PT1903516E - Dispositivo de captura - Google Patents

Dispositivo de captura Download PDF

Info

Publication number
PT1903516E
PT1903516E PT06121067T PT06121067T PT1903516E PT 1903516 E PT1903516 E PT 1903516E PT 06121067 T PT06121067 T PT 06121067T PT 06121067 T PT06121067 T PT 06121067T PT 1903516 E PT1903516 E PT 1903516E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wheel
coins
housing
partitions
parts
Prior art date
Application number
PT06121067T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrick Guyonneau
Original Assignee
App Des Mesure Et De Laboratoi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by App Des Mesure Et De Laboratoi filed Critical App Des Mesure Et De Laboratoi
Publication of PT1903516E publication Critical patent/PT1903516E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F1/00Coin inlet arrangements; Coins specially adapted to operate coin-freed mechanisms
    • G07F1/04Coin chutes
    • G07F1/047Coin chutes with means for temporarily storing coins

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
  • Details Or Accessories Of Spraying Plant Or Apparatus (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Apparatuses And Processes For Manufacturing Resistors (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

ΡΕ1903516 1 DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE CAPTURA" O presente invento refere-se aos dispositivos de captura destinados a equipar aparelhos de pagamento através de moedas. Estes aparelhos permitem a compra de um titulo, tal como um conjunto de bilhetes de transportes ou taxa de estacionamento, ou de um objecto por meio de um autómato de distribuição de bens de consumo. As moedas podem ser dinheiro em forma de moedas em circulação ou ainda fichas de substituição, quer se tratem de simples peças de forma discóide ou de objectos dotados com meios de identificação, tais como emissores-respondedores passivos. 0 termo "dinheiro (argent)" significa, neste documento, os meios que permitem fazer comércio emitidos pelos bancos centrais dos Estados e não o metal propriamente dito.
Se a diferença entre a soma paga e o valor do objecto ou do titulo não for nula, há restituição de moedas que correspondem ao montante da diferença. Estas moedas podem ser retiradas de entre as anteriormente vertidas, armazenadas em recipientes, a granel, empilhadas ou dispostas, cada uma, num alojamento. Um aparelho deste tipo é chamado "de reciclagem".
Estes aparelhos compreendem, geralmente, sobre a sua face frontal, uma fenda destinada à introdução das moedas e uma abertura chamada escudela, para a restituição da diferença ou das moedas que não puderam ser identificadas. 2 ΡΕ1903516 A patente europeia EP 0921500 descreve um aparelho compreendendo uma roda móvel em rotação dentro de uma caixa e definindo diferentes alojamentos para moedas. O aparelho apresenta uma fenda para a introdução das moedas e uma fenda para a saida das moedas. A referida fenda de saida está dotada com uma calha para a restituição das moedas e uma calha para o armazenamento das moedas, cujo destino é um mesmo recipiente. Este aparelho não permite, por conseguinte, a triagem das moedas. É por isso que vários aparelhos são associados, armazenando, cada um, um tipo de moedas.
Na maior parte dos aparelhos conhecidos, as moedas deslocam-se em calhas, por gravidade. Esta solução, muito simples na sua aplicação, implica uma distância relativamente considerável entre a fenda de introdução e a abertura de restituição, particularmente com os aparelhos de reciclagem. Ora, esta distância pode ser problemática para certas pessoas, por exemplo os deficientes, dificultando quer a introdução, quer a recuperação do dinheiro devolvido.
Um objectivo da presente invento é realizar um aparelho no qual a recepção do pagamento e a restituição da moeda se efectuam de modo simples, seguro e eficaz, com uma distância reduzida entre a fenda de introdução e a abertura de restituição.
Mais precisamente, o invento refere-se um dispositivo de captura de peças de tipo discóide. De acordo com o invento, este compreende um repartidor, uma caixa, um primeiro e segundo elementos montados de modo a poderem deslocar-se na caixa e meios de encomenda e accionamento 3 ΡΕ1903516 destes elementos. Neste dispositivo, o primeiro elemento está dotado com uma pluralidade de divisórias. 0 segundo elemento compreende uma parede, pelo menos localmente adjacente ao primeiro elemento e definindo, pelo menos com as divisórias, alojamentos destinados a receber, uma a uma, as moedas. Esta parede está dotada com uma abertura que permite a extracção das moedas, uma a uma, do seu alojamento. Os referidos, primeiro e segundo, elementos estão preparados para poder girar de modo a que a abertura do segundo elemento se apresente em frente do alojamento a esvaziar, dispondo a referida abertura de modo adequado relativamente ao repartidor.
De modo vantajoso, cada um destes elementos é formado por uma roda cuja parte central é oca. As divisórias da primeira roda são orientadas radialmente e a parede da segunda roda forma um núcleo disposto na vizinhança das extremidades interiores das divisórias. A abertura pela qual as moedas são extraídas do seu alojamento é executada neste núcleo. A fim de simplificar o aparelho dotado com um dispositivo tal como definido acima, o repartidor compreende várias ranhuras dispostas no espaço oco definido pelo núcleo.
