PT1616992E - Aparelho de engomar com um filtro - Google Patents

Aparelho de engomar com um filtro Download PDF

Info

Publication number
PT1616992E
PT1616992E PT04425529T PT04425529T PT1616992E PT 1616992 E PT1616992 E PT 1616992E PT 04425529 T PT04425529 T PT 04425529T PT 04425529 T PT04425529 T PT 04425529T PT 1616992 E PT1616992 E PT 1616992E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
filter
iron
ironing apparatus
reservoir
Prior art date
Application number
PT04425529T
Other languages
English (en)
Inventor
Arturo Morgandi
Marco Gregis
Original Assignee
Tenacta Group Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tenacta Group Spa filed Critical Tenacta Group Spa
Publication of PT1616992E publication Critical patent/PT1616992E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F75/00Hand irons
    • D06F75/08Hand irons internally heated by electricity
    • D06F75/10Hand irons internally heated by electricity with means for supplying steam to the article being ironed
    • D06F75/12Hand irons internally heated by electricity with means for supplying steam to the article being ironed the steam being produced from water supplied to the iron from an external source

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Treatment Of Water By Ion Exchange (AREA)
  • Filtering Materials (AREA)
  • Irons (AREA)
  • Filtering Of Dispersed Particles In Gases (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "APARELHO DE ENGOMAR COM UM FILTRO" A presente invenção refere-se a um aparelho de engomar. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um aparelho de engomar do género que inclui um ferro de engomar, um reservatório de água à temperatura ambiente e à pressão atmosférica e uma bomba para fornecer água do reservatório ao ferro de engomar, como é apresentado, por exemplo, por GB 2 308 135.
Normalmente, nestes aparelhos de engomar, o ferro de engomar inclui uma estrutura principal adaptada para conter a água que vem do reservatório, uma placa de metal condutora de calor perfurada na base da estrutura principal, e meios geradores de calor associados à referida placa para aquecê-la durante a utilização. Neste tipo de ferros de engomar, o vapor é criado quando a água à temperatura ambiente entra em contacto com a placa a ferver e depois sai pelos orifícios na placa.
Neste tipo de aparelhos, onde a água é directamente vaporizada na placa do ferro de engomar, os sais contidos na água podem formar incrustações na placa durante a fase de evaporação. Normalmente, estas incrustações consistem principalmente em depósitos de carbono, de hidratos e sulfatos de cálcio e de magnésio.
Para reduzir a formação destas incrustações, conhecem-se aparelhos de engomar, nos quais o reservatório da água é equipado com um filtro de resina de permuta iónica para reduzir a dureza da água, veja-se p. ex. EP 0 554 549. Ao fazer a água percolar pelas resinas de permuta iónica 2 disponíveis comercialmente, é possível obter uma dureza da água inferior a 2°F, a partir de uma dureza de 30°F.
Uma redução destas na dureza da água permite reduzir significativamente a formação de incrustações e, consequentemente, permite aumentar a vida útil do ferro de engomar.
Outro problema típico dos aparelhos de engomar, nos quais a água é directamente vaporizada na placa do ferro de engomar tem a ver com o fenómeno de aquecimento. De acordo com este fenómeno, a água à temperatura ambiente, que entra em contacto com a placa a ferver do ferro de engomar forma gotículas de água, que são depois ejectadas dos orifícios na placa em estado líquido. Estas gotículas podem deixar manchas nos tecidos a engomar que, normalmente, não são apreciadas pelo utilizador.
Uma técnica já conhecida para evitar o problema de aquecimento é revestir a superfície da placa do ferro de engomar com um verniz poroso adequado e adaptado para absorver as gotinhas de água, que se formam devido ao aquecimento.
No entanto, estes vernizes têm de ser suficientemente porosos, resistir a altas temperaturas (por exemplo até 300°C) e não se podem destacar da placa durante a utilização. Para evitar que o verniz se destaque, a placa tem de ser sujeita a um processo preciso de decapagem antes de aplicar o verniz. Isto envolve longos períodos de aplicação e custos relativamente altos.
