PT2086065E - Dispositivo de fixação para engatar uma calha eléctrica suspensa - Google Patents

Dispositivo de fixação para engatar uma calha eléctrica suspensa Download PDF

Info

Publication number
PT2086065E
PT2086065E PT08425053T PT08425053T PT2086065E PT 2086065 E PT2086065 E PT 2086065E PT 08425053 T PT08425053 T PT 08425053T PT 08425053 T PT08425053 T PT 08425053T PT 2086065 E PT2086065 E PT 2086065E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shield
sliders
pair
cursors
fastening device
Prior art date
Application number
PT08425053T
Other languages
English (en)
Inventor
Fabrizio Fabrizi
Original Assignee
Bticino Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bticino Spa filed Critical Bticino Spa
Publication of PT2086065E publication Critical patent/PT2086065E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R25/00Coupling parts adapted for simultaneous co-operation with two or more identical counterparts, e.g. for distributing energy to two or more circuits
    • H01R25/14Rails or bus-bars constructed so that the counterparts can be connected thereto at any point along their length
    • H01R25/145Details, e.g. end pieces or joints
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R13/00Details of coupling devices of the kinds covered by groups H01R12/70 or H01R24/00 - H01R33/00
    • H01R13/62Means for facilitating engagement or disengagement of coupling parts or for holding them in engagement
    • H01R13/627Snap or like fastening
    • H01R13/6275Latching arms not integral with the housing

