PT1653639E - Aparelho e método de encaminhamento de sinalização numa rede ótica - Google Patents
Aparelho e método de encaminhamento de sinalização numa rede ótica Download PDFInfo
- Publication number
- PT1653639E PT1653639E PT03782047T PT03782047T PT1653639E PT 1653639 E PT1653639 E PT 1653639E PT 03782047 T PT03782047 T PT 03782047T PT 03782047 T PT03782047 T PT 03782047T PT 1653639 E PT1653639 E PT 1653639E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- signaling information
- signaling
- route
- control node
- explicit
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q3/00—Selecting arrangements
- H04Q3/0016—Arrangements providing connection between exchanges
- H04Q3/0025—Provisions for signalling
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q11/00—Selecting arrangements for multiplex systems
- H04Q11/0001—Selecting arrangements for multiplex systems using optical switching
- H04Q11/0062—Network aspects
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q11/00—Selecting arrangements for multiplex systems
- H04Q11/0001—Selecting arrangements for multiplex systems using optical switching
- H04Q11/0062—Network aspects
- H04Q11/0071—Provisions for the electrical-optical layer interface
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q11/00—Selecting arrangements for multiplex systems
- H04Q11/0001—Selecting arrangements for multiplex systems using optical switching
- H04Q11/0062—Network aspects
- H04Q2011/0088—Signalling aspects
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
- Optical Communication System (AREA)
- Use Of Switch Circuits For Exchanges And Methods Of Control Of Multiplex Exchanges (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO
"APARELHO E MÉTODO DE ENCAMINHAMENTO DE SINALIZAÇÃO NUMA REDE ÓTICA" Âmbito Técnico da Invenção A presente invenção refere-se ao campo de comunicação ótica, mais especificamente, ao aparelho e método para transmitir informação de sinalização numa rede ótica, usando a tecnologia de comutação por pacotes.
Antecedentes da Invenção
Na moderna rede ótica (p. ex. G.8080 padrão), a rede de transporte é dividida em três planos independentes, isto é, o plano de transporte, o plano de controlo e o plano de gestão. Além disso, existe uma rede de sinalização relativamente independente na rede para providenciar um suporte de comunicação de sinalização, em que a rede de sinalização define um protocolo de transmissão de sinalização para interfuncionamento, e é responsável por passar informação de sinalização entre os planos de controlo de respetivos dispositivos de nó na rede ótica.
Normalmente, na Rede de Transporte Ótica (OTN) e Hierarquia Digital Síncrona/Rede Ótica Síncrona (SDH/SONET), usa-se um canal ECC para transportar a informação de sinalização entre os planos de controlo e a informação de gestão de redes entre planos de gestão de redes. 2
Num sistema de Multiplexagem por Divisão de Comprimento de Onda Densa (DWDM), é geralmente usado um Canal de Supervisão Ótica (OSC) para transferir a sinalização do controlo de comunicação. Cada canal OSC usa um grupo primário, e cada grupo primário é dividido em 32 intervalos de tempo. Dentro dos 32 intervalos de tempo do grupo primário, vários intervalos de tempo fixos são designados por Canal de Comunicação de Dados (DCC), sendo a sinalização do controlo de comunicação multiplexada para o Canal de Comunicação de Dados (DCC) através da multiplexagem por divisão no tempo, e os dispositivos DWDM de outros nós na rede DWDM desmultiplexam a informação de sinalização do controlo de comunicação do DCC. À medida que a estrutura da rede e a estrutura do elemento de rede da rede ótica se tornam cada vez mais complexas e o tráfego suportado pela rede aumenta rapidamente, a capacidade do grupo primário é insuficiente para satisfazer os requisitos, sendo atualmente fornecida uma solução em como o canal OSC vai usar o sinal SDH/SONET (por exemplo, sinal STM-1).
No sistema DWDM, a solução de transferir a sinalização do controlo de comunicação através do canal OSC usando o sinal SDH/SONET também tem uma desvantagem óbvia, nomeadamente: uma rede de sinalização composta pelo sinal SDH/SONET pertence a uma rede sincrona, apesar da própria rede DWDM não exigir que a transmissão de sinalização seja sincrona, o que vai obviamente aumentar a complexidade da tecnologia da rede e a probabilidade de falhar; além disso, apesar de uma rede de sinalização composta pelo próprio sinal SDH/SONET possuir um mecanismo de proteção relativamente perfeito, é necessário providenciar uma 3 grande quantidade de recursos adicionais, o que aumenta a complexidade e o custo do trabalho em rede.
Por outro lado, existe uma variedade de ambientes de hardware que podem ser usados por uma rede de sinalização, e se a tecnologia subjacente à rede for definida de forma muito restrita, é desvantajoso para a interconexão e interfuncionamento da rede de sinalização. Por isso, ITU-T sugeriu em G.7712 que a ligação da rede de sinalização suporte várias implementações de interface, incluindo a interface WAN, a interface LAN e a interface ECC, e que suporte o interfuncionamento do protocolo de camada de rede IP/OSI na camada de rede.
Esta rede não orientada à conexão tem as seguintes caracteristicas: um anfitrião pode enviar um pacote a qualquer momento, e um nó intermédio (ou router) pode reencaminhar o pacote imediatamente. Ao enviar o pacote, o anfitrião não sabe se a rede pode reencaminhar o pacote ou se o anfitrião de destino pode receber o pacote. Cada pacote é independente de outros pacotes, mesmo se os destinos destes pacotes forem os mesmos. Quando a falha ocorre no nó ou ligação intermédia, é possível encontrar um caminho alternativo no ponto de falha e atualizar correspondentemente a tabela de reencaminhamento. 0 processo para reencaminhar um pacote de dados é o seguinte: o pacote de dados é enviado de um anfitrião de origem para um anfitrião de destino e pode passar por vários routers pelo caminho. Qualquer nó, seja um anfitrião ou um router, verifica primeiro se está dentro da mesma rede física do anfitrião de destino. Normalmente, a parte da rede do endereço de destino é comparada com a de cada interface local, e se corresponder o pacote de dados é 4 diretamente transmitido. Caso contrário, é selecionado o melhor router ou aquele que é considerado mais próximo do destino, depois o próximo router de salto selecionado pesquisa a tabela de reencaminhamento com cnúmero da rede, próximo salto> e faz um reencaminhamento salto a salto. Geralmente, também pode ser definido um router predeterminado que pode ser usado quando os registos na tabela de reencaminhamento não correspondem todos. Este tipo de reencaminhamento de rotas IP é um mecanismo de reencaminhamento baseada em tabela de rotas locais, podendo o reencaminhamento salto a salto formar apenas uma rota entre um terminal de origem e um terminal de destino, e este tipo de modo de transmissão de sinalização não orientado à conexão não é de muita confiança.
Durante o reencaminhamento do pacote acima referido, qualquer um dos nós intermédios pode provocar a perda do pacote de dados devido à falha subjacente à rede ou ao fluxo excessivo da memória intermédia do processo, etc., enquanto este tipo de evento de perda pode apenas ser encontrado quando se adiciona um mecanismo de deteção na camada de rede superior, o que leva relativamente muito tempo. Geralmente, um nó baseia-se no mecanismo de aperto de mãos 'olá' do protocolo de rotas para encontrar a falha da rota, e se for adicionado o tempo de confirmação, vai demorar tempo no segundo nível ou ainda mais tempo. 0 documento US 2002/018269 AI (DHAUDHURI SID ET AL, 14 de fevereiro de 2002) apresenta um método e sistema para o fornecimento de trajetórias de luz numa rede ótica reconfigurável. 0 método compreende os passos de designar cada elemento endereçável da rede na rede ótica reconfigurável, determinando aí recursos atuais, 5 determinando aí topologias atuais, pedindo o estabelecimento de uma trajetória de luz, e distribuindo a trajetória de luz.