Uma técnica alternativa já conhecida para evitar o problema de aquecimento, causa a formação de microporos na superfície da placa, através da aplicação de misturas químicas adequadas, que atacam o metal da placa. Porém, o 3
Requerente observa que esta técnica não permite obter uma suficiente porosidade para absorver eficazmente as gotinhas de água formadas devido ao aquecimento.
Por isso, o Requerente deparou-se com a questão técnica de evitar, de um modo eficaz e económico, o problema do aquecimento em aparelhos de engomar equipados com um reservatório de agua, no qual a água é vaporizada através do contacto com a placa quente do ferro de engomar. EP 0 554 54 9 apresenta um ferro de engomar com uma placa de aquecimento, uma câmara geradora de vapor, um tanque de água interno e um elemento filtrante interno com um filtro. 0 filtro tem um canal de derivação, de modo que quando o utilizador introduz água potável no elemento filtrante, tanto a água filtrada como a água não filtrada são encaminhadas para o tanque de água e, de seguida, para a câmara geradora de vapor. A percentagem de água potável filtrada vai de 30% a 70%. EP 0 554 549 declara que esta mistura de água filtrada e água não filtrada é útil para manter o PH da água no tanque da água dentro dos valores neutros.
Num primeiro aspecto, a presente invenção refere-se, assim, a um aparelho de engomar de acordo com a reivindicação 1.
No aparelho de engomar da invenção - no qual é fornecida ao ferro de engomar uma mistura de água filtrada e água não filtrada - a água total fornecida ao ferro de engomar possui mais dureza do que a água filtrada. Isto permite, logo desde a primeira utilização do ferro de engomar, a formação de uma camada de depósitos na placa de metal, que está adaptada para absorver as gotinhas de água, 4 que se formaram possivelmente devido ao fenómeno de aquecimento. A primeira e segunda quantidade de água permitem obter a dureza desejada para água total fornecida ao ferro de engomar.
Mais especificamente, a primeira e segunda quantidade de água são vantajosamente seleccionadas, de modo a reduzir eficazmente o problema de aquecimento logo desde a primeira utilização do ferro de engomar - simultaneamente - para não comprometer a vida útil do ferro de engomar.
Para o efeito, quando a primeira quantidade de água filtrada possui uma dureza nominal superior a zero e inferior a 2°F, a primeira e segunda quantidade de água fornecida pela bomba ao ferro de engomar tem uma dureza geral superior a 2°F. Preferencialmente, a primeira e segunda quantidade de água possuem uma dureza geral superior a 3°F. Vantajosamente, a primeira e segunda quantidade de água possuem uma dureza geral inferior a 12°F. Esta dureza encontra-se, de preferência, entre 4 e 10°F. É ainda mais vantajoso quando se encontra entre 6 e 7 °F.
Neste sentido, o Requerente observa que a primeira e segunda quantidade de água têm, de um modo geral, de ser seleccionadas de acordo com a dureza da água dentro do reservatório e de acordo com a capacidade de filtragem do filtro (ou, melhor ainda, de acordo com a dureza da água filtrada e água não filtrada). Normalmente, a tecnologia considera um filtro que fornece a dureza da água inferior a 2°F, a partir de uma água potável com uma dureza de aprox. 30°F. 5 A bomba é, vantajosamente, adaptada para fornecer ao ferro de engomar a primeira quantidade de água filtrada, misturada com a segunda quantidade de água não filtrada.
Normalmente, o filtro compreende material de filtragem. 0 material de filtragem compreende, vantajosamente, resinas de permuta iónica. Normalmente, a capacidade de filtragem das resinas de permuta iónica permite obter água filtrada com uma dureza inferior a 2°F, quando a água dentro do reservatório possui uma dureza nominal equivalente a aproximadamente 30°F. O filtro compreende, vantajosamente, uma primeira entrada para a água por filtrar. O filtro compreende, vantajosamente, uma saída ligada à bomba. A primeira entrada está, vantajosamente, em comunicação com a saida. O filtro compreende, vantajosamente, uma zona de filtragem. A primeira entrada está, vantajosamente, em comunicação com a saida através da zona de filtragem. A zona de filtragem compreende, normalmente, material de filtragem para a passagem da água por filtrar da primeira entrada em direcção à saida, através do material de filtragem.