Description

DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO PARA ENGATAR UMA CALHA ELÉCTRICA SUSPENSA" A presente invenção diz respeito a um dispositivo de fixação para engatar numa calha eléctrica suspensa, o qual pode ser manipulado sem ferramentas, de uma maneira particularmente ergonómica, segura e fiável.
Sabe-se que as calhas eléctricas suspensas são utilizadas principalmente, por exemplo, em escritórios, armazéns e centros comerciais, para a distribuição de energia eléctrica.
Em qualquer ponto ao longo da sua extensão é possível, consoante as necessidades, ligar tomadas de corrente, aparelhos de iluminação, ventoinhas e não só, utilizando a calha como elemento de suspensão. Há exemplos destas calhas descritos na patente de invenção europeia EP 0015356 e, mais recentemente, no pedido de patente de invenção europeia n° 06425836.1, depositado a 14 de Dezembro de 2006.
Estas calhas são constituídas, essencialmente, por uma blindagem metálica que forma um canal que é aberto no fundo e em cujo interior ficam instalados os barramentos condutores.
Ao longo da abertura do fundo há dois rebordos da blindagem, paralelos e opostos, voltados um para o outro, que funcionam como um suporte para os aparelhos que são ligados à calha.
Cada aparelho está dotado de um dispositivo de fixação constituído, genericamente, por um ressalto giratório com dois dentes, o qual é rodado, ao ser inserido na calha, de modo a que os dois dentes engatem nos rebordos da calha.
Este sistema de engate, embora simples e barato, é difícil de manipular e não é muito fiável. 1
Convém recordar que a instalação é feita, normalmente, em condições precárias, estando a pessoa que faz a instalação em pé sobre escadas ou sobre um andaime, ao mesmo tempo que tem de suportar o aparelho que pretende instalar e manipular rotativamente o ressalto de engate ou, mais frequentemente, um par de ressaltos, em particular quando o aparelho referido se desenvolve longitudinalmente, como sucede com os aparelhos de iluminação de tubos fluorescentes rectilineos. A rotação incorrecta dos ressaltos pode ter como consequência um engate precário ou apenas aparente, com o risco de queda do aparelho.
Frequentemente, o aparelho que se pretende instalar impede a visão da calha em cujo interior o dispositivo de engate tem de ser inserido, fazendo com que a execução dos procedimentos de engate sejam ainda mais difíceis e precários. 0 documento FR2148787 descreve um adaptador para um friso de distribuição de corrente que possui patilhas de segurança que engatam nas fendas do friso.
As patilhas são constituídas, essencialmente, por duas corrediças afastadas uma da outra por molas de compressão que são obrigadas a retrair-se por meio de uma ferramenta adequada.
Mesmo neste caso a instalação é difícil e exige a utilização das duas mãos, uma para segurar no adaptador e a outra para manipular a ferramenta. A presente invenção resolve estes problemas e propõe um dispositivo de fixação que é relativamente simples, particularmente fiável e fácil de manipular, uma vez que o referido dispositivo de fixação tem, ao mesmo tempo, uma parte para segurar e suportar o aparelho, de tal modo que é possível, com a mesma mão, executar simultaneamente as duas funções de suporte e de engate.
Por outro lado, de uma forma vantajosa, o dispositivo de fixação pode incorporar um sistema de segurança que mantém o 2 dispositivo de fixação na posição engatada e que impede a sua libertação acidental.
De acordo com uma variante preferencial, este sistema de segurança intervém automaticamente com a execução da operação de fixação, sem a necessidade de outras operações por parte do operador.
Referindo ainda um outro aspecto, o dispositivo de fixação está dotado de partes receptoras que guiam o dispositivo, levando-o para a posição de engate correcta.
Estes aspectos e vantagens da invenção, caracterizada pelas reivindicações, tornar-se-ão mais evidentes a partir do texto subsequente em que se descreve uma variante preferencial e suas alternativas, tomando como referência os desenhos anexos em que: - a figura 1 é uma vista em perspectiva, com os diversos componentes destacados nas suas posições relativas, de uma variante preferencial do dispositivo de fixação; - a figura 2 é uma vista em corte do dispositivo de acordo com a figura 1 conotado com uma calha em cujo interior irá ser engatado durante o passo de engate; - a figura 3 é uma vista em corte transversal do dispositivo de acordo com a figura 2 e da calha, depois de se ter efectuado o engate; as figuras 4, 5 e 6 são vistas esquemáticas em corte transversal de uma alternativa do dispositivo de acordo com a figura 1, que incorpora um sistema automático que permite uma imobilização segura durante o engate, e ilustram, sequencialmente, os diversos passos de engate.
Nas diversas figuras, as partes que são funcional e estruturalmente equivalentes são identificadas pelos mesmos números de referência.
Tomando por referência a figura 1, o dispositivo de fixação de acordo com a presente invenção é constituído por uma blindagem 1 que tem a forma de um paralelepípedo rectangular, sendo obtido, 3 preferencialmente, por moldagem de um plástico e onde ficam alojados, de modo a poderem deslizar transversalmente, dois cursores de engate 2, 3 que são obtidos cortando uma chapa feita de metal, de preferência aço ferromagnético, os quais são dobrados em forma de um L duplo na direcção transversal.