Por isso, apesar de esta tecnologia de comutação/rota não orientada à conexão ser flexível e fácil de implementar, é difícil satisfazer o requisito de confiança da rede de transporte para transmitir a sinalização, especialmente - na condição de falhar - o requisito para transportar a sinalização de modo rápido e estável.
Sumário da Invenção 0 problema técnico que a presente invenção pretende resolver é providenciar um aparelho e método para encaminhar a sinalização numa rede ótica, que pode formar uma plataforma de controlo de sinalização da rede ótica uniforme na rede ótica, transmitir a sinalização de forma mais segura e implementar a receção prioritária simultânea da sinalização, melhorar a invulnerabilidade da comunicação entre dispositivos de elementos da rede. A principal ideia da presente invenção é: construir uma plataforma de controlo de sinalização da rede ótica uniforme baseada em tecnologia por comutação de pacotes; criar uma tabela de rota explícita em qualquer nó de controlo, sendo a sinalização entre os respetivos nós de controlo na rede transportada em forma de pacote de dados por comutação de pacote na camada da rede de acordo com a tabela de rota explícita; produzir um pacote de dados de sinalização simultânea no nó de controlo de origem; e selecionar um pacote de dados de sinalização no nó de controlo de destino. 6
De acordo com um aspeto da invenção, um aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica da invenção compreende uma unidade de manutenção da rota de sinalização, uma unidade de comutação por pacotes de sinalização e uma interface do nó de controlo; a referida unidade de manutenção da rota de sinalização pode ser operada - para manter a informação do estado da ligação da rede, - para monitorizar uma ligação, - para difundir informação de topologia da rede, - para atualizar informação de topologia da rede, para calcular rotas explicitas para formar uma tabela de rota explicita, em que a tabela de rota explicita regista pelo menos duas rotas explicitas com uma dependência de ligação mínima entre qualquer um dos dois nós de controlo, e para formar pacotes de dados de informação de sinalização de acordo com cada rota explícita; a referida unidade por comutação de pacotes de sinalização pode ser operada - para resolver cada rota explícita do pacote de dados da informação de sinalização, - para procurar uma relação de mapeamento de uma porta de rota de acordo com a rota explícita, e - para reencaminhar o pacote de dados da informação de sinalização para a porta da rota baseada na rota explícita; 7 a referida interface do nó de controlo pode ser operada - para enviar informação de sinalização simultânea criada num nó de controlo de origem para a referida unidade de manutenção da rota de sinalização para formar pacotes de dados de informação de sinalização simultânea, para receber pacotes de dados de informação de sinalização de uma unidade por comutação de pacotes de sinalização de outro aparelho para encaminhar informação de sinalização, - para selecionar um pacote de dados de informação de sinalização de acordo com uma condição de receção, e - para enviar o pacote de dados de informação de sinalização selecionado para um nó de controlo de destino para processamento.
De acordo com outro aspeto da invenção, uma rede ótica compreende um plano de transporte, um plano de controlo e um plano de gestão; em que o referido plano de transporte compreende uma série de dispositivos de elementos de rede e está configurado para fornecer o transporte unidirecional ou bidirecional da informação do utilizador ponta a ponta; o referido plano de controlo compreende uma série de nós de controlo, que estão configurados para controlar a informação de sinalização, encaminhar o correspondente plano de transporte, executar operações de estabelecimento e eliminar a conexão; 8 o referido nó de controlo compreende aí um aparelho para encaminhar informação de sinalização de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, em que o aparelho para encaminhar informação de sinalização fornece um canal de transporte de informação de sinalização para o nó de controlo e está configurado para calcular a rota explicita e realizar o reencaminhamento de pacotes para a informação de sinalização de comunicação; e o aparelho para encaminhar informação de sinalização dentro dos referidos nós de controlo forma uma plataforma de controlo de sinalização, e a informação de sinalização entre os referidos nós de controlo é transportada em forma de pacote de dados de informação de sinalização.
Outro aspeto da invenção providencia um método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica da invenção, sendo cada nó de controlo da referida rede ótica dotado de um aparelho para encaminhar informação de sinalização que forma uma rede independente de sinalização, e o referido método compreende os passos de: passo 1, obter informação do estado da ligação entre nós de controlo e difundir a informação do estado da ligação a cada nó de controlo; passo 2, calcular num nó de controlo de origem pelo menos duas rotas explícitas com dependência mínima de ligação entre qualquer um dos dois nós de controlo; passo 3, comprimir, através do nó de controlo de origem, a informação de sinalização por transportar em pelo menos dois pacotes de dados de informação de sinalização simultaneamente baseados nas rotas explícitas e enviar os 9 pacotes de dados de informação de sinalização para fora de acordo com diferentes rotas; passo 4, depois de receber os pacotes de dados da informação de sinalização, procurar, através de um nó de controlo intermédio, uma correspondente porta de saida baseada nas rotas explicitas suportadas pelos pacotes de dados de informação de sinalização, e reencaminhar os pacotes de dados da informação de sinalização para a porta de saida; passo 5, selecionar, através de um nó de controlo de destino, um dos pacotes de dados da informação de sinalização baseados em condições de receção dos pacotes de dados da informação de sinalização, eliminando o pacote de dados da informação de sinalização em duplicado e esclarecendo a informação de sinalização dentro do pacote de dados da informação de sinalização. 0 aparelho e método da invenção soluciona o problema técnico da plataforma de controlo da técnica anterior de possuir pouca compatibilidade, capacidade de expansão e invulnerabilidade, contrastando com isto a transmissão da sinalização de controlo de comunicação, usando o canal ECC e a rede de sinalização do pacote de dados IP geral, que têm os seguintes efeitos: a presente invenção está conforme o padrão da plataforma de controlo de sinalização (G.7712 padrão da rede de comunicação de sinalização) da atual rede de transporte, que facilita o interfuncionamento da rede de sinalização com diferentes dispositivos de produção na camada de rede; além disso, a comutação por pacote de rota explicita da diversidade de rotas (rota de origem) é utilizada para substituir a anterior comutação de tabela da 10
rota, que melhora a invulnerabilidade do transporte da rede. A presente invenção utiliza a tecnologia da receção prioritária simultânea dos pacotes de dados, melhora a invulnerabilidade à sinalização de falhas de pontos isolados ou múltiplos pontos limitados (não influenciou todas as rotas simultaneamente), guarda o tempo de comutação de proteção da sinalização e garante o desempenho da proteção da rede em malha e comutação de restauração. Quando a topologia da rede de sinalização tiver mudado, a rota de reserva pode continuar a garantir que o pacote de sinalização seja transmitido de forma estável, o que impediu de se basear num algoritmo de encaminhamento dinâmico de tempo real (por exemplo, OSPF, BGP, IS-IS) para esclarecer a rota de reserva, resolvendo assim o problema da convergência ser lenta. O melhorado algoritmo de seleção da diversidade de rota que é utilizado pela invenção pode rapidamente obter múltiplas rotas explícitas com a mínima dependência de ligação, que obtém convenientemente a rota explícita. Quando se deteta uma falha de ligação, depois de autoreparar a topologia, a rede de sinalização pode voltar a selecionar uma rota de fundo para substituir a rota corrupta, que executa a rota dinamicamente. O aparelho para encaminhar a sinalização da invenção apenas tem de adicionar características do cálculo de origem, múltiplas rotas explicitas e um reencaminhamento explicito de rotas que está conforme o padrão de encaminhamento IP no protocolo do router original, que não afeta a característica de reencaminhamento do router tradicional. O router tradicional tem apenas de suportar o reencaminhamento explícito de rotas de acordo com a especificação padrao de encaminhamento IP, sendo fácil de 11 ligar o aparelho para encaminhar a sinalização da invenção para uma rede de sinalização IP/OSI formada por routers convencionais, e os nós de controlo de origem e de destino têm apenas de funcionar como um nó de delimitação, enquanto o nó de routers convencionais apenas realiza um reencaminhamento transparente diretamente. A presente invenção também pode ser aplicada a outra rede de comunicação de dados com um requisito extremamente fiável para a transmissão de sinalização.