Normalmente, o filtro compreende elementos retentores permeáveis à água e adaptados para manter o material de filtragem dentro da zona de filtragem e, simultaneamente, permitir a passagem da água por eles. Normalmente, estes elementos retentores são filtros em polipropileno ou feltros. 6 0 filtro compreende também, de preferência, uma segunda entrada para a água. A segunda entrada está, vantajosamente, em comunicação com a saida. 0 filtro inclui também, preferencialmente, a zona de mistura, distinta da zona de filtragem, que liga a segunda entrada à saida. A zona de mistura também liga, vantajosamente, a zona de filtragem à saida. A saida do filtro situa-se, vantajosamente, na zona de mistura. A segunda entrada do filtro situa-se, vantajosamente, na zona de mistura. A primeira entrada situa-se, vantajosamente, perto da zona de filtragem. A zona de mistura está, vantajosamente, separada da zona de filtragem através de, pelo menos, um dos elementos retentores. A primeira e segunda entrada possuem, vantajosamente caracteristicas fisicas, que permitem que a quantidade total da água à saida do filtro, sugada pela bomba através da primeira e segunda entrada, tenha as proporções desejadas de água filtrada e água não filtrada. A primeira e segunda entrada possuem, vantajosamente um tamanho, que permite que a quantidade total da água à saida do filtro, sugada pela bomba através da primeira e segunda entrada, tenha as proporções desejadas de água filtrada e água não filtrada. 0 filtro tem, vantajosamente, uma forma alongada. Apresenta, preferencialmente, uma forma cilíndrica. 0 filtro estende-se, vantajosamente por quase todo o comprimento do reservatório da água. 7
Num segundo aspecto, a presente invenção refere-se a um método de acordo com a reivindicação 14.
Relativamente às caracteristicas da primeira e segunda quantidade de água, faz-se menção ao que foi acima apresentado, com referência ao primeiro aspecto da invenção.
Outras caracteristicas e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais claras com a seguinte descrição detalhada de uma versão privilegiada, fazendo referência ao desenho anexo. Mais especificamente, este desenho mostra uma vista esquemática de um aparelho de engomar da invenção. 0 aparelho de engomar 100 da invenção, que é apresentado, compreende um ferro de engomar 20, uma bomba 30, um reservatório da água 10 à temperatura ambiente e à pressão atmosférica e duas condutas 31, 32 para, respectivamente, ligar o reservatório 10 à bomba 30 e a bomba 30 ao ferro de engomar 20. 0 ferro de engomar 20 é do tipo convencional e inclui normalmente uma estrutura principal 23, uma pega 22, uma placa de metal condutora de calor 21 fixada à base da estrutura principal 23 e meios geradores de calor (não ilustrados) associados à referida placa 21 para aquecê-la durante a utilização. A bomba 30 está preparada para extrair água do reservatório 10 e para fornecê-la à estrutura principal 23 do ferro de engomar 20. A bomba 30 é do tipo convencional, normalmente é uma microbomba eléctrica. 8 0 vapor é criado de forma conhecida, quando a água entra em contacto com a placa a ferver 21, aquecida pelos meios geradores de calor. A placa 21 está normalmente equipada com orifícios (não ilustrados) para emitir o vapor criado. Além disso, é normalmente feita em alumínio.
Os meios geradores de vapor incluem, normalmente, uma resistência eléctrica convencional integrada na placa 21. 0 reservatório da água 10 compreende um filtro 40.
No exemplo descrito, o filtro 40 compreende resinas de permuta iónica como material de filtragem. A tecnologia actual conhece resinas de permuta iónica capazes de reduzir a dureza da água para valores inferiores a 2°F, a partir de uma dureza da água de 30°F. Estas resinas são, por exemplo, vendidas pela empresa Purolite. O filtro 40 compreende um alojamento com uma primeira entrada 41 e uma segunda entrada 42 para a água dentro do reservatório 10 e uma saída 43 ligada à bomba 30. O alojamento é, preferencialmente, em polipropileno, que é um material económico, disponível no mercado e fácil de selar por soldadura.
