PT1598459E - Fio dental e método para o seu fabrico - Google Patents

Fio dental e método para o seu fabrico Download PDF

Info

Publication number
PT1598459E
PT1598459E PT04425352T PT04425352T PT1598459E PT 1598459 E PT1598459 E PT 1598459E PT 04425352 T PT04425352 T PT 04425352T PT 04425352 T PT04425352 T PT 04425352T PT 1598459 E PT1598459 E PT 1598459E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
yarns
filaments
dental
dental floss
twisted
Prior art date
Application number
PT04425352T
Other languages
English (en)
Inventor
Elena Longoni
Original Assignee
Profimed S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Profimed S R L filed Critical Profimed S R L
Publication of PT1598459E publication Critical patent/PT1598459E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C15/00Devices for cleaning between the teeth
    • A61C15/04Dental floss; Floss holders
    • A61C15/041Dental floss
    • DTEXTILES; PAPER
    • D02YARNS; MECHANICAL FINISHING OF YARNS OR ROPES; WARPING OR BEAMING
    • D02GCRIMPING OR CURLING FIBRES, FILAMENTS, THREADS, OR YARNS; YARNS OR THREADS
    • D02G3/00Yarns or threads, e.g. fancy yarns; Processes or apparatus for the production thereof, not otherwise provided for
    • D02G3/22Yarns or threads characterised by constructional features, e.g. blending, filament/fibre
    • D02G3/34Yarns or threads having slubs, knops, spirals, loops, tufts, or other irregular or decorative effects, i.e. effect yarns
    • D02G3/346Yarns or threads having slubs, knops, spirals, loops, tufts, or other irregular or decorative effects, i.e. effect yarns with coloured effects, i.e. by differential dyeing process

