PT1656533E - Projéctil de decomposição parcial com núcleo maciço e núcleo de pó comprimid - Google Patents

Projéctil de decomposição parcial com núcleo maciço e núcleo de pó comprimid Download PDF

Info

Publication number
PT1656533E
PT1656533E PT04763668T PT04763668T PT1656533E PT 1656533 E PT1656533 E PT 1656533E PT 04763668 T PT04763668 T PT 04763668T PT 04763668 T PT04763668 T PT 04763668T PT 1656533 E PT1656533 E PT 1656533E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
projectile
core
partial decomposition
powder
compressed
Prior art date
Application number
PT04763668T
Other languages
English (en)
Inventor
Heinz Riess
Erich Muskat
Original Assignee
Ruag Ammotec Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ruag Ammotec Gmbh filed Critical Ruag Ammotec Gmbh
Publication of PT1656533E publication Critical patent/PT1656533E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B12/00Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material
    • F42B12/72Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the material
    • F42B12/74Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the material of the core or solid body

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Soft Magnetic Materials (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Manufacturing Of Micro-Capsules (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Ceramic Products (AREA)
  • Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
PROJÉCTIL DE DECOMPOSIÇÃO PARCIAL COM NÚCLEO MACIÇO E NÚCLEO
DE PÓ COMPRIMIDO O invento refere-se a um projéctil de decomposição parcial, de acordo com a noção fundamental da primeira reivindicação. A decomposição de um projéctil no corpo alvo, principalmente de um projéctil de caça no corpo de um animal selvagem, depois de penetrar neste, determina a entrega de energia do projéctil e com isto, o efeito do tiro. No caso de caça pequena, por exemplo, é necessária uma decomposição diferente da caça grossa. Da DE 102 39 910 Al é conhecido um projéctil de auto-decomposição como projéctil encamisado. Pode tratar-se de um projéctil encamisado total ou parcialmente, cujo núcleo do projéctil consiste em esferas ou granulado comprimido isento de porosidades, a partir dum material metálico. Como material para as esferas ou para o granulado são indicados todos os materiais que se deixam comprimir dando origem a um núcleo isento de porosidades, entre outros também o chumbo ou ligas com teor de chumbo. Por questões relacionadas com a protecção do meio ambiente, para se evitar com vantagem a contaminação do solo e da caça, são utilizados materiais, de preferência, isentos de chumbo. O núcleo do projéctil de esferas ou granulado mantido comprimido pelo projéctil encamisado decompõe-se com o projéctil encamisado de forma diferente da colisão num corpo alvo maciço. O diâmetro das esferas ou o tamanho dos grãos do 1 granulado determinam tanto a entrega de energia, como também os pontos teóricos de ruptura no núcleo do projéctil e, com isso, o tamanho das peças individuais formadas na sua decomposição. Esferas maiores ou partículas de granulado penetram mais profundamente no meio alvo e conduzem no tecido um canal de destruição de maior penetração, do que uma quantidade comparável em termos de massa de esferas pequenas ou partículas de granulado. Através da compressão do material do núcleo formam-se arestas vivas nas esferas ou partículas comprimidas do granulado, que aumentam o efeito dos estilhaços.
Da WO 01/20244 AI e da WO 01/20245 AI são conhecidos projécteis de deformação que consistem em dois núcleos maciços, em que um núcleo é o denominado penetrador que está disposto na parte de trás ou na parte da frente do projéctil e influencia determinantemente o comportamento de decomposição e principalmente de deformação do projéctil. Nestes projécteis tem lugar uma reduzida perda de massa dos núcleos e um desperdício com tamanho residual definido do projéctil.
Do texto WO 97/20185 (base para a reivindicação 1) é conhecido um projéctil para pequenos calibres com dois núcleos, em que o núcleo na ponta do projéctil consiste num metal duro como ferro, volfrâmio, molibdénio ou ligas dos mesmos e o núcleo disposto por trás consiste num material macio. O segundo núcleo pode ser formado a partir dum pó metálico ou não metálico comprimido ou sinterizado. Como exemplo para um pó não metálico é indicado carbonato de cálcio que não é qualquer material cerâmico. 2
Na patente US 4,939,996 é descrito um projéctil cujo núcleo consiste completamente em cerâmica sinterizada, portanto, não é em forma de pó.
No texto da patente alemã DE 10 239 910 Al é apresentado um projéctil de caça como projéctil encamisado de auto- decomposição, cujo núcleo é formado por esferas ou granulado na ordem de grandeza de 1 mm até 12 mm de um material metálico, em que as esferas ou o granulado são comprimidos isentos de porosidades e, devido a isso, formam-se pontos teóricos de ruptura no núcleo.
Na publicação PCT WO 00/73 728 A2 é descrito um projéctil que na ponta do projéctil apresenta um núcleo de metal duro como penetrador e no qual o segundo núcleo consiste numa mistura comprimida a frio de pó de metal duro, por exemplo, volfrâmio e numa mistura de metal leve, por exemplo, estanho, em que é adicionado um ligante à mistura.