Breve Descrição dos Desenhos A Fig. 1 é um diagrama de estrutura do aparelho para o encaminhamento de sinalização da invenção; a Fig. 2 é um diagrama da rede ótica formada pelo aparelho para encaminhamento de sinalização da invenção; a Fig. 3 é um fluxograma do método da invenção; a Fig. 4 é um fluxograma do cálculo da rota explícita no método da invenção; a Fig. 5 é um diagrama da topologia para calcular a rota explícita da rede apresentada na Fig. 2; a Fig. 6 é um diagrama da topologia para calcular a rota explícita de uma rede de sinalização de topologia limitada.
Descrição Detalhada das Versões Privilegiadas
Passamos a descrever em pormenor a solução técnica da invenção juntamente com os desenhos anexos e as versões. 12 A ideia principal da invenção é transmitir a sinalização em forma de pacote de dados por comutação de pacote (pode incluir, mas não está limitado a, um pacote IP) entre dispositivos de elemento de rede num sistema de rede ótica, definindo-se um meio de encaminhamento de sinalização no nó de controlo de cada dispositivo de elemento de rede como uma plataforma de controlo para a sinalização de comunicação, em que o meio de encaminhamento de sinalização calcula a rota explicita da sinalização de comunicação e procede ao reencaminhamento do pacote. Ao contrário do típico reencaminhamento da tabela de rotas do router, o reencaminhamento da rota efetuado pela invenção determina a porta de reencaminhamento com base no cálculo do nó de origem e a rota explicita suportada no pacote de dados. 0 meio de encaminhamento de sinalização da invenção é apresentado na Fig. 1, incluindo uma unidade de manutenção da rota de sinalização, uma unidade por comutação de pacote de sinalização e uma interface do nó de controlo. A unidade de manutenção da rota de sinalização inclui um módulo de monitorização e divulgação do estado da ligação, um repositório de topologia da rede, um módulo de cálculo da rota explicita e uma tabela de rota explícita. Enquanto o módulo de monitorização e divulgação do estado da ligação é responsável por manter o estado de ligação da rede, monitorizar a ligação da rede, divulgar a informação da topologia da rede, atualizar a topologia da rede e registar a topologia da rede no repositório de topologia da rede; o módulo de cálculo da rota explícita calcula a rota explícita e regista o resultado da rota calculada na tabela de rota explícita, podendo o módulo utilizar vários 13 protocolos do estado da ligação, e na presente versão é utilizado o protocolo do estado da ligação OSPF. A unidade por comutação de pacotes de sinalização inclui um módulo de reencaminhamento de rotas explicitas e uma tabela de mapeamento da porta da rota, sendo o módulo de reencaminhamento da rota explicita responsável por resolver a rota de um pacote de dados de sinalizaçao, procurar a tabela de mapeamento da porta da rota e reencaminhar o pacote de dados de sinalização. A interface do nó de controlo, como uma interface para os nós de controlo, é responsável por produzir um conjunto de pacotes de dados de sinalização simultânea no nó de controlo de origem, selecionar um pacote de dados de sinalização com base na condição de receção no destino e entregá-lo no lado do serviço de nós de controlo para processamento.
Quando um nó de controlo tem de enviar uma sinalização, ele cria dados de sinalização e um pedido através da interface do nó de controlo e envia-os à unidade de manutenção da rota de sinalização, que retira a rota explicita de destino que tem de ser transmitida da tabela de rotas explícitas, comprime os dados de sinalização como um pacote de dados IP e entrega-o à unidade por comutação de pacote de sinalização para proceder ao reencaminhamento. A unidade por comutação de pacote de sinalização extrai um endereço local do próximo salto da tabela de rotas explícitas, de seguida pesquisa a correspondente porta de saída e envia os pacotes de dados. Quando a unidade por comutação de pacote de sinalização do próximo salto recebe o pacote de dados, ela continua a extrair o endereço do próximo salto, depois pesquisa a correspondente porta de saida e envia o pacote de dados até a unidade por comutação 14 de pacote de sinalização de um próximo salto subsequente descobrir que o endereço de destino é um endereço local, de seguida o pacote de dados é entregue à interface de nó de controlo local para proceder à receção prioritária e é entregue ao nó de controlo para processamento.
Os meios de encaminhamento de sinalização são definidos no nó de controlo de cada dispositivo de elemento da rede no sistema da rede ótica e formam uma plataforma de controlo de sinalização uniforme para calcular a rota explicita para a sinalização de comunicação e proceder ao reencaminhamento do pacote. A Fig. 2 é um diagrama de uma rede ótica formada pela utilização dos meios apresentados na Fig. 1, em que o plano de transporte (rede de transporte) é separado do plano de controlo (rede de sinalização), consistindo o plano de transporte de 3 dispositivos de elemento de rede, e incluindo o plano de controlo os nós de controlo A, B, C, D, E, F, I, J e Z, em que o dispositivo do elemento da rede 1 corresponde ao nó de controlo A, o dispositivo do elemento da rede 2 corresponde ao nó de controlo C e o dispositivo do elemento da rede 3 corresponde ao nó de controlo Z. 0 plano de transporte do dispositivo do elemento da rede pode ser uma variada Rede de Transporte Ótico (OTN) ou um dispositivo de transporte SDH. Cada nó de controlo contém ai os meios de encaminhamento de sinalização apresentados na Fig. 1 para executar a função de encaminhamento de sinalização do plano de controlo; outros módulos funcionais processam funções de sinalização ao nivel do serviço do plano de controlo. Os meios de encaminhamento de sinalização de cada nó de controlo formam a parte de transmissão de sinalização do nó de controlo da 15 rede ótica. Os pacotes de dados de sinalização entre os nós de controlo são reencaminhados entre os nós de controlo dos dispositivos do elemento da rede através dos meios de reencaminhamento de sinalização. 0 fluxograma da realização do transporte da sinalização em forma de pacote de dados na rede ótica apresentado na Fig. 2 é apresentado na Fig. 3. Em primeiro lugar é preciso obter a informação da topologia da rota. Cada nó de controlo é dotado ai de um meio de encaminhamento e sinalização e é configurado com um único endereço de comunicação da rede de sinalização e, por conseguinte, cria-se uma rede de sinalização por comutação de pacote independente em toda a rede ótica. A lista de nós de controlo e nós de controlo adjacentes (incluindo o resultado elevado da ligação entre os nós) é configurada pela interface (pode incluir, mas não está limitada a, uma interface da linha de comando, uma interface gráfica simples) ou pode ser configurada, usando a caracteristica de autodescoberta. De seguida, a informação do estado de ligação acima referida é divulgada a cada nó de controlo na rede, usando o protocolo do estado de ligação, de modo a que cada nó de controlo possa construir uma imagem completa da rede de sinalização, isto é, uma topologia da rede.
