta de colaboração é feita será agora descrita.
Começando a partir do passo 301, é assumido que ο AP1 107 tem estado activo num canal RF em particular durante um periodo de tempo suficiente para ter recebido sincronizações de qualquer outro AP dentro do alcance rádio operando no mesmo canal RF. Por exemplo, as sincronizações são tipicamente transmitidas todos os lOOms, assim ο AP1 107 provavelmente recebeu sincronizações do AP mais próximo dentro de um segundo. Na presente realização, o AP 1 107 recebe uma sincronização do AP2 207.
Quando cada nova sincronização é recebida, o AP 1 verifica o conteúdo da sincronização para ver se o AP a partir do qual a sincronização foi recebida suporta colaboração (passo 303). Na presente realização, ο AP1 107 verifica os conteúdos da sincronização recebida do AP2 207 (mais especificamente, AP 1 107 verifica o tempo de capacidade de colaboração do bit do IE de colaboração do AP que foi incluído na sincronização) e vê que ο AP2 207 suporta a colaboração. 22/31
Se o AP 1 107 detecta um AP que suporta colaboração (como na presente realização), ο AP1 107 decide se quer ou não fazer a oferta de um período de tempo silencioso para o AP (passo 305) . Esta decisão é baseada em factores tais como a carga actual a ser experienciada no canal RF e o histórico anterior das ofertas de colaboração recebidas de outro AP. Por exemplo, se a rede tem muita carga e existe pouco ou nenhum tempo livre, ο AP1 107 pode decidir não fazer uma oferta de período de tempo silencioso.
Se, por outro lado, nenhum dos AP, a partir dos quais as sincronizações foram recebidas suporta colaboração, ο AP1 107 serve as estações STA1 103 e STA2 105 de acordo com os métodos como descritos na norma IEE 802.11 (passo 307).
Será relembrado que na presente realização, ο AP2 207 suporta a colaboração e assim o AP 1 107 decide se quer ou não fazer uma oferta de um período de tempo silencioso ao AP 2 207.
Se for feita a decisão de não fazer uma oferta, ο AP1 107 serve as estações STAl 103 e STA2 105 de acordo com os métodos como descritos na norma IEEE 802.11 (passo 307).
Se, por outro lado, for tomada a decisão de fazer uma oferta, ο AP1 107 envia um frame de Oferta CFP (com conteúdos como previamente descrito) a outro AP (passo 309) - ao AP2 207 na presente realização. Ο AP1 107 espera então pelo AP receptor (AP2 207 na presente realização) para responder à oferta (passo 311) . 23/31
Ao receber o frame Oferta CFP do AP1 107, ο AP2 207 decide se quer aceitar ou recusar a oferta e responde à oferta ao enviar o frame de Resposta de Oferta CFP de volta ao AP1 107 (não mostrado). O AP 1 107 inspecciona os conteúdos do frame de Resposta de Oferta CFP para ver se a oferta foi aceite ou recusada (passo 313).
Se a oferta for recusada, ο AP1 107 serve as estações STA1 103 e STA2 105 de acordo com os métodos como descritos na norma IEEE 802.11 (passo 307).
Se a oferta for aceite, ο AP1 107 decide então se quer ou não honrar a oferta de silêncio que foi feita (passo 315). Normalmente, ο AP1 107 deverá honrar a sua oferta. Contudo, existem situações onde isto poderá não ser desejável, tal como niveis inesperados de interferências rádio elevadas que possam causar um atraso do tráfego na rede.
Se for feita a decisão de não honrar a oferta, ο AP1 107 serve as estações STA1 103 e STA2 105 de acordo com os métodos como descritos na norma IEEE 802.11 (passo 307).
