PT1714554E - Formulação fitopatológica aquosa concentrada contendo um herbicida e um tensioactivo do tipo de betaína - Google Patents

Formulação fitopatológica aquosa concentrada contendo um herbicida e um tensioactivo do tipo de betaína Download PDF

Info

Publication number
PT1714554E
PT1714554E PT06016774T PT06016774T PT1714554E PT 1714554 E PT1714554 E PT 1714554E PT 06016774 T PT06016774 T PT 06016774T PT 06016774 T PT06016774 T PT 06016774T PT 1714554 E PT1714554 E PT 1714554E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
formulation according
radical
optionally
compound
carbon atoms
Prior art date
Application number
PT06016774T
Other languages
English (en)
Inventor
Valerio Bramati
Scott Edwards
Paul Gioia
Joel Coret
Original Assignee
Rhodia Chimie Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=27658265&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1714554(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Rhodia Chimie Sa filed Critical Rhodia Chimie Sa
Publication of PT1714554E publication Critical patent/PT1714554E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N57/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds
    • A01N57/18Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds
    • A01N57/20Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds containing acyclic or cycloaliphatic radicals

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
FORMULAÇÃO FITOPATOLÓGICA AQUOSA CONCENTRADA CONTENDO UM HERBICIDA E UM TENSIOACTIVO DO TIPO DE
BETAÍNA A presente invenção tem por objecto formulações aquosas, fitopatológicas, compreendendo, pelo menos, um herbicida do tipo de aminofosfato ou de aminofosfonato e pelo menos um tensioactivo principal do tipo da betaína, associados a um ou mais aditivos particulares.
Entre as várias apresentações usuais das formulações fitopatológicas que podem ser citadas, estão as formulações aquosas concentradas, que são diluídas pelo utilizador antes de as aplicar às plantás a serem tratadas.
Para além do ingrediente ou dos ingredientes activos, essas formulações aquosas compreendem aditivos conhecidos como activadores biológicos, cujo papel é aumentar a eficácia do herbicida, por exemplo, aumentando a molhagem da planta com o ingrediente activo ou aumentando a sua penetração na planta.
Por exemplo, o documento da patente WO 00/38253 descreve composições que contêm um sal de glifosato e um tensioactivo de betaína, eventualmente ainda associado a um tensioactivo de carboxilato de éter. 0 documento da patente WO 00/6757 descreve composições.· adjuvantes que estão isentas de herbicida do tipo de aminofosfato ou de aminofosfonato e que contêm, inter a'lia, um dissolvente lipofílico e, nalguns enquadramentos, um tensioactivo de betaína. 1
Particularmente, no que respeita às formulações aquosas comerciais, que compreendem os ingredientes activos do tipo dos aminoãcidos citados antes, um dos activadores biológicos mais frequentemente utilizados ê uma amina etoxilada. A presença destas aminas fortalece consideravelmente a actividade biológica do herbicida, muito provavelmente por meio da difusão por activação do herbicida através da barreira cuticular da planta. A principal desvantagem dos compostos de amina etoxilados é a sua toxicidade química. Eles são irritantes e são apenas ligeiramente biodegradáveis. Além disso, são altamente ecotóxicos, mais particularmente, em relação aos organismos de plantas aquáticas {algas) ou para animais aquáticos (insectos, batrãquios) , mesmo em concentrações baixas.
Um olhar mais sério, destes diferentes problemas levou a pesquisa de compostos fitopatológicos, preferencialmente compostos fitopatológicos solúveis em água, com uma actividade biológica que é comparável às formulações actuais e com uma toxicidade e uma ecotoxicidade substancialmente reduzidas.
Assim, a presente invenção tem por objecto providenciar novas formulações aquosas, fitopatológicas, compreendendo pelo menos um ingrediente activo, mais particularmente, um herbicida do tipo de aminofosfato ou de aminofosfonato, com uma proporção de amina etoxilada, no que respeita ao herbicida,, que é inferior à das formulações normais, ao mesmo tempo que mantém uma actividade que é pelo menos igual à das referidas formulações. 2
Este e outros objectivos, são conseguidos pela presente invenção, que diz assim respeito a formulações fitopatológicas, aquosas que compreendem: um sal solúvel em água de pelo menos um herbicida do tipo de amínofosfato ou de aminofosfonato; pelo menos, um tensioactivo principal seleccionado entre alquilbetaínas e alquil(amidoalquil)betaínas, - eventualmente aditivo (i) : aminas ou êter-aminas compreen-dendo pelo menos um radical de hidrocarboneto contendo de 2 a 24 átomos de carbono, eventualmente, polialcoxilados; - aditivo (ii): mono- ou di-ésteres de fosfatos ácidos ou não ácidos, eventualmente polialcoxilados; - eventualmente aditivo (iii): sais de metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, amónio, alquilamónio, alcanolamónio, ferro, zinco ou manganês, de um ácido inorgânico; e - eventualmente, aditivo (iv) : alquilmonoglicósidos ou alquil-poliglicósidos. A escolha particular do tensioactivo principal combinado com, pelo menos, um dos aditivos listados antes pode produzir formulações fitopatológicas com um teor de amida etoxilada reduzido ou mesmo formulações que estão isentas deste tipo de composto, embora mantendo o nível de eficácia, que é, pelo menos, tão bom quanto o alcançado com as formulações disponíveis comercialmente. A consequência desta redução na camada de amina etoxilada deve encontrar-se na redução significativa da toxicidade da própria formulação final. Estas características são ainda melhoradas quando a formulação está isenta dessa amina. 3
Além disso, a formulação da presente invenção é estável quando armazenada- e não causa problemas durante a sua utilização. Não aparece nenhum gel, nem a viscosidade aumenta muito durante a diluição antes da aplicação.
Outras vantagens e caracteristicas da presente invenção tornar-se-ão evidentes com a descrição e os exemplos que se seguem.
Tal como se indicou antes, a formulação da presente invenção compreende, como ingrediente activo, um sal solúvel em água de pelo menos um herbicida do tipo de aminofosfato ou de aminofosfonato.
Preferencialmente, as formulações da presente invenção compreendem pelo menos um sal solúvel em água de N-fosfonometil-glicina. 0 termo "glifosato" será utilizado a seguir para definir sais solúveis, em água de N-fosfonometil-glicina.
Os sais apropriados que podem ser mais particularmente citados são os sais de metais alcalinos, tais como, sais de sódio ou potássio; os sais de amónio do tipo de N(R)4+, em que os radicais R, que podem ser iguais ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio ou um radical de hidrocarboneto Ci-Cg linear ou não linear, saturado ou insaturado, que pode estar substituído com um grupo hidroxilo; ou sais de sulfónio; estando os referidos sais presentes sozinhos ou em combinação.
Os sais de amónio que podem, em particular, ser citados, incluem aminas .primárias ou secundárias, tais como, isopropil-amina, dimetilamina, diaminas, tais como, 4 etilenodiamina ou alcanolaminas, tais como, mono-etanolamina. O trimetilssulfónio é um sal de sulfónio perfeitamente apropriado.
Os derivados de glifosato preferidos para aplicações como herbicidas que podem ser citados são a isopropilamina, o sal de mono-etanolamina e o sal de trimetilssulfónio.
Com vantagem, o teor de herbicida das formulações aquosas da presente invenção, estã no intervalo de 80 a 510 g/L expresso em equivalentes ácidos de herbicida.
De acordo com uma característica essencial da presente invenção, as formulações aquosas compreendem pelo menos um tensioactivo principal, seleccionado entre alquilbetaínas e alqui(amidoalquil)betainas.
Preferencialmente, o tensioactivo principal corresponde a uma ou-mais das seguintes fórmulas gerais: (I) R1R2R2N+ - CH2COO - (II) R1R3HN+ - CH2 - CH2 coo -
CH2CH20H / (III) r1-n+-ch2coo- \ ch2-coom
Ra / (IV) R1-C0N- (CH2) 3N+-CH2COO' \ R2 5 em que cujas fórmulas: o símbolo R1 representa um grupo alquilo, linear ou ramificado, contendo de 3 a 30 átomos de carbono, preferen-cialmente de 3 a 20 átomos de carbono, tal como um grupo propilo, dodecílo, hexadecilo, tetra-hexadecilo, octilo ou as suas misturas ou ura grupo alcamida, tal como, dodecanamida; os símbolos R2, que podem ser ou não idênticos, representam um radical alquilo, preferencialmente, um radical metilo; o símbolo R3 representa um átomo de hidrogénio ou um radical de fórmula geral -CH2C00M ou um radical alquilo; o símbolo M representa um metal alcalino, preferencialmente, sódio.
Os referidos compostos, que podem ser utilizados na presente invenção como tensioactivos principais, são produtos que estão comercialmente disponíveis e são vendidos pela Rhodia Chimie com os nomes de marca registada Mirataine® e Wettem®. Com vantagem, os referidos produtos disponíveis comercialmente podem ser utilizados tal qual, sem sofrerem um tratamento inicial, para reduzir a quantidade de sal, por exemplo, (cloreto de sódio, em particular). A quantidade do -tensioactivo principal na formulação fitopatológica da presente invenção, está vantajosamente no intervalo de 20 a 180 g/L.
Para além do tensioactivo principal, as formulações fitopatológicas da presente invenção compreendem; - eventualmente aditivo (i) : aminas ou éter-aminas compreendendo pelo menos um radical de hidrocarboneto 6 contendo de 2 a 24 átomos de carbono, eventualmente, polialcoxilados; - aditivo (ii): mono- ou di-ésteres de fosfatos ácidos ou não ácidos, eventualmente, polialcoxilados; - eventualmente aditivo (iii) sais de metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, amónio, alquilamónio, alcanolamónio, ferro, zinco ou manganês, de um ácido inorgânico; e - eventualmente aditivo (iv) : alquilmonoglicósidos ou alquil-poliglicósídos.
De acordo com uma primeira possibilidade, os compostos (i) são seleccionados, mais particularmente, entre aminas que compreendem pelo menos um radical linear ou ramificado, saturado ou insaturado, contendo de 2 a 24 átomos de carbono, prefe-rencialmente, de 8 a 18 átomos de carbono, eventual-mente, compreendendo de 2a 30 elementos de oxialquileno, preferen-cialmente, oxietileno ou uma mistura de vários deles.
De acordo com uma' segunda possibilidade, os compostos (i) seleccionam-se entre éter-aminas compreendendo, pelo menos um radical linear ou ramificado, saturado ou insaturado, contendo de 6 a 20 átomos de carbono, preferencialmente, de 8 a . 2 0 átomos de carbono, eventualmente, compreendendo de, 2 1 a 30. elementos de oxialquileno, preferencialmente, oxietileno ou uma mistura de vários deles. Mais particularmente, as éter-aminas correspondem â fórmula geral seguinte: (OA) n /
R-0- (CH2) 3-N \ (OA) nr 7 em que o símbolo R representa um radical de hidrocarboneto, linear ' ou ramificado, saturado ou insaturado, contendo de 6 a 24 átomos de carbono, preferencialmente, de 8 a 2 0 átomos de carbono; os símbolos OA, que podem ser elementos iguais ou não uns aos outros dentro do mesmo elemento e de uma ramificação para a outra, representam um elemento de oxietileno, preferencialmente, oxipropileno; e os símbolos n e n' que podem ou não ser iguais representam um número médio no intervalo de 1 a 30.
Podem ser citados exemplos dessas aminas como as aminas derivadas de copra e contendo 5 elementos de oxietileno (OE), aminas oleicas contendo 5 elementos de OE, aminas derivadas de sebo contendo . 10 elementos de OE, é.ter-aminas correspondendo a fórmula geral anterior, em que o radical representado pelo símbolo R é um radical alquilo, contendo de 12 a 15 átomos de carbono, estando o número de elementos de OE no intervalo de 20 a 30.
Deve notar-se que é altamente vantajoso que a quantidade de compostos (i) é inferior a 120 g/L da formulação. Num enquadra-mento particular da presente invenção, a quantidade deste tipo de composto está no intervalo de 0 a 60 g/L.
Voltando agora para os compostos {ii), eles seleccionam-se, preferencialmente, entre, mono- ou di-ésteres de fosfatos ácidos ou não ácidos,, . eventualmente, polialcoxilados, de fórmula geral . (V) a seguir:· (OA) 3-mP (=0) (0M)m (V) em que: 8 o símbolo A, que pode ou não ser igual, representa um grupo de fórmula geral R,;l-0 (0Η2-σίκ'2-0)Ώ’ em que: o símbolo r’1, que pode ou não ser igual, representa um radical hidrocarboneto em Ce-C2o, linear ou não linear, saturado ou insaturado, preferencialmente, em Ca-Cie; o símbolo R2, que pode ou não ser igual, representa um átomo de hidrogénio ou um radical metilo ou etilo, preferencialmente, um átomo de hidrogénio; o símbolo n representa um número médio de elementos, no . intervalo de 0 a 10, preferencialmente, no intervalo de 2 a 10; o símbolo M, que pode ou não ser igual, representa um átomo de hidrogénio, um metal alcalino ou um metal alcalino-terroso, um radical do tipo N(R3)4+, em que os radicais R3, que podem ou não ser iguais, representam um átomo de hidrogénio1 ou um radical de hidrocarboneto em C^-Ce, linear ou não linear, saturado ou insaturado, eventualmente substituído com um grupo hidroxilo; 0 símbolo m representa um número inteiro no intervalo de 1 a 2.
Deve notar-se que o composto (ii) pode estar sob a forma de um mono-éster, um'.di-éster ou uma mistura destes dois ésteres.
Além disso, a quantidade do composto (ii), na formulação da presente invenção, .está no intervalo de 0 a 120 g/L. 9 0 composto (iii) selecciona-se, com vantagem, entre metais alcalinos ou metais alcalino-terrosos, amónio ou sulfatos, nitratos ou fosfatos de alquilamónio ou de alcanolamónio em Ci-C6, lineares ou não lineares, saturados ou insaturados; ou entre sulfatos de ferro, zinco ou manganês, utilizados isoladamente ou sob a forma de uma mistura. A quantidade de composto (iii) nas formulações, se presente, está mais particularmente no intervalo de 0 a 200 g/L. 0 composto (iv) é, com vantagem, octilglicõsido, um octilpoliglicõsido, um decilglicósido, um decilpoliglicõsido ou uma mistura deles. A quantidade do composto (iv) nas formulações, se presente, é mais partiçularmente de 0 a 150 g/L.
De acordo com uma característica preferida da presente invenção, a proporção em peso de tensioactivo principal/soma dos aditivos (i) a (iv), está no intervalo de 6/1 a 1/2.
Além disso, num enquadramento da presente invenção, a quantidade total de tensioactivo principal e de aditivos, representa 60 a 180 g/L da formulação.
As formulações podem também compreender aditivos que são convencionais neste dominio, tal como, agente anti-espuma, por exemplo, organopolisiloxanos; ou agentes de espessamento, tal como, polisacãridos do tipo da goma de xantano, algina-tos, metil-celuloses carboxiladas ou hidroxiladas, macro-moléculas sintéticas de poliacrilato, polimaleato, polivinil- 10 pirrolidona, polietileno-glicol ou do tipo de álcool de polivinilo ou do tipo inorgânico, tal como, bentonites. A formulação pode também compreender aditivos auxiliares, tais como, antioxidantes, agentes anti-UV, corantes, etc. Pode também compreender ainda um dissolvente, tal como, um álcool, por exemplo, isopropanol, normalmente, até 15 % em peso. A quantidade destes aditivos listados antes, ê normalmente inferior a 10 % em peso, preferencialmente 1 % em peso ou menos, com vantagem 0,1 % em peso ou menos comparado com o peso da composição.
As composições da presente invenção podem ser preparadas misturando os seus diferentes constituintes com uma agitação moderada.
Esta operação normalmente tem lugar a uma temperatura no intervalo de 15 °C a 60 °C, preferencialmente, a uma temperatura próxima da temperatura ambiente (15-30 °C) .
Normalmente, o tensioactivo principal é adicionado preferencialmente apenas quando os outros constituintes jã foram misturados.
As formulações fitopatológicas da presente invenção são assim utilizadas para tratar plantas, normalmente após diluição com água.
Exemplos não limitativos da presente invenção vão ser agora descritos. 11 EXEMPLO 1
Preparou-se uma mistura em água (até 1 litro) com a composição que se segue: *sal de gliofosato e isopropílamina (ácido a 46 %) 783 g/L ♦Mirataine® D40(*) 80 g/L (como o teor de sólido) ♦Geronol® CF/AR (**) ♦amina oleica contendo 5 elementos de OE 20 g/L 20 g/L (*)Mirataine® D40 (vendido pela Rhodia): composição aquosa compreendendo água e uma alquildimetildimetilbetaína, em que o grupo alquilo ê uma mistura de cerca de 70 % em peso de laurilo (Cu, lautllo) e 30 % em peso de tetradecilo (C14) , tendo essa composição um teor de sólidos de alquildimetildimetilbetaína de 40 % em peso. (**)Geronol® CF/AR (vendido pela Rhodia Geronazzo) é uma mistura de fosfatos de mono- e di-éster com a fórmula geral (I) de álcoois alifãticos em C4-C10 saturados e compreendendo, em média, de 3 a 8 elementos de óxido de etileno e o símbolo M representa isopropil-amónio.
Obteve-se uma composição cuja eficácia era equivalente a uma composição compreendendo a mesma quantidade de glifosato (expresso como equivalente de ácido) e com uma concentração de 180 g/L de amina oleica etoxilada (15 elementos). A formulação foi estável durante a armazenagem à temperatura ambiente e a 54 °C.
Lisboa, 23 de Dezembro de 2008 12

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Formulação fitopatológica, aquosa, caracterizada pelo facto de compreender: - um sal hidrossolúvel de pelo menos um herbicida do tipo de aminofosfato ou de aminofosfonato; - pelo menos um tensioactivo principal seleccionado entre alquílbetaínas e alquil(amidoalquil)betaxnas; - eventualmente um aditivo (i) de: aminas ou éter-aminas compreendendo pelo menos um radical de hidrocarboneto contendo de 2 a 24 átomos de carbono, eventualmente, polialcoxilados,- - aditivo (ii): de: mono- ou di-ésteres de fosfato, ácidos ou não ácido, eventualmente, polialcoxilados ; - eventualmente um aditivo {iii) de: sais de metais alcalinos,' metais alcalino-terrosos, amónio, al-quilamónio, alcanolamónio, ferro, zinco ou manganês de um ácido inorgânico; e - eventualmente um aditivo (iv) de: alquilmonogli-cósidos ou alquilpoliglicósidos.
  2. 2. Formulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de 0 herbicida ser um sal de N-fosfonometil-glicina solúvel em água.
  3. 3. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o teor de 1 herbicida estar compreendido entre 80 e 510 g/L, expresso em equivalentes de herbicida ácido.
  4. 4. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o tensioactivo principal corresponder a uma ou mais das fórmulas gerais seguintes: (I) R1R2R2N+ - CH2 coo - (II) r1r3hn+ - ch2 - ch2coo - ch2ch2oh / (III) R^N^CHbCOO- \ ch2-coom R2 / (IV) R^CON-(CH2)3N+-CH2COO- \ R2 em que: o símbolo R1 representa um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada, contendo de 3 a 30 átomos de carbono, preferencialmente de 3 a 20 átomos de carbono, tal como um grupo propilo, dodecilo, hexadecilo, octilo, tetradecilo ou uma sua mistura; 2 os símbolos R2, que podem ser iguais ou diferentes, representam um radical alquilo, preferencialmente um radical metilo; o símbolo R3 representa um átomo de hidrogénio ou um radical de fórmula geral -CH2COOM ou um radical alquilo; o símbolo M representa um metal alcalino, preferencialmente, sódio.
  5. 5. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade de tensioactivo principal estar compreendida entre 20 e 180 g/L.
  6. 6. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o composto (i), utilizado isoladamente ou sob a forma de uma mistura, se seleccionar entre aminas que compreendem pelo menos um radical de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, contendo de 2 a 24 átomos de carbono, eventualmente compreendendo 8 a 18 elementos de oxialquileno, preferencialmente oxietileno ou uma mistura de vários deles; ou de éter-aminas. compreendendo pelo menos um radical de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, contendo· de. 6 a 24 átomos de carbono, eventualmente compreendendo de 2 a 30 elementos de oxialquileno, preferencialmente oxietileno ou uma mistura de vários deles.
  7. 7. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade do composto (i), se presente, estar entre 0 e 120 g/L. 3
  8. 8. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o composto (ii) se seleccionar entre mono- ou di-êsteres de fosfato ácidos ou não ácidos, polialcoxilados, com a fórmula geral (V) que se segue: (OA) 3_mP (=0) (0M)m (V) em que: os símbolos A, que podem ser iguais ou diferentes, representam um grupo de fórmula geral R,:L-0(CH2-CHR*2-0) n em que: os símbolos r'1, que podem ou não ser iguais, representam um radical hidrocarboneto em Cs-C20, de cadeia linear ou não linear, saturado ou insaturado, preferencialmente, em C8-Ci8; os símbolos R*2, que podem ser iguais ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio ou um radical metilo ou etilo; o símbolo n representa um número médio de elementos, no intervalo de 0 a 10; os símbolos M, que podem ou não ser iguais, representam um átomo de hidrogénio, um metal alcalino ou um metal alcalino-terroso, um radical do tipo N(R3)4+, em que os radicais R3, que podem ou não ser iguais, representam um átomo de hidrogénio ou um radical de hidrocarboneto em Ci-C6, de cadeia linear ou não linear, saturado ou insaturado, eventualmente substituído com um grupo hidroxilo; 4 o símbolo m representa um número inteiro no intervalo de 1 a 2.
  9. 9. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade do composto (ii) estar compreendida entre valores tão altos quanto 0 e 120 g/L.
  10. 10. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o composto (iii) se seleccionar entre metais alcalinos ou metais alcalino-terrosos, amónio ou sulfatos, nitratos ou fosfatos de alquilamónio ou alcanolamónio em Ci-C6, de cadeia linear ou não linear, saturados ou insaturados ,· ou entre sulfatos de ferro, zinco ou manganês, utilizados isoladamente ou sob a forma de uma mistura.
  11. 11. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade do composto (iii), se presente, estar compreendida entre 0 e 200 g/L.
  12. 12. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de o composto (iv) ser um octilglicósido, um octil-poliglicó-sido, um decilglicõsido, um decilpoliglicósido ou uma mistura deles.
  13. 13. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade do composto (iv), se presente, estar compreendida entre 0 e 150 g/L. 5
  14. 14. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a proporção em peso de tensioactivo principal/soma dos aditivos (i) a (iv) estar compreendida entre 6/1 e 1/2.
  15. 15. Formulação, de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, caracterizada pelo facto de a quantidade total de tensioactivo principal e de aditivos representar 60 a 180 g/L da formulação. Lisboa, 23 de Dezembro de 2008 6
PT06016774T 2002-01-29 2003-01-28 Formulação fitopatológica aquosa concentrada contendo um herbicida e um tensioactivo do tipo de betaína PT1714554E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/059,708 US20030158042A1 (en) 2002-01-29 2002-01-29 Concentrated aqueous phytopathological formulation comprising a herbicide and a betaine type surfactant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1714554E true PT1714554E (pt) 2009-01-08

Family

ID=27658265

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03706390T PT1469731E (pt) 2002-01-29 2003-01-28 Concentrado herbicida aquoso, compreendendo um tensioactivo do tipo da betaína
PT06016774T PT1714554E (pt) 2002-01-29 2003-01-28 Formulação fitopatológica aquosa concentrada contendo um herbicida e um tensioactivo do tipo de betaína

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03706390T PT1469731E (pt) 2002-01-29 2003-01-28 Concentrado herbicida aquoso, compreendendo um tensioactivo do tipo da betaína

Country Status (17)

Country Link
US (4) US20030158042A1 (pt)
EP (3) EP1714554B1 (pt)
AT (2) ATE336170T1 (pt)
AU (3) AU2003211369B2 (pt)
BR (1) BR0307281A (pt)
CA (3) CA2473946C (pt)
CO (1) CO5600987A2 (pt)
DE (2) DE60325111D1 (pt)
DK (2) DK1714554T3 (pt)
ES (2) ES2318630T3 (pt)
IL (1) IL162984A (pt)
MX (2) MX343569B (pt)
NZ (1) NZ534176A (pt)
PT (2) PT1469731E (pt)
RU (1) RU2296468C2 (pt)
WO (1) WO2003063589A2 (pt)
ZA (1) ZA200405633B (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8236730B2 (en) * 2002-01-29 2012-08-07 Rhodia Chimie Aqueous herbicidal concentrate comprising a betaine type surfactant
US20030158042A1 (en) * 2002-01-29 2003-08-21 Valerio Bramati Concentrated aqueous phytopathological formulation comprising a herbicide and a betaine type surfactant
CN1826055B (zh) 2003-08-04 2010-05-26 美国陶氏益农公司 草甘膦的高强度、低粘度除草制剂
WO2005026892A2 (en) * 2003-09-05 2005-03-24 The Regents Of The University Of California Internet telephony through hosts
PL1781105T3 (pl) 2004-08-19 2009-05-29 Monsanto Technology Llc Kompozycje chwastobójcze soli glifosatu
CA2591052C (en) * 2004-12-30 2011-08-16 Rhodia Chimie Herbicidal composition comprising an aminophosphate or aminophosphonate salt and a betaine
US20060211575A1 (en) * 2005-03-16 2006-09-21 W. Neudorff Gmbh Kg Control for plant and plant product pathogens
BRPI0611527A2 (pt) * 2005-05-17 2010-09-21 Rhodia composição adjuvante e método para tratar uma planta alvo
AU2006315513B2 (en) * 2005-11-14 2013-06-13 Specialty Operations France Agricultural adjuvant compositions, pesticide compositions, and methods for using such compositions
AU2007260586B2 (en) * 2006-06-14 2012-08-02 Elders Toll Formulation Pty Ltd Herbicidal composition and method for removing unwanted foliage
US20100029483A1 (en) 2006-10-16 2010-02-04 Rhodia Inc. Agricultural adjuvant compositions, pesticide compositions, and methods for using such compositions
FR2913350B1 (fr) * 2007-03-08 2010-05-21 Rhodia Recherches & Tech Utilisation d'une betaine a titre d'agent moussant et d'agent de reduction du drainage de la mousse
FR2914647B1 (fr) * 2007-04-05 2011-10-21 Rhodia Recherches Et Tech Copolymere comprenant des unites betainiques et des unites hydrophobes et/ou amphiphiles,procede de preparation,et utilisations.
WO2009060026A2 (en) * 2007-11-07 2009-05-14 Rhodia Operations Herbicidal composition comprising an aminophosphate or aminophosphonate salt and a viscosity reducing agent
PL2306819T3 (pl) * 2008-06-18 2016-08-31 Stepan Co Koncentrat o ultrawysokim stężeniu glifosatu
BRPI0915368B1 (pt) 2008-07-03 2019-01-15 Monsanto Technology Llc composição compreendendo glifosato ou um sal ou um ester de glifosato e método de controlar crescimento de planta
EP2425716B1 (en) 2008-08-19 2016-05-04 Akzo Nobel N.V. Thickening glyphosate formulations
US8748344B2 (en) * 2009-07-14 2014-06-10 Rhodia Operations Agricultural adjuvant compositions, pesticide compositions, and methods for using such compositions
JP5981340B2 (ja) 2009-09-02 2016-08-31 アクゾ ノーベル ケミカルズ インターナショナル ベスローテン フエンノートシャップAkzo Nobel Chemicals International B.V. 農業用の窒素含有界面活性剤
DE102009041003A1 (de) 2009-09-10 2011-03-24 Clariant International Limited Pestizidzubereitungen
WO2011034444A1 (en) * 2009-09-17 2011-03-24 Polygon (Nz) Limited Herbicidal surfactant formulations
WO2012021164A2 (en) 2010-08-10 2012-02-16 Rhodia Operations Agricultural pesticide compositions
EP2632271B1 (en) 2010-10-25 2018-12-05 Stepan Company Glyphosate formulations based on compositions derived from natural oil metathesis
EP2505061A1 (en) 2011-03-30 2012-10-03 Rhodia Opérations New uses of choline chloride in agrochemical formulations
US8455396B2 (en) 2011-07-11 2013-06-04 Stepan Company Alkali metal glyphosate compositions
WO2013079549A1 (en) 2011-12-02 2013-06-06 Rhodia Operations Agrochemical composition
WO2019149670A1 (en) 2018-02-01 2019-08-08 Nouryon Chemicals International B.V. Alkyliminodipropionates for agricultural use
CN114794099A (zh) 2021-01-19 2022-07-29 诺力昂化学品国际有限公司 用于农业的含氮表面活性剂

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0483095A3 (en) 1990-10-04 1992-05-13 Monsanto Company Improved formulations
FR2675014B1 (fr) 1991-04-09 1993-06-25 Rhone Poulenc Chimie Compositions aqueuses de matieres actives phytosanitaires comportant des sucroglycerides.
AU655282B2 (en) 1991-06-14 1994-12-15 Rhone-Poulenc Agro New aqueous formulations
US5258359A (en) * 1991-08-02 1993-11-02 Monsanto Company Glyphosant-containing herbicidal compositions comprising acetylenic diol rainfastness enhancing agents
MY111437A (en) * 1992-07-31 2000-05-31 Monsanto Co Improved glyphosate herbicide formulation.
US5912209A (en) * 1993-12-17 1999-06-15 Monsanto Company Surfactants providing enhanced efficacy and/or rainfastness to glyphosate formulations
MY114016A (en) 1995-06-27 2002-07-31 Kao Corp Liquid enhancer composition for amino acid series herbicides
US5998332A (en) * 1997-07-22 1999-12-07 Monsanto Company High-loaded ammonium glyphosate formulations
JP4629227B2 (ja) 1998-03-09 2011-02-09 モンサント テクノロジー エルエルシー 濃厚除草剤組成物
US5985798A (en) * 1998-06-04 1999-11-16 Hampshire Chemical Corp. N-acyl sarcosinates as glyphosate adjuvants
US6413670B1 (en) 1998-12-02 2002-07-02 Ovonic Battery Company, Inc. High power nickel-metal hydride batteries and high power alloys/electrodes for use therein
CO5320593A1 (es) * 1998-12-23 2003-09-30 Albright Y Wilson Uk Ltd Composiciones herbicidas
AUPQ017599A0 (en) * 1999-05-05 1999-05-27 Victorian Chemicals International Pty Ltd Adjuvant composition for chemicals used in agriculture
AUPQ017699A0 (en) * 1999-05-05 1999-05-27 Victorian Chemicals International Pty Ltd Agrochemical composition
GB9917976D0 (en) 1999-07-31 1999-09-29 Albright & Wilson Uk Ltd Herbicidal compositions
US6908882B1 (en) 1999-09-09 2005-06-21 Monsanto Company Enhanced method of killing weeds with glyphosate herbicide
WO2001026463A1 (en) 1999-10-13 2001-04-19 Nufarm Limited Adjuvant for a herbicidal composition
US20030158042A1 (en) * 2002-01-29 2003-08-21 Valerio Bramati Concentrated aqueous phytopathological formulation comprising a herbicide and a betaine type surfactant

Also Published As

Publication number Publication date
US20060058193A1 (en) 2006-03-16
CA2651887C (en) 2013-10-01
CA2820978C (en) 2016-03-22
US20100279869A1 (en) 2010-11-04
DE60307596D1 (de) 2006-09-28
CO5600987A2 (es) 2006-01-31
MX248285B (es) 2007-08-22
MX343569B (es) 2016-11-09
IL162984A (en) 2009-09-01
AU2006204641A1 (en) 2006-09-21
ATE336170T1 (de) 2006-09-15
PT1469731E (pt) 2006-12-29
DK1469731T3 (da) 2006-12-18
EP1714554A1 (en) 2006-10-25
ES2318630T3 (es) 2009-05-01
RU2004126226A (ru) 2006-01-27
EP1469731A2 (en) 2004-10-27
ES2268328T3 (es) 2007-03-16
EP2025230A2 (en) 2009-02-18
US20040224846A1 (en) 2004-11-11
RU2296468C2 (ru) 2007-04-10
CA2473946C (en) 2009-06-02
CA2651887A1 (en) 2003-08-07
EP1469731B1 (en) 2006-08-16
DE60325111D1 (de) 2009-01-15
BR0307281A (pt) 2004-12-28
EP1714554B1 (en) 2008-12-03
CA2473946A1 (en) 2003-08-07
DE60307596T2 (de) 2007-08-16
NZ534176A (en) 2006-05-26
AU2003211369B2 (en) 2006-10-19
DK1714554T3 (da) 2009-03-02
AU2009212840B2 (en) 2012-03-08
US6992046B2 (en) 2006-01-31
CA2820978A1 (en) 2003-08-07
US20030158042A1 (en) 2003-08-21
ZA200405633B (en) 2005-09-28
EP2025230A3 (en) 2009-03-11
WO2003063589A3 (en) 2003-10-02
MXPA04007122A (es) 2005-07-27
ATE415818T1 (de) 2008-12-15
AU2009212840A1 (en) 2009-09-24
WO2003063589A2 (en) 2003-08-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1714554E (pt) Formulação fitopatológica aquosa concentrada contendo um herbicida e um tensioactivo do tipo de betaína
AU632900B2 (en) Glyphosate compositions and their use
AU2003211369A1 (en) Aqueous herbicidal concentrate comprising a betaine type surfactant
BRPI0519316B1 (pt) Composição aquosa herbicida, e, processo para a preparação de uma composição
US8236730B2 (en) Aqueous herbicidal concentrate comprising a betaine type surfactant
KR100189390B1 (ko) N-포스포노메틸글리신 기재의 제초성 용액
AU2008324145B2 (en) Herbicidal composition comprising an aminophosphate or aminophosphonate salt and a viscosity reducing agent
TW200305364A (en) Formulation
NZ526155A (en) Herbicidal compositions with two surfactants
US3948632A (en) Control of algae, aquatic plants, and the like
CA1060672A (en) Control of algae, aquatic plants, and the like
CN118251126A (en) Herbicide adjuvant based on choline betaine