De seguida, o nó de controlo de origem calcula a rota explicita entre si próprio e qualquer um dos nós de controlo e guarda-a no nó de controlo de origem, de modo a que cada nó de controlo possa funcionar como um potencial nó de controlo de origem para calcular e preservar a rota explicita. Para melhorar a invulnerabilidade da rede, é preciso que na invenção se calcule pelo menos duas rotas com uma dependência mínima da ligação entre quaisquer dois 16 nós de controlo, e deve existir a menor quantidade possível de nós intermédios de sobreposição e ligações entre cada rota. A rota explícita obtida é calculada para formar uma tabela de rotas explícitas e guarda-a no nó de controlo de origem; a tabela de rotas explícitas regista pelo menos duas rotas com a mínima dependência de ligação entre qualquer nó e cada outro nó na rede. 0 formato de uma tabela de rotas normais é geralmente <destino, resultado elevado, próximo ponto de salto> e a tabela é registada em cada nó de reencaminhamento; enquanto o formato de uma tabela de rotas explícitas é geralmente <origem, próximo ponto de salto, próximo ponto de salto, ..., destino, resultado elevado> e a tabela tem apenas de ser registada no nó de controlo de origem. Para uma tabela de rotas explícitas entre o mesmo nó de origem e nó de destino, o próximo ponto de salto aí não deve, se possível, sobrepor-se para garantir que a dependência da ligação da rota seja a mais baixa.
Pode ser utilizado um algoritmo da diversidade de rota ou um algoritmo de rotas com restrição para calcular a rota explícita. A presente invenção apresentou um algoritmo Dijkstra melhorado, como se pode ver na Fig. 4. Cada nó de controlo de origem, que sinalizou para enviar, usa um algoritmo Dijkstra de pesquisa avançada ou outros algoritmos de rota restrita, e calcula a rota explícita da topologia da rede recolhida do Pacote do Estado da Ligação (LSP) reunido pelo nó de controlo, sendo envolvidas duas tabelas no cálculo: uma tabela de prova e uma tabela de verificação, em que a primeira regista os caminhos candidatos e os resultados elevados durante o cálculo do caminho mais curto, e a última regista o caminho mais curto 17 e o resultado elevado verificados da origem atual para um próximo nó de salto. Cada tabela tem ai uma série de registos de rota, cujo formato é <próximo ponto de salto, ...destino, resultado elevado, duas rotas explícitos são obtidas realizando duas vezes a procura e o cálculo, quando o nó local é um nó de controlo de origem, a tabela de verificação final regista aí apenas os endereços de encaminhamento de todos os nós de controlo que passaram entre o nó de controlo de origem e o potencial nó de controlo de destino. Especificamente, os passos são: um nó de controlo de origem inicializa a tabela de verificação, em que o resultado elevado da ligação é 0. 0 nó recentemente adicionado à tabela de verificação é designado por Próximo nó, e o Pacote do Estado da Ligação (LSP) do nó de controlo de origem é examinado. E calculado o resultado elevado total do nó de controlo de origem até ao Próximo nó e do Próximo nó até aos nós adjacentes. De seguida, determina-se se os nós adjacentes estão na tabela de prova, e em caso afirmativo continua a determinar-se se o resultado elevado acima referido é inferior ao registo atual na tabela de prova, e em caso afirmativo o registo atual é substituído pelo registo <próximo ponto de salto..., nós adjacentes, resultado elevado; se o resultado elevado não for inferior ao registo atual, então o registo atual é preservado e o novo registo é eliminado. Se os nós adjacentes não estiverem na tabela de prova, então o registo <próximo ponto de salto..., nós adjacentes, resultado elevado> é adicionado à tabela de prova, e note que nesta altura cada registo contém todos os nós que passaram. Neste momento determina-se se a tabela de prova está vazia, e em caso negativo seleciona-se o registo com 18 menor resultado elevado na tabela de prova, que é então movido para a tabela de verificação, e depois regressa (loops) para continuar a examinar o Pacote do Estado de Ligação (LSP); se a tabela de prova estiver vazia, é produzida a rota completa do nó de controlo de origem para o nó de controlo de destino. Neste momento, determina-se se as rotas foram todas calculadas, e em caso afirmativo termina o processo para calcular a rota explicita, e em caso negativo aumenta o resultado elevado da ligação entre os nós de controlo selecionados, de seguida o nó de controlo de origem reinicializa a tabela de verificação, calcula a correspondente segunda rota até serem obtidas todas as segundas rotas. Note-se que se o nó de controlo intermédio apenas realizar o reencaminhamento, não será considerado um potencial nó de origem, de modo a que o cálculo das duas rotas acima referidas possa não ser realizado.
Depois de obter a tabela de rotas explicitas, o nó de controlo de origem realiza o envio simultâneo de pacotes de dados de sinalizaçao. Os meios de encaminhamento de sinalização no nó de controlo de origem comprimem a informação de sinalização que será transferida para o pacote de dados, cria dois pacotes de dados que podem ter o mesmo conteúdo de sinalização, mas têm diferente conteúdo de cabeçalho, em que o cabeçalho contém ai diferentes rotas explicitas, cujo campo de dados possui diferentes identificadores (ID), sendo o identificador (ID) representado por (X, Yl) e (X, Y2), em que X representa o número sequencial do pacote de dados, podendo ser um número em série; Yl, Y2 representa a primeira e segunda parte de um mesmo pacote de dados X. A informação de sinalização 19 comprimida é enviada para fora de acordo com diferentes rotas explicitas.
Depois dos meios de encaminhamento de sinalização no nó de controlo intermédio receberem o pacote de dados de sinalização, procedem à comutação e reencaminhamento com base na rota explicita suportada pelo cabeçalho do pacote de dados. Cada porta de saida de cada nó de controlo tem um número, a rota explicita e a porta de saida do dispositivo são reciprocamente mapeados, e por conseguinte a correspondente porta de saida pode ser fechada de acordo com a rota explicita suportada pelo pacote de dados, e de seguida o pacote de dados é reencaminhado para a correspondente porta de saida.
Especificamente, o processo para reencaminhar o pacote de dados é: o campo de endereços do cabeçalho do pacote de dados de sinalização suporta com isto a rota explicita calculada pelo nó de controlo de origem, começando a partir do nó de controlo de origem, em que os meios de encaminhamento de sinalização de cada nó de controlo que recebeu um pacote de dados pesquisam a rota explicita do cabeçalho do pacote de dados. Se o endereço atual não indicar um endereço de destino, isto é, se o nó de controlo atual não for um nó de controlo de destino, então é mapeado para uma correspondente porta de saida baseada no endereço do próximo ponto de salto indicado na rota explicita e envia o pacote de dados para fora, ao mesmo tempo que o endereço do próximo ponto de salto que indica o nó de controlo atual avança uma posição do ponteiro, sendo o ponteiro definido num campo do cabeçalho. Uma vez que pode haver vários saltos dos nós de controlo para realizar o reencaminhamento no caminho desde o nó de 20 controlo de origem até ao nó de controlo de destino, o cabeçalho do pacote de dados tem de conter uma suficiente informação da rota explicita, de modo a que cada nó de controlo no caminho possa determinar a porta de saída para o reencaminhamento baseado na informação da rota explícita.