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO sfi« dental e método para o seu fabrico" A invenção presente diz respeito a um fio dental.
Tal como se sabe, no mercado existe uma grande diversidade de fios interdentais. Um fio dental é tipicamente constituído por uma série de filamentos sintéticos, mutuamente acoplados para formarem um único fio, o qual e em seguida possivelmente embebido com sabores e com outras substâncias medicinais e possivelmente revestido com cera protectora e de ligação.
De acordo com a dimensão do monofilamento, a contagem, o número e o material, o fio pode ter propriedades extremamente diferentes. Cada filamento tem as suas próprias peculiaridades, mas também algumas desvantagens, e nem sempre é fácil encontrar a escolha óptima.
Por exemplo, ao aumentar o número de monofilamentos, a resistência do fio aumenta, mas a elasticidade e afectada negativamente e o diâmetro da secção aumenta, originando riscos de ferimentos nas gengivas, e o surgimento de problemas quando se manobra o fio dental de modo a penetrar nos espaços de menores dimensões. Por outro lado, se o fio for fino demais, ele pode rasgar-se e não apresenta capacidades suficientemente boas como agente de limpeza em quaisquer circunstâncias.
Outra desvantagem que afecta os fios dentais da técnica anterior e o seu aumento de volume transversal durante a sua utilização. Os filamentos utilizados nos fios conhecidos são normalmente consolidados, e a sua secção é mantida constante, aplicando agentes químicos ligantes que impedem - pelo menos antes da utilização - que se dê o aumento de volume indesejável do fio, que torna difícil inseri-lo nos espaços interdentais. Estes agentes ligantes são formulados de modo a se dissolverem quando entram em contacto com a saliva, libertando o fio, o qual é então capaz de inchar durante a utilização aumentando as suas capacidades como agente de limpeza. No entanto, estes agentes ligantes, que são necessários para se manter um diâmetro mínimo nos fios da técnica anterior, nem sempre se comportam tal como se pretende, uma vez que a qualidade e a quantidade de saliva com a qual eles entram em contacto pode variar de forma significativa de indivíduo para indivíduo. E portanto um objecto da invenção presente proporcionar um fio dental melhorado que possua propriedades mecânicas e físicas excelentes em quaisquer condições de utilização. Em especial, pretende-se proporcionar um fio dental que seja suficientemente compacto antes da sua utilização - e que portanto seja também suficientemente fino para passar nos espaços interdentais - e que em simultâneo seja suficientemente elástico e voiumcso durante a sua utilização, para levar a cabo a acção de iimpeza que se pretende, sem provocar danos nas gengivas.
DESCRIÇÃO DE UMA CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA ACTUAL
Consegue-se um objecto deste tipo recorrendo a um fio dental tal como aquele que é descrito, nas suas características essenciais, nas reivindicações apensas a este documento. As características de pormenor e as vantagens do fio dental de acordo com esta invenção serão em qualquer caso mais aparentes a partir da descrição seguinte de uma concretização preferida de um tal fio, a qual é incluída a título de um exemplo não limitativo. 0 fio dental da invenção é montado a partir de uma matéria-prima de base que assume a forma de filamentos em poliéster extrudidos a quente, partindo de um POY (novelo previamente orientado).
Montam-se estes fiiamentos de modo a cbter-se um fio com uma contagem dtex de 1BW47 * C fio que se obtém desta forma é portanto texturizado utilizando técnicas que são conhecidas por si próprias.
Em seguida, juntam-se as pontas de S filamentos, torcendo-as em conjunto a uma densidade de 80 voltas por metro.
Este valor é especialmente preferido para se obter uma compactação do fio suficiente, sem que ele se torne excessivamente rígido e «n. especial permitindo que ele mantenha a capacidade de aumentar de volume durante a utilização, de acordo com quanto se especificará em seguida. Em qualquer dos casos, uma gama útil variará entre 60 e 120 voltas por metro.
Depois do enrolamento por torsão, os filamentos são entrelaçados, de preferência mecanicamente, para se obter um corpo suficiente e para limitar o volume e a secção do fio acabado, em repouso.
Ao contrário de muitas das soluções propostas na técnica anterior, não se adiciona nenhum agente de ligação, aglomerante ou de fortalecimento, ao produto semi-acabado que desta forma se obteve. De facto, e graças a uma escolha especializada de um material mesmo apropriado, bem como da sua composição e do seu processamento, demonstrou-se que o fio dental da invenção é capaz de manter um corpo correcto sem que lhe sejam adicionados quaisquer agentes químicos suplementares, que representariam custos adicionais e que não permitiriam obter o aumente de volume pretenaide durante a utilização.
Por último, podem levar-se a cabo as operações de acabamento, tais ccmo por exemplo a de rttfçid ae um sabor e/ou de um revestimento ceroso.
Leva-se a cabo uma saborização aplicando um processo a Frio, com sabores naturais ccnhecidcs por si próprios.
Pode empregar-se um revestimento coa uma cera utilizando ceras microcristalinas ou naturais, que representarão cerca de 2 a 10 % do peso do fio. Por exemplo, pode empregar-se uma técnica 'tgulltittr a quente (extrudindo o fio através da mistura de cera a quente), recorrendo por exemplo a cera natural de abelhas branqueada.
Depois do revestimento com cera, na fase de fabrico, o fio continua a ser encaminhado ao longo de um caminho artificialmente elongado, para permitir o arrefeeimento da cera, e é depois enrolado constituindo uma bobina de armazenagem de grande dimensão.
Por último, podem obter-se a partir da bobina grande diversas bobinas pequenas, as quais cabem dentro dos aparelhos de fornecimento de fio dental que serão utilizados pelo público, tais como por exemplo o ccntentor/distribuidor descrito no pedido Italiano MI 200 úU/lSSí em ncme da mesma entidade solicitante. O fio dental que desta forma se obtém apresenta caracteristicas físicas e mecânicas que são excelentes.
