PT1604543T - Altifalante - Google Patents

Altifalante Download PDF

Info

Publication number
PT1604543T
PT1604543T PT47168141T PT04716814T PT1604543T PT 1604543 T PT1604543 T PT 1604543T PT 47168141 T PT47168141 T PT 47168141T PT 04716814 T PT04716814 T PT 04716814T PT 1604543 T PT1604543 T PT 1604543T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
loudspeaker
membrane
metal
cooling elements
conductor pattern
Prior art date
Application number
PT47168141T
Other languages
English (en)
Inventor
Derek Eduard De Haan Philip
Original Assignee
Alcons Audio Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcons Audio Bv filed Critical Alcons Audio Bv
Publication of PT1604543T publication Critical patent/PT1604543T/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04RLOUDSPEAKERS, MICROPHONES, GRAMOPHONE PICK-UPS OR LIKE ACOUSTIC ELECTROMECHANICAL TRANSDUCERS; DEAF-AID SETS; PUBLIC ADDRESS SYSTEMS
    • H04R9/00Transducers of moving-coil, moving-strip, or moving-wire type
    • H04R9/02Details
    • H04R9/022Cooling arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04RLOUDSPEAKERS, MICROPHONES, GRAMOPHONE PICK-UPS OR LIKE ACOUSTIC ELECTROMECHANICAL TRANSDUCERS; DEAF-AID SETS; PUBLIC ADDRESS SYSTEMS
    • H04R1/00Details of transducers, loudspeakers or microphones
    • H04R1/20Arrangements for obtaining desired frequency or directional characteristics
    • H04R1/22Arrangements for obtaining desired frequency or directional characteristics for obtaining desired frequency characteristic only 
    • H04R1/30Combinations of transducers with horns, e.g. with mechanical matching means, i.e. front-loaded horns