As entradas 41, 42 podem, por exemplo, consistir de um orifício em qualquer formato, como p. ex. circular, ou de um canal com p. ex. uma secção circular.
Na versão ilustrada, o filtro 40 situa-se na base do reservatório 10. Há suportes adequados (não ilustrados) para manter o filtro 40 levantado da base do reservatório 10, por exemplo em alguns mm, para permitir que a água entre pelas duas entradas 41, 42. 9
Além disso, na versão ilustrada, as duas entradas 41, 42 estão posicionadas nas duas extremidades opostas da base do filtro 40. O filtro 40 também compreende uma zona de filtragem 46 com o material de filtragem para a passagem da água por filtrar da primeira entrada 41 em direcção à saida 43, através do material de filtragem. Normalmente, a zona de filtragem 46 é limitada em cima e em baixo pelas paredes do alojamento do filtro 40 e nas duas extremidades por um primeiro e um segundo elemento retentor 44, 45, que são permeáveis à água e estão adaptados para manter o material de filtragem dentro da zona de filtragem 46, evitando que escape das entradas 41, 42, e simultaneamente, permitindo a passagem da água por eles. Normalmente, estes elementos retentores 44, 45 são filtros em polipropileno ou feltros. O filtro 40 inclui também uma zona de mistura 47, distinta da zona de filtragem 46, que liga a segunda entrada 42 à saida 43. A zona de filtragem 46 está em comunicação com a saida 43 através da zona de mistura 47.
Na versão ilustrada, a zona de filtragem 46 e a zona de mistura 47 são separadas pelo segundo elemento retentor 45.
Mais especificamente, na versão ilustrada, a zona de mistura 47 é definida, em parte, pelas paredes do filtro 40 e, em parte, pelo segundo elemento retentor 45.
Na prática, quando a bomba 30 está em funcionamento, parte da água do reservatório 10 entra para dentro do filtro 40, através da primeira entrada 41, passa pelo primeiro elemento retentor 44, através da zona de filtragem 46, na qual é filtrada pelo material de filtragem, através 10 do segundo elemento retentor 45, através da zona de mistura 47 e sai pela saida 43 para ser fornecida à estrutura principal 23 do ferro de engomar 20 pelas condutas 31, 32. Além disso, parte da água do reservatório 10 entra para dentro do filtro 40, através da segunda entrada 42, passa pela zona de mistura 47, na qual é misturada com a água filtrada que vem da zona de filtragem 4 6 e sai pela saida 43 para ser fornecida, assim misturada, à estrutura principal 23 do ferro de engomar 20 pelas condutas 31, 32.
As proporções de água filtrada e água não filtrada, bombeada pela bomba 30 pelas entradas 41 e 42 dependem, geralmente, das suas caracteristicas físicas, como por exemplo do tamanho e tipo da superfície, com a qual a água entra em contacto.
As caracteristicas físicas das entradas e, mais especificamente, o seu tamanho, são vantajosamente seleccionadas, de modo a obter uma dureza da água misturada fornecida ao ferro de engomar 20 entre os 3 e 12 °F, preferencialmente entre 4 e 10°F e, melhor ainda entre 6 e 7 °F.
De facto, o Requerente considerou que esses valores da dureza da água permitem eficazmente evitar o problema de aquecimento logo desde a primeira utilização do ferro de engomar, ao mesmo tempo que permitem manter a vida útil do ferro de engomar dentro dos valores normalmente exigidos no mercado.