Em especial, os testes demonstraram que na contagem final, uma gama de entre 1200-1400 dtex filamentos e a melhor escolha de compromisso, uma vez que õinda permite uma penetração sem problemas, mesmo entre os dentes mais apertados, mas ê suficientemente voiumoso tanto paro a remoção das partículas alimentares eventualmente presentes nos dentes de ambos os lados com os quais venha a contactar, como é capaz de interactuar com o processo de formação do tártaro, e dessa forma impedir a formação da placa correspondente. O número final de 376 filamentos permite um produto com um volume suficiente, que garante uma boa retenção dos produtos de acabamento que se possam aplicar , em especial de ceras e/ou de sabores, que ficam de facto armadilhados entre os diversos filamentos. Demonstrou-se que o valor referido também se encontra adentro de uma gama ideal de 280-400 filamentos, que é aquela que melhor garante uma elasticidade suficiente para se evitarem traumatismos nas gengivas, mas ao mesmo tempo evidencia uma boa capacidade para remover as partículas de alimentos, de tártaro e de impurezas dos dentes. A escolha do poliéster para material dos filamentos garante as qualidades èptissa-s de resistência à tracção e à fricção. Para slêm disto, uma vez que tm um «a ler de higroscopicidade bêi..Xv<. ele não se encontra sujeito a grandes alterações de comportamento mesmo depois de uma exposição prolongada à água ou 6 saliva.
Por último, o conceito ilustrado, no qual se proporciona que se torcem e entrelaçam os filamentos, mas na ausência de quaisquer agentes químicos de ligação, permite atingir um comportamento vantajoso durante a utilização. De facto, é por um lado possível garantir a compactação inicial necessária para o fio dental, que permite uma inserção fácil e um escorregamento pelos espaços interdentais; por outro lado, depois de alguma fricção do fio dental sobre os dentes, o entrelaçamento é progressivamente desfeito, o que faz com que o fio aumente progressivamente de volume, de modo a que a sua capacidade como agente de limpeza aumenta sem que, no entanto, se torne perigoso para o esmalte e para as gengivas.
Exemplos de comparação e testes 0 fio dental da invenção, ao aumentar de diâmetro durante a sua utilização, e especificamente quando é submetido a uma tensão mecânica, permite uma melhor remoção do tártaro e ajuda a diminuir a hemorragia das gengivas. A eficácia que se pretende qua c fio denta 1 aa invenção tenha foi verificada comparàndo-o com três fios dentais, dos tipos mais abundantes e vendidos em mais locais. C teste envolveu 40 pacientes repartidos em 4 grupos. C primipg grupo utilizou um fio dentai com cera, com as seguintes características técnicas: Regular, PA 6.6,
Ctex 940/136 (fazendo-se-lhe referência em seguida ccmc fio dental "regular enceraao"). 0 segundo grupo recorrer? a um fio dental em monofiíamento, com as seguintes caracteristicas técnicas: PTFE, Dtex 1200, dobrado, ligeiramente enceradc (fazendo-se-lhe referência em seguida sob a designação de fio dental "em ptfe, ligeiramente encerado"). O terceiro grupo utilizou um fio dental fino, com s seguintes caracteristicas técnicas: Fino, PA 6.6, Dtex 700/104 (fazendo-se-lhe referência em quacto se segue sob a designação de fio dental "fino, não encerado") . Por último, o quarto grupo utilizou o fio dental da invenção (a que se faz referência em quanto se segue sob a designação de fio dental "Riser™"), que tinha as seguintes caracteristicas técnicas: PL, Dtex 1300/376.
Registaram-se os seguintes índices periodontais no início e no fim do teste, em cada paciente: 1. o índice de placa bacteriana, aplicando a técnica de 0'LEARY (PCR), recorrendo a um revelador de placa a duas cores; 2. a classificação da hemorragia aplicando a técnica de AMIANO e de BAY (GBI)
Os pacientes hfc receberam quaisquer cuidados de higiene oral profissionais, apenas furam instruídos quanto ás técnicas de higiene cral, e não foram informados quanto ao tipo de fio dental que iriam utilizar.
Listam-se os resultados nas tabelas seguintes, em que a tabeia 1 mostra os valores de parâmetros de PCR e de GBI em dois momentos sucessivos do teste, enquanto que a tabela dois mostra a percentagem media de diminuição dos índices tal como foram sendo registados nos pacientes.
Tabela 1 f,'·' -X. td ........... ! 5 * I encerado ptí-s, ligeiramente 3 8/09 % 18/24 % 24/66 % 16/82 % encerado Regular 27, n 1 2 03 % 29,2-1 | encerado 41/60 % 19/90 % 31,80 % 15,97 % Riser™ 53/49 % 16/12 % 18/49 % 9/13 %
Tabela 2
Tipo de lie dental PCR GBI Fino não encerado 49,49 % -X. ·>:· t < H ptfe, ligeiramente encerado 3 9 % 25,08 % Regular encerado ' 49,78 % lin·;·:!” % '7' >· i: V:' 20® %
As diferenças entre os diferentes grupos são relevantes, em especial ns que toca ao índice de placa de tártarc: a utilização do fio dental da invenção permitiu uma diminuição media de cerca de 70%, que e notavelmente superior â verificada para os outros fios dentais. Em especial, o fio dental da invenção provou ser muito mais eficiente do que os outros fios dentais no que tcca à remoção da placa bacteriana naqueles pacientes que apresentava periodontite moderada a severa. A diminuição média do índice de placa que foi conseguida pelo fio dental da invenção é superior a obtida com os outros fios dentais, em 43,92 %.A diminuição média do índice de hemorragia que se conseguiu com o fio dental Riser era mais elevada do que a que se conseguiu com os outros fios dentais, em 42,33%.
Entende-se, no entanto, que a invenção não se limita a concretização específica ilustrada acima, que representa apenas um exemplo não limitativo do âmbito da invenção, mas se podem fazer diversas alterações, todas ela ao alcance de uma pessoa com conhecimentos técnicos neste domínio, sem que isso constitua qualquer afastamento em relação ao âmbito da invenção, tal como se define nas reivindicações apensas.
Lisboa, 10 de Agosto de 2007