Se, por outro lado, ο AP1 107 decide honrar a oferta, o AP 1 107 silencia o BSS 1 101 durante o período de tempo especificado na oferta (passo 317) . Foram descritos previamente exemplos de métodos para conseguir isto. Deverá ser notado que alguns métodos de silenciar o BSS1 podem não ser perfeitos e que o tráfego poderá ainda ocorrer numa rede que foi silenciada. Um exemplo de tal ocorrência é um frame sonda enviado por uma estação ao ser ligada. 24/31
Será notado da descrição acima que um AP pode escolher "desertar". Por exemplo, ο AP2 207 não tem de pagar o sacrifício do AP1 107, ou ο AP1 107 pode escolher não honrar a sua oferta de silêncio. Num outro exemplo de deserção, ο AP1 107 pode parar de agendar intervalos de colaboração ou alterar o valor de um ou mais de: o campo Período de Silêncio; o campo Duração de Silêncio e o campo Offset de Silêncio no IE Silêncio etc. A falha em honrar uma oferta de silêncio poderá ser detectada por numerosas técnicas. Por exemplo o AP que aceitou a oferta de silenciar monitoriza os frames de sincronização do AP que oferece para verificar que inclui um ou mais IE Silencioso na sua sincronização que irá provocar que o seu BSS se torne silencioso durante o período de silêncio oferecido. Outro exemplo é o AP que aceitou a oferta do silêncio monitorizar o meio sem fios durante o período de silêncio. Se o AP aceitante detecta pacotes a ir de ou a partir do AP que oferece (por exemplo, por inspecção da fonte e destino no cabeçalho do frame) , então o AP aceitante sabe que o AP que oferece deve ter desertado do outro. Outros métodos de detectar "deserção" incluem medir o atraso de acesso ou carga de canal, na medida que ambos diminuem se o outro BSS for silencioso. Outros métodos serão aparentes a alguém com experiência na arte.
Caso ambos os AP1 107 e PA2 207 decidam colaborar (isto é, ο AP1 107 fazer uma oferta de ser silencioso, a oferta é aceite pelo AP2 207, ο AP2 207 responde ao AP1 107 com a sua própria oferta de ser silencioso e o APl 107 aceita a oferta) então ambos os AP (APl 107 e AP2 207) ganham algum tempo na rede enquanto o outro AP está silencioso. 25/31
Contudo, se ο ΆΡ1 107 desertar (por exemplo, não honrar a oferta feita pelo AP 2 207), então o APl 107 irá ganhar tempo extra na rede à custa do AP 2 207. Se o AP 2 207 aceitar a oferta do APl (o qual honra a sua oferta) e então decide desertar (por exemplo, ao não responder ao APl 107 com a sua própria oferta de silêncio) , então ο AP2 207 irá ganhar tempo extra na rede à custa do AP 1 107.
Na presente realização, não são especificadas regras fixas para quando um AP deve fazer uma Oferta CFP ou quando deverá aceitar ou rejeitar uma oferta. Preferencialmente, é usado um algoritmo de colaboração que recompense um AP por fornecer Ofertas CFP por reciprocidade, por exemplo, um algoritmo "olho por olho", onde um AP faz uma oferta de silêncio inicial e depois quase nunca oferece se receber uma Oferta de outros AP.
Um algoritmo de colaboração "olho por olho" é baseado em rondas sucessivas de tomadas de decisão (isto é, rondas sucessivas de colaboração) por AP que são participantes. Em cada ronda, é tomada uma decisão binária de colaborar ou desertar por cada AP envolvido na colaboração. Uma ronda de colaboração compreende o APl 107 a fazer uma oferta ao AP2 207; o APl 107 quer colaborando ou desertando (honrando ou não honrando tal oferta); ο AP2 quer colaborando ou desertando (fazendo uma oferta ao APl ou não ou não honrar tal oferta) . O resultado de cada ronda depende das escolhas feitas por cada AP. Preferencialmente, um AP é configurado para adoptar o comportamento adoptado pelo AP com o qual está a colaborar na ronda anterior de colaboração. Em tais casos, a tabela em baixo mostra a estratégia que os AP adoptam em duas rondas sucessivas de colaboração - ronda n e ronda n+1: 26/31
Ronda n Ronda n+1 APl AP 2 APl AP 2 Colaborar Colaborar Colaborar Colaborar Colaborar Desertar Desertar Colaborar Desertar Colaborar Colaborar Desertar Desertar Desertar Desertar Desertar
Assim, se um AP2 107 desertar numa ronda n (por exemplo, não responder com uma oferta recíproca a uma outra oferta do AP 1 107), ο AP1 107 irá desertar na ronda n+1 (ao não fazer outra oferta ou por fazer uma oferta e depois não honrar a oferta) . Se ο AP1 107 colaborar na ronda n (fazendo uma oferta ao AP2 207 e honrando a oferta), ο AP2 207 irá colaborar na ronda n+1 (respondendo à oferta do AP1 107 e colaboração pelo AP1 107 com uma oferta recíproca a qual ο AP2 consequentemente honra) e assim sucessivamente.