No requerimento da patente europeia EP 0997700 Al são descritos um processo para produção dum projéctil encamisado pobre em substâncias nocivas e um projéctil produzido de acordo com isso. O projéctil apresenta um núcleo de uma mistura de volfrâmio em pó e de um meio de lubrificação e deslizante, por exemplo, estearato de cálcio. O núcleo é fechado no final do projéctil por meio de uma massa de compensação e de vedação, por exemplo, estanho, mas que não tem a função de um núcleo. A tarefa do invento é aperfeiçoar o processo de decomposição de um projéctil com dois núcleos. A solução da tarefa processa-se por meio das caracteristicas da reivindicação 1. Os projécteis de acordo 3 com o invento apresentam cada um, um núcleo maciço, ou seja, um núcleo de material sólido na parte de trás ou na ponta do projéctil e um segundo núcleo que não é maciço mas é formado de um pó de cerâmica comprimido isento de porosidades e que está localizado à frente ou atrás do núcleo maciço. 0 núcleo maciço e o núcleo de pó são formados a partir de diferentes materiais, em que na configuração dos núcleos tem que ser garantida a posição ideal do centro de gravidade relativa a balística. 0 tamanho do grão do pó orienta-se pela entrega de energia e efeito de profundidade pretendidos das partículas de pó individuais no corpo alvo. Partículas grandes de pó têm um efeito de profundidade elevado, em contrapartida as partículas pequenas de pó apenas têm um reduzido efeito de profundidade principalmente no corpo de um animal selvagem. 0 tamanho de grão do pó situa-se, por isso e de acordo com o efeito pretendido, entre 5 pm e 1 mm.
Material sinterizado e aglutinantes são igualmente vantajosos, embora possa assentar aglutinante nos materiais deficientemente comprimidos como material de enchimento entre as partículas de pó comprimidas. 0 núcleo do projéctil formado de pó pode ser comprimido na camisa ou previamente produzido, ou seja, previamente comprimido na forma de projéctil isento de porosidades, aplicado na camisa. A pressão de compressão orienta-se pelo tamanho do grão e situa-se, de preferência, entre 1,5 e 4 toneladas.
Se for pretendida uma decomposição do projéctil logo no impacto ou a uma reduzida profundidade de penetração, 4 respectivamente com reduzidas velocidades do projéctil, são vantajosos os pontos teóricos de ruptura na camisa. Os pontos teóricos de ruptura decorrem em sentido axial e localizam-se no lado interior da camisa, de preferência na região ogival. A decomposição do projéctil pode ser influenciada através da quantidade e da posição dos pontos teóricos de ruptura na camisa. Quanto mais próximos os pontos teóricos de ruptura estiverem da ponta do projéctil, mais rapidamente a camisa toma forma de cogumelo e decompõe-se em fragmentos. Outros pontos teóricos de ruptura podem ser entalhes decorrentes radiais na periferia exterior, como por exemplo, um canto vivo em projécteis de caça. Um canto de ruptura, por exemplo, um canto vivo na transição para o núcleo maciço provoca o desmantelamento da camisa. Ranhuras de fixação, ao contrário, provocam uma retenção da camisa do projéctil no núcleo.
Como materiais para a camisa são indicados principalmente cobre, suas ligas, aço chapeado, ferro macio e ligas de zinco - estanho.
Como projéctil de camisa cheia com um núcleo completamente comprimido, ele pode ser utilizado como projéctil de treino. As vantagens são a total isenção de substâncias perniciosas ao evitar-se materiais de chumbo. No impacto do projéctil num pára-balas a camisa toma a forma de cogumelo, rebenta e o núcleo decompõe-se imediatamente nas suas partes individuais e destrói assim a sua energia global acumulada. Através disto são evitados de forma favorável Odanos no pára-balas. 0 núcleo maciço pode, também, ser formado a partir de esferas ou granulado comprimidos, sendo vantajosa uma compressão elevada e isenta de porosidades. Um núcleo maciço também é possível a partir de materiais sinterizados. 5 0 núcleo de um projéctil de camisa cheia ou de um projéctil semi-encamisado pode também ser formado a partir de um pó comprimido. Um projéctil deste tipo seria utilizável como projéctil de treino. A referida estrutura do núcleo do projéctil é indicada para todos os tipos de projécteis que são decompostos parcialmente. Através das possibilidades apresentadas de configuração do núcleo de um projéctil, é possivel produzir projécteis adequados para a utilização pretendida e que, em cada velocidade de impacto, devido ao seu comportamento na decomposição a ela adequado, obtêm um efeito optimizado. 0 invento será esclarecido mais pormenorizadamente com o auxilio de exemplos de execução.
Em apresentação esquemática mostram:
Figura 1 um projéctil semi-encamisado como projéctil de decomposição parcial apresentado em corte parcial, com um núcleo de canto maciço e um núcleo da frente de pó comprimido isento de porosidades,
Figura 2 um projéctil semi-encamisado como projéctil de decomposição parcial apresentado em corte parcial, com núcleo de canto maciço e um núcleo da frente, em que a camisa e o núcleo de canto são uma peça única,