De modo vantajoso, o aparelho de acordo com o invento compreende, além disso, um módulo de identificação preparado para identificar as moedas e compreendendo meios de memorização da ordem e do valor das moedas. 4 ΡΕ1903516 0 presente invento refere-se, igualmente, a um aparelho de pagamento por moedas equipado com um dispositivo tal como definido acima. 0 invento será melhor compreendido após a leitura da descrição que se segue, dada a titulo de exemplo e fazendo referência ao desenho no qual: A figura 1 representa, esquematicamente, um aparelho de pagamento por moedas;
As figuras 2 a 5 mostram partes constitutivas do dispositivo de acordo com o invento e a figura 6 o dispositivo montado; e
As figuras 7 e 8 ilustram um detalhe deste dispositivo. A figura 1 representa, no seu principio, um aparelho de pagamento tal como definido mais acima. Nesta figura, os movimentos das peças são representados através de setas cujo corpo está em traço grosso, enquanto as ligações de comando estão em traço fino. 0 aparelho representado compreende: uma entrada 10, pela qual as moedas são inseridas, um módulo 12 de identificação, dentro do qual cada moeda introduzida é avaliada de modo a ser identificada e compreendendo meios de memorização da ordem das moedas e do seu valor, um módulo 14 de cálculo ligado ao módulo 12 de identificação e destinado a comparar o montante devido com o montante vertido, 5 ΡΕ1903516 um dispositivo 16 de captura no qual as moedas identificadas são armazenadas enquanto o módulo 14 de cálculo constata que o montante vertido é inferior ao devido, um repartidor 18 associado ao dispositivo 16 de captura e repartindo as moedas entre diferentes recipientes 20 à saida do dispositivo 16 de captura, e um dispositivo 22 de restituição, controlado pelo módulo 14 de cálculo e colocando o montante pago em excesso numa escudela 22a.
Deve salientar-se que o repartidor 18 pode ser independente do dispositivo 16 de captura ou estar integrado neste, como será explicado posteriormente. Quando uma moeda é introduzida na entrada 10 do aparelho, passa, por gravidade, através do módulo 12 de identificação que determina e regista o seu valor e a sua ordem de entrada. Esta informação é enviada ao módulo 14 de cálculo. A moeda é conduzida, seguidamente, no dispositivo 16 de captura, que será descrito de modo detalhado a seguir. Quando o módulo 14 de cálculo constata que o montante devido foi vertido, liberta o dispositivo 16 de captura. As moedas que este contém são, em seguida, enviadas para o repartidor 18, o qual é controlado pelo módulo 12 de identificação. Mais precisamente, as moedas são guiadas de acordo com a sua ordem de chegada para os recipientes, cada uma em função do seu valor. Se o montante pago exceder o montante devido, o módulo 14 de cálculo ordena ao módulo 22 de restituição que restitua as moedas contidas nos recipientes 20 por um montante igual a esta diferença, que chegam à escudela 22a através de calhas. Deve salientar-se 6 ΡΕ1903516 ainda que, se moedas não puderem ser identificadas, são restituídas directamente através da escudela 22a, sem passar pelo dispositivo de captura. 0 módulo 16 de captura, ilustrado de modo detalhada nas figuras 2 a 5, compreende essencialmente uma caixa 24, uma roda 26 de armazenamento, uma roda 28 de distribuição e motores 30 e 32 montados na caixa 24 e assegurando, respectivamente, a rotação das rodas 26 e 28. A caixa 24 suporta meios 34 e 36 de orientação e rolamento das rodas 26 e 28, de um modo vantajoso, rolos, melhor visíveis nas figuras 3 a 5. A sua face frontal está dotada, na sua porção inferior, com uma fenda 24a de entrada. As rodas 26 e 28 são concêntricas, sendo o seu eixo de rotação, de um modo vantajoso, horizontal. A figura 3 mostra a roda 26 de armazenamento. Compreende uma zona dentada 26a exterior que se engrena num pinhão 30a suportado pelo motor 30, estendendo-se radialmente uma porção 26b anular cheia e divisórias 26c da porção 26b anular para o centro e separadas por interstícios de forma geral paralelepipédica, bem como uma faixa 26d de rolamento que coopera com os rolos 34. A roda 28 de distribuição, representada na figura 4, compreende uma zona dentada 28a exterior que se engrena num pinhão 32a que compreende o motor 32, uma parede 28b anular, dotada com uma fenda 28c, uma porção 28d cilíndrica que forma um núcleo e dotada com uma fenda 28e, bem como uma faixa 28f de rolamento que coopera com os rolos 36.
Na figura 5, pode ver-se as rodas 26 e 28 montadas, dispostas concentricamente, estando o núcleo 28d engatado na parte central da roda 26, enquanto a parede 28b, invisível nesta figura, está axialmente contígua às divisórias 26c. As rodas assim montadas são montadas na 7 ΡΕ1903516 caixa 24, a qual fica também contigua às divisórias 26c. Assim, a caixa 24 e as rodas 26 e 28, pelas divisórias 26c, o núcleo 28d e a parede 26b definem alojamentos 38, estando cada um deles destinado a receber uma moeda 40, como pode ver-se na figura 2. O número de alojamentos que compreende o dispositivo será definido em função da aplicação. É perfeitamente razoável prever meia centena, o que, em geral, é largamente suficiente A parte central do dispositivo de captura é oca. É, assim, possível aí encaixar uma calha cuja função será pormenorizada posteriormente. Inicialmente, o dispositivo é inicializado de modo a que a fenda 28c esteja desalinhada por um passo, do lado oposto ao sentido de rotação, em relação à fenda 24a. As duas fendas podem estar ligeiramente inclinadas num sentido e noutro mais ou menos 1/2 passo. Nesta posição, a fenda 28e encontra-se então na parte elevada da roda.