As extremidades opostas 4, 5 dos cursores, as quais possuem uma largura LI menor que a largura L dos cursores, formam um par de dentes de engate que ficam salientes lateralmente em relação à blindagem 1 que está dotada, para este efeito, com dois recortes de compensação 6, 7 nos seus lados opostos 8, 9. A projecção dos dentes 4, 5, relativamente aos lados 8,9, é definida por interferência dos cursores 2, 3 com os lados 8,9 da blindagem.
Existe uma lingueta 10, 11, que funciona como uma cabeça de posicionamento para uma mola de compressão helicoidal 12 montada entre os dois cursores 2, 3, na parede vertical 13, 14 de cada um dos cursores 2 e 3, obtida por estampagem e dobragem. A mola tem tendência para deslocar os cursores, afastando-os um do outro, pelo que os dentes 4, 5 ficam salientes em relação aos lados da blindagem. A parede do fundo da blindagem 1 possui duas aberturas 15, 16 através das quais é possível inserir dois dedos da mão (o indicador e o polegar que permitem executar um aperto forte) e exercer sobre as paredes verticais 13, 14 uma força compressora que desloca os dois cursores 2, 3 conjuntamente e que faz recuar os dois dentes 4, 5. O movimento de deslocação dos cursores, quando se movem conjuntamente, é limitado pela sua interferência com uma nervura central 17 da blindagem 1. A blindagem 1, que é completada pelos cursores 2, 3 e pela mola 12, é fechada por uma tampa 18 feita de uma folha metálica que é dobrada em forma de C e que engata instantaneamente à pressão nessa blindagem 1 que possui, para esse efeito, nas 4 paredes anterior e posterior, dois dentes elásticos 19, 20 que vão engatar nas aberturas 21, 22 formadas na tampa.
Tanto a tampa 18 como a blindagem 1 possuem um par de aberturas 23, 24 e 25, 26, respectivamente, onde entram parafusos 28, 29 que fixam o dispositivo ao aparelho que tenha de ser engatado à calha e que suportam o seu peso (a blindagem e a tampa engatam instantaneamente uma na outra, à pressão, apenas com a finalidade de se fazer a montagem dos dispositivo).
Os parafusos podem ser aparafusados igualmente bem dentro do aparelho, conforme ilustrado, ou então, quando montados pela parte de baixo, podem ser aparafusas dentro das aberturas 23, 24 que são roscadas ou que estão dotadas de peças roscadas aí inseridas.
Faz-se observar que a blindagem 1 também pode ser feita de modo a constituir uma parte solidária do aparelho que irá ser engatado na calha, caso em que é preferível a segunda alternativa.
De uma forma vantajosa, monta-se uma aleta 30, 31 de desenvolvimento vertical, efectuando o engate instantâneo, à pressão, de cada um dos cursores 2, 3.
Para o efeito, as aletas 30, 31 estão dotadas de dentes de engate 32, 33 e picoletes 34, 35 que engatam nas correspondentes aberturas existentes nos cursores 2 e 3 e que garantem um posicionamento correcto e estável das aletas 30, 31 sobre os respectivos cursores.
Os pares de aletas 30, 31 formam uma espécie de cunha que actua como guia para a inserção do dispositivo de fixação dentro do canal da blindagem da calha.
Antes de se descrever outros aspectos facultativos do dispositivo de fixação, é conveniente considerar as figuras 2 e 3 que ilustram, respectivamente, o dispositivo de fixação durante a instalação na calha e o dispositivo de fixação já instalado. 5
Na figura 2, o dispositivo de fixação, que está fixado sobre um aparelho, por exemplo, uma luminária, cuja armação 36 está representada esquemática e parcialmente, é agarrado entre o indicador e o polegar de uma mão da pessoa que efectua a instalação. A acção de agarrar permite que o aparelho associado ao dispositivo de fixação seja suportado e ao mesmo tempo origina o movimento dos dois cursores 2, 3, um em direcção ao outro, de tal modo que os dentes 4, 5 vão ficar dispostos à face com os lados da blindagem. 0 dispositivo de fixação pode ser inserido então no canal 27 formado pela blindagem 38 de uma calha eléctrica suspensa.
As aletas 30, 31 guiam o dispositivo de fixação para dentro do canal.
Por outro lado, ao interferirem com os rebordos opostos 41, 42 da blindagem 38 da calha, garantem uma retracção completa dos dentes de engate 4, 5.
As nervuras 39, 40, que estão formadas nos lados 8,9 da blindagem, definem a profundidade de inserção, graças à interferência com os rebordos opostos 41, 42. É evidente que a profundidade de inserção também pode ser definida pela estrutura do caixilho 36, caso em que as nervuras 39, 40 são supérfluas.
Logo que a inserção tenha sido efectuada, a pessoa que executa a instalação deixa de apertar os cursores 2, 3, de tal modo que este último, devido à acção da mola, se afasta do outro e os dentes das extremidades saem para fora da blindagem e engatam nos rebordos opostos 41, 42 que estão por cima deles.
Esta situação está representada no corte ilustrado na figura 3. A pressão da mola 12 é suficiente para garantir um engate fiável com a calha. 6
Para uma maior segurança é possível prever a utilização de um dispositivo de segurança de tipo cavilha ou ressalto que impeça o recuo dos dentes 4, 5.
Por exemplo, a figura 1 ilustra o modo como o fundo da blindagem está dotado de uma abertura 43 onde vai assentar, de modo a poder rodar, uma cabeça giratória 44 à qual é fixado um ressalto 45, montado dentro da blindagem, por enganchamento. A rotação da cabeça 44, que é efectuada por meio de uma chave de parafusos, logo que a operação de engate tenha sido executada, vai permitir que o ressalto 45 fique colocado numa posição de segurança, pelo que, ao interferir com os cursores, os impede de se deslocarem em conjunto.