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Otolaryngology (AREA)
  • Audible-Bandwidth Dynamoelectric Transducers Other Than Pickups (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "Altifalante" O invento refere-se a um altifalante em conformidade com o preâmbulo da reivindicação 1.
Um tal altifalante encontra-se descrito na publicação de patente US No. 6 097 830. O calor que é gerado no altifalante e o aquecimento das várias partes do altifalante que resulta dali fazem com que a eficiência da energia a ser fornecida venha a diminuir. Ao reduzir o efeito do aquecimento, a saida efetiva do altifalante vai aumentar. As soluções conhecidas para dissipar o calor das partes de altifalante são o arrefecimento ferro-fluido, arrefecimento por ar ou convecção. São utilizados elementos de arrefecimento metálicos para dissipar o calor no referido altifalante conhecido. A armação do referido altifalante conhecido compreende elementos de armação de fibra de vidro/epóxi conformados em armação, na qual está montada a membrana, e os elementos de arrefecimento metálicos são duas placas metálicas conformadas em U proporcionadas entre um dos elementos de armação de fibra de vidro/epóxi e um lado da membrana, absorvendo calor da porção de sobreposição do padrão de condutor presente no outro lado da membrana. O padrão de condutor é uma espiral rectangular alongada na qual as partes cobertas pelos elementos de arrefecimento metálicos compreendem as extremidades do referido rectângulo que não contribuem para a vibração da membrana. Muito embora não seja feita menção disto na referida publicação, tem de assumir-se que o conjunto que é mostrado ali está envolvido num alojamento de altifalante. Uma limitação do referido altifalante é o facto de os elementos de arrefecimento metálicos apenas terem uma capacidade de dissipação de calor limitada. O objecto do invento consiste em proporcionar um altifalante de acordo com a reivindicação 1 que realize uma dissipação de calor melhorada de uma maneira simples e eficiente e/ou que exiba propriedades mecânicas e/ou acústicas melhoradas em comparação com os altifalantes conhecidos.
Os elementos de arrefecimento são para esse fim montados num alojamento de metal, fazendo contacto com o referido alojamento sobre a maior parte da sua área superficial ou sendo parte integrante de um tal alojamento de metal. 0 termo alojamento, tal como aqui utilizado, é entendido como pretendendo significar uma construção que envolve a armação com a membrana e que está provida de pelo menos uma abertura para transmitir o som gerado pela membrana, em que o referido alojamento está, pelo menos numa grande extensão, em contacto directo com o ar ambiente. Uma vez que é criado deste modo um contacto de metal direto entre a porção de membrana de sobreposição e o ar ambiente, a dissipação do calor é significativamente melhorada em comparação com o altifalante que é conhecido a partir da US 4 264 789, no qual os elementos de armação de fibra de vidro/epóxi, os quais têm um baixo coeficiente de condução de calor, têm um efeito de impedimento considerável no que diz respeito à dissipação de calor para o alojamento e assim para o ambiente.
De preferência, a armação é feita substancialmente e inteiramente de um metal, não compreendendo de todo quaisquer partes de fibra de vidro/epóxi tal como tem sido usual até aqui. Deste modo é proporcionada uma solução a qual é forte assim como também simples. 0 alojamento está provido de aletas de arrefecimento que se prolongam para fora, as quais são feitas principalmente de um metal. Deste modo é obtido um contacto de metal direto entre a membrana e o ambiente através das aletas de arrefecimento.
Além do mais, o alojamento está de preferência provido de uma trompa de som a qual é principalmente feita de um metal. Deste modo, a trompa de som contribui para a dissipação do calor. 0 padrão de condutor compreende substancialmente linhas paralelas as quais se prolongam substancialmente num rectângulo alongado, cobrindo os elementos de arrefecimento ambas as extremidades do retângulo. As referidas extremidades não contribuem para a produção de som mas contribuem para a produção de calor e, em adição, o calor das partes que produzem de facto som é dissipado através das referidas extremidades.
De preferência, pelo menos uma das extremidades, de preferência ambas as extremidades, do rectângulo é coberta pelos elementos de arrefecimento em ambos os lados da membrana. Isto aumenta a capacidade de dissipação do calor. 0 padrão de condutor e os elementos de arrefecimento ali proporcionados estão de preferência separados eletricamente por uma camada adesiva fina eletricamente isolante, tal uma cola ou uma fita. De preferência, a referida cola é uma cola de condução de calor.
De modo a contribuir mais para a ação de arrefecimento, o altifalante pode ser proporcionado com uma ventoinha e/ou com outros meios de arrefecimento ativos. 0 metal pelo menos dos elementos de arrefecimento tem de preferência um elevado coeficiente de condução de calor, sendo de preferência cobre ou alumínio. A vantagem do alumínio (anodizado) é que tem uma camada eletricamente isolante em si mesmo, de modo que é impedido o contacto elétrico com o padrão de condutor.
Os elementos de arrefecimento podem ser montados diretamente no padrão de condutor por meio de uma camada adesiva fina eletricamente isolante, tal como uma cola ou uma fita. Isto conduz a uma transferência de calor melhorada do condutor para o ambiente em comparação com a montagem dos elementos de arrefecimento no outro lado da membrana tal como mostrado na US 4 264 789. A US 4 264 789 descreve um conjunto de bobina de voz para um altifalante e a US 3 991 286 descreve um dispositivo de dissipação de calor para uma bobina de voz de altifalante. 0 invento vai agora ser explicado em maior detalhe por meio de uma concretização tal como mostrado nas figuras nas quais: a Fig. 1 é uma vista em perspectiva parcial de um altifalante; a Fig. 2 é uma vista em secção transversal do altifalante da Fig. 1; a Fig. 4 é uma vista em secção transversal do altifalante da Fig. 1 no qual a trompa de som está montada; e a Fig. 3 é uma vista em perspectiva de uma unidade de membrana.
De acordo com a Fig. 1, um altifalante compreende um alojamento que consiste em duas partes de metal substancialmente idênticas 1, 2, as quais estão montadas em conjunto por meio de parafusos 3. Cada parte de alojamento 1, 2 tem dois recessos alongados conformados em fenda ou canais de som 4, 5 que permitem que o som que é gerado no altifalante se propague para o lado de fora. Além do mais, uma parte de alojamento 1 está provida de pontos de ligação elétricos 6, 7 aos quais podem ser ligados os fios de sinal de som de um amplificador. 0 alojamento 1, 2 está provido de aletas de arrefecimento 8 para dissipar o calor que é gerado no altifalante.