Os resultados para qualquer ronda de colaboração estão resumidos em baixo: APl AP 2 Resultado Colaborar Colaborar Ambos os AP têm algum tempo na rede enquanto o outro está silencioso Colaborar Desertar AP2 ganha tempo extra na rede à custa do APl Desertar Colaborar APl ganha tempo extra na rede à custa do AP2 Desertar Desertar Ambos AP exibem comportamento da norma 802.11
Assim, um AP que perca numa destas rondas pode escolher "desertar" na próxima ronda. Este AP irá querer tentar 27/31 ganhar o tempo perdido de volta (se o outro AP colaborar) ou irá adoptar o comportamento norma IEEE 802.11.
Se ambos os AP (AP1 107 e AP2 207) desertarem numa qualquer ronda então AP 1 107 e AP2 207 podem bloquear-se num caso de deserção sem fim. Assim, na presente invenção, ambos os AP são preferencialmente configurados para colaborar sempre na primeira ronda de colaboração.
Alternativamente, um algoritmo "olho por olho" modificado pode ser usado, por exemplo "olho por dois olhos" onde são necessárias duas deserções antes da retaliação e "olho por olho com perdão" onde existe uma hipótese arbitrária/aleatória (por exemplo, 5%) de que uma "deserção" é ignorada. Ainda noutras realizações da presente invenção, os AP podem ser configurados para não verificar a versão de deserção onde um AP escolhe não honrar uma oferta de silêncio. Outras variações do algoritmo "olho por olho" e esquemas/regras alternativas para quando um AP deverá fazer uma oferta CFP, quando deverá aceitar/rejeitar uma oferta, e quando deverá colaborar/desertar serão aparentes para alguém experiente na arte.
Um exemplo de onde a colaboração do ponto de acesso é útil é num ambiente residencial tal como o mostrado na figura 4. As casas adjacentes 401 a 419 na rua 421, tem cada uma um AP e múltiplas estações (não mostrado). As emissões rádio de um AP na casa 415 são detectáveis nas casas 403, 405, 407, 411, 413, 417 e 419. Em certas situações existe um número insuficiente de canais RF para cada casa 401 a 419 ter o seu próprio canal RF dedicado. Em tal situação, duas ou mais casas são forçadas a usar o mesmo canal RF. 28/31
Ao usar colaboração AP, duas casas são capazes de usar mais eficientemente o espectro reduzindo o número de colisões (e os períodos de corte resultantes) em canais RF partilhados. Este aumento de eficiência é importante quando existe apenas um pequeno número de canais (por exemplo, a IEEE 802.11 na banda ISM 2.4GHz tem apenas 3 canais não sobrepostos) e quando grandes quantidades de tráfego necessita ser passado pela rede (por exemplo, streaming de informação de vídeo de alta definição).
Na realização descrita acima, ο AP1 107 foi descrito como silenciando o BSS1 101 em resposta ao AP2 207 ter aceitado a oferta e ο AP1 decidido honrar a oferta. Em realizações alternativas, ο AP1 107 pode ser capaz de determinar o local de STA e outros AP e assim poder escolher silenciar apenas certas estações do que todo o BSS. Isto é útil em situações onde algumas das estações no BSS podem não estar ao alcance do BSS vizinho mesmo apenas do AP do BSS estar dentro do alcance rádio. A realização acima descrita pode também ser estendida para lá de dois pontos de acesso colaborando num caso mais geral de múltiplos pontos de acesso em colaboração. Com referência à figura 5, noutra realização, são mostradas três redes tendo áreas de cobertura sobrepostas, tais como o BSS1 101 e BSS2 201 têm áreas de cobertura sobrepostas, o BSS2 201 e BSS3 501 têm áreas de cobertura sobrepostas, mas o BSS1 101 e BSS3 501 não tem áreas de cobertura sobrepostas. Em tal realização, ο AP2 207 pode enviar um Oferta CFP para ambos AP1 107 e AP3 507 contendo uma oferta do mesmo período de tempo. Os mecanismos de aceitações e declínio previamente descritos irão então ser como previamente descritos. Se ambos os APl 107 e AP3 507 aceitam a oferta e AP2 207 decide honrar a oferta que fez 29/31 a ambos APl 107 e AP3 507, ο AP2 207 irá silenciar o BSS 201 e depois o APl 107 e ο AP3 507 podem ambos usar o canal RF simultaneamente sem provocar colisões um com o outro porque não têm áreas de cobertura sobrepostas.