Depois de ser reencaminhado pelos nós de controlo intermédios, o pacote de dados de sinalização chega ao nó de controlo de destino. Quando os meios de encaminhamento de sinalização do nó de controlo de destino recebem o pacote de dados, selecionam um pacote de dados de acordo com uma política predefinida baseada no identificador (ID) suportado por aquele pacote de dados, podendo a política ser uma política que seleciona pacotes de dados com boa qualidade, por exemplo, que não tenham código de erro, ou pode ser uma política que seleciona pacotes de dados que chegam primeiro com base na sequência de chegada, e depois elimina o pacote de dados em duplicado. Por conseguinte, mesmo se ocorrer uma falha no nó ou ligação pela qual passou qualquer uma das duas rotas, ou se o pacote de dados se perder devido ao fluxo excessivo da memória intermédia, a transmissão da sinalização não será afetada.
De seguida, a rede apresentada na Fig. 2 é considerada como uma versão para descrever a presente invenção em pormenor, e o pacote dos dados de sinalização assume a forma de um pacote IP. Os meios de encaminhamento de sinalização em respetivos nós de controlo da rede divulgam o estado das ligações entre respetivos nós em todos os meios de encaminhamento de sinalização na rede, usando o protocolo de encaminhamento OSPF baseado na relação adjacente entre ponto a ponto configurada pelo administrador da rede, e automaticamente cria o diagrama de 21 topologia da rede de sinalização do plano de controlo. Quando tem de estabelecer uma ligação física entre o dispositivo do elemento da rede 1 e o dispositivo do elemento da rede 3, tem primeiramente de estabelecer uma ligação entre o dispositivo do elemento da rede 1 e o dispositivo do elemento da rede 2. Tal como é ilustrado, o dispositivo do elemento da rede 1 corresponde ao nó de controlo A e o dispositivo do elemento da rede 2 corresponde ao nó de controlo C. Antes de proceder à transmissão de sinalização entre o nó de controlo A e o nó de controlo C pela primeira vez, é preciso calcular duas rotas explícitas com a mínima dependência de ligação desde o nó de controlo A até ao nó de controlo C. Pode ser utilizado um algoritmo de seleção da diversidade de rotas ou um algoritmo de encaminhamento restrito para calcular duas rotas de origem de ligação independente: A-B-C e A-D-E-C, e serão registadas.
Atualmente, existem muitos algoritmos da diversidade de rotas e algoritmos de encaminhamento restritos, que podem ser selecionados de acordo com as intenções de otimização. Também pode ser utilizado um algoritmo Dijkstra melhorado, tal como é apresentado na Fig. 4, para calcular a rota explícita. Como se pode ver na Fig. 5, primeiramente o resultado elevado da ligação de todos os nós de controlo são definidos para 1, e de seguida é fácil obter um caminho A-B-C com menor número de saltos, usando o algoritmo Dijkstra melhorado. De seguida, o resultado elevado da ligação dos nós que foram selecionados é definido para um número maior (como 5) e o algoritmo Dijkstra melhorado é, mais uma vez, realizado para obter outro caminho A-D-E-C que tem a mínima dependência de ligação com o caminho 22 precedente. Essencialmente, selecionar o caminho A-F-I-C é o mesmo que selecionar o caminho A-D-EC, aqui só será discutido o caso em que é selecionado o caminho A-D-E-C. Na invenção, o resultado elevado da ligação dos nós que foram usados é definido para um valor maior (em vez de apagá-los) , e a vantagem é que no caso de não se poder encontrar um caminho que seja completamente independente da ligação, ser permitida a sobreposição parcial da rota. Este caso é apresentado na Fig. 6, em certas condições especiais de topologia da rede, como quando o segmento BC está em sobreposição, para evitar a ocorrência de uma falha quando o algoritmo realiza uma pesquisa, podendo-se selecionar A-F-I-B-C como outra rota baseada na mudança do resultado elevado da ligação em vez de eliminar o segmento, obviamente que isto é uma troca pelo facto de a topologia da rede de sinalização ser limitada.
Depois de obter a rota explícita, o nó de controlo de origem A cria dois pacotes de dados IP com o mesmo conteúdo de sinalização, e adiciona dois identificadores relacionados (X, Yl) e (X, Y2) ao campo de dados do cabeçalho respetivamente, em que X representa o número sequencial do pacote de dados, podendo assumir a forma de um número de série; os números 1, 2 representam a primeira e a segunda parte do mesmo pacote de dados X. As rotas explícitas suportadas pelo cabeçalho IP são A-B-C e A-D-E- C, respetivamente. Os meios de encaminhamento de sinalização do nó de controlo A encontram a correspondente porta de saída baseada nas rotas explícitas e enviam o pacote de dados IP ao nó de controlo B e ao nó de controlo D, respetivamente. Para ajudar o próximo nó a obter a informação correta, o nó de controlo A desloca a indicação 23 do ponteiro das rotas explícitas e obtém as rotas explícitas B-C-A e D-E-C-A respetivamente, e elas são enviadas juntamente com o pacote de dados IP para o nó de controlo B e o nó de controlo D, respetivamente. Quando o nó de controlo B e o nó de controlo D tiverem recebido o pacote de dados, depois de procurarem a correspondente porta de saída com base nas rotas explicitas, eles deslocam mais uma vez as rotas explícitas para obter C-A-B e E-C-A-D respetivamente, que por sua vez são reencaminhadas com o pacote de dados IP para o próximo nó de controlo C e o nó de controlo E respetivamente, até cada um chegar ao nó de controlo de destino C, tendo agora as rotas explícitas completado uma deslocação de circuito completo.
Em condições normais, depois de passar diferentes rotas explícitas, os dois pacotes de sinalização IP enviados pelo nó de controlo A chegam, cada um, ao nó de controlo de destino C normalmente. 0 nó de controlo de destino C faz uma seleção prioritária nos pacotes de sinalização IP, na presente versão, sendo a política de seleção prioritária a de selecionar o pacote de sinalização IP que chega primeiro, em que os meios de encaminhamento de sinalização no nó de controlo de destino C resolve o pacote de sinalização IP recebido, reencaminha a sinalização para outros módulos de processamento de serviço para serem processados por eles e preserva o identificador (ID) do pacote de dados IP ou uma cópia dele. Quando chega a segunda parte do pacote de dados de sinalização com o mesmo conteúdo, depois de confirmar que o conteúdo de sinalização é o mesmo (comparando o identificador ou a cópia), esse pacote de dados de sinalização e o identificador preservado (ID) do pacote de dados IP ou da cópia são eliminados.
De acordo com o método acima referido, se ocorrer uma falha na rota A-B-C, o pacote de dados de sinalização transferido para a rota A-D-E-C não será afetado. De igual modo, uma falha na rota A-D-E-C também não afetará a transmissão de dados de sinalização na rota A-B-C. Para a rota explicita entre o nó de controlo A e o nó de controlo C, são calculadas duas rotas explicitas na presente versão, em que, na prática e com base nas necessidades atuais, podem ser utilizadas mais do que duas rotas de sinalização com a minima dependência de ligação para fazer o reencaminhamento, cujo mecanismo de processamento é o mesmo das duas rotas explicitas acima referidas. 0 protocolo de encaminhamento OSPF tem certas caracteristicas autorregeneradoras de rede e pode voltar a modificar a confiança da transmissão da sinalização entre os nós de controlo com base no estado em tempo real da rede. Se ocorrer uma falha no nó de controlo B na rota A-B-C e a falha não for eliminada num determinado período de tempo (por exemplo, o tempo de autorregeneração da rede do protocolo OSPF é normalmente 60 segundos), então o nó de controlo de origem calcula, mais uma vez, a rota explícita, usando o algoritmo da diversidade de rota baseado na renovada topologia de rede, e neste momento a rota A-F-I-C pode ser novamente selecionada como outra nova segunda rota. O processo de estabelecer uma ligação entre o dispositivo do elemento da rede 2 e o dispositivo do elemento da rede 3 é idêntico ao processo acima referido para estabelecer uma ligação entre o dispositivo do elemento da rede 1 e o dispositivo do elemento da rede 2, sendo obtidas duas rotas explícitas C-Z e C-J-Z entre o nó 25 de controlo C e o nó de controlo Z que correspondem ao dispositivo do elemento da rede 2 e o dispositivo do elemento da rede 3 para realizar a transmissão e reencaminhamento da sinalização.