Mais especificamente, o Requerente considerou que esses valores da dureza da água misturada garantem, logo desde a primeira utilização do ferro de engomar, a formação de uma pequena camada de depósitos na placa do ferro de engomar, que permite que as gotinhas de água (possivelmente 11 formadas pelo fenómeno do aquecimento) sejam eficazmente absorvidas e que permite, simultaneamente, não comprometer a vida útil do ferro de engomar. 0 Requerente observa que a dureza da água misturada fornecida ao ferro de engomar depende, não só das caracteristicas físicas das entradas, mas também da dureza da água inicial dentro do reservatório, e ainda da capacidade de filtragem do filtro. Assim sendo, o aparelho da invenção pode ser concebido, tendo em conta valores de referência média da dureza da água inicial e da capacidade de filtragem, de acordo com o mercado em questão. Por exemplo, a dureza da água potável encontra-se, normalmente entre 15 e 50°F. Um valor convencionalmente considerado na dureza da água potável é 30°F. Além disso, um filtro de resina de permuta iónica normalmente utilizado em aparelhos de engomar convencionais permite uma dureza da água inferior a 2°F, desde uma dureza de aproximadamente 30°F.
Por exemplo, para obter uma dureza da água entre 4 e 10°F e, mais especificamente, entre 6 e 7°F - considerando uma dureza nominal da água potável de 30°F, um material de filtragem que proporciona uma dureza nominal da água filtrada inferior a 2°F e no caso em que as duas entradas 41, 42 consistem de dois canais com uma secção circular - a razão entre o diâmetro da primeira entrada 41 e o diâmetro da segunda entrada 42 situa-se, vantajosamente entre 0,04 e 1, o comprimento do canal da primeira entrada 41 encontra-se, vantajosamente entre 0,lmm e 0,5mm, enquanto o comprimento do canal da segunda entrada 42 se situa, vantajosamente entre lmm e 5mm. O Requerente observa que os filtros convencionais disponíveis no mercado, utilizados em aparelhos de engomar 12 convencionais, proporcionam ao ferro de engomar água filtrada com uma dureza habitual inferior a 2°F, desde uma dureza de água igual a aproximadamente 30°F. Com um valor destes da dureza da água, a camada de depósitos que se forma, com o tempo, na placa do ferro de engomar, permite que as gotinhas de água formadas devido ao fenómeno de aquecimento sejam eficazmente absorvidas apenas após muitas utilizações do ferro de engomar (normalmente, apenas depois de ter consumido aprox. 15 litros de água) e não logo desde a primeira utilização, como acontece no ferro de engomar da presente invenção. O filtro 40 possui, vantajosamente, uma forma alongada estreita, como por exemplo cilíndrica. Isto permite, vantajosamente, que todo o fluxo de água, que passa pela zona de filtragem 46 seja eficazmente filtrado. Isto é, a forma estreita permite que o fluxo de água entre completamente em contacto com todo o material de filtragem dentro da zona de filtragem 46, enquanto a forma alongada permite que o fluxo de água permaneça em contacto com o material de filtragem durante um período de tempo relativamente grande (igual a aprox. 2-4 minutos).
Além disso, numa versão privilegiada, o filtro 40 estende-se pela maior parte do comprimento do reservatório da água 10. Isto permite aumentar, vantajosamente, a quantidade de material de filtragem dentro da zona de filtragem 46, e, consequentemente, permite aumentar a vida útil do filtro.
Por exemplo, o filtro 40 tem um volume de 130cc e é capaz de conter 100-120gr de resinas de permuta iónica. Isto garante uma vida útil do filtro equivalente a obter, pelo menos, 110 litros. 13
Relativamente a isto, o Requerente observa que os aparelhos de engomar convencionais possuem, normalmente, um reservatório de água com um filtro substituível e uma abertura para permitir a passagem do filtro no momento da sua substituição. Para este efeito, o filtro tem, normalmente, pequenas dimensões. Os filtros convencionais estão, normalmente, preparados para conter 60gr de resinas de permuta iónica, o que assegura uma vida útil do filtro inferior à obtenção de 80 litros.
Além disso, para garantir uma filtragem eficaz, apesar das pequenas dimensões do filtro, este apresenta normalmente uma zona de filtragem tipo labirinto para assegurar que o fluxo de água permaneça em contacto com o material de filtragem durante um período de tempo apropriado.