Com referência agora à figura 6, noutra realização são mostradas três redes sobrepondo-se de tal modo que todas as três redes têm áreas de cobertura umas com as outras. Seguindo a mesma abordagem como previamente descrita, o AP2 207 envia ofertas idênticas a APl 107 e AP3 507. Nesta realização, se a oferta for aceite e honrada, existe a hipótese de APl 107 e AP3 507 considerarem uma "deserção" do AP2 207 (por falha em honrar a sua oferta) devido às colisões entre BSS1 101 e BSS3 501. Em tal situação, o sistema de colaboração poderá cair no caso da "deserção" em cada ronda de colaboração, provocando uma recaída para o comportamento da norma IEEE 802.11 É apreciado que várias características da invenção que são, para clareza, descritas no contexto de formas de realização separadas, podem também ser fornecidas em combinação com uma única realização. Pelo contrário, várias características da invenção que são, para brevidade, descritas no contexto de uma realização, podem ser fornecidas separadamente ou em qualquer sub-combinação adequada.
Será apreciado pelos técnicos especializados que a presente invenção não é limitada pelo que foi particularmente mostrado e descrito acima. Em vez disso, o âmbito da invenção é definido apenas pelas reivindicações que se seguem.
Lisboa, 10 de Novembro de 2010 30/31
Claims (11)
- Reivindicações 1. Um método para operar um sistema que compreende um primeiro ponto de acesso (107) que serve uma primeira rede sem fios (101); e um ponto de acesso vizinho (201) tendo uma cobertura sobreposta com a dita primeira rede sem fios (101), em que o dito ponto de acesso (107) e o dito ponto de acesso vizinho (207) transmitem mensagens de sincronização em tempos de sincronização que são temporariamente separados por períodos de sincronização predeterminados, o dito método compreende: o dito primeiro ponto de acesso (107) que envia uma primeira oferta ao dito ponto de acesso vizinho (207), a dita primeira oferta que oferece um período de tempo de silêncio ao dito ponto de acesso vizinho (207) durante o dito período de tempo silencioso, o dito primeiro ponto de acesso (107) silencia a dita primeira rede sem fios (101), em que o dito período de tempo silencioso é independente dos ditos tempos de sincronização e períodos de sincronização.
- 2. O método da reivindicação 1 compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) que envia uma aceitação da dita primeira oferta ao dito primeiro ponto de acesso (107); o dito primeiro ponto de acesso (107) que recebe a dita aceitação; e o dito primeiro ponto de acesso (107) : silencia a dita primeira rede sem fios (101); ou 1/6 não honra a dita primeira oferta ao nao silenciar a primeira rede sem fios (101); E compreendendo ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) que detecta o dito primeiro ponto de acesso (107) não honra a dita primeira oferta: detectando a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao dito primeiro ponto de acesso (107); ou detectando que o dito primeiro ponto de acesso (107) não está a enviar instruções que levem a que a dita primeira rede (101) se torne silenciosa. 3.0 método da reivindicação 2 compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) envia uma oferta reciproca ao dito primeiro ponto de acesso (107), a dita oferta reciproca oferece um periodo de tempo silencioso reciproco durante o dito periodo de tempo silencioso, o dito ponto de acesso vizinho (207) silencia a dita rede sem fios vizinha (201). 4. 0 método da reivindicação 3, em que o dito ponto de acesso vizinho (207) envia uma oferta reciproca ao dito ponto de acesso (107) apenas se o dito ponto de acesso (107) honrar a dita primeira oferta ao silenciar a primeira rede sem fios (101); OU compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) que ignora a falha do dito primeiro ponto de acesso (107) em honrar a primeira oferta antes de enviar a dita oferta reciproca ao primeiro ponto de acesso (107) .