Após ter passado no módulo 12 de identificação, a primeira moeda chega, por uma calha, à frente da fenda 24a. É introduzida na mesma para penetrar no alojamento 38 inferior. A roda 26 gira, então, um passo, apresentando um novo alojamento 38 vazio em frente da fenda 24a. Uma nova moeda pode, então, ser introduzida. De cada vez que uma moeda 40 é introduzida num alojamento 38, um detector, não representado, controla o motor 30 que gira um novo passo no mesmo sentido. Uma nova moeda pode, seguidamente, ser introduzida. Durante a introdução das moedas, a roda 28 permanece imóvel. Quando o módulo 14 de cálculo constata que o montante vertido é superior ou igual ao montante devido, interrompe o carregamento do dispositivo 16 de captura e faz passar, directamente, as moedas que ainda poderão ser introduzidas para a escudela 22a, através de calhas não representadas. Além disso, o módulo 14 de 8 ΡΕ1903516 cálculo dá uma ordem ao dispositivo 22 de restituição que faz sair dos recipientes 20 as moedas por um montante igual à diferença, as quais desembocam na escudela 22a. Paralelamente, e sem que o utente tenha consciência, o módulo 12 de identificação controla o motor 30 de modo a que o alojamento que contém a primeira moeda fique em frente da fenda 28e, enquanto o repartidor 18 é disposto, a partir das informações dadas pelo módulo 12 de identificação, de modo a que esta moeda, quando é libertada, seja conduzida por gravidade no recipiente que corresponde ao seu valor. A moeda cai, então, e chega, por gravidade ao recipiente seleccionado. Logo que esta operação for efectuada, o repartidor 18 é reposicionado em função do valor da segunda moeda, dada pelo módulo 12 de identificação e, seguidamente, a roda 26 é girada de um passo, de modo a que esta segunda moeda seja conduzida até à frente da fenda 28e. Este processo efectua-se até que todos os alojamentos estejam vazios. Se, durante o processo, a pessoa pedir a restituição das moedas introduzidas, a roda 26 é, então, girada no sentido oposto, chegando, assim, as moedas, uma a uma, até à frente da fenda 28c e dai, por uma calha não representada, para a escudela 22a. Por outras palavras, são as moedas introduzidas que são restituídas, evitando assim uma reciclagem de moedas falsas por exemplo. A distribuição das moedas ser efectuada pelo repartidor 18 fora do espaço ocupado pelo dispositivo 14 de captura, como explicado acima. Pode também ser-lhe associado directamente, como se pode ver no exemplo representado nas figuras 6 e 7, dispondo a fenda 28e, de modo adequado, em relação com o repartidor 18. Nestas figuras, podem ver-se, parcialmente, as rodas 26 e 28, bem como a caixa 24, da qual se retirou uma parte. Moedas são visiveis em alguns dos alojamentos 9 ΡΕ1903516 38. 0 repartidor 18 compreende cinco ranhuras 18a a 18e, abrindo-se os dois extremos 18a e 18e para a frente do desenho e as três medianas para a parte traseira. Este repartidor permite distribuir as moedas entre cinco recipientes, ligados às ranhuras por calhas não representadas. Para esse efeito, quando se tem que esvaziar o dispositivo 14 de captura, a primeira moeda a descarregar está disposta em frente da ranhura que corresponde ao recipiente para o qual deve ser enviada, girando as rodas 26 e 28 em conjunto, de modo a que a fenda 28e continue a ficar adjacente ao alojamento considerado. Quando o alojamento 38 se encontra na boa posição, a única roda 28 é girada, de modo a que a fenda 28e se apresente em frente do alojamento a esvaziar, caindo a moeda na ranhura seleccionada, neste caso, a ranhura 18a, como se pode ver na figura 6. No caso mais simples descrito acima, quando o repartidor 18 está separado do dispositivo 14, é possível ter apenas uma roda, m sendo a abertura de saída das peças executada na caixa, a qual compreende uma porção cilíndrica engatada na roda 26 e adjacente às divisórias 26c. Num como no outro dos exemplos mencionados acima, as peças encontram-se, à saída, a um nível superior ao da entrada, reduzindo, assim, a diferença de altura entre os níveis de introdução e restituição das peças.
De acordo com a configuração do aparelho, pode ser vantajoso que o eixo das rodas seja inclinado, ou mesmo horizontal. Numa outra variante, as rodas são substituídas por correntes, compreendendo cada um dos elos uma divisória, para formar, como descrito acima, alojamentos nos quais as peças são capturadas. Assim, graças aos dispositivos tais como definidos acima, é possível realizar um dispositivo de captura fiável, eficaz e que permite 10 ΡΕ1903516 reduzir a distância compreendida entre as aberturas de introdução e restituição das peças.
Lisboa, de 8 de Janeiro de 2010