No entanto, a zona de filtragem tipo labirinto envolve mais tempo de produção e custos mais elevados relativamente à forma linear (por exemplo cilíndrica) da zona de filtragem do filtro do aparelho da invenção. 14
DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento europeu da patente. Apesar de ter sido elaborado com o máximo cuidado, o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente apresentados na descrição
• GB 2308135 A
• EP 0554549 A
Lisboa, 10/02/2010

Claims (14)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um aparelho de engomar (100) com - um ferro de engomar (20) com uma placa condutora de calor (21) com orifícios, - um reservatório de água (10) com um filtro (40) para reduzir a dureza da água, e - uma bomba (30) ligada entre o reservatório (10) e o ferro de engomar (20) adaptada para extrair uma primeira quantidade de água do reservatório (10) , fazendo-a passar pelo filtro (40) e para fornecer a primeira quantidade de água assim filtrada ao ferro de engomar (20), caracterizado pelo facto de o filtro ainda compreender uma zona de mistura (47) com uma entrada (42) de água não filtrada, uma entrada de água filtrada e uma saída (43) ligada à bomba (30), sendo a bomba (30) também adaptada para extrair uma segunda quantidade de água não filtrada do reservatório (10), inferior à primeira quantidade, fazendo-a passar pela zona de mistura (47) juntamente com a primeira quantidade de água filtrada, de modo a fornecer ao ferro de engomar (20) a segunda quantidade de água não filtrada misturada com a primeira quantidade de água filtrada, em que a primeira e segunda quantidade de água misturadas apresentam uma dureza geral superior a 2°F.
2. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que o filtro (40) compreende uma 2 primeira entrada (41) para a primeira quantidade de água a ser filtrada.
3. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que o filtro (40) compreende uma saida (43) ligada à bomba (30).
4. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 3, em que o filtro (40) compreende uma primeira entrada (41) em comunicação com a saida (43).
5. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que o filtro (40) compreende uma segunda entrada (42) .
6. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 3, em que o filtro (40) compreende uma segunda entrada (42) em comunicação com a saída (43).
7. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 4, em que o filtro (40) compreende uma zona de filtragem (46) com o material de filtragem para a passagem da água a ser filtrada da primeira entrada (41) em direcção à saída (43), através do material de filtragem.
8. Aparelho de engomar (100) de acordo com as reivindicações 6 e 7, em que a zona de mistura (47) se encontra dentro do filtro (40), diferente da zona de filtragem (46), e liga a segunda entrada (42) à saída (43). 3
9. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 8, em que a zona de mistura (42) também liga a zona de filtragem (46) à saida (43).
10. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira e segunda quantidades de água misturadas possuem uma dureza geral superior a 3°F.
11. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira e segunda quantidades de água misturadas possuem uma dureza geral inferior a 12°F.
12. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 1, em que a primeira e segunda quantidades de água misturadas possuem uma dureza geral entre 4 e 10°F
13. Aparelho de engomar (100) de acordo com a reivindicação 12, em que a primeira e segunda quantidades de água misturadas possuem uma dureza geral entre 6 e 7°F