- 5. O método da reivindicação 3 ou 4 compreende ainda: 2/6 o dito ponto de acesso (107) envia uma aceitação da dita oferta reciproca do dito ponto de acesso vizinho (207); o dito ponto de acesso vizinho (207) recebe a dita aceitação; e o dito ponto de acesso vizinho (207) : silencia a dita rede sem fios vizinha (201); ou não honra a dita oferta reciproca ao não silenciar a dita rede sem fios vizinha (201) .
- 6. O método da reivindicação 5 compreende ainda: o dito primeiro ponto de acesso (107) detecta que o dito ponto de acesso vizinho (207) não honra a dita oferta reciproca.
- 7. O método da reivindicação 6, em que a dita detecção compreende o dito primeiro ponto de acesso (107) a: detectar a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao dito ponto de acesso vizinho (207); ou detectar que o dito ponto de acesso vizinho (207) não está a enviar instruções que levem a que dita rede sem fios vizinha (201) se torne silenciosa.
- 8. O método de qualquer reivindicação 1 a 7 compreende ainda: o dito primeiro ponto de acesso (107) envia uma oferta adicional ao dito ponto de acesso vizinho (207), a dita oferta adicional que oferece um período de tempo silencioso adicional durante o dito período de tempo silencioso, o dito primeiro ponto de acesso (107) silencia a dita primeira rede sem fios (101) . 3/6 9. 0 método da reivindicação 8, em que o dito primeiro ponto de acesso (107) envia uma oferta adicional ao dito ponto de acesso vizinho (207) apenas se o dito ponto de acesso vizinho (207) honrar a dita oferta recíproca ao silenciar a dita rede sem fios vizinha (201); OU o dito primeiro ponto de acesso (107) que ignora a falha do dito ponto de acesso vizinho (207) em honrar a oferta recíproca antes de enviar a dita oferta adicional ao ponto de acesso vizinho (207) .
- 10. O método da reivindicação 8 ou 9 compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) envia uma aceitação da dita oferta adicional do dito primeiro ponto de acesso (107); o dito primeiro ponto de acesso (107) recebe a dita aceitação; e o dito primeiro ponto de acesso (107) a: silenciar a dita primeira rede sem fios (101); ou não honrar a dita oferta adicional ao não silenciar a dita primeira rede sem fios (101);
- 11. O método da reivindicação 10 compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) que detecta o dito primeiro ponto de acesso (107) não honra a dita oferta adicional ao: detectar a informação a ser transmitida por e/ou destinada ao dito primeiro ponto de acesso (107); ou detectar que o dito primeiro ponto de acesso (107) não está a enviar instruções que levem a que a dita primeira rede (101) se torne silenciosa. 4/6 12.0 método de qualquer uma das reivindicações 1 a 11 compreende ainda: o dito ponto de acesso vizinho (207) envia uma oferta adicional reciproca ao dito primeiro ponto de acesso (107), a dita oferta adicional reciproca oferece um periodo de tempo silencioso adicional reciproco durante o dito periodo de tempo silencioso, o dito ponto de acesso vizinho (207) silencia a dita rede sem fios vizinha (201).
- 13. O método da reivindicação 12, em que o dito ponto de acesso vizinho (207) envia uma oferta adicional reciproca ao dito primeiro ponto de acesso (107) apenas se o dito primeiro ponto de acesso (107) honrar a dita oferta adicional ao silenciar a primeira rede sem fios (101); OU o dito ponto de acesso vizinho (207) que ignora a falha do dito primeiro ponto de acesso (107) em honrar a dita oferta adicional antes de enviar a dita oferta adicional reciproca ao dito primeiro ponto de acesso (107).
- 14. Um sistema compreendendo: uma primeira rede sem fios (101); um primeiro ponto de acesso (107) que serve uma primeira rede sem fios (101); uma rede sem fios vizinha (201) tendo uma cobertura sobreposta com a dita primeira rede sem fios (101); e um ponto de acesso vizinho (207) que serve a dita rede sem fios vizinha (201), onde o dito primeiro ponto de acesso (107) e o dito ponto de acesso vizinho (207) conseguem transmitir mensagens de sincronização em tempos de sincronização que são temporalmente separados por períodos de tempo 5/6 predeterminados, e o dito primeiro ponto de acesso (107) consegue enviar uma primeira oferta ao dito ponto de acesso (207) , a dita primeira oferta oferecendo um período de tempo silencioso ao dito ponto de acesso vizinho (207), durante o dito período de tempo silencioso, o dito ponto de acesso (107) silencia a dita primeira rede sem fios (101), onde o dito período de tempo silencioso é independente dos ditos tempos de sincronização e ditos períodos de sincronização.