Figura 3 um projéctil semi-encamisado apresentado em corte parcial, com núcleo da frente maciço e um núcleo de canto maciço de pó comprimido isento de porosidades e 6
Figura 4 um projéctil semi-encamisado como projéctil de decomposição parcial, com a disposição dos núcleos de acordo com a figura 3, apresentado em corte parcial, no qual a camisa inclui adicionalmente um canto vivo e dois entalhes de fixação.
Na figura 1 é apresentado um projéctil semi-encamisado 1. Na camisa 2 do projéctil em principio não deformada e aberta é aplicado um núcleo maciço 3 de um material adequado para um núcleo de um projéctil. Ele é cheio com um pó adequado 5 e, depois, comprimido isento de porosidades originando o segundo núcleo 4. Como material em pó são adequados materiais, como por exemplo, esferas ou granulados, metais sinterizados e aglutinantes. Seguidamente a camisa do projéctil 1 é retraida na forma apresentada do projéctil. A camisa do projéctil 2 não é fechada na ponta do projéctil 6. Da abertura 7 da camisa 2 sobressai o núcleo do projéctil 3 e forma a ponta do projéctil 8. Na região ogival 9 decorrem no lado interior da camisa 2, na direcção do eixo 10 do projéctil 1, pontos teóricos de ruptura na forma de entalhes comprimidos 11. Na parte traseira 12 do projéctil 1 localiza-se uma calota 13 para estabilização do movimento do projéctil e, assim, para aumento da precisão.
Depois do impacto no corpo alvo a camisa do projéctil abre-se, o núcleo comprimido decompõe-se nas suas partes
individuais e entrega assim a energia pretendida à peça de caça. Devido à compressão sobre o núcleo, tem lugar em cada projéctil a mesma entrega de energia na peça de caça. A decomposição deste tipo de projéctil é independente da velocidade do impacto, porque o núcleo comprimido se decompõe tanto numa velocidade de impacto elevada como reduzida. Nos núcleos de materiais sinterizados ou com aglutinantes no 7 núcleo comprimido, a decomposição do núcleo pode ser comandada através da densidade de sinterização ou da percentagem dos meios aglutinantes.
As relações de tamanho de ambos os núcleos orientam-se pelo efeito de choque e pelo efeito de profundidade pretendido no corpo do animal selvagem. Se 50% do núcleo for formado por pó comprimido, desenvolve-se um elevado efeito de choque com efeito de profundidade, dependente do tamanho das partículas do pó. Com 20% do núcleo de pó comprimido forma-se um reduzido efeito de choque com efeito de profundidade. A decomposição da peça de caça tem lugar dependente do tamanho das partículas do pó. O exemplo de execução de acordo com a figura 2 é comparável com o da figura 1. A diferença consiste no facto do núcleo traseiro 14 e a camisa 15 serem formados como peça única. A camisa 15 foi moldada a partir do material do núcleo traseiro 14 através de estampagem profunda e envolve o núcleo da ponta 4 de pó comprimido 5 que forma a ponta do projéctil 8. As vantagens são semelhantes ás do projéctil descrito na figura 1. O exemplo de execução de acordo com a figura 3 diferencia-se dos exemplos de execução anteriores, basicamente devido ao facto do núcleo da ponta ser o núcleo maciço. O projéctil 20 é também de igual modo um projéctil semi-encamisado. Na camisa do projéctil 21 em princípio não deformada e aberta é, primeiro, introduzido o material para o núcleo traseiro 22, ou seja o pó 23 e, depois é comprimido isento de porosidades. Depois é aplicado um núcleo maciço 24 a partir dum material adequado para um núcleo de projéctil como núcleo de ponta. Seguidamente a camisa do projéctil 21 é retraída para a forma do projéctil apresentada. A camisa do 8 projéctil 21 não está fechada no núcleo da ponta 25. Da abertura 26 da camisa 21 sobressai o núcleo do projéctil 24 e forma a ponta do projéctil 27. Na região ogival 28 decorrem pontos teóricos de ruptura na parte de dentro da camisa 21 na direcção do eixo 29 do projéctil 20 com a forma de entalhes 30 comprimidos na camisa 21. Na parte traseira 31 do projéctil 20 encontra-se uma calota 32 para estabilização do movimento do projéctil e, assim, para aumento da precisão. O exemplo de execução de acordo com a figura 4 é comparável com o da figura 3. A diferença consiste no facto da camisa do projéctil 21 apresentar outras particularidades. Na região cilíndrica do projéctil 20 localiza-se um denominado canto vivo 33, um entalhe com cantos vivos localizado na periferia exterior da camisa 21, que nos projécteis de caça, por um lado, condiciona uma penetração limpa na pele do animal selvagem e, por outro lado, forma um segundo ponto teórico de ruptura na decomposição da camisa 21. Além disso, na periferia da camisa 21, localizam-se também dois entalhes de fixação 34. Através da deformação da camisa o núcleo fica fixado. Além disso, estes entalhes de fixação 34 contribuem para redução do atrito no cano da arma. As características adicionais da camisa do projéctil não estão limitadas ao presente exemplo de execução. Também os exemplos de execução das figuras 1 a 3 podem ser equipados com um canto vivo e/ou pelo menos um entalhe de fixação. Com cantos de ruptura, por exemplo, na forma dum canto vivo e entalhes de fixação pode, com a descrição acima, ser comanda a decomposição do projéctil.
Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011. 9