Como é evidente, esta é apenas uma das diversas medidas que é possível adoptar.
Também é possível conceber o dispositivo de fixação de modo a que assuma intrinsecamente, depois de engatado, uma configuração de segurança.
Os cortes representados nas figuras 4, 5 e 6 ilustram este conceito de forma esquemática.
Tomando como referência a figura 4, é possível ver que a mola 12 actua num ponto médio do braço vertical 13, 14 dos cursores 2, 3 com uma força Fl. A força de reacção F2, exercida pela blindagem sobre os cursores, igual a Fl em termos de amplitude e direcção, é por sua vez aplicada sobre os cursores numa região dos dentes de engate, com um ponto de aplicação ligeiramente deslocado relativamente ao de Fl.
Assim sendo, é evidente que os cursores ficam sujeitos a um binário que os empurra para baixo.
Este binário é compensado pela força F3 de reacção exercida pelo fundo da blindagem sobre os cursores.
Encurtando o braço vertical 13, 14 (por exemplo, cerca de 1-2 mm) relativamente à profundidade da blindagem, os cursores 7 podem descrever um determinado ângulo de rotação relativamente ao ponto de aplicação da força F2 de reacção.
Assim sendo, é possível prever, no fundo da blindagem, na sua posição central, uma saliência 48, que pode ser feita de uma peça metálica ali inserida e que forma um respaldo de segurança que impede os cursores 2, 3 de se moverem em conjunto.
Executando sobre os cursores uma operação de aperto que os empurre para cima com uma força F4, o que ocorre necessariamente quando se pretender levantar o aparelho associado ao dispositivo de engate, os cursores assumem a posição ilustrada na figura 5 e desengatam-se do batente de espera 48.
Posto isto, é possível, exercendo uma pressão nos sentidos indicados pelas setas 50, sobre as paredes verticais dos cursores, comprimir a mola e deslocar os cursores um em direcção ao outro, conforme ilustrado na figura 6.
Após a inserção do dispositivo de engate dentro da calha, a libertação dos cursores faz com que o dispositivo retome a situação ilustrada na figura 5, com o consequente engate do dispositivo.
Nesta altura, é possível deixar de actuar sobre o dispositivo e os cursores 2, 3, como resultado da acção da mola 12 e do peso suportado pelos dentes de engate, assumem automaticamente a posição ilustrada na figura 4 que determina a imobilização segura dos cursores na posição engatada.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de fixação para engatar numa calha eléctrica suspensa que possui um canal que é aberto no fundo e que está dotado de um par de rebordos de engate (41, 42), opostos e paralelos, em que o referido dispositivo de engate compreende: - uma blindagem (1) fechada por uma tampa (18) e que aloja um par de cursores opostos (2, 3) que se deslocam, afastando-se um do outro por acção de uma mola de compressão (12), de tal forma que as extremidades opostas (4, 5) dos cursores ficam salientes para o lado de fora da blindagem (1) de modo a formarem dois dentes de engate opostos que podem ir engatar nos referidos rebordos de engate (41, 42) da calha, em que os referidos cursores podem deslocar-se, um em direcção ao outro, através de um par de aberturas (15, 16) existentes na parede do fundo da referida blindagem, de modo a fazer recuar as referidas extremidades (4, 5) dentro da referida blindagem; sendo o referido dispositivo caracterizado pelo facto de - a dimensões das referidas aberturas (15, 16) permitirem a inserção de dois dedos de uma mão na referida blindagem (1) e pelo facto de - cada um dos referidos cursores (2, 3) ser constituído por uma placa metálica com uma configuração em forma de um L duplo e possuir uma parede vertical (13, 14) sobre a qual os dedos inseridos nas referidas aberturas (15, 16) conseguem exercer uma força de compressão que faz deslocar os dois cursores 82, 3) em conjunto, ao mesmo tempo que suportam o referido dispositivo.
  2. 2. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, o qual compreende um par de aletas (30, 31), montadas nos referidos cursores (2, 3), as quais formam uma cunha 1 guiadora para inserção do referido dispositivo dentro do referido canal da calha.
  3. 3. Dispositivo de fixação de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, o qual compreende elementos de segurança (45, 48) para imobilizar os referidos cursores na posição de engate.
  4. 4. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que o referido elemento de segurança (45) é constituído por um ressalto giratório (45) montado de forma a poder rodar no fundo da referida blindagem (1), podendo ser manejado do lado de fora da referida blindagem.
  5. 5. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, em que os referidos cursores (2, 3) podem rodar ligeiramente nos lados opostos (8, 9) da referida blindagem (1), ficando as suas extremidades (4, 5) salientes para o lado de fora da blindagem para assumirem uma posição em que o movimento dos referidos cursores, um em direcção ao outro, é impedido por um batente de espera (48) existente na referida blindagem, e uma posição em que os referidos cursores se desengatam do referido batente de espera e podem ser deslocados um em direcção ao outro. 2
PT08425053T 2008-01-31 2008-01-31 Dispositivo de fixação para engatar uma calha eléctrica suspensa PT2086065E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08425053A EP2086065B1 (en) 2008-01-31 2008-01-31 Clasping device for the engagement with a suspended electrical duct