14. Método para reduzir o fenómeno de aquecimento num aparelho de engomar com um reservatório de água (10) e um ferro de engomar (20) com uma placa condutora de calor (21) com orifícios, compreendendo as fases de a) filtrar uma primeira quantidade de água do reservatório (10); b) extrair a primeira quantidade de água filtrada do reservatório (10) e fornecê-la ao ferro de engomar (20); 4 caracterizado pelo facto de compreender também a fase c) de extrair uma segunda quantidade de água não filtrada do reservatório (10), inferior à primeira quantidade, fazendo-a passar pela zona de mistura (47), juntamente com a primeira quantidade de água filtrada, de modo a fornecer ao ferro de engomar (20) a segunda quantidade de água não filtrada misturada com a primeira quantidade de água filtrada, em que a primeira e segunda quantidades de água misturadas possuem uma dureza geral superior a 2°F. Lisboa, 10/02/2010
PT04425529T 2004-07-15 2004-07-15 Aparelho de engomar com um filtro PT1616992E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04425529A EP1616992B1 (en) 2004-07-15 2004-07-15 Ironing apparatus comprising a filter

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1616992E true PT1616992E (pt) 2010-02-18

Family

ID=34932639

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04425529T PT1616992E (pt) 2004-07-15 2004-07-15 Aparelho de engomar com um filtro

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1616992B1 (pt)
AT (1) ATE448354T1 (pt)
DE (1) DE602004024050D1 (pt)
ES (1) ES2336560T3 (pt)
PT (1) PT1616992E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3011101A2 (en) 2013-03-28 2016-04-27 Indesit Company S.p.A. Ironing appliance, in particular for household use
EP3051019A1 (en) * 2015-01-27 2016-08-03 Tenacta Group S.p.A. Ironing apparatus
GB2578019B (en) * 2017-06-16 2023-02-08 Specturm Brands Inc Steam generator with pre-heat chamber and filter
IT202000003841A1 (it) * 2020-02-25 2021-08-25 Tenacta Group Spa Metodo per migliorare le prestazioni di un ferro da stiro ed apparecchiatura che utilizza detto metodo
CN113403825A (zh) * 2021-06-24 2021-09-17 杭州点点滴滴节能科技开发有限公司 一种工业熨烫专用供水装置及方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3743917A1 (de) * 1987-12-23 1989-07-06 Bosch Siemens Hausgeraete Dampfbuegeleisen
FR2648163B1 (fr) * 1989-06-08 1991-10-18 Seb Sa Fer a repasser a cartouche demineralisante
DE4203414A1 (de) * 1992-02-06 1993-08-12 Braun Ag Dampfbuegeleisen mit austauschbarem filtereinsatz
FR2688013B1 (fr) * 1992-02-28 1995-11-10 Moulinex Sa Centrales de repassage a vapeur comprenant un fer a repasser.
GB2308135A (en) * 1995-12-15 1997-06-18 Singer Co Nv Steam treating garments:water supply
FR2785975B1 (fr) * 1998-11-17 2001-02-02 Seb Sa Generateur de vapeur a purge rapide

Also Published As

Publication number Publication date
DE602004024050D1 (de) 2009-12-24
EP1616992A1 (en) 2006-01-18
ES2336560T3 (es) 2010-04-14
ATE448354T1 (de) 2009-11-15
EP1616992B1 (en) 2009-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2637303C2 (ru) Паровое устройство
US4893422A (en) Steam iron with water softening facility
PT1616992E (pt) Aparelho de engomar com um filtro
CN204071971U (zh) 表面清洁装置
KR101788587B1 (ko) 방향제 카트리지를 위한 밸브 조립체를 구비한 의복 스티밍 디바이스
CN110354695A (zh) 导电疏水膜、其制备方法及包含其的电热膜蒸馏组件
CN107075783A (zh) 蒸汽装置
EP3631077B1 (en) Iron
JP6291600B2 (ja) 芳香カートリッジを受容するための蒸気アイロン
WO2009142422A2 (ko) 증기다리미
JP5384150B2 (ja) 熱交換器
JP5313172B2 (ja) 蒸気生成システム
CN213925562U (zh) 一种衣物护理机
RU2009145075A (ru) Приспособление для высушивания обуви с использованием бытового устройства для сушки белья
CN206985905U (zh) 水处理装置及蒸汽发生器
EP3051019A1 (en) Ironing apparatus
CN208747671U (zh) 废水脱盐蒸发器
JP2008045786A (ja) 熱交換器
JP4475645B2 (ja) 塗液供給装置
CN214664746U (zh) 一种供热量子能机组
CN214219146U (zh) 一种用于熨烫设备的蒸汽发生器
CN213038071U (zh) 一种提供香薰功能的熨烫机
CN213416376U (zh) 一种稳定性高的净水器
CN108611833A (zh) 包括熨烫表面,加热底板和蒸发室的熨斗
CN214992537U (zh) 一种手持型蒸汽熨烫机