As partes de alojamento 1, 2 envolvem uma armação que é mostrada na Fig. 2, que consiste num primeiro elemento de armação conformado em armação 9 e dois elementos de armação conformados em tira 10, 11 (mostrados na Fig. 4). Os elementos de armação 9, 10, 11 são feitos de preferência de cobre ou alumínio anodizado. A superfície exterior dos elementos de armação 9, 10, 11 faz contacto com o alojamento 1, 2 a toda a volta. Uma membrana de vibração 12 está afixada ao elemento de armação 9 por meio de uma cola ou por meio de uma fita adesiva fina de duplo revestimento. A cola ou a fita é de um tipo de condução de calor. A membrana 12 está provida de um padrão de condutor elétrico 13 que está ligado aos pontos de ligação 6, 7 e que faz com que a membrana vibre quando é fornecido um sinal elétrico ao altifalante pelo amplificador.
Para esse fim, o altifalante compreende imanes 13 tais como os mostrados na Fig. 3, os quais geram um campo magnético permanente dentro do qual o padrão de condutor 14 da membrana 12 está localizado. O padrão de condutor 14 é formado por um fio eletricamente condutor disposto numa espiral rectangular alongada num lado da membrana 12. Os elementos de armação 10, 11 nos lados curtos do padrão rectangular estão montados diretamente no padrão de condutor. A cola ou a fita por meio da qual os referidos elementos de armação estão afixados ao fio condutor tem de ser por conseguinte eletricamente isolante. No outro lado da membrana 12, os referidos lados curtos do padrão estão cobertos de modo semelhante, neste caso pelos lados curtos do elemento de armação conformado em armação 9. Deste modo, o padrão de condutor 14 tem capacidade para transferir o calor para os elementos de armação 9, 10, 11 em duas direções.
As duas extremidades do fio de condução estão ligadas às ligações de passagem de alimentação de corrente 15, 16 no elemento de armação 10, as quais estão por sua vez ligadas eletricamente aos pontos de ligação 6, 7. As ligações de passagem de alimentação de corrente 15, 16 estão isoladas eletricamente do elemento de armação 10. As linhas do padrão de condutor 14 que se prolongam paralelas entre si na direção longitudinal entre os elementos de armação 10, 11 formam duas regiões de vibração espaçadas 17, 18.
Fazendo referência à Fig. 3, os canais de som 4, 5 prolongam-se a partir de um ponto localizado perto das duas regiões de vibração espaçadas 17, 18 na superfície da membrana 12 até ao lado externo das partes de alojamento 1, 2; num lado os canais de som 4, 5 estão fechados por uma placa de fecho, no entanto, isto é devido ao altifalante ter de emitir o som em apenas uma direção. Os canais de som 4, 5 prolongam-se inicialmente numa direção perpendicular à membrana, visto a partir da membrana, viz. na região entre os imanes 13 e, subsequentemente, os canais de som 4, 5 inclinam um para o outro. Ambas as paredes externas 19 e as paredes internas 20 de cada canal de som 4, 5 inclinam uma para a outra, continuando a parede interna 19 e a parede externa 20 dos canais de som 4, 5 a prolongarem-se de modo paralelo entre si. No lado externo do altifalante apenas permanece um pequeno espaço entre as paredes internas 19 dos dois canais de som 4, 5, espaço esse que é pelo menos várias vezes mais pequeno do que o espaço entre as regiões de vibração 17, 18. Deste modo, as frentes das ondas de som que são geradas pelas duas regiões de vibração 17, 18 são dirigidas uma para a outra e combinadas, de modo que seja impedida a interferência desvantajosa entre as duas frentes de onda. A Fig. 4 mostra uma trompa de som 21 a qual está montada em orifícios roscados 24 do altifalante por meio de parafusos 23. As paredes externas 19 dos canais de som 4, 5 unem as paredes 22 da trompa de som 21. A trompa de som 21 proporciona um alargamento gradual da frente de som que sai dos canais de som 4, 5 antes da referida frente de som alargar mais no ambiente. A trompa, a qual é feita de um metal, contribui além do mais para a dissipação de calor do altifalante.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Altifalante que compreende uma unidade magnética (13) que gera um campo magnético e uma membrana (12) que se encontra montada numa armação (9, 10, 11) e que está provida de um condutor elétrico disposto num padrão (14) na membrana (12), membrana essa que está posicionada no campo magnético de uma tal maneira que seja exercida uma força quando a corrente é alimentada através do padrão de condutor (14) sobre a membrana (12), força essa que é capaz de ajustar a membrana (12) em movimento de modo a produzir som, em que o referido padrão de condutor compreende linhas substancialmente paralelas que se prolongam substancialmente numa espiral rectangular alongada, estando a armação (9, 10, 11) provida de elementos de arrefecimento metálicos que cobrem parcialmente o padrão de condutor (14), em que os referidos elementos de arrefecimento estão montados num alojamento de metal (1, 2), fazendo contacto com o referido alojamento (1,2) sobre a maior parte da sua área superficial ou sendo parte integrante do referido alojamento (1,2), caracterizado por os elementos de arrefecimento cobrirem ambas as extremidades da espiral rectangular que não contribuem para a referida produção do som, de tal modo que em utilização o calor produzido no padrão de condutor (14) nas suas partes onde o som é produzido seja dissipado para o referido alojamento de metal (1,2) através das referidas extremidades, e estando o alojamento (1, 2) provido de aletas de arrefecimento que se prolongam para fora (8) e/ou uma trompa de som (21) que é/são principalmente feita(s) de um metal.
  2. 2 - Altifalante de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a armação (9, 10, 11) ser feita substancialmente e inteiramente de um metal.
  3. 3 - Altifalante de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1-2, caracterizado por pelo menos uma das extremidades, de preferência ambas as extremidades, da espiral rectangular ser coberta pelos elementos de arrefecimento em ambos os lados da membrana (12).
  4. 4 - Altifalante de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1-3, caracterizado por o padrão de condutor (14) e os elementos de arrefecimento ali proporcionados estarem separados eletricamente por uma cola ou uma fita.
  5. 5 - Altifalante de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a referida cola ser uma cola de condução de calor.
  6. 6 - Altifalante de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1-5, caracterizado por o altifalante estar provido de uma ventoinha e/ou de outros meios de arrefecimento ativos.
  7. 7 - Altifalante de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1-6, caracterizado por o metal pelo menos dos elementos de arrefecimento ser cobre ou aluminio.
PT47168141T 2003-03-03 2004-03-03 Altifalante PT1604543T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1022820A NL1022820C2 (nl) 2003-03-03 2003-03-03 Luidspreker.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1604543T true PT1604543T (pt) 2016-09-19