Claims (5)

  1. ΡΕ1903516 1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo (16) de captura de peças (40) de tipo discóide, caracterizado por compreender um repartidor (18), uma caixa (24), um primeiro (26) e segundo (28) elementos montados de modo a poderem deslocar-se na caixa (24) e meios (30, 32) de comando e de accionamento dos referidos elementos (26, 28), em que o primeiro elemento (26) está dotado com uma pluralidade de divisórias (26c), e por o segundo elemento (28) compreender uma parede (28b, 28d), pelo menos localmente adjacente ao referido primeiro elemento (26) e definindo, pelo menos com as divisórias, alojamentos (38) destinados a receber uma das referidas peças (40), e por a referida parede (28b, 28d) estar dotada com uma abertura (28e) que permite a extracção das peças, uma a uma, do seu alojamento (38), estando os referidos, primeiro (26) e segundo (28), elementos preparados para poder girar de modo a que a abertura (28e) se apresente em frente do alojamento (38) a esvaziar, dispondo a abertura (28e) de modo adequado relativamente ao repartidor (18) .
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada um dos referidos elementos ser formado por uma roda (26, 28) cuja parte central é oca, em que as divisórias (26c) da primeira roda (26) estão orientadas radialmente e a parede da segunda roda (28) forma um núcleo (28d) disposto na vizinhança das extremidades interiores das divisórias (26c) e onde é executada a referida abertura (28e).
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o repartidor (18) compreender várias 2 ΡΕ1903516 ranhuras (18a a 18e) dispostas no espaço oco definido pelo núcleo (28d).
  4. 4. Aparelho de pagamento por peças caracterizado por estar equipado com um dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3.
  5. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender, além disso, um módulo (12) de identificação preparado para identificar as peças e compreendendo meios de memorização da ordem e do valor das peças. Lisboa, 8 de Janeiro de 2010
PT06121067T 2006-09-21 2006-09-21 Dispositivo de captura PT1903516E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06121067A EP1903516B1 (fr) 2006-09-21 2006-09-21 Dispositif de séquestration