- 15. Um ponto de acesso (107) que serve uma primeira rede sem fios (101) , a dita rede sem fios (101) tendo uma cobertura sobreposta com uma rede sem fios vizinha (201), a dita rede sem fios (201) sendo servida por um ponto de acesso vizinho (207), onde o dito ponto de acesso e dito ponto de acesso vizinho (207) conseguem transmitir as mensagens de sincronização em tempos de sincronização que são temporalmente separados por períodos de sincronização predeterminados, o dito ponto de acesso consegue enviar uma primeira oferta ao dito ponto de acesso vizinho (207), a dita primeira oferta oferecendo um período de tempo silencioso ao dito ponto de acesso vizinho (207) durante o dito período de tempo silencioso, o dito ponto de acesso silencia a dita rede sem fios (101), onde o dito período de tempo é independente dos ditos tempos de sincronização e ditos períodos de sincronização. Lisboa, 10 de Novembro de 2010 6/6
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US87994607P | 2007-01-11 | 2007-01-11 | |
US88024407P | 2007-01-12 | 2007-01-12 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2103042E true PT2103042E (pt) | 2010-11-18 |
Family
ID=39167594
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT07848569T PT2103042E (pt) | 2007-01-11 | 2007-12-14 | Sistema de rede sem fios e método |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8509201B2 (pt) |
EP (1) | EP2103042B9 (pt) |
AT (1) | ATE477691T1 (pt) |
CY (1) | CY1112959T1 (pt) |
DE (1) | DE602007008473D1 (pt) |
DK (1) | DK2103042T3 (pt) |
PL (1) | PL2103042T3 (pt) |
PT (1) | PT2103042E (pt) |
WO (1) | WO2008084186A1 (pt) |
Families Citing this family (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US8254915B2 (en) * | 2007-04-17 | 2012-08-28 | Embarq Holdings Company, Llc | System and method for enabling subscribers of a communications carrier to access a network of other subscribers |
US8014346B2 (en) * | 2008-03-05 | 2011-09-06 | Motorola Solutions, Inc. | Method for enabling periodic scanning in wireless communication networks |
JP5075796B2 (ja) | 2008-11-17 | 2012-11-21 | 株式会社東芝 | 通信装置、通信制御方法及び通信プログラム |
GB2466469A (en) * | 2008-12-22 | 2010-06-23 | Toshiba Res Europ Ltd | Sharing a common wireless communication channel |
US8155058B2 (en) * | 2009-01-30 | 2012-04-10 | Aruba Networks, Inc. | Client balancing in wireless networks |
KR101571729B1 (ko) * | 2009-01-30 | 2015-11-25 | 엘지전자 주식회사 | CoMP 집합 단위 핸드오프 수행 방법 |
WO2010097722A1 (en) * | 2009-02-27 | 2010-09-02 | Koninklijke Philips Electronics, N.V. | Scheduling and protection of quiet periods in a quiet zone for incumbent signal detection |
US20120230319A1 (en) * | 2009-11-02 | 2012-09-13 | Nec Corporation | Communication device, communication system, communication device control method, and communication device control program |
EP3399664B1 (en) * | 2010-03-05 | 2019-12-11 | Electronics and Telecommunications Research Institute | Wideband near field communication apparatus and method |
US9743273B2 (en) * | 2011-10-01 | 2017-08-22 | Intel Corporation | Method and apparatus for medium access group assignment |
US9420613B2 (en) | 2012-07-06 | 2016-08-16 | Qualcomm Incorporated | Configurable host interface using multi-radio device and architecture for WLAN offload |
US9173233B2 (en) | 2013-10-28 | 2015-10-27 | Nokia Technologies Oy | Communication efficiency |