Por fim, note-se que as versões acima referidas são meramente para ilustrar a solução técnica da presente invenção e não pretendem limitar a invenção. Apesar da presente invenção ter sido descrita em pormenor com referência a versões privilegiadas, as pessoas com conhecimentos gerais na matéria valorizam o facto de se poder modificar ou substituir de forma equivalente a solução técnica da invenção sem sair do âmbito da invenção, o que estará coberto pelas reivindicações da invenção. 26
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO A presente listagem de referências citadas pela requerente é apresentada meramente por razões de conveniência para o leitor. Não faz parte da patente de invenção europeia. Embora se tenha tomado todo o cuidado durante a compilação das referências, não é possível excluir a existência de erros ou omissões, pelos quais o EPO não assume nenhuma responsabilidade.
Patentes de invenção citadas na descrição • US 2002018269 Al, DHAUDHURI SID [0010]
Claims (6)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Um aparelho para encaminhar informação de sinalização entre nós de controlo numa rede ótica, que compreende: - uma unidade de manutenção da rota de sinalização, - uma unidade por comutação de pacote de sinalização e - uma interface do nó de controlo; a referida unidade de manutenção da rota de sinalização pode ser operada - para manter a informação do estado da ligação da rede, - para monitorizar uma ligação, - para divulgar informação de topologia da rede, - para atualizar informação de topologia da rede, para calcular rotas explicitas para formar uma tabela de rota explicita, em que a tabela da rota explicita regista pelo menos duas rotas explicitas com dependência de ligação mínima entre qualquer um dos dois nós de controlo, e para formar pacotes de dados de informação de sinalização de acordo com cada rota explícita; a referida unidade por comutação de pacotes de sinalização pode ser operada - para resolver cada rota explícita do pacote de dados da informação de sinalização, 2 - para procurar uma relação de mapeamento de uma porta de rota de acordo com a rota explícita, e - para reencaminhar o pacote de dados da informação de sinalização para a porta da rota baseada na rota explícita; a referida interface do nó de controlo pode ser operada para enviar informação de sinalização simultânea criada num nó de controlo de origem para a referida unidade de manutenção da rota de sinalização, de modo a formar pacotes de dados de informação de sinalização simultânea, para receber pacotes de dados de informação de sinalização de uma unidade por comutação de pacotes de sinalização de outro aparelho, de modo a encaminhar informação de sinalização, - para selecionar um pacote de dados de informação de sinalização de acordo com uma condição de receção, e - para enviar o pacote de dados de informação de sinalização selecionado para um nó de controlo de destino para processamento. 2. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 1, em que a referida unidade de manutenção da rota de sinalização inclui um módulo de monitorização e divulgação do estado de ligação, um repositório da topologia da rede, um módulo de cálculo da rota explícita e uma tabela de rota explícita; em que 3 o referido módulo de monitorização e divulgação do estado de ligação pode ser operado para manter o estado de ligação da rede, monitorizar a ligação da rede, divulgar a informação da topologia da rede, atualizar a topologia da rede e registar a topologia da rede no referido repositório da topologia da rede; o referido módulo de cálculo da rota explicita é configurado para calcular a rota explicita e registar o resultado da rota calculada na referida tabela de rotas explícitas. 3. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 2, em que o referido módulo de monitorização e divulgação do estado de ligação utiliza o protocolo do estado de ligação OSPF. 4. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a revindicação 1 ou 2, em que a referida unidade de encaminhamento de sinalização calcula a rota explícita, usando um algoritmo da diversidade de rotas ou um algoritmo de encaminhamento restrito, cria a tabela de rotas explicitas em qualquer nó de controlo, regista pelo menos duas rotas com a mínima dependência de ligação entre o nó de controlo e os outros nós de controlo na rede; e o formato da referida tabela de rotas explicitas é uma rota explicita padrão, isto é <origem, próximo ponto de salto, próximo ponto de salto, ......, destino, resultado elevado>, e é registado no nó de controlo de origem. 4 5. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 4, em que os passos para calcular a rota explicita através da referida unidade de manutenção da rota de sinalização são: executar um algoritmo Dijkstra de pesquisa avançada em cada nó de controlo de origem que tem informação de sinalização para enviar, calcular a rota explicita da imagem da rede de sinalização recolhida do Pacote do Estado de Ligação reunida pelo nó de controlo de origem, manter duas tabelas: uma tabela de prova e uma tabela de verificação, possuindo cada tabela ai uma série de registos, cujo formato é <próximo ponto de salto, ..., destino, resultado elevado>, e obter duas rotas explícitas, realizando duas vezes a procura e o cálculo, quando o nó local é um nó de controlo de origem, a tabela de verificação final regista aí apenas os endereços de encaminhamento de todos os nós de controlo que passaram entre o nó de controlo de origem e o potencial nó de controlo de destino. 6. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 1, em que a referida unidade por comutação de pacotes de sinalização compreende um módulo de reencaminhamento de rotas explícitas e uma tabela de mapeamento da porta de rotas, em que o referido módulo de reencaminhamento de rotas explícitas pode ser operado para resolver rotas de um 5 pacote de dados de informação de sinalização, procurando a referida tabela de mapeamento da porta de rotas e reencaminhando o pacote de dados da informação de sinalização. 7. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 1, em que o campo de endereços de cabeçalho do referido pacote de dados de informação de sinalização suporta com isto a rota explicita calculada pelo nó de controlo de origem, a começar no nó de controlo de origem, a interface do nó de controlo procede ao envio simultâneo de pacotes de dados de informação de sinalização, em que cada nó que recebe o pacote de dados da informação de sinalização pesquisa a rota explicita do cabeçalho; se o endereço atual não indicar um endereço de destino, então é mapeado para uma correspondente porta do dispositivo com base no endereço do próximo ponto de salto indicado no pacote de dados da informação de sinalização para proceder à transmissão, e o endereço do próximo ponto de salto que indica que o nó de controlo atual avança uma posição do ponteiro; se o endereço atual for um endereço de destino, então o pacote de dados da informação de sinalização é entregue a uma interface do nó de controlo local para proceder à receção prioritária.
8. Uma rede ótica, que compreende um plano de transporte, um plano de controlo e um plano de gestão; em que o referido plano de transporte compreende uma série de dispositivos do elemento de rede e está configurado para 6 fornecer o transporte unidirecional ou bidirecional da informação do utilizador ponta a ponta; o referido plano de controlo compreende uma série de nós de controlo, que estão configurados para controlar a informação de sinalização, encaminhar o correspondente plano de transporte, executar operações de estabelecimento e eliminar a conexão; o referido nó de controlo compreende ainda ai um aparelho para encaminhar informação de sinalização de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, em que o aparelho para encaminhar informação de sinalização fornece um canal de transporte de informação de sinalização para o nó de controlo e está configurado para calcular a rota explicita e realizar o reencaminhamento de pacotes para a informação de sinalização de comunicação; e o aparelho para encaminhar informação de sinalização dentro dos referidos nós de controlo forma uma plataforma de controlo de sinalização, e a informação de sinalização entre os referidos nós de controlo é transportada em forma de pacote de dados de informação de sinalização.