Claims (5)

1. Fio dental constituído por cma série de fios, constituídos por filamentos POY texturizados, torcidos de modo a obter-se um efeito de coesão e entrelaçados sem se utilizarem agentes de ligação.
2. Fio dental tal como se reivindicou na reivindicação 1, em que os fios referidos sejam constituídos por uma serie e filamentos, em número de entre 280 e 400. Fio dental tal como se reivindicou na reivindicação 2, no qual cada um de uma serie de fios seja constituído por filamentos levando a uma contagem global de cerca de 150/47 dtex.
4. Fio dental tal como se reivindicou nas reivindicações 1 , 2 ou 3, em que a pluralidade de fios referida seja constituída por entre 6 e 10 fios enrolados uns nos outros. 5, fio denral tal corno se reivindicou na reivindicação 1, em que a pluralidade de fios referida seja constituíí ia por 8 fios. dental tal como se reivindicou em 6. qualquer uma das reivindicações anteriores, em que os fios referidos sejam de preferência torcidos a uma densidade de cerca de 60-120 voltas/merro.
7. Fio dental tal como se reivindicou em qualquer uma das reivindicações anteriores, em que os filamento POY rferidos sejam feitos de poliéster.
8. Método de fabrico de fio dental que inclua os passos de: se montarem uma série de filamentos em poliéster POY para formar uma série de fios se texturizar a referida pluralidade de fios, se torcerem em conjunto os fios referidos, a uma densidade na gama de entre 60 e 120 voltas por metro, e se entrelaçarem os fios torcidos que se referiram sem aaição subsequente de agentes de ligação. Lisboa, iO de Agosto de 2007
PT04425352T 2004-05-18 2004-05-18 Fio dental e método para o seu fabrico PT1598459E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04425352A EP1598459B1 (en) 2004-05-18 2004-05-18 Dental floss and manufacturing method therefor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1598459E true PT1598459E (pt) 2007-08-23

Family

ID=34932501

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04425352T PT1598459E (pt) 2004-05-18 2004-05-18 Fio dental e método para o seu fabrico