Family

ID=32960306

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT47168141T PT1604543T (pt) 2003-03-03 2004-03-03 Altifalante

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7965857B2 (pt)
EP (1) EP1604543B1 (pt)
DK (1) DK1604543T3 (pt)
ES (1) ES2595261T3 (pt)
HU (1) HUE030444T2 (pt)
NL (1) NL1022820C2 (pt)
PL (1) PL1604543T3 (pt)
PT (1) PT1604543T (pt)
WO (1) WO2004080120A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007030811A1 (de) * 2007-04-26 2008-11-06 Airbus Deutschland Gmbh Flachlautsprecher
NL2004781C2 (nl) * 2010-05-31 2011-12-01 Alcons Audio Bv Luidspreker.
RU2613512C1 (ru) * 2015-12-09 2017-03-16 Михаил Алексеевич Баранов Двухсторонняя система охлаждения ленточного акустического преобразователя

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL274947A (pt) * 1961-02-20
US3991286A (en) * 1975-06-02 1976-11-09 Altec Corporation Heat dissipating device for loudspeaker voice coil
US4037061A (en) * 1975-11-13 1977-07-19 Electro Audio Dynamics, Inc. Planar pattern voice coil audio transducer
JPS5750872Y2 (pt) * 1978-09-26 1982-11-06
WO1992006569A1 (en) * 1990-10-09 1992-04-16 Stage Accompany B.V. Electrodynamic loudspeaker with cooling arrangement
AU5252898A (en) * 1996-11-08 1998-05-29 Cerwin-Vega Inc. Improved suspension for high power pleated ribbon transducer
US6104825A (en) * 1997-08-27 2000-08-15 Eminent Technology Incorporated Planar magnetic transducer with distortion compensating diaphragm
US6097830A (en) * 1997-11-17 2000-08-01 Sonigistix Corporation Transducer diaphragm with thermal strain relief
EP1453353A4 (en) * 2001-11-05 2009-06-03 Panasonic Corp SPEAKER
US20040008858A1 (en) * 2002-05-02 2004-01-15 Steere John F. Acoustically enhanced electro-dynamic loudspeakers

Also Published As

Publication number Publication date
EP1604543A1 (en) 2005-12-14
ES2595261T3 (es) 2016-12-28
HUE030444T2 (en) 2017-05-29
EP1604543B1 (en) 2016-07-06
US20070160233A1 (en) 2007-07-12
NL1022820C2 (nl) 2004-09-06
WO2004080120A1 (en) 2004-09-16
DK1604543T3 (en) 2016-10-24
US7965857B2 (en) 2011-06-21
PL1604543T3 (pl) 2017-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ZA200507069B (en) Loudspeaker
PT2123110E (pt) Altifalante
PT1604543T (pt) Altifalante
JP3573328B2 (ja) 電気接続箱の放熱構造
ES2543065T3 (es) Altavoz
JP5177794B2 (ja) 放熱器
CN212181406U (zh) 电子设备
JP2015096010A (ja) 電子ユニット
JP7213498B2 (ja) 電子部品モジュール
CN211478771U (zh) 一种散热装置及头戴显示设备
JP2004319822A (ja) 半導体の実装構造
CN215934665U (zh) 一种电机单相载流散热器
JPH1093208A (ja) 光通信用回路基板
US20190358671A1 (en) Ultrasonic wave output device
JP2006179628A (ja) 電気回路装置及び電気回路装置における冷却構造