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2086065E true PT2086065E (pt) 2010-06-22

Family

ID=39769578

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08425053T PT2086065E (pt) 2008-01-31 2008-01-31 Dispositivo de fixação para engatar uma calha eléctrica suspensa

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2086065B1 (pt)
AT (1) ATE467251T1 (pt)
DE (1) DE602008001153D1 (pt)
ES (1) ES2344329T3 (pt)
PT (1) PT2086065E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2650607B1 (en) 2012-04-13 2014-07-23 Hella KGaA Hueck & Co Modular LED light
CN104684314B (zh) * 2014-12-26 2017-09-22 苏州佳世达电通有限公司 电子装置及其卡合结构
CN115046178B (zh) * 2022-06-29 2023-09-12 赛尔富电子有限公司 一种卡扣组件和灯具

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2234435C2 (de) * 1971-08-03 1983-04-28 Staff GmbH & Co KG, 4920 Lemgo Überbrückungsadapter für Stromverteilerschienen
DE2966028D1 (en) 1978-10-13 1983-09-08 Zucchini Spa Flli Bipolar shunting device for multipolar electric lines of the armor-plated type
PT1933434E (pt) 2006-12-14 2010-11-22 Bticino Spa Condutas eléctricas suspensas e acessórios correspondentes

Also Published As

Publication number Publication date
ATE467251T1 (de) 2010-05-15
ES2344329T3 (es) 2010-08-24
DE602008001153D1 (de) 2010-06-17
EP2086065A1 (en) 2009-08-05
EP2086065B1 (en) 2010-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2314018T3 (es) Abrazadera de union para una bandeja de rejilla para cables y dispositivo de conexion que comprende una de tales abrazaderas de union.
BRPI0900154A2 (pt) aparelho de alimentação automática de parafuso para chave de fenda elétrica
BRPI1013689B1 (pt) Sistema de prevenção de liberação para armário de parede
US6545218B1 (en) Safety cover for dual electrical wall mounted outlets
PT2086065E (pt) Dispositivo de fixação para engatar uma calha eléctrica suspensa
PT1615308E (pt) Distribuidor eléctrico
BRPI0616852A2 (pt) dispositivo de fixação de uma bateria
BR102017004050A2 (pt) Cable divider device, assembly and method of use
ES2779932T3 (es) Módulo de aparellaje eléctrico que se va a encliquetar en una caja eléctrica
RU2636557C2 (ru) Самоокрашивающийся штемпель
EP3492050B1 (en) Articulated rod of an orthopaedic device
US7185561B1 (en) Cutout fuse tube mounting tool
EP2982282A1 (en) Hinge device for mounting toilet seat cover
KR102349148B1 (ko) 와이어 덕트 고정 장치
JP6456845B2 (ja) ガイドレールを介して誘導方向に家具部品を誘導するための走行部、および家具用建具
ES2247619T3 (es) Pieza de fijacion para canalizacion electrtica.
BRPI0901985A2 (pt) utensìlio elétrico modular
ES2576839T3 (es) Porta-mecanismos para canales de listón de zócalo
TW201424941A (zh) 快速調整式扳手
ES2681597T3 (es) Elemento amovible para un aparellaje modular eléctrico provisto de un asa pivotante
ES2594555T3 (es) Conector y caja de conector
KR101441987B1 (ko) 설치가 용이한 폴더형 조명 등기구용 어댑터
ES2349465T3 (es) Dispositivo de conexión para un contador de electricidad.
EP2073334A2 (en) Electric installation equipment
US1595919A (en) Outlet-fixture lock