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Projéctil de decomposição parcial como projéctil encamisado, em que o projéctil (1) apresenta dois núcleos, dos quais um núcleo (3;14;24) é formado maciço de um material adequado para um projéctil, caracterizado por o segundo núcleo (4;22) ser formado de pó (5;23) de materiais cerâmicos, por o tamanho de grão do pó (5;23) se situar entre 5 pm e 1 mm e por o pó ser comprimido isento de porosidades.
  2. 2. Projéctil de decomposição parcial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o núcleo maciço do projéctil (3) formar a parte traseira (12) do projéctil (D ·
  3. 3. Projéctil de decomposição parcial de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o núcleo maciço do projéctil (24) estar disposto na ponta (25) do projéctil (20) e por formar a ponta do projéctil (27).
  4. 4. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o pó cerâmico (5;23) ser óxido de alumínio ou óxido de zircão ou nitrito de silício.
  5. 5. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por no caso de pó comprimido, este ser misturado com aglutinantes ou com material eliminador de porosidades. 1
  6. 6. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os núcleos do projéctil (3,4;22,24) serem aplicados prefabricados nas camisas (2;15;21) ou serem comprimidos na camisa.
  7. 7. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o núcleo maciço ser formado por esferas comprimidas ou por granulado.
  8. 8. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o núcleo maciço ser formado por material sinterizado.
  9. 9. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a camisa do projéctil (2, 15; 21) apresentar pontos teóricos de ruptura (11;30).
  10. 10. Projéctil de decomposição parcial de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os pontos teóricos de ruptura (11; 30) decorrerem na direcção do eixo do projéctil (10;29) .
  11. 11. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por o material da camisa do projéctil (2, 15; 21) ser cobre e suas ligas, aço chapeado, ferro macio ou ligas de zinco - estanho.
  12. 12. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o projéctil (1; 20) apresentar uma calota (13;32) na região traseira (12; 31) . 2
  13. 13. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por o projéctil (20) apresentar um canto vivo (33) na sua periferia exterior.
  14. 14. Projéctil de decomposição parcial de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por o projéctil (20) apresentar entalhes de fixação (34) na sua periferia exterior. Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011. 3
PT04763668T 2003-08-05 2004-07-30 Projéctil de decomposição parcial com núcleo maciço e núcleo de pó comprimid PT1656533E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10335711 2003-08-05
DE102004035385A DE102004035385A1 (de) 2003-08-05 2004-07-21 Teilzerlegungsgeschoss mit massivem Kern und Kern aus gepresstem Pulver