9. Um método para encaminhar informação de sinalização entre nós de controlo numa rede ótica, em que cada nó de controlo da referida rede ótica é dotado de um aparelho para encaminhar informação de sinalização que forma uma rede independente de sinalização, e em que o referido método compreende os passos de: passo 1, obter informação do estado da ligação entre nós de controlo e divulgar a informação do estado da ligação a cada nó de controlo; 7 passo 2, calcular num nó de controlo de origem pelo menos duas rotas explícitas com dependência mínima de ligação entre qualquer um dos dois nós de controlo; passo 3, comprimir, através do nó de controlo de origem, a informação de sinalização por transportar em pelo menos dois pacotes de dados de informação de sinalização simultaneamente baseados nas rotas explícitas e enviar os pacotes de dados de informação de sinalização para fora de acordo com diferentes rotas; passo 4, depois de receber os pacotes de dados da informação de sinalização, procurar, através de um nó de controlo intermédio, uma correspondente porta de saída baseada nas rotas explícitas suportadas pelos pacotes de dados de informação de sinalização, e reencaminhar os pacotes de dados da informação de sinalização para a porta de saída; passo 5, selecionar, através de um nó de controlo de destino, um dos pacotes de dados da informação de sinalização com base em condições de receção dos pacotes de dados da i nformação de sinalização, eliminando o pacote de dados da informação de sinalização em duplicado, e esclarecendo a informação de sinalizaçao dentro do pacote de dados da informação de sinalização. 10. 0 método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 9, em que o referido passo 1 para a obtenção da informação do estado de ligação entre os nós de controlo compreende ainda: configurar o aparelho para encaminhar informação de 8 sinalização em cada nó de controlo com um único endereço de comunicação da rede de sinalização; configurar uma listagem dos respetivos nós de controlo e os nós de controlo adjacentes através de uma interface, incluindo o resultado elevado da ligação entre os nós. 11. 0 método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 10, em que a referida listagem dos nós de controlo pode também ser configurada com uma característica de autodescoberta.
12. O método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 9, em que o referido passo 2 de calcular rotas explicitas compreende ainda: usar um algoritmo Dijkstra de pesquisa avançada ou outros algoritmos de encaminhamento restrito por cada nó de controlo de origem, que tem informação de sinalização por enviar, para calcular a rota explicita da topologia da rede recolhida do Pacote do Estado de Ligação reunido por esse nó de controlo de origem, uma tabela de prova e uma tabela de verificação são envolvidas durante o cálculo; obter duas rotas explicitas, realizando duas vezes uma pesquisa e um cálculo, e quando o nó local é um nó de controlo de origem a tabela de verificação final apenas regista ai os endereços de encaminhamento de todos os nós de controlo que passaram entre o nó de controlo de origem e o potencial nó de controlo de destino; registar a tabela de rotas explicitas no nó de controlo de origem. 9 13. 0 aparelho para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 12, em que o passo para calcular rotas explicitas é: 1) inicializar a tabela de verificação através do nó de controlo de origem, em que o resultado elevado da ligação é 0; 2) examinar o Pacote do Estado de Ligação do nó de controlo de origem, e o nó que foi recentemente adicionado à tabela de verificação é designado por Próximo nó; 3) calcular o resultado elevado total do nó de controlo de origem até ao Próximo nó e do Próximo nó até aos nós adjacentes; 4) determinar se os nós adjacentes estão na tabela de prova, e em caso afirmativo segue para o passo 5); se os nós adjacentes não estão na tabela de prova, então adiciona o registo <próximo ponto de salto..., nós adjacentes, resultado elevado> à tabela de prova; segue para o passo 6); 5) determinar se o resultado elevado acima referido é inferior ao registo atual na tabela de prova, e em caso afirmativo o registo atual é substituído pelo registo <próximo ponto de salto..., nós adjacentes, resultado elevado>; se o resultado elevado não for inferior ao registo atual, então o registo atual é preservado; 6) determinar se a tabela de prova está vazia, e em caso negativo seleciona-se o registo com menor resultado elevado na tabela de prova, que é então movido para a tabela de verificação, depois segue para 10 o passo 2); se a tabela de prova estiver vazia, é produzida a rota completa do nó de controlo de origem para o nó de controlo de destino; 7) determinar se as rotas foram todas calculadas, e em caso afirmativo termina o processo para calcular a rota explicita; em caso negativo aumenta o resultado elevado da ligação entre os nós de controlo selecionados, e o processo regressa ao passo 1).
14. O método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 9, em que no referido passo 3 o conteúdo do cabeçalho dos dois pacotes de dados de informação de sinalização são diferentes, inclusive as rotas explicitas suportadas pelo campo de endereços do cabeçalho são diferentes e os identificadores (IDs) no campo de dados são diferentes, em que o identificador (ID) pode ser representado por (X, Yl) e (X, Y2), em que X representa o número sequencial do pacote de dados da informação de sinalização, podendo ser um número de série; Yl, Y2 representa a primeira e a segunda parte de um mesmo pacote de dados da informação de sinalização X.