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7174903B2 (pt)
EP (1) EP1598459B1 (pt)
AT (1) ATE362558T1 (pt)
DE (1) DE602004006492T2 (pt)
ES (1) ES2287681T3 (pt)
PT (1) PT1598459E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10058402B2 (en) * 2016-04-18 2018-08-28 Jeff Rickabaugh Colored dental floss and a method for using colored dental floss
EP3587630A1 (en) * 2018-06-26 2020-01-01 Profil Indústria e Comércio de Fios Ltda. Trilobal threads for application in dental floss, dental floss comprising the same, and use of trilobal threads in the manufacturing of dental floss
WO2024086701A1 (en) 2022-10-19 2024-04-25 W. L. Gore & Associates, Inc. Pha based microporous articles and methods of forming the same

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4184316A (en) * 1976-09-13 1980-01-22 Akzona Incorporated Production of novelty yarns
US4198459A (en) * 1976-12-03 1980-04-15 Brumlik George C Filaments with evolved structure and process of making some
US4142538A (en) * 1977-01-17 1979-03-06 Thornton Thomas F Different stiffness continuous length teeth cleaner
US4519200A (en) * 1983-08-22 1985-05-28 Eastman Kodak Company Textile yarns with loops and free protruding ends
DE3813898A1 (de) * 1988-04-21 1989-11-02 Amann & Soehne Verfahren zum herstellen von luftblastexturiertem naehgarn
GB8819873D0 (en) * 1988-08-22 1988-09-21 Westone Prod Ltd Dental floss & tape
US5526831A (en) * 1993-11-12 1996-06-18 Gillette Canada, Inc. Dental floss manufacturing process and product
US5711935A (en) * 1994-05-10 1998-01-27 Whitehill Oral Technologies, Inc. Dental floss
US5842489A (en) * 1996-05-15 1998-12-01 Colgate-Palmolive Company Texturized dental floss and method of making
US6123982A (en) * 1998-09-01 2000-09-26 Colgate-Palmolive Company Dental floss
AU6509399A (en) * 1998-10-06 2000-04-26 Fiber Innovation Technology, Inc. Splittable multicomponent elastomeric fibers
US6016816A (en) * 1999-07-16 2000-01-25 Seaway Yarns Limited Multi-colored dental floss and method of making
BR0001192A (pt) * 2000-04-07 2001-11-27 Johnson & Johnson Ind Com Fio dental
DE10124162A1 (de) * 2001-05-17 2002-11-21 Guetermann Ag Lufttexturierter Faden sowie Verfahren zu dessen Herstellung
BR0204784A (pt) * 2002-10-21 2004-06-15 Johnson & Johnson Ind Ltda Fio dental

Also Published As

Publication number Publication date
US7174903B2 (en) 2007-02-13
DE602004006492T2 (de) 2008-02-14
DE602004006492D1 (de) 2007-06-28
EP1598459B1 (en) 2007-05-16
ES2287681T3 (es) 2007-12-16
US20050257807A1 (en) 2005-11-24
EP1598459A1 (en) 2005-11-23
ATE362558T1 (de) 2007-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU664182B2 (en) Dental floss
AU708978B2 (en) Dental floss
US6027592A (en) Dental floss
US5353820A (en) Flavored dental cleaning article and method
EP0832615A1 (en) Improved flavored dental floss and method
AU770843B2 (en) Dental floss having improved fray and shred resistance
WO1996039117A9 (en) Dental floss
US5845652A (en) Dental floss
CA2605462A1 (en) Coated monofilament oriented hdpe dental tapes
US6270890B1 (en) Dental floss
JP2013510170A (ja) エラストマー性デンタルフロス
PT1598459E (pt) Fio dental e método para o seu fabrico
US20010029962A1 (en) Dental floss with combination high-strength core and wrapped sheath
GB2289421A (en) Coated P.T.F.E. dental floss
BR102012026800A2 (pt) Fita de monofilamento para confecção de fio dental
CZ277802B6 (en) Waxed dental floss
EP0790040A1 (en) Polyethylene dental floss
JPH05184605A (ja) デンタルフロス
JP2010214017A (ja) デンタルフロス用糸