US10506622B1 (en) | 2018-06-27 | 2019-12-10 | Cypress Semiconductor Corporation | Traffic coexistence for collocated transceivers including bluetooth transceivers |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6038455A (en) * | 1995-09-25 | 2000-03-14 | Cirrus Logic, Inc. | Reverse channel reuse scheme in a time shared cellular communication system |
US20040141522A1 (en) | 2001-07-11 | 2004-07-22 | Yossi Texerman | Communications protocol for wireless lan harmonizing the ieee 802.11a and etsi hiperla/2 standards |
US7620405B2 (en) * | 2002-03-08 | 2009-11-17 | Koninklijke Philips Electronics N.V. | Method and system for providing a single unified channel quieting/measurement request element in an 802.11 wireless local area network |
EP1355450B1 (en) * | 2002-04-10 | 2006-10-25 | Lucent Technologies Inc. | Channel overlap mitigation in wireless LANs using a central medium access control |
CN1293773C (zh) | 2003-03-26 | 2007-01-03 | 联想(北京)有限公司 | 动态调整无线局域网基站接入点覆盖范围的方法 |
US7634231B2 (en) | 2004-02-26 | 2009-12-15 | Vtech Telecommunications Limited | System and method for enhanced interoperability between a plurality of communication devices |
US20060140147A1 (en) | 2004-12-23 | 2006-06-29 | Van Bemmel Jeroen | Bandwidth allocation protocol for shared wireless networks |
US8880104B2 (en) * | 2006-03-03 | 2014-11-04 | Qualcomm Incorporated | Standby time improvements for stations in a wireless network |
US20070291681A1 (en) * | 2006-06-16 | 2007-12-20 | Nokia Corporation | Method and apparatus for providing information about each group address that has data waiting for delivery in node, point or terminal in a WLAN |
JP4865456B2 (ja) * | 2006-09-01 | 2012-02-01 | キヤノン株式会社 | 通信装置及び通信装置を制御する制御方法、通信装置を制御するためのプログラム、プログラムを格納した記憶媒体 |
-
2007
- 2007-12-14 PT PT07848569T patent/PT2103042E/pt unknown
- 2007-12-14 WO PCT/GB2007/004830 patent/WO2008084186A1/en active Application Filing
- 2007-12-14 PL PL07848569T patent/PL2103042T3/pl unknown
- 2007-12-14 EP EP07848569A patent/EP2103042B9/en active Active
- 2007-12-14 US US12/448,379 patent/US8509201B2/en active Active
- 2007-12-14 DE DE602007008473T patent/DE602007008473D1/de active Active
- 2007-12-14 DK DK07848569.5T patent/DK2103042T3/da active
- 2007-12-14 AT AT07848569T patent/ATE477691T1/de active
-
2010
- 2010-11-10 CY CY20101101015T patent/CY1112959T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20090303930A1 (en) | 2009-12-10 |
DK2103042T3 (da) | 2010-12-06 |
CY1112959T1 (el) | 2016-04-13 |
US8509201B2 (en) | 2013-08-13 |
EP2103042B9 (en) | 2011-02-02 |
PL2103042T3 (pl) | 2011-02-28 |
EP2103042B1 (en) | 2010-08-11 |
EP2103042A1 (en) | 2009-09-23 |
WO2008084186A1 (en) | 2008-07-17 |
ATE477691T1 (de) | 2010-08-15 |
DE602007008473D1 (de) | 2010-09-23 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2103042E (pt) | Sistema de rede sem fios e método | |
US10200115B2 (en) | Methods and systems for frequency multiplexed communication in dense wireless environments | |
JP4981840B2 (ja) | 高速媒体アクセス制御および直接のリンクプロトコル | |
JP4490432B2 (ja) | 高速媒体アクセス制御 | |
TWI483575B (zh) | 存取無線通信媒介之控制方法及系統 | |
US20150063327A1 (en) | High efficiency wireless (hew) access point (ap) coordination protocol | |
US20160353357A1 (en) | Methods and systems for multiplexed communication in dense wireless environments | |
JP2010200333A (ja) | 無線基地局の信頼性強化のためのアーキテクチャ | |
JP2017529803A (ja) | ワイヤレスネットワークにおいてマルチユーザアップリンク媒体アクセス制御プロトコルをインプリメントするための方法および装置 | |
BRPI0721819A2 (pt) | mÉtodo e aparelho para acesso À mÍdia em redes com base em disputa | |
ES2349577T3 (es) | Sistema de redes inalámbricas y método. |