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1903516E true PT1903516E (pt) 2010-02-12

Family

ID=37622492

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06121067T PT1903516E (pt) 2006-09-21 2006-09-21 Dispositivo de captura

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1903516B1 (pt)
AT (1) ATE450022T1 (pt)
DE (1) DE602006010707D1 (pt)
ES (1) ES2337173T3 (pt)
PT (1) PT1903516E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010004768A1 (de) * 2010-01-13 2011-07-14 Walter Hanke Mechanische Werkstätten GmbH & Co. KG, 14167 Vorrichtung zum Sortieren von Münzen und Kassensystem

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1245401A (en) * 1967-06-12 1971-09-08 Carreras Ltd Change giving mechanism
CH600453A5 (pt) * 1976-12-30 1978-06-15 Autelca Ag
ATE40759T1 (de) * 1983-11-18 1989-02-15 Autelca Ag Muenzsammelbehaelter fuer selbstkassierer und muenzwechsler.
IT1181630B (it) * 1985-04-16 1987-09-30 Ipm Ind Politecnica Meridional Caricatore a tamburo rotante per acceumulo e gestione di gettoni o monete in apparecchi telefonici o apparati distributori
FR2609341B1 (fr) * 1987-01-06 1989-03-03 Cga Hbs Distributeur automatique a rendu de monnaie
CH680955A5 (pt) * 1990-03-08 1992-12-15 Landis & Gyr Betriebs Ag
DE4321859C2 (de) * 1993-07-01 2001-03-08 Kluessendorf Produkt Und Vertr Vorrichtung zum Zwischenspeichern, Sammeln und Ausgeben von Münzen
DE29707137U1 (de) * 1997-04-21 1997-06-05 Adp Gauselmann Gmbh, 32339 Espelkamp Vorrichtung zum Zwischenspeichern, Sammeln und Ausgeben von Münzen
DE59708206D1 (de) 1997-12-05 2002-10-17 Ascom Autelca Ag Guemligen Vorrichtung und Anordnung zum Speichern von Münzen mit deren Zwischenspeicherung

Also Published As

Publication number Publication date
ES2337173T3 (es) 2010-04-21
EP1903516A1 (fr) 2008-03-26
ATE450022T1 (de) 2009-12-15
DE602006010707D1 (de) 2010-01-07
EP1903516B1 (fr) 2009-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8113382B1 (en) Bottled water center
EP1109732B1 (en) Snack dispenser
US4851651A (en) Automatic programmer and dispenser of microcircuit cards
AU5596999A (en) Coin hopper and processor
ES2926049T3 (es) Dispensación de ítems de dinero
ES2387916A1 (es) Aparato automático para seleccionar, dispensar y recoger artículos reutilizables.
US20040079616A1 (en) Snack dispenser
PT1903516E (pt) Dispositivo de captura
CN104919503A (zh) 拉出装置以及介质交易装置
CN108074315B (zh) 货币支出装置、结算装置及控制方法
ES2247608T3 (es) Instalacion con una pluralidad de maquinas de cobro automatico de venta de mercancias o de prestacion de servicios.
JP6087523B2 (ja) 紙幣入出金機
RU192747U1 (ru) Устройство выдачи товара в торговом автомате
US20110189933A1 (en) Coin Storage
US1625242A (en) Coin-controlled and change-making turnstile apparatus
RU2668366C2 (ru) Монетный механизм для машин-автоматов
US1853651A (en) Coin controlled dispensing machine
JP2009131432A (ja) メダル計数装置
ES2352285A1 (es) Máquina para la venta automática de productos.
JP2006309468A (ja) 釣銭払出機
US1784587A (en) Coin-controlled vending machine
US3123415A (en) carter
US3171569A (en) Bottle vendor
JPS60205694A (ja) 自動販売機
ES1073061U (es) Maquina para gestionar el cobro y devolucion de cambio en efectivo.