15. O método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 9, em que o referido passo 4 de reencaminhar pacotes de dados de informação de sinalização ainda compreende: o nó de controlo que recebeu um pacote de dados de informação de sinalização pesquisa a rota explícita suportada pelo campo de endereços do cabeçalho do pacote; se o endereço atual não indicar um endereço de destino, isto é, se o nó de controlo atual não for um nó de controlo de destino, então 11 é mapeado para uma correspondente porta de saída com base no endereço do próximo ponto de salto indicado na rota explícita e envia para fora o pacote de dados de informação de sinalização, ao mesmo tempo que o endereço do próximo ponto de salto que indica o nó de controlo atual avança uma posição de ponteiro. 16. 0 método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 15, em que, depois do referido nó de controlo ter encontrado a correspondente porta de saída com base na rota explicita, desloca a indicação do ponteiro da rota explícita e transmite a rota explícita deslocada juntamente com o pacote de dados da informação de sinalização para um próximo nó. 17. 0 método para encaminhar informação de sinalização numa rede ótica de acordo com a reivindicação 9, em que no referido passo 5, a política para um nó de controlo de destino para selecionar um pacote de dados de informação de sinalização é a de selecionar um pacote de dados de informação de sinalização com boa qualidade, ou a de selecionar um pacote de dados de informação de sinalização que chega primeiro com base na sequência de chegada.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
CNA031399010A CN1571301A (zh) | 2003-07-16 | 2003-07-16 | 光网络中通过显示路由实现信令并发优收的装置及方法 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1653639E true PT1653639E (pt) | 2012-01-16 |
Family
ID=34069980
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT03782047T PT1653639E (pt) | 2003-07-16 | 2003-12-05 | Aparelho e método de encaminhamento de sinalização numa rede ótica |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1653639B1 (pt) |
CN (1) | CN1571301A (pt) |
AT (1) | ATE533239T1 (pt) |
AU (1) | AU2003292845A1 (pt) |
CY (1) | CY1112613T1 (pt) |
DK (1) | DK1653639T3 (pt) |
ES (1) | ES2375110T3 (pt) |
PT (1) | PT1653639E (pt) |
SI (1) | SI1653639T1 (pt) |
WO (1) | WO2005008922A1 (pt) |
Families Citing this family (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2005125056A1 (en) * | 2004-06-22 | 2005-12-29 | Zte Corporation | A method for service connection setup and service resume protection in optical network |
CN100454837C (zh) * | 2005-12-02 | 2009-01-21 | 华为技术有限公司 | 一种实现跨域路由分离的方法 |
CN100391172C (zh) * | 2006-01-06 | 2008-05-28 | 华为技术有限公司 | 一种信令监控系统及方法 |
CN101005712B (zh) * | 2006-01-17 | 2010-06-23 | 中兴通讯股份有限公司 | 资源抢占状态下通过重新进行路由计算建立连接的方法 |
CN100446499C (zh) * | 2006-04-14 | 2008-12-24 | 华为技术有限公司 | 一种保护倒换方法及装置 |
CN101695054B (zh) * | 2009-09-30 | 2012-04-18 | 杭州华三通信技术有限公司 | 路由维护方法和装置以及路由查询方法和装置 |
CN102118434A (zh) * | 2010-12-28 | 2011-07-06 | 华为技术有限公司 | 数据包传输方法和设备 |
US9391959B2 (en) * | 2013-01-15 | 2016-07-12 | Cisco Technology, Inc. | Automated control plane for limited user destruction |
KR101539331B1 (ko) * | 2014-02-04 | 2015-07-28 | 고려대학교 산학협력단 | 양방향 통신 기능을 갖는 차량용 내비게이터를 이용한 주차 유도 시스템 및 그 방법 |
CN104243204B (zh) * | 2014-09-03 | 2017-10-27 | 中国电子科技集团公司第三十四研究所 | 光通信网中设备的状态收集和远端控制的方法 |
US9894000B2 (en) | 2015-01-30 | 2018-02-13 | Huawei Technologies Co., Ltd | Method for forwarding data packets in a network and programmable ingress and egress nodes therefore |
US9736063B2 (en) * | 2015-02-17 | 2017-08-15 | Huawei Technologies Co., Ltd. | Service chaining using source routing |
US10750255B2 (en) | 2016-04-22 | 2020-08-18 | Huawei Technologies Co., Ltd. | Segment routing for optical networks |
KR102024515B1 (ko) * | 2017-01-04 | 2019-09-24 | 미쓰비시덴키 가부시키가이샤 | 전송 장치 및 경로 추가 방법 |
CN107094047B (zh) * | 2017-06-09 | 2019-12-10 | 西安电子科技大学 | 基于分组数据预存储和分段传输的双层卫星网络路由方法 |
WO2019162210A1 (en) * | 2018-02-20 | 2019-08-29 | Anapaya Systems Ag | Method and system for interfacing communication networks |
CN111405616A (zh) * | 2020-03-27 | 2020-07-10 | 刘秀萍 | 智能流量调配和路径更新的传感网路由改进方法 |
CN113645676B (zh) * | 2021-08-13 | 2023-12-15 | 中国人民解放军63620部队 | 一种业务数据的发送方法、装置、计算机设备及存储介质 |
Family Cites Families (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP2666769B2 (ja) * | 1995-05-16 | 1997-10-22 | 日本電気株式会社 | インタネットプロトコルルーティング方法及び装置 |
US7031299B2 (en) * | 2000-01-28 | 2006-04-18 | At&T Corp. | Control of optical connections in an optical network |
US7190896B1 (en) * | 2000-05-04 | 2007-03-13 | Nortel Networks Limited. | Supervisory control plane over wavelength routed networks |
US7020394B2 (en) * | 2001-08-17 | 2006-03-28 | Quantum Bridge Communications, Inc. | Method and apparatus for path selection and wavelength assignment in an optical network |
AU2002224276A1 (en) * | 2001-11-22 | 2003-06-10 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | A scalable router-based network node |
-
2003
- 2003-07-16 CN CNA031399010A patent/CN1571301A/zh active Pending
- 2003-12-05 ES ES03782047T patent/ES2375110T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2003-12-05 AT AT03782047T patent/ATE533239T1/de active
- 2003-12-05 WO PCT/CN2003/001040 patent/WO2005008922A1/zh active Application Filing
- 2003-12-05 PT PT03782047T patent/PT1653639E/pt unknown
- 2003-12-05 SI SI200332102T patent/SI1653639T1/sl unknown
- 2003-12-05 EP EP03782047A patent/EP1653639B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2003-12-05 AU AU2003292845A patent/AU2003292845A1/en not_active Abandoned
- 2003-12-05 DK DK03782047.9T patent/DK1653639T3/da active
-
2012
- 2012-01-17 CY CY20121100051T patent/CY1112613T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CY1112613T1 (el) | 2016-02-10 |
DK1653639T3 (da) | 2012-01-23 |
EP1653639B1 (en) | 2011-11-09 |
EP1653639A1 (en) | 2006-05-03 |
ES2375110T3 (es) | 2012-02-24 |
AU2003292845A1 (en) | 2005-02-04 |
SI1653639T1 (sl) | 2012-03-30 |
ATE533239T1 (de) | 2011-11-15 |
EP1653639A4 (en) | 2006-08-30 |
WO2005008922A1 (fr) | 2005-01-27 |
CN1571301A (zh) | 2005-01-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR102496586B1 (ko) | 내부 게이트웨이 프로토콜 플러딩 최소화 | |
US7471669B1 (en) | Routing of protocol data units within a communication network | |
PT1653639E (pt) | Aparelho e método de encaminhamento de sinalização numa rede ótica | |
US8780696B2 (en) | System and method of implementing lightweight not-via IP fast reroutes in a telecommunications network | |
US8340104B2 (en) | Communication network system, path calculation device, and communication path establishment control method | |
EP1111860B1 (en) | Automatic protection switching using link-level redundancy supporting multi-protocol label switching | |
JP3762749B2 (ja) | リストレーション・プロテクション方法及び装置 | |
JP5586597B2 (ja) | デジタルおよび光エキスプレススルーノードを横断するリンクダイバーシティおよび負荷バランス | |
US20140269266A1 (en) | Method and system for path monitoring using segment routing | |
US20030118051A1 (en) | Telecommunications network and a packet header therefor | |
EP3820089A1 (en) | Controller provided protection paths | |
US6490244B1 (en) | Layer 3 routing in self-healing networks | |
US11502940B2 (en) | Explicit backups and fast re-route mechanisms for preferred path routes in a network | |
US7848246B2 (en) | Method and system for confirming connection of layer-1 label switched path(L1-LSP) in GMPLS-based network | |
WO2012159442A1 (zh) | 一种实现内部链路洪泛的方法及装置 | |
JP5321970B2 (ja) | 通信システム | |
US7483398B1 (en) | Method and system for detecting ring link provisioning mismatch | |
Cao et al. | Hybrid FRR/p-cycle design for link and node protection in MPLS networks | |
Saad et al. | RFC 8776: Common YANG Data Types for Traffic Engineering | |
BR112020014010B1 (pt) | Método implementado em um primeiro nó em uma rede e primeiro nó | |
BR122022009823B1 (pt) | Método implementado por um primeiro nó em uma rede, método implementado por um segundo nó em uma rede, primeiro nó em uma rede, segundo nó em uma rede, e sistema em uma rede | |
Das | Topology discovery and path provisioning in SONET rings using GMPLS | |
Liu et al. | Extending OSPF routing protocol for shared mesh restoration | |
JP2004173080A (ja) | フレーム転送ネットワーク | |
YE et al. | 15 Survivability in IP-over-WDM Networks |