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1656533E true PT1656533E (pt) 2011-03-01

Family

ID=34111908

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04763668T PT1656533E (pt) 2003-08-05 2004-07-30 Projéctil de decomposição parcial com núcleo maciço e núcleo de pó comprimid

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8141494B2 (pt)
AT (1) ATE490448T1 (pt)
DE (2) DE102004035385A1 (pt)
DK (1) DK1656533T3 (pt)
ES (1) ES2356917T3 (pt)
PT (1) PT1656533E (pt)
SI (1) SI1656533T1 (pt)
UA (1) UA89947C2 (pt)
ZA (1) ZA200601012B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004035371A1 (de) * 2003-08-05 2005-03-10 Ruag Ammotec Gmbh Teilzerlegungsgeschoss mit Doppelkern
US20120180690A1 (en) * 2010-04-19 2012-07-19 Masinelli Kyle A Full metal jacket bullets with improved lethality
US9188414B2 (en) * 2013-02-15 2015-11-17 Ra Brands, L.L.C. Reduced friction expanding bullet with improved core retention feature and method of manufacturing the bullet
GB2516485A (en) * 2013-07-24 2015-01-28 Primetake Ltd Projectile
US9989339B2 (en) * 2014-02-10 2018-06-05 Ruag Ammotec Gmbh Fragmenting projectile having projectile cores made of Pb or Pb-free materials having fragmentation in steps
US11268791B1 (en) 2014-05-23 2022-03-08 Vista Outdoor Operations Llc Handgun cartridge with shear groove bullet
US20180156588A1 (en) * 2016-12-07 2018-06-07 Russell LeBlanc Frangible Projectile and Method of Manufacture
US10330447B2 (en) * 2017-07-13 2019-06-25 Sig Sauer, Inc. Projectile with core-locking features and method of manufacturing
US10866072B2 (en) 2018-01-21 2020-12-15 Sig Sauer, Inc. Multi-piece cartridge casing and method of making
US11067370B2 (en) 2018-01-21 2021-07-20 Sig Sauer, Inc. Multi-piece cartridge casing and method of making

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4850278A (en) * 1986-09-03 1989-07-25 Coors Porcelain Company Ceramic munitions projectile
US4939996A (en) 1986-09-03 1990-07-10 Coors Porcelain Company Ceramic munitions projectile
AU7485196A (en) 1995-11-30 1997-06-19 Olin Corporation Dual core jacketed bullet
EP0997700A1 (de) 1998-10-30 2000-05-03 SM Schweizerische Munitionsunternehmung AG Verfahren zur Herstellung eines schadstoffarmen Mantelgeschosses und danach hergestelltes Geschoss
AU7570200A (en) 1999-05-28 2000-12-18 Cove Corporation Powder-based ammunition projectile having trailing end heat and blast barrier
DE10297723D2 (de) * 2001-09-22 2005-02-17 Dynamit Nobel Ammotec Gmbh Sich zerlegendes Jagdgeschoss
DE10239910A1 (de) 2001-09-22 2003-04-10 Dynamit Nobel Ammotec Gmbh Sich zerlegendes Jagdgeschoss
US7404359B2 (en) * 2001-09-22 2008-07-29 Ruag Ammotec Gmbh Complete destruction shell
WO2005104674A2 (en) * 2003-11-12 2005-11-10 National Paintball Supply, Inc. Projectile, projectile core, and method of making
US7150233B1 (en) * 2004-04-26 2006-12-19 Olin Corporation Jacketed boat-tail bullet

Also Published As

Publication number Publication date
US20090293755A1 (en) 2009-12-03
ZA200601012B (en) 2007-05-30
UA89947C2 (ru) 2010-03-25
US8141494B2 (en) 2012-03-27
ES2356917T3 (es) 2011-04-14
DK1656533T3 (da) 2011-03-14
DE102004035385A1 (de) 2005-03-03
ATE490448T1 (de) 2010-12-15
SI1656533T1 (sl) 2011-05-31
DE502004011960D1 (de) 2011-01-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6546875B2 (en) Non-lead hollow point bullet
US5763819A (en) Obstacle piercing frangible bullet
CA2554491C (en) Jacketed one-piece core ammunition
AU676053B2 (en) Hunting bullet with reinforced core
CA1283577C (en) Kinetic energy sabot projectile
PT1656533E (pt) Projéctil de decomposição parcial com núcleo maciço e núcleo de pó comprimid
ES2387652T3 (es) Proyectil de descomposición parcial de doble núcleo
CA2286258A1 (en) Projectile for ammunition cartridge
NO317805B1 (no) Prosjektil eller stridshode
GB2439092A (en) Projectile for the delivery of a payload for implanting into a target
US5789698A (en) Projectile for ammunition cartridge
CN105953663A (zh) 一种钛-钢复合的战斗部壳体
US7509911B2 (en) Disintegrating hunting bullet
CA1245910A (en) Explosive practice hand grenade and method of manufacture thereof
AU2019224532B2 (en) Projectile having a pyrotechnic explosive charge
JP5310470B2 (ja) 弾薬
GB1605020A (en) Incendiary projectile
RU2356001C2 (ru) Частично раздробляющаяся пуля с массивным ядром и ядро из спрессованного порошка
RU2356002C2 (ru) Частично раздробляющаяся пуля с двойным ядром
US7404359B2 (en) Complete destruction shell
BR112017012373B1 (pt) Projétil com um material frangível para uma munição de trajetória curta
PT1430266E (pt) Bala de caça de fragmentação.
PT1502074E (pt) Projéctil de fragmentação parcial e deformação com um ponto idêntico de impacto e processo para a produção de um tal projéctil
WO2007022612A1 (en) Non-toxic jacketed ammunition
US20160313102A1 (en) Firearm ammunition, self-destructing projectiles